O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 15 de agosto de 2021

Carta Aberta a Rui Costa no dia da Consagração da Liga da Mentira

. 54 comentários

Caro Presidente,

Escrevo-lhe directamente no dia em que dou por entregues as faixas de campeão da Liga Portuguesa. O que se passou ontem em Braga e hoje em Famalicão, mais não foi do que a evidência da Santa Aliança levada a cabo por Luis Filipe Vieira e patrocinada por Domingos Soares Oliveira, que sempre achou salutar sentar-se à mesa com quem rouba escandalosamente a verdade desportiva do futebol português, onde aqui incluo o "sonso" do Frederico Varandas que ainda há poucos meses destacava a importância de ter magistrados na sua lista de honra quando foi eleito presidente.

Esta carta vai no sentido de o SLBenfica criar duas agendas claras e objectivas:

-
Uma agenda desportiva, para o qual é fundamental a entrada na Liga dos Campeões e repensar a estratégia de manter este treinador no final da temporada - ainda que eu entendo que seriam 8M€ bem gastos no seu despedimento e contratação urgente de um treinador jovem, ambicioso, com novas dinâmicas e com melhor entendimento da importância da estruturação fisiológica do treino.

O objetivo é que o SLBenfica passe a apostar acima de tudo em campanhas europeias de excelência, na medida em que o futebol português está e continuará a estar podre até que o SLBenfica assuma e lidere uma total regeneração dos poderes instalados: Fernando Gomes, Tiago Craveiro, Pedro Proença, Fontelas Gomes... entre muitos outros que mais não fazem do que acrescentar podridão ao futebol nacional.

A aposta desportiva tem que ser mais estruturada ao nivel da formação onde é necessário abrir mais espaço e deixar de exigir tanta preparação e "rodagem" para poder entrar no plantel principal. Basta ver a equipa B para entender que, à semelhança do que faz o Sporting ao arriscar, o SLBenfica tem jogadores como Paulo Bernardo ou Umaro Embaló que vão justificando ser opção. Para isso, insisto, a mudança de treinador é crítica.


- Uma agenda associativa, que não pode continuar dependente dos bons resultados e para a qual é urgente a comunicação aos sócios de cinco vectores críticos e a cada dia que passa se tornam mais urgentes: 1) marcação da AGE; 2) Auditoria Externa Forense aos últimos 5 anos de gestão e uma promessa de Auditoria aos 5 anos anteriores após as eleições; 3) Comissão imediata de Revisão do Regulamento Eleitoral; 4) Comissão imediata de Revisão dos Estatutos; 5) Marcação urgente da data das eleições para Outubro ou mais tardar Novembro

Já não se justifica, não comunicar urgentemente aos sócios estes quatro temas. Não permita, caro Rui Costa, que os sócios interpretem a sua gestão pelo capacidade de navegar nos bons momentos, mas sim pela capacidade de dar a cara e o peito aos benfiquistas nos bons momentos.

- Uma agenda empresarial e de gestão, que deve marcar a forma como o SLBenfica se vai posicionar a nível empresarial, patrimonial e como principal clube português. Ou seja, e vamos por partes: 

A nivel empresarial o SLBenfica a muito que deixou de liderar e inovar. O SLBenfica é hoje em dia uma marca ausente do contexto digital e diversos elementos e requer-se olhar para  a La Liga, para o Real Madrid e para outros clubes e ver como se devem tratar os fans e como se deve potenciar a relação com estes no mundo digital, chegando a mais adeptos e mais partes do país e do Mundo e potenciando mais receitas. A seu tempo já aqui o destacámos e em breve voltaremos a este tema.

No contexto da gestão empresarial ainda, é fundamental inovar ao nível do modelo de gestão com uma clara e inequívoca renovação da equipa de gestão tanto do clube como da SAD, mas não uma "renovação à Noronha Lopes" onde já chegados ao dia das eleições não havia nomes para o projecto desportivo... a renovação tem que ser com profissionais e benfiquistas que claramente possam adicionar valor, pelo seu conhecimento e percurso profissional. Também já aqui expusemos muitas ideias - algumas inteligentemente copiadas no programa de Noronha Lopes (o que considero efectivamente inteligente e nada de criticar) - e voltaremos a elas em breve.

A nivel patrimonial o SLBenfica tem claramente que avançar para um modelo de aumento de capital que permita a entrada de investidores externos e assumir um modelo de patrocinador/investidor e de investidor/gestor que permita adicionar valor ao clube. Vieira quis esconder-se atrás desta narrativa para que os unicos a ter valor acrescentado fosse ele mesmo e os amigos dos esquemas com o Novobanco.

Por fim, a nivel de posicionamento como principal clube português, depois do que se assistiu a semana passada com o Moreirense e esta semana nos jogos de FCPorto e SportingCP, temos que assumir a ruptura com o sistema. Se fizermos provavelmente vamos ser ainda mais prejudicados... se não o fizermos vamos ser menos prejudicados, mas seremos e durante mais tempo.

Tem Rui Costa a coragem de, mesmo com a agenda desportiva em curso, assumir os demais dossiers e permitir-se não abrir esses temas apenas quando o facto de a bola entrar o deixarem numa posição favorável?

VAMOS A ISSO RUI COSTA?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

54 comentários

  1. Jornada e já desvairar...

    ResponderEliminar
  2. Texto típico de um feijão frade!

    Miguel Martins

    ResponderEliminar
  3. VAR DÁ PONTOS AOS CORRUPTOS

    Num lance que daria o empate ao Famalicão, o VAR de uma forma decisiva altera a verdade desportiva, algo recorrente nos jogos dos corruptos, aqui vão os primeiros DOIS PONTOS. A seguir teremos mais pontos, ora anulando golos aos adversários, marcando penalidades a favor dos corruptos, por uma qualquer falta no início de uma qualquer jogada, etc, as habilidades são diversificadas, criativas, mas sempre a favor dos mesmos. HAJA VERGONHA, vamos continuar a sermos coniventes ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava fora de jogo. Há que aceitar, por um ou vinte e um cm. Calha a todos

      Eliminar
    2. Estava fora de jogo. VAR é matemática, linhas são matemática.

      Eliminar
    3. E o empurrão do guarda redes ao jogador do Famalicão tb estava em fora de jogo por 1 cm?

      Eliminar
    4. eles ontem "ganharam" o primeiro lugar da Volta a Portugal sem terem ganho uma etapa. O Maurício e a efapel pô-los na ordem o tempo todo e só ficaram com o primeiro pelo azar da queda do Maurício Moreira. Quanto ao doping do vencedor de há 3 anos do foculporto, aí o ciclista já era da W52!

      Eliminar
    5. Anónimo, para os lances do Benfica estão pelo menos 5 minutos a analisar.

      Nesse do fcp a análise durou quanto tempo? 1 minuto? 2?

      Um lance que acontece num estádio com menos condições de visualização dos lances que o Estádio da Luz, claramente, foi decidido assim tão rapidamente? Quando o jogador do famalicão faz a assistência não tem um jogador a tapar a imagem? Como o VAR toma a decisão tão rapidamente se quem faz a assistência está coberto por um jogador do fcp?

      Eliminar
    6. José Santos16/8/21 13:30

      Estava fora de jogo 21cm.
      Verdade desportiva é anular o golo inválido, seja em que minuto do jogo for.
      Se acontecesse com Benfica queríamos o mesmo.
      O Benfica não pode agarrar-se a estes detalhes dos jogos dos outros, até porque o VAR veio para ficar e vai atuar nestas situações. Tem é que manter o mesmo critério para todos.
      O Benfica tem é que olhar para dentro, jogar bem e ganhar os seus jogos com mérito.

      Eliminar
    7. E mantém o mesmo critério?
      Basta ver o penalti perdoado ao g.redes dos corruptos, confirmado até pela análise da Sporca Tv.

      Eliminar
    8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  4. O sonso do DSO quer conversa!? 40 anos de roubos. Ainda ontem o guarda redes do Arouca foi expulso por defender com a mão fora da área. Se jogasse nos corruptos e se chamasse baía era sem problemas.

    Anormal. FdP. Pedinte. Travesti.

    Sem conversa. Até à lama.

    Pp

    ResponderEliminar
  5. Ainda vamos patrocinar os corruptos com dinheiros públicos quando forem à falência.

    ResponderEliminar
  6. Achas que o Rui Costa ou alguém sabe quem tu és? Vocês acham se mega importantes neste blog e são uns velhos do Restelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso... ninguem ali sabe quem somos.
      Feliz? agora vai dormir.

      Eliminar
    2. Felizmente no Benfica não é preciso ser conhecido para se fazerem cartas abertas

      Elas chegam la e são todas em consideração

      Porque no Benfica apesar de tudo sempre houve abertura para ouvir todos

      Eliminar
  7. Ok, percebo q no jogo do porto fales do penalty. No jogo do sporting nao faço a minima. Quanto aos posts do shadows serem cada vez menos, acho que tambem percebo porque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esgaio não faz penalty? Não toca na bola com mão??

      Na primeira jornada o jogador vai a cair e o burro do árbitro marca penalty a favor dos sapos e ontem nada??

      Eliminar
    2. Não, não fez. Sabes o que é a volumetria? Sabes o que foi o Pizzi com o Sporting há uns anos tocar duas vezes com a mão na bola na área? Também não era penalty, era uma questão de volumetria. Ler as regras ajud não ser ignorante e dar umas tangas.

      Eliminar
    3. ó amigo, você não sabe que o esgaio já não joga no Braga?

      Eliminar
    4. Lê as regras

      Eliminar
    5. Anónimo sapo ignorante e teu pai ouviste..

      Então o jogador que vai a cair vai por os braços aonde no tu cu o sapo??

      Eu tou cá para ver com isto acontecer aos sapos o que tu vais dizer lagarto de mierda

      Eliminar
    6. Viva o insulto do rei Da Fonseca..

      Eliminar
    7. Ora cá está o rei do insulto Da Fonseca na sua bela prosa habitual ao menos escreve em português..

      Eliminar
    8. Este poema do King da Fonseca é uma maravilha..

      Eliminar
  8. Vamos ver como corre a temporada, mas no máximo jesus tem de sair no final da temporada. Depois do play of da Champions, as eleições tem que ser marcadas e a nova direçao deve escutar o que textor tem para dizer, é preferível ter ações em investidores a estarem em mãos de pessoas que não acrescentam nada, mas claro, mantendo o Benfica o controle de todo o universo Benfica.

    ResponderEliminar
  9. Críticas de quem não tem a mínima noção...

    ResponderEliminar
  10. Mais um Godinho à Sporting e mais uma exibição "à fcporto"!!

    Tudo como dantes no quartel de Abrantes....portanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tudo fez para roubar o SCP,ou achas normal o Braga dar pau o jogo todo,e o Sporting acabar com 10?
      Menos palas,por favor
      PS-sou BENFIQUISTA
      Queiram os jogadores do SLB terem a vontade dos sapos!!!

      Eliminar
    2. Pois até jogam andebol o Palin há da pau todo o jogo o esgaio faz uma entrada por trás do jogador do Braga quando entrar ia entrar na área nem falta nem amarelo. Mas ok ainda bem que és Benfiquista.

      P.s o segundo golo dos sapos o ex defesa central dos sapos parecia um pino estranho ne??

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    4. É isso Da Fonseca tu insulta à vontade que tens via livre..

      Eliminar
  11. José Ferreira15/8/21 23:14

    Mas que raio, vamos na jornada 2 e já se vem com opiniões desta natureza! Vamos com calma By GB, então Rui Costa será algum ingénuo ou quê? Já é bem crescido e terá certamente onde se aconselhar, por isso acho pouco oportuno vir-se com esta pressão para cima do homem. Ele é o presidente e temos que acreditar que vai colocando as coisas nos eixos a pouco e pouco, isto não é chegar ali carregar no botão e pronto, fica tudo como o GB quer. A questão dos jogadores da B mais a questão do treinador, então ele não saberá geri-la? Aguardemos e apoiemos e depois vamos ver, até porque o mal que foi feito nos últimos anos vai levar algum tempo a endireitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mal que foi feito teve a anuência do que lá está agora...

      Eliminar
  12. Boa noite, em total acordo com quase tudo, excepto...

    Investidores externos??? O que é que lhes vais dar em troca: dividendos? recompra de acções a um valor superior? ou é apenas para aproveitar quem precisa de branquear capitais tipo holdimo?

    Se precisas de capital tens que fazer estado da nação e dar a possibilidade de escolha aos benfiquistas. Ou financiamos o clube/ SAD ou então entraremos em dinâmicas que nada têm que ver com a promoção do desporto e muito menos com o sucesso desportivo!

    Uma coisa é termos uma estratégia comercial ambiciosa e coerente, outra coisa é adulterarmos a matriz do Glorioso Sport Lisboa e Benfica!

    Abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dar escolha aos benfiquistas? Tipo Holdimo como referiste?
      Vives noutro tempo
      A partir do momento em que o capital aberto só há uma solução
      Entrada de investidores estratégicos com posição significativa…maus de 20% onde possam de facto controlar o dinheiro que la colocam
      Por outro lado enquanto o Benfica tiver maus de 60% terá sempre controlo sobre as decisões na sad
      E já agora é da SAD que se está a falar
      No clube ninguém la mete o cu pois jamais será possível…isto apesar de os merdas jornalistas comentadeiros e até benfiquistas misturarem as suas coisas

      Eliminar
    2. O que é um investidor estratégico minoritário? Se não manda o que é que recebe em troca?

      O que é capital numa atividade em que o objectivo é ter sucesso desportivo?

      Por acaso sabes que grande parte do passivo da sad está na mão de sócios e adeptos através de obrigações?

      Lol, mas de qualquer maneira fico contente por teres teclado. De qualquer maneira fazias melhor figura se tivesses um pouco de inteligência...

      Eliminar
  13. mas afinal a age não era uma má ideia, e não era uma coisa para atingir o poder a todo o custo.

    e ele a dar e o burro a fugir, mas por alma de quem é que tem de ser um treinador jovem, quer dizer que só os jovens é que são bons, pelos vistos queres um jovem mesmo que seja uma porcaria.

    pelos vistos ainda existe malta a acreditar no pai natal, mas acham que o rui vai mudar a politica associativa do vieira.

    pois é criticar jogadores do plantel principal isso não pode ser é um crime lesa clube agora vir dizer que existem jogadores melhores na equipa b, logo os que estão na principal não servem isso já não tem problema.

    pelos vistos a unica coisa que não se pode criticar em quem esta no clube e toma decisões já quem esta fora já se pode, e no caso de nem ter nada a ver com o assunto até se mete sempre ao barulho porque nem existe post em que não se critique o homem.
    já o dom sebastião tinha nomes para o projecto de gestão que até assustava.

    depois existe quem fale em aumentar capital sem ter a mínima noção do que esta a dizer, queres perder a maioria da sad?.
    onde é que em portugal existem patrocinadores investidores queres dizer? estrangeiros hoje estão aqui amanhã estão ali estão onde lhe derem mais dinheiro não são portugueses não tem nenhuma ligação nem a portugal nem ao clube.

    investidor/gestor só pode falar assim quem não conhece minimamente o tecido empresarial portugues.

    ResponderEliminar
  14. Com todo os respeito, o Rui Costa com meia dúzia de dias de poleiro e de forma "interina" tem os calos pisados de muito lado e não pode nem deve se meter com estes desvarios, porque 1o a equipa está em primeiro está em faze de apuramento para a Champions e tem contratos a ser renegociados, 2o com tanto calor pisado a primeira que ele quisesse fazer o mundo lá dentro caia e faziam a cabeça os sócios contra ele, 3o ele e o Benfica não têm poder nenhum quando mais de 70% dos clubes estão ligados ao norte, 4o o Benfica está bem situado nos media está sim um pouco adormecido agora dizer que está parado e errado, 5o apostar nas camadas jovens sem dar tempo de rodagem aos jovens acontecem precalços como o Tino ou o Nelson Oliveira ambos subiram a condição de estrela sem nada fazerem por isso...resultado Nelson nunca se conseguio afirmar em lado nenhum e o Tino continua sem aprender princípios básicos para a sua posição.


    Não esquecer que o JJ so tem contrato até ao fim da atual época, e Rui Costa enquanto não tiver pelo menos a Champions garantida não se pode desviar do atual rumo.... Temos que ter bom senso e não cair nas paródias Alvaladianas tudo tem seu tempo tudo tem forma de ser feito.... Não podemos correr o risco de tentar apressar tudo e ficar mais uma época minguar quer em títulos quer em Champions


    O porto e o Sporting tiveram arbitragens jeitosas....deixai estar, devemos nos preocupar e conosco, ganhamos...e pela 1a vez em duas épocas quase tivemos um adversário expulso de forma correta e um golo anulado que embora tenha várias interpretações não considero que tenha sido um total erro porque walschmith já estava antes em fora de jogo e ali acabou por beneficiar da posição irregular anterior...eu sei que e difícil interpretar isto tudo mas devemos ter calma e esperar a pior altura da época ainda está por chegar e aí e que vamos ver o que vai acontecer....entre outubro e dezembro tudo se vai ver...e aqui que acredito que vai estar a chave desta epoca

    ResponderEliminar
  15. Mas porque é que há aqui gente a urrar com o VAR se havia fora de jogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o pênalti descarado cometido pelo guarda-redes dos Andrades???

      Eliminar
  16. Com essa narrativa fantasiosa, ninguém te leva a sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se escreve sério e da ideias que podem transformar de forma positiva o Benfica da nisto
      Aparecem estes comentários de gente que não percebe o que foi escrito
      Gente está que só quer saber de CMTV

      Eliminar
  17. Queres ver que afinal o Sporting foi ajudado em Braga? É que não devemos ter visto o mesmo "filme"!!!

    ResponderEliminar
  18. RUPTURA COM SISTEMA JÁ

    para mim é chave para os meus votos

    Comunicação Agressiva e sem medos contra a desinformação dos merdia, e a proteção que estes fazem aos PORKOS e SAPOS

    EXPULSAR
    nandinho faturas
    Porko montanelas
    Rolha da liga
    Porko carneira
    Irmãos Porkos Costa
    Cachecol do porko

    ONDE ESTÁ O COMUNICADO E INDIGNAÇÃO COM AS ARBITRAGENS DOS PORKOS E SAPOS?

    DISSERAM QUE IAM ESTAR ATENTOS…E ENTÃO?

    ResponderEliminar
  19. Espera lol então mas o Rui Costa que esteve décadas com o Vieira será uma boa escolha
    Auditoria a 10 anos lol
    Mas … mas … isto prova que existem adeptos que para eles ganhar é a única maneira não importa como
    Santa aliança lol todos vimos como ganharam pelo menos 4 campeonatos nos últimos 10 anos pelo menos lol escrever o texto supra só pode ter sido durante um ataque de riso lol
    Verdade desportiva está para um adepto Benfiqusita como a humildade estava para o Napoleão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " todos vimos como ganharam pelo menos 4 campeonatos nos últimos 10 anos"

      Tens razão, o Benfica foi "muito beneficiado" ;

      Nas últimas 5 temporadas em termos de grandes penalidades o resumo é como segue:

      fóculporto- 40/favor 10/contra
      sapos. - 48/favor 20/contra
      BENFICA - 36/favor 14/contra

      Só na época 2018/2019 os sapos tiveram 18 a FAVOR e 2 CONTRA...

      Ser burro não é defeito, o defeito está em permanecer burro.

      Eliminar
  20. Se na altura do vigarista eu percebia o silêncio, pudera, agarrado pelos tomates como o Benfica haveria de protestar.....agora, por que razão não dão um murro na mesa e apertam com gomes, craveiro e companhia?

    ResponderEliminar
  21. Já cá faltava a velha e esfarrapada conversa do Noronha Lopes, mudem o disco.

    ResponderEliminar

  22. ESTAMOS NA 2º JORNADA DO CAMPEONATO E EU JÁ SEI A CLASSIFICAÇÃO FINAL.... DEPOIS NÃO DIGAM QUE NÃO AVISEI. AQUI VAÍ ELA, 1º OPORCOS, 2º LAGAROS, 3º O N/GLORIOSO.

    ResponderEliminar
  23. Grande carta, assino por baixo...
    Ou o Benfica muda o seu modos operandi ou vamos ficar em 3...

    ResponderEliminar
  24. O autor poderia clarificar melhor o que alteraria na estruturação fisiológica do treino? Obrigado

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Infiltrado16/8/21 18:52

    É evidente que não li tudo, pois fiquei-me na parte de fazer boas campanhas europeias. Curiosamente, nos anos do tetra, fizeram tudo menos boas campanhas na champions! Pensa um bocadinho, antes de arrotares esses zurros!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking