O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 24 de junho de 2021

E agora vem a Bélgica

. 51 comentários
Como sempre, a excitação com um resultado menos mau é logo transformada naquilo que não foi.

O resultado final serviu o propósito que era passar, mas nada muda o que se vou, sem os óculos do fanatismo.

Fernando Santos foi obrigado a meter Renato Sanches e com o benefício inevitável para a dinâmica do meio campo.

Promoveu Moutinho a titular e este esteve em bom nível, mas sempre sem grandes rasgos ou brilhantismo. Só que até um comatoso traria algo mais que William.

Danilo esteve melhor que nos jogos anteriores, mas continua a ser um cepo sem capacidade de criar ou construir jogo. 

Quer Danilo quer Moutinho tiveram uma aparente boa exibição na primeira parte mas... Contra uma França qualificada e sem grande pressa ou pressão. Apenas perder com Portugal não lhes servia pois apanhar a Suíça não é o mesmo que apanhar a Bélgica.

Na defesa, Semedo continua a ser uma nódoa a defender. Também Ruben esteve mal no golo de Benzema pois dormiu na forma.

Mas Portugal foi estabilizando e com o empate a própria França percebeu que Portugal estava satisfeito e apesar de mais oportunidades para os gauleses, a coisa encaixou.

Ficou evidente para quem quis ver que ter Renato e Palhinha em campo dá dinâmica, qualidade de passe e posse e de construção de jogo, que Danilo e William não dão nem têm.

Uma palavra final para a questão Ronaldo e Diogo Jota.

Claramente Jota não alinha na vassalagem aos recordes de Ronaldo. Só que como Ronaldo estando no centro do terreno também não passa, temos um problema.

Hoje Fernando Santos devia ter substituído um deles na segunda parte. Aliás, eu teria tirado os dois e colocado André Silva e Rafa.

Fica o apuramento, e fica a ideia de que Fernando Santos é tão limitado e está tão limitado nas suas opções que dificilmente terá aprendido alguma coisa hoje.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

51 comentários

  1. Bernardo a 10 num 442 losango!
    Bernardo a 10 num 442 losango!
    Bernardo a 10 num 442 losango!

    Só assim jogaremos como equipa grande e os dois avançados sejam eles quais forem serão devidamente alimentados e o resto do jogo equilibrado!!!

    Mas nãooo, teimam em pôr o Bernardo na linha a fazer piscinas porra pá!

    O Maradona se tivesse sidfo colocado sempre a extremo na sua carreira nem da Argentina tinha saído pá!!! Com o Bernanddo é exatamente igual!!!!

    Acordem pá!!! Lembrem-se dos banhos de bola com 442 losango e Bernardo a 10 que Portugal deu no Europeu de Sub21 de 2o15, demos 5 a 0 a Alemnha nas meias finais!!!!

    Bernardo a 10 num 442 losango!

    Dean Saunders

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap! Clap! Clap!

      Eliminar
    2. Dean, és melhor analista do que foste jogador.
      Pena o burro do Nando não acompanhar o Blog.

      1000% de acordo

      Eliminar
  2. Quando é que entra o Pizzi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era o mesmo que jogar com o WC.

      Eliminar
    2. Como acham, repito acham que Pizzi é um coxo, nunca lhe dão uma oportunidade a sério!
      Sei que ao fim de várias tentativas, desta vez não haverá lápis azul por escrever que NÃO CONCORDO COM O QUE ESCREVEM SOBRE PIZZI. NÃO SOU ARRASA MONTANHAS!!! SOU, PURA E SIMPLESMENTE BENFIQUISTA DESDE A DÉCADA DE 60, SESSENTA DO SÉCILO XX!

      Eliminar
  3. Mas quem é o Jota para não passar a bola ao Ronaldo???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade ê um guloso e ineficaz Jota.

      Eliminar
  4. Ou seja, o jogo deu-te razão, mesmo que te tenha desmentido claramente.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Foi convocado para ir aos J.O. pelo Andebol...

      Eliminar
    2. Só para ti Rui: Melhor marcador do Campeonato. Tira as palas pff.

      Eliminar
    3. Pote melhor marcador lol com ajuda da federação mas enfim és lagarto o que fazer

      Eliminar
    4. Sim, Pote é mau, mete o Zé Gomes.

      Eliminar
  6. "Danilo esteve melhor que nos jogos anteriores, mas continua a ser um cepo sem capacidade de criar ou construir jogo."

    Shadows podes ter toda a razão do Mundo em apontar a falta de audácia e coragem para ganhar o jogo.

    Mas quando apelidas um jogador de CEPO, perdes toda a razão!!

    Aqui não há clubismos, e como tal, apraz-me enaltecer um jovem de 38 anos... não sei que ele toma, mas é um pilar e tem um coração enorme! Vestido de azul é nojento, mas naa quinas, é um patrão e o verdadeiro capitão!

    Para finalizar, Renato Sanches... é um crime o bandido não o ter comprado por 20M, para ele relançar a carreira... foi preferível o Weigl... enfim... Renato ganha metros, tem potência física como ninguém, bolsas divididas não perde uma e nao tem MEDO!

    PS: com a atitude de ontem, pode vir quem seja! Curto o pragmatismo do Santinho? Não... mas tem sido eficiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RoterHerzAdler24/6/21 10:42

      Recordar que o dito cujo preferiu contratar o Weigl, terá as suas qualidades, quando podia ter contratado Bruno Guimarâes ou Renato Sanches, dá vontade de lhe colocar uma ação em Tribunal por Gestão Danosa.

      Eliminar
    2. Era mais facil nunca vender renato, ficava mais barato do k o substituir por um gajo a 20M e k nao rende !

      Eliminar
    3. E as comissões pá?
      Saiu Renato, entrou comissão, entra Weigl, entra comissão.
      Nos entretantos, vai-se destruindo o plantel para entrarem "outras" comissões.
      É preciso desenho?

      Eliminar
  7. Tal como em 2016, Portugal passou aos oitavos, ficando em terceiro no grupo de qualificação.
    A sorte tem protegido esta selecção e este seleccionador. O futebol praticado não encanta e as opções de Fernando Santos deixam muito a desejar.
    Fisicamente os jogadores nacionais estão no limite, e vão ter pela frente uma Bélgica mais fresca e muito mais equipa.
    Os penaltis a favor vão disfarçando as carências do ataque, e o individualismo de Cristiano Ronaldo em querer bater o recorde de Ali Dahei, agravam ainda mais a consistência colectiva da equipa das quinas.
    As principais selecções e que à partida eram apontadas como favoritas, passaram todas, mas chamo a atenção para duas em particular, que podem vir a ser as surpresas pela positiva e pela negativa.
    A selecção da Dinamarca, apesar do trauma do primeiro jogo, em que o seu jogador mais importante, Christian Eriksen, esteve entre a vida e a morte, pratica um futebol brilhante, cheio de pormenores modernos e interessantes, que a podem catapultar para um Europeu muito parecido com aquele que surpreendentemente ganharam.
    Do pólo oposto está a selecção de Espanha, que apesar de ser apontada como uma das favoritas, pratica um futebol horrível e não se lhe vislumbra qualidade suficiente para chegar longe.
    A selecção inglesa, atendendo que a final vai ser disputada no estádio do Wembley, pode-lhe conferir maior favoritismo, mas o seu futebol, até agora, não tem encantado, e as lacunas que a linha defensiva mostra, bem como a dependência que têm de Sterling no ataque, são factores inibidores em considerá-la como um potencial vencedor.
    A selecção alemã continua a ser um mistério. Em dia sim, derrota qualquer opositor que lhe apareça à frente, com relativa facilidade até, mas num dia menos inspirada, e já aconteceu contra a França e Hungria, pode passar por imensas dificuldades. Apesar de tudo é um sério candidato a ganhar o Europeu.
    A Itália, ao contrário do que é costume, começou bem, diria até, muito bem, e o seu futebol organizado, muito geométrico, versátil, cheio de variantes, bonito e rápido, é até agora o que tem enchido as medidas aos espectadores e é sem dúvida o principal favorito a levantar a taça.
    Nenhum jogador da squadra se esconde, participa activamente no esquema da equipa, e ao contrário de outras selecções que têm sectores mais fortes e mais fracos, os transalpinos não têm pontos débeis nem figuras destacáveis, pois todos compõem um conjunto muito homogéneo, com muita qualidade e alegria, mas sobretudo, com uma entrega e um compromisso que não se notam nas outras selecções.
    O que dá a entender, é que a Itália se preparou para este Europeu e quer ganhá-lo.
    É com esta mentalidade colectiva que se fazem os campeões e se alcançam as metas, por muito difíceis e distantes que elas estejam, e a Itália está a superá-las com nota artística e distinção.

    Namouche

    ResponderEliminar
  8. Sempre sagaz o Engenheiro.
    A França sem defesa esquerdo e o Rafa não saiu do banco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabamos com 2 Trincos(Palhinha e Ruben Neves) e 2 MC(8) (Sérgio Oliveira e Bruno Fernandes). O SACRISTÃO estava todo BORRADO...

      Eliminar
    2. Todo borrado, mas quando soube que a Hungria tinha empatado, já tava todo de peito feito a querer que os jogadores avançassem. Pudera, se perdesse passava na mesma. Que borrado!

      Eliminar
  9. Jose Vieira24/6/21 09:21

    A saída de William e Bruno Fernandes (um vedeta inútil na selecção) e a entrada de Renato (que jogador está!) e Moutinho melhoraram muito a equipa. Mais algumas ideias (cheias de subjectivismo, claro!). Os laterais têm de ser substituídos. Com muita pena minha, o Nélson defende mal e está inseguro, o Guerreiro está uma lástima, lento, lento, lento ... O Nuno Mendes é muito superior nesta altura.
    Tenho dúvidas se Moutinho é a melhor solução e Jota está muito cansado e ineficaz. Poria o Rúben Neves no lugar do Moutinho e, surpresa, apostava em Gonçalo Guedes para o lugar do Jota (percebe-se que FS não gosta do rapaz). Este entraria fresco mais è frente no jogo.
    Só algumas ideias ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nuno Mendes nunca jogou (a sério) numa defesa a 4(2 centrais)...aí COITADINHO até vai doer...

      Eliminar
    2. Boa azia, lamps. Tentem com o Morato e o Svilar. Ou o Tavares.

      Eliminar
  10. O Pepe ainda toma a amarelinha ou fez simplesmente um grande jogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segredo é a alma do sucesso, desculpe do negócio, dizem...

      Eliminar
    2. Tipico tuga mas línguas enfim

      Eliminar
  11. ...Caro Shadows!!!mas qual é o ESPANTO!?então se todos percebemos que quem "manda" é o tretas(o rei do penalty)...agora até a melhor DOLORES DO MUNDO tambem já manda palpites ao Santos...(o Jota que se cuide)...e depois temos o HERÓI(ÉDER) aquele trolha de Areosa que nem teve direito a um bilhetinho para acompanhar a seleção!!!"GANDA" MACACO!TESO COMO UM VIROTE MAS SEMPRE NA VANGUARDA!..."GANDA" CRAVEIRO,"GANGA"GOMES!!!...já o tretas bate o "recorde" desse "furacão IRANIANO "grande craque do futebol mundial!!!vamos ser sérios e dizer:VALE QUE HOJE nestes torneios com jogos de cáca passam 3 clubes(com mais um bocadinho até passavam 4) porque se fosse como antigamente(aí sim campeonatos a doer,só passava o 1º)lá vínhamos com a viola no saco!...mas pronto é o que está a dar,interessa é o tretas bater pífios recordes mesmo que o VERDADEIRO HERÓI SE CHAME ÉDER...esse trolha de Areosa...aceite um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essa é que essa. Não é a mesma coisa apurarem-se segundos classificados para as fases finais, ao contato do que era antigamente. E também não é o mesmo, o terceiro do Grupo passar com tanta probabilidade, ao contrário do que era antes. Hoje em dia passam os menos maus (4 em 6), antes passavam os melhores (tipo 0 ou 2 no máximo num total de 6).

      Eliminar
    2. Anónimo 11:08

      Vou ser sério:
      a caca que você escreveu é bem acentuada, embora curiosamente a palavra não tenha acento.
      Pode confirmar num dicionário, letra C.

      Eliminar
    3. Neste sistema do até passam 3, sempre vão mais umas minis e uns amendoins

      Eliminar
    4. anónimo(13:26H)...mais coisa menos coisa A MERDA É TODA IGUAL!!!o cheiro é que pode ser diferente!...TENHA BONS CHEIROS!

      Eliminar
  12. E ninguem fala no Raphael Guerreiro? Desafio: contem quantas vezes tocou na bola, ou pior ! Quantas vezes lhe passaram a bola ! Uma Lastima !!!! Quase que apostava que era a 1a substituição... mas nao o FS não nos cansa de surpreender.

    ResponderEliminar
  13. José Ferreira24/6/21 13:05

    Palpites e mais palpites, mas de qualquer maneira vamos andando, essa é que é a verdade. A entrada de Renato foi o grande, grande reforço, enquanto a saída do Bruno e do William foi uma excelente aposta. Quanto aos restantes para mim são todas úteis e são muitos por isso não admito outro resultado que não seja mandar os belgas de férias já domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viu o cartoon do henri sobre o f. santos e o renato? vale sempre a pena o humor refinado!

      Eliminar
  14. A seleção para ganhar o Euro:

    Patricio

    Dalot/Semedo( ainda não percebi o caso Cancelo) Raphael (Mendes quando 100%)

    Ruben, Pepe

    Palhinha

    Renato, Sério e Bernardo (a 10)

    CR7 e Jota(ou Felix se a 100%)

    A tatica:

    4 - 1 -3 -2

    Sem ponta de lança fixo.
    laterais recuados(a sairem com cobertura do meio campo)

    2 transportadores jogo (renato + Sérgio)

    Os avançados a abrirem nas meias e SÒ fletindo 1 para o meio quando estivermos em posição atacante, o outro desloca o central.


    Nota: infelizmente ficámos coixos sem o cancelo, que faria todo o corredor e permitiria o bernardo "cair" na posição 9 como faz no City; se o Mendes estiver bem poder-se-ia dár-lhe hipótese de subir no corredor com a dobra do Sérgio Oliveira.

    O B.Fernandes, poderia substituir o Bernardo , sendo aqui uma equipa mais partida, situação boa para gerirmes uma eventual vantagem.

    O Felix joga bem fora da marcação e poderia combinar com CR7 e bernardo, nesta função "livre" poderia ser mais eficaz que o Jota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oliveira nunca podera ser util numa seleccao

      Eliminar
    2. o que é que existe para não perceberes o caso cancelo, deu positivo à covid não podia jogar, no mínimo, a fase de grupos.

      Eliminar
    3. Podia jogar agora, João Carlos.
      Se ele é o melhor, seria titular, João Carlos.
      O Nando não gosta de ganhar e não contava passar esta fase , João Carlos.
      O Jorge Mendes não quer mexer no enino, João Carlos.

      Eliminar
    4. pois podia sem ritmo depois de estar duas semanas parado.
      agora imagina que o semedo se tinha lesionado no primeiro jogo, se ele não tivesse substituído o cancelo quando podia porque depois de começar o euro não são possíveis substituições de jogadores, quem é que jogava naquela posição se calhar o renato.
      qual era o teu argumento nessa altura que ele tinha sido um idiota e devia de ter susbtituido por outro.

      podemos pegar no fernando santos por muito, inclusive por só ter levado tres centrais, e por ter levado medios centros que até se acotovelam de tantos que são agora por ter substituído o cancelo não acho que seja uma delas.

      Eliminar
  15. A Bélgica tem uma excelente equipa. O trabalho de posse de bola e passes no meio campo é, para mim, das melhores do Mundo. Talvez nesse jogo jogadores possantes (lentos também) como Danilo e William sejam úteis, mas depois o contra-ataque torna-se mais difícil.
    Fernando Santos vai ter que se reinventar se quiser continuar na prova. A Bélgica vai querer gamjar ao contrário da França que só não queria perder.

    ResponderEliminar
  16. Fomos apurados graças ao apoio incansável da claque, capitaneada pelo Dr. Macaco.

    ResponderEliminar
  17. Eu estou mesmo preocupado é com a Bélgica pq assim de repente, parece que vai ser outro jogo tipo Alemanha... é que a França apenas geriu o jogo... a nossa seleção está sobrevalorizada, e com um treinador destes, um borrado devoto e com tiques...

    ResponderEliminar

  18. "Na defesa, Semedo continua a ser uma nódoa a defender. Também Ruben esteve mal no golo de Benzema pois dormiu na forma."

    Diz lá, Shadows, em que é que o Nelson Semedo foi uma nódoa a defender? Eu também prefiro o Cancelo para o lado direito, mas infelizmente ele não está e agora instalou-se uma espécie de moda em desancar o Semedo. Em que é que ele esteve mal contra a Hungria? E contra a Alemanha? Quem é que o ajudou a defender? Quantas vezes não teve que apanhar sozinho com dois alemães pela frente? Em que é que ontem esteve mal, tendo que enfrentar constantemente (e novamente sem muita ajuda, nem do ala direito nem do defesa central a jogar à direita - Pepe) aquele que deve ser neste momento um dos melhores extremos-avançados do mundo (Mbappé)? Epá, diz lá, que é para a gente ficar a perceber: em que é que o Nelson esteve mal? Em que é que ele foi uma nódoa? Se calhar tu é que és uma nódoa. A escrever e a ver futebol. É fácil chegar aqui, escrever meia dúzia de dislates, desancar nos mais vulneráveis, como faz a imprensa, e ficares caladinho em relação aos outros. O que é que fez o grande Bruno Fernandes nos minutos em que jogou? E nos outros jogos? E os fenómenos João Moutinho e Diogo Jota? Para ti, O Danilo também é um cepo. Quando é que as funções do Danilo, na posição que ocupa, consistem em "criar ou construir jogo"? Já viste o que faz o Konté na França? Que jogo é que ele "constrói" ou "cria"? E, já agora, onde é que o Rúben ficou "a dormir na forma"? O Rúben apanhou pela frente um avançado rápido, possante, e nem sempre é fácil pará-lo. Todos os defesas que apanharam o Benzema pela frente, no Real Madrid, ficaram a dormir na forma sempre que ele marcou? Epá, talvez fosse melhor meter o Fonte a jogar, ou ver se o magnífico Pepe tem estaleca para parar o Benzema. És mais um teórico. Chegas aqui, debitas umas merdas, os palermas do costume fazem-te uns elogios, ficas todo contentinho e depois, tudo espremido, aquilo que escreves é... zero, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém a dizer o q tem se ser dito! Parabéns. Quando os adversários jogam por um lado e encostam sempre avançados no 2o central e no lateral... vai ficar sempre alguém em falta para o extremo adversário. Por norma quando se defende isto recua se um trinco para meio dos centrais e o defesa lateral já fica liberto para fechar mais largo. Caso contrário vai fechar dentro que e o correto. Mas e mais fácil bater no Semedo! Quem me dera o regresso do Nelsinho ao Benfica! Viva o Benfica

      Eliminar
    2. Menos Anónimo, tantas verdades num só comentário doem. Na minha opinião ficou só a faltar um elemento, o criticismo quase compulsivo a tudo o que tenha alguma ligação ao Benfica.

      Eliminar
  19. Sai Moutinho Danilo e Bernardo
    Entra Ruben neves palhinha e rafa

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking