O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 19 de abril de 2021

A Superliga Europeia, a nova Champions e o SL Benfica

. 49 comentários

Confesso que foi sem qualquer surpresa que assisti ao anúncio da nova Superliga europeia, liderada pelos presidentes do Real Madrid, da Juventus e um dos Glazers, donos do Manchester United.

Além de que falamos muitas vezes sobre o tema aqui no NGB, bastava conversar com algumas pessoas que trabalham na UEFA para perceber que era uma questão de tempo até o anúncio.

Esta nova Superliga nada tem a ver com maior competitividade, melhor futebol ou sequer um retorno a um futebol com mais clubes a discutirem os títulos europeus, como aconteceu até à entrada da Lei Bosman.

Todos os que já víamos futebol sabíamos que enfrentar um Anderlecht, um Sparta de Praga ou um Steua de Bucareste, por exemplo, seria jogar contra algumas das melhores equipas europeias.

O que a Lei Bosman e a reformulação da Champions nos anos 2000 fizeram foi dar uma situação de privilégio aos países e clubes mais fortes, diminuindo as chances dos outros em conseguirem dar a mesma luta que deram até então.

Mas não contentes com esse estatuto, alguns clubes avançaram para a criação desta Superliga.

Na sua maioria, detidos por investidores alheios ao mundo do futebol que viram uma oportunidade de...fazer dinheiro. 

Só que isto tudo está longe de ter os maus de um lado e os bons do outro. A UEFA passou os últimos quase 20 anos a fomentar a ganância sem fim de alguns dos maiores clubes europeus. Por isso é que nunca se viu qualquer grande clube ser devidamente penalizado por não cumprir o fair play financeiro ou por abordar jogadores com contrato de clubes de menor dimensão.

Muito menos a UEFA tomou a iniciativa de limitar os empresários vampiros de sugar o futebol em nome de comissões milionárias.

A falta de acção por parte da UEFA é parte da explicação de a maioria dos chamados clubes mais fortes terem plantéis caríssimos e estarem cheios de jogadores sem ambição. Nisso a UEFA partilha responsabilidades com os próprios clubes. Porquê?

Um jogador de vinte e poucos anos qualquer que chegue a um clube de topo dos "big five" ganha mais dinheiro por ano que alguns dos geniais que vimos jogar nos anos 90, por exemplo.

Os jogadores, com raras excepções, não se motivam com vitórias ou títulos, mas com contratos publicitários, com likes ou com campanhas de promoção pessoal. Jogam sem paixão, sem chama.

A proibição de espectadores nos estádios nivelou muito as diferenças entre esses clubes de maior poderio financeiro e os outros. É um dos desesperos dos "grandes". Jogam quase de igual para igual.

Juntamos a tudo isto as dívidas colossais acumuladas pela maioria destes clubes que estão na linha da frente da Superliga. Daí quererem esta competição que lhes dará uma fortuna por temporada, de forma vitalicia. Deixa de haver divisão com clubes ou federações. Tudo apenas para os clubes participantes, com os "fundadores" a deterem a fatia de leão.

Se olharmos com atenção para os 3 que tomam a dianteira, esta nova competição não tem como alvo o público europeu. Tem sim como alvo o público asiático e o do continente americano, à imagem do que é feito com o futebol americano e a NBA, por exemplo.

Será uma grande operação de marketing, que de futebol terá apenas uma pequena parte.

Será a transformação do jogo num espécie de Superbowl contínuo, liderado pelo americano Glazer e pelo presidente da Juventus Agnelli, cuja ligação aos EUA é enorme via a sua posição no antigo grupo FIAT.

Também não é por acaso que vemos entrarem, com 2 excepções, clubes representativos de grandes cidades europeias, aproveitanto essa rivalidade regional como chamariz para esta nova competição. Manchester, Madrid, Milão ou Londres serão o centro desta nova competição.

Penso que ainda muita coisa acontecerá até que tudo isto possa ou não ser implementado no terreno.

Mas não posso terminar este texto sem lembrar Rui Gomes da Silva, que mais uma vez estava certo.

Nos últimos 4 anos, RGS frisava em quase todas as suas intervenções a importância de o SL Benfica fazer uma equipa para a Europa, que lutasse por títulos, que estivesse nas decisões.

Rui Gomes da Silva explicou várias vezes que a UEFA iria reformular a Champions, mesmo sem notícias a comprovar esse facto.

Que estava no forja uma Superliga ou Superdivisão Europeia, em que o acesso seria por convite e que o dinheiro a distribuir seria uma fortuna destinada apenas a uma elite fundadora e aos seus convidados.

Acentuou a importância de estar na linha da frente do futebol europeu, para não ficar para trás de forma definitiva. Precisavamos de resultados desportivos europeus para sermos chamados para as decisões futuras do futebol europeu. 

Várias vezes explicou como era importante termos um presidente presente na Europa, nas instituições e nos encontros dos grandes clubes europeus para discutir o futuro do futebol.

Não preciso lembrar as vezes que a Comunicação do SL Benfica e os seus avençados denegriram RGS e a sua ideia para o clube.

Até de bêbado o acusaram numa página do Expresso, por RGS achar que o SL Benfica podia voltar a sonhar com a Europa.

Também não preciso lembrar que de repente na campanha para as eleições afinal já todos queriam lutar pela Champions e pela Europa.

Rapidamente se viu com o PAOK os tais planos ambiciosos de Vieira ou dos que defendiam que era com Jorge Jesus que íamos lá.

Nos últimos meses, entre outras coisas, assistimos a:

 - O regresso de Joaquim Oliveira como o dono do futebol português 

- O regresso do controlo das instituições (principalmente a arbitragem) por parte dos andrades

- Contínuo sangramento financeiro imposto ao SL Benfica por empresários e intermediários

- Tentativa de uma centralização de direitos televisivos que tiram dinheiro ao SL Benfica para dar aos adversários, mas que nada fará pela competitividade do nosso futebol

- Ao esvaziamento contínuo da capacidade competitiva do SL Benfica, lutando pelo terceiro lugar

- À colocação do SL Benfica como um clube da terceira divisão Europeia, sem interessar ou contar para as movimentações dos grandes clubes 

Várias vezes Rui Gomes da Silva, responsável por exemplo pela abordagem e negociação contrato com a Emirates, frisou que isto iria acontecer se nada fosse feito.

Quase que apetece dizer que a maioria dos benfiquistas merece o que está a acontecer. 

Somos um clube irrelevante na Europa do futebol, visto apenas como um clube satélite de empresários.

Temos um presidente completamente irrelevante na Europa do futebol, quem nem um reles inglês fala, e que nos remeteu a esta irrelevância.

Estamos novamente com um passivo ao nível de 2010, e com um plantel sem jogadores de classe mundial.

Não foi este o caminho que escolheram para o SL Benfica? Foi, mas se muitos merecem o que está a acontecer, o clube não merece estar nas mãos de mercenários e nas mãos de sócios cegos ou de gente ávida de fazerem negócios em nome ou com o SL Benfica.

O SL Benfica merecia mais.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

49 comentários

  1. Profusamente avisado aqui (as minhas felicitações, Shadows). Muito bem visto, o que diz no texto. Rui Gomes da Silva fartou-se também de avisar, alertando para a urgência do SLB se preparar para esta realidade. O homem das visões e os seus correligionários, acólitos e lambe-botas, incluídos os 62%, escarniaram.
    Futebol para chineses, estadunienses e otários portugueses que se pelam para verem o Real e o Manchester e o Inter e quejandos, como se ascendessem a um qualquer paraíso.
    Às minhas custas, nem um cêntimo ganharão, nem um. Se todos os desportistas de todos os países cujos clubes vão ficar de fora desta pândega de ricalhada fizessem o mesmo, se calhar os gananciosos não se aventurariam na dita «revolta». Digo eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Até o chamaram de bêbado"
      Nunca o vi beber outra coisa que não água!!!

      Eliminar
  2. benfiquista de gaia19/4/21 17:24

    o vieira está a por o SLB no sitio que ele sonhou.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ....e os jogadores do SLB andam cansadinhos.... não gostam de treinar forte e feio!
      Chamem o Jurgen Klopp!!

      Eliminar
    2. ...e os jogadores se queixam que fizeram um treino mais puxado...que dizer?!?!?!
      Vedetas da treta.

      Eliminar
  3. Caro Shadows,
    Digo apenas, muito bem. Excelente post.
    Num tempo de grandes mudancas e enormes desafios temos um analfabeto, teimoso chico-esperto a frente do nosso clube.
    Mais quatro anos disto e o SLB que conhecemos nao passara de uma memoria perdida na historia.
    A forma como sinto em relacao ao SLB e que vivemos tempos de luto.

    ResponderEliminar
  4. ERA UMA VEZ UM GRANDE CLUBE EUROPEU!

    Os planos para a criação de uma superliga europeia irão inevitavelmente acelerar, como única resposta para a viabilização de novas formas de financiamento para os clubes de futebol, hoje por hoje, a braços com uma profunda depauperação das suas receitas, em consequência directa pela falta de adeptos nas bancadas, que obviamente lhes retira toda a carga vibrante e emotiva e o fulgor competitivo, desconhecendo-se até quando vão elas permanecer vazias e em completo silêncio.
    Esta espiral de muitas dúvidas e demasiadas incertezas, farão apertar ainda mais o colete de forças dos condicionalismos dos novos tempos que se avizinham, que por certo irão influir, e de que maneira, na capacidade de regeneração de alguns clubes, que sem o sustento cómodo dos direitos televisivos e das vendas de jogadores, nem o amparo das receitas de merchandising e de bilheteira, ficarão à mercê da quase extinção.
    Os maiores clubes europeus e também os mais ricos e poderosos, poderão, em última análise, ainda vir a beneficiar, por mais algum tempo, do seu estatuto e importância, em função e valor do ranking amealhado que ocupam na tabela.
    E se os mercados americanos, asiáticos e árabes, continuam a ser de escoamento para jogadores e treinadores que queiram melhorar as suas condições contratuais e de reforma, nunca o serão, a nível competitivo e desportivo, uma concorrência ao que o velho continente europeu tem para dar e oferecer.
    Completamente alheado destas novas realidades que já estão na forja para acontecerem e avançarem, o Benfica continua a dormir na parada, por falta inequívoca de uma voz de comando de uma direcção autista e desleixada, sem qualquer visão de futuro, que apostando na construção de plantéis fracos, conduziram ao acumular de más prestações feitas na Europa, pagando hoje a factura de um claro abaixamento de prestígio, que nos empurrou para um segundo nível competitivo, e perante uma crise tão grave e gravosa como a que estamos a atravessar, o Benfica corre um sério risco, assim como outros emblemas nas mesmas condições, de perder o comboio e ficar de fora desta futura superliga, levado na enxurrada como os demais distraídos, para patamares de pura insignificância.
    A criação de um novo modelo fechado por convite, que estará na génese desta superliga, poderá significar a morte lenta de clubes como o Benfica, se na prática, isto é, dentro das quatro linhas, nada se fizer, porque não basta dizer-se pomposamente que estamos 10 anos à frente, quando, na verdade, nas últimas duas décadas se andou vertiginosamente para trás, por culpa e responsabilidade de um presidente, que dispôs de todas as condições, de poder, com sucessivos mandatos que lhe conferiram os sócios, e financeiras, com vendas desenfreadas dos melhores jogadores sem serem compensadas por igual critério de qualidade nas compras, e o resultado está à vista: transformou um clube de futebol num mero entreposto negocial de uma rede de interesses e de influências que gravitam em torno do Benfica e que estrangulam a sua emancipação e desenvolvimento, que mais não têm feito e contribuído do que assinar a certidão de óbito de um grande clube europeu, que hoje já não se parece com nada, na descaracterização do símbolo e do encarnado das suas camisolas, à imagem de um presidente, absolutamente desprovido de moral e ética benfiquista e de competência para continuar a gerir os destinos do glorioso Benfica de Cosme Damião.
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
  5. Guilherme19/4/21 17:52

    Excelente Post. Saudades de equidade. O Futebol deixou de ser paixão e passku a ser um negócio de alguns, como o nosso clube exemplifica. A Lei Bosman simplesmente tratou atletas como mercadoria e removeu o essencial.

    ResponderEliminar

  6. NÃO HAVERÁ NENHUMA SUPERLIGA TÃO CEDO, TRATA-SE APENAS DE MAIS UMA PRESSÃO SOBRE A UEFA PARA LHES FACILITAR A VIDA.

    De qualquer maneira, o Benfica com estes sócios de merda, com dirigentes de merda, com treinadores de merda e jogadores de merda não merecem nada.

    Chamem o Vítor Espadinha que com 80 anos estava disposto a dar uns estalos no Bruninho.

    ResponderEliminar
  7. O Porto foi convidado, mas disse não (e bem). Estou completamente de acordo com uma superleague, mas com subidas e descidas. Não pode haver lugares cativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto foi convidado?
      O que foi posto a circular é que recusou contactos informais.
      O que é isso de contratos informais?

      Eliminar
    2. Águia Preocupada19/4/21 18:36

      Não sejas aldrabão. Se não eu digo que também tive um convite...
      Nem o bufas teve a ousadia que foi convidado... Disse fomos abordados "INFORMALMENTE" por alguns clubes!
      Mas já paira a ganância de dar a esse clube o estatuto que não tem... Espanha, conhece-o bem e às suas manhas...
      A Inglaterra conhece o supermercado onde esse clube comprava ou ainda compra os campeonatos... E iam convidá-lo... Tá bem abelha!

      Eliminar
  8. Estavas a ir perfeito até chegares ao RGS, a partir na minha opinião é um descalabro.

    Shadows à quantos anos se houve falar na superliga europeia? há muitos, alterações à champions à muitos.

    Pergunto-te que fez o RGS de especial enquanto foi 7 anos vice presidente do Benfica? a quantas finais da Chapions fomos? a quantas meias finais da champions fomos? quantas vezes chegamos aos 1/4 de final da champions?, quantas vezes fomos eliminados na champions?

    Aquilo que dizes que o RGS andou a apregoar já eu digo desde sempre que o pulha está no Benfica, desde os primeiros anos dele que sempre tive discussões com pessoal do benfica por causa dele, mas agora sabem dizer, epá afinal tinhas razão, esquece que o RGS não alertou para coisa nenhuma, e para mais fez parte da entourage do pulha mais de 7 anos, ou nos 7 anos dele lá o Benfica ganhou alguma coisa de importante? os problemas que sucederam depois de ele sair já estavam lá todos durante o tempo dele, não nasceram após a saída dele, estavam lá todos e ele pactuou com tudo, o RGS é do Benfica, mas está a léguas de ser um João Santos, um Borges Coutinho, um Ferreira Queimado ou mesmo um Fernando Martins.

    O problema do Benfica é que teve 3 candidatos a presidente nas últimas eleições, mas nenhum servia os interesses do Benfica, no mais o RGS e o Noronha o que têm feito bem é estarem calados para nesta altura não serem acusados de aproveitadores e de quererem aparecer, nisso têm estado 100%, não foram 62% que contribuíram para o estado actual das coisas então agora resolvam o problema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Es engraçado tu ou tens pouca memória o que fez RGS acabou com os Oliveiras e tinhamos grandes jogadores e pessoas sérias no clube desde que ele saiu que foi para lá so merda atrás de merda depois dele sair outros tantos profissionais bons que tínhamos saíram mas isso não convém falar certo??

      Eu sei que és Vieirista e vens falar agora da Europa só porque sim mas infelizmente o Benfica tem sócios tipo tu que pensam que ganhar cá na tuga já chega lol

      Eliminar
    2. Deixe os mortos em paz. Disse Fernando Martins? Para já não digo nada. RGS esteve lá e viu e sentiu e analisou e saiu e desmascarou e propôs! Onde é que vê o mal? Só se for por ter ido para uma tv desgastar-se e ter o blind guedes em frente ou ao lado todo satisfeito por ver os ataques a vieira como se fossem ao Benfica; aqui posso concordar consigo caso o mencione. De outra forma fico pasmado com essa desconfiança sobre RGS. Proponha outros nomes e veja lá se vai falar de Rui Costa, Noronha, Benitez ou parecido. Para isso é melhor um gestor estrangeiro sem qq ligação a clubes Portugueses. Tomara o Benfica ter um RGS que enfrentou os poderes do futebol Português da corrupção que nele grassa! Saudações Benfiquistas desinteressadas

      Eliminar
    3. Vieira para as eleições também prometeu um equipa para a Europa.
      Pode é nem ter oportunidade de estar lá para exibir a merda da equipa que contratou!

      Eliminar
    4. Verdade.
      RGS foi Vice presidente.
      Depois foi apenas vice.
      Nunca se conheceu durante 2 mandatos uma visão que fosse ,senão fazer parte da "corte" do sul americano que governa aquilo.
      Apenas duas notas:
      A 1a , com ultima eleição e permitir um duvidoso processo eleitoral de onde sai esmagado sem se poder contar votos, 2° ter sido vice do Nosso Pablito E. Deixam RGS destruido como solucao para o Benfica. Nada que eu nao tivesse dito ao CPT que o acompanhou nas eleições de 28 Out. Ja foi dito por aqui,, muito desgaste e anticorpos antes da assembleia eleitoral.
      Que lute por um regulamento Eleitoral e ja está a dar democracia e nova vida ao clube que bem precisamos.

      Eliminar
    5. Da Fonseca estás enganado, se ha coisa que nunca fui foi pro Vieira, nunca fui nem nunca serei, e é assim desde 2001, tudo o que dizes é precisamente ao contrário, mas enfim como andas sempre por ai, basta leres os posts e vês que se pudesse corria com o pulha

      RGS acabou com o quê? So se foi com a basofia e o gozo na sic

      Esteve lá, viu, sentiu, analisou, saiu e demorou 7,5 anos a fazer isso tudo, tem obra também, desmascarou o quê e quem, o pulha? E andou la a comer 7,5 anos? O pulha tambem era homem de confiança do bimbo da bosta, bela trampa

      RGS enfrentou quem?olhe que não olhe que nao, Se calhar o vale enfrentou mais

      A minha não simpatia com RGS tem a ver com a forma como sempre falou, com o que dizia, por ser incendiário, bazófias, em termos de benfica muito pouco humilde, muito gabarolas, pesquisa no youtube e está lá muita coisa, mas é benfiquista disso nunca tive duvidas, mas nao gosto da forma nem da maioria das suas ideias.

      O benfica que eke e muitos wueremos perdeu-se ha muitos anos, perdeu-se mística, cultura de exigência, cultura de vitória, ter estofo de campeão, para ganhar isso demora muito, mas oara perder demora bem menos e neste momento nao temos nada, mas a culpa é do covid, de tudo e de todos mwnos nossa, nossa socios, adeptos, jogadores e por fim os que têm maior responsabilidade a estrutura os tais que estavam 10 anoa há frente, mas so se for do cascalheira ou do carcavelinhos

      Eliminar
    6. O Vale?????Tenho mesmo que perguntar se acha que tem crédtio o que diz. De Fernando Martins, o homem já morreu e talvez o que fez de melhor foi contratar um treinador chamado senhor Sven Goran Ericksson. Dar vivas a fckrrpt não me parece boa ideia. Quanto a RGS, está muito enganado e está no seu direito de não simpatizar com ele, como diz, mas proponha lá um simpático que é disso que o Benfica precisa.

      Eliminar
    7. O Vale não foi santo todos sabem disso, mas na altura não afrontou o poder instituído? da forma correcta ou não quebrou o contrato com a SportTv, aquilo que tantos reclamam, e o que fizeram o Vilarinho e o Vieira, devolveram tudo à sporttv e mesmo agora quando tínhamos os nossos jogos na Benfica Tv o que fez o pulha? contrato com a NOS para salvar a sporttv.

      Vale não andou de mão dada com o Bimbo da bosta, como andou o actual e o RGS no Benfica nunca esteve na linha da frente como esteve por exemplo o Gaspar Ramos nos anos 80 e inicio de 90

      Fernando Martins cometeu erros como todos os presidentes mas daí até ser um mau presidente vai uma distância grande, claro que eu sei e não gostei na altura que se tivesse vendido o Chalane o Stromberg para fechar o estádio, que diga-se era uma ambição dos sócios, a amizade que tinha com o Bimbo acredito que não misturou as coisas, mas claro o mafioso lá de cima tinha outras ideias e Fernando MArtins não percebeu isso, mas no tempo dele o Porto não levou vantagem nenhuma, mas foi nessa altura que eles começaram a tomar o poder, sendo que isso teve inicio em 1977.

      Quanto ao facto das pessoas terem partido, não impede que possamos falar delas relativamente ao Benfica, as pessoas presentes ou não fazem parte da história do clube e ao falarmos delas mantemos o seu legado vivo.

      Mas porque não falam vocês naquilo que o Bimbo da bosta ganhou nos ultimos 20 anos? é que foi nestes últimos 20 anos que que o Porto teve o seu período dourado na sua história e só vejo gente a defender um pulha que antes de aparecer no Benfica só dizia mal do clube, festejou vistorias deles contra nós era homem de confiança de um mafioso, é um cartão de visita e peras para ser presidente há 18 anos com mais 2 a chefiar um departamento em que no Benfica só tem feito merda o tempo todo

      Eliminar
  9. Então o Mouriho já "dançou" outra vez? Bem é compreensível... Afinal com plantéis de "tostões" que costuma ter não é possível fazer grande coisa! Já o melhor treinador que o Benfica teve nos últimos 30 Anos, como é que só ganhou 3 campeonatos uma taça de portugal e foi a duas finais europeias, já para não falar do que fez no Flamengo, com plantéis de muintos mas muitos milhões à frente do Mourinho? Não compreendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueceste ainda as taças da carica...
      Com o maior investimento de sempre este ano vai limpar tudo e ser o primeiro dos clubes apurados para a sua Europa, a da Liga.

      Eliminar
  10. Tadeu Pereira19/4/21 18:46


    Numa Superliga Europeia, nunca perderíamos contra o Gil Vicente.

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que o meu Porto e o presidente recusou o convite para a super liga europeia, se não o que se diria por aqui..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os da Superliga queriam contactos pras putas mas o velho porco disse que nao, ficou ofendido, que nao dava, que agora ja eram um clube de cavalheiros...

      Eliminar
    2. Fcporko e só rir contigo enfim ainda acreditas no pai natal ne??

      Eliminar
    3. Também fui convidado informalmente pela Jessica alba mas recusei.

      Eliminar
    4. Eu agora mesmo acabei de dar nega à Naomi Campbell...pelo menos foi o que contactos informais me acabaram de dizer via whatsapp de um amigo meu que conhece uma empregada que viveu na mesma rua da mãe dela na Jamaica...😏

      Eliminar
    5. Águia Preocupada19/4/21 22:15

      Mais um a tentar alterar a verdade! Nem o teu bufas quis cair no ridículo de dizer que foi convidado, mas vocês incham com pensamentos virtuais!
      Eu também posso dizer que tive um convite para apresentar a entrega dos Óscares e recusei!
      São patetas e gostam de cair no ridículo! Ganha juízo!

      Eliminar
  12. Excelente post.
    Está tudo dito.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Talvez este caso seja um bom meio para todos se consciencializarem de duas coisas:
    - O futebol, tal como o conhecíamos, está morto e enterrado.
    - O Benfica pelo qual nos apaixonámos está morto há mais tempo ainda. Se calhar não está enterrado, porque nos agarramos ao seu cadáver, mas é um facto que esse Benfica há muito que deu lugar a uma "coisa", com um dono bem definido e um bando de seguidores que não podiam ser mais cúmplices do dono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro RN,
      Se calhar tens toda a razao.
      Eu confesso que ainda estou agarrado ao cadaver.
      Ate que me confirmem com certidao de obito.
      Abraco

      Eliminar
    2. Águia Preocupada19/4/21 22:18

      Infelizmente disseste toda a verdade em poucas palavras.
      Eu estou a fazer o luto... E já vai avançado!

      Eliminar
  14. Não é quase que apetece dizer, é a mais pura realidade. Os benfiquistas têm o que merecem. Passaram os últimos 10 anos a assobiar para o lado, passaram o último ano a fazer de conta e continuam a dar palmadinhas nesta direção e rumo do Benfica.

    É bem feito. Não há que ter medo de o dizer... embora seja triste uns serem arrastados por outro.

    Quer se queira quer não... e entristesse-me dizer isto... O Benfica morreu. As eleições passadas foram a última hipotese. Ao não tirarmos o Vieira nas últimas eleições cedemos poder ao metodo de voto e garantimos que Vieira só sai se e quando quiser.

    A única experança seria o Sporting e o Porto morrerem, mas, o Vieira fez um optimo trabalho em impedir isso mesmo. A única outra esperança era o Porto e o Sporting não conseguirem desportivamente, mas, entre o desmantelamento do Benfica e o deixar o Porto mandar novamente como nos famosos 30 anos de Porto, Vieira fez um optimo trabalho em impedir também esta hipotese...

    Quer queiram quer não... a não ser que aconteça algo que não se consiga dislumbrar de momento, tipo Vieira ir preso (lol), o Benfica clube morrreu.

    ResponderEliminar

  15. Quase que apetece dizer que a maioria dos benfiquistas merece o que está a acontecer.

    Shadows nao e o quase! eles merecem mesmo ter o Benfica que tem,a minha vida ja vai um bocadinho longa e nunca vi um Benfica tao a deriva como agora remember TITANIC nada o faria ir ao fundo e bastou um bloco de gelo e la se foi o principe dos mares por agua abaixo,o Benfica pode-lhe acontecer o mesmo de tao mal governado que esta no tempo do RGS ja se contratava camioes cheios de jogadores jogadores esses que mal os conheciamos e pouco tempo depois eram despachados a qualquer preço e ate alguns dados,as asneiras ja vem muito de traz mas os 62% antes eram 90 e tal tem baixado mas quando descer abaixo dos 50% o Benfica esta ao nivel do GIL VICENTE mas o que e que esperavam um tipo como dizes que nao fala ingles que tem a quarta classe pronto um colega ai mais acima disse tudo socios de merda dirigentes de merda aceitam tudo o que o Vieira lhes impoe,so que porque vendeu uns jogadores bem vendidos construio um estadio um centro de estagio e ai esta o melhor presidente do seculo tontos de merda nao querem ver o resto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Estádio foi inaugurado antes da 1a eleição do Vieira.
      O Centro de Estágio foi projecto do Vale e Azevedo que adquiriu os terrenos para o efeito.

      Eliminar
  16. ...Caro Shadows...permita-me a opinião:em 1º lugar deveria ser feito uma sondagem aos sócios Do BENFICA para que em votação possam dizer se aceitam ou não a possibilidade de Do Benfica fazer parte da nova liga!!posto isto ,digo desde já que sou votante a favor da entrada Do GLORIOSO,sabendo que os dois 1ºs anos seriam o alinhavar do que será o futuro(já irreversível) de um campeonato entre os colossos de vários Países e assim O BENFICA sair desta merda de CORRUPTOS!tal como escrevi anteriormente o futuro passará pelo BENFICA jogar numa outra liga que não nesta merda de país!!!e acredite que já não vai haver retorno:esta uefa de corruptos que apoiam clubes como os criminosos organizados do porto;JÁ ESTÃO EM AGONIA....abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que quer o Benfica da 2a divisão europeia na Super Liga?

      Eliminar
  17. Futebol dos artistas deu lugar a futebol dos chulos e proxenetas!

    Benfica de Vieira encaixa que nem uma luva neste conceito / filosofia de Superliga... o que os move não é amor, paixão, nem devoção, mas sim uma ânsia crescente e viciosa de ambição, poder e dinheiro!

    Futebol há muito que deixou de ser jogado com amor à camisola, e vontade constante de ganhar, para passar a ser vaidade e construção de egos individuais, alicerçados numa guerra constante de empresários! Hoje em dia miúdos de 10 anos já têm empresário... um proxeneta para o resto da vida!

    Outrora havia um TODO, com grande espírito de equipa e entreajuda, hoje em dia, resta a soma das partes, em que cada um quer prevalecer em relação ao outro.

    Vieira está para o futebol, como o estão, os Glazers desta vida, à excepção de não ter a conta bancária destes. De resto, o conhecimento e respeito pelo passado, bem como o amor ao clube é práticamente nulo!!

    Benfica e Futebol, estão à deriva há muito! Business business! O único factor para se apostar na academia do clube, desejo de ter mercadoria fresca para exportar para aa big 5! Sucesso desportivo?? Irrelevante, "não se pode ganhar sempre" by grande presidente Luís Filipe Vieira.

    RIP Benfica / Futebol

    ResponderEliminar
  18. Se esta Liga Europeia começar realmente, a Liga dos Campeões acabará. É uma questão de tempo...

    ResponderEliminar
  19. Está tudo dito neste texto das 21.40.

    ResponderEliminar
  20. O texto só tem um evidente lapso, que me custa, e muito, apontar: o SLB, que com o meu saudoso pai aprendi a de apelidar de Glorioso, não é, nem de perto, um clube da terceira divisão Europeia. Lamento, mas nem isso., e a história dos últimos cindo anos mostra isso.

    ResponderEliminar
  21. rgs tem razão quanto mais fortes fomos na europa mais bem posicionados estaremos nas futuras competições a serem criados pela uefa.

    neste caso é completamente indiferente porque os clubes convidados foram pelo seu poderio financeiro e não pelo desportivo.
    porque quer milan quer o inter tem tido um percurso desportivo nos últimos anos talvez ainda pior que o nosso.
    mesmo o tottenham só nos últimos dois anos, já o ajax até nem tem sido mau e também nem sequer foi incluído.

    mas ao contrario do que alguns acham não existe só o don sebastião rgs existem mais sócios que pensam o mesmo isto para alem de que saber fazer bem o diagnostico e ter uma boa visão para o futuro também não é sinonimo de ter qualidade, ou capacidade, para o executar como é o caso.

    ResponderEliminar
  22. se o BENFICA for convidado e fizer parte dos 15 efectivos, o BENFICA tem a obrigaçao de aceitar pertencer a esta superliga.

    era a maneira de nos livrar-nos de uma vez por todas do anti- BENFICA reinante na comunicaçao social corrupta portuguesa, da fpf e liga portuguesa mafiosa e da uefa vigarista onde os guilhermes aguiar, os craveiros, os mortagua e os gomes usam da sua influencia para nos roubarem.

    eu digo SIM A ESTA SUPERLIGA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo tudo aquilo que disse...clap clap clap. Se esta for a nossa independência para nos livrarmos desta corja de comunicação social, desta liga corrupta, que seja. O bufas vir a público dizer k tinham sido convidados mas REJEITARAM, não foi inocente. Ele já sabe k o Glorioso vai ser convidado, penso eu do que... Dor de corno, pois com a entrada em ação do novo patrocinador Joaquim Oliveira e a vontade de nos retirar dinheiro com a centralização...É Tanta! K se fod%&* todos

      Eliminar
  23. Jose Vieira20/4/21 11:19

    A culpa de toda esta decadência futebolística, e moral, do Benfica é dos seus sócios, que estupidificados e burros ao infinito permitiram que o escroque do presidente manietasse o Clube e o deixasse ser joguete dos donos da bola portugueses, que são os que odeiam o Benfica e o temem na sua força potencial.
    Por ora estão descansados. Têm à frente do Clube quem os defenda a eles e amordace o benfiquismo.
    Meu pobre Benfica, merecias sócios muito melhores e mais esclarecidos!
    Enquanto esses burros não acordarem e deixarem que o Clube volte a ser dos benfiquistas de coração e amor ao Clube, definharemos lentamente. Estamos moribundos há muito!

    ResponderEliminar
  24. "Não foi este o caminho que escolheram para o SL Benfica?"

    Foi? Contaram os votos das eleições 2020? Não. Então, não digam que os sócios escolheram o Vi€ira!

    anti-antis

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking