O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 31 de janeiro de 2021

Rui Costa em Entrevista 3a feira na BTV (19h): O que me preocupa e o que deveria ser perguntado!

. 13 comentários
A data não será ao acaso, depois do jogo com o SportingCP, mas isso é um princípio básico da comunicação e que só demonstra inteligência de quem lidera agora a comunicação do SLBenfica.

No que me diz respeito, numa entrevista destas não me preocupa falar da bola que entra e na que sai, como já tinha exposto no tópico #VASSOURADA, o que está em causa de momento é o futuro do SLBenfica.

Quem olha para o clube vê neste momento um brutal desnorte e, pior ainda, um aburguesamento de quem se considera inquestionável. Neste momento ninguém assume erros e falhas, ninguém reconhece o que está por fazer e, pior que isso, todos conhecem a estrutura de comando mas ninguém entende quem realmente comanda.

Os próximos 3 ou 4 anos serão complicados a nível de valores emergentes no futebol de formação. Se nos últimos anos víamos "a léguas" despontarem jogadores muito acima da média em que "craques" como Felix, Ruben Dias, Florentino, Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches... e mesmo antes com Bernardo Silva, João Cancelo e até jogadores que não sendo craques eram bons jogadores como Diogo Gonçalves, Gedson, David Tavares, Helder Costa, Ivan Cavaleiro, etc...

... a realidade é que, em geral, as gerações de 2000 a 2003 (as que estão agora a ascender dos juniores) são bastante modestas na qualidade e quantidade de jogadores - não apenas no SLBenfica, mas em geral em Portugal. Há, obviamente, "bons jogadores", mas dificilmente veremos surgir craques.

Isto terá, forçosamente, de alterar drasticamente a política desportiva e o Scouting deveria ser hoje em dia um pilar de enorme credibilidade dentro do clube, mas acima de tudo fora do clube.

O SLBenfica tem que assentar o seu projecto num nome forte e num líder. Podemos todos dar a nossa opinião sobre se é o Rui Costa ou qualquer outro... eu parece-me que OU RUI COSTA SE ASSUME COMO LIDER (e "força" Luis Filipe Vieira a entregar-lhe o bom e mau de isso acontecer)... OU RUI COSTA ASSUME QUE NÃO É O LIDER E QUE O SLBENFICA NÃO O TEM.

Esta, para mim, é talvez a grande questão central que eu gostaria de ver esclarecida: QUEM É O LIDER!?

E não me venha Rui Costa com "tretas e vergonhas" de que tudo é tratado entre o Presidente, o Rui Costa e Jorge Jesus... que trabalham todos muito e são 24h por dia... TRE-TAS! Isso é uma boa forma de não haver um líder, um responsável!!!!

Como diria o tripeiro vergonhoso: DIGA UM! DIGA UM!... Caro Rui Costa, na próxima terça-feira tenha coragem de se assumir como Lider! De assumir que o futebol do SLBenfica tem um líder e que esse líder se chama Rui Costa - Chega de se esconder atrás do Presidente e aparecer apenas para os abraços e prestígio... O Benfica precisa de ter um líder no futebol... e Luis Filipe Vieira pode até querer mas não é nem nunca foi um homem do futebol, aspecto onde é tremendamente incompetente.

Esclarecida que seja a questão da liderança, é importante que seja clarificada a estrutura. Quem é a equipa do líder para elementos tão fundamentais como:

- Fisiologia e Alto Rendimento: BenficaLab
- Scouting Profissional e Não Profissional - Qual o grau de independência de caprichos/nomes de um treinador existente neste departamento central e cada vez mais estratético?
- Futebol de Formação - qual a relação de Pedro Mil Homens com o Director Geral e o Director Desportivo na definição do modelo de trabalho e estratégia de formação?
- Direcção Geral do Futebol - Qual o modelo de relação com o Director Desportivo / Lider do Futebol?
- Direcção Tecnica - qual a relação de Pedro Marques com Luisão, sendo que são os directores técnicos do futebol de formação e profissional?

Deixei a questão do BenficaLab e do Departamento Técnico porque entendo que Rui Costa deveria tentar explicar o que se passou para um clube altamente profissional como o SLBenfica ter tipo - de longe - a maior taxa de contágio da I Liga e uma das mais altas do futebol profissional a nível mundial. Penso que apenas 4 ou 5 jogadores da estrutura principal (incluindo staff) não foram infectados. Rui Costa tem que ter uma explicação para isto... 

... O SLBenfica confia na UniLabs face ao que foi evidente no caso do SportingCP? O SLBenfica como estabelece uma comparação com surto que afectou o futebol principal qual não há casos nem surtos de destacar na formação, que tem como quartel general o mesmo espaço: O BenficaCampus?

Qual a posição do SLBenfica sobre esta questão na Liga Portuguesa?

Muitos podem querer ouvir falar de Jorge Jesus, de golos e classificações... mas eu entendo que o principal está mesmo na questão organizativa e que Rui Costa não se esqueça que, pela primeira vez, é um dirigente eleito... que está no SLBenfica porque os benfiquistas quiseram e votaram nesse sentido.

Que pela primeira vez se estabeleçam metas e um modelo estratégico para o SLBenfica e isso passa pela definição do modelo organizativo e de liderança. ALGO QUE ACTUALMENTE PARECE SER DE DESNORTE E DESGOVERNO TOTAL!

Outro elemento importante é entender a política de comunicação do futebol profissional com os orgãos da Liga face aos acontecimentos. Vemos adversários ser beneficiados e "empurrados" em jornadas em que o SLBenfica é prejudicado... e vemos o SLBenfica ser a única equipa dos primeiros dois terços da tabela nos principais campeonatos europeus que... não tem um único penalty a favor assinalado na Liga. Vemos o problema do COVID e os escândalos dos testes.

... Porém vemos um Benfica calado! Amorfo... sem chama e sem liderar a narrativa nacional. O que tem Rui Costa a dizer disto?

Outro vector importante tem a ver com as receitas do futebol. Tendo uma massa critica de sócios e o poder sobre as suas transmissões televisivas, o SLBenfica não fez qualquer iniciativa digital ao longo do ultimo ano. As bancadas da Luz não apresentam qualquer oportunidade de incremento de receita, não foi feita qualquer iniciativa de relação com os fans / sócios. Porquê?

Espero não ver nesta entrevista cair-se na mensagem populista ou não mensagem de guerrilha... nas desculpas ou nas mensagens de esperança e "bora lá que vai melhorar".

Ninguém quer mais do que os benfiquistas melhorar, mas a única coisa que se consegue fazendo as mesmas coisas são os mesmos ou piores resultados.

Também não quero ver lavar roupa suja! O Benfica tem um treinador... não vale a pena falar em defesa do treinador. Ele tem contrato e a menos que por vontade própria ou por o Benfica considerar que não tem capacidade para continuar o projecto... não vale a pena fazer a apologia do criticado.

Reitero que Jesus não é o homem certo para um ecossistema de colaboração e liderança de alto nivel como o de uma estrutura que tem que ter diferentes lideres a trabalhar em equipa. Mas o erro está cometido e todos acharam que era uma boa ideia.

Eu tenho a minha ideia para o futebol do SLBenfica caso o clube e/ou o Jorge Jesus entendam que não há condições para continuar este caminho - e espero e desejo que o treinador se recupere muito rapidamente eu já aqui disse que o SLBenfica deveria aproveitar essa transição para mudar o modelo e preparar o SLBenfica para 5 anos que irão ser muito duros no que diz respeito à maximização de receitas e à mudança dos paradigmas dos eventos de massas

Entendo que o SLBenfica deveria apostar em Rui Vitoria para Director Geral do Futebol e Vitor Pereira para treinador do futebol profissional. Mas isso são contas de outro rosário que, caso não ocorra rapidamente, possivelmente nunca acontecerá porque cada um seguirá para as próximas etapas das suas carreiras em breve...

E tu? Queres dizer-nos a que gostavas que Rui Costa respondesse (sem perguntas parvas que todos sabemos não podem ser colocadas e que tu que estás desse lado se tivesses com ele em frente a uma camera de televisão - enquanto benfiquista - também não as colocarias)...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Caro Rui,

    Como membro da direção do Benfica o que tem a dizer à constante, persecutória e incompetente actuação das equipas de arbitragem?
    Valerá a pena contratar jogadores e treinadores a peso de ouro, se depois nem uns, nem outros se sabem queixar de faltas sofridas e penalties evidentes?

    Pp

    ResponderEliminar
  2. Rui Costa não é Líder. Um Líder não se põe como bem dizes escondido atrás do PR.

    Liderança e Rumo é o que faltam no SLB seguido por uma Equipa de gestão desportiva, financeira, estratégica.

    Se - presumo que seja o Hélder Conduto o jornalista - perguntar sobre estes temas, o Rui Costa afunda, porque palavras sem conteúdo mesmo que - como espero - ganhemos na 2a, estão chateiam demais.

    Ou será esta entrevista uma armadilha ao Rui? Opiniões próprias não são nada bem vistas no vieirsmo.
    Mas RC líder é que não é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/2/21 08:04

      A peimeira peegunta era:
      Rui Costa, acha que está aqui por mérito próprio ou apenas poruqe o Benfica está na mó de naixo e o presidente nestes nomentoa foge cono rato de navio a afundar?
      Porque se presta a este papel? Não terá já independência financeira para viver pela sua cabeça?
      Poupe-nos a todos e asuma-se dizendo de que lado está, eu já tirei as minhas conclusões cumpre-lhe mostrar ao universo benfiquista (não dos 62%) que estamos errado...ou certos na nossa percepção, tem a palavra sr Rui Costa.

      Eliminar
  3. Algumas das muitas coisas que gostaria de saber:
    Ainda recebe ordenado?
    Qual o papel e responsabilidade que tem nas contratacoes. Ferreyra, Castillo, Caio Lucas, RDT, Conti, so para falar de alguns. Morato, 6 milhoes para a equipa B!!!??
    Quem escolheu? Quem da a cara?
    Como explica a enorme e crescente perda de qualidade do plantel nos ultimos anos? Erros ou escolhas estrategicas? Que responsabilidade tem?
    Como explica que nao haja um lateral direito de nivel desde Nelson Semedo?
    Como ve e o que pensa das decisoes guiadas por luzes, nomeadamente em relacao aos treinadores?
    Que papel teve? Opiniao? Deu ou calou?
    Porque o SLB deixou de apostar nos jogadores da Liga nacional que se destacam? Taremi, Zaidu, agora Eustaquio do Pacos?
    Nuno Santos? O que levou a que o deixassem ir para os lagartos?
    Recebe comissoes?
    Eleicoes sem recontagem dos votos. Que acha?
    E fico por aqui.

    Infelizmente vai ser mais uma entrevista encomendada.
    Gostava era de o ver a ter a coragem e Benfiquismo para ser entrevistado na BTV por um grupo nao escolhido de adeptos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui

    1- Concorda com um plantel de 17 indiscutíveis e mais 7 da formação já com experiência?
    2 - O clube tem uma dezena de jogadores identificados por posição completamente avaliados e com preço d emercado atualizado?
    3 - O clube tem um departamento de estudo do jogo e que apresenta soluções à equipa técnica?
    4 - O clube tem um plano de desenvolvimento dos jogadores da equipa B, identificando um por posição de forma a dar-lhes a titularidade "permanente" para estarem preparados para a equipa A?
    5 - O clube tem um departamento de análise do jogo que devolve informação a cada atleta com os aspetos positivos da sua performance em cada jogo e apresenta os erros aos atletas com um plano individual para melhorar essas lacunas?
    6 - Acha importante ter um núcleo duro com qualidade a manter-se no plantel por meia dúzia de épocas, uns 7 ou 8 jogadores.

    Se puderem mandar isto para a BTV em nome do blog eu agradecia, enorme abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma quais são os custos anuais com os atletas que não fazem parte das equipas a e b - últimos 5 anos (total e parcelar)

      Eliminar
  5. As palavras usadas neste texto, o facto de nao haver erros tanto em palavras como na construçao das frases, mostra claramente que o autor foi outro.

    Luis Borges

    ResponderEliminar
  6. Duvido que lhe façam sequer perguntas. Vai ser texto programado. Por falar em texto, este post nem parece teu, mesmo nada

    ResponderEliminar
  7. Pergunta a Rui Costa.
    Rui és conivente com o lesa constante do Benfica, não bates com a porta porquê??? A mamã é demasiado boa, não te esqueças é que a teta da vaca do Benfica está a secar...

    ResponderEliminar
  8. Pergunta a Rui Costa.
    Rui lidas bem com o facto de seres muito menos importante na estrutura que o boaventura e o catao?

    ResponderEliminar
  9. Eu gostava de perceber melhor qual é a sua função actual? Se está a ganhar algum salário? Que valores? É o porquê da sua ausência ou de qualquer membro da chamada estrutura para defender o clube do que temos visto que passa desde os casos covid (inexplicável um clube profissional de elite)/unilabs/fpf/liga? Qual a explicação possível para o serviço de comunicação do clube mesmo com alteração do director de comunicação ser inexistente?
    Quando é que alguém vai comentar o que se passou a época passada? Quem está encarregue das aquisições e vendas? Porque compramos inflacionado? Porque pagamos comissões a quem não tem ligação com o jogador? Porque é que o Mendes tem de ser solicitado e tem direito a comissão mesmo quando não é jogador dele até para renovações de contrato? Qual é a sua opinião em relação a esse parceiro estratégico que na hora de salvar o Porto estava lá a vender o Fábio Silva e companhias aos clubes da sua roda?
    Mais uma vez, o que se passou na época que findou?? Como é que passamos do Lage ao Jesus? Como é que se renova um contrato ao treinador e passado uns meses temos um presidente a dizer que já andava em negociações com o Jesus? Qual é a estratégia para o futebol? Porque é que uns têm de jogar com juniores e outros vão buscar todos? O ano passado foi pedido o Waldschmidt para colmatar a venda do Félix e acabou por não vir ninguém para o seu lugar. Quem tem ganho com as contratações disparatadas que se têm feito nas últimas épocas?
    Financeiramente fala se tanto de uma saúde financeira e como explica que essa só seja possível com um adiantar de receitas de televisão e empréstimos obrigacionistas? Uma saúde financeira que até para comprar um Veríssimo por 6.5M precisamos de pagar em vários anos??
    De quem foi a decisão de emprestar o Vinicius? Jesus, Vieira ou Mendes? Quem é que ficou a ganhar com este empréstimo? O competidor director na liga Europa?
    Como é que explica o Dantas no Bayern? Primeiro começam por o encostar num jogos iniciais da B e fazem passar a imagem que nem era escolha e poucos jogos iria fazer quando acaba de vir duma época de imensos jogos em que inclusive nos leva a uma final na youth league... Depois a comunicação do Benfica/presidente passa a mensagem da inexistência de uma cláusula de compra quando foi das mais baixas de sempre (7.5M) para um jogador capitão e dos mais promissores da academia.
    Que explicação tem para hoje a BTV ser um veículo de propaganda/defesa do presidente e não ter acompanhado as eleições? Como é possível ir contra os estatutos e fundamentos da democracia do clube e não haver contagem dos votos? Numa altura que tanto se falou e temos processos em tribunal da prática de pirataria e vemos passada a imagem para acreditar que os votos informáticos é que estão bem? É de uma incongruência e hipocrisia que é mau demais para acreditar.
    Porque recusaram o retorno de jogadores que sentem o clube como o Renato Sanches, David Luiz, Gaitan..etc? Mas temos dinheiro para investir noutros como Weigl, Otamendi, Vertoghen.. E muitos piores que entretanto por cá continuam, já saíram ou até ainda continuam emprestados a outros clubes.
    O que me tem a dizer das modalidades? Apenas entramos por desporto ou tudo o que o Benfica entra deveria ser para ganhar?!
    A próxima época é verdade que vamos deixar de ter os jogos na BTV? O que me tem a dizer da venda dos direitos de transmissão em conjunto por parte da liga/fpf estarem a ser encaminhados? O Benfica está a salvaguardar os seus interesses ou é mais um negócio como o da NOS que depois iria ser revisto/renegociado e nunca acabou por acontecer..e acabamos não apenas por sobrevalorizar os contratos dos adversários directos como a receber menos que eles.

    Como um dos utilizadores acima disse, gostava era de ver esta entrevista sem estes timings planeados e a ser conduzida por algum adepto/sócio que realmente sentem o clube e sofrem nestes momentos pela inoperância que reina aí.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo1/2/21 15:07

    nem sempre concordo com o que vais escrevendo, mas faz parte e netre a opinião de muitos algures no meio deve estar a verdade.
    mas no que diz respeito a este texto explica ipsis verbis o que eu tamebm entendo ser o mal que tem levado o Benfica a arrastar-se por caminhos de lama nos ultimos anos.

    Parabens pela lucidez.

    SLBDOPOVO

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/2/21 20:53

    Lindo ver como o SLPOVO esta a cair ... so falta a descida de divisão . O que tudo diz que e bem possivel . Viva ao Orelhas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking