O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O SL Benfica não tem estratégia nem rumo

. 32 comentários

 


Infelizmente, os motivos que me levaram a festejar a saída de Jorge Jesus no passado são os mesmos que agora me dão uma amargura imensa pelo fraco futebol e falta de amor à camisola que se vê neste plantel, bem como a incompetência e falta de dimensão de Jorge Jesus para ser treinador do Sport Lisboa e Benfica.

Se bem se lembram, na altura era dos poucos que não via em Jorge Jesus aquele treinador de classe mundial que a imprensa vendia e a maioria dos adeptos do SL Benfica comprava.

Esta temporada, à imagem de quase todas as outras em que treinou o SL Benfica, Jorge Jesus recebe um investimento como nenhum outro treinador usufruiu na história do clube. Pelo contrário, Rui Vitória e Bruno Lage só viram sair os melhores jogadores sem substituições à altura.

A visão de treinador de segunda categoria fez com que logo de arranque perdessemos 50 milhões, no mínimo, com a eliminação perante o PAOK, esse colosso do futebol mundial.

Depois veio a gestão miserável e o discurso à Felgueiras com serviços mínimos e tentativa de transformar a Liga Europa numa Champions.

Sofremos golos de todas as formas e feitios. Não temos uma equipa mas sim um amontoado de jogadores. Temos um treinador que rebenta fisicamente com os jogadores nos treinos mas depois queixa-se de ter muitos jogos. 

Mas a falta de competência ultrapassa o treinador de segunda categoria.

Olhamos para qualquer equipa minimamente profissional e com meios idênticos aos do SL Benfica e vemos que qualquer jogador que passe um ou dois anos no mínimo no clube evolui fisicamente e aumenta a sua massa muscular e capacidades.

No SL Benfica, com Benfica LABS e outras fantochadas, entram lingrinhas e saem lingrinhas. Não há evolução física, não há trabalho específico para aumentarem a capacidade física e muscular.

Voltando a Jorge Jesus, assistimos ao mesmo de sempre também nas conferências de imprensa. Parece que o clube é dele. Sem travão ou noção de que é apenas uma pequena parte de algo muito maior que qualquer um de nós.

Esta situação comprova em como não há uma hierarquia definida no SL Benfica. Ou há, mas só para os negócios. De resto, Jorge Jesus diz e faz o que lhe apetece sem ter que responder a qualquer director desportivo sequer.

Já agora, Rui Costa já parou de receber o vencimento da SAD ou estamos também aí a cometer outra ilegalidade, e grave?

É que Rui Costa continua a não ter ou sequer demonstrar qualquer papel no SL Benfica senão ser um enfeite que valida tudo o resto.

Vejo muita gente preocupada em falar dos outros, mas curiosamente ninguém fala das vezes que o FC Porto já foi levado ao colo esta temporada. Não vamos fingir que não sabemos a realidade. O FC Porto depois de mais de 100 milhões de prejuízo precisa novamente de ser campeão. Já lhe demos o bonus de ir directo à Champions e ficar com todos os direitos televisivos da referida competição.

Pelo silêncio do SL Benfica, em especial através dos canais próprios de comunicação do futebol português, parece que queremos mais uma vez salvar o FC Porto da bancarrota.

Como se tem visto, há uma pressão internacional enorme para uma reformulação mais rápida dos quadros das competições internacionais. Com o SL Benfica pela segunda divisão europeia e o FC Porto a ser levado ao colo para a Champions sem oposição por parte do SL Benfica, quem pensam que Fernando Gomes vai indicar como clube português a entrar directo em qualquer nova formula?

Para finalizar, os jogadores do SL Benfica bem como a sua equipa técnica têm que interiorizar que têm de esfolar-se todos em campo! Suar a camisola! Correr e bater-se como se tudo fosse uma final.

Lembram-se do que escrevi quando as competições retomaram após o confinamento de Março/Abril?

Que enquanto as competições não tivessem público veríamos as vedetas em sub-produção e os jogadores de qualidade intermédia a subirem de produção e a darem muita luta. (Claro que excluo o Pizzi deste grupo porque as suas exibições são medíocres com ou sem público).

Vimos isso na Champions em Lisboa e estamos a ver isso um pouco por todas as competições na Europa.

Portanto, há muito a fazer no SL Benfica e pouco tempo para o fazer.

Mas uma coisa é evidente: Jorge Jesus tem que ser despedido o quanto antes.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. "entram lingrinhas e saem lingrinhas"


    É mandá-los para o Estrela para ganhar caparro. 😂😂😂😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha!! Pelo menos tinham que correr e ter cara de maus senão assim que saissem dos treinos estavam feitos! :)

      Eliminar
  2. Elejo como responsáveis: Jorge Jesus e os associados, ilibo a Direção porque fazem o que fazem há mais de uma década, falo de péssimas planificações dos planteis. Virão aí os defensores do Dono, como se ele precisasse deles, coitados. Ganhar tão pouco em Portugal com o dinheiro que o Benfica gera devia envergonhar qualquer pessoa inteligente que apoiasse esta Direção, mas lá está estou a falar de inteligência.
    Digo-te amigo estou numa tristeza de Vietnam imensa, tenho 50 anos e queria tanto voltar a ter o Benfica do Lage, daquela segunda volta extraordinária, estou num tristeza imensa por esta mediocridade e incapacidade instaladas, estou super triste e "derrotado". Ver isto, eu que tanto amo o futebol é como que um filme de terror, quem com eu ama o belo no jogo isto é... "inadjetivável".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo tudo o que dizes, mas nunca aceitarei essa palavra "derrotado". Pode parecer difícil mas o SL Benfica somos todos nós e é por um SL Benfica à sua altura que temos que lutar, por muito difícil que pareça.

      Eliminar
    2. Tenho em mim o sentido crítico e o desejo de soluções, neste caso soluções não vislumbro. Será o que for independentemente dos investimentos, já deixei de sonhar com a vitória no campeonato ou na Liga Europa, entrego os meus sonhos ao que for.

      Eliminar
  3. "Mas uma coisa é evidente: Jorge Jesus tem que ser despedido o quanto antes." - Shadows, ganha noção, por amor de deus.

    Fdx, vocês aqui estão sempre a (tentar) escavacar o Benfica. Porra...

    O JJ será despedido se existirem motivos para tal. Até ao momento, simplesmente não há, nem nada que se pareça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesquita, quem está a escavacar a temporada do SL Benfica sabemos bem quem é. Vamos tomar decisões quando tudo já estiver perdido?

      Eliminar
    2. Desculpa shadows mas despedir o jj era uma decisão pior que a sua contratação. Acredito que neste momento o futebol só pode melhorar. Vamos lá ver se dá para o título.

      Eliminar

  4. A estratégia é a de sobrevivência do LFV, o resto é treta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quer dizer que houve tempo em que chegava?

      tu queres ver que...

      Eliminar
  5. "O SL Benfica não tem estratégia nem rumo"

    Concordo com esta frase. A muito tempo que o Benfica desenvestiu no seu plantel. Jogador que dá nas vistas é logo vendido. Mas com o dinheiro dessas vendas, não se investe em jogadores de qualidade.

    Já não se investe nos Di Marias, Gaitans, Salvios, Enzos... jogadores que custaram 10 milhões. Salvio custou 12 milhões se não me engano. O porquê de não voltar a apostar neste tipo de jogadores, com custo/idade benéficos para o Benfica tanto a nível desportivo como financeiro. Será que este tipo de jogadores já não existem nas argentinas, brazil.... Um dos melhores laterais esquerdos do mundo da actualidade, um tal de Alphonso Davies é canadiano. O Haaland do Dortmund jogava no Molde. Onde anda o scouting do Benfica. É aqui que começa o grande problema do Benfica.

    O Benfica descapitalizou a equipa. Vendeu os melhores jogadores (sabemos que isto tem que ser feito, não é nenhuma critica), mas ao mesmo tempo à que reforçar a equipa com novos jogadores. Mas o scouting tem falhado, pois os que tem vindo, não são iguais aos que saíram. São mt piores. A que em primeiro lugar, reforçar a equipa de scouting. Ter um director desportivo que saiba de futebol, o director desportivo que o Benfica tem neste momento são LFV e Jorge Mendes. Os jogadores que entram são para efeitos contabilísticos, gerar números e comissões. Não para dar valor à equipa.

    Mas neste momento o problema do Benfica é grave. Mt grave. Não temos equipa. Estou a ver o Benfica nos próximos anos, estar uma série de anos sem ganhar nada como já aconteceu. Podemos olhar para o nosso rival SCP, sem dinheiro, está a criar uma equipa, que pode não ser campeão, mas vai dar luta até ao fim. Com tostões foi buscar jogadores, que entravam de caras na equipa do Benfica. Porro? Não é bem melhor que Gilberto? Pote, não entrava de caras nesta equipa do Benfica? Nuno Santos? Não dava um bom suplente? Palhinha? Não era um 6 que dava jeito? Ainda ontem, contra o Paços, um tal de Tanque Silva, não podia jogar no Benfica? É pior que o Sefevoric? O Oleg? Não é melhor que o Tavares?

    Mandar o treinador embora não é solução. Ia embora e dps? Quem vinha? O Pepa? Conseguia dominar as vacas sagradas que estão no Benfica e que tem que jogar sempre? E quantos milhões custaria mandar Jesus embora? Há sim, que mandar embora uma série de vacas sagradas (Pizzi, Almeida, Grimaldo...) Estão neste momento a mais no Benfica. Com bons ordenados, estatuto intocável...

    Este sim, é o verdadeiro problema do Benfica. Problema esse que LVF não conseguiu ver, ou viu e pensava que se resolvia com "luzes".

    LFV até disse em tempos, quando despediu R.Vitória que ainda íamos ter saudades dele. É porque sabia de algo. A culpa não foi de R. Vitoria, nem de Laje, nem de Jesus. Ou estes 3 treinadores não valem mesmo nada?

    E por aqui me fico. Mas ainda havia mt mais para dizer.

    Saudações Benfiquistas.
    NSilva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pego na questão das vacas sagradas. Sabes porque são difíceis de domar? Porque o respaldo à sua indisciplina vem de cima. Por isso eles fizeram o que fizeram a Rui Vitória e a Bruno Lage, apesar dos erros próprios dos treinadores.

      Eliminar
    2. Porque raio o problema está nos jogadores ? Querem ver que até o JJ é obrigado a os pôr a jogar? Ainda para mais dois dos melhores laterais em Portugal. Desde que o AA se lesionou o Benfica não foi mais o mesmo.

      Concordo mais com a política atual de scouting, isso sim é um tema que se deveria discutir.

      Eliminar
  6. Jerónimo7/12/20 17:32


    O problema dos lingrinhas é resolvido em Munique.
    Enviam-se para lá os jogadores, depois basta-os comprar.

    ResponderEliminar
  7. Olha lá mas quem achas que o Fernando Gomes vai indicar para representar Portugal na Champions?? O Porto, o único digno representante português na Europa, por muito que te doa a é realidade sem prestar vassalagem a ninguém, já agora opina quem deveria ir se não o Porto, não basta participar, tem que se competir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrade, vai dar banho ao macaco e desampara a loja.

      Eliminar
  8. ...Shadows...claro que este seu texto daria pano para mangas!!!...mas se me permite,vou apenas dar a sugestão que se contrate o treinador do Barcelona ou Real Madrid,isto só para me ficar pelo País vizinho!!!.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantas vezes não falei no Koeman? :) Mas estamos com uma geração de treinadores mais preparada e ambiciosa. O que não faltam são opções.

      Eliminar
  9. Que exagero, despedir já o Jesus? Parece-me precipitado, para já.

    Não quero com isto dizer que Jesus nesta época não tenha já falhado, falhou sim sr, e logo num dos mais importantes.

    Também não digo que estou deslumbrado com a nossa qualidade futebolística, para ser sincero estou mesmo é apreensivo, e o jogo de ontem só aumentou ainda mais a minha apreensão.

    Mas há dados a ter em conta, como por exemplo o resultado de épocas consecutivas em que não se construíram plantéis com critério, e actualmente temos no plantel provavelmente os "menos maus" que passaram pelo Benfica nos últimos anos.

    Há ainda algo que Jesus disse ontem, e é factual, as equipas que estão na Europa, sobretudo as da Liga Europa, não andam a produzir nada de impressionante em termos futebolistícos; e nós como é óbvio estamos nesse grupo.

    Mas há um dado que me parece relativamente positivo, e ao qual ontem o Jesus também fez referência na sua habitual fanfarronice: nós temos mostrado capacidade de recuperar os resultados, isso é mesmo verdade. Tirando aquele jogo estranhíssimo do Bessa, entre reviravoltas, recuperações, aumento de vantagens depois de a perdermos, e quase recuperações; eu conto 8 jogos em 9, só falhámos a 100% no Bessa, e não chegou contra o PAOK e contra o Braga; mas mesmo nesses dois jogos que perdemos, reduzimos a desvantagem.

    Claro que ao fim de três meses temos que jogar muito mais, mas o plantel é aquilo que os responsáveis actuais (Jesus incluído) e passados (Vitória e Lage incluídos) fizeram, ele não é o único, nem sequer o maior responsável. Além disso temos tido um calendário "maluco", e tivemos várias ausências neste último mês, seja pelas seleções, seja por castigo, seja por lesão, seja pelo Covid.

    Podemos e devemos ser exigentes sim sr, mas não andemos a brincar às épocas desportivas, se não habilitamo-nos a até nisso sermos cada vez mais parecidos com os nossos vizinhos, que às vezes ainda a época não dobrou e já vão no terceiro treinador.

    Atenção que isto não invalida a que daqui a duas ou três semanas, eu próprio não venha aqui a exigir a cabeça do treinador, mas desejo que isso não aconteça em algum momento desta época, ou de mais alguma(s) que ele esteja no Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. despedir o treinador?, eu diria que é impossível com os vencimentos que ele e a sua equipa auferem, mas posso estar enganado, talvez com um investimento de mais 100 milhões e o empréstimo do Weigl e do Waldschmidt e a venda do Darwin isto se endireite, estava a ser irónico, caso não seja percetível.
      Seja como for percebe-se que JJ sabe o que está a fazer, mas a uma distância do camandro, ele precisa de tempo.

      Eliminar
    2. Mark, vamos esperar que JJ enterre tudo para então depois o mandar embora? Não dá. Não podemos ter outra temporada de vergonha e entregar aos adversários as competições?

      Eliminar
    3. Ainda é cedo, Shadows. Não digo esperar para ele enterrar tudo. Vamos ter agora uma sequência de jogos teoricamente menos exigentes, vamos ver como é que a equipa joga.

      Também já estamos quase em Janeiro, e podemos ter alguns ajustes no plantel, que tal como disse, deixa muito a desejar. Claro que se durante estes próximo dois meses não ganharmos pontos ou cairmos em competições a eliminar, uma delas num só jogo, também defendo que se troque por um treinador que seja mais maleável, e que tenha perspectivas de evoluir no futuro, algo que duvido muito que vá acontecer com Jesus.

      Mas há dois pontos, um falado no texto e outro não falado, que queria trazer para aqui.

      Um (o do texto), que é a vergonha de todos mas todos os nossos adversários mostrarem jogadur com mais "físico" que os nossos, tenham eles 1,65m ou 1,90m. Não sei mesmo o que fazem lá no BenficaLab, ou o que é que a equipa técnica tão alargada do Jesus está a fazer, mas kgs de músculo precisam-se na nossa equipa.

      Outro ponto (o não falado), e que o Jesus até comentou ontem, o VAR, é que assim como quem não quer a coisa, o VAR que me lembre ainda não houve nenhuma decisão revertida em nosso favor... e não me falem da "gravíssima" falta do Gabriel no Funchal, quem viu essa falta curiosamente não viu o chapadão que o guarda-redes do Marítimo deu ao Ewerton. O mesmo se aplica às arbitragens, os nossos jogadores à segunda ou terceira falta é logo amarelo, os dos adversários às vezes nem à quinta ou sexta falta levam amarelo. Por fim, existe alguma regra nova no Futebol Português que proíbe penalties a favor do Benfica? É que até parece.

      Eliminar
  10. Caro Shadows,

    Concordo com quase tudo. Também acho que o Pizzi não tem qualidade para o Benfica, mas a tua embirração, comparando o seu desempenho com o de muitos outros, é manifestamente exagerada. É este o único ponto de discórdia.
    O nível de exigência dos sócios e adeptos do Benfica é baixíssimo. Não entendem, por exemplo, que quem está 10 ou 20 anos à frente, em matéria de competitividade na Europa é o FCP. E não fosse dar-se o caso de, como provavelmente no Benfica, alguém ter andado a encher-se com muitas comissões em imensos negócios questionáveis, o que conduziu a uma situação económico-financeira desastrosa, o FCP não daria qualquer hipótese também na frente interna.
    Já aqui comparei o fenómeno benfiquista à América do Trump - é impressionante a quantidade de pessoas que adere a alguém que é cretino, anti-democrático, mentiroso, incompetente que, de facto, não está à altura da organização que lidera.
    E quanto a Jorge Jesus, bem, só se engana quem tem memória terrivelmente curta, uma falta enorme de capacidade de análise ou se quer deixar enganar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

      Eliminar
  11. É a questão de jogadores vendaveis vs jogadores de qualidade. Isto quando se fala de jogadores caros.

    Também fui dos poucos a dizer que jorge jesus não é mestre nenhum de tatica. Ninguem que passe 6 anos a fazer coisas como a meter David Luiz a lateral vs Porto pode ser considerado tal.

    Foi e sempre será fraco e no benfica tem um pormenor que o torna ainda pior de quando estava no Sporting, por exemplo. Quer ser ainda mais vedeta e/mas tem medo.

    Só acho piada que os mesmos que criticaram Vitoria e Lage são os mesmos que vem agora pedir tempo e dizer que a culpa não é de JJ.

    Grimaldo desde a primeira lesão que nunca mais foi o mesmo, nem a defender nem a cruzar.
    Gabriel, falha mil passes por jogo. Volta e meia acerta um grande passe, mas, um jogador que está no meio campo e falha mil passes provocando constantes jogadas de perigo e as vezes nem ajuda...
    Tarabt idem.
    Pizzi so é problema porque é igual a tarabt e gabriel. Antes passava mais despercebido, especialmente quando vitoria o meteu a extremo, agora, 3 pizzi's. Fica impossivel.
    Matou Ferro.
    Disse adeus a Ruben dias.
    Pede vertonghen, otamendi e o frances e agora quer mais um.
    O Tavares não evolui defensivamente o que quer dizer que ninguem o está a treinar.
    O outro Tavares foi assassinado.
    O melhor meio campo ia ser Weigl e Florentino, pois não descansaram enquanto não despacharam o Florentino e o Weigl que tinha 92% de passes acertados no ano passado e era quase perfeito (segundo jesus) vai para a bancada.
    Pedrinho...
    Waldschmidt marcou, assistiu e jogou muito nas primeiras 5 jornadas e JJ achou melhor o começar a encostar...


    Quanto a Vieira e Rui Cost... é mais do mesmo, não há nada a acrescentar..

    Entretanto o projecto benfica foi-se... 1000M só em receitas extraodinarias de vendas de jogadores em 10 anos. Não há nada para ver...

    ResponderEliminar
  12. Os Andrades vao sempre ao colo, isso é o usual... mas arrisco-me a dizer que este ano, as vezes em que foram beneficiados eles perderam!!!
    Uma coisa também sei... é que eles correm pa caray... e a atitude deles e do treinador é de comer o jogo até ao fim, joguem bem ou mal... a abismal diferença de SLBenfica e porto é uma... ATITUDE!!!!
    Vir com árbitros é lenga-lenga dos verdinhos... esses nem a jogar 1x por semana se safam...

    ResponderEliminar
  13. É tão bom vir aqui e ver um post do Shadows,consegue ver o mesmo que nós vemos e sentir o mesmo que nós sentimos!!Obrigado Shadows!!Abraço!

    ResponderEliminar
  14. sobre o jejum não temos nada que não fosse espectável, agora as viúvas não venham é mostrar surpresa pelo fraco rendimento do bazofias.

    curioso é que quando o verissimo disse que não sabia quando é que os corruptos jogavam as viúvas caíram em cima dele e vieram logo com o argumento que com o bazofias nunca isto acontecia.
    pois eis que o jejum disser que não sabe sequer em que lugar estamos no campeonato mas agora pelos vistos já não é grave.

    ResponderEliminar
  15. Já estou farto de dar para este peditório... Mas enfim! Haja paciência! Sou daqueles que acho que o JJ é um bom treinador, mas burro como uma porta. Treinava uma equipa de músicos e veio treinar uma equipa de cantoneiros (com todo o respeito pela profissão!). Ainda não consegui perceber! Deve ter fugido do Covid Brasileiro! É uma explicação! Mas ando já a algum tempo com vontade de perguntar isto ao Shadows e a todos os "experts" na matéria e agradeço respostas;
    Quem foi o melhor treinador do SLB depois de Ericsson e Tony? Portanto 1994 até hoje! Quem foi o melhor treinador do SLB?? Dou preferência a uma resposta do Shadows!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela escolha da fotografia que escolheram para ilustrar o artigo. É uma das melhores e mais interessantes fotografias sobre o futebol português dos últimos anos.

    ResponderEliminar
  17. Shadows já que és o senhor de toda a sabedoria, espero que quando terminar este campeonato e o Benfica se sagrar campeão venhas aqui pedir desculpas com um post sobre um dos três melhores treinadores que já passou pelo Sport Lisboa e Benfica!


    Também podias colocar a foto do Lopetegui ajoelhar no Restelo empatando com o Belenenses sgrandosse o SLB campeão nesse ano.

    Ou colocares de todas as outras vezes que o JJ , foi campeão pelo SLB mas para ti a que valorizar o insucesso e nunca o sucesso!

    Vês e verás sempre o copo meio ou completamente vazio, espero sinceramente que não sejam tão duros no teu trabalho como és para com o JJ e outros treinadores do Benfica porque senão mudas mais vezes de parceira do que as mulheres da vida por obrigação de parceiro de que tanto os nossos amigos dragartos gostam para comprar tudo e todos.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking