O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Um muito melhor Benfica, mas AINDA não espero milagres

. 45 comentários


O Benfica que Jesus encontrou em 2009/2010 também era um Benfica desacreditado... Era um Benfica com um David Luiz que era o defesa esquerdo de Quique Flores (os centrais eram Sidnei e Luisão, emborem andam por aí umas almas que dizem que foi JJ que inventou um defesa esquerdo em Liverpool), um Coentrão que não contava para nada, um Cardozo que passara a época anterior no banco em detrimento de um tal de Suazo, um Di Maria que se preparava para mais um ano de banco em detrimento de um Reyes que já tinha acordo (rasgado por JJ) para ser contratado em definitivo...

JJ teve o mérito de recuperar esses “atores secundários” do Benfica de Quique, catapultar Aimar para um patamar exibicional indiscutivelmente superior, juntar-lhes Saviola e Javi Garcia e imediatamente o Benfica se transformou numa equipa de grande nível...

E era essa a fórmula que eu tinha esperança de voltar a ver este ano... Acreditava eu que talvez o Benfica do passado fosse um Benfica em sub-rendimento por culpa dos treinadores que tinha, e que este ano JJ tivesse a capacidade de trazer jogadores como Weigl, Rafa, Taarbat, Gabriel, Grimaldo para patamares mais condizentes com aquilo que potencialmente poderia ser o seu valor...

Mas não houve nesse aspeto revolução nenhuma até ao momento! Com pena minha, os jogadores continuam os mesmos, com as mesmas qualidades e os mesmos defeitos, e se houve inquestionável crescimento da equipa em termos coletivos tal deve-se ao dedo do treinador e aos reforços de qualidade que chegaram este ano, e não tanto aos que já cá estavam.

Por isso, o aspeto negativo aqui é que confirma-se que a performance desastrosa do Benfica nos últimos 3 anos (mesmo no ano em que miraculosamente fomos campeões) não foi mero azar e que o Benfica que JJ encontrou este ano era realmente um Benfica nas lonas e de muitas más escolhas, e que não se resolvia com 2 ou 3 retoques apenas como em 2009/2010.

O positivo é que a grande empreitada teve um bom início, e que Jorge Jesus trouxe possivelmente desde que saiu do Benfica (e 5 anos se passaram), finalmente 3 reforços que no espaço de 6 semanas já valem bem mais do que aquilo que pagámos por eles: Waldshmidt, Everton e Darwin. Para que conste, finalmente e após 5 anos de tiros falhados, o Benfica teve mesmo reforços!

A estes 3 BONS reforços junto Vertonghen, que no papel seria sempre uma excelente contratação (uma espécie de Mathieu do Benfica) mas que na prática começo a ter sérias dúvidas, já que fisicamente não parece capaz; e Ottamendi que não me parece ter sido uma escolha pessoal do treinador mas a forma possível de substituir Ruben Dias com alguém experiente que pudesse chegar e jogar no imediato; e Gilberto por 3 milhões, esta sim uma contratação que ainda antes do seu primeiro jogo já todos prevíamos que podia ter sido evitada!

Mas em suma, num plantel de um Benfica no qual se teriam de reforçar eventualmente 7 ou 8 posições no 11 titular, o Benfica teve meios financeiros para reforçar 4! É de esperar que este Benfica seja o Benfica demolidor de 2009/2010 no qual havia um 11 praticamente sem pontos fracos e nas quais as ideias do treinador podiam ser executadas quase sem falhas? Claro que não! Este, apesar de melhor, continua a ser um Benfica em construção!

Obviamente, haverá sempre aqueles que legitimamente não gostam do treinador que temos, mas não me parece justo que seja agora Jesus a pagar por todas as borradas que vêm de antes e que foram herdadas por si.

Como disse antes, foi já este ano com Jesus que finalmente temos claramente 3 reforços de inquestionável valor... Agora, não culpem JJ pelos 20 milhões do Pedrinho, pelos 20 do Weigl, pelos 16 do Rafa, pelos 8 do Gabriel... Esses são problemas para JJ resolver, mas não foi ele que os criou. 

Mais, e para corrigir já uma mentira que começa a ser fabricada:  Jesus não é o Senhor 100 milhões como já dizem por aí. JJ investiu 62 milhões em Walschimdt, Darwin, Everton e Gilberto. Não ponham os 20 milhões do Pedrinho no seu pacote também, nem 15 do Ottamendi que nunca existiram, para suportar uma falsa narrativa!

Resumindo, é hora de alarmes? Respeito a opinião de quem acha que é... Na minha opinião, não é. Basta olhar para aquilo que está a acontecer em outros campeonatos com outras grandes equipas, para perceber que o futebol da era Covid, com estádios vazios e jogos de 3 em 3 dias, numa época em que as férias de verão dos jogadores foram de uma semana apenas, vai deixar mossa.

Mais do que tudo, foi isso que vi na equipa do Benfica no jogo do Bessa de ontem: falta de pernas. Não me surpreenderia se já na quinta-feira Jorge Jesus descansasse o seu “11” frente ao Glasgow, para poder ter jogadores frescos para derrotar o Braga no fim de semana.

Qual é o maior problema de Jesus este ano? Obviamente o nível de exigência lá bem no alto característico de todas as equipas que treina (como se o ordenado dos treinadores ganhe jogos), mesmo quando essa exigência é irrealista para os meios que se tem ao dispor! Para mais quando não se tem um 11 sequer com a qualidade que alguns acham que tem, e que na hora em que se tiver de rodar a equipa, as alternativas serem de qualidade ainda pior!


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

45 comentários

  1. Comparações?
    Então vamos lá:

    Comparem o Boavista contra o dasjantas (0-5) e o de ontem;

    Comparem a arbitragem habilidosa de ontem e a dos dasjantas esta temporada;

    Comparem o poder físico e atlético dos dasjantas e os maneirinhos do SLB

    Comparem os Pedrinhos, Weigl's e Rafa do SLB e a garra, determinação dos otávios, Coronas e afins......

    Comparem JJ c/o Caoceição nas conferências de imprensa e na mensagem que transmitem...

    Podem gastar €1000 em jogadores que, mesmo assim, não ganham troféus nem campeonatos.

    ResponderEliminar
  2. Onde estão o Javi García e o David Luiz nesta época?
    ..............zero!
    Weigl é uma nulidade!
    Florentino fazia mto melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau, então não era o futuro Makalele que toda a Europa queria e o Benfica num golpe de sabedoria foi buscar ao colosso alemão?? Não entendo nada disto..

      Eliminar
  3. TU COM ESTE POST TAS A GOZAR COM O PESSOAS, PA´?!...

    lê bem isto: "o benfica tem o melhor plantel de portugal o mais caro e com mais soluções, TEM QUE SER CAMPEÃO NACIONAL, E acima de tudo não pode apanhar banhos de bola como a que viste ontem, de nenhuma equipa do nosso campeonato."

    mais: "se o benfica perder este campeonato é porque o JJ é um imcompetente"

    esquece lá os posts de 80 linhas para ilidir isto, esta é a realidade e não ha outra...

    SLBDOPOVO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ter calma. Na última vez que vi o Benfica estava na frente. E garanto te que nunca acreditei que fosse vencer todos os jogos.

      Tens razão quando dizes que o Benfica tem o plantel mais caro, para mais quando muitos do que lá andam foram realmente caros e não valem o que se pagou por eles.

      Mas concordo contigo, tem a obrigação de ser campeão, mas volto a dizer: Não vai ganhar todos os jogos! E tenho muitas dúvidas quando dizem que tem a obrigação de vencer a Liga Europa! A sério?! Com aquela defesa?

      No fim fazem-se as contas. O Liverpool já levou este ano 7 do Aston Villa. E tal como o Benfica, está na frente do campeonato

      Eliminar
    2. O Benfica no está na frente do Campeonato!!Estou de acordo que no Natal o Zbording já não estará em primeiro,mas de momento estão lá!!O Amorim é Crack!!

      Eliminar
  4. É preciso tirar um curso para ver que Cebolinha está nas lonas? Gabriel não acerta um passe a 5 MT?

    ResponderEliminar
  5. Resumindo. O JJ só consegue fazer bons trabalhos quando tem extraordinárias equipas à disposição. Cunho pessoal? Sim...quando tem jogadores de elevada qualidade ao dispor em relação ao contexto/competições onde está inserido.
    Como ele tantos outros. Então e o que o distingue dos demais? Boa imprensa!

    ResponderEliminar
  6. Zé das Couves3/11/20 11:18

    O Benfica perde um jogo e saltam todos da toca! Ah ah ah ah o futebol tem 3 resultados possíveis: vitória, empate é derrota. Ontem foi apenas um jogo mau e aí servir para colocar os pés na terra! Para mim o problema foi só um: TARAABT! Desde que regressou da lesão, renovou contrato e foi elogiado e promovido a titular, as exibições têm sido péssimas. Sempre a passo, sem capacidade de rotura, posicionamento errado, péssimo a defender e passes para a frente e para o lado ridículos a provocar perdas de bola. Ele tem a função de levar o jogo para a frente e baixar para criar linhas de passe. Ontem nada disso aconteceu, daí os centrais terem errado muitos passes, pois não tinham apoio no meio! O meio campo tem de ser Weigl e Gabriel, ou Samaris e Gabriel! São os únicos que garantem capacidade combativa e posicionamento!
    Jesus já percebeu isso e acreditem que no próximo jogo Taraabt não será titular.

    ResponderEliminar
  7. A maneira como escreves agrada-me, vou dar ênfase a esta frase:
    "Mais do que tudo, foi isso que vi na equipa do Benfica no jogo do Bessa de ontem: falta de pernas. Não me surpreenderia se já na quinta-feira Jorge Jesus descansasse o seu “11” frente ao Glasgow, para poder ter jogadores frescos para derrotar o Braga no fim de semana."

    Falta de pernas à 6ª jornada, estamos bem. Atenção que concordo, isso diz tudo do treinador e do plantel do clube, faço-me entender?

    JJ já não é o mesmo, para pior, menos nervo e fome de vencer. Financeiramente é milionário e percebeu que a equipa é desequilibrada, RELEMBRO-TE que a meio da pré-época ele pediu mais 6 reforços que não lhe foram dados. O Benfica gastou com esta equipa quase 100 milhões de euros no presente ano civil. O clube perdeu o seu JOGADOR MAIS BENFICA: Rúben Dias. Temos um plantel sem espírito Benfica, são simplesmente profissionais.
    TEMOS UM MAU PRESIDENTE UM MAU RUI COSTA E UM JJ HIPER VALORIZADO. Pessoas sem competência, essa do mau.
    Vlachodimos se lesionar-se quem é o guarda-redes com experiência internacional que temos para o substituir?
    Almeida, Gilberto, Diogo e Nuno não têm qualidade para calçar no Benfica. Otamendi e Vertonghen sem velocidade. Estamos neste caso "sem centrais". Gabriel é mesmo mau. Taarabt está em baixo de forma, completamente. Na frente temos o Luca e o Darwin. Seferovic é quase zero. Everton está claramente esgotado fisicamente. Pizzi que não é tão mau como dizem começa a não ter condições para jogar na ala e no meio não tem intensidade.

    PÉSSIMO PLANEAMENTO, PLANTEL DESEQUILIBRADO. Plantel caríssimo. Vaticino que o Sporting seja campeão até porque não tem competições europeias, para te ser sincero ficarei "feliz", tenho um filho Sportiguista e imensos amigos do Sporting, eles merecem.

    Voltando ao Benfica estas são as razões que os 62 ou 63 não souberam escrutinar, EXISTE PROFUNDA INCOMPETÊNCIA NA ESTRUTURA DO BENFICA, só ganhamos alguma coisa porque entra dinheiro à bruta neste clube, porque SABEDORIA E COMPETÊNCIA - ZEROOOO. Alguma vez o Porto com esta entrada de dinheiro nos deixava ganhar? Eles davam-nos 10 campeonatos de seguida.

    OS VIEIRISTAS NÃO PRECISAM VIR DEFENDER-SE GANHARAM E VÃO LÁ FICAR 4 ANOS, PARABÉNS - a eles não ao Vieira, o Vieira quero que vá-se cozer, ainda ontem com expressões de nojo para com a oposição, para com Benfiquistas como ele não é. AS MINHAS PALAVRAS VALEM NADA, virem responder-me só mostrará a falta de tomates para levarem com a vossa narrativa, SAIBAM ignorar-me OLIMPICAMENTE, SEJAM HOMENS E MULHERES.

    Este Benfica, esta ausência de qualidade nas decisões, este plantel sem Benfica, este presidente sem paixão, este treinador que só ganha com estrelas é de menos para mim, siga a banda. Tinha que escrever isto por respeito à minha sanidade mental. Pronto.

    Fiquem todos bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Falta de pernas à sexta jornada?"

      Este não é um campeonato normal. Os jogadores tiveram uma semana de férias entre uma época e a outra. E este ano teem de jogar c menos tempo entre jogos porque há europeu no próximo ano

      Eliminar
    2. Red um treinador competente sabe isso e tem dinâmicas de jogo para os 24 ou 25 para que a intensidade se mantenha igual em todos os jogos - a tal rotatividade. Das 2 , 3 ou o treinador é incompetente ou o plantel em termos globais é uma bosta em termos de equivalência na qualidade. Seja qual a razão JJ está muito mal na foto. Mas isso pouco importa Red vamos deixar a época falar por si. No meu entender o plantel foi muito mal desenhado se olharmos ao dinheiro gasto, sendo os responsáveis. JJ, Vieira e Rui.

      Eliminar
    3. Excelente texto este Red, se tiveres tempo, muito mais organizado que o meu.

      https://obenficasoueu.blogspot.com/2020/11/jorge-jesus-perde-e-ganha-como-os.html

      Abraço sincero.

      Eliminar
    4. Epah
      Tiveram 1 semana de férias
      E mais umas quantas quando estiveram confinados
      O plantel do Benfica tem 28 jogadores , todos ou quase todos superiores ao Boavista...
      Se à 6a jornada já estão assim, presumo que esperas que o Benfica à 25 jornada, já esteja a 20 pontos... do Boavista!!!!

      MaTic

      Eliminar
  8. Excelente post. Realista e equilibrado.
    Uma serie de anos de sucessivos erros na composicao do plantel so muito dificilmente poderiam ser corrigidos apenas numa janela de mercado.
    Realismo e humildade, menos diarreia verbal da parte da estrutura, JJ incluido, seria tambem um grande "improvement".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando vais perder o campeonato para uma equipa de miúdos com um treinador com menos de um ano de cadeira. Chamarei a isso COMPETÊNCIA DA ESTRUTURA E DOS SÓCIOS.

      Eliminar
    2. Caro Anonimo,
      Espero que nao aconteca, mas podera bem acontecer. O que se passou ontem no Boavista podera muito bem repetir-se.

      Nao percebi se es Benfiquista ou lagarto.

      Erros, falta de amor ao Clube, incompetencia, arrogancia, basofia, propaganda. SLB nao e isto.
      Nao votei na actual estrutura do SLB, por isso estou a vontade.

      Se podemos esperar por mudancas e dias melhores com a actual "estrutura"? Tenho grandes duvidas.

      Eliminar
    3. 44 anos de benfiquismo

      Eliminar
  9. QUE ESTRANHA FORMA DE ARRASAR!...

    A maioria dos sócios do Benfica, infelizmente, por alguma irracionalidade e disfunção ainda não de todo explicáveis, a que nem mesmo a psicanálise de Sigmund Freud encontraria soluções e resposta para tão enigmático comportamento, fez questão de legitimar, contra a sua própria vontade de emancipação, um novo mandato para LFV, quando até à boca das urnas a intenção e o propósito de encetar uma mudança se esvaneceram, quiçá, por culpa da frieza sentimental do voto electrónico, que torna mais autómatos os seres mais inseguros, desvirtuando por completo as convicções declaradas em dúvidas adquiridas e, desta forma sibilina, o arrependimento ao desejo de querer mudar deixará muito a desejar que alguma vez se mude.
    Protelar constantemente o futuro, em obediência ao medo e à inquietude que paralisam a vontade de arriscar, conduzem-nos obrigatoriamente ao cenário tenebroso que temos hoje no Benfica, em que um presidente esgotado e incompetente, sem qualquer vocação desportiva, a não ser para o negócio, continue ainda a merecer a confiança de tantos sócios para sucessivos mandatos, fugindo sempre à responsabilidade, como ele muito bem sabe fazer, de a cada derrota que aconteça, contrapor sempre, por astúcia e estratégia, um qualquer encaixe financeiro que se obtenha.
    O que ganhámos desportivamente com a venda de João Félix? Foi a vinda de um tal RDT?
    O que ganhámos desportivamente com a venda de Rúben Dias? Foi a vinda de um tal Otamendi?
    E Gonçalo Ramos, ao contrário do que nos querem fazer crer, é um propósito de aposta no futuro ou uma intenção de venda no imediato?
    Tiago Dantas já não era titular na equipa B e preferiu sair? E já repararam no incompetente treinador que lá temos, que já vai num acumulado de 6 derrotas consecutivas? Afinal quem é que tem razão? O Bayern, provavelmente…
    Como sempre disse desde o início, e apesar dos muitos milhões gastos na construção deste plantel, ele continua a revelar lacunas e carências de toda a ordem que não foram colmatadas. Se estávamos mal a nível dos laterais, que dizer dos centrais. Não existe um 6 nem um oito. Por que se renovou contrato com Taarabt? Por que chegou Gilberto?
    Entre um presidente fanfarrão e um treinador bazófias, venha o diabo e escolha, e a maioria dos sócios vestiu a pele do diabo e escolheu, e agora aguentem-se à bronca, e o que ontem se viu no Bessa, não foi nada que já não estivesse escrito nas estrelas, mais cedo ou mais tarde iria acontecer, e a má memória do PAOK não está assim tão distante, mas deu para notar que o bazófias foi mais peremptório e expedito a atacar o Bernardo Silva do que a defesa do Boavista, que isto de ingratidões tem muito que se lhe diga…
    Já Rui Costa, apontado como o príncipe herdeiro, veio a terreiro dizer que não é nenhum banana, mas pelo sim pelo não, e desconfiado como é, vai andar sempre atento de olhos no chão, não vá ele escorregar nele próprio.
    Para quem ainda não tinha perdido para o campeonato, esta foi sem dúvida a pior maneira de começar a perder, e há quem diga, que LFV visivelmente agastado com a derrota, ligou imediatamente para Jorge Jesus, como estava habituado a fazer no tempo de Rui Vitória e Bruno Lage, a propor-lhe que viesse a substituir o actual treinador do Benfica, mas depois lá se lembrou que o Jorge Jesus não pode render o Jorge Jesus, porque o bazófias ainda não tem o dom da omnipresença e da ubiquidade, só ao alcance, para já, do presidente Marcelo.
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
  10. "Como disse antes, foi já este ano com Jesus que finalmente temos claramente 3 reforços de inquestionável valor... Agora, não culpem JJ pelos 20 milhões do Pedrinho, pelos 20 do Weigl, pelos 16 do Rafa, pelos 8 do Gabriel... Esses são problemas para JJ resolver, mas não foi ele que os criou."

    Mas muitos sócios continuam a acreditar, mesmo depois de épocas e épocas de provas de que a gestão do futebol não resulta porque não há conhecimento e capacidade, que estas pessoas são as certas para liderar o Benfica. Deviam mudar o CAE da SAD para compra e venda de jogadores porque é disso que esta gente percebe. Como gerir um Clube? Que interessa? O que interessa é o dinheiro rolar.

    Só uma nota para todos os que já vieram com as desculpas dos jogadores do boavista serem maus e baterem, para a conversa do doping e dos árbitros, tenham juizo e não cuspam para o ar porque pode cair-vos em cima.

    ResponderEliminar
  11. tas na frente do que??? ja comecam a desculpar o fanfarrao???

    ResponderEliminar
  12. Não tenho a ilusão de ganhar os jogos todos, embora seja possível ser campeão sem derrotas! Mesmo em tempos de Eusébio e Cia, não ganhámos todos.

    Mas exijo compromisso total, foco e tesão. Não quero arruaceiros como os Otávios, mas quero alma como Mozer, Veloso, Bento, Petit ou até Samaris (quem não se lembra a sacudir o Contrão, na águia ninguém toca!!).

    E falo destes porque são referências que eu vivi, quando oiço falar em Coluna ou Ângelo até choro só de pensar que, mesmo não os tendo visto jogar, são referências que todos passamos de mão em mão.

    Mas não sinto isso, nem na equipa, nem no treinador, nem no Presidente.

    Sócio do SLB rumo ao 38

    ResponderEliminar

  13. Cinco estrelas

    "A entrada do Benfica no Campeonato não podia ser melhor - cinco jogos e cinco vitórias. Com 15 golos marcados e apenas 3 sofridos. Jorge Jesus preparou muito bem o início da principal competição em que estamos envolvidos. As vitórias categóricas frente a Famalicão, Moreirense, Farense, Rio Ave e Belenenses não deixam margens para dúvidas - o investimento feito pela SAD está a dar frutos. Os reforços têm feito a diferença. Gilberto, Nicolas Otamendi, Jan Vertonghen, Everton, Pedrinho, Luca Waldschmidt e Darwin já revelaram todos os seus atributos. Faltam apenas entrar em acção Helton Leite e Jean-Clair Todibo e tenho a certeza de que quando Jorge Jesus precisar de ambos irão responder a preceito. Feitas as contas, lideramos isolados a Liga, com cinco pontos de avanço sobre FC Porto e Sporting. Um início de Campeonato com um penta de vitórias só acontecera por nove vezes. Ou seja, Jorge Jesus igualou as façanhas de Sven-Goran Eriksson (1982/83), Lajos Baroti (1980/81), Jimmy Hagan (1972/73), Otto Glória (1968/69), Lajos Czeizler (1963/64), Béla Guttmann (1969/61), Ted Smith (1951/52), Janos Biri (1942/43) e Lipo Herczka (1936/37). Dez treinadores categorizados, todos eles carregados de conquistas na história do SL Benfica. Com a particularidade de Jorge Jesus ser o primeiro treinador português a conseguir semelhante feito. E com uma diferença substancial - nunca a diferença para os nossos adversários, à 5.ª jornada, foi tão clara ao nível dos pontos. A procissão ainda vai no adro, mas os primeiros sinais são extremamente positivos e auguram uma época à Benfica. O próximo adversário é o Boavista, constituindo o Bessa uma deslocação tradicionalmente difícil. Mas também manda a verdade dizer que a nossa equipa tem jogado melhor fora de que em casa."

    Dr. Pedro Guerra, in O Benfica

    ResponderEliminar
  14. Red Moon e no seguimento da análise onde e como entra o jogo de ontem? é que o descalabro não foi só do resultado, foi tudo, físico, táctico, substituições, exibição.

    Há um campeonato que não quero é os 3 jogadores já valem bem mais do que pagámos. É que JJ já vendeu o Darwin e os outros vão a seguir e quando temos realmente uma equipa?
    Vamos, outra vez, cometer os mesmíssimos erros???

    ResponderEliminar
  15. Então quer dizer que apesar da péssima gestão desportiva do Vieira há 63% que aplaudem!
    E acreditam no aldrabão quando diz que vai ganhar um título europeu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tambem 34% que desejam mudanca.
      E esta onda ira continuar a crescer.

      Simplesmente porque a actual estrutura e incapaz de aprender com os erros.
      Basta verificar que LFV esta cada vez mais o mesmo. E JJ afinal nao mudou nada tambem.
      E os capangas que os rodeiam limitam-se a abanar com a cauda e dizer que sim com a cabeca.
      So pode dar desastre.

      Eliminar
  16. i_see_dead_people3/11/20 11:55

    Concordo em grande parte com esta análise !

    Em específico, o jogo de ontem foi muito fraquinho. Falta de intensidade. De foco e concentração. E quando assim é , nem que o físico estivesse melhor, não faria a diferença no final.

    Já se sabe que nos jogos contra os grandes, os pequenos dão sempre o que têm e o que não têm. O Jesus lá pensou que mais coisa menos coisa, marcava e o benfica safava-se. Sinceramente acho que não esperou um Boavista assim em grande. O Boavista estivesse muito bem posicionalmente. Nunca se desmontou nem foi excessivamente defensivo, no sentido que ainda tivemos algum espaço que não aproveitamos. Tínhamos de ser mias rápidos com a bola, com as tabelas e movimentação. Ofensivamente jogavamos com praticamente 3 centrais com o Gabriel no centro a transportar a bola. Os alas Subiam. Mas o problema foi que no meio campo perderam-se bolas atrás de bolas, infantis por vezes. Nas alas o Nuno perdeu muitas bolas e chances assim do nada. N houve paciência para rordar rápido o jogo. O Gilberto não tem pendor ofensivo. Não faz uma jogada de ir à linha ou tabelar com colegas. Mas depois na defesa tb ficam espaços abertos. E ainda há quem se queixa do André Almeida. O Gabriel, Taarabt a perderem bolas fáceis. passes simples que tornaram-se complicados. O Pizzi sem grande intensidade, sem desbloquear nada. O Gabriel idem aspas, arriscava passes sem nexo. Os centrais tb muito mal. E à frente se a bola não chega tb n há muito a fazer. O Everton sabemos que é um jogador de qualidade. Mas até agora ainda não demonstrou grande coisa. Estará ainda a adaptar-se. Está a demorar mais tempo.
    Com tudo isto, que já não é novo, não percebo o medo de apostar por vezes noutros jogadores. Com mais vontade etalvez disponibilidade física. Não somos assim tão bons, mas tb não somos assim tão fracos.
    Um Samaris no meio campo, um Cervi que dá sempre tudo. Chiquinho e outros. Porque não se deu oportunidade na Liga Europa contra o Standard ? ou em jogos mais acessíveis ? É que assim eles não ganham ritmo nem entrosamento. E a continuar assim nunca ganharão. A jogarem sempre os mesmos, vamos ter sempre os mesmo problemas. Querem planteis grandes e com opções mas no fim não fazem usufruto dele.
    Não podemos dar estas abébias nem perder oportunidades de nos destacarmos. Odeio termos hipóteses de "matar" os outros logo à partida e nunca aproveitarmos. É indecente. Tão à espera não sei de quê. Enfim.
    A ver se acordam.

    ResponderEliminar
  17. Sinceramente estou habituado e bam a uma maior clarividência do RedMoon. Não acho que este post lhe faça justiça.
    Para começar, vamos lá deixar o que se passou há mais de 10 anos para trás, até porque existem várias incorreções no post. Para começar, o dito Benfica demolidor de então é um mito. O Benfica entusiasmava a jogar à bola, sem dúvida, mas de demolidor não teve nada. Esqueces-te que ganhámos o campeonato, na última jornada, num jogo contra o Rio-Ave em que jogando contra 10 a maior parte do tempo, andámos todos borrados para ganhar pela margem minima. Na jornada anterior tínhamos perdido por 3-1 com o Porto, tendo o Porto chegado à vantagem quando jogava só com 10. E tudo isto numa luta ao sprint contra... o Braga. Na Taça de Portugal fomos eliminados ainda em Novembro, em casa, pelo Guimarães. Na Liga Europa, chegámos aso quartos de final, o que é uma prestação razoável, sem dúvida, e fomos despachados com um 4-1 em Liverpool. Já agora, também te esqueceste que Ramirez fazia parte dessa equipa. O que descreves da época anterior também não é totalmente verdadeiro - Di Maria não passava avida no banco e Suazo era à época, provavelmente, superior a Cardozo.
    Quanto a este ano, dizer que Everton já vale muito mais é um pouco para rir não? Não digo que o jogador não tenha qualidade, mas ainda não vi nada de superior a Cervi, por exemplo. por último, Vertonghen não é nem nunca foi um central de topo ou já não é desde há muito. Quem seguia o Tottenham tem total consciência disto mesmo.
    Ao longo dos anos têm sido cometidos muitos erros a nível de gestão desportiva. Errar é normal, mas insistir nos erros é estúpido. E, já agora, relembro que se reelegeu o presidente em exercício (há 17 + 2 anos), não se elegeu ninguém diferente.
    JJ sempre foi comido por equipas mais organizadas e/ou com mais valor, apesar dos investimentos brutais que exige. Sempre foi assim e assim continuará a ser. O único clube onde o vi superar as expectativas e estar à altura do investimento feito foi, curiosamente, no Sporting, sobretudo nas duas primeiras épocas.

    ResponderEliminar
  18. És o único que percebe de futebol neste blog. Só não concordo com a opinião sobre Taarabt, era o melhor jogador do Benfica antes da lesão. Gilberto justifica os 3 milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebe de futebol?
      E argumenta que o Benfica não tem plantel suficiente para “ombrear” com o Boavista!!??
      Epah, Menos , muito menos!

      3!! Do Boavista... com Otamendi, Gabriel, Rafa, Darwin, Everton,
      Só estes dava para pagar os orçamentos todos do Boavista, DESDE A SUA FUNDAÇÃO!!!

      Tristeza de análises que aqui se leem


      MaTic

      Eliminar
  19. Senhor RedMon ... se é por aqui que quer levar a argumentação, então poderia fazer uma comparação mais pormenorizada dos planteis em 2009/10 e agora em 2020/21... A meu ver o plantel deste ano tem muito menos matéria prima que o de 2009/10. Porque será? Mesmo com o dinheiro gasto nos últimos 4 anos houve uma redução drástica de qualidade no plantel...

    Como muitos têm apontado fizeram-se vendas muito boas mas o que se foi buscar ... mesmo tendo tentado investir em diamantes em bruto que num ano ou dois poderiam vir a fazer esquecer aqueles que saíram nunca se vieram a revelar cono alternativas reais!!!! Vejam os nossos laterais ... os nossos extremos que só sabem fletir para o centro e afunilar o jogo quando o adversário latem uma resma de defesas ... o nosso meio campo desde a saida do Enzo Peres nunca mais foi o mesmo ... a nossa linha avançada que com a retirada do Jonas e venda do Felix também perdeu o passe de rutura (que está a ser agora recuperado com o Darwin e o Luca que o Lage queria o ano passado para substituir o Felix... e a historia do campeonato anterior teria sido diferente)...

    Porquê? O futebol em Portugal está em crise ... e a nossa estrutura fez decisões mais ou menos certas (daqui a 4-6 anos veremos) que tiveram um impacto financeiro positivo (mas pior do que se esperaria com todo o acumulado de vendas) mas com detrimento no resultado desportivo, especialmente na Europa. Estas decisões resultaram numa redução global da qualidade do plantel com o pensamento que seria adequado ao futebol do burgo mas que com os nossos maiores adversários a gastarem o que não têm (e ainda por cima com as ajudas do CA) resultou em 2 campeonatos ganhos em 4 anos e sem grande margem de manobra na Europa.



    ResponderEliminar
  20. quando se tem um orçamento de 100 milhões exige-se que vença todos os jogos, não que seja humilhado e enxovalhado pelo penúltimo classificado. O fanfarrão é um fraude e todos percebemos contra o PAOK que esta época vai ser mais uma a seco.

    ResponderEliminar
  21. Estamos tramados! É que em 2009/2010, tinha muito melhor plantel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tinha!!!! O que se passou entretanto?
      Por que razão temos um pior plantel quando temos uma situação mais desafogada?

      Eliminar
  22. Epah, essa narrativa é toda muito bem arquitectada ...

    Ontem jogamos com o Boavista... seja la que 11 jogasse , não seria sempre melhor que o 11 do Bessa que nunca tinha vencido até agora!!???????

    MaTic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro!!!

      Com um plantel tão caro deveria de ser essa a expectativa.
      Ontem não foi só o ter perdido, foi como perdemos!!!!

      Eliminar
  23. De repente o Benfica tem de ter uma super equipa para ganhar ao Boavista, e só não a tem porque o plantel não está ao nível do treinador.

    Bem vindo de volta JJ.

    - Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL
      É so isto!

      Que bela gargalhada que eu dava, não fosse tudo isto tão triste!

      MaTic

      Eliminar
  24. Ontem o Gabriel fez um jogo sofrível. O Gabriel é um jogador que, em forma e motivado, imprime intensidade ao jogo, defensivamente não foge ao contacto, e na construção mostra ter capacidade de resolver tanto na colocação de bola como na progressão de terreno. Julien Weigl, é menos físico, mais jogador de construção, mas tem margem de progressão na componente física para ser mais contundente defensivamente. Qual o grande problema do meio campo, ou melhor, da equipa do Benfica? É que estes jogadores, e todos os outros vivem aprisionados numa gaiola sem saída. Há uma maçã podre que nem JJ, até agora, conseguiu fazer frente. Um jogador que é idolatrado pela CS, sócios e envolvência futebolística. Um jogador que apresenta estatísticas interessantes, que são quotidianamente exarcebadas, e o colocam como jogador indispensável e meritório. Uma autêntica lavagem cerebral. Será o nome? Tendo a crer que tem importância. Contudo o mais complicado é perceber o ascendente imenso que o jogador tem na equipa, no balneário, e na forma como tenta (e de facto fa-lo!) dirigir as acções da equipa dentro de campo. É abominável! Este jogador é responsável pela falta de intensidade da equipa, pois incute nos colegas directivas ( bem visíveis em campo) paraabrandar o ritmo (detesta cansar-se..) do jogo. É um jogador que não faz um único corte defensivo,ZERO! simplesmente porque detesta meter o pé a bolas divididas, é um jogador que defensivamente simula fazer coberturas, da mesma forma quando fica a montar ataques no meio campo, simplesmente se esconde, mesmo que os colegas o procurem para iniciar jogo, quando o encontram, 86% das vezes remete a bola para:a)quem liga passou,b)para o jogador mais próximo c)lateraliza ou atrasa. Jamais, mas Jamais faz progressão com bola (excepto em condição de chutar fraquinho à baliza). Reafirmo ZERO cortes (mete-tu-o-pé), e muitas bolas perdidas ao mínimo encosto. Faz um golo, uma assistência: é o maior! Pior, no balneário é má influência para jogadores mais jovens, pois é maquiavélico,invejoso,não suporta o sucesso dos colegas, fazendo figuras tristes tentando SEMPRE colar-se ao jogador que esteja na ribalta, alimentando-se como uma sanguessuga deles. Isto é o maior problema do SLB. Nem JJ consegue fazer frente a Pizzi. Os restantes jogadores detestam-no, mas tem de o gramar. E o Benfica vai por aí abaixo. É trágico. E ninguém vê... Gabriel vê, e pensa "vou romper outro ligamento e amanhã o Pizzi volta a ser Homem do jogo? Mete-tu-o-pé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande comentário, concordo a 100%, não entendo como um jogador banal como o Pizzi continua a ser pensado como opção no Benfica, quanto mais continuar a jogar a titular, um jogador do mais fraco que há e que com o passar dos anos tem piorado cada vez mais, um jogador que já está há 3 anos na curva descendente da carreira.
      Pensei que o JJ acabasse com esta palhaçada mas não, vai continuar a insistir a entrar com menos 1 jogador em campo, apenas e só para jogar o Pizzi seja em que posição for.
      Mas enfim 62% dos Benfiquistas gostam deste circo, portanto não há nada a fazer, há que respeitar a maioria e esperar que quer Vieira quer o Pizzi saiam do Benfica, o que pelo andar da carruagem levará pelo menos uns 10 anos...

      Paco Nássa

      Eliminar
  25. O grande problema do Jesus é que não sabe preparar os jogos. Põe a equipa a jogar muito bem, mas nem todos os jogos são iguais. Quando aparece uma equipa que consegue tirar o benfica da zona de conforto, jesus não sabe mexer. Gabriel e Taraabt no meio campo não dão segurança nenhuma, porque apesar da intensidade, têm um mau posicionamento defensivo, o que ainda evidencia mais a já frágil transição defensiva do benfica. Não se pode pedir a construção de jogo elementos arriscam e perdem bolas constantemente, num jogo em que o adversário para além de estar a pressionar tem superioridade numérica no meio campo. Para este jogo devíamos ter entrado com um meio campo mais elementos, samaris, weigl e taraabt na frente dos dois. O weigl é o jogador que mais critério dá com posse de bola. Pode não ser muito forte fisicamente, mas dá muito mais segurança do que grabriel, e permite que a equipa respira e troque a bola com qualidade quando pressionada. Nas laterais Gilberto faz lembrar o emerson e o bruno cortez, não dá segurança a defender e não consegue atacar com critério. Nuno Tavares é rápido e cruza bem mas tem graves deficiências técnicas (quando pressionado perde facilmente a bola) e acaba por ser mais um elemento com lacunas defensivas. Os centrais ficam sistematicamente expostos a igualdade numérica quando a transição ofensiva falha, muito por culpa dos médios que não conseguem encurtar espaços e fechar linhas de passe. Assim torna-se mais fácil cometer erros. O Pizzi é o Pizzi. Oferece muito quando em jogos mais abertos onde tem espaço, liberdades, não oferece nada em jogos mais fechados, com pouco espaço para jogar e intensidade mais alta. O Everton ainda não entrou na equipa. Com Grimaldo a ala esquerda não funcionava bem, e continua Nuno Tavares bem não funciona. Ignora constantemente o lateral a passar nas costas quando vem para dentro, perde o timming para soltar a bola mas graças à qualidade técnica consegue fazer algumas coisa engraçadas. Waldschmidt é muito objectivo e normalmente consegue definir bem as jogadas, mas precisa que o acompanhem. Darwin é muito esforçado, joga bem em profundidade e é forte fisicamente, mas tem problemas técnicos fazendo com que não tenha muita qualidade a jogar de costas para a baliza, o que em certos momentos do jogo é fundamental para permitir que a equipa suba no terreno com posse.

    Resumindo, na minha opinião o Benfica apresenta um futebol mais positivo e com mais qualidade, mas continua com problemas defensivos graves, que ainda nos vão custar muitos pontos. Nem todas as equipas jogam da mesma forma e o Benfica tem que ter a capacidade de se adaptar às diferentes formas de jogar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo. Nesta fase inicial o meio campo tem de ser a 3 e sem Pizi, e na frente Rafa, Darwin e Cervi (este) para ajudar a defender a ala esquerda.

      Eliminar
  26. Melhor? em quê? jogar o triplo, o dobro, arrasar?

    Redmoon temos que manter a nossa sanidade mental, eu sei que aprecias muito o Rod Stewart da Reboleira, mas o homem é um bom treinador, mas só bom treinador, estagiou com o Cruyff, mas nunca será um Cruyff

    Eu fiquei farto dele em 2013, e olha que ainda ele andava pelo Estrela e Belenenses e dizia que gostava que ele treinasse o Benfica

    ResponderEliminar
  27. só agora é que perceberam que ele não é metade daquilo que querem fazer dele, que o problema do rui e do lage era a falta de jogadores de qualidade.
    não foi por falta de avisos.

    o everton, até agora, o que é que fez mesmo?

    quer dizer os outros pagaram as burradas que a direcção fez e andaram sempre a pedir a cabeça deles agora o jejum é pá ai já não se pode exigir.

    irreal voces é que diziam que o homem era o maior e não existia melhor treinador que se pudesse contratar, e agora é irreal pedi as exigências que se lhe fazem a serio deixem de ser anedotas.
    jogar de tres em tres dias vai la ver o que aconteceu noutros anos não se jogava de tres em tres dias, olha se em vez da liga europa estivéssemos na liga dos campeões.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking