O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Parabéns só quando vencer dando à oposição uma chance justa de sair vencedora também

. 25 comentários

Não voto em LFV por muitas razões: Não porque não tenha obra feita, não porque não tenha méritos inegáveis, não porque não tenha sido capaz de dar ao Benfica uma dimensão que indiscutivelmente há 20 anos atrás não tinha, não porque eu exija que o Benfica seja campeão todos os anos com ele, porque isso não é assim com LFV e não será assim com nenhum outro...

Não voto em LFV porque sou contra dinastias e não quero que vidas de clube e presidente se confundam; não voto num Presidente que alterou estatutos para dificultar ao máximo a democracia; não voto num presidente que criou e fez campanha 20 anos seguidos em dezenas de casas do Benfica a quem “cobra” 50 votos para si em cada uma; não voto num presidente que depois de duas décadas de poder ainda precisa de ressuscitar fantasmas Vales e Azevedos, usando as táticas do medo e da “estupidificação” da massa adepta para assim se perpetuar no poder... 

Não voto num Presidente que valoriza menos campeonatos de futebol do que relatórios de contas, que altera políticas desportivas em 180º e não sente necessidade de falar delas, que se esconde atrás de treinadores e que deixa que se tornem eles os porta vozes da instituição, que vê OPAS chumbadas pela CMVM e nem uma palavra sobre o assunto... 

Não voto num Presidente que foi pioneiro em Portugal em levar vice-presidentes seus para programas degradantes de televisão, que foi pioneiro na moda dos diretores de comunicação, que fez de Guerras e Calados porta-estandartes do Benfiquismo, que lançou uma BTV para criar ainda mais peões e ainda mais mensagens de louvor e glorificação e para que possa continuar tranquilo nas tormentas a ser levado ao colinho desta máquina toda... 

Mas se tivesse de facto de resumir tudo numa razão apenas, algo que de facto nunca me permitiria votar em LFV mesmo que muito do que disse atrás não existisse, é que nunca seria capaz de votar num presidente que em 20 anos nunca se dignou por uma vez que fosse a discutir o Benfica com outros candidatos em campanha eleitoral. 

O último debate eleitoral da história do Benfica foi aquele já longínquo entre Vale e Azevedo e... Vilarinho... E há algo que eu sei: Nunca Vilarinho teria vencido aquela eleição se aquele debate não tem existido!  

Perdoem-me aqueles que ainda acham que não, que os debates não interessam para nada, que os debates só servem para lavar roupa suja... Não meus amigos, os debates são os pilares da democracia, no desporto, na política, até nas Associações de Estudantes do liceu... Com mais roupa suja ou mais roupa lavada, cada um é responsável pelo que diz e pela postura que apresenta, e também essa tem peso da hora do eleitorado decidir em quem vota... 

E isto leva-me para Rui Gomes da Silva: Não tenho dúvidas do seu Benfiquismo, não tenho dúvidas das suas intenções, não tenho dúvidas das suas ideias, não tenho dúvidas que com ele na Presidência do clube o Benfica não iria ganhar sempre e continuaria com ínfimas hipóteses de ser campeão europeu, mas que, independentemente disso, vencer no relvado seria sempre o objetivo maior... MAS... 

RGS cometeu quanto a mim um pecado capital e para o qual alertei há muito tempo atrás: É que a candidatura de RGS apareceu cedo demais e ninguém aguenta andar 18 meses em campanha e não deixar que a sua mensagem fique gasta ao ponto de já ninguém a ouvir. 

RGS só teria na minha opinião uma hipótese de ser eleito: Era se no Benfica houvesse democracia, se LFV participasse em debates eleitorais e tivesse dado a RGS esse palco que ele precisava para 18 meses de campanha depois, pudesse ainda validar e “re-lavar” as suas ideias na mente dos Benfiquistas! 

Ora, é esse palco que já se sabia que LFV NUNCA lhe iria dar, e é por isso que RGS chega a este momento colocado pelas “agendas” da comunicação social um pouco como o ator secundário desta eleição.  

O que previ na altura e que hoje se parece concretizar, é que RGS iria andar a desgastar-se 18 meses com as mesmas mensagens a tocar nos pontos certos (embora lesivos para a sua imagem), para na reta final aparecer um outro candidato a aproveitar-se desse trabalho já feito e que por ter uma roupagem nova, ser ele a quem iria ser dado o pouco espaço mediático que esta eleição ainda foi conseguindo ter. 

Espaço mediático que anteontem foi dado a Noronha Lopes na CMTV, e que não tenho dúvidas que para muitos Benfiquistas terá sido o primeiro momento em que puderam conhecer de facto o candidato. Fê-lo no espaço ideal com todo aquele ruído de fundo, enquanto ontem LFV já teve o palco todo para si para debitar o seu monólogo? Não, não fez MAS... 

Fê-lo no espaço possível, fê-lo no espaço que a BTV não lhe deu, fê-lo no espaço que embora longe do ideal lhe permitiu não passar despercebido. Despercebido como LFV quer que todos os candidatos passem quando se recusa a debater com eles, e quando o palco mediático que lhes deixa são entrevistas avulso por ali perdidas no meio do jornal e sem direito às primeiras páginas que ficam reservadas para si! 

Aquilo que vi anteontem na CMTV foi o mais parecido com um debate a que pude assistir no Benfica em 20 anos... Até naquele ambiente de CMTV e com provocações à mistura, Noronha Lopes mostrou conteúdo e capacidade de expor as suas ideias sem baixar o nível do discurso! Se não houve debate com LFV é porque este teve medo, não foi por causa de lavagens de roupa suja!  Não há debates porque LFV sabe que é aí que a sua sorte pode mudar como mudou a de Vale e Azevedo. Esta é a verdade, nua e crua! 

Dito isto, obviamente LFV tem tudo para vencer esta eleição. Tem as casas do Benfica do lado dele, tem o espaço mediático que os outros não têm, e tem os debates eleitorais em que não participa para matar o resto... PONTO! 

Seria importante que RGS e Noronha Lopes tivessem chegado a acordo e unir as listas de modo a dificultar a vida a LFV? Alguns acham que sim mas não creio... 

São dois rumos diferentes, dois discursos diferentes, visões diferentes embora os programas sejam similares e que começam logo nas opiniões diferentes que têm sobre o trabalho de Jorge Jesus, apoiantes diferentes onde muitos dos que apoiam um seriam incapazes de apoiar o outro... Unirem-se significaria provavelmente perderem na mesma, e terminado o momento eleitoral iria cada um para seu lado, os sócios perceberiam o desespero da união que nunca existiu, e aniquiladas estariam as possibilidades de qualquer um dos candidatos de vencer uma eleição no futuro. 

Parabéns pois a Rui Gomes da Silva e a Noronha Lopes por terem sido fiéis àquilo em que acreditam, por terem tentado e cumprido aquele que acharam ser o seu dever enquanto Benfiquistas, por terem permitido que o Benfica fosse um pouquinho discutido dentro do curtíssimo espaço que Vieira deixa à discussão, mesmo sabendo como os dados do jogo estavam tão viciados logo à partida! 

Quanto a Vieira, boa sorte nestes próximos 4 anos, porque a sua sorte será a do Benfica mas... SEM PARABÉNS NENHUNS! Parabéns, só quando se dignar um dia a dar a mesma chance a todos os candidatos, quando se dignar a participar num debate eleitoral e a responder a perguntas de que foge há 20 anos como o diabo da cruz, e sair por cima no fim... Aí sim, parabéns a quem vence, a quem não precisa de inclinar o campo e dá aos outros uma chance justa de poderem sair vencedores também! Até lá...

 



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Vieira com a sua máquina manipula olimpicamente a massa estupidificada dos benfiquistas incapazes de somarem um mais um, nunca lhe darei parabéns por nada. Nem lhe agradeço nada do "que fez" no Benfica, um homem que é ditador e ignorante não me representa EM NADA, é um chico esperto e desses estou farto até à quinta essência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Jamais me poderia rever numa pessoa como LFV. Essa idea da gratidão é mais uma outra estupidez que ganhou raízes. A gratidão é um valor muito importante na vida, mas o Benfica fez-se grande pela mão de muita gente e ao longo de muitos anos, não foi pela mão de LFV. Obviamente tem a sua contribuição, mal seria se em 19 anos não houvesse nada de positivo, mas, sejamos claros, não foi ele que fundou ou refundou o Benfica, como já teve o desplante de dizer há dias no Trio D'ataque, como não salvou o Benfica da extinção, como também gosta de dizer. O Benfica tem e sempre teve massa crítica para se salvar a si próprio.

      Eliminar
    2. "O Benfica tem e sempre teve massa crítica para se salvar a si próprio."

      Mas a massa crítica não paga as contas!

      Eliminar
  2. Parabéns a um criminoso? Por mais obra que tenha feito? Jamais!

    ResponderEliminar
  3. Muy Bueno companheiro Branco mais branco não há..

    ResponderEliminar
  4. Há que ter esperança até ao fim!
    Espero que o JNL ganhe! senão é esta merda de negociatas sem grande sucesso desportivo mais 4 anos! ver o FCP na liga dos campeões constantemente e nós com zero pontos ou nem lá irmos deve deixar os apoiantes do devedor do BES todos contentes!
    Se não fosse o LVF não tínhamos estádio novo? O Boavista, SCP e FCP, não tem? Se não fosse o Euro2004, ainda hoje estava por fazer!
    O Seixal, que comprou os terrenos? foi muito antes do luzinhas lá estar...

    ResponderEliminar
  5. Se o RGS se centrasse mais a critica no LFV do que no JNL...deu muito jeito ao LFV.

    ResponderEliminar
  6. Muito bem! Finalmente alguém com cabeça e com um texto escrito como deve ser neste blog!
    Partilho das mesmas ideias, vamos ver o que sai das eleições de hoje

    ResponderEliminar
  7. Sei de fonte segura que Vieira ficará muito preocupado se os opositores não lhe derem os parabéns pela sua vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "ficará muito preocupado se os opositores não lhe derem os parabéns pela sua vitória."

      Acho que nem vai dormir bem até ao Natal...

      Eliminar
  8. Estas eleições são para a presidência de um clube de futebol. Decisivo na escolha, para mim, é a capacidade evidenciada para elevar o Benfica a um nível mais elevado. Trazer outros aspetos para a decisão de voto, que são importantes, é verdade, mas só vai fragilizar o candidato que o faz. Do género, dizem que faltam debates, e faltam, mas não apresentam o Diretor Desportivo. Claramente, em eleições para ajunta de freguesia, o debate é inalienável, para o clube de futebol, interessa muito mais (nota que estou a falar no peso na decisão do sócio isento) apresentar o diretor desportivo.

    Vieira até se safa como o gajo que se manteve firme na recusa do debate, evitando danos maiores numa área em que é frágil, não corre riscos desnecessários.

    ResponderEliminar
  9. A máquina do vdragarto para mim vale zero, é já votei hoje logo pela manhã na mudança que espero que aconteça.

    RGS só veio complicar, nunca tinha hipótese nenhuma de ser eleito, nem que fosse rle contra o Dragarto, sensivelmente 7 anos e meio a conviver com o sujeito e depois de ter dito que nunca se candidataria, ficou arrumado à nascença, andou a pregar no deserto este tempo todo e depois tem um estilo, que as pessoas do futebol estão fartas, o futebol precisa de mudar de rumo

    ResponderEliminar
  10. O que fez a cmerdatv foi uma vergonha, na rtp3 foram justos e correctos

    Aquela Mariana de bom só tem o avô, o pai e a tia

    ResponderEliminar
  11. Águia Preocupada28/10/20 11:31

    Olha Redmoon, nunca estive tão de acordo contigo como estou com as ideias que evidenciaste neste post!
    E vou apenas comentar a parte em que referes o erro de RGS concordando plenamente contigo! O desgaste e o cansaço provocados pelo tempo excessivo de campanha, foram - digo foram porque não vejo hipóteses de ganhar - negativos para a sua candidatura. Deu tempo a que a máquina trituradora se recompusesse e inventasse formas de o derrotar e pior, denegrir.
    Não sei se tal aconteceu por ingenuidade ou inexperiência. Uma coisa sei: Foi com certeza por amor ao clube e ambição pessoal absolutamente legítima de ser presidente!
    Como se costuma dizer: "O mundo não é dos inteligentes! É dos espertos"! Eu diria que é dos chico-espertos que é do que o Benfica está cheio!
    INFELIZMENTE VAMOS TER MAIS 4 ANOS DE VERGONHA!

    ResponderEliminar
  12. Caro Redmoon,

    Falar de falta de democracia no Benfica é um argumento que não colhe, porque no Benfica sempre houve actos eleitorais e na maior parte das vezes concorreu mais do que uma lista. Da mesma forma as casas do Benfica não estão prisioneiras de LFV nem de qualquer direcção, mas sim são locais onde se cultiva o benfiquismo e que servem para engrandecer o nosso clube.
    LFV é o que é. com defeitos e virtudes e com um trabalho feito muito relevante para o presente e para o futuro do clube, algo que deveria ser reconhecido por todos, sendo certo que também os erros devem ser identificados.
    RGS é na minha opinião alguém com uma coluna vertebral semelhante a um caracol, pois ao contrário do que dizes RGS nos últimos 27 meses a única coisa que fez foi caluniar LFV, Rui Costa ( vá lá saber-se porquê!) e toda a estrutura coma qual trabalhou vários anos, tudo isto para gáudio dos dragartos.
    Noronha Lopes acho que é alguém que começou bem mas que se perdeu em tentar a critica pela critica.
    Ideias, meu amigo, projectos é isso que se precisa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada28/10/20 12:17

      "Ideias, meu amigo, projectos é isso que se precisa"

      E em ideias, está visto, o aldrabão é o maior! Nem programas apresentou ao longo destes negros anos de aldrabice, de oportunismo, de falta de ética e de benfiquismo...

      Eliminar
    2. Podemos concordar ou discordar, mas dizer-se que não há ideias no projecto de LFV é no minimo ridículo. Ideias e obra é o que não fata:
      - Museu
      - Benfica Capus
      - Benfica TV
      - Rádio TV
      - Espaço para modalidades.
      - Formação
      ...
      Outra coisa é discordar-se das ideias. Isso é aceitável e melhor ainda é apresentar caminhos alternativos.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada28/10/20 14:35

      Quando falo em ideias e projectos, refiro-me ao que ao desporto diz respeito. Porque de ideias e projectos que incluam o betão, lá isso não lhe faltam!
      E o que temos visto, é que ele colocou o betão à frente da génese que deu origem ao Sport Lisboa e Benfica!

      Eliminar
  13. A democracia não passa por aqui!Red, aceita o resultado eleitoral sem inventar desculpas... Se ganhar LFV, o que espero com + 80% dos votos expressos em urna, não inventes desculpas! GANHA PORQUE ASSIM QUISERAM A MAIORIA DOS BENFIQUISTAS.Vais ver que não custa nada. VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada28/10/20 12:18

      Pode não ser o que quer a maioria dos benfiquistas... Mas sim a maioria dos votos que os benfiquistas possuem!
      Que eu saiba e por muito que me auto considere, não valho por 50 benfiquistas!

      Eliminar
    2. Meu caro Aguia preocupada: pois eu deixo awui o meu vaticinio! A lista A vai ganhar em todos os patamares 1, 5,10,20, 50 votos...vamos ver se não erro! Será uma vitória para não levantar qq duvida...

      Eliminar
    3. Águia Preocupada28/10/20 13:18

      Pode ser como dizes, não discuto. E só se assim for, poderemos falar na maioria dos benfiquistas!

      Eliminar
  14. O mundo é dos chicos-espertos, isto é, dos oportunistas, sem-escrúpulos, manhosos e trafulhas - já Erasmo de Roterdão (in «O elogio da loucura») o tinha escrito. No século XV!
    Rui Gomes da Silva (a quem envio daqui os meus agradecimentos de benfiquista e sócio, pelo seu benfiquismo apaixonado e sem mácula) perdeu copiosamente pelo discurso à político e principalmente pelo desgaste, concordo. Mas também porque confrontou dois chicos-espertos - é a minha opinião.
    Uma tristeza tanta ofensa entre benfiquistas. Alguns parecem ser mesmo profissionais da ofensa. Para que serve, se somos do mesmo clube e se vivemos a mesma paixão - o nosso Sport Lisboa e Benfica?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking