O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Finanças: Análise ao Relatório e Contas da Benfica SAD 2019/2020

. 53 comentários

Evolução dos Rendimentos Totais:

 
 
A Benfica SAD em 2019/2020 alcançou um recorde em termos de Rendimentos Totais, tendo superado os 294M€. Se não fosse o adiamento da conclusão da Primeira Liga, os Rendimentos Totais teriam superado a marca histórica dos 300M€.

Para estes Rendimentos Totais, os Rendimentos Operacionais contribuem com cerca de metade da facturação e os Rendimentos com a transação de Atletas contribui com a parte significativa dos Rendimentos Totais.
 


Evolução dos Rendimentos Operacionais:
 
Os Rendimentos Operacionais decresceram cerca de 6M€ face à época passada porque a Benfica SAD irá reconhecer cerca de 7,6M€ de Rendimentos no próximo exercício económico, devido ao facto de a época ter acabado depois de Junho 2020, e além disso existiu uma perda de 1,6M€ aos detentores dos Red Pass e de patrocinadores, pelo facto de ter sido proibida a presença de público nas bancadas após a retoma. Se não fosse esse efeito os Rendimentos Operacionais tinham ficado próximos dos 150M€/Ano, na Benfica SAD, sem considerar o Benfica "Clube".



Rendimentos com transações de Atletas:
 
A Benfica SAD realizou cerca de 170M€ em Rendimentos "Brutos" com a transação de Atletas, onde se destaca os 126M€ de João Félix. Os Resultados com alienação de atletas rondou os 122M€, a que se juntam mais alguns rendimentos com atletas com outro tipo de rubricas, podendo analisar-se o gráfico seguinte ao nível do Resultado total com transações de Atletas.



Evolução do Resultado com transações de Atletas:
 
A época 2019/2020 foi a melhor época de sempre em termos de  transação de atletas, tendo superado a época 2016/2017 que até ao momento tinha sido a única com Resultados de Atletas a superar os 100M€/Ano. 



Evolução do Resultado Líquido do Exercício:
 
Em termos de Resultados do Exercício a Benfica SAD alcançou o 2º melhor exercício de sempre, com mais de 41M€ de lucros. É importante registar o facto de a Benfica SAD apresentar lucros há 7 anos consecutivos.  
 


Evolução do Activo:
O Activo tem sofrido uma tendência positiva, que se traduz no investimento que a Benfica SAD tem realizado nos últimos anos nos mais diversos activos tangíveis, intangíveis e dívidas de clientes. O Destaque maior é o facto de o Activo ter aumentado mais de 160M€, sem isso ter significado um aumento considerável do passivo.


Evolução do Passivo:
 
O Passivo da Benfica SAD encontra-se praticamente ao mesmo nível de há 10 anos, com a vantagem de agora o Benfica ter melhorado o activo em mais de 160M€, o que se traduziu numa melhoria significativa dos capitais próprios, como se pode verificar no gráfico seguinte.
 
 

Evolução do Capital Próprio:
 O Capital próprio em 2010/2011 era de apenas 100 mil euros positivos, ou seja na década anterior tinham sido perdido praticamente todo o investimento em capital social, que representa 115M€. Nesta década 2010/2020 o ciclo inverteu-se e a Benfica SAD passou para uma situação invejável de 161,1M€ de Capital Próprio positivo!

 

Evolução da Dívida Líquida
 
Uma excelente notícia está relacionada com o facto de a Dívida Líquida se situar actualmente abaixo dos 100M€, e ter baixado drasticamente desde 2014/2015, muito também devido à antecipação de direitos televisivos da NOS e dos lucros obtidos nos últimos anos que permitiram pagar dívida.
 
Nos próximos anos considero que a Benfica SAD deveria emitir empréstimos obrigacionistas a rondar os 40M€ a 50M€ anuais, de forma a não ter de realizar mais nenhuma antecipação de receitas da NOS. 
 
Considero aliás que nem era necessário baixar tanto a dívida líquida, atendendo a que a Benfica SAD cumpre este critério do fair-play financeiro com grande margem, já que o recomendável é que a dívida líquida seja inferior a 100% dos Rendimentos Totais, e neste momento a dívida líquida é de apenas 36%.

 
 
Evolução da Dívida Líquida vs Rendimentos
 
Em termos globais a relação entre a Dívida Líquida e os Rendimentos Totais melhorou consideravelmente.  A Benfica SAD até 2015/2016 sempre teve mais dívida líquida do que Rendimentos Totais anuais, e desde então esse indicador baixou significativamente. É expectável que nos próximos 2 anos a dívida líquida possa aumentar um pouco através da emissão de empréstimos obrigacionistas que substituam a antecipação da NOS (que não é considerada dívida líquida).
 


 
Análise ao Fair-Play Financeiro

O tema do fair-play financeiro ganhou destaque devido aos jornalistas da Cofina (Record, Correio da Manhã e CMtv). Devido à desinformação que essa empresa lançou a público importa explicar os 4 critérios principais do fair-play financeiro e os 2 critérios adicionais que são analisados pela UEFA:

- Break-Even (somatório dos lucros ou prejuízos de 2 épocas, podendo ser deduzidas despesas com formação e infra-estruturas): A Benfica SAD cumpre este objectivo com distinção: 78,4M€ positivos! Aguardemos os resultados de Break-Even da Porto SAD que apenas na época passada irá apresentar mais de 100M€ de prejuízos colocando-a em sérios riscos de falhar o fair-play financeiro e ter a penalização máxima dentro de 1 ano (exclusão das competições europeias).

- Dívidas vencidas de transferências de atletas - O Benfica ao contrário de outros clubes não tem pagamentos em atraso relativos a jogadores ou treinadores, e nem temos nenhum caso "Ruben Amorim" por pagar.

- Capitais Próprios - A Benfica é a única SAD dos 3 grandes com Capitais Próprios bastante positivos (161M€), não tendo nunca tido a necessidade de reestruturações com VMOC's e respectivos perdões de dívida como aconteceu com o Sporting, e também consegue este objectivo sem o clube ter de incluir o Estádio na SAD tal como acontece actualmente com o Porto. Aliás, no final da época passada o Benfica "Clube" teve a capacidade financeira de adquirir à Benfica SAD as empresas Benfica Estádio e Benfica TV por 99M€!

- Continuidade das operações - Apesar do efeito covid-19, os auditores não colocaram qualquer problema relativamente à continuidade das operações da Benfica SAD, ao contrário do que acontece noutras SAD's, devido à robustez do Balanço e da Demonstração de Resultados da Benfica SAD, que apresenta a melhor situação económica e financeira da sua história!

Além destes 4 critérios fundamentais, ainda existem 2 critérios "extra" (Gastos de Pessoal vs Rendimentos Operacionais; Dívida Líquida vs Receitas Totais) embora nunca ninguém ficou de fora das competições europeias por falhar estes critérios já que existem formas de os compensar, em caso de incumprimento.

- Gastos de Pessoal Vs Receita Total - É um facto que a Benfica SAD apresentou 69% de Gastos de Pessoal (Custos de Pessoal e de Honorários relacionados com o futebol) face aos Resultados Operacionais, subindo dos habituais 60% para perto dos recomendados 70%, mas isso deveu-se ao facto de a Benfica SAD ter reduzido em cerca de 10M€ as receitas operacionais devido ao covid-19 e não ter feito lay-off durante a paragem do campeonato, tal como aconteceu com Porto e Sporting. Ou seja, se o Benfica tivesse realizado o lay-off poupava os tais 10M€ perdidos em receitas, e manteria o rácio próximo dos 60%. Apesar desta "desinformação" que circulou nos jornalistas da Cofina (CM, CMtv e Jornal Record) importa referir que ninguém fica excluído por falhar este objectivo por si só, já que além das Receitas Operacionais existem também receitas com Atletas que permitem compensar esta situação. Aliás, se for feita alguma investigação muito rápida é facil constatar que a Porto SAD por diversas vezes apresentou Custos de Pessoal bastante superiores a 70% das Receitas Operacionais, como por exemplo irá acontecer neste exercício económico 2019/2020, com um rácio que se irá situar próximo dos 90%

- Dívida Líquida Vs Receitas Totais - Este critério também não é um dos mais importantes na medida em que é possível a uma empresa ter apenas 100M€ de dívida líquida, colocar 350M€ em outros passivos (credores, antecipação de receitas, etc) e apresentar dessa forma um passivo de 450M€, bastante superior ao seu activo, de por exemplo, 300M€. Nesse cenário cumpre o critério de Dívida Líquida vs Receitas Totais, mas falha no critério do Capital Próprio com -150M€. Este sim é um critério muito importante, tal como o Break-Even (lucros ou prejuízos). Este exemplo hipotético que apresento é o que se irá passar com a Porto SAD. Até pode ter uma dívida líquida aceitável, mas o seu Passivo irá ser bastante superior ao Activo com um "buraco" nos capitais próprios que irá rondar os 150M€!!, apresentando mais de 100M€ de prejuízos numa época só!

 




Para concluir, importa referir que não será devido a questões económico-financeiras que a próxima direcção do Benfica, seja ela qual for, irá ter problemas ou desculpas para não realizar um bom trabalho desportivo e económico! O Benfica "clube" e a Benfica SAD têm neste momento a sua MELHOR situação Económica e Financeira da sua HISTÓRIA centenária, e isso é inegável e factual! A minha exigência e rigor em futuras análises continuará, seja qual for a próxima equipa dirigente do Benfica "Clube" e da Benfica "SAD"!.

No entanto, importa referir que apesar desta excelente situação económica e financeira foi preciso a Luís Filipe Vieira ser muito "azelha" em termos desportivos para perder um campeonato onde facturou 300M€/Ano e o seu principal rival facturou menos de metade desse valor, e por isso mesmo está neste momento em risco de perder as próximas eleições... além de ter dado o braço a torcer e ter reconhecido que a estratégia de apostar em treinadores e jogadores da formação não pode funcionar por si só, sem um continuado investimento em jogadores de craveira internacional. Veremos se Jorge Jesus e os 80M€ em reforços, até ao momento, conseguirão salvar Luís Filipe Vieira.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

53 comentários

  1. Isto hoje está tão vazio de comentadores, já foram de fim de semana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Leitão11/9/20 20:55

      Estamos a celebrar o campeonato dos orçamentos.

      Eliminar
    2. Se eu fosse um apaixonado por contas fantasticas e grandes lucros seria socio e adepto do Grupo Amorim. Sou socio e adepto do Benfica porque para mim o que interessa sao as vitorias e os titulos.

      Eliminar
    3. Já se esqueceram dos cinco campeonatos nos últimos sete anos? Seus marotos.

      Eliminar
    4. Apocalypse Now12/9/20 00:16

      Tanto génio por aqui. Toda a gente sabe que os orçamentos não interessam para nada. Se ganha campeonatos mais fácil é não tendo guito... o porto e o sporting que o digam realmente...

      últimos 7 campeonatos: Benfica 5, porto 2, sporting 0... e no somatório dos troféus o Benfica com mais do que os outros dois juntos. Há e ó génios dos campeonatos dos orçamentos, os tais 2 perdidos coincidiram com o desinvestimento na equipa, o qual permitiu que o pouco de guito das agremiação corrupta dê-se para aquisições de apintadores...

      Eliminar
    5. E por acaso esperam estar mais próximo dos títulos sem uma gestão financeira competente? Há que começar a pensar um bocadinho.

      Cumprimentos

      Eliminar
    6. Gestão financeira competente? Os mafiosos do norte até esta temporada vão ser campeões com salários em atraso...
      Competência? Quando até se perde com os incompetentes?...

      Eliminar
  2. "Aguardemos os resultados de Break-Even da Porto SAD que apenas na época passada irá apresentar mais de 100M€ de prejuízos colocando-a em sérios riscos de falhar o fair-play financeiro e ter a penalização máxima dentro de 1 ano (exclusão das competições europeias)."

    Outra vez arroz? Andas a dizer isso há 3 anos, e nesse período ganharam 2 campeonatos, olha se não estivessem falidos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antidragarto11/9/20 20:51

      Meu caro, um clube que tem prejuízos no valor de 55 milhões em cima disso gastou mais 60 milhões em jogadores , e fez a equipa que fez nos últimos dias de mercado com 4 jogadores fundamentais Marche..uribe..luiz diaz..e Ze luis nao pode ser defendido, na minha terra chama-se concorrência desleal.
      Mas como és dragarto vieste logo cu..mentar.

      Eliminar
  3. Caro Benfica Eagle, se me permite, deixo-lhe duas perguntas:

    1 Que impacto poderá ter nas contas do Benfica, uma eventual eliminação da Champions? Implicará vendas de jogadores (vendas não previstas) para "tapar esse buraco" Champions?

    2 O Benfica até ao momento investiu 82 milhões em reforços, só neste mercado de verão, se somarmos as compras do Weigl e do Morato em janeiro de 2020 (foram 26 milhões), o Benfica investiu neste ano 2020, cerca de 108 milhões em reforços. O Benfica está obrigado a vender, mesmo entrando na Champions, devido ao maior investimento de sempre feito pelo Benfica em reforços?

    Obrigado BE, e continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, obrigado Benfica Eagles por estas análises, fico sempre à espera delas!
      Estas seriam também as minhas perguntas. Podes num futuro próximo fazer um post a elucidar-nos do que podemos esperar a nível de resultados financeiros tendo em conta o investimento desta época?
      Claro que estarás à espera de ver se entramos na Champions, se há mais investimentos, se há saídas relevantes, mas ando às voltas a tentar perceber qual poderá ser o impacto deste investimento nestas contas brutalmente positivas dos últimos anos!

      Eliminar
    2. Sobral Abrantes11/9/20 22:07

      1. SIM!

      2. SIM!

      Eliminar
  4. Rui Benfiquista - O Verdadeiro11/9/20 20:55

    Bem vindo sejas meu caro.....concordo contigo e pegando no ultimo paragrafo , deixo a pergunta depois desta excelente performance económica,os tais 10 anos de avanço mas em Finance, o Vieira e seus pares que ate reconheceram o erro
    da gestão desportiva nao merece o Beneficio da duvida para mais um mandato??
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está a lógica do "carvalho".
      Como reconheci os meus erros mereço uma nova oportunidade.
      Sim senhoooor.
      E quantos mais erros, desportivamente falando, foram cometidos e não foram reconhecidos.
      As desculpas que se arranjam para continuar a apoiar o...abstenho-me de escrever o termo que me veio à cabeça.

      Eliminar
    2. NAO!! VIEIRA OUT, jà chega!! 17 anos de reino é demais, o Benfica nao é uma monarquia!

      Eliminar
    3. Rui Benfiquista11/9/20 23:16

      Por acaso ao teu cu.mentario tbm me veio muitos termos.. Diz lá dos 3 candidatos a presidente do Glorioso tem status para ser melhor que o Vieira.. Ou só criticas e não dás soluções..

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho12/9/20 08:56

      Quem depois de dezassete anos ainda tiver duvídas das duas uma: ou é burro que nem uma bota da tropa, ou é avençado!
      Agarradinhos que mem lapas, não é?

      Eliminar
    5. Rui Benfiquista13/9/20 09:43

      Quem tem razão é o Rui Rio que mais de metade dos deputados na assembleia da República só criticam e nunca na vida darem soluções, aqui é o mesmo, só dizem mal do Vieira e não dão soluções. Pobres de espírito sem opinião formada que só sabem dizer mal.. E o burro sou eu

      Eliminar
  5. Jorge Leitão11/9/20 20:58

    Já li aqui outras análises bem mais exuberantes. Esta é especialmente contida e aponta, desde logo, duas questões bem interessantes: Félix há um de décadas em décadas; a antecipação dos dinheiros da NOS.

    ResponderEliminar
  6. Boas Benfica Eagle, analisando as contas muito já diagonal parecem faltar algures ali cerca de 60 milhões. Outro ponto que já foi tocado mais acima, o que acontece se formos eliminados na Champions? Terceiro ponto, li algures que perdemos aproximadamente 10 milhões de euros em receitas de bilheteira por mês desde o início da pandemia, que alternativas terá a Direcção já ponderado? Mais outro ponto, se estamos tão saudáveis assim financeiramente, há assim tanta necessidade de vender jogadores? Por fim o último ponto, valerá a pena investir em jogadores, ser bom pagador, quando num lado têm toda a estrutura do futebol português mas mãos, é nesse lado e em mais outro, pagar é um verbo que pelos vistos não existe? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada12/9/20 00:18

      São as receitas de bilheteira e a receita das vendas dos RedPass que também ascendem a valores consideráveis.
      Já recebi uma mensagem em que informam que enquanto não houver alteração da situação não vão ser vendidos.
      Foi a devolução de parte do valor relativo à época passada e o abaixamento do preço para este ano o que será inevitável... Mas bola p'rá frente e quem vier atrás que feche a porta!
      Esta loucura que está a alucinar aquela gente, não vai ter um bom fim! Ai não vai, não!

      Eliminar
  7. Gastos com o pessoal?? Quanto custa a fatura 93 ou 97 milhões?? A verdade que o Benfica paga ordenados a 126 jogadores?? Relatórios de contas feitos por um tipo que ajudou a falir o Bes em que só o grupo Vieira deve 760 milhões e auditorias feitas pela empresa do amigo tenho as minhas dúvidas, quanto ao passivo mantém igual à 10 anos à esta parte, o passivo é eterno não se abate..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Benfiquista12/9/20 09:19

      Tbm comes palha.. O João Gabriel já desmentiu isso... Mas estavas a ver a Cmtv e não ouviste.. Outro Inacio que engole tudo que ouve e lê

      Eliminar
  8. Eu aponto outros números mais preocupantes... em 30-06 o passivo corrente ascende a 147,5M e o activo corrente, incluindo "apenas" 5M em caixa, era de 94,6M, ou seja os activos de curto prazo - o que se tem em "caixa" e clientes - cobre o passivo a curto prazo em apenas 2/3, sendo pois necessários mais de 50M para fazer face à tesouraria. No exercício anterior os activos cobriam largamente os passivos de curto prazo (210M contra 154M). Com receitas record em 19/20 é difícil entender como a tesouraria se "degradou" tanto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica felizmente pagou (este ano) quase 75M em imprestimos obrigacionistas... Não é normal a tesouraria ficar depenada??

      Eliminar
    2. Por isso se fez o EO em julho!! Dívida de LP

      Eliminar
    3. Por isso se fez o EO em julho!! Dívida de LP

      Eliminar
  9. Hm... Isto estava tudo muito bem até ao comentário final de que não há desculpas para futuras direções do ponto de vista económico.

    1º Um pouco à parte. Compras, vendas, receitas fixas variáveis, créditos, adiantamentos/factorings, pagamentos para futuro. Num mundo em que se gere sem dinheiro, alavancando o de outros ou rendimentos futuros, é crescentemente difícil perceber uma simples conta de somar e onde cai cada parcela quando jogadores de hoje começam a ser pagos em anos futuros durante N anos. Assim em suma, fico sempre com a sensação que o clube se gere com o que consegue render e o extra, venda de jogadores, é mesmo isso, extra para crescer. Assim sendo, era interessante uma visão mais simplificada de onde caiu exatamente o dinheiro de vendas do clube a 10 anos, cerca de €1000M.
    Porque, se o clube mais ou menos se gere com o que rende, embora não tenha sido sempre assim (isto a favor desta direção), se se souber claramente onde caíram estes €1000M, também, conseguimos começar a ter uma ideia do porque de haver endividamento.
    Dito isto, o meu problema com esta direção nem é propriamente fazer dinheiro desaparecer, como em outros clubes. O meu problema com esta direção, para além de não ter como prioridade o desporto, é que cria muita divida, corrente, a pronto e a prazo.

    2º O último gráfico deveria ser enviado para o email de todos os ainda defensores da ideia de que Jesus é um treinador fenomenal que fez muito mais com muito menos!

    3º Voltando à frase inicial… estava tudo bem até dizer que não havia desculpas, porque, como a própria análise sugere e como eu já fui comentado por aqui… Este Benfica é EXTREMAMENTE pesado a nível humano, bens, imoveis e projetos. Está a diferir e alargar pagamentos cada vez mais (aparentemente), deixou-se cair numa situação de um plantel tão fraco, está a desinvestir loucamente nas modalidades enquanto cria mais dívida bancária e não só elimina as maiores receitas fixas futuras como cria pagamento de juros sobre ela (para os próximos mandatos).
    A questão é mesmo essa. Nos próximos mandatos, o Benfica vai ter muito menos receitas fixas, vai ter que pagar juros ou interesses pelo seu adiantamento. As receitas extraordinárias (jogadores), vamos ver… deixou-se cair no ponto que todos sabemos e a nível de modalidades, para mim a saída sem mais de menos de Geyse foi um de dois soar de alarmes… Apesar de se estar a investir este ano, ainda vamos ver se em jogadores vendáveis como costume ou se em jogadores de qualidade desportiva, estamos a atravessar uma pandemia onde a qualquer momento o jogo para.
    Ou seja… risco de paragem de atividade, sem a principal receita fixa, em risco a nível de vendas de jogadores e a ter que se endividar anualmente para atividade normal… hm… se calhar sim… se calhar, venha quem vier, ou seja o Vieira, vai ter muito que se queixar, vender, endividar…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá está um post realista! E mais, os gastos com as empresas externas é absurdo! Mas tá tudo bem... claro.

      Eliminar
  10. Tantos milhões e não dá para comprarmos:
    . Cornet (Lyon)
    . Bruno Peres (Roma)
    . Lucas Torreira (Arsenal)
    . Kamada (Frankfurt)
    . Aleksandr Mitrovic (Fulham)

    Vieira feliz ou infelizmente irá continuar... concorrência muito fraquinha...

    ResponderEliminar
  11. Já agora depois do fabuloso R%C do clube, aplica te e mete aí as dívidas do candidato ou presidente Vieira dos Calotes nomeadamente dos 740 milhões ao NB. Faz me confusão nas empresas dele serem um fiasco em tudo que toca, e no Benfica a sempre a subir, ninguém acha estranho?? A começar por ti sr. Eagle??

    ResponderEliminar
  12. Não sou muito de números. Esses, os "númaros" deixo-os para quem sabe da poda.
    No entanto, aquela pedincha dos 50 milhões e a pedincha que a NOS nos adiantou, estão incluídos? Olha se não estivessem...
    Gostei do AZELHA. É preciso mesmo ser muito azelha e pouco Benfiquista, para perdermos todos os jogos, incluindo a dobradinha da época passada, com um clube falido...logo nós que estamos com as arcas a abarrotar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Viriato confunde algumas coisas. É verdade que o Benfica perdeu dois títulos contra um clube falido mas isso não é sinônimo que o nosso rival tenha piores equipas, muito pelo contrário, estão falidos precisamente por investirem mais do que aquilo que podem para igualarem/superarem o Benfica.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Viriato, calma, o Vieira em 7 anos ganhou 5 campeonatos...imagina só como o vieirista está!

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho12/9/20 08:50

      JF, o Viriato confunde as coisas?!!
      Qual quê?!! Veja lá se o Viriato confunde o Vieira com o BENFICA?! Era isso que você gostava que todos os BENFIQUISTAS confundissem não é? Infelizmente para si, e para outros lacaios do Vieira, nem a eternidade seria suficiente +ara concluir tal tarefa! O final aproxima-se JF, nunca na história do cosmos existiu algo que durasse para sempre, e o "período " do Vieira, não é excepção. Tal como diriam os franceses, c`est la vie!

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho, não sei o que anda a tomar mas devia parar, é que está a causar-lhe alucinações e outros sintomas piores.

      Quanto ao que escrevi, não me viu dizer que o Viriato não deixa de ter a sua razão, aliás, até tive o cuidado de escrever "ALGUMAS coisas".

      Eliminar
  13. "se o Benfica tivesse realizado o lay-off poupava os tais 10M€ perdidos em receitas".

    Mas o homem tinha de arranjar um argumento, caso a época corresse mal.

    ResponderEliminar
  14. mas continua sem ter explicação, ou sequer lógica, o segundo adiantamento dos direitos televisivos.

    é que os custos foram astronómicos, por muito que os acólitos e fantoches do presidente venham justificar o injustificável, é que este adiantamento não foi para pagar divida bancaria e com os custos que existiram não se pouparam juros muito pelo contrario.
    mas como diz o porta voz do candidato vieira uma mentira não passa a ser verdade por ser repetida muitas vezes.

    ResponderEliminar
  15. Alerta Vermelho12/9/20 08:43

    Um post "salvador" do Benfica Eagle, em momento de alta pressão e cheio de gráficos para dar um ar técnico, e assim afastar algum adepto com menos habilitações que se absterá de comentar, porque será levado a pensar que é ele que não entende nada disto.
    Quem não vos conheça que vos compre lacaios de Vieira!
    Eu quando foi a venda do João Félix, apareci no Marquês com o meu cachecol para festejar, mas, não apareceu mais nenhum adepto, nem nenhum canal de televisão lá estava! Que desiludido que eu fiquei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vez de desdenhares o post do B.Eagle e como deves possuir doutos conhecimentos sobre a matéria em apreço, não vais abster-te e desiludir-nos não dando a tua abalizada opinião sobre matéria tão relevante...

      Eliminar
    2. Zé do Telhado12/9/20 17:13

      Muito bem Jonh, muito bom Jonh Wick, que bem que falas, que bem que escreves, deves estar uns furos acima na consideração do Luis.

      Eliminar
    3. Muito bem Jonh, muito bom Jonh Wick, você é um mestre.. Que nunca nos faltes com a tua sabedoria..

      Eliminar
  16. Já faliu o Porto?

    RC é tudo engenharia financeira, olhem para o trabalho de consultadoria feito pela deloitte no novo banco, foi lindo, mais um tiro na credibilidade e depois ainda para aqui vêem com RC, ganhem juizo

    Porque não dizem que ficamos a 1% do Fairplay financeiro?

    O covid vai colocar a nu as contas do Benfica, sem receitas de bilheteira etc, esperem mais um pouquito, isto de dia 15 não acontecer uma tragédia grega, senão então é um terramoto,

    Espero que não para bem do clube Benfica, porque se fosse pelas pessoas do Benfica podia ser ontem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não reparaste que ele tocou no assunto, meteu ali umas patavina que o comum dos mortais não percebe nada daquilo uns gráficos esquesitos não falou quanto custa o elefante branco, e se não fosse o dinheiro do Félix, não sei não, isto é para boi dormir.

      Eliminar
    2. Leu o que está escrito? Ou prefere manter-se na ignorância?

      1% do fairplay? Estamos a falar de custos com pessoal, o de é que isso significa falta de capacidade financeira?

      Convinha era ler o que foi escrito pelo Eagle, está muito bem explicado.

      Eliminar
    3. Está como o patrão manda, por isso é que os custos com o pessoal não baixa tu e ele fazem parte da folha de pagamento.

      Eliminar
    4. " Porque não dizem que ficamos a 1% do Fairplay financeiro?"

      Queres dar-nos a tua douta opinião para nós simples mortais passarmos a entender melhor a engenharia financeira dos R&C (martelados) e o significado de termos ficado "à beira do abismo"
      pela unha negra do 1% do Fairplay financeiro imposto pela UEFA!

      Eu já estou sentado e sou todo olhos e ouvidos...

      Eliminar
    5. BES, BANIF, BPP, BPN, CGD, Lehman Brothers, Audittoria de Deloite ao Novo Banco, chega ou queres mais exemplos da engenharia finaceira dos RC, sabes como começou a crise de 2008 que ainda não saimos dela? As agencias de notação financeira deram AAA e no dia a seguir faliram

      Quanto ao 1%, segundo disseram o Benfica ficou a 1% de não cumprir com os requisitos do fairplay financeiro da UEFA penso que em termos de gastos salariais, senão estiver errado foi o que ouvi.

      Daqui a uns meses falamos, vais ver o tombo, continuem a acreditar nas engenharias financeiras que eles fazem para os RC aparecem com números bonitinhos, há gente que nem com a falência de não sei quantos bancos aprende, continuem assim até à derrocada final, pode demorar, pode até não ser em Outubro mas vai cair, acabou o imperio romano e não acabavam estes artistas

      Eliminar
    6. Pela análise ao teu comentário, dá para perceber que és um leitor assíduo do Correio da Manhã e um espectador atento da CMTV.

      As falências dos bancos que referiste não são devidas ao R&C martelados mas sobretudo devido a um velho esquema " importado " dos States e que consistia no pagamento de rendimentos anormalmente altos aos seus investidores, esquema esse que levou à queda do quarto maior banco de investimentos dos EUA.

      Não sei se os nomes Allen Stanford, Tom Petters e Bernie Madoff dizem-te alguma coisa, mas tem todos algo em comum: roubaram milhares de clientes num esquema conhecido como PONZI scheme e levaram á falência variados bancos americanos. Sobre este assunto deixo-te um link que explica muito bem explicadinho o prejuizo causado directamente à economia americana e por acréscimo os efeitos que provocou na economia mundial.

      https://www.businessinsider.com/how-bernie-madoffs-ponzi-scheme-worked-2014-7

      " Bancos britânicos, franceses, japoneses e espanhóis indicaram, numa sucessão de comunicados, que investimentos totalizando milhares de milhões de dólares poderão ter sido varridos dos seus balanços, num escândalo que pode vir a afectar algumas das pessoas mais ricas do mundo.

      O Royal Bank of Scotland informou que pode perder cerca de 400 milhões de libras (444 milhões de euros), juntando-se a uma lista crescente de bancos e investidores na Europa, Ásia e Estados Unidos, que perderam com as alegadas fraudes de Madoff.

      O banco Santander, o maior de Espanha e o segundo maior da Europa após o HSBC, admitiu uma exposição directa e de clientes a fundos do Madoff Investment Securities, no valor de 2,347 mil milhões de euros.

      O banco de investimento francês, Natixis, que já registara perdas ligadas à crise do crédito de risco, avaliou a sua exposição a um máximo de 450 milhões de euros. O banco de retalho BNP-Paribas admitiu perdas potenciais de 350 milhões de euros

      Em Itália, o maior banco - Unicredit - está exposto em cerca de 75 milhões de euros.

      O gigante financeiro nipónico Nomura disse que poderá perder até 303 milhões de dólares e as autoridades financeiras da Coreia do Sul cifraram em 95 milhões de dólares a exposição total ao colapso do esquema fraudulento de investimento de Madoff.

      No Reino Unido, o fundo Mad Group indicou ter investido cerca de 360 milhões de dólares em dois fundos geridos por Bernard Madoff.

      O banco britânico HSBC recusou-se a comentar uma informação do Financial Times, segundo a qual tinha uma exposição de 1,5 mil milhões de dólares.

      A seguradora francesa Axa informou hoje que as suas perdas potenciais não ultrapassavam os 100 milhões de euros e os bancos de topo Societe Generale and Credit Agricole cifraram as respectivas exposições a menos de 10 milhões de euros.

      Na Suíça, os bancos privados de Genebra poderão perder 3,7 mil milhões de euros, segundo o diário suíço Le Temps, enquanto o banco privado Reichmuth & Co comunicou que pode perder 328 milhões de dólares.

      Os bancos alemães Deutsche Bank e Commerzbank recusaram-se a comentar os efeitos do esquema Madoff."

      Fonte:TSF

      Será que todos estes bancos tinham Relatórios de Contas martelados ou também ainda acreditas no Pai Natal?

      Ouvir falar ou o diz que disse, é uma espécie de virús altamente contagioso tal como o Covid-19, e o portuguesinho por via dos pasquins e estações de TV's deixa-se catequisar com uma facilidade de bradar aos céus.

      O texto já vai longo, e apesar de ficar com a sensação de ter estado a " pregar para os peixes " não queria terminar se deixar de dizer-te que o presidente Aníbal Cavaco Silva no dia 1 de Julho de 2014 também disse e passo a citar " O Banco de Portugal tem sido peremptório, categórico, a afirmar que os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo (BES)" e no entanto viu-se...

      P.S. Um dia destes vou falar-te um pouco sobre as idiossincracias do Eng.Jardim Gonçalves, do João Rendeiro :)

      Eliminar
  17. GANHOU-SE TANTOS MILHÕES E O PASSIVO ESTA NA MESMA, AVENÇADOS FIGURANTES IMPLIQUEM PR VER SE PERCEBO????!!!

    ResponderEliminar
  18. Helder Silva12/9/20 15:17

    Se até o Sporting apresenta lucros, seria estranho nós não apresentarmos. Se estamos assim tão bem para que é que se adiantaram receitas da NOS? E que dizer do empréstimo obrigacionista.
    Um dia depois de apresentar lucros pornográficos a Lehman Brothers faliu

    ResponderEliminar
  19. A sustentabilidade de um clube desportivo tem sempre em conta dois criterios ou factores:
    1- Desortivos e;
    2- Financeiros.
    Toda a ginastica feita pelos gestores dos clubes temem conta satisfazer esses dois grande desafios. Desafios que podem estar a decorrer muito bem durante um periodo da epoca desportiva mas que por qualquer factor anomalo pode por tudo embaixo. Deve-se compreender que no desporto e nas questoes financeira qualquer desantencao ou elementos externos podem deenquilibrar todo trabalho e consequentimento a perda dos objectivos planificados.
    Temos que ser muito cautelosos nas nossas observacoes, correndo o risco de ferir a sensibilidade dos gestores que fazem tudo para que os resultados sejam sempre positivos. Isto atendendo que as competicoes sao sempre desafios enormes.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking