O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Comunicado SL Benfica

. 37 comentários

Sobre as notícias publicadas este fim de semana, no jornal Público, que dão a entender a existência de acordos e contratos secretos entre o Sport Lisboa e Benfica e o Desportivo das Aves, cumpre esclarecer:

INTENÇÕES E VERACIDADE DA NOTÍCIA 


1. Os contratos referidos nas respetivas notícias são totalmente legais, transparentes e compatíveis com toda a legislação geral e regulamentos desportivos que gerem este tipo de relações comerciais, conforme diversos especialistas tiveram oportunidade de esclarecer durante o fim de semana.


2. As cláusulas de recompra e "antirrivais" que sustentam as insinuações feitas da existência de uma relação de dependência, são prática generalizada, comum e recorrente em todo o mundo do futebol.


3. Nesse sentido, a notícia é uma inaceitável tentativa de manipulação da opinião pública e um exemplo flagrante de distorção de factos e de contratos legais.


4. Invoca factos e contratos que são legais e transforma-os em suposto escândalo. Pelo meio, citam especialistas e juristas que não são identificados? Porquê? Porque ficam no anonimato? Não são fontes, são especialistas! Porque não são identificados?


5. São tratados como especialistas em direito desportivo e especialistas em direito do trabalho, como se fossem a mesma coisa. Mas não são.


6. O jornalista revela uma grande má-fé ao confundir direitos desportivos com direitos económicos nos passes dos jogadores.


7. Pelo que concluímos que este trabalho visa tão-só denegrir o bom-nome do Benfica e é um hino ao mau jornalismo.


8. O destaque dado pelo jornal e o timing escolhido foram uma intencional tentativa de desviar atenções a problemas complexos de promiscuidade política na lista para os órgãos sociais do FCP e decisões de gestão pública, que neste momento estão em curso, como a oferta de terrenos em processos já com a intervenção dos novos eleitos para o clube.


9. O Público fez alguma capa com os políticos candidatos a órgãos sociais do FC Porto? E fez alguma investigação sobre as relações entre o FC Porto e o Portimonense? Sobre as cerca de 30 transferências ocorridas entre esses dois clubes nos últimos 4 anos?


10. Escrever apenas sobre o Benfica e não sobre os outros clubes, omitindo intencionalmente a existência de muitos contratos idênticos a estes, sobre os quais levantam suspeitas, diz muito da motivação do jornalista e da intenção em difamar o bom-nome do Benfica.

OPÇÃO DE RECOMPRA


1. Os contratos com opção de recompra não são uma novidade ou criação do SLB.


2. Repetimos, são recorrentes no futebol moderno e em Portugal.

CLÁUSULAS ANTIRRIVAIS


1. As cláusulas denominadas de antirrivais são usadas em todo o mundo, especialmente em Espanha e na Premier League.


2. Não são mais do que fixar um prémio de transferência acrescido caso o clube adquirente transfira o jogador para um clube que seja concorrente direto daquele que o acaba de vender.


3. São idênticas aos pactos de não concorrência previstos na nossa legislação laboral e aos pactos de preferência previstos na nossa legislação civil. Idênticas, mas menos restritivas porque, neste caso, um jogador nunca fica impedido de, no futuro, assinar e jogar por um clube rival.


4. Real Madrid e Barcelona habitualmente consagram estas cláusulas quando transferem jogadores dos seus quadros.


5. Estas cláusulas não limitam, de que forma seja, a liberdade de trabalho do jogador.


6. A serem ilegais, que não são, seriam para todos os clubes e não apenas para o Benfica.

VÁRIOS EXEMPLOS

1. Este tipo de cláusulas, por legais, são prática generalizada quer a nível nacional, quer a nível internacional, aceites e reconhecidas pelas jurisdições internacionais, em especial na mais alta instância jurisdicional do futebol mundial, o Tribunal Arbitral do Desporto.

2. Aliás, o(s) "interessado(s)" neste pseudoartigo de investigação sabe(m) disso mesmo. E são inúmeros e públicos os casos de "direitos de recompra" que poderiam ter enriquecido este trabalho de investigação, não tivesse o autor do mesmo uma memória seletiva. Se assim não fosse, mas é, infelizmente, recordar-se-ia das transferências "boomerang" de Sérgio Oliveira e Josué, Everton, Paulinho, Rafa Soares ou mesmo das movimentações de Danilo (a mais curiosa de todas e digna de um caso de estudo), Victor García e Francisco Ramos, ou ainda da mais célebre de todas envolvendo o internacional brasileiro Casemiro, que, contrariamente ao invocado desejo do clube então adquirente, teve de o revender ao clube de procedência. Transferência internacional em todos os seus níveis, envolvendo comissões de centenas de milhar de euros pagas a sociedades off-shore, algumas delas bem familiarizadas.

3. Seguindo, com dificuldade acrescida (confessa-se), o raciocínio do autor da notícia, até os "interessados" desta se submeteram a relações de subordinação tanto na posição de "clube dominante" como na posição de "clube dominado". Bem reza o adágio popular, "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço".

4. No que se refere às denominadas "cláusulas antirrivais" a situação é ainda mais ridícula porque não há clube organizado e responsável que não salvaguarde a consagração de um valor de transferência acrescido se e quando o jogador transferido vier a ser posteriormente objeto de nova transferência para um clube rival ou competidor direto. E até o(s) "interessado(s)" na notícia aqui em causa sabe(m) disso e socorre(m)-se das mesmas. Mais uma cláusula de salvaguarda generalizada, legalmente reconhecida, tanto a nível nacional como internacional.

PAULO GONÇALVES

1. Não é secretário da SAD desde 31.07.2009 ao contrário do que, de forma falsa, insinua a notícia publicada no domingo.

2. Paulo Gonçalves esclareceu já que foi ele quem trouxe a proposta do Légia Varsóvia ao Aves pelo jogador Luquinhas. Foi o Légia quem lhe pagou os serviços de intermediação. O SLB nada teve a ver com essa transferência.

LUÍS DUQUE

1. Facto novo: a introdução do nome de Luís Duque (assessor do anterior dono do Desportivo das Aves e ainda credor do atual proprietário...) na praça pública, precisamente na véspera de uma Assembleia Geral da Liga e num momento em que circulou o seu nome em notícias como potencial candidato ao lugar de Pedro Proença.

O timing desta notícia e a ânsia revelada pelo jornalista, quando só na tarde de sexta-feira contactou o SLB a solicitar esclarecimento urgente para algumas questões, acerca de uma notícia que teria de ser publicada no dia seguinte sem falta, diz tudo sobre a agenda por trás desta encomenda, que nada tem a ver com a exigível responsabilidade de informar com rigor e seriedade e depois de uma investigação minimamente cuidada. A urgência era ter um determinado efeito mediático para interesses que obviamente nada têm a ver com questões editoriais.

E deixaríamos um desafio: porque a referida publicação não investiga e questiona o verdadeiro grande mistério do futebol português, que é sobre onde foram gastos os muitos milhões e milhões de vendas que não estão visíveis em resultados financeiros ou património edificado num clube que está sob intervenção da UEFA?

Lisboa, 8 de junho de 2020
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. Anónimo8/6/20 20:15

    Como escreveu e bem um Grande Benfiquista, Alberto Miguéns: "Isto já não é bem... o Benfica. Isto parece mais um Futebol Clube de Lisboa!"

    Sinto vergonha deste Benfica que todos os dias nos envergonha a todos, quem subscreve e defende estas más práticas, não pode ser um verdadeiro Benfiquista. Como é que podemos hoje apontar o dedo aos corruptos, quando hoje somos iguais, ou mesmo piores?

    Já não há comunicado oficial ou oficioso que nos valha, estamos na lama e somos permanentemente vexados, cá dentro, e lá fora, obrigado Vieira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. basicamente subscrevo o que acabas de dizer, mas já há uns 10 anos que ando nesta cena ;) :)

      Eliminar
    2. na lama anda e sempre andou e andara, o clube que foi condenado por CORRUPÇÃO e o BUFAS também, os TARECOS E BOBIS sao os que querem o BENFICA na lama como este jornaleiro amigo do DITADOR do clube de PALERMO, e anda por ai muitos serroes otavios baldais e alguns filhosdaputa, esperado que o BENFICA fique na mesma lama.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada9/6/20 00:15

      "esperado que o BENFICA fique na mesma lama. "
      Mais ainda? Se não percebes que o Benfica há muito está na lama, é porque és igual a eles!
      O que mais será preciso para abrires o os olhos?

      Eliminar
    4. Anti-inocentes9/6/20 08:17

      Põe no Benfica a madre Teresa e vais ver quantos campeonatos ganhas. Os corruptos levaram o futebol para uma dimensão tal que para lhes ganhares campeonatos não vais lá com virgens ofendidas. Acorda para a realidade SE É QUE ÉS BENFIQUISTA

      Eliminar
    5. caro Águia Preocupada eu tu e todos o Benfiquistas, gostava mos de ter um desporto serio sem casos, onde impera-se o ganha quem jogar melhor. mas acorda para a realidade, para ganharmos a tamanha maquina de destruição e corrupção pelos pintos e loreiros nao podemos andar com azinhas tipo anjos se assim fosse tínhamos ganho BOLA mas, mas a maquina continua a fazer a sua destruição na cabeça de Benfiquistas preocupados com casos inventados por baldais destas vidas.
      NOTA: nao gosto de Vieira acho que é um presidente que tem o rabo preso, se assim nao fosse tínhamos ganho o penta.

      Eliminar
    6. Alberto Miguéns é um grande Benfiquista como eu tu e todos os Benfiquistas que defendam o BENFICA contra a escumalha otavios baldaias serroes e outros cartilheiros, que para eles o APITO DOURADO foi uma miragem, a carolina que era uma santa e morava na casa da Madalena fazia de sacristão nos concelhos matrimoniais aos pais dos apitadores, depois passou a ser uma casa da prostituta, a tal dita casa da Madalena, do velho bufas,

      Eliminar
    7. Na politica e no futebol não há inocentes .
      Se não usares a mesmas armas , estás condenado , até te comem vivo !
      É por isso que tenho alguma dificuldade em aceitar este constante ataque à direcção do Benfica ( Olhem que também não gosto deles ) .
      Pode não gostar-se deles , podem ser inconstantes , podem cometer erros de gestão gravíssimos , mas no final temos eleições e aí podemos expressar o nosso desagrado .
      Acima de tudo e de todos está o Benfica .

      Eliminar
  2. Excelente comunicado.

    Mas o resultado também é em função do timing. Atacasse verdadeiramente as relações promíscuas entre certos clubes, clubes e política, e não teríamos que andar a responder a certas acusações.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/6/20 21:08

    RUA VIEIRA.
    O BENFICA AOS BENFIQUISTAS.
    E PLURIBUS UNUM.
    VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/6/20 21:31

    Este sim a GB que vem aqui desviar os salpicos de merda que possam atingir o dono Vieira. É óbvio é tudo mentira, é óbvio que Vieira quer Luís Duque na liga mesmo vindo afirmar que a liga está bem a norte, a mentira que o Toupeira nem trabalha nem nunca trabalhou com jogadores para o Benfica, até os ataques são mentira, até o empate com o Tondela é mentira, verdade a os políticos como se autarcas fossem políticos nas listas do Porto, ou os terrenos baldios que vão criar centenas de postos de trabalho fosse crime ecomo se o Benfica ou Sporting pagaram ao Seixal ou alcochete..

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente vejo a maioria dos Benfiquistas a fazerem o triste papel que os adeptos do Porto fizeram no Apito Dourado.


    É tudo uma cabala da imprensa , do ministério público , da Polícia Judiciária , do Benfica, todos fazem isto bla bla quando se descobriu o Apito Dourado foi assim que o Porto e os adeptos do Porto defendiam aquelas alegadas " trapassas " e todos os Benfiquistas criticaram esse comportamento no entanto prestam-se ao mesmo triste papel que os Portistas fizeram.

    O SLB morreu.O SLB de valores e princípios como a honestidade, a honra morreram com lfv.Hoje não passamos de uma cópia barata do pior que o Porto faz.

    Tenho vergonha de lfv ser presidente do Benfica.

    É casos atrás de casos de suspeitas de ilegalidades ,de corrupção , Opas dúbias e negócios estranhos.

    Este não é o Benfica que o meu Pai me ensinou a Amar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada9/6/20 00:00

      Se ele fosse benfiquista, há muito que se tinha demitido. O facto de não o fazer, só mostra que não ama o clube mas que este lhe serve os intentos e defesa que nem uma luva!
      Lamentável também é os poucos benfiquistas que estão dentro do clube não se revoltarem e não baterem com a porta. O que mostra que estão lá por interesse e não por amor ao Benfica!
      E ainda tem a lata, a sem vergonhice de falarem do Vale e Azevedo... Nesse tempo, José Ribeiro e António Sala, bateram com a porta para deixarem a Direcção sem quorum e com isso provocarem a queda da direcção. Esses sim, grandes benfiquistas!
      Estes que lambem os t@m@tes ao dono, só o fazem por interesse, por dinheiro!
      O aldrabão tem que cair. E tem que ser expulso de sócio!
      Depois, bem, depois, a justiça fará o resto!
      SALVEMOS O NOSSO CLUBE ENQUANTO AINDA RESTA QUALQUER COISA DELE!

      Eliminar
  6. Anónimo8/6/20 21:43

    Resposta á altura do Benfica, contudente, e que desfaz TOTALMENTE TODAS as isinuações e meias verdades de uma da publicação do fake publico news, esclarecedora, desmontando ponto por ponto TODAS as insinuações meias verdades, má-fé e falta de isnenção de psedeu autor, demonstrando atraves de exemplos factuias que todos estes procedimentos são comuns e TOTALMENTE LEGAIS! E ainda da como exemplos muitos casos, esses sim, muito duvidosos de um certo polvo azul e demonstrando toda a falta de isenção e dualidade de criterios deste suposto jornaleiro avençdo capturado claramente anti Benfica. Carrega Benfica!

    Pelo Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/6/20 21:45

    Grande comunicado do nosso clube. Mais uma vez, a movimentação corrupta bem tenta manipular as massas, bem cofinado, diria eu. O Ruizinho está feliz, com um sorriso de bobo.

    Pedro B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/6/20 09:44

      obrigado por mostrares que a tua preocupação não é o Benfica! assim fica mais fácil de compreender estes posts.

      Eliminar
  8. Anónimo8/6/20 22:10

    Como adepto do Benfica e do futebol preferia ver a equipa do Benfica praticar bom futebol e a vencer dentro de campo e não nos tribunais...

    Contudo, vale apena realçar o timing da publicação dessa tal "investigação" logo de imediato após o ataque ao autocarro. Parece uma conspiração!

    ResponderEliminar
  9. Águia Preocupada8/6/20 22:15

    Todos sabemos que a Comunicação Social não é favorável ao Benfica.
    Mas se em vez de apontarem acusações analisassem a responsabilidade que tem neste estado de coisas, com certeza que seria mais proveitoso e honesto! E depois dessa análise, chegariam por certo à conclusão de que os verdadeiros culpados são precisamente vocês, Senhores que estão 10 anos à frente! Tem dúvidas? Vocês que todos os dias colocam o nome do Benfica na lama com práticas que em nada respeitam a História do Clube!
    E que mesquinhez, virem atirar que o clube do peidoso também faz... Tenham vergonha! Defendam o Sport Lisboa e Benfica! Respeitem o Sport Lisboa e Benfica! Que nos interessa se os outros também fazem essas coisas? Cambada de néscios e malfeitores que apunhalam o meu clube da forma mais infame e criminoso!
    Tenho vergonha! E sinto nojo e raiva por não poder fazer nada pelo meu amado clube!

    RUA COM ESTA TRUPE SEM VERGONHA!

    ResponderEliminar
  10. "este trabalho visa tão-só denegrir o bom-nome do Benfica e é um hino ao mau jornalismo."

    Hahahahahahahahahahahaha o mundo contra o Benfica! Ridiculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho, na peça que tive a oportunidade de ler é mesmo isso! Mau jornalismo e com o propósito de denegrir o Benfica!! Não gosto de Vieira, mas não acham que estes ataques são contra o Benfica??

      Eliminar
    2. Águia Preocupada9/6/20 00:18

      Os ataques serão contra o Benfica, sim! E vão continuar e crescer cada vez mais, enquanto o pulha se mantiver no poleiro! Se ele tivesse um pingo de benfiquismo, percebia que neste momento é ele e sua pandilha o problema maior do Benfica! E demitia-se!

      Eliminar
    3. Águia Preocupada, a questão não se pode por nesses termos! Este tipo de ataques não vão parar só porque Vieira é presidente, são ataques com o propósito de denegrir o Benfica.

      Eliminar
    4. DENUNCIANDO ÁGUIAS PREOCUPADAS9/6/20 08:39

      Danilo vai do Marítimo para o porto vendido pelo Portimonense...

      Eliminar
    5. Águia Preocupada9/6/20 11:54

      Caro Pedro! Tenho dúvidas... Porque esta gente está tão enterrada em práticas no mínimo duvidosas que já não há forma de recuperar da má fama. É que todos os dias surge mais uma situação que coloca o nome do Benfica na ribalta e por maus motivos!
      Se vier outra gente, com outra postura, que não dê motivos para esta avalanche de notícias negativas, alguém benfiquista que respeite a história, podes crer que os ataques abrandam e tudo voltará ao normal!|
      É esta a minha convicção!

      Eliminar
    6. Anónimo9/6/20 15:04

      Os ataques são obviamente a Vieira e não ao Benfica. Porque a intenção dos ataques é meter outro no poleiro. Apenas e só.

      Só os benfiquistas camarão é que não percebem isso.

      Zé Pincel

      Eliminar
  11. Anónimo8/6/20 23:40

    GB por onde anda aquele indivíduo que se diz ser Secretário de estado do Desporto?? João, João Paulo Rebelo?? Ainda não ouvi nada, não seria de bom tom vir condenar os ataques?? Ou só serve para os outros?? Há um senhor mais a norte, que não queria mas tenho que lhe dar razão..

    ResponderEliminar
  12. finalmente um comunicado de jeito já era sem tempo, parece que finalmente alguém percebeu que não dizer nada, não rebater, nem desmontar só leva a que quem o faz o continue a fazer porque do outro lado existe um silencio comprometedor.

    vamos ver se isto é para continuar ou se é para eleições ver.

    curioso é os acólitos, fantoches e iu's grandes defensores de que o melhor era o silencio e que o clube não devia de andar a responder a estas coisas e que o único lugar era a justiça agora já vem dizer que foi uma grande resposta, coisas.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9/6/20 08:29

    Epah com tanta noticia de ilegalidades no Benfica começo a achar q o bigode do Vieira tambem deve estar ilegal!

    ResponderEliminar
  14. Quando se tem uma pessoa a Presidente que nem se podia candidatar e mesmo assim se candidatou e tornou-se presidente incumprindo os estatutos do SLB, que ofende os Benfiquistas a torto e a direito mandando-os po car...alho , que agride um sócio apertando-lhe o Pescoço e passa tudo impune , não tem qualquer penalização , pode fazer tudo e não tem punição nenhuma não é de admirar que alguns sócios mais fanáticos e malucos da cabeça do Benfica incentivados por este comportamento de Vieira sem qualquer penalização com total impunidade possam ter estes comportamentos criminosos pensando se lfv aperta o Pescoço a um sócio e nada lhe acontece e muitos até fingem que nada aconteceu nós também podemos ir fazer trampa à vontade que nada nos vai penalizar.

    Lfv colocou o Benfica um irmão gémeo do Porto.Pinto da Costa está orgulhoso

    ResponderEliminar
  15. A justificação para os negócios dos luquinhas da vida é que são legais.

    Se fazem algum sentido, em que beneficiam o Benfica nem uma palavra. Pudera, não há explicação para isso. Beneficiam sim quem enche os bolsos à conta das comissões geradas.

    No fundo o projecto do centro de formação do Seixal tinha, pelo menos com um dos objectivos, fazer do Benfica um dos melhores clubes formadores do mundo para o tornar atractivo aos clubes compradores e o dinheiro rolar. São negócios de compra e venda e empréstimos que não param. Dezenas e dezenas de transacções.

    Como é possível muitos sócios permitirem que isto continue?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9/6/20 10:13

    Orgulho neste Benfica de Vieira! Orgulho nos contratos simulados! Orgulho nos negocios em que Paulo Gonçalves recebe 45 mil euros! Porque é que tudo neste Benfica deve ser estranho, opaco?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo9/6/20 10:16

    Ainda falavam dos portistas no apito dourado? Não estao fartos de ver o nome do Benfica na lama? Não estao fartos de serem apelidados de adeptos de um clube corrupto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/6/20 14:02

      E mentira, tudo mentira, isso é nos outros clubes..

      Eliminar
  18. Que esta reportagem do Público é um hino ao servilismo e à subjugação dos jornalistas à mão do dono e a quem lhes paga o prato de sopa, já para não falar das paixões clubísticas e consequentes agendas pessoais que muitos não se importam de alimentar, é um facto visível e mais ou menos indesmentível. Outra coisa são as práticas do Benfica que, independentemente de da "normalidade" em vigor no futebol, podiam e deviam ser evitadas.
    Finalmente uma nota para a Comunicação do Benfica: ataques a este nível não deviam ser respondidos com um comunicado, por muito bem redigido que esteja - deviam ser respondidos em conferência de imprensa incisivas e agressivas se necessário. E deviam também ser mais concretos na denúncia de outros casos. E que história é aquela de LFV em falar de um "problema de saias"? É isto a comunicação do Benfica? Do seu presidente?
    Enquanto respondemos com comunicados e Newsletters e intervenções que envergonham de LFV, Pinto da Costa desmultiplicou-se em entrevistas e intervenções a atacar o Benfica. E o Benfica deixa andar... se fosse para defender LFV da oposição de um qualquer benfiquista, vinha logo todo o Estado Maior.

    ResponderEliminar
  19. O que é que acham do apoio do pinto o tal que foi condenado por corromper todos e tudo, Pedro Proença o amiguinho o tal que roubava ao BENFICA para dar ao portocolo agora e sempre os pintinhos ainda tem muito poder tem muitos rabos presos.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo9/6/20 11:54

    Estamos enterrados até ao pescoço na lama... Somos apelidados de corruptos em todo o lado e o pessoal farta-se de bater palminhas!!! Votem no Vieira! estamos em grande! Ontem foi no calciomercato com um artigo sobre o Paulo Gonçalves!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking