O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 17 de abril de 2019

E de repente todos esqueceram o miserável percurso do Ajax dos últimos 5 anos

. 39 comentários

«A aposta no talento formado em casa é, como se definiu e anunciou no momento certo, absolutamente inegociável. O futuro passa pelo Seixal e pela qualidade dos jogadores desenvolvidos na ‘Fábrica’, como há dias afirmou o Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. O ressurgimento europeu do Ajax é a prova mais recente de que é possível, num patamar de grande exigência, atingir resultados de excelência a partir de um projeto assente nos frutos da formação», salientam os encarnados, na publicação News Benfica.

E a propaganda continua! E o engano também! Estranho seria se o Benfica não aproveitasse este momento do... Ajax (sim, não foi o Benfica), para se colar a um feito alheio tentando justificar com isso o acerto da sua política.

Não me vou alongar muito em repetir aquilo que sempre defendi sobre a formação, até porque mantenho tudo.

É um projeto louvável e com enormes méritos? Certamente que sim!

Vai garantir por si só que o Benfica irá ganhar consistentemente em Portugal e na Europa só com esta política? Certamente que não!

Até porque, como se vê pelo Ajax este ano, De Jong já é do Barcelona e De Ligt prepara-se para o ser! O Ajax na Europa será sempre como o Benfica se a formação for a base de tudo, poderá num ano dar um ar da sua graça (mesmo que não ganhe nada), tal como o Mónaco o fez há 3 anos atrás, mas no ano seguinte o plantel já foi dizimado e a caminhada no deserto inicia-se de novo!

Que o Ajax é um clube tradicionalmente formador, é um facto! Que este ano está a ter, até ao momento, uma caminhada formidável, é um facto indesmentível também! MAS...

Nem todos somos tolos! É provável que o Ajax não seja campeão europeu este ano, é também ainda duvidoso que o Ajax vença a Liga Holandesa este ano, estando neste momento empatado em pontos com o PSV!

E esta é a mesma política que nas 4 épocas anteriores a esta garantiu ao Ajax 0 títulos holandeses, 0 taças da Holanda, 3 saídas da Champions League nas pré eliminatórias aos pés de colossos como PAOK, Nice e Rapid Viena, e uma saída da Champions League na fase de grupos!

Se este percurso miserável recente do Ajax é um tributo à formação, vou ali e já venho! E agora pergunto: será que nesses 4 anos miseráveis do Ajax, o clube deixou de ser um clube formador?! Claro que não! Nesses 4 anos o Ajax vendeu 280 milhões de euros já contando com a venda de De Jong!

Será que isto não é um cenário parecidíssimo com o do Benfica? Vendas em catadupa, muitos milhões a entrar, e títulos a ser cada vez menos, sendo o PSV com uma política desportiva diferente o clube que tem ganho tudo?

Sempre defendi aqui que uma boa política de formação só seria válida no dia em que o Benfica fosse capaz de ter também condições de manter os seus melhores jogadores 3 anos no mínimo!

Ora, como se tem visto quer no Benfica, quer no Ajax, essas condições não existem, e os craques que se formam saem ao fim de 6 meses e trazem bem mais benefícios financeiros que desportivos. O que diga-se, continua a ser louvável porque o dinheirinho faz muita falta, não podemos é confundir o dinheiro e a saúde financeira com projetos desportivos ganhadores e duradoiros como LFV nos quer fazer crer.

Como aqui escrevo há anos e mantenho, não duvido dos Milhões Made in Seixal. Duvido é das vitórias desportivas Made in Seixal de forma consistente, quando é óbvio para todos que dificilmente teremos João Félix de águia ao peito na próxima época por exemplo. E quem diz o Félix, diz todos os outros que saíram ao fim de meia dúzia de meses nos últimos anos!

Diz o BenficaByGB (e eu entendo o raciocínio) de que o Benfica deveria pagar aos putos da formação o que paga aos Luisões desta vida! Esse é um raciocínio muito romântico mas incompatível com a realidade!

Porque o Benfica não pode pagar teto máximo salarial a um miúdo com meia dúzia de jogos nas pernas, porque é óbvio que isso significaria todo o restante do plantel exigir aumentos salariais na mesma medida!

Ou se calhar até pode pagar a um de valor ABSOLUTAMENTE inquestionável como o Félix, mas não o pode fazer seguramente neste momento com Ferros ou Florentinos, miúdos promissores mas que nada garante que não se tornem em Renatos Sanches da noite para o dia! Para chegar a esses tetos é preciso provas dadas de forma consistente, é preciso ter peso no balneário, é preciso os próprios colegas da equipa reconhecer os méritos e a justiça de se chegar a esses patamares!

O problema dos muitos milhões que chovem sempre por estes miúdos nestas idades é sempre o mesmo! É que logicamente o João Félix não vale ainda 120 milhões, tal como o Renato Sanches não valia 45, tal como o Florentino ou o Ferro não valem 50, ou o Martial não valia 80 quando foi para o United!

Quem oferece esses valores por miúdos, oferece na base não do que já valem neste momento mas na base do que acha que podem vir a valer no futuro e tentando chegar a esses talentos primeiro que a concorrência!

O mercado de jogadores de 19/20 anos é por isso altamente especulativo e aquele onde se cometem os maiores erros! Logicamente também, para quem vende (como é o caso do Benfica) é um mercado altamente apetecível! Mas essa especulação não pode entrar dentro do balneário brincando-se aos salários sem haver um percurso consistente e gradual de baixo para cima, correndo-se o risco de se perder o equilíbrio do mesmo!

Por isso meus amigos, com papas e bolos se enganam os tolos, mas não todos! Se o projeto Ajax nos mostra o que de bom é possível fazer com bons talentos da formação (e vá lá, os 150 milhões em reforços dos últimos 4 anos, mas disso ninguém fala), esse mesmo Ajax também mostra como é possível ser batido sucessivamente por um PSV que vende um terço do Ajax, compra um terço do Ajax, não é tão formador, e dentro de portas vence quase sempre!

É isto dizimar ou retirar os méritos do Seixal? Claro que não! É apenas constatar que o Seixal, só por si, no que se refere a vitórias desportivas não garante nada! É isso que sempre disse! E mantenho!


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

39 comentários

  1. @ Redmoon,

    Obrigado pelo post. Poupou-me o trabalho de escrever um comentário gigante a rebater o post anterior.

    Já agora, só uma nota adicional: quando no post anterior se fala no Ajax pagar ordenados a ex-jogadores do United, convém dizer que a ida do Blind para o Ajax, assim de repente, foi um regresso. Tal como seria perfeitamente possível, na próxima época, o David Luiz voltar para o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Bom post, a desmistificar e expor este Ajax. A publicação do Benfica sobre o Ajax é ridícula e só demonstra a falta de rigor e de profissionalismo e elevado populismo que por ali reina.

    ResponderEliminar
  3. Sir Redmoon, do alto do Reino Unido, dupla-nacionalidade, mas nascido e criado em solo PT, a dar um verdadeiro arreio naqueles que olham para o que está a fazer o Ajax como exemplo absoluto de como gerir a formação.

    Não tenho muito mais a dizer. O que interessa formar jogadores, se em 6 meses abandonam o barco? Ou há projectos para 3, 4 anos, ou não passaremos de clube formador.

    ResponderEliminar
  4. Tantos posts sobre o Ajax??
    O que passou-se?!

    ResponderEliminar
  5. A diferença é que a totalidade dos 80 milhões do Frenkie de Jong vão MESMO para o Ajax...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sabes? És o empresário?

      Eliminar
  6. Grande post, parabéns. A realidade é algo difícil de contrariar, podem dar as voltinhas que quiserem. Uma equipa como o ajax deste ano aparece de tempos a tempos, como o Mónaco e até como o do Porto de Mourinho, claro que no ano seguinte são completamente destroçadas simplesmente pq é impossível competir com os principais clubes das “big five”, o resto são estórias de encantar...

    ResponderEliminar
  7. Copiar nunca deu bons RESULTADOS… Mas TODOS sabemos que uma BOA equipa se constrói… tendo em conta os jogadores que se desejam para um determinado tipo de jogo, um bom balneário, e considerando os requisitos do treinador, claro que no caso do BENFICA, AJAX; PSV e outros tem que se ter em conta as nossas realidades não as dos outros… Termos ideias próprias e uma equipa MADURA, COMPETITIVA , constrói-se considerando as IDADES,CARÁCTER, PERFIL TÉCNICO e PSICOLÓGICO dos jogadores, um bom treinador e claro uma DIRECÂO que entenda um pouco de futebol que apoie a equipa os jogadores e o treinador, e que se não entender pelo menos não complique e BOICOTE o que de bom se tem construído … Não sou de acordo nem é possível manter os jovens muitos anos, mas não vender à primeira oportunidade, depois ter jogadores maduros não é sinónimo de ter jogadores estrangeiros muitos anos e bem pagos, em idades que ultrapassam o limite do razoável e com um histórico clínico
    que os limita relativamente à sua contribuição para a equipa e desestabilizadores em termos salariais. Não entendo o fato de serem bem pagos, não seja um indicador de serem jogadores com mercado e não serem eles os negociados, manterem os jovens mais anos e adquirir jogadores maduros (não em fim de carreira, só excecionalmente) e complementem a equipa, com jogadores da formação e outros com maturidade competitiva e pessoal ... de que é um exemplo de excelente integração o SAMARIS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, um jogador vindo do seixal não tem custos de compra ...
      Imaginemos que o João Félix era holandês e se chamava jhoann feliz cruift... O Benfica comprava-o e pagava por ele, digamos 10 milhões de euros e não é exagerado.
      Agora divide esses 10 milhões de euros por 2 ou 3 épocas e vê se não era suficiente para o manter por esse período.
      O mesmo é válido para outros jogadores oriundos da formação. Haja vontade e paciência de não ir atrás de lucros rapidamente.
      Lucros financeiros, mas não desportivos.

      Eliminar
  8. Exterminador de Charlatões17/4/19 20:36

    O Sport Vieira & Friends não confundir com o Sport Lisboa e Benfica vive da propaganda , das mentiras , das falácias, das inverdades.

    Tudo serve no Sport Vieira & Friends para fazer propaganda ao iluminado Vieira.

    Só assim é possível o Luís Pinóquio Vieira ser Presidente do SLB e ser Presidente do SLB durante tanto tempo.

    No Sport Vieira & Friends a manipulação , a propaganda enganosa, a lavagem cerebral aos Benfiquistas é o dia à dia.

    O incrível é como em pleno século XXI , as pessoas ainda se deixem enganar e manipular desta maneira.

    ResponderEliminar
  9. No momento em que Bruno Lage tecer um elogio a Vieira acaba-se a sua proteção neste blog!

    ResponderEliminar
  10. JOSE VIEIRA17/4/19 21:34

    Bom post, a desmistificar a propaganda miserável que hoje sai do Benfica para enganar os benfiquistas!

    Vamos lá por partes. O Benfica sempre teve formação e de muito bom nível em largos períodos. A fase negra tem lugar na década de noventa com Damásio e Azevedo - esses carrascos do Benfica que conheci - prejudicada no início do século com a destruição do Estádio e a construção do novo, que acabou com a infraestrutura que havia. Mas a década de sessenta e setenta produziu muito bom jogador para o Clube. lembro-me bem do Nené, do Shéu e da chegada de Chalana do Barreirense, então com 17 anos! E tantos outros!
    Simplesmente o Benfica de então mesclava jovens jogadores com a contratação dos melhores em Portugal. Muito diferente do que se propugna agora.

    Sou a favor da formação e nada tenho, antes pelo contrário, contra o investimento nela, aproveitando o grande talento natural que os jovens portugueses têm para este jogo. Só temos a ganhar com ela.

    A minha "guerra" contra LFV não tem a ver com a aposta na formação, mas sim com os objectivos por detrás da mesma: reforço da equipa principal? Ou comércio de jogadores?
    Quem lê os escritos que por aqui deixei sabe o que penso da estratégia de LFV: a formação é um meio para fazer dinheiro para uma série de pessoas e não para reforçar a equipa a médio e longo prazo, tornando-a forte e competitiva, em Portugal e lá fora.
    Por isso, o que diz a propagando do Benfica não me diz nada. A formação deve ser uma boa fonte de reforço da equipa principal, mas não a única, menos ainda a principal, e contando que os jogadores de maior talento sejam para ficar por períodos longos, no mínimo 3/4 anos, e não para despachar ao fim de 6 meses/ 1 ano como se tem feito e continuará a fazer com todos os jovens com algum talento.

    Uma última nota quanto ao post do Redmoon. Discordo em absoluto que estrelas de valor indiscutível sejam pagas abaixo do seu valor por causa da idade jovem. O balneário que se aguente! Que me interessa a mim se o Pizzi fica insatisfeito. Também ficou com o Ferreyra, que veio ganhar 4 milhões ao ano e o que rendeu?
    Este João Félix, por muito inflacionado que esteja, não engana. Dá-se ao Jonas, que nem aguenta o avião e mal se treina, 4 milhões e ao miúdo que faz a diferença, marca golos e faz assistências, meio milhão?
    Não admira depois que queira sair quando lhe acenam 4/5 milhões ano. Quem não quereria?
    Para que os miúdos queiram ficar mais tempo - e falo apenas quanto àqueles que têm um talento extra, não de todos os jovens! - tem de se abrir os cordões à bolsa.

    Nada disto se encaixa na política de LFV. 80 milhões de euros de comissões em 4 anos, mais do que orçamento anual total da SAD para este ano e quase metade do passivo exigível da SAD ... VENDAS, é disto que se trata sempre!

    A formação é o último engodo de LFV para os benfiquistas de fé ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não concordo quando dizes que a formação não deve ser a principal fonte de reforço da equipa principal, eu acho que só se deve ir buscar jogadores fora para colmatar as lacunas que temos, qual é a necessidade de comprar jogadores se temos na formação jogadores preparados a jogar!?

      Em relação à formação ser o último engodo do presidente Vieira, este ano ele não tem mais desculpas porque não à a urgência de dinheiro e tem um treinador que aposta na formação, agora é que ele tem de demonstrar para que realmente quer a formação..

      Eliminar
    2. Nuno Figo18/4/19 14:01

      Engodo, propaganda, sou contra, tralalala

      Muito bem, é a favor da formação, mas não como única forma de reforçar a equipa.
      Excelente, visionário, ninguém tinha pensado nisto. Ainda bem que temos o José Vieira para nos abrir os olhos.

      O José Vieira que também quer voltar a ser um gigante europeu.
      Com base na sua estratégia, de usar a formação como complemento de reforço da equipa...
      Só falta o José Vieira partilhar, com a futura direção que defende, a fórmula da pedra filosofal! Porque com essa, o José vai conseguir contratar os melhores, passando por cima de clubes com orçamentos 10x superiores aos do Benfica.
      E é também com essa pedra filosofal que o José Vieira vai conseguir “abrir os cordões à bolsa” para reter as promessas da formação por “um mínimo de 3/4 anos”!


      Criticam, mas não propõem nada concreto e credível para voltarmos a ser verdadeiramente grandes no espaço europeu!!

      A estratégia da prioridade na formação é a única em que o Benfica consegue derrotar os tubarões!
      Com todos os males, riscos e problemas que uma estratégia assente na formação tem!!

      Críticos e Demagogos...

      Eliminar
    3. JOSE VIEIRA18/4/19 15:35

      Caro Nuno Figo,

      Nada de concreto?!
      Desculpe mas anda a dormir na forma. O Benfica não tem uma estratégia de formação para reforçar a equipa de futebol, o Benfica tem uma estratégia de formação para vender jogadores, que é coisa bem diferente!
      Estratégia de formação é um lindo engodo para pacóvios. As "parcerias" com o Mendes têm outros objectivos. Não vê quem não quer ver.

      Se em vez de dar 5 milhões ao Jonas, que está perto do SL Saudade, 5 ao Sálvio (meu Deus!) e outros milhões aos "desvalidos" do plantel, talvez tivesse dinheiro para seduzir os miúdos realmente bons da formação a ficar 3/4 anos. Isto não é concreto, não renovar com o Sálvio, com o Jonas e outros semelhantes e dar um contrato semelhante ao Félix?

      Quando se mantiver os Félix, os Bernardos Silva, os Renatos Sanches, os Edersons, etc., etc., por 3/4 anos, então eu acredito que a formação está no Benfica como estratégia de reforço da equipa principal.

      Quando no fim desta época vir partir o Félix, o Dias (que não fará falta, no meu modo de ver) e vamos ver mais quem, espero bem que tenha os olhos abertos para ver o que se passa à frente deles.

      Nenhum miúdo da formação realmente bom está no Benfica mais do que 6 meses/1 ano sem ser logo vendido.

      E quando somar aos que sairão os que já saíram, perceberá que equipa poderíamos ter e não temos e, já agora, o que significa realmente a formação para LFV (e, como tem os olhos abertos, como com 800 milhões em vendas nos últimos 10 anos se tem o passivo na mesma).

      Por último, e respondendo também ao Cris22, que cumprimento, nenhuma equipa grande vive da formação, sem reforços experientes e de qualidade. Equipas de formação, como o Ajax, estão condenadas a ser figurantes na Europa. Um ano excepcional não altera a natureza das coisas.

      A estratégia real de LFV é fazer do Benfica um clube de formação, que vai conseguindo vencer cá dentro para calar os conformados como o Nuno Figo, enquanto promove as VENDAS que quer fazer.

      Esse não é o Benfica que eu amo desde que nasci e que quero para o futuro. É o Benfica condenado a ficar na fase de grupos e a disputar o resto da Liga Europa.

      Que ganhemos hoje!

      Eliminar
    4. Nuno Figo19/4/19 21:21

      Então o José Reis deixa o Jonas e o Salvio sair. E usa esse dinheiro para renovar com o Ruben e o Félix.
      E o Jota? E o Ferro? E o Tino? E o Kalaica? Como define os jovens em quem apostaria? Ou será que só aposta depois de eles serem certezas?! Ganha sempre o totobola, estou a ver.

      Exemplo:
      https://bolanarede.pt/rubricas/top-bnr/top-10-promessas-da-era-seixal/

      Em 2016, eram estas as promessas. Devíamos ter pago milhões a todos?
      Ou o José Reis já sabia que só metade iria dar jogadores de top?!

      Um sábio. Uma pena não ser presidente do Benfica. Consigo, a champions estava no papo.

      Eliminar
  11. Sorry, off-topic: esta equipa banal a que chamam fc porto, quando tem arbitros isentos, Var's isentos são uma equipazinha reles, fraca e banal. Ó sergio Conceição, vais agora dizer que a culpa é do Benfica? A tua equipa não joga nepia . Corruptos de merda. Só em portugal podem fazer o que lhes apetece por causa das ameaças aos árbitros e famílias. Se houvesse isenção em Portugal estariam a lutar pelo 4 lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com competência e rigor!17/4/19 23:19

      até aos 28 minutos foram os melhores, de longe, adorei que tivessem levado os 4, mas a verdade é esta! Haja respeito pela verdade, mesmo contra adversários nojentos.
      Para vencermos o campeonato temos de vencer todos os jogos, esta é a nossa realidade.

      Eliminar
  12. QUE Chatice !!! Nos CORRUPTOS faltaram os seus MELHORES JOGADORES: Jorge Sousa e Artur Soares Dias, na primeira parte ainda suspiraram por ELES, que diferente se ELES estivessem em JOGO, a equipa sem ELES perde a motivação deixam de saber jogar… ficam tristes atiram-se para o chão e ninguém lhes dá ATENÇÂO...que diferente que é JOGAR sem ELES...

    ResponderEliminar
  13. 😁😁😁 não consigo parar de rir. A 3 minutos do fim, os corruptos perdem por 1-4 e o comentador diz que o porto está praticamente eliminado? A serio? Os gajos tinham que fazer 7 golos e o locutor diz praticamente? Vão brincar kokaralho. A culpa é do Benfica.

    ResponderEliminar
  14. Pois! O Ajax é um bom caso de estudo para os Vieiristas e também para os benfiquistas.

    ResponderEliminar
  15. Se o Ajax ganhar a Champions este ano vai calar a boca a muita gentinha que tem a mania que percebe muito de Futebol. Bem espremidos sabem ZERO...

    ResponderEliminar
  16. Enorme post. Parabéns.

    AJP

    ResponderEliminar
  17. Helder Silva17/4/19 22:39

    Que eu saiba o Shadows não diz em lado nenhum que temos de seguir modelo do Ajax, mas sim pensar grande como o Ajax. Quando se entra entra na fase de grupos e entramos derrotados nos jogos com o Bayern Munique, isso é pensar pequeno.
    No resto concordo totalmente com este post.
    Hoje a moda é falar do Ajax, mas se olharmos para o Barcelona, que é um clube formador, neste momento não tem nenhum jogador que tenha saído da formação nestes últimos anos na equipa principal.

    ResponderEliminar
  18. Basicamente é isto.

    Quero é campeonatos, taças de Portugal, e mais umas. Campanhas europeias ambiciosas.
    E para isso são necessários jogadores corajosos, profissionais, focados e concentrados.

    ResponderEliminar
  19. Compreendo que o mundo dos média e dos blogs se alimente dos contraditórios às vezes inconsequentes.

    O Benfica neste momento cm este plantel, mantendo todos os jogadores de valor e com a aquisição de mais uns 4, tenho andado a diminuir as necessidades, fiquei-me pelo guarda-redes, vi vídeos do Cássio do Corinthinas e agradou-me, gosto do Mbabu do young boys, um poste - mitrovic, borja iglésias, zaha e um avançado móvel, mas que marque golos, esse é o meu sonho de hoje. O de amanhã é vencer o Frankfurt e depois o Chelsea e o Valência ou o Arsenal por fim, preferia o Arsenal.

    Abraços a todos, viva o Futebol dos recreios e da rua.

    ResponderEliminar
  20. Epah
    Mas porque é que o Ferro merece ganhar (infinitamente) menos que o Jardel????
    E o Félix? Merece assim tanto ganhar 10 vezes menos que o Jonas?
    Pagar a quem produz!
    Meritocracia!

    O que é que o Salvio faz para ganhar 50 vezes mais que o Gedson actualmente????

    Quando aprenderem a gerir “balneários/empresas/pessoas) digam ....
    Isto é merda!!!!

    Paga-se milhões a “coxos” e trocos a reais pérolas!!!!!

    BURRRRRRRROOOOOSSSSSS

    MaTic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno Figo19/4/19 21:25

      Ferro renovou e teve contrato aumentado... EM FEVEREIRO DESTE ANO.

      Félix renovou... EM NOVEMBRO DE 2018.

      Tiveram os seus contratos revistos e muito bem revistos, por iniciativa do Benfica!!
      Aceitaram as condições, sem armas apontadas aos joelhos.

      Que mais querem?!!

      Eliminar
  21. Não dizes grande coisa, o psv é clube de consumo interno não tem estofo eur na Europa são um zero à esquerda asdim tipo Benfica, o Ajax é um clube com dimensão europeia coisa quem bem o Benfica o é nós últimos 25 anos e o psv a mesma coisa é esta pergunta já foi feita quando o psv levava vários pontos de avanço

    Não vês que é normal ganhar no mesmo ano em Turim e em Madrid depois de fazer resultados negativos na primeira mão e aplicar a maior goleada caseira europeia da história do Real Madrid triplo campeão europeu e detentor de 14 taças dos campeões nunca tinha sido feito

    Depois se quiseres ser sério porque não não dizes que nos últimos 50 anos o Ajax foi campeão europeu 4 vezes, formou dos melhores jogadores da história, o melhor mesmo para mim Johan Cruyff o melhor é mais influente na história do futebol, deu ao mundo a laranja mecanica uma equipa que revolucionou o futebol como o Ajax já o tinha feito ainda perderam mais 2 finais dos campeões, ganharam a taça das taças, taça uefa, supertaças, taças intercontinentais e o Benfica ganhou o que nos últimos 50 anos? Eles são melhores que nós, formam mais e melhor, tem mentalidade vencedora e ambição europeia, no Ajax não se fala como o Lage e outros que o importante é o campeonato, por isso é que quem pensa assim transformou um clube de dimensão internacional em clube de dimensão nacional

    O certo é que este ano vai estar na final um clube que não comprou um único jogador ou o melhor clube formador do mundo, espero que um deles possa ser campeão europeu para muitos engolirem elefantes

    O que eles mostram é que com ambição, mentalidade e uma boa gestão dos recursos de vez em quando é possível chegar longe nos campeões e quando isso sucede temos que aproveitar e não dizer que o ulimportante é o campeonato

    No mais o comunicado do Benfica é ridículo é apenas propaganda ao nível do Ghobels ou do tipo do Iraque, metem nojo, só propaganda é do mais barato que há

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desculpem ai alguns erros mas escrito no telemovel com corrector automatico dá quase sempre erros.

      Red deves estar a esquecer-te daquela campanha fabulosa do RV 6 jogos 6 derrotas, e uma das 10 piores campanhas dos campeões da historia e da quantidade de derrotas seguidas, nos ultimos 13 jogos da champions temos 10 derrotas 1 empate e 2 vitorias contra o AEK, uma delas sem saber bem como, é registo fabuloso.

      Deves pensar que é possivel todos os anos dar 4 ao Real e ir às meias finais da champions, se fores lá de 5 em 5 anos é muito bom, sabes há quantos anos não vais a uma final ou meias finais? 29 anos

      Eliminar
  22. o ajax à vinte anos é por vagas tem anos de obscuridade a construir um plantel da formação e depois faz umas flores e depois vende acabando com a equipa que formou.

    e nós estamos cada vez mais a seguir o mesmo caminho o que é péssimo porque não é isto que nos interessa.

    o exemplo do ajax é a mentalidade, a ambição e não ser submisso perante nomes de clubes, tenham eles boas equipas ou estejam a passar por maus momentos.
    coisa que não temos feito para isso basta ver o percurso que temos tido com colossos europeus, até muito mais do que os resultados foi a postura e a subserviência que tivemos nesses jogos.

    e essa falta de mentalidade advém muito de nos últimos anos a aposta ser exclusivamente em treinadores portugueses, que tirando um ou outro caso, são quase todos treinadores de mentalidade pequenina.

    ResponderEliminar
  23. O Ajax jogou contra Juventus com 5 jogadores da formação e espetou 4 ao real Madrid.
    Não é possível tapar o sol com a peneira.
    Estamos perante uma equipa distinta e que fez muito mais do que Benfica e porto.

    ResponderEliminar
  24. O Ajax marcou 4 golos ao BM embora empantando, aviou o RM com 4 a 1 e correu com a Juve. É pouco? Não é acima de qualquer equipa PT?
    Juizo...

    ResponderEliminar
  25. Red: este ano sobretudo pelas vendas já efectuadas e a efectuar do passe de jogadores emprestados como Talisca,Jiménez, carrilho, jovic etc, não creio ser necessária a saida de nenhum dos jovens já chegados ou em vias disso ä equipa principal...Portanto este ano parece querer demonstrar que já chegámos a essa situação que descreves de permitir a permanência 2/3 anos dos formados do seixal...Desta forma ou pagam os valores das clausulas ou a direcção sacrifica o desportivo pelo financeiro! Mas que existem condições para isso acontecer é inegavel! Vamos pois aguardar...viva o SLB, rumo ao 37!

    ResponderEliminar
  26. Gosto muito destes post´s do redmoon, porque andam tão afastados da realidade, que se tornam uma boa leitura ficcional!
    É daquelas coisas que se reconhece quando estamos a ler alguma coisa e a tentar aplica-la à realidade ao mesmo tempo. Ou seja olhamos para os factos em si e tentamos perceber se encaixam na visão do autor.
    Olhando com sentido crítico, percebemos que o autor pega nos factos e adapta-os à sua narrativa.
    Percebe-se que o Redmoon não está em Portugal e não tem a menor noção do que é a realidade portuguesa.
    Neste momento só um cego pode negar o excelente trabalho que se fez a nível da formação do Benfica, em 15 anos passamos de uma situação em que o melhor que de lá saía era o Miguel Vítor, para a situação actual!
    É evidente que para se ter sucesso a formação não chega, é preciso complementar e é preciso manter os melhores durante mais tempo! Mas para isso é preciso manter os jogadores satisfeitos, o que só é possível, com bons ordenados e a expectativa de lutar por títulos.
    Mas para isso é preciso capacidade financeira. Logo a pergunta de um milhão de dólares que não é respondida é de onde vem esse dinheiro?
    A título de exemplo o RD está avaliado em 28 milhões no transfermarkt. E a minha pergunta é que clube português tem capacidade para pagar 28 milhões por um central?
    Podem dizer-me ai o porto teve o militão e o sporting o BF, mas a grande diferença é que no Benfica, temos, neste momento no plantel, sete ou oito ...

    ResponderEliminar
  27. Estou tendencialmente de acordo com a opinião. Contudo, julgo que o LFV nunca disse que a equipa principal seria feita de jogadores do Seixal, mas que a ideia era que a base fosse do Seixal. Agora para termos sucesso desportivo de forma consistente, temos que ter jogadores feitos, de renome e verdadeiras bombas de mercado para a nossa dimensão para consolidar os nossos jovens, dar um upgrade de qualidade e de experiência. É preciso voltar a trazer Aimar's desta vida, Saviolas, Suazo's, Miccolli's, etc etc para juntar aos nossos putos.... No caso do Ajax, um Tadic da vida (que classe!), Blind (que não sendo nenhum prodigio, é um player bastante bom para ligas periféricas), um David Neres, Tagliafico e por aí fora...

    ResponderEliminar
  28. Devemos valorizar a mentalidade do Ajax! Não se sentem condenados à priori com os BM, RM ou Juve. Concordo que devemos destacar que este Ajax marcou 4 golos ao BM, 4 ao RM 1 e eliminou a Juve. Vejam, por exemplo, a diferença de ontem entre o porto e o L ou entre o Benfica e BM...

    ResponderEliminar
  29. Há 2 épocas o Ajax foi à final da LE com o MUnited.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking