O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Finanças: Benfica é o 30º Clube com mais Receitas Operacionais do Mundo (Deloitte)

. 42 comentários
Na edição da Deloitte Football Money League de 2019, respeitante à época 2017/2018, foram publicadas análises interessantes sobre a evolução das receitas operacionais do TOP 20 de clubes, e verifica-se que nos últimos 10 anos as receitas operacionais mais do que duplicaram de 3,9 mil milhões de euros para 8,3 mil milhões de euros.

Nesse período (2008 - 2018) as receitas operacionais do Benfica (Clube + SAD) triplicaram, passando de 50M€/Ano para 150M€/Ano.

Em termos de receitas totais da Benfica SAD, o crescimento foi de 460% de 2009 a 2017 como já foi analisado: Benfica SAD com crescimento de receitas de 460% (2009-2017)!, tendo as receitas totais aumentado de 55M€/Ano para 253M€/Ano em 2016/2017. Na última época as receitas totais situaram-se nos 235M€/Ano aproximando o Benfica do TOP 20 Mundial.

A composição do TOP 20 dos clubes com mais receitas operacionais é a que se segue, estando neste momento Real Madrid, Barcelona e Manchester United no Pódio dos clubes com mais receitas.


O Benfica aparece na 30ª Posição com 150,7M€, mesmo tendo tido uma má performance na UEFA Champions League de 2017/2018. Nesta época de 2018/2019 tem-se verificado uma melhor performance europeia, e também existiu o aumento das receitas europeias. Nessa medida é expectável que o Benfica se aproxime do TOP 20 com receitas operacionais (SAD + Clube) a rondar os 180M€/Ano.


Nesta edição da Deloitte Football Money League 2019, foi realizada também uma análise aos melhores clubes dos principais países fora das BIG 5 League em termos de receitas (Rússia, Turquia, Portugal, Holanda, Suíça, Escócia). 

As receitas operacionais do Benfica em 2017/2018 (clube com mais receitas em Portugal) ficaram divididas da seguinte forma:
- Match Day / Bilhética: 40,5M€
- Comercial + Patrocínios: 47,6M€
- TV + Uefa: 62,6M€
TOTAL: 150,7M€


No caso de Portugal o Benfica em 2017/2018 apresentou 150,7M€ de receitas operacionais, tendo superado os 235M€ de receitas totais considerando também as receitas com atletas e as receitas financeiras. 
Na presente época de 2018/2019 é muito provável que o Benfica volte a superar os 250M€ de receitas totais que alcançou há 2 anos, e para tal basta encaixar cerca de 70M€ de receitas com atletas em jogadores como Talisca, Raul Jimenez, Jovic e Carrillo.

Nota Final: Esta época a "santa aliança" entre Porto e Sporting está a tentar de tudo para afastar o Benfica dos êxitos desportivos e das receitas da Champions da próxima época, e para tal basta verificar que Porto e Sporting estão a ser levados ao colo na Liga Portuguesa (algo até tem sido confirmado pelo sportinguista Rui Santos da SICN e a sua liga da "verdade") e na taça da Liga verificaram-se esta semana alguns dos maiores escândalos de arbitragem em toda a história do futebol português (com árbitros e vídeo-arbitros que apenas "seguiram as instruções" de colocar Porto e Sporting na final da taça da liga, custasse o que custasse!). A verdade desportiva em Portugal é uma palhaçada e uma anedota, e por isso mesmo a credibilidade das competições nacionais está ao nível do "lixo"!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. Excelente Benfica Eagle. Teria sido melhor se não fosse a teimosia do presidente em não reforçar a equipa pra conquistarmos o penta e pelos péssimos resultados na champions.
    Então e os clubes da santa aliança em que posição se encontram neste ranking? Na dos falidos, certamente.

    ResponderEliminar
  2. Se a direcção do Benfica ataquesse a arbitragem com a mesma frequência que este blogue, talvez criaríamos alguma reacção. O que o LFV falou não causou nenhum impacto. Não se passou nada. Ainda com o bandido Proença a minimizar tudo o que tem acontecido, sem ninguem confrontá-lo.

    De roubalheira à roubalheira. Até a próxima roubalheira.

    Behelit

    ResponderEliminar
  3. Rui Benfiquista24/1/19 09:35

    Bom post Eagle, e mais uma prova que o Vieira não tem como justificar o não investimento na equipa, relembro que ha dias vai a baila a noticia do Naming, segundo me informaram e nao foi uma luz, é real esse negocio e com números acima dos 10 milhoes ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No outro dia havia outro que sabia de fonte segura que o Mourinho ia ser apresentado.

      Eliminar
    2. Toda a gente sabe que o Mourinho no volta a portugal enquanto a máfia da palermo portuguesa cá andar, alcunha dada por ele à cidade do porto, depois de o ameaçarem de morte. Quando precisa ir ao porto vai com seguranças.

      É só esperar mais uns aninhos e quando o peido com patas for para a quinta das tabletas, a macacada vai-se comer uns aos outros.

      Eliminar
    3. Rui Benfiquista24/1/19 12:22

      Cada um é responsável pelo o que diz, se eu nao soubesse e quisesse inventar....escrevia como anónimo.

      Eliminar
  4. Peço desculpa por fugir ao tema mas devemos guardar para memória futura estas miseráveis palavras do insolvente: Anteontem, o FC Porto venceu porque foi melhor do que o Benfica. Foi melhor na Taça da Liga, da mesma maneira que está a ser melhor no campeonato, da mesma maneira que foi muitíssimo melhor na Liga dos Campeões. Não nos surpreende que isso seja colocado em causa por quem está a ser investigado por possível corrupção de equipas de arbitragem, de jogadores adversários, de clubes adversários, de observadores, de delegados da Liga, de funcionários judiciais e até de magistrados (e ainda por tráfico de influência, branqueamento de capitais e fraude fiscal). Não surpreende, mas há limites para a hipocrisia, o desespero e a falta de decência."

    ResponderEliminar
  5. Alguém se lembra de ver em qq liga europeia um golo anulado por uma pseudo falta como ao braga ontem? isto depois do VAR se ter recusado a ver sequer as faltas que precederam os dois golos do porto anteontem? A aliança sporting porto continua muito ativa. estão a tentar transformar o protocolo num porto ao colo com algumas sobras para o sporting.

    O sporting domina amplamente a comunicação social.
    os ex árbitros plantados pelo Bruno carvalho nas várias estações (faustino na TVI, Marco na CMtv, Duarte gomes na sic e o avençado da sort tv) fizeram ontem bem o seu trabalho. Já estão a preparar a opinião publica para o que vai suceder no próximo sporting benfica. Preparem-se bem amarrados ás cadeiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a santa allianz cup. Parabéns à allianz por estar ligada ao crime organizado. Vai ser óptimo para a marca!!

      Eliminar
  6. Cá esta a prova de LFV é um excelente presidente e gestor e que o torna concomitantemente, a ele e ao SLB, um alvo a abater por parte do SCP e FCP, e de uma surpreendentemente massiva chusma de ressabiados.

    E na defesa - que legitimamente, será sempre aquém - a esses ataques sub-reptícios veiculados por pessoas e meios que deveriam ser isentos, é ele considerado o culpado, por todas as vicissitudes que advêm desses ataques, sejam elas concretas ou não, ultimamente pelos próprios benfiquistas que exigem a sua demissão, preferindo assim, o presidente fugaz e populista que mete logo 'as fichas todas' em reforçar a equipa e onerar o futuro, como é o sporting actualmente e como foi o Benfica no passado, com os resultados que se conhecem.

    O Benfica está à beira de um ponto de viragem e de uma demarcação permanente dos restantes clubes portugueses e a visão e a perseverança na senda para esse objectivo é de LFV e por isso é que os inimigos o tentam ‘placar’ à má fila.

    É preciso união – SEMPRE - agora e já, e não apenas quando as coisas calham circunstancialmente e acidentalmente bem, como foi nos anos 60, quando os clubes trilhavam o percurso em algo tão fátuo e imprevisto como o génio de um jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ««Cá esta a prova de LFV é um excelente presidente e gestor»»

      Tanto assim é que eu, todos os dias, rezo várias Novenas, Salvé-Rainhas, Pai-Nossos e 30 dúzias de Avé-Marias para que, o "excelente presidente e gestor" nunca morra e nunca deixe a presidência porque se isso acontecer, lá se vai o Benfica pelo cano...

      Eliminar
    2. Disseste tudo que não é preciso dizer mais nada. Está claro para quem quer ver o que se passa.

      Eliminar
  7. Este espaçaste espaço tornou-se absolutamente anti-vieirista, no meu ponto de vista, em excesso. Nada contra a oposição , precisamos de pluralismo no clube e não podem haver vacas sagradas, mas agora tudo o que de mau acontece se dever ao exclusivamente ao Vieira e esquecer o homem que nos levou ao primeiro tetra da nossa história , culpando-o depois de não nos ter levado ao penta e seguramente “para o infinito e mais além”, é um exagero. O Benfica está a ser alvo da maior campanha que alguma vez foi feita em Portugal contra uma instituição, o roubo da sua correspondência, é algo absolutamente inacreditável e que expôs o clube na praça pública os seus podres - que apesar de tudo até ver a nada têm conduzido - o que seria se expusessem a correspondência privada dos governos, partidos, presidência da república, seguramente a democracia passaria um péssimo momento, e o que seria da exposição do clube da fruta e/ou do louco que lá esteve, esses monstros de integridade e transparência, seria mil vezes pior... estou convencido.
    Assim, é sempre agradável de ver um artigo que coloca o clube nos 30 primeiros da Europa em receitas operacionais, num dos paises mais pobres da Europa! Não haverá aqui algum mérito da equipa de Vieira?!
    Já agora, não sou vieirista, sempre fui contra as eternizacoes nas instituições, trazem mais males que proveitos, acho que também estaria na hora de aparecer alguém com credibilidade e sangue novo para o Benfica, (até agora ninguém apareceu que me desse garantias, promessas de ser campeão europeu neste atual contexto, dá-me logo náuseas ), mas haja um pouco de memória sff... também não fica mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. subscrevo inteiramente. este é o post que gostaria de ter escrito

      Eliminar
    2. JOSE VIEIRA24/1/19 10:58

      Caro Brytto,
      Apreciei o seu post, pelo equilíbrio e sensatez.
      Eu sou um anti-Vieira, como diz, mas não o fui sempre. O que sucede é que este aspecto de gestão (os rendimentos operacionais) é apenas um dos aspectos da avaliação a fazer. Quem conheceu mais de perto essa gestão, eu conheci durante uns anos, sabe que LFV se comporta como dono do Clube e tem uma arrogância inaceitável com os sócios, como se ele fosse um herói da história do Benfica. Não é.
      O que adianta ter estes rendimentos operacionais se o dinheiro não vai nem para a diminuição do passivo (marginal) nem para o investimento na equipa principal? Ao invés, ele sai para pagar comissões generosas a amigos e "parceiros estratégicos", para pagar a compra de jogadores ignotos, que ninguém conhece, muitos que ficam até a jogar na América do Sul e que nunca jogarão na equipa principal, para pagar a compra de jovens estrangeiros à pazada, sem que se tenha visto até hoje o sentido disso e, ainda, para renovar muito generosamente com os dinossauros do plantel, promovidos ao topo da folha salarial quando o seu rendimento desportivo não o justifica (Pizzi, Salvio, Jardel, Jonas, etc., etc.).
      Por outro lado, LFV definiu na política de vendas o objectivo principal do Clube, desprezando a vertente desportiva do Clube (a principal!). Vendeu todos os bons jogadores que tinha (e vai vender o que resta) e não comprou um único titular nos últimos 4/5 anos. Não vê o que se passou este ano (Ferreyra, Castillo, Gabriel, etc.)?
      O Benfica de LFV subiu à segunda divisão europeia de clubes, mas na Europa é hoje da terceira ou quarta divisão. Isso interessa-lhe alguma coisa? O que lhe interessa são as viagens com o Mendes amigo, para colocar jogadores.
      Podia-me alongar ainda mais, com vários outros aspectos, mas já chega. LFV é hoje a fonte da fraqueza desportiva do Clube (no futebol, claro) e da sua mediocridade competitiva internacional. Precisamos de outra gente, com credibilidade e respeito pelos valores desportivos do Clube. Se não, daqui a 10 anos o porto apanha-nos no número de títulos nacionais (já passou há muito os internacionais e na gestão de LFV ...).
      VIEIRA RUA!

      Eliminar
    3. José Vieira, compreendo perfeitamente a sua argumentação mas não compreendo que caminho o SLB deveria ter seguido para se tornar o clube que todos desejamos de primeira linha europeia.

      É muito fácil dizer que LFV é isto e aquilo mas depois não apresentam uma linha sobre o que teriam feito diferente. Falam todos agora que o SLB está em vias de resolver os seus problemas financeiros mais graves.
      Sim o SLB tem vendido bastante, sim o SLB criou uma marca que permite que muitos jogadores apenas por passarem na academia se valorizem. Sim é verdade que nem todos chegam à equipa principal, e? Deveriam chegar todos só porque sim?
      Sim foi necessário ter parceiros estratégicos como alguns empresários. É normal em qualquer empresa isso acontecer.
      Sim o SLB tem comprado poucos titulares, mas fazendo uma rápida avaliação do plantel, e vamos falar só de números, poucos seriam os jogadores que venderia abaixo dos 20 milhões, faz sentido que quando se compra um jogador para titular esse já tenha esse valor ou próximo. O SLB compra quantos jogadores acima de 15 milhões? Poucos, muito poucos. É difícil para o SLB comprar titulares pois para serem titulares terão que ser melhores que os que lá estão e sendo-o serão do mesmo preço ou semelhante. O Benfica não paga isso.
      O Benfica compra pazadas de jogadores porque tem que comprar jogadores baratos e depois ver se eles se adaptam. Para isso serve o Scoutting. E olhe que o nosso não é nada mau, mesmo apesar da nossa estrela do scoutting ter ido para a Rússia ser pago a peso de ouro. Seria preferível comprar mais caro, ou comprar mais baseados no scoutting e vê-los crescer e adaptar-se? Mesmo que não se adaptem, emprestamos e depois vendemos.
      São questões que temos que responder se queremos ser sérios na avaliação de LFV.
      Está à vista o crescimento do SLB. Cometeram-se erros? Claro que sim, mas o balanço é claramente positivo. Muito positivo.

      Eliminar
    4. subscrevo inteiramente. este é o post que gostaria de ter escrito

      Eliminar

    5. refere-se à prospecção e contratação de jovens como David Luiz, Jovic, Markovic, Lindelof, Talisca, Cristante? Meu caro, a realidade é esta: os clubes em portugal só sobrevivem com a alienação de jogadores. E as propostas que chegam são absolutamente irrecusáveis, na ordem dos 20, 30, 40 M€.
      O presidente não é omnipotente, retém os jogadores na medida do razoável. Para além dos valores (apetecíveis) em questão há a considerar a pressão dos stakeholders, da boas relações com os clubes compradores, da pressão dos agentes e dos próprios jogadores.

      Investimento na equipa principal? sejamos intelectualmente honestos, o Benfica investe menos na equipa que os seus rivais ? Qual é o sector da equipa mais carenciado? O FCPorto foi campeão com um ou dois reforços, um guarda-redes e mais não sei quem, recrutados do campeonato português, reforços para o banco, só para arredondar o plantel.
      2018-2019, que reforços fizeram SCP e FCP?

      Os reforços do Benfica são teoricamente os melhores, qualquer um de nós no início do campeonato subscreveu, decerto, inteiramente:
      Ferreyra – um bom avançado, fez um excelente percurso, um dos avançados mais promissores da Europa;
      Castilho – rotulado como o melhor avançado actual no Chile;
      Conti e Lesma – rotulados como os melhores defesas na Argentina.
      Outros, com visível capacidade técnica, como Ebuehi e Corchia ainda não puderam demonstrar todo o seu potencial.

      A pergunta que eu faço é a seguinte: há alguma dúvida que o FCP seria campeoníssimo com esta equipa ?

      Que mais pode Vieira fazer, senão arranjar forma de ter o ascendente permanente que têm os principais rivais sobre a arbitragem e os principais organismos tutelares do futebol, sabe-se lá a que preço e risco?

      Eliminar
    6. Se conhece de perto essa gestão, gosta que me informasse do seguinte, porque não a encontro nos R&C.
      1. O passivo foi amortizado em mais de 200M nos últimos 3-4 anos. Onde está o restante passivo quando afirma que não foi amortizado?
      2. Qual foi o dinheiro que não foi investido na equipa quando o clube tem investido invariavelmente 30M ou mais por ano em jogadores?
      3. Quis são as comissões generosas que são pagas a agentes que não estão nos R&C e que são porcentualmente inferiores aos seus rivais?
      4. Quais foram todos os melhores jogadores que foram vendidos e quais são os futuros jogadores que a direcção tenciona vender?
      5. Quais são as viagens que Vieira tem feito com o Mendes para vender jogadores?
      6. Se Vieira é a fraqueza desportiva do Clube pode explicar-me a razão pela qual formos tetra e atingimos um nível tal que estamos financeiramente entre os clubes que mais factura e mais sólidos apesar de estarmos a competir num dos países mais pobres da Europa?
      Não tenha vergonha de se alongar. Obrigado.

      Eliminar
    7. O meu comentário das 11:32 é para o José Vieira.

      Eliminar
    8. É só isto... Chegamos a bater recordes: fomos roubados - culpa do presidente, como é óbvio?

      Eliminar
    9. SUBSCREVO A 1000% o poste do Sr Brytto. Muitos parabéns.

      Eliminar
    10. serem os melhores defesas na argentina por acaso significa que são bons?.
      se na argentina só actuarem jogadores medíocres significa que contrataste os melhores medíocres mas não deixam de ser medíocres por isso.
      idem idem para o castillo.

      o presidente é que apoiou quem esta na federação pelos vistos, até porque não lhe tirou o apoio, esta a gostar do trabalho deles.

      Eliminar
  8. Sempre a subir nas receitas mas o que é importante, que é ver uma equipa de futebol de categoria que é o que o Benfica merece é que está quieto.

    Esta política do doido desgraçado do Vieira é uma catástrofe. Espero bem que o Rui Gomes da Silva o ponha em sentido nas próximas eleições, pois eu mereço( sou adepto residente em mindelo - Cabo Verde ) e todos os benfiquistas merecem um novo rumo para o clube.

    A equipa é uma anedota no sector defensivo, qualquer iluminado consegue perceber que a defesa precisa de reforços como uma pessoa precisa de pão pra boca.

    Por isso espero e anseio que tricolor do Vieira va pra bem bem longe do Benfica

    Benfiquista de mindelo ( Cabo Verde )

    ResponderEliminar
  9. Estas contas valem na prática NADA, ZERO!!! Sporting "em falencia" já tem uma final no bolso, está a ser reforçado qb...o FCP mesma situaçao já tem mais um campeonato no bolso e este ano (só se acontecer algo anormal) vai a caminho do bi, com uma equipa reforçada e uma Champions bem encaminhada...o Benfica é o que se vê!
    Algo está mal!
    Rua Vieira!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é suposto fingir não sabermos que a santa allianz tem mais de 15pts oferecidos pelo var?
      O que está mal são pessoas como tu. Que nojo

      Eliminar
  10. E para os reforços a sério o presidente não tem dinheiro?
    Ou está a ceder à chantagem do seu mentor para salvar os corruptos?

    ResponderEliminar
  11. Nenhum de nós entende o desequilibro do plantel. Se em vez das paletes tivéssemos uma política desportiva séria como seria o actual Benfica? Só com um outro presidente que ame o futebol poderemos saber.
    No actual contexto do futebol nacional o Benfica só consegue ganhar com um plantel absolutamente superior ao dos adversários, com 2 jogadores de qualidade semelhante para cada posição. Parece-me, posso estar errado claro, mas creio que não.
    OBVIAMENTE QUE O BENFICA PRECISA:
    Guarda-Redes com experiência internacional que saia bem aos cruzamentos e jogue razoavelmente com os pés. O Svilar tem que ir jogar com regularidade, nem que seja na Bélgica.
    Defesa Direito e Esquerdo de Qualidade
    Central de Qualidade e Experiência - tipo uma torre que saiba jogar à bola
    Acredito que Sander Barge possa ser o médio que nos falta
    Precisamos de um Mitroglou, aparentemente Castillo e Ferreyra não se adaptaram é seguir a vida. Precisamos que o Jovic regresse.

    Precisamos de dar poder a Lage, ele percebe de futebol.

    ResponderEliminar
  12. Nota Final: Esta época a "santa aliança" entre Porto e Sporting está a tentar de tudo para afastar o Benfica dos êxitos desportivos e das receitas da Champions da próxima época, e para tal basta verificar que Porto e Sporting estão a ser levados ao colo na Liga Portuguesa (algo até tem sido confirmado pelo sportinguista Rui Santos da SICN e a sua liga da "verdade") e na taça da Liga verificaram-se esta semana alguns dos maiores escândalos de arbitragem em toda a história do futebol português (com árbitros e vídeo-arbitros que apenas "seguiram as instruções" de colocar Porto e Sporting na final da taça da liga, custasse o que custasse!). A verdade desportiva em Portugal é uma palhaçada e uma anedota, e por isso mesmo a credibilidade das competições nacionais está ao nível do "lixo"!

    ResponderEliminar
  13. Calma, que vamos buscar mais 3 craques ao Leixões e limpamos tudo!!! Vão gozar para o crl. Estou disponível para fazer uma lista para eleições antecipadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual é a razão pela qual não queres que o Benfica não vá buscar 3 jogadores promissores para as suas equipas jovens, jogadores esses que eram cobiçados pelos nossos rivais? Será por acaso pelo facto de seres adepto desses rivais? É que não estou a ver outra razão para tanta animosidade perante uma decisão de gestão correta.
      Se fosse o invejoso Varandas a escrever o comentário ainda percebia. Agora um alegado benfiquista...

      Eliminar
    2. esta do Leixões e do filho do Paciência, manter este registo despudoradamente é absolutamente surpreendente, falta-nos militância nas Assembleias gerais e na informalidade coesão e organização

      Eliminar
  14. Tudo muito bonito a ser verdade, mas de que é que isso nos vale se: a) não conseguimos utilizar os recursos para investir a sério no plantel, entenda-se por sério o investimento em posições mais carenciadas; b) na linha do ponto anterior, de que nos serve estarmos assim tão bem, se hoje em dia, e desde há uns bons anos, sermos um verdadeiro entreposto de jogadores e não um clube que tenha como máxima prioridade conquistar troféus; c) de que nos serve isso se grande parte da Comunicação Social não nos respeita e até nos persegue; d) de que nos serve isso se nos organismos directivos do futebol português não só não estamos representados, como os nossos até são perseguidos.

    Concluindo, não sei se a intenção deste post era chamar a atenção para o que está a ser mal feito por parte da Direcção, mas conseguiu-o pois a imagem que transparece é a de que temos dinheiro, base de apoio e potencial, mas somos geridos como um clube do meio da tabela no que se refere aos objectivos da construção do plantel, e que somos tratados como um clube menor por quem deveria tratar-nos no mínimo com isenção, se não mesmo também com deferência por parte de quem deveria ser imparcial. Ou seja, cerca de 25 anos depois do início da nossa maior crise, e com mais de 15 anos de estabilidade directiva com o mesmo presidente, continuamos a ser um gigante adormecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram 15 anos o tempo que demorou a levantar o Benfica do precipício onde estava para o lugar onde está hoje. Isso não se consegue apenas com estabilidade directiva.
      Já não somos um gigante adormecido, mas já há muita gente a tentar a colocar-nos a dormir novamente.
      Já há muitos anões Lilliputianos a tentar prender ao chão o gigante Gulliver.

      Eliminar
  15. Conclusão: ganhamos nos balanços mas perdemos em campo.

    Eu quero é ganhar no campo.

    ResponderEliminar
  16. Os direitos televisivos do Benfica podiam estar melhor (o dobro pelo menos) o SLB ficava assim ao nível de um Inter ou do Atletico de Madrid por exemplo. Mas quem negoceia os direitos é que sabe...O Benfica ficou prejudicado porque não souberam negociar como devíam ter feito.

    ResponderEliminar
  17. Pelo que está a fazer em estratégia desportiva, LFV terá de passar a exibir estas listas de recordes de vendas no museu do clube, em vez dos troféus que oferece aos corruptos.

    ResponderEliminar
  18. mas de que serve isto se depois não se reforça o plantel nas posições em que ele esta claramente precisado.

    de que serve isto se depois estamos calados, caladinhos e condicionados, para não dizer comprometidos, que leva a esta pouca vergonha e que nos obriga a ser duas ou três vezes melhores que os outros e por vezes nem isso chega,

    ResponderEliminar
  19. Então, falta coragem para repor a verdade dos números? 121,5 milhoes de receitas operacionais, nao são 150.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "inteligente".. "Nesse período (2008 - 2018) as receitas operacionais do Benfica (Clube + SAD) triplicaram, passando de 50M€/Ano para 150M€/Ano."

      121,5M€ é da SAD
      150,7M€ é da SAD + Clube

      Coloca mais gelo que isso passa.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking