O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Selecção Nacional: Fernando Santos será corajoso ou medroso frente à Espanha?

. 35 comentários


O que fica dos jogos de preparação da selecção? As dúvidas de Fernando Santos quanto ao 11 inicial e o seu medo em mudar/arriscar.

No Euro2016, essa atitude do treinador Fernando Santos fez com que apostasse de início nos seus preferidos em vez de apostar nos que estavam em melhor forma.

Quanto à baliza, penso não haver dúvida que será Rui Patrício o titular.

Na defesa, Cédric deverá ser o dono do lado direito e Rafael Guerreiro o do lado esquerdo.

Quanto aos centrais, percebe-se que Ruben Dias, apesar de não ter qualquer responsabilidade nos golos sofridos frente à Tunísia, foi sacrificado e não será opção. Provavelmente Pepe e José Fonte serão os titulares.

Na posição 6 também é pacífico que William será o dono do lugar.

A partir daqui é que começa a confusão.

Sendo que Ronaldo será titular, sobram 4 lugares. 

Moutinho, Adrien ou Manuel Fernandes são a opção para o segundo médio de maior contenção e de ligação ao ataque, à frente de William. Eu apostava em Manuel Fernandes, visto Adrien parecer estar em má forma física. Mas seguramente que o "Montinho" seria a minha última opção, ao contrário de Fernando Santos.

Depois ficam a sobrar 3 lugares para Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Gelson, Bruno Fernandes e João Mário. André Silva ou Quaresma não me parecem ser opções com consistência para deixarem no banco todos estes jogadores que estão em grande forma.

Ontem a dupla Bernardo Silva/Gonçalo Guedes demonstrou um grande entendimento. Também Bruno Fernandes entrou muito bem no jogo. Mas Gelson é um craque e também está em forma. João Mário parece-me o mais fraco destes.

Por isso, apostaria em Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes, deixando Gelson como primeira opção para entrar. Mas não será fácil tomar uma decisão, ainda para mais um medroso como Fernando Santos.

O que me parece evidente é que esta selecção tem mais opções de qualidade e em forma que a de 2016. Entrem bem com a Espanha e tudo poderá correr muito bem...!

P.S.: Dói a alma ver comprovado que Bernardo Silva ou Gonçalo Guedes foram despachados antes do tempo do SL Benfica e que poderiam ter dado tantas alegrias ao nosso clube...mas fico feliz que tenham encontrado o seu caminho e estejam bem. Não graças ao SL Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Shadows,

    Queres o 11?

    Patricio
    Ricardo, Pepe, Fonte, Guerreiro
    William, João Mario, Bruno Fernandes
    Guedes, Ronaldo, Bernardo

    Vais ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Substitui o JM pelo Moutinho.
      Depois a dúvida será Guedes ou ASilva e Fonte ou Alves

      Eliminar
    2. JM é outro flop. Esse gajo é um manco.

      Duvidas entre guedes e A.Silva? Anda todo maluco?

      Eliminar
  2. benfiquista de gaia8/6/18 12:36

    A MEU VER TANTO O GONÇALO COMO O BERNARDO FORAM VENDIDOS A PRESSA...e porque??'' axo que aqui existe materia para o ministerio publico investigar...e CRIMINOSO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está a burra de Gaia a levar a conversa para a retrete.
      O pá o tema é a seleçäo!!
      Vou falar devagarinho para ver se tu entendes:
      O t e m a é a s e l e ç ä o!!!!

      Eliminar
  3. A mim espanta-me que, tendo quatro boas opções para lateral direito, FS tenha levado os que são, na minha opinião, os dois piores.
    Mas pronto já se sabia que o Cedric era indiscutível e o Ricardo foi para agradar a quem se sabe.
    Quanto ao Rúben também acho que já justifica a titularidade ao lado Pepe! De qualquer modo quase que aposto que vai acabar por entrar e pegar de estaca.
    No entanto não concordo com a teoria de que FS não arrisca. Antes pelo contrário, pois apenas um dos médios é de características defensivas.
    Não percebo a crítica ao Moutinho (aliás percebo, é a mesma que tens com Pizzi). Moutinho tem qualidade de passe, é lutador, sabe controlar os momentos do jogo, é agressivo e tacticamente corresponde sempre ao que o treinador lhe pede.
    Quanto às opções ofensivas temos muitas e de qualidade, felizmente, pelo que vai dar para rodar, sendo o pior, quanto a mim, o Gelson pois falha imenso na definição, seja no último passe seja na finalização.
    As minhas maiores preocupações estão no centro da defesa e na posição de médio defensivo, pois o william joga a diesel e a outra única opção é o adrien que pouco jogou esta época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moutinho é superior a Manuel F. e este superior ao Adrien. É que nem suscita dúvidas

      Eliminar
  4. Também concordo que temos mais e melhores opções do que em 2016, a nível ofensivo, e ainda ficaram de fora o Ronny Lopes e o André Gomes, por exemplo.
    Já no centro da defesa e no meio campo defensivo, estamos mais fracos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/6/18 12:40

    Contra a Espanha Fernando Santos será ele mesmo..

    Um Beato Merdoso

    vai colocar os mesmo de sempre, os mais velhos

    Quaresma, Moutinho, Adrien e Joao Mário

    Com Bernardo Silva como o único que pode fazer a diferença...e só será titular porque é tb titular no City...não há desculpas

    Com Ronaldo a Ponta de Lança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhar à Espanha8/6/18 12:55

      beato... que foi Campeão Europeu, mas é algo conservador sim. E foi campeão europeu com uma senhora vaca. É o nosso Vitória da Seleção só que ele não tem o Nhaga, tem a Nossa Senhora.

      Eliminar
    2. Anónimo8/6/18 13:18

      Beato medroso muito bem. Só falta acrescentares campeão da Europa. Esqueceste-te desse pormenor. Ti e o shadows...
      Incrível o despeito que se tratam pessoas só pq não vos agradam. Falo destes anônimos e do shadows. Fazem mesmo com o RV...

      11 Portugal:
      Patricio; Cédric (cancelo ou semeado são melhores, mas FS prefere Cédric pq o usa um pouco como o Chelsea usa azpilicueta); Pepe e fonte (r. Dias podia perfeitamente ser titular mas fonte não costuma comprometer na seleção e até esteve bastante bem contra a Bélgica), guerreiro; William (não há mais ninguém), Moutinho (Fernandes podia perfeitamente jogar. A não ser ele antes “montanhosa” que um jogador que pouco (e mal) jogou e na seleção costuma cumpriria bastante bem. Vem duma boa época no moção); B. Fernandes (mostrou mais que João Mário mas acho que vai jogar João Mário). Na frente aposto na tripla de ontem e acho que FS também. Ronaldo, Guedes e Bernardo

      André Jesus

      Eliminar
    3. Anónimo8/6/18 14:10

      Despeito e desrespeito é apoiar quem desrespeita jogadores como Ruben Neves, Varela, Semedo e Cancelo, ou mesmo alguns jogadores do Braga que jogaram a grande nível durante a época...optando por jogadores fora de prazo que jogam em clubes menores e qd jogam (Beto, fonte, Alves, Cédric)

      Desrespeito é colocar Pizzi na bancada e levar 2 guarda redes para o banco como suplentes (marafona)

      Eliminar
    4. Anónimo8/6/18 16:27

      Por amor de Deus... Varela e Pizzi? Tu certamente que nem os querias a jogar no Benfica quanto mais na selecao...
      Eu escolheria outros 23 mas a partir do momento que foram estes os selecionados tem o meu apoio incondicional. Seja qual for o clube de origem

      André Jesus

      Eliminar
  6. Ganhar à Espanha8/6/18 12:52

    Patrício, Cédric, Pepe, Fonte, Guerreiro, Fernandes (Mário), William, Moutinho, Guedes, Ronaldo, Bernardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento é isso que vai ser, e embora se possa discutir não me parece que esteja mal.

      Eliminar
  7. Aposto neste 11 que foi ensaiado ontem.

    Patricio
    Cedric, Pepe, Fonte, Guerreiro
    William, Moutinho, Bruno Fernandes
    Guedes, Ronaldo, Bernardo

    É o mais equilibrado. No ataque tem os jogadores com mais capacidade de desequilibrar. Guedes e Bernardo também ajudam a equilibrar no meio campo ao contrário de outras opções. Se o Adrien, Ricardo e Rúben têm valor muito semelhante a Moutinho, Cedric e Fonte dando mais capacidade ofensiva. André Silva é também opção muito válida mas jogos de mundial sai diferentes de apuramento.

    Para mim o Gelson é um jogador que nem convocaria. É bom jogador nas falta ser mais decisivo. Falha muito na finalização e em dois anos não evoluiu nada. Para mim teria ido o Ronny Lopes. Também me custa ver o Nélson Semedo e o Rúben Neves de fora.

    Mas isto são opiniões e não tenho dúvidas que ao contrário do que muitos pensam o Fernando Santos escolheu os que pensa serem os melhores. Para mim não houve escolhas para agradar a terceiros.

    ResponderEliminar
  8. A seleccao e o percurso que fizer no Mundial nao terao grande impacto na minha vida. Entao desde que o Santos "nao ouviu" os insultos que a claque da FPF, liderada pelo macaco, nos fez em nossa casa, o meu investimemto reduziu-se a quase zero. O quase e porque gosto que jogadores actuais do SLB ou que por ca tenham passado, tenham boas prestacoes.
    De facto doi ver o Bernardo e o Goncalo embora esteja contente por eles. Quando sera que se comecara a dar tempo para que potenciais talentos possam crescer enquanto ainda ligados ao Benfica?
    Penso que a resposta nao tardara e sera dada com o que for feito com Ruben Dias, Joao Felix e Umaro Embalo.
    Se forem vendidos sem terem crescido e amadurecido no SLB entao mais vale deixarem de falar em formacao e assumirem que sao um emtreposto de jogadores.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8/6/18 13:51

    O preguiça contra a Espanha... Vais ser fantástico!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo8/6/18 14:00

    Boa tarde,

    O Bernardo e o Guedes são casos distintos. O Guedes foi vendido por 30 milhões, naquilo na altura foi considerado um negócio da China. A sua passagem pelo Valência a titulo de empréstimo está a ser fulgurante, e está a afirmar-se como jogador, mas a proposta de 30 milhões naquela altura por um jogador suplente era irrecusável. Bernardo sim foi vendido cedo demais, sem ter sequer jogado no Benfica.

    Quanto ao resto concordo, apenas acho que o 8 vai ser Manuel Fernandes nos jogos grandes para jogarmos com dois trincos, e que o montinho nesse caso vai tirar é o lugar ao Bruno Fernandes. Só quem não conhecer Fernando Santos é pode imaginar outra coisa, o cattenacio dele faz o da Itália parecer ofensivo...

    ResponderEliminar
  11. É minha premonição que a selecção do filho da melhor Dolores do Mundo e arredores, de Alcochete ao Samouco, se perder com a Espanha, com quem o homem do crucifixo e da srª de Fátima vai jogar para o empate, nem da fase de grupos vai passar ....!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/6/18 16:18

      Certinho e direitinho

      Eliminar
    2. O meu prognóstico tem sido, derrota com a Espanha, segundo jogo mete o Ruben Dias, ganha a Marrocos, e empata com o Irão.

      Se o CR se lesionar no primeiro jogo ainda acabamos campeões de mundo. (não que esteja a desejar lesões)

      Espero que Portugal faça um bom mundial para mexer a economia e a malta coma umas torradinhas com chá ou chocolate quente à lareira que o tempo está bom para isso.

      Eliminar
  12. Anónimo8/6/18 14:32

    E mais dois já vão a andar! Diogo Gonçalves e João Carvalho! Juro que não entendo esta politica! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto não temos o Lar a funcionar temos que ir despachando alguns.

      Eliminar
  13. Anónimo8/6/18 15:08

    "(...)P.S.: Dói a alma ver comprovado que Bernardo Silva ou Gonçalo Guedes foram despachados antes do tempo do SL Benfica e que poderiam ter dado tantas alegrias ao nosso clube...mas fico feliz que tenham encontrado o seu caminho e estejam bem. Não graças ao SL Benfica.(...)"
    Saíram demasiado cedo, concordo, mas o Bernardo Silva estava destinado a defesa esquerdo pelo cérebro JJ.
    O Gonçalo Guedes, foi um bom negócio para o Benfica 35M€ é muito dinheiro.
    A partir do momento em que os grandes ($$$$$) clubes europeus sondam qualquer jogador jovem que jogue em Portugal é quase certo que o jogador ou sai ou perde o rendimento.
    Só poderemos manter os jovens no plantel, se conseguirmos dar-lhes condições financeiras semelhantes aos grandes clubes europeus. Qualquer outro argumento é puro romantismo bacoco.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo8/6/18 15:18

    Não graças ao SLBenfica? Mas então eles foram criados e formados aonde? Na China? Na Russia?
    Se calhar nos lagartos, não?!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Diogo8/6/18 16:27

      O Bernardo saiu na época 2014/2015, o Gonçalo Guedes saiu em Janeiro de 2017 e como são jogadores inteligentes evoluiram naturalmente, só o Shadows é que regrediu ....:)

      Eliminar
  15. Patrício,
    Ricardo, Pepe, Rúben, Guerreiro,
    William,
    João Mário, Bruno Fernandes, Bernardo,
    Guedes, Ronaldo.

    ResponderEliminar
  16. Rui Benfiquista8/6/18 15:47

    O Guedes e o Bernardo têm lugar de caras, e o Ruben só perde para o Fonte, mas acredito que possa ser titular.
    Quero é ver o meu clube com contratações de qualidade e comandado por treinador de qualidade e com o João Félix incorporado na equipa AA para ver se tem qualidade para jogar na mesma.

    ResponderEliminar
  17. Bernardo e Guedes saíram sem quererem ou sequer terem forçado tal saída, e por valores bem abaixo do potencial que todos lhes adivinhavam. Uma das várias opçoes erradas de lfv, que devia lavar a boca de sabao qdo fala em formação. Formar nao significa ser entreposto de negocios que é o que lfv quer do Seixal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A opção certa de Vieira era obrigar o JJ a mudar a tática e com isso forçar o Bernardo a jogar...

      Não compreendo que ainda haja esta discussão quando o treinador da altura não o queria e a opção era ficar a aquecer o banco no slb ou jogar a defesa...

      Eliminar
    2. "A opção certa de Vieira era obrigar o JJ a mudar a tática e com isso forçar o Bernardo a jogar..."

      Esta é uma das crítica que não entendo neste blog, não especificamente a si.

      Neste blog muitos clamam que RV é um treinador manso e que mete a jogar quem lhe mandam, coisa que supostamente não acontecia com JJ com o seu carácter vincado, excepto quando achamos que os jogadores tem qualidade então Vieira já peca por não mandar no treinador. Ou sim ou sopas, não podemos criticar porque sim e porque não consoante é Filipe Augusto ou Bernardo.

      Como já o escrevi não sei como se passa no SLB, mas pelas declarações públicas e ao ver um campeão mundial e europeu no banco enquanto Emerson graça os relvados não me parece que alguém da direção mande no 11.

      O que eu acho é que o 11 deve refletir uma política do clube, e o treinador é mais um assalariado, não podemos ter treinadores como JJ (se lhe derem rédeas pede sempre os melhores, e bem, endividando o clube como faz frequentemente), tem que haver um trabalho conjunto entre equipa técnica e uma direção técnica acima hierarquicamente, a direção/SAD avaliza as contratações e não mete o dedo no 11.

      Eliminar
  18. Ruben, Bernardo e Guedes, três cofragens do betão do Seixal.

    ResponderEliminar
  19. Achas que alguma vez o Guedes ia dar jogador nas mãos do Vitória? 30 milhões foi uma grande venda. Hoje estaria a ser negociado para uma equipa da segunda divisão.

    ResponderEliminar
  20. GUEDES >>>>>>>>> MANCO SILVA!!!

    Maior flop de sempre.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking