Ronaldo demonstrou que a maturidade foi a melhor coisa que lhe aconteceu. Que jogo!
Fernando Santos comprova que é o encolhido do costume, com um Moutinho inútil, um Bruno Fernandes colocado no sítio onde nunca jogou e com o seleccionador a não perceber que tinha que dar gás ao miolo em vez de colocar o André Silva. Adrien em vez de Moutinho era a decisão óbvia.
Seja como for, Portugal depois deste jogo pode ambicionar um bom Mundial. Mas "make no mistake": a história não se repete. Se Portugal quer ir além, tem que fazer mais.
Acho que tivemos muita sorte e um Ronaldo incrível.
ResponderEliminarTemos Cedric a dar chouriço na frente e Nelson Semedo ficou em casa. Temos Rúben Dias no banco e Fonte a ser comido a torto e a direito. Temos Manuel Fernandes no banco e Moutinho e Bruno Fernandes em campo. E acho que o André Silva devia ter entrado mais cedo, o Guedes também estava fora dela.
Penso o mesmo. Ou muda muita coisa ou não vamos longe. Ruben Dias no banco não lembrava ao diabo mas lembrou a um santo(s).
EliminarJogar o Ruben Dias para a equipa jogar com um a menos? Não obrigado. Lá não há colinho como cá na paróquia....
EliminarFonte esteve muito mal nos dois primeiros golos da espanha. O anónimo das 22:39 deve perceber que repetir muitas vezes um disparate não o torna verdadeiro. Já basta a overdose de sporting a que estamos sujeitos há mais de um mês para ainda ter de ler os estribilhos verde e azuis neste blog.
EliminarAlguém que avise disse o Tite para não convocar o Philips.
EliminarDeves estar a confundir o R´uben Dias com algum putanheiro do clube da fruta.
EliminarAmeaças de morte aos árbitros, fruta, bmw´s e setecentinhos é no clube das PUTAS!
Por não haver colinho viu-se a prestação do Bruno Fernandes.
EliminarA equipa da federação jogou com vários a menos. Jogou sem lateral direito, ou com um mini lateral direito, jogou com o meio campo com um a menos, não sei o que andava por lá um montinho qualquer, jogou com centrais velhos e coxos...o que vale é que não há cahs-balls nem invsões de centros de estágios dos árbitros para os coagir, nem Estoril gates como cá no tugal.
EliminarE, pronto, como é normal a sectária 'visão' dum rastejante e rasteiro lagarto !...
EliminarSempre a mesma bosta, nunca conseguimos dominar um jogo contra um adversário de peso. Minutos atrás de minutos sem conseguir tocar na bola.
ResponderEliminarTudo o que este gajo conseguiu foi graças à categoria e inspiração dos atletas. Rui Vitória baza!
Oops, enganei-me na equipa, mas o texto serve na perfeição.
Ainda assim existem diferenças. Este consegue alterar o esquema tático durante o jogo sem fazer substituições, já para não dizer que este não vive a repetir o que lhe correu bem no passado.
EliminarEste FS faz-me lembrar RV: que duas nulidades!..
ResponderEliminarCompletamente de acordo!!!
EliminarE o Europeu foi zero de FS? Que triste comparação.... comparar FS a RV....É de muito mau gosto...
EliminarEu acho que os jogadores di SLB vão fazer a diferença neste Mundial....
EliminarO esferovite !!!
EliminarAmbos têm uma sorte do caraças e um "resolvedor": um tem CR7, o outro tem 10NAS.
EliminarMas quando o "resolvedor" faltou, o primeiro soube ser campeão europeu, já o segundo só não ficou em terceiro porque o Marítimo foi amigo!
Como os do zmerding...
EliminarQual é a seleção do mundo que domina a Espanha? Algumas podem ganhar mas dominar...
Eliminaros do sporting tb :)
EliminarO problema de Portugal é que jogou provavelmente contra o melhor meio campo do mundo. Por isso é indiferente jogar com o Moutinho, o adrien ou o Manuel Fernandes. Não íamos cheirar a bola na mesma.
ResponderEliminarFalta um número 10 como o Rui Costa ou o deco. E falta uma defesa muito mais agressiva.
Mas hoje tivemos uma exibição fabulosa do melhor jogador do mundo. Se mantiver o nível podemos aspirar a fazer uma grande prova.
make no mistake lool
ResponderEliminarMoutinho teve bem. Tanto ele como o William tiveram muito bem a ocupar o espaço à frente da defesa.
Cedric e Fonte, esses sim, é um escândalo como são titulares em detrimento de Semedo ou Dias.
Fernandes muito pouco, mas claramente que não é efetivo naquela posição.
Espero q tenhas deliciado com a exibição do Guedes. Só joga em transições. 30 milhões, obrigado.
Jogar no Valencia é uma coisa; jogar para ganhar contra tudo e todos como num Benfica, contra equipas fechadas, é outra inteiramente diferente. É um talento, mas tem muita sopa que comer.
De resto, foi o possível frente à principal candiata ao mundial, juntamente com Brasil e Alemanha. Deliciosos os espanhóis- Obriga-te a ser impotente, e agradecer por tal qualidade futebolística. Mas Portugal com um Bernardo mais em jogo, o mesmo Ronaldo, e um jogador mais em forma na esquerda, pode ir longe.
"Moutinho ESTEVE bem. Tanto ele como o William ESTIVERAM muito bem a ocupar o espaço à frente da defesa."
EliminarDe tal modo e com tanta eficiência que o William - Aahhh, Aahhh, Touré - Carvalho, me fez lembrar do Benfica dos tempos de Souness e de ! ... Michael Thomas!!!
São cenas. A Espanha, fora o lance do golo do Diego Costa que é falta, não foi capaz de criar uma oportunidade pelo centro do campo. William esteve impecável. Falhou numa transição ou outra, mas no posicionamento esteve muito bem. Mas pronto. O Samaris e o Danilo é que são bons.
EliminarJorgen80
EliminarTu de bola és uma bola o Guedes não jogou nada mas também jogo fora do seu lugar mas quando se quer falar mal tudo vale certo lol
Vi o mesmo que tu..O william é um pastelão..Não tem nem velocidade nem intensidade para grandes jogos..e depois contra uma equipa como a espanha essas lacunas são mais que evidentes..O Fernando "o polvo" tem nacionalidade portuguesa..Não percebo por que nunca foi opção..tambem acho que Portugal deveria ter jogado com o bloco mais alto durante todo o jogo..
EliminarRonaldo foi super mas os outros náo estiveram á altura de um mundial.
ResponderEliminarO complexo de inferioridade dos nossos jogadores perante os espanhois foi confrangedor. Muita cerimónia , sempre na expectativa, muito pouca iniciativa e muito disparate.
A defesa mete dó e o william carvalho sem a bola é demasiad mau.
Eu substituiria o patricio pelo beto, o fontes pel ruben, o guerreiro pel ricardo e o william pelo adrian.
Tirando Ronaldo a diferença de qualidade técnica entre os jogadores Portugueses e os Espanhois é abissal. Nenhum deles seria seleccionável para a equipa espanhola.
EliminarO Ronaldo não tem técnica nenhuma. No united tinha. O Bernardo Silva tem.
EliminarO anónimo disse tudo. Dos 23 português só Ronaldo e Bernardo entravam na roja, e o primeiro somente por ser o 2º melhor do mundo.
EliminarQue exagero. Faltaram lá os do benfica...
EliminarO caceteiro Ruben Dias nem jogou. E FS fez bem... assim jogou com e equipa inteira até ao fim...
Como o caceteiro William Carvalho?
EliminarBeato Santos no seu melhor
ResponderEliminarUm merdas
E o Gonçalo Guedes foi o 2º melhor em campo!
ResponderEliminarE neste post fica retratada a Seleção com camisola vestida!
O Guedes foi protagonista em 3 lances, quais?
Julio Loureiro (Fafe)
Não! O segundo foi o Ricardo e o terceiro o bigodinho. Só depois vem o Guedes.
EliminarO melhor foi o danilo!
EliminarOs melhores em campo foram os jogadores do benfica....
EliminarO Ronaldo complica-me a vida que o homem não tem limite. O que ele faz hoje nos primeiros 45 minutos está ao nível das exibições do Pelé contra Itália em 70, ou de Xavi frente à Alemanha em 2008. Não falhou uma tomada de decisão, muitas vezes de costas para a baliza, e com marcação cerrada.
ResponderEliminarNem quero pensar o que faria numa Espanha ou Alemanha, sempre com a bolinha disponível para ele.
Astro.
Cheguei a coloca-lo top 15, depois top 10, e vai para top 5. Pelé, Maradona e Messi no trono.
E ele sabe deste top?!
EliminarPraticamente só vi a primeira parte. A segunda vi a espaços. Achei que a defesa esteve muitos furos abaixo do que vi,por exemplo no Euro de França. O Cédric, o Guerreiro, o Bernardo Silva ou estavam nervosos ou estão em baixo de forma. Concordo que o Moutinho tenha jogado. Contra os espanhóis, que são só candidatos e favoritos era preciso experiência em campo. E o Moutinho tem-na! William esteve igual a si próprio. Nunca o achei o craque que muitos pintam!
ResponderEliminarGuedes, também nervoso e as bolas não chegavam lá! Ronaldo esteve inspirado. Mas não se pode ser só o melhor do mundo... É preciso demonstrá-lo!
Foi um bom resultado, tendo em conta que o adversário foi SÓ a Espanha! Acho que este resultado nos traz alguma esperança!
"não se pode ser só o melhor do mundo... É preciso demonstrá-lo!" dizer depois de Ronaldo ter feito um hattrick contra a Espanha e nao ter mesmo a noção de nada ou entao estar com uma azia do camandro.
EliminarO Guerreiro foi melhor em campo de Portugal não teve medo jogar
EliminarCR7 THE BOSS
Guerreiro, fontes e william defendem muito mal. Pepe já não é o que era . Patrício está nitidamente afectado.
EliminarAntónio Pereira!
EliminarAzia é coisa que não tenho. E se há alguém que admira o Cristiano como jogador, como atleta, sou eu! Que não hajam dúvidas, ok?
Mas na realidade, sendo o melhor do mundo tem que mostrar! Ou isto é ganhar fama e deita-te a dormir?
Azia teve ele, de não ter sido ele a marcar os golos contra a Argélia no amigável...
Azia teve ele, por não ter sido ele a marcar na final da Champions... E para tirar o protagonismo ao Bale, inventou aquela frase enimática, para falarem dele!...
Percebeste? Admiro-o como futebolista, já o seu carácter deixa algo a desejar!
Pronto! Tenho dito! Agora bate-me se quiseres!
O Patrício foi ontem aquilo que sempre foi !...Muito Bom entre os postes e mediano, para ser meiguinho, nas saídas a cruzamentos quer por baixo quer as alturas.
EliminarAchas que foi o grande culpado em algum dos golos sofridos ?!...Não foi !!!
Nada a dizer.
ResponderEliminarPortugal esteve igual a si próprio e a Espanha foi o que costuma ser.
O problema é que nós andamos há dois anos deslumbrados e a pensar que somos a melhor selecção europeia. Depois, quando nos calha jogar com adversários de categoria, são evidentes as inúmeras insuficiências.
Em 2 anos, tivemos dois jogos a sério : um com a França na final do Euro 2016 e agora com a Espanha.
Contra a França, valeu-nos a superação, o espírito de sacrifício. Porque, quanto a futebol, foi pobre, muito pobre mesmo. Mau de mais para ser verdade.
Não esquecer que no Euro 2016 ganhámos apenas 1 jogo (País de Gales) no tempo regulamentar. Todos os outros foram empates sofridos, prolongamentos penosos e grandes penalidades.
Agora com a Espanha, valeu-nos um super Ronaldo e como de costume, toda a sorte do Mundo.
Podíamos ter saído deste jogo com uma goleada histórica.
Se a Espanha materializasse a superioridade asfixiante, estaríamos todos esta hora a encontrar culpados.
Resumindo e concluindo :
Portugal e o Fernando Santos, não convencem. Andamos há 2 anos a passar pelos intervalos dos pingos da chuva, jogando contra selecções medianas e fraquitas.
Mas já sabemos que quando nos tocam selecções fortes, mostramos na verdade o que (não) valemos.
Uma última palavra para Bernardo Silva e Gonçalo Guedes : completamente inexistentes. Sem dimensão nem categoria para estes palcos exigentes.
Correm muito, esforçam-se muito, mas a produção é miserável.
Provavelmente não terão culpa.
Quem coloca dois criativos a correr atrás da bola em acções de sacrifício e em missões defensivas, terá quanto a mim mais responsabilidades.
Em suma, Um Fernando Santos igual a ele próprio.
Uma espécie de Rui Vitória, embora mais...religioso.
Pois o Europeu foi um acidente.... és mesmo burro....
EliminarHoje, quem quiser ser uma grande equipa, tem de ter uma qualidade de passe imaculada.
ResponderEliminarPortugal joga na base do chutão para a frente e fé no Ronaldo.
No Benfica também é parecido : pontapé para a frente e fé no Jonas.
Fico sem saber se esta pobreza exibicional é inevitável ou se com qualidade dos jogadores portugueses poderíamos e deveríamos mostrar muito, mas mesmo muito mais.
Está a nascer uma nova espécie de treinador português : o que joga para não perder.
Ao longo dos tempos há sempre um treinador que marca a forma como todos os outros abordam o jogo.
O Artur Jorge marcou uma época, dando aso a uma série de clones (até como falavam);
Depois o Ericksson revolucionou completamente a forma de jogar (defender sempre longe da baliza);
Veio o Mourinho (a primeira parte da carreira dele, porque a segunda mete nojo de tanto defender);
E agora parece que a forma de jogar das equipas do Fernando Santos também já tem inúmeros seguidores : jogar para não perder e esperar que algo extraordinário aconteça. Entre os quais o "nosso" Ruizinho Derrota, o qual, para ser clone do Santos, só lhe falta mesmo o crucifixo no bolso e o frasquinho de água benta.
Moutinho inutil que dizer de gonçalo guedes....
ResponderEliminarO Guedes fez a assistência para o 2º golo. A maçã podre fez o quê?
EliminarO Gonçalo Guedes (e o Bernardo Silva !) ESTEVE presente nos únicos 10' em que a selecção da fpf conseguiu equilibrar o jogo !...
EliminarSe a intenção de Santos, como aliás de costume, era defender, defender, defender, fiquei sem perceber a titularidade do Gonçalo Guedes, do Bernardo Silva e até de certo modo, do Bruno Fernandes.
ResponderEliminarÉ de uma parvoíce sem limite, recorrer a dois criativos puros, para andar a correr atrás dos espanhóis e da bola.
Enfim, este Mundial irá colocar tudo no lugar e a selecção portuguesa onde na verdade deve estar : na segunda linha das selecções.
Desta vez o 3º classificado do grupo não se apura;
Se passarmos, não iremos jogar contra uns desgraçados quaisquer;
Além das mais fortes selecções europeias, estão também em prova, as sul americanas;
Acho o actual Fernando Santos pior ainda do que aquele que foi corrido para a Grécia, sem ideias, apenas e tão somente, com uma obsessão : não perder os jogos.
Quanto à Espanha, acho-a perfeitamente inconsequente.
É sem sombra de dúvidas a melhor selecção do Mundo em termos de qualidade de passe, mas quanto ao resto, até mete impressão tanta complicação.
Parece que querem entrar com a bola pela baliza dentro.
"Quanto à Espanha, acho-a perfeitamente inconsequente."
EliminarTalvez não seja tanto assim! Mas na verdade irrita-me este futebolzinho de passinhos de meio metro, estilo o tic tac do Barça de Guardiola! Coisa irritante! Não há futebol como o inglês! Tudo aquilo é movimento, não param, atacam sempre sem cessar! Não há cá tricot nem rodriguinhos estéreis!
Pois o Europeu já esqueceste. E cada cromo neste blogue....
EliminarCedric em vez de Nelson Semedo é absolutamente inacreditável, o Semedo é simplesmente melhor em tudo.
ResponderEliminarJosé Fonte é titular porque Fernando Santos nunca teve a coragem de lançar o Rúben Dias durante o ano.
William lamento mas não tem qualidade, é gritante a falta de agressividade, a lentidão e a quantidade de vezes que simplesmente decide não se mexer...
João Moutinho não tem lugar nesta selecção à mais de 6 anos... entendo as suas qualidades mas mais do que defender razoavelmente bem, é nulo.
Cedric defende melhor e é mais regular que semedo. Semedo fez um mau ano no barcelona: muito tímido e com medo de ter a bola.
EliminarConcordo com as outras observações mas este ano, neste momento a opção por moutinho é correta. Adrien não está bem e danilo não está lá. Pena que ruben neves não tenha sido convocado. Daria mais a esta selecção que o manuel fernandes.
Não vi quase nada do jogo, excelente resultado, tinha metido a cruz na Espanha, tinha dito que se vencia Marrocos e que se empatava com o Irão, a vitória do Irão hoje vem complicar as contas. Pelos comentadores da rtp ao resto da equipa só faltava o colete e o guardanapo no antebraço, aquilo parecia que era o rei sol e os seus cães amestrados tal é o culto da personalidade sobre o CR.
ResponderEliminaro bruno fernandes nunca jogou naquela posição mas jogar a duas velocidades parado e paradinho não ajuda nada.
ResponderEliminaristo para não falar naquele maravilhoso jogo defensivo em que terá feito a melhor, com os olhos, cobertura defensiva que eu já alguma vez vi.
A vaca vai dando o seu leite, mas um dia acaba.
ResponderEliminarQuando vejo esta selecção jogar, só me dá saudades do euro2000 lol
Marcámos pela via dos incríveis e estranhamente imaturos erros espanhóis. Bem, deu certo.
Viva a Oliveirense!
ResponderEliminar;)
Varela para o Nottingham. Por 15 milhões. Aqui até ficava com vergonha alheia. Não quero negócios de mentira no meu Benfica.
ResponderEliminarDá pena ver esta selecção jogar...
ResponderEliminarPobreza franciscana.
Este treinador é uma vergonha.
Jogar futebol não é isto.
Andar atrás da bola 85m!!!
Se não fosse o ronaldo, enfim... pelo menos não perdemos.
Zappa
Em 27 comentários salvam-se 2 ou 3. O resto é só falar mal de tudo e de todos. Triste fado português! Força Portugal!!!
ResponderEliminarEmpatar com a Espanha é sempre um resultado positivo, o pior é o pior...
ResponderEliminarVerificamos que os defesas laterais (Cédric e Raphael Guerreiro) estão muito lentos e raramente sobem com critério; o meio-campo joga sempre a baixa rotação, perdendo muitas bolas e não sabendo construir jogo; valeu desta vez (como quase sempre) o Cristiano Ronaldo para nos salvar da derrota.
A dupla de centrais deve ser a preocupação principal de Fernando Santos. Pepe e Fonte já não são rápidos e novos e parecem estar em baixa de forma. Quem sofre 3 golos (ainda que seja contra a Espanha) é sempre um mau prenúncio para se conseguir ganhar.
Portugal foi campeão Europeu sem saber nem escrever e a história não se vai repetir nem daqui a 50 anos. Brasil-Alemanha serão os finalistas!
Saturnino Dias
Doí o coração não ter nenhum jogador do SLB na equipa titular da Seleção Portuguesa.
ResponderEliminarDizia o Pinóquio dragarto vieira que o Glorioso ia ter a espinha dorsal da seleção nacional.
Nem um único jogador do Benfica a titular.
O estranho é ainda existirem Benfiquistas a caírem nestas mentiras do dragarto Vieira.
P.S:Parabéns ao Ronaldo pelo terceiro golo.Um livre soberbo.
Para além da exiição de Ronaldo a única coisa positiva que tiro da exibição da equipa nacional é que os campeões começam sempre mal e vão em crescendo.
ResponderEliminarGostei muito da exibiçao dos jogadores do benfica na selecçao portuguesa. Benfica uma grande escola de formação..
EliminarGlorioso sempre!!!!
Ninguém domina a Espanha apesar de algumas seleções poderem ganhar.
ResponderEliminarEspanha pode jogar com a Alemanha, Brasil ou França e perder mas nunca será dominada. Aquele meio campo tem demasiada qualidade e por isso se voltarmos a defrontar a Espanha temos que assumir a nossa inferioridade e dar peso ao meio campo para sairmos em força.
ResponderEliminarHá dois aspectos positivos: 1) Não perdemos; 2) Temos margem de melhora. Na defesa, talvez com a entrada do RD, mas ele também tem lacunas e não tem experiência de selecção A. Devia-lhe ter sido dada antes do mundial. E no meio-campo, seria interessante ver a equipa com Adrien em vez do William e os dois Fernandes. Os 3 com capacidade de recuperação, pressão e de esticar o jogo quando for necessário. Lá na frente, como titulares BS, Guedes e CR7, sendo que só o último é indiscutível.
ResponderEliminarO Guedes fez um jogão.
ResponderEliminarTão mas tão grande que já lhe valeu a alcunha de Ducatti ... ou melhor ... Zundapp
Foi como o Bruno Fernandes.
Eliminarnao tens ninguem melhor que o Moutinho. o Adrien nao está em forma, resultado de nao ter jogado muito e nota-se que esta muito lento. apesar disso o Moutinho é melhor.
ResponderEliminaro problema nao foi o Moutinho. O problema é mesmo que so temos 2 homens que nao tem medo de ter a bola no pé: Ronaldo e Bernardo. o resto andava tudo cheio de medo