O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 17 de março de 2018

Sub-23 vs. Equipa B

. 37 comentários
O argumento oficial da FPF para a criação de um novo campeonato de futebol é a preocupação "com o crescente desaproveitamento dos jovens entre os 19 e os 23 anos", procurando desta forma "criar uma nova competição para que os jogadores com idade júnior possam prosseguir carreira.". Isto inspirado no modelo inglês de campeonato sub-23.

Sporting, Porto, Braga, Guimarães, Rio Ave,... já manifestaram vontade em participar. E o Benfica?

Se por um lado acho que temos de estar "em todas", também acho que desistir da equipa B não faz sentido, tendo em conta os bons resultados (não confundir com classificação) que temos tido com o aproveitamento dos jogadores que por lá passaram. A equipa B foi criada com o intuito de preparar os jogadores para níveis competitivos próximos dos da equipa principal (entre outros objetivos e utilidades que tem/teve), e nesses termos parece-me que, no caso do Benfica, se consegue mais facilmente este objetivo na 2ª Liga, do que numa competição marginal que mais não é do que a continuação de um escalão de formação...

Senão vejamos. O que é mais competitivo? Jogar contra clubes que tentam desesperadamente evitar a descida de divisão, ou outros que tentam com todas as suas forças a subida à primeira liga? Ou jogar contra os mesmos jogadores com que têm vindo a jogar ao longo da formação, sem grandes objetivos?

O que se pretende, por parte do Benfica (que é o que interessa), e não da FPF, é preparar os jogadores para um patamar competitivo mais elevado, para a qualquer momento poderem entrar na primeira equipa. Isso tem sido feito no Glorioso. E bem feito.

Pessoalmente, não me parece que a existência das 2 equipas (B e Sub-23) se justifique, e assim, se tivesse que escolher, eu optaria por manter a equipa B.

Se a FPF está assim tão interessada em copiar o modelo inglês de sub-23, talvez fosse melhor começar por olhar para outras áreas da melhor liga de futebol do mundo, tais como a área disciplinar... digo eu.

E vocês, o que acham?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. Inteiramente de acordo com o autor do texto. Sem tirar,nem pôr! ;)

    ResponderEliminar
  2. A ideia dos sub-23 é ideia de imbecis. Mais uma marca dos atrasados mentais que estão fpf.
    A miúdagem joga uns contra os outros desde os infantis, vão agora ganhar mais um escalão para voltarem a jogarem.

    fernando facturas gomes na vanguarda da estupidez

    ResponderEliminar
  3. Copiem tudo mas, TUDO mesmo pela melhor e sobretudo mais NOBRE, em toda a acepção da palavra, Liga de Futebol em todo o Mundo.

    ResponderEliminar
  4. O Benfica irá ter equipa B e equipa-23 porque é o único clube que tem dinheiro para alimentar duas equipas assim, com as respectivas estruturas. Os falidos lagartos disseram logo que saíam da B e os fruteiros vão atrás. Está falidos!! E quem não tem dinheiro, não tem vícios.

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente penso que o Benfica deveria entrar e olhar para o projecto sub 23 como algo abaixo da equipa B. Uma transição de Futebol junior para profissional, Assim sendo os jogadores subiam dos jr para os sub 23 ou diretamente para a B e so depois de terem passado a B é que deveriam subir a A ou serem emprestados a equipas da primeira divisão. Penso que o Benfica assim como o Guimarães foram as equipas que tiraram mais proveito das equipas B mas o Benfica a cabeça como é obvio.

    ResponderEliminar
  6. O Benfica não vai desistir da equipa B porque assim já não poderia trocar resultados por votos na assembleia da liga/federação.
    Acho isso óbvio para qualquer pessoa.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi pena a tua mãe ter trocado a tua inteligência por cromossomas extras no par 21.

      Eliminar
    2. Óbvio é quem te pôs os cornos, isso é óbvio.
      Óbvio é a insolvência do teu clube, que não consegue pagar as dívidas a fornecedores.
      Óbvio é ficares mais um ano a bater punhe com o punho na mesa pela frustração de mais um campeonato perdido.

      Eliminar
    3. Mas quem elegeu o presidente da liga não foi o bdc? Queres ver que o gajo é um mentiroso?

      Eliminar
  7. Não faz muito sentido criar uma equipe sub 23 e manter a B. Completamente de acordo que a competitividade da segunda liga não tem nada a ver com um campeonato sub 23, onde, mantendo a equipa B, participaríamos com as reservas desta e que sem a nossa participação será certamente uma competição com pouco interesse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque razão não faz sentido criar uma equipa sub-23 e manter a B? Estamos a aumentar Seixal para quê? Para cultivar batatas?
      Já temos 9 jogadores juniores (17-19anos) na B. Porque não aumentar o número, ter os 17-20 anos na B e os de 20-23 anos irem para os sub-23?

      Eliminar
  8. aprovo integralmente a tua posição, a B na c 2a liga é um modelo bem mais saudavel para nos!

    ResponderEliminar
  9. A Liga Inglesa não é modelo para tudo. As seleções inglesas não acompanham o prestígio da Premier League porque as equipas estão cheias de estrangeiros e há pouco espaço para os jovens. Pelos vistos o campeonatozinho dos under 23 não é suficiente, como é óbvio.
    Alguém dúvida que o championship é muito mais exigente e seria melhor para esses jovens se desenvolverem? Atenção, eu sei bem que as realidades são diferentes e que não seria possível haver lá equipas B.
    Cumprimentos,
    Sérgio

    ResponderEliminar
  10. Não faz sentido nenhum e espero que o Benfica não caia nessa asneira.

    Ainda há umas semanas atrás li um artigo na página desportiva da BBC em que referiam a diferença entre a competitividade dos jogadores jovens espanhóis comparados com os ingleses.

    E uma das razões que apontavam era o facto dos espanhóis participarem no campeonato da 2º divisão, muito competitivo, dando até o exemplo do Saragoça que por lá anda, e os ingleses se entreterem num campeonato de sub qualquer coisa.

    Repito, espero que o Benfica não caia na asneira de acabar com a equipa B.

    ResponderEliminar
  11. CONCORDO 100%

    O BENFICA DEVE MANTER A EQUIPA B

    e tem condições para montar uma sub-23 teremos assim uma aposta reforçada nos jovens

    ResponderEliminar
  12. A unica coisa em que a liga inglesa não é exemplo, é exactamente o que esta gente vai copiar!!! Mas alguém sabe de algum jogador inglês de jeito que tenha surgido nos últimos anos das camadas jovens dos clubes ingleses?
    Realmente estamos entregues aos bichos.

    Preudhomme

    ResponderEliminar
  13. Concordo 100% com o texto e com a manutenção da equipa b.
    Uma equipa b permite as mesmas vantagens que uma equipa sub 23 e outras que uma equipa sub 23 não permite.
    Claro que para quem está desesperado por títulos mais um campeonato dá jeito... Para o Benfica que tem o objetivo de preparar os jogadores para a equipa principal ou para os vender bem vendidos não tem vantagem nenhuma.

    ResponderEliminar
  14. Parece só mais um copianço de quem não sabe pensar pela própria cabeça do que outra coisa. Têm de se copiar tudo só porque sim, resulta nos outros mas pode não resultar aqui, assim de repente e a primeira vejo algumas questões- Equipas B é pra continuar? é permitido aos clubes ter equipe B e Sub-23 simultaneamente? a ser assim continua a haver empréstimo de jogadores? E já agora n deixa de ser curioso, os lagartos anunciam acabar com equipe B e a seguir a federação anuncia a criação de um novo escalão...

    ResponderEliminar
  15. Copiar o modelo ingles quanto a isto é um disparate. A qualidade dos jovens ingleses é muito duvidosa. Os ingleses não têm andamento para jogar nos maiores clubes do mundo.

    Portanto é um disparate e um negócio para alguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim. Vai ver quantas competições de formação os ingleses ganharam nos últimos anos.

      Eliminar
  16. Viva,

    Em primeiro lugar saudar o regresso de se falar de futebol no blog, pessoalmente é o que mais gosto, não deixei o meu contributo no seu artigo anterior mas fica registado que o li com agrado, debater o que se deve fazer para a próxima época.

    Quanto a este artigo o SLB deve claramente manter a equipa B até porque temos verificado algo interessante estamos ano após ano (falo da atual equipa técnica) a lançar jovens no plantel principal tendo os mesmo assumido como titulares indiscutiveis no final de cada época (Renato, Lindelof e Ederson...passou pelo Seixal) na 2ª época a afirmação de Guedes e Semedo e este ano Ruben Dias e o mais curioso vindos diretamente do Seixal sem passarem por um clube da 1ª divisão, tirando Ederson que até é um caso algo diferente o que não deixa de ser interessante, há quem defenda que antes de irem para o plantel principal devem rodar na 1ª liga pe Y. Ribeiro e Pêpê.

    Há que ver o caso dos juniores que faz com que o vencedor se apure para a Y. League, dai vermos atualmente Felix, Nuno Santos e Jota por lá e faz sentido.

    Quanto ao campeonato dos sub-23 não acho mal é vermos como ira ser a experiência e se fizer sentido é irmos para lá tambem.

    Nunca fomos um clube, estamos a dar os primeiros passos mas vejo que estamos a apostar de forma seria na formação e faz todo o sentido, agora é ir aprendendo com o tempo.

    Abraço e bom FDS

    Targarien

    ResponderEliminar
  17. Jogar com os melhores juniores na equipa B e nunca num campeonato "entre iguais" (na idade). Claramente manter a equipa B na II Liga

    ResponderEliminar
  18. O campeonato sub 23 irá acabar num instante. É uma ideia ridícula. Promovida por Porto e Sporting que nunca usaram a equipa B para promover jovens ao plantel principal e muito menos o farão agora. É só mais uma forma de haver mais um campeonato para se contentar as massas de carneiros com um troféu secundário.

    ResponderEliminar
  19. Não faz sentido o Benfica criar a equipa de sub-23.
    A FPF precisa do Benfica para que essa brincadeira tenha sustentação, é deixá-los sozinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom ponto! Aquilo sem o Benfica não dura 5 anos.

      Eliminar
  20. Glorioso!17/3/18 14:58

    A equipa sub 23 não interessa para nada porque o campeonato sub 23 não interessa para nada.

    Deveríamos apenas competir na 2 liga. Se a FpF obrigar o Benfica a competir no campeonato sub23 então tem que arranjar maneira de colocar os seus jogadores emprestados em ligas mais competitivas.

    Os portugueses só sabem copiar os outros, não sabem inovar. Quem é que é o campeão europeu Portugal ou Inglaterra ? Nós é que temos resultados! Eles é que deviam copiar-nos !


    A nossa Liga é uma anedota, a disciplina em Portugal é uma anedota. Vivemos aqui num circo completo.

    O SL Benfica tem que ter os olhos no estrangeiro. Arranjar parcerias e deixar aqui os clubes se gladiarem com migalhas.

    ResponderEliminar
  21. O Benfica deveria ficar com a equipa em que os seus rivais desistissem.
    Se forem para os sub-23 ficar na B e vice versa, pois só assim esses FDP irão sentir o peso de um campeonato sem o Glorioso. Menos receitas, menos assistência, menos direitos de TV. Acaba em dois tempos. PQosP

    ResponderEliminar
  22. O único motivo de esta ideia peregrina dos sub 23, é minar o nosso sucesso da equipa b. Estamos de facto a anos luz dos outros dois parolos e eles querem acabar com o nosso domínio a todo o custo.

    O que o Benfica tem a fazer é manter o seu rumo, continuar com os juniores na equipa B e ignorar a inutilidade que vai ser esse campeonato. Os outros que fiquem com os títulos de merda, nós seguiremos o nosso rumo.

    ResponderEliminar
  23. Dado a quantidade de jovens que o SLB tem distribuídos por esse pais futebolistico que normalmente são postos à margem e com a devida venia de quem percebe disto ,na minha simples opinião uma equipa de sub-23 vem abrir vaga a muitos dos jogadores que andam por esse mundo fora e depois de atingirem algum valor o SLB recebe uma ridicularia e os outros enchem os bolsos (assim de repente lembro o Cristante)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UAU... E o cristante ia valorizar se numa competição sub 23!

      Eliminar
  24. Equipa B como antecâmara da A, e Sub-23 para a evolução dos jovens, claro que isto vai implicar algum acréscimo de custos,as talvez também de receitas.

    ResponderEliminar
  25. A equipa B no seu modelo actual é o que melhor serve os interesses do clube no sentido de potenciar os seus jovens atletas.

    ResponderEliminar
  26. Equipa B é fundamental. Sub-23 terá de ser bem pensado, nunca pondo em causa os interesses da Equipa B.

    ResponderEliminar
  27. Equipa B sempre. Sub 23 sem o Glorioso será fiasco.

    ResponderEliminar
  28. claramente que a equipa B a competir na segunda liga é muito melhor para a valorização de jogadores, e crescimento, do que os sub-23.
    agora o problema não é se justifica ou não a existência das duas equipas ao mesmo tempo é não termos jogadores para alimentar as duas ao mesmo tempo é que a maioria dos jogadores da equipa B ainda são juniores.

    ResponderEliminar
  29. Claro está que não é preciso equipa de sub-23 para nada.

    O Renato Sanches, depois de 6 meses na B, com 18 anos era titular da A.

    O Ruben Dias e o Lindelof com menos de dois anos de equipa B passam para a A e eram melhores que qualquer central que outra equipa em Portugal poderia arranjar.

    Quem é que vai progredir numa sub-23? Os muito bons em pouco tempo na B passam para a A. Os que não estão imediatamente prontos, como o Ederson, ganham mais com um ano de empréstimo na primeira Liga.

    Espero que o Benfica não entre nisso.

    ROC

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking