O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 16 de março de 2018

É imperativo recusar imitar os fanáticos.

. 46 comentários

Cada dia que passa o futebol português afunda-se mais no lodo dos espertalhões, dos fanáticos, dos mercenários, dos anormais ou dos simplesmente pouco dotados de cérebro que vão atrás de qualquer cantiga que ouçam. 

O BenficabyGb, no post anterior, exemplificou isso falando em 2 personagens em parte responsáveis pelo ambiente de latrina que se vive no futebol em Portugal. Mas não estão sozinhos.

Algo que sempre recusei, e continuarei a fazê-lo, é replicar as tácticas de Pinto da Costa e do seu FC Porto. Essas tácticas, tendo sido permitidas e pouco combatidas pelos adversários, contaminaram o futebol português e os adeptos de todos os outros clubes.

Muitos dos que hoje se afirmam adeptos do clube A ou B, assumem a postura de fanáticos que nada de errado vislumbram no seu clube mas são capazes de em qualquer momento apontar mil e um pecados aos adversários. Pois isso não é ser adepto, é ser fanático. 

Daí que no Sport Lisboa e Benfica uma das coisas que sempre me orgulhei foi do espírito do Terceiro Anel, coisa que hoje, para grande alegria, verifico ainda estar bem presente entre a maioria silenciosa do Sport Lisboa e Benfica.


No entanto, o perigo do fanatismo é uma realidade presente em todos os clubes. 

Foi esse mesmo fanatismo o responsável pelo ataque recente a Mário Centeno. 

O ministro foi vítima de uma tentativa de "homicídio de carácter" por exercer a sua liberdade de ver o Sport Lisboa e Benfica, o seu clube. 

Foram emails, foram posts, foram artigos de jornais em que tudo serviu para atacar alguém que a única coisa que tem de diferente é que é um governante em exercício e portanto tem que ter um tratamento diferenciado por motivos de segurança.

Foi preciso até meter a Justiça ao barulho para que este assunto fosse devidamente encerrado. Entretanto, no Parlamento Europeu os danos estavam feitos e não tivesse acontecido um esforço concertado das várias forças políticas portuguesas e de alguns outros deputados europeus, o recém-eleito presidente do Eurogrupo veria tudo colocado em causa. 

Mário Centeno teve que se desdobrar em entrevistas a canais estrangeiros, a orgãos de comunicação social, a agências de informação, até mesmo tendo que criar pequenas sessões de esclarecimento informais para combater a intoxicação de que era alvo em Portugal.

E porquê? Porque uns canalhas mercenários resolveram usar o seu fanatismo ao serviço da mentira.

Outro caso ainda mais recente reporta a ontem com o jornalista Paulo Garcia. 
Bastou ser fotografado num local público, cheio de gente, a trocar "2 dedos de conversa" com Pedro Bragança do "Universo Porto" (entre outras coisas) para ser acusado de fazer parte de uma conspiração contra o Sport Lisboa e Benfica.

Provavelmente os mesmos que o acusaram foram os mesmos que lhe deram vivas e louvaram o seu profissionalismo quando, e em directo, não aceitou ser enxovalhado e humilhado por Dias "Palito" Ferreira colocando nesse dia um ponto final à participação de fanático anti-benfiquista no Dia Seguinte.

Também no caso do jornalista Paulo Garcia, ontem tentaram condicionar alguém cujo comportamento tem sido inatacável. Alguém que, e este pormenor não é por acaso, modera e lidera há muitos anos o programa de desporto mais visto da televisão portuguesa.

Podemos todos até ter repugnância pelo papel e postura de Pedro Bragança, até achar (como eu) que o comentador do "Universo Porto" é um fanático perigoso em pele de cordeiro, mas daí a fazer um ataque cobarde ao jornalista Paulo Garcia por ser visto a conversar com ele num sítio público vai uma grande distância. A distância do bom senso e do respeito.

E porquê? Porque uns canalhas mercenários resolveram usar o seu fanatismo ao serviço da mentira.

No que ao NGB diz respeito, assumimos a primeira fila na defesa do Sport Lisboa e Benfica e no ataque aos batoteiros, aos fanáticos, aos mercenários e à escumalha que tentam impregnar o seu cheiro de esgoto em tudo o que toca. Atacamos e atacaremos quem não faz do futebol uma paixão mas sim uma guerra sem regras.

Vivemos um tempo em que os fanáticos e os mercenários estão em alta. Até ao dia em que aqueles que lhes dão a corda necessária vão sair de cena. E nesse dia...não terão para onde ir. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

46 comentários

  1. o Sr Paulo Garcia devia se ter excusado a ter conversas tao intimas com um dos responsavies do lamacal em que se tornou o futebol portugues....esse "arquitecto" das linhas de fora de jogo e' o braco direito do Francisco Marques e responsavel pela pagina fanatica Baluarte do Dragao....tivesse evitado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão íntimas...? Num restaurante cheio de gente e na zona de espera...?

      Eliminar
    2. Luigi SLB16/3/18 14:31

      O Paulo Garcia é jornalista pode falar com quem quiser. Qual é o problema?
      Essa agora é muito boa, façam uma lista de quem o Paulo possa falar, é isso que pretendem?
      Ridiculo ao que chegámos.

      Eliminar
    3. Sim, o Paulo Garcia é um sportinguista, não é defeito, e como jornalista recomenda-se. Todos fossem como ele.
      Mas dar confiança, por desconhecimento(?), a um grunho desonesto e, este sim, um sectário e fanático porco, como existem poucos em Portugal, que escreve as poucas vergonhas no Baluarte, devia levá-lo a pensar duas vezes antes de se dar com uma tal sinistra figura que é apenas o braço direito do principal criador da cartilha de uma das campanhas mais cínicas, falsas e porcas que existiram na História do país!
      E aqui incluo a totalidade da História de Portugal, desde os tempos de Afonso Henriques.

      "Diz-em com quem andas e dir-te-ei quem tu és", é um ditado popular muito antigo.

      Eliminar
    4. Em tempos normais era ridículo, mas como o jornalista em questão apoia esta coisa..

      https://aem1nium.com/bruno-de-carvalho-em-directo-para-a-sporting-tv-renato-sanches-ele-que-morra-de-cancro/

      O caso muda de figura.

      Eliminar
  2. António costa é primeiro ministro de todos os portugueses...
    Eu, portista, votei em António costa...
    Sou socialista, e por isso votei em António costa...
    Pergunto?
    Se um primeiro ministro em plena assembleia da republica se referisse ao FC Porto como clube querido... O que dizias Shadows ?
    Achas que António vista esteve bem ao falar em clube querido?
    Achas que António costa vai continuar a ter o meu voto?
    E tu, o que fazias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vote em quem quiser. Ninguém quer saber. Mas se a sua escolha depende de fanatismos futebolísticos então devo dizer-lhe que algo de grave se passa consigo.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Pois é simples, nas próximas eleições vota no Rui Rio, esse sim é bem visto pelo pintinho da Costa e amado pelo FCP... Ou então não...

      Tony Montana

      Eliminar
    3. Olha-me um adepto dos grunhos fruteiros a pensar que alguém se interessa por quem ele vota.
      O Costa limitou-se a constatar factos. De acordo com a cartilha corrupta, dizer que se é adepto ou que se gosta do Benfica é pecado. Os nazis faziam o mesmo, atacavam e destratavam (e matavam) quem defendesse os judeus.
      Não gostaste? Preferes mentiras, não é? É lidar!

      Eliminar
    4. Um juíz dizer que é do porco, e depois tomar uma decisão VERGONHOSA, é normal.

      Um 1º ministro dizer que é do Benfica é um crime.

      Se fosses levar onde leva o reinaldo reles (traveca lover), fazias melhor figura.

      Eliminar
  3. O nosso campeonato está um bomba-relógio... Quem sabe entende...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai piorar nas próximas semanas. Infelizmente.

      Eliminar
    2. Vai piorar em que sentido?

      Eliminar
    3. No sentido pior de todos: ameaças, violência verbal e até física.

      Eliminar
  4. "É imperativo recusar imitar os fanáticos."

    Só podes estar a gozar, Shadows. Certo? 90% do adepto benfiquista é uma cópia fiel dos corruptos a norte ou dos lagartos.

    Basta olhar para o discurso em blogs e nas conversas de café. Qualquer pessoa de bem jamais aceitará que vieira, guerra, paulo gonçalves (por acção) ou rui costa (por omissão) continuem na estrutura do Benfica. Por tudo o que está expresso nos emails.

    Não imitar os fanáticos? LOL. Maioria benfiquista, corruptos ou lagartos é tudo farinha do mesmo saco. Quantos têm carácter para exigir a escumalha fora do clube?

    Poupa-nos a floreados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai procaralho pá.

      Eliminar
    2. Shadows, faça um favor aqui ao Jotapê e poupe-o de fazer figuras ridículas.

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho16/3/18 23:42

      Sou muito crítico no que diz respeito ao modelo de gestão seguido, mas agora é tempo de unidade.Depois do final do campeonato, teremos muito tempo para debater as divergências, assim continue a haver saúde para todos!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Eu sou fanático...contra parasitas, mercenários e contra quem faz da batota a sua forma preferida de ganhar.

      Eliminar
    2. Então devias voltar a ler os teus últimos posts!
      Incêndiarios, difamadores, pouco exactos...tudo em nome da (tua) verdade no futebol!
      Really?

      Eliminar
    3. "Eu sou fanático...contra parasitas, mercenários e contra quem faz da batota a sua forma preferida de ganhar."

      Shadows, fica portanto subentendido que abomina este Benfica do Vieira, e dos PG´s? Provavelmente...

      Já há notícias do Zé Augusto? Ainda está preso esse inocente infeliz? O advogado Paulo Gomes, era mesmo advogado de quem? Do Zé Augusto de Fafe, não me parece com certeza, mas, esse Paulo Gomes tem uma extraordinária carta de recomendação, justamente no processo do miudo desparecido em Lousada há uns 16 anos, é o advogado de defesa de um tal Afonso, mais uma inocente vitima ...

      Janela/Opaca

      Eliminar
    4. Pedro, difamadores e pouco exactos? Estás engando no blogue meu caro. Isso é noutros poisos...

      Eliminar
    5. Sim amigo. Escrever artigos com base na tua visão facciosa de algumas noticias, não fazem dessas notícias, VERDADE!
      Noticias estas, vindas das mesmas fontes que tantas vezes criticas e associas a outras cores futebolisticas (ai os bandidos dos jornalistas!!!)...
      Eu estou de acordo com o fundamental do teu artigo. O problema é a tua falta de coerência.

      Eliminar
    6. Alerta Vermelho16/3/18 23:45

      Estes cromos são o máximo! Sempre a ver se viram as coisas do avesso! Quer dizer: os outros são facciosos, mas eles não! Uma espécie de: " filha, chama-lhe puta, antes que ela te chame a ti!"
      Deixem-me cá rir!

      Eliminar
  6. Luigi SLB16/3/18 14:36

    O que achas-te da entrevista ao José Eduardo Moniz?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai haver um momento para isso mas não é hoje. O que tu queres sei eu... :)

      Eliminar
    2. Luigi SLB16/3/18 21:30

      É bom saber que estamos em sintonia...

      Eliminar
  7. Bruno de Carvalho deve 3,3 milhões ao Fisco Presidente do Sporting mete quatro processos para evitar execuções fiscais.

    A luta do presidente do Sporting contra o Fisco está ao rubro. Numa semana (de 27 de fevereiro até 7 de março), Bruno de Carvalho interpôs quatro reclamações de quatro processos de execução fiscal num valor de quase 3,3 milhões de euros. Todas as ações deram entrada no Tribunal Tributário de Lisboa, sendo que as três primeiras são colocadas contra a Direção de Finanças de Lisboa e a última (que entrou no passado dia 7) é interposta contra a Direção de Serviços da Justiça Tributária (DSJT), entidade que supervisiona todas as execuções de dívidas fiscais. Com estas ações, Bruno de Carvalho pretende parar as execuções fiscais que correm contra o seu património por dívidas fiscais. A batalha do presidente do Sporting contra a Autoridade Tributária (AT) dura há uma década. Em setembro de 2008 já Bruno de Carvalho pedia ao Fisco, na qualidade de gerente da empresa de construção civil Polibuild, a anulação de processos fiscais referentes aos anos de 2004, 2005 e 2006, por atraso no envio das declarações de IRC. Segundo apurou o CM junto de fonte próxima do presidente dos leões, as novas reclamações estão todas ligadas ao processo Polibuild, já que sempre que recebe uma notificação da AT para liquidar as dívidas, Bruno de Carvalho avança com uma contestação porque não reconhece as mesmas. Contactada pelo CM, fonte oficial do Sporting optou por não fazer comentários.
    Destituído em 2009 passa a gerência à mãe Segundo os registos do Portal da Justiça, Bruno de Carvalho foi destituído da gerência da Polibuild - Construção Civil Lda, a 2 de dezembro de 2009, e foi substituído um dia depois pela sua mãe, Ana Paula Araújo de Azevedo Gaspar de Carvalho. A gerência da mãe do presidente do Sporting dura até ao início de 2013, altura em que renuncia ao cargo. Em 2015, a Polibuild passa para a forma jurídica de sociedade unipessoal, liderada por Paulo Jorge de Figueiredo Vasco. Prédios arrestados para garantia Já em 2009, a Fazenda Pública pediu no Tribunal Tributário de Lisboa um arresto de três imóveis, todos em Lisboa, propriedade de Bruno de Carvalho. Tratou-se de uma medida cautelar para assegurar o pagamento das dívidas fiscais da empresa Polibuild, da qual o presidente do Sporting era sócio-gerente desde 2001 e, consequentemente, devedor subsidiário.

    ResponderEliminar
  8. Engraçado tinha ideia que o Centeno era suspeito por ter desbloqueado uma situação das finanças do filho de LFV..

    Mas se este Blog diz que foi por ele ver os jogos na tribuna,quem sou para dizer contrário?
    lol

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lagarto burro, essa foi a desculpa para tentarem colar o Benfica a um processo de corrupção em que metiam um ministro ao barulho, por este ser adepto confesso do Benfica e ir ver os jogos à Luz.
      Um pecado que tem de levar castigo, porque ninguém do governo pode ir ver jogos nem ser adepto do Benfica porque isso é corrupção.

      Como dizem nos corredores de Alvalade.
      "Temos que os denegrir sempre. Ninguém quererá estar associado ao SLBenfica e isso vai estrangulá-los".

      Segundo o MP, o caso foi investigado numa notícia de jornal, notícia plantada pelos corruptos lagartos. A seguir os "militantes" que têm dentro do MP fizeram o resto.

      Colocaram a PJ a fazer buscas no Terreiro do Paço, ao líder do PPE no Parlamento Europeu, a querer questionar o Presidente do Eurogrupo pelo facto de ter sido "comprado" por 2 bilhetes em troca de uma isenção de IMI do filho do Vieira.
      Aproveitaram para ligar esse pedido a um email descontextualizado.

      A pouca vergonha foi tanta que um jornal (CM) disse que havia uma escuta onde se ouvia que o ministro da Finanças e Presidente do Eurogrupo, Centeno, tinha recebido 2 bilhetes para a Luz para ajudar o filho do Vieira com uma dívida fiscal que este tinha ao Estado.
      Como mais depressa de apanha um mentiroso que um coxo,

      Afinal:
      - Não eram 2 bilhetes, eram 2 convites para o camarote presidencial (que não tem bilhetes).
      - Não era o filho do Vieira, era o pai Vieira. E não era um dívida fiscal, era um crédito de 1,6M que LFV tem ao Estado.
      - Também não era uma dívida fiscal, era uma questão de IMI, Imposto Municipal, que não é tratado pelo Estado, mas na autarquia. Questão que até já estava tratada sem ajuda de ninguém, porque advém directamente da legislação.

      A escuta inventada pelo lagarto Otário Lopes do CM nunca podia existir porque todos os factos eram falsos.


      Eliminar
    2. Mas tu comentas todos os posts, boi sem vida?

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho16/3/18 23:48

      És um pobre de espiríto, lagarto fanático, cheio de azia, e aflito!
      Eis o teu perfil psicológico!

      Eliminar
  9. Ó Shadows, se tu tivesses ao teu lado na zona de espera de um restaurante o Saraivoso ou o FJTraques também davas 2 dedos de conversa com qualquer um deles?
    É mandá-los para p'a puta que os pariu, respeitosamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu? Eu, no mínimo, pedia o livro de reclamações pelo cheiro nauseabundo e avisava a gerência do restaurante que ía chamar a ASAE. :)

      Não te sei dizer mas certamente que não os iria cumprimentar. No caso do Saraiva, virava-lhe uma sopa pela cabeça abaixo. No caso do FJ Marques, atirava à distância uma fralda cagada da minha filha pois o tipo tem um ar tão sebento que ainda apanhava alguma doença só pela proximidade.

      Dou-te o exemplo do Bruno Prata, andrade fanático, que uma vez por ocasião do último mundial veio a Lisboa e foi acompanhado por alguns jornalistas da RTP ao Cais do Sodré, mais propriamente ao Jamaica.
      Pois quando cheguei e os vi, foi para esse que reservei a minha intervenção. Dei-lhe um recado ao ouvido(que não reproduzo aqui) e o rapaz, coitado, pediu desculpa. E este nem é dos piores.

      Duvido que qualquer jornalista com nome na praça tivesse uma atitude diferente da de P Garcia. A ideia que passa é de equidistância e isenção. Caso não se comporte assim, que moral teria para depois moderar um debate com 3 sensibilidades diferentes?

      Eliminar
  10. um exemplo de noticias inventadas para dar jeito... MS no Benfica.

    https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/sergio-conceicao-aborda-rumor-de-marco-silva-e-defende-rui-vitoria-9192263.html
    "Ouve-se tanta coisa. Ele [Sérgio Oliveira] está a falar das redes sociais. Hoje é muito fácil criticar. Não se dá a cara, basta meter um comentário estúpido e uma mentira passa a verdade mediante o que convém ou não. Deve ter sido por aí. Ouço tanta coisa... Ainda agora, vi uma notícia do Marco Silva falado para o Benfica. "

    Quanto vale um aposta que o RV será confrontado com estas palavras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo serve para desestabilizar. Eu até sou fã do Marco Silva no SLB, como todos sabem, mas falar nisso agora é só para tentar baralhar o Rui Vitória e os jogadores.

      Eliminar
    2. Fosse tão fácil adivinhar o Euromilhões!
      https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/rui-vitoria-e-os-elogios-de-conceicao-estoutaobem-com-a-vida-que-nada-me-altera-nem-mexe-comigo-9192952.html

      Eliminar
  11. Zé Diogo16/3/18 14:59

    " coisa que hoje, para grande alegria, verifico ainda estar bem presente entre a maioria silenciosa do Sport Lisboa e Benfica."

    Quando ouço falar de "maiorias silenciosas" fico logo com a pulga atrás da orelha !

    Mas o que é que o alegado espírito do Terceiro Anel tem a ver com maiorias/minorias silenciosas ?

    Mas agora também temos brancos a um lado, negros e azuis escuro do outro ?

    Deixa de passar a mão pelo lombo ao Paulo Garcia porque aquela SIC, não é mais do que um verdadeiro antro de lagartos, a começar no presidente, e a acabar na Sra.Pinheiro Pego, pessoa que conheço desde tenra idade !

    P.S. eu também estive dezenas de vezes no Terceiro Anel e nunca me apercebi de segregacionismos...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade que a SIC é um antro de lagartos (toda a RTP é um antro de fruteiros), mas o Paulo Garcia até é dos melhores, tenta com toda a força ser isento embora por vezes os olhos o atraiçoem.

      Mas os gajos estão tão mal, a Impresa teve quase 22M de prejuízos no ano passado. O Paulo Garcia gosta de manter todas a portas abertas.

      Eliminar
    2. Zé Diogo, o facto de perguntares o que é o espírito do Terceiro Anel revela que não fazes ideia do que estou a falar e do que é.

      O Terceiro Anel era implacável na crítica a jogadores, treinadores ou dirigentes que não dessem tudo pelo clube. Por vezes até demais, é certo, mas era a pela fundamental que "mantinha todo o clube na linha".

      Nenhum jogador, treinador ou dirigente resistia à vontade do Terceiro Anel. Podiam tentar mas se o SLB não ganhasse...não havia hipótese.

      Por isso, não percebo de onde vais buscar essa conversa de brancos ou pretos ou cinzentos.

      Eu quero lá saber se é um antro seja do que for. Se o é, olha que de dentro do SLB tem sido bastantes vezes usados para passar algumas informações e mensagens. Perguntem ao Rui Santos, por exemplo. Sim, ao Rui Santos.

      Eliminar
  12. PS. Shadows desculpa lá mas tu não tens muita moral para defender o PG quando fazes associações de pessoas por "dá cá aquela palha". As pessoas têm TODAS o direito de serem do clube que são e de falarem e serem amigos de quem quiserem e não têm culpa dos "pecados" dos amigos por mais amigos que sejam... não só o PG!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aponta lá uma. Ou pelo contrário, diz-me quantas vezes não houve relatos de almoços de Leitão na Mealhada ou de repastos no Gambrinus em que se procurou branquear as companhias de almoço?

      A cada um exige-se as responsabilidades daquilo que assumem ou da camisola que vestem.

      Eliminar
    2. Como deves perceber não vou correr o histórico do blog. Mas fica registado para memória futura.

      Aliás até a tua resposta serve de exemplo de ocasiões em que "encontros sociais" te serviram.

      A minha posição é simples e aplicada a todos... "As pessoas têm TODAS o direito de serem do clube que são e de falarem e serem amigos de quem quiserem e não têm culpa dos "pecados" dos amigos por mais amigos que sejam... "

      De qualquer forma... há coisas mais importantes para tu fazeres posts e eu comentar nos teus posts que isto.

      Eliminar
  13. Boa Tarde

    Mas Paulo Garcia da SIC é ou não adepto do Glorioso?Joaquim Rita, etc etc.
    Não que isso tenha de ser cobardemente atacado como parece que foi, mas que tenhamos na comunicação social Televisiva moderadores e comentadores aos Kilos também não me parece correcto Não podemos ter "sol na eira e chuva no nabal" ou seja não podermos ter uma eventual parcialidade nas opiniões e depois não querer ficar vulneráveis aos supostos ataques.
    E mais uma vez digo,para mim, isto não é futebol e tanto o clube do Norte como o Glorioso nos últimos anos têm destruido a imagem do futebol Portugues.É o que penso. Quero ser
    Penta porque merecemos e não porque sim.
    Prefiro ganhar um campeonato dentro de campo do que 10 a ser gozado com apitos dourados ou emails e toupeiras.

    Águia D'ouro


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me interessa se é adepto até do Cascalheira? O que espero de um jornalista é que seja isento e que trate todos da mesma forma, sem excepção.

      Todos os vendidos em sacos azuis(expressão de que te vais lembrar daqui a umas semanas) é que devem ser atacados.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking