O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Enquanto o "barulho" continua, vamos falar de outra coisa. Em quem apostam para o lugar de Krovi?

. 102 comentários

Quem não deve não teme, portanto esta notícia não assusta. Podem concentrar e investigar tudo. Os benfiquistas de gema agradecem.

Antes a honra limpa que andar com um "Apito Dourado" às costas lavado por entre malabarismos jurídicos.

A questão que vos coloco é: como ultrapassar a ausência de Krovinovic? Manter o 433 ou regressar ao 442?

Eu apostaria em: Varela, André Almeida, Jardel, Ruben Dias, Grimaldo, Fejsa, Samaris, João Carvalho, Zivkovic, Cervi e Jonas.

Aposto em Samaris porque é um 8 e não um 6. Samaris dá poder de choque e capacidade de passe. É um jogador de equipa e por isso não tem qualquer tendência para não passar ou querer fazer tudo sozinho em procura de afirmação pessoal, como outro que lá anda.

Como se vê, não mexo só no lugar de Krovi mas altero também o que me parece óbvio. Pizzi e Salvio para o banco e ontem já era tarde. Todos sabem que não sou fã das suas performances em campo.

Não subscrevo a teoria de que Pizzi está a subir de forma. Krovi é que enchia o meio campo e por isso as insuficiências de Pizzi notavam-se menos. Krovi retém bola, tem poder de choque e distribuição de jogo. Por seu lado, Pizzi ainda no sábado acertava nos passes para trás mas falhava em tudo o que era bola parada ou passes para a frente. Não chega.

Já Salvio tem no seu "cabedal" a sua única arma. De resto, perder a bola é com ele.

Claro que não acredito que RV tenha coragem para estas mudanças, como não teve até hoje. Aliás, Zivkovic, um jogador de grande categoria, continua sem oportunidades e proscrito. Para quem deu tantas a um Filipe Augusto...

Portanto, quem entra para o lugar de Krovinovic?

Samaris? João Carvalho? Outro?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

102 comentários

  1. Agora que a equipa tá a jogar à bola bora lá mudar metade da equipa... a aposta pode ser entre j.carvalho/samaris ou zivkovic, eu apostaria em j.carvalho.
    Mudar a equipa neste momento é só dar tiros nos pés

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, se considero que era Krovinovic(com a estabilidade de Fejsa) que transformaram o futebol da equipa, teria que ser coerente com as minhas opiniões anteriores.

      Eliminar
    2. Punha o Cervi no lugar do Krovinovic, bom toque de bola, segura bem a bola, é rápido e pressionante. Tirava Pizzi é punha Samaris, ganhava choque e altura no meio campo.

      Eliminar
  2. Não podes mudar de tática para ter mais bola e colocar um Samaris no meio. Se com um Salvio, perde-se as bolas q se perde, então o q seria com esta dupla junta. Não dá. Pizzi bem fisicamente, é key player em qualquer plantel em Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Key player em quê? Não tem físico, não tem capacidade de reter bola e pautar o jogo...serve para quê?

      Eliminar
    2. Pizzi serviu para ser o melhor da liga da época passada, por opinião generalizada, menos do Shadows.

      João Mota

      Eliminar
    3. Serviu só para ganhar a última liga. Não sou fâ do Pizzi desta época, embora seja redutor achar que está melhor só por causa do Krovinovic, porque está de facto em melhor forma. De repente até parece que o Krovinovic ia tirar o lugar ao Modric no Mundial... Eu punha o Samaris no lugar do Krovinovic (mais duro e mais lesto a passar a bola)... Quanto ao Salvio, patilho da opinião do shadows... mas o gajo no meio de tanta jogada que estraga aind é responsável por alguns golos...

      Eliminar
  3. Para substituir o Krovinovic vejo duas hipóteses João Carvalho ou Rafa.
    Rafa seria numa tentativa de rentabilizar o investimento, além de que não o considero como uma aposta assim tão mais arriscada que o João.

    Falas na capacidade de passe do Samaris, mas ele sempre que joga precipita-se tanto que a eficácia de passe dele deve estar bastante abaixo da do Pizzi (mesmo nesta época), pelo que seria a garantia de perdas de bola constantes. Outro pormenor é que não precisamos de choque, o Krovinovic não ia ao choque e não se sentiu falta disso.

    Para o Pizzi acho que não há alternativa. Trocar os dois médios ao mesmo tempo parece-me dar tiros nos pés, além de que continua a ser o jogador que melhor encaixa com Jonas.

    Quanto ao Sálvio, estou de acordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que observas do Samaris mas isso é a jogar a 6. A 8 é diferente e para melhor. A forma do Krovi ir ao choque era proteger a bola coisa que Pizzi não sabe fazer.

      Eliminar
  4. O Ziv talvez seja dos jogadores com mais futebol ns pes. Mas no campo ainda nao o mostrou (o patinho feio Cervi tem se mostrado mt mais jogador, por exemplo). Samaris no lugar de Krovi, apenas. Gosto dos miudos, mas deixem nos crescer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou da opinião que não mostrou tudo porque nunca teve as oportunidades que F Augusto ou Cervi têm tido. Jogos inteiros a titulares, possibilidade de jogo após jogo irem crescendo...

      Eliminar
    2. Creio que colocares nesse mesmo balde FAugusto e Cervi e um erro. Cervi tem oportunidades porque joga muito: nunca ira para mega equipas porque nao faz trivelas mas cumpre sempre em pleno ate com brilhantismo. Tipo de jogador que se eu fosse treinador, jogava sempre. Quanto ao FA, so tu para me obrigares a ir confirmar ao zerozero... Ziv e FA tiveram os mesmos minutos esta epoca - apesar de um estar bem na Turquia e o outro ser um artista, se eu quisesse defender o brasileiro dizia tambem que nao teve oportunidade de mostrar, de jogar varios jogos seguidos. Ziv nao tem acrescentado nada quando joga. Talvez para o ano possa mostrar mais: ainda e novo, tem tempo para isso.

      Eliminar
  5. Zivkovic/Rafa é o ideal dentro do plantel.Para ganhar o Penta : MANUEL FERNANDES/TALISCA.

    Tetra cumps
    A.P.Santo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim ,sim...sonhar não custa. Ideal era 1/2 campo ; fejsa ,M.Fernandes,Talisca e nas alas Cervi e Zivko com Pistolas no meio..

      Eliminar
    2. Manuel Fernandes parece-me bem.

      Eliminar
    3. Manuel Fernandes parece-me um proscrito e muito bem.

      João Mota

      Eliminar
    4. Voto no regresso do Manelele - até porque ele deve querer ir ao Mundial e pelo lokomotiv não vai lá

      Eliminar
  6. Colocava Joao Carvalho, o resto é para manter como está.
    Zivko ainda não provou nada em todas as oportunidades que teve, para justificar sentar o Salvio.
    Samaris não tem qualidade de passe para esse local. Apesar de todos os defeitos do Pizzi, da falta de qualidade para fazer algo como o croata, continuava a apostar nele.

    Até admira como manténs o Jonas...

    Francisco Angelino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, não provou nada. Aliás comparar os 10/15 minutos, no máximo, que lhe dão com o que sobra (80/75) em que se tolera o Sálvio é imensamente equilibrado como premissa.

      Eliminar
    2. Já teve várias oportunidades superiores a 10/15min, mas só brilhou contra equipas de escalões inferiores nas taças. Para o campeonato pouco ou nada fez.

      Depois há aquela coisa que nenhum de nós sabe, que é como treina ou qual a atitude. E aí só podemos especular.

      FA

      Eliminar
    3. Mantenho o Jonas porque nem Jimenez nem Seferovic valem um chavo. Ao menos o Jonas marca aos clubes menores e tirando o classico e o derby, só jogaremos com equipas menores até ao final da temporada.

      Eliminar
  7. Manter o 4x3x3... No pressuposto de o Pizzi manter a tirularidade:
    1) Samaris para os jogos (momentos) mais exigentes
    2) Alternância entre J. Carvalho e Zivkovic nos demais

    Aliás a posição de origem do Zivkovic é esta mesmo, pelo que faria sentido testar não fosse o seu afastamento recente, ainda por explicar/compreender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é para manter o sistema concordo com as opções ziv ou João... Mas custa-me ver o Raúl no banco. Para mim o sistema deve incluir outros melhores. Se calhar nesta altura o melhor era voltar ao 442. E ir usando o 433 para gerir resultados positivos e jogos mais complicados.

      Eliminar
  8. Esqueçe la o samaris! Se quer continuar com a mesma ou perto disso qualidade de jogo só tem duas opcoes, uma é, e espero q seja essa o joao carvalho, e para o seu lugar gedson! O joao tem mesmo muito talento, e o actual esquema é o ideal para ele! Gedson na sombra para o ano estar no ponto!
    Quanto ás noticias é 9 custume, e da parte da direcao nem uma palavra aos socios e aos benfiquistas! É mais facil vende um jogador do q defender o benfica! Mas pronto ja tamos habituados á cambada de chupistas q temos no clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda faltam tantas notícias virem a conhecimento público...

      Eliminar
  9. João Carvalho, Samaris e Gedson

    Por esta ordem

    Nos jogos com os dragartos será Samaris

    ResponderEliminar
  10. e tu que não tirasses o Pizzi e o Sálvio e fico-me por aqui, pois não vale a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, já sabes como é. Lugares cativos...só na bancada!

      Eliminar
  11. Outro. N vejo ninguém no plantel com mais qualidade ou igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas à falta de igaul ou melhor, em quem apostavas?

      Eliminar
    2. Igual já chegava... E claro N vejo ninguém a fazer o papel do krovinovic....:=(

      Eliminar
  12. Em equipa que ganha não se meche. Sai Krovinovic (infelizzmente) e entra J. Carvalho.

    Andre Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que tenha a tecla do X a avariada.

      Eliminar
    2. Samaris não tem qualidade para ser playmaker no Benfica. Assim mal comparado é um Yebda melhorzito, mas longe do que precisamos em 98% dos jogos no campeonato. É preciso alguém que pense e jogue rápido naquela posição, com drible e condução de bola. O ideal era o Gaitan vir cá fazer uma perninha mas já se viu que vamos apanhar com mais algum jovem talento em desenvolvimento. É a vida.

      Eliminar
  13. Mudar para 442 agora é abdicar de tudo o que se fez.
    Manter 433 com samaris no lugar de krovi e manter o resto do onze. J. Carvalho até pode ser titular mas acho que samaris consegue cumprir o que era exigido a krovi...
    Mas só vendo para crer

    ResponderEliminar
  14. Impressionante como não percebes nada de bola...Mexer na equipa toda quando estamos a jogar como jogamos? Obviamente só se deve mexer no lugar do Krovinovic e para aí só há duas opções:João Carvalho ou Zivkovic que têm qualidade tecnica suficiente para ter bola, qualidade de passe e de transporte de bola. Samaris a fazer esse papel?? Enfim...
    Ass: Lamp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que sou da opinião que os jogadores que retiro continuam a não produzir o suficiente para serem titulares, portanto banco com eles.

      O Samaris é 8 e não 6.

      Eliminar
    2. Ele a 6 já é médio/fraco, imagino a 8!!!Não tem qualidade tecnica para pensar o jogo por Amor de Deus... Para o lugar do Krovinovic, não sendo o J. Carvalho ou o Zivkovic, antes do Samaris ainda vinham o Cervi e Rafa...
      Ass: Lamp

      Ass: Lamp

      Eliminar
    3. Concordo com o Shadows em que Samaris é 8

      Quanto aos outros (Salvio Pizzi) apesar de achar que estão melhor de jogo para jogo, que joguem os melhores

      Eliminar
    4. A posição do Krovi não é 8 é um 10, terceiro médio neste sistema... O Samaris jamais na vida dele tem capacidade para ser um terceiro médio...

      Eliminar
    5. Caríssimo Pedro Simões, essa do Pizzi andar a jogar a 8 e o Krovi a 10 é uma daquelas mentiras que se arrisca a tornar-se verdade na percepção de muita gente, de tantas vezes que é repetida...

      Neste 4x3x3 que o RV criou para o Benfica, Krovi joga a médio interior esquerdo e Pizzi a médio interior direito! Ou seja, jogam na mesma linha do meio-campo! Nenhum deles parte de posição mais adiantada que o outro, são dois '8' se se quiser dizer assim, um que parte do meio espaço esquerdo, outro do meio espaço direito!

      Eliminar
  15. Eu testava o ziv no lugar do krovi. Como estará o gaitan?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gaitan está bem,obrigado.

      Eliminar
    2. Nalguns meios espanhóis ainda se coloca o Benfica como possível destino do Gaitán neste mercado. Mas, sinceramente, não acredito.

      Eliminar
  16. Samaris ou João Carvalho na posição do Krovi.

    O resto mantém-se.

    Não são bem as insuficiências do Pizzi que estão a vista, as de alguns analistas são bem mais gritantes.

    Não foi só a entrada do Krovi que fez melhorar/equilibrar a equipa, foi mais uma melhoria geral no interiorizar da mudança do 4-4-2 para o 4-3-3. Não se trata de uma mudança que funciona de um dia para o outro, demorou o seu tempo e agora colhe-se os frutos. Pena o sucedido com o Krovi que é sem duvida a melhor aquisição da época.

    João Mota

    ResponderEliminar
  17. Este comentário é fora do tema mas é também isto que importa perceber.
    Hoje mostraram imagens do treino do Benfica e quem ia à frente
    . Luisão - o grande capitão
    . Ruben Dias - o futuro capitão
    . Samaris - um benfiquista dos pés à cabeça que faz do manto sagrado a sua pele

    Estando estes lideres a comandar o espírito de grupo só pode ser muito forte.

    P.S. Quase me esquecia, mas no treino também estiveram 3 novos reforços Keaton Parks, Gedson Fernandes e Francisco Ferreira (Ferro), todos eles contratados na fábrica do Seixal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas esses vindos da fábrica só jogam se estiverem sindicalizados.

      Eliminar
  18. Eu vejo 3 soluções:

    1 - Samaris a 8 e Pizzi na posição de Krovi.
    2 - Jão Carvalho na posição de Krovi
    3 - Zivko na posição de Krovi

    Eu pessoalmente apostaria na solução 2 ou 3, estando inclinado para a solução 3 porque Zivko tem mais experiência que o João Carvalho. Tanto Zivko como o João Carvalho têm as características para a posição, capacidade de ter bola, definição, capacidade de "comer metros com bola" e último passe.

    Tem a palavra o RV...

    ResponderEliminar
  19. Barulho?
    Espero que acatem a justiça e não façam muito barulho.

    30 jornadas sem penaltis e expulsões contra + mails

    Rumo á Ledman,o resto do tempo é para encher enquanto o LFV vende os "aneis" antes da fuga.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então lá nos encontramos na Ledman quando também descerem por depositarem dinheiro na conta de um árbitro...

      Eliminar
    2. Shadows,

      Apesar de discordar de algumas coisas que escreves, concordo com várias.
      Só não consigo perceber porque se deixam passar estes comentários cujo único objectivo é levantar ondas/irritação nos benfiquistas. Para isso temos os nossos amigos no facebook.
      Percebo que queiram fazer do blog um espaço livre, só acho que permitir/publicar comentários destes não contribui em nada para a discussão do nosso clube.

      Cumprimentos benfiquistas,
      Francisco Angelino

      Eliminar
    3. AS VINTE MENTIRAS DE BRUNO DE CARVALHO
      O ex-inspector da judiciária respondeu em forma de comunicado e enumerou aos 20 motivos porque o presidente do Sporting mente.
      1 – Os 20 milhões de euros que iam entrar logo no dia seguinte às eleições de 2013;
      2 – Os 70 milhões que iam entrar com uns investidores americanos;
      3 – O fundo russo detido por idóneos cidadãos, que tudo solucionava mas que entretanto, entre 2011 e 2013, desapareceu;
      4 – As “contratações cirúrgicas” que se convertem todas as épocas em dezenas de novos jogadores;
      5 – Os 2 milhões do Montero extraviados pelo caminho entre Lisboa e o destino final;
      6 – A suposta, artificial e mal parida guerra aos empresários;
      7 – A suposta estabilidade financeira pessoal antes do emprego no Sporting;
      8 – O suposto sucesso empresarial pessoal antes desta autêntica teta que se chama Sporting;
      9 – Os telefonemas com outros presidentes que depois de existirem de facto, passam a “brincadeira”;
      10 – As viagens de lua-de-mel de uma semana a pretexto de inaugurar academias, que fazem prever em breve mais uma inauguração nas Maldivas;
      11 – O cumprimento do horário de trabalho da sua, ainda, actual mulher;
      12 – O merecido e objectivo upgrade profissional da mesma mulher cujos méritos profissionais só foram reconhecidos após uma visita aos Jerónimos;
      13 – As “falhas de memória” que o impedem de informar os sócios dos processos-crime que sabe correrem contra ele, desviando as atenções para os que diz que vai interpor;
      14 – Pagar do seu bolso os processos que interpõe contra quem acha que que pessoalmente o ofende;
      15 – O respeito que tem por figuras do clube como Manuel Fernandes e Aurélio Pereira;
      16 – A suposta coragem que quando necessária nunca aparece preferindo enviar outros e esconder-se atrás de cortinados;
      17 – O messianismo que se auto-rotula quando nem a própria vida pessoal gere correctamente;
      18 – As declarações de guerra a outros clubes, que arrastam os mais indefectíveis, mas que depois de repente se convertem em declarações de amor sem aviso prévio aos seguidores;
      19 – O mérito profissional de todos os amigos que colocou a trabalhar no Sporting e na Sporting TV;
      20 – A apresentação da sua declaração de rendimentos do ano anterior ao início de funções no actual emprego.




      Eliminar
    4. "O Benfica é um clube com uma dimensão mundial muito grande (...) As pessoas ofendem-se quando, pondo de parte o meu portismo, digo isto: O Benfica tem mais dimensão mundial do que o SCP e o FCP juntos".

      António Oliveira, Zona Mista da RTPN.

      VEJAM BEM O “”PRODUTO”” QUE VENDEM
      AOS JOGADORES QUE ELES CONTRATAM
      Lukas Spalvis, o avançado lituano de 21 anos que o Sporting contratou em Janeiro, recorreu ao expectável discurso à chegada a Lisboa, este domingo:
      «Vim para um grande clube daqui, com certeza o maior em Portugal e um dos grandes clubes na Europa. Espero ganhar títulos e ajudar a equipa. Estou ansioso pela nova temporada, vai ser bom conhecer novas pessoas, uma nova equipa e cultura nova. Espero que possamos fazer bons treinos e começar bem a época.
      Vi todos os jogos na Liga Europa no ano passado, assim como da Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo, Luís Figo, todos conhecem esses jogadores, por isso é uma grande honra jogar neste clube.
      TADITO DO SPALVIS
      QUANDO CONHECER A REALIDADE
      EHEHEHEHEHEHEHEH
      MOSTREM AO SPALVIS AS DECLARAÇÕES
      DE UM ANTIGO TREINADOR DO SCP, BOBBY ROBSON:
      «Tudo correu da melhor forma possível. O Sporting alugou-me um apartamento na zona de Carnide. Era um 9º andar. Mas, das varandas, o que via eu? Nada mais, nada menos, o Estádio da Luz. Senti-me logo agradado com a atmosfera portuguesa. O Estádio da Luz era conhecido no mundo inteiro. Não podia sentir-me estranho à magia que o envolvia. Para mais, entre os portugueses o meu clube era o Benfica.

      Eu estava preparado para deixar o Sporting e reorganizar a minha vida, rapidamente, desde que me pagassem o que me era devido. Estávamos no Outono de 1993 e tornava-se-me, particularmente, doloroso abrir as portas da varanda do meu apartamento, olhar o Estádio da Luz e pensar: EIS O CLUBE ONDE DEVIA ESTAR, O GLORIOSO BENFICA, AQUELE QUE SEMPRE ADMIREI.»
      in: A Bola 09-02-2008A

      Eliminar
    5. ""MIROSLAV BLAZEVIC ACUSA
      SPORTING DE COMPRAR ÁRBITROS em 1982””
      em 1982, quando jogámos contra o Sporting eles compraram os árbitros num jogo com o Dínamo Zagreb. Derrotaram-nos, num jogo em que nos anularam dois golos limpos e eles seguiram em frente na Taça dos Campeões.
      Os jogos em causa são o encontro da 1.ª ronda da Taça dos Campeões de 1982/83, no qual os 'leões' reverteram uma derrota por 1-0 trazida do reduto do Dínamo Zagreb e venceram por 3-0

      JORGE GONÇALVES ASSUME CORROMPER ÁRBITROS
      O antigo presidente do Sporting Clube de Portugal, assumiu em declarações à BOLA ter corrompido árbitros durante o período em que liderou os leões.
      «PAGUEI A ÁRBITROS PARA FAVORECEREM O SPORTING”” in A bola magazine, n.º128/Janeiro de 1998

      Eliminar
    6. DE PISTOLA EM PUNHO
      11 de Novembro de 1956, no Campo da Tapadinha, num Atlético – Sporting.
      Ao intervalo o presidente do Sporting – CARLOS GÓIS MOTA – não estava a gostar da arbitragem de Braga Barros, árbitro de Leiria, INVADIU A CABINE DO ÁRBITRO e, segundo foi referido na altura, DE PISTOLA EM PUNHO “aconselhou-o a tomar mais atenção na 2ª parte pois poderia prejudicar-se”.

      Góis Mota era “apenas” presidente da Legião Portuguesa, que nas décadas de 50 e 60 se caracterizou pela perseguição e repressão às forças oposicionistas ao regime

      Eliminar
    7. O CHINÊS
      1977/78, o FC Porto apurou-se para a final da Taça de Portugal. O outro finalista era o Sporting.
      A final foi um jogo muito quente, com uma arbitragem escandalosa, e ficou marcada por um penalty polémico, favorável ao Sporting, que foi convertido por Menezes. Tendo o jogo terminado empatado (1-1), foi necessário disputar-se uma finalíssima, no dia 24 de Junho de 1978, arbitrada pelo senhor Mário Luís de Santarém.
      Com uma arbitragem idêntica ao que era (é!) HABITUAL nos jogos em Lisboa contra o Sporting, e que validou um golo irregular à equipa leonina, o FC Porto perdeu por 1-2. No final do jogo, Seninho, o autor do golo portista, diria o seguinte: “O ÁRBITRO ENTREGOU A TAÇA AO SPORTING”.

      Mas o mais escandaloso estava ainda para vir. Menos de 48 horas depois da finalíssima, o Sporting partiu para uma digressão à China. Qual não foi o espanto quando se constatou que integrados na comitiva sportinguista, e vestidos com um fato à medida igual ao dos restantes elementos, iam dois... árbitros!
      Dois árbitros?
      Sim, o senhor Porém Luís de Leiria e, nada mais nada menos, que Mário Luís, o árbitro da finalíssima, a partir daí conhecido como o “chinês”….!!!!! não houve inquéritos da FPF, nem investigações da PJ e muitos menos punições para os árbitros envolvidos, que continuaram a “passear a sua classe” pelos relvados portugueses.

      Eliminar
    8. EPISÓDIO #5: O ROUBO DO SÉCULO

      No dia 22 de Agosto de 1981 iniciou-se o campeonato nacional de 1981/82 com um Sporting - Belenenses em Alvalade numa quente noite de verão.

      O Sporting tinha uma equipa muito reforçada e era apontado como forte candidato ao título. Uma das suas contratações mais sonantes era Oliveira que se notabilizou ao serviço do Porto.

      No Belenenses estreava-se como treinador Artur Jorge e o plantel tinha sofrido profundas alterações com a saída de alguns jogadores importantes como Delgado e Nogueira.

      Estive lá nessa noite e nunca esquecerei o maior roubo deliberado de arbitragem de que tenho memória em Portugal.

      O árbitro foi o já falecido Mário Luís de Santarém (O CHINÊS) que tinha integrado a comitiva do Sporting à China após ter arbitrado a final da Taça da época anterior em que descaradamente beneficiou o Sporting em desfavor do Porto.

      Toda a gente se lembrava das fotografias de Mário Luís na viagem à China trajando com o emblema do leão ao peito, mas mesmo assim a FPF teve o descaramento de o nomear para esse jogo inaugural do campeonato!

      As equipas alinharam com

      SPORTING
      Meszaros; Xavier, Zézinho, Eurico e Inácio;
      Ademar, Virgílio(Nogueira 64) e Oliveira;
      M.Fernandes, Jordão e Freire.

      BELENENSES
      Padrão; Sambinha, Alhinho, L.Horta e C.Pereira(Eurico 47);
      Tózé(Avelar 83) , Carlinhos, Pinto da Rocha e Baltasar;
      Moisés e Djão.

      Quem ainda se lembra desse jogo deve recordar-se do «banho-de-bola» que o Sporting levou durante todo o jogo. DJÃO inaugurou o marcador aos 25m
      Como o Sporting não reagia, o árbitro Mário Luís (o XINÊS) decidiu intervir e, entre mil e umas pequenas faltas sempre em favor do Sporting, decidiu inventar um penalty contra o Belenenses a 4 minutos do intervalo. Jordão converteu e fez o 1-1 sem que o Sporting tivesse feito algo para o merecer. Antes do penalty já tinha anulado mais um golo limpíssimo a Djão por um pretenso fora-de-jogo inacreditável a Djão que estava uns bons 4 metros antes do último defesa sportinguista! As imagens na TV também não deixaram margem para dúvidas sobre isto. Ao intervalo por protestos, o árbitro expulsou Cepeda que era suplente.

      Eliminar

    9. Na segunda parte o jogo não se alterou e o Belenenses continuou a criar oportunidades atrás de oportunidades
      Até que mais uma vez Djão tem uma arrancada sensacional pela direita, cruza para finalmente MOISÉS acertar na baliza de um ângulo muito difícil. Era o 1-2 aos 76m e o jogo parecia sentenciado tal a supremacia azul e a incapacidade leonina.

      Mas qual quê?! A 4 minutos do fim Alhinho protege com o corpo uma bola que vai a sair pela linha de fundo já dentro da área e Manuel Fernandes sem qualquer hipótese de lhe chegar atira-se para cima do defesa e deixa-se cair agarrando a bola. Para surpresa geral o "vendido" Mário Luís (O CHINÊS) assinala o segundo penalty a favor do Sporting! Mais uma vez por protestos o «árbitro» expulsa outro jogador azul, Pinto da Rocha.

      Jordão converteu de novo fazendo o 2-2. Na sequência do golo Alhinho agarra a bola para queimar algum tempo devido à inferioridade numérica e M.Fernandes dá-lhe um pontapé por detrás. Mário Luís expulsa M.Fernandes, Alhinho e Padrão! Este último tinha-se envolvido em discussão com o avançado do Sporting pela agressão a Alhinho.

      O Belenenses terminou o jogo com dois jogadores a menos e com Baltasar na baliza. Apesar disso o resultado final manteve-se nos 2-2.

      O escândalo gerou forte controvérsia durante muito tempo e o Belenenses emitiu um comunicado denunciando a arbitragem e a nomeação deste árbitro mas nada se alterou apesar do ex-árbitro Adelino Antunes ter desmascarado totalmente este verdadeiro «roubo do século» comentando as imagens televisivas.

      Alfredo Farinha em "A Bola" escreveu sobre o segundo penalty: "Não vimos nada que se parecesse, mesmo remotamente, com um penalty".

      Mário Luís após muito interpelado pelos jornalistas uns dias depois do jogo disse "Irei à China com quem me convidar, ".
      Penso que este famoso e inacreditável roubo explica muito do porquê de nunca termos ganho em Alvalade porque além deste, lembro-me de outros jogos em que só não vencemos porque a arbitragem não deixou, mas esses ficarão para outros episódios...””

      Eliminar
    10. MAL PODIAM ADIVINHAR QUE UM DIA LHES MARCARIAM
      UM PENALTY FORA DO CAMPO



      Escandaloso penalty a favor do SCP
      Palavras para que? Um penalty inventado a dar a vantagem no marcador ao Sporting no jogo com o Belenenses. É que nem há falta…..e o contacto é tão fora da área!
      JORNAL RECORD

      "O Sporting já vence diante do Belenenses, mas num lance que promete dar muito que falar. Tudo porque o penálti convertido por Adrien nasce de uma falta duvidosa, que a ser infração tinha sido fora da área e... de campo!"

      Eliminar
    11. MAL PODIAM ADVINHAR QUE VIRIA A EXISTIR UM TONEL
      Sporting 1-0 Belenenses
      30-11-2015 20:54
      TONEL DÁ PRENDA DE NATAL ANTECIPADA E SPORTING VENCE
      Leões somam a quinta vitória consecutiva no campeonato.
      O Sporting venceu o Belenenses por 1-0 em encontro da 11.ª jornada da Primeira Liga. William Carvalho marcou de penálti o único golo da partida, quando já decorria o tempo de compensação.
      Aos 92 minutos, o nó foi desatado por Tonel. O central saltou com Slimani dentro da área e tocou a bola com a mão. O árbitro ARTUR SOARES DIAS (SEMPRE E SEMPRE SOARES DIAS)
      não teve dúvidas e apontou para marca da grande penalidade. William Carvalho chamado a marcar, marcou.
      Comentários vistos na net:

      “”eu..,,..mesmo pedro • há 7 meses
      Diz o titulo que " Tonel dá prenda de natal antecipada e Sporting vence " .
      Eu não concordo .
      O titulo seria escreverem a verdade .
      O SPORTING DÁ PRENDA DE NATAL ANTECIPADA AO TONEL , DEPOIS DESTE TER FEITO O FRETE DA PENALIDADE .
      Joao Silva • há 7 meses
      Não tenho nada contra o Sporting, mas não quero nem jogadores nem treinadores de outros clubes ditos grandes.
      Estou enojado com este lance! O punho fechado não é um movimento natural para saltar a uma bola se não se tem a intenção de a
      jogar com a mão! Já joguei muito à bola e só saltava com o punho fechado quando jogava voleibol! Raios que os partam!

      Eliminar
    12. CASO DONATO RAMOS
      – No dia 2 de Janeiro de 1993, o Sporting tinha uma deslocação difícil ao Estádio da Mata Real onde, na época anterior, a de estreia do Paços de Ferreira entre os grandes, perdera por 1-0. O Sporting ganhou por 3-0, mas no fim do jogo estalou a polémica: Jaime Cardoso, chefe do departamento de futebol do Paços de Ferreira, acusou o seu congénere Juca de ter entregue presentes escondidos em sacos de plástico à equipa de arbitragem chefiada pelo viseense Donato Ramos.
      O árbitro confirmou a recepção de "insignificantes máquinas fotográficas", mas disse que deixava a arbitragem se o caso desse lugar a algum castigo. Uns dias depois, a 7 de Janeiro de 1993, foi instaurado um processo disciplinar ao Sporting, por suspeita de aliciamento ao árbitro mas, apesar de ter ficado provada a oferta, não houve qualquer tipo de sanção e o processo foi arquivado.

      "O Sporting nas ofertas era de Barca Velha para cima"

      Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt
      O antigo dirigente do Benfica, João Malheiro, recordou que
      "Sporting, noutros consulados, e digo aqui categoricamente, era de Barca Velha para cima no balneário dos árbitros..

      Eliminar
    13. CASO PAULO PEREIRA CRISTÓVÃO CONDENADO A QUATRO ANOS E MEIO
      27/5/2016, 16:02321
      O antigo vice-presidente do Sporting e ex-inspetor da PJ foi condenado a quatro anos e meio
      A juíza disse que “a prova é inequívoca” e sentenciou: quatro anos e meio de cadeia, para Paulo Pereira Cristóvão Em causa, o pagamento de dois mil euros, depositados numa conta no Funchal, ao árbitro assistente José Cardinal para um jogo com o Marítimo para a Taça de Portugal de 2011. O também ex-inspetor da Polícia Judiciária criou, ainda, uma lista de árbitros e de observadores, com os respetivos números de identificação fiscal, identificação bancária, rendimentos, titularidade de bens móveis e imóveis e identificação do cônjuge.

      JARDEL: "O VENTO ATIROU-ME AO CHÃO E O ÁRBITRO MARCOU PENÁLTI"
      Goleador brasileiro recorda um 'dérbi especial' contra o Benfica em que marcou dois golos ao Benfica numa visita à Luz.
      Foto: EPA/António Simões
      Mário Jardel disputa uma bola com Argel durante um dérbi entre Sporting e Benfica de 2002
      O antigo avançado do Sporting recordou esta terça-feira um 'dérbi especial' contra o Benfica, disputado no antigo Estádio da Luz a 15 de dezembro de 2001, em que marcou dois golos no empate a 2-2.
      O Sporting esteve a perder por 0-2, mas dois golos de 'Super-Mário' impediram o Benfica de garantir os três pontos e roubar a liderança aos 'leões'.
      "HOUVE UM DERBY ESPECIAL, EM QUE O ÁRBITRO MARCOU PENALTY PORQUE ESTAVA MUITO VENTO. Se perdêssemos não ficaríamos na liderança e pouca gente acreditava que poderíamos empatar", recordou Jardel à Antena 1.

      Eliminar
    14. DIRECÇÃO-GERAL DOS DESPORTOS
      ADIAMENTO DE JOGO
      – Durante os longos anos em que no futebol português vigorou o sistema do antigamente, o poder discricionário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) era apoiado na Direcção-Geral dos Desportos, um organismo do estado, centralista da capital. Contudo, em 1955, as arbitrariedades federativas ultrapassaram todos os limites. Nesse ano, um FC PORTO-SPORTING foi adiado pela FPF, porque José Travassos, um dos melhores jogadores de sempre do Sporting, que tinha ido a Madrid, ficara retido em Madrid devido ao nevoeiro e não iria chegar a tempo ao jogo.
      Esta atitude de descarado proteccionismo, levou à revolta dos adeptos e dirigentes do FC Porto e, para além de ter sido ameaçado pela PIDE em pleno Estádio das Antas, o presidente Cesário Bonito foi irradiado pela FPF. Não satisfeita, a FPF suspendeu, por três anos, seis directores do FC Porto, que também não tinham calado a sua revolta.
      O escândalo assumiu tal proporção, que o ministro da Educação, Eng. Leite Pinto, percebendo que o caso poderia ter consequências políticas sérias, devido ao levantamento dos portuenses e ao apoio que teve por todo o lado (o embaixador americano escreveu para Washington, dizendo que havia ameaça de guerra civil), decidiu atender a contestação dos dirigentes do FC Porto.

      Eliminar
    15. V.SETÚBAL 4-1 BENFICA, TAÇA DE PORTUGAL
      NÃO ADIAMENTO DE JOGO

      Facto: este jogo realizou-se no dia 31/05/1961, exatamente no dia seguinte ao Benfica conquistar a 1ª Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona por 3-2 em Berna, Suiça.

      Facto: apesar da direção do Benfica, nomeadamente o presidente Vieira de Brito, ter feito diversos pedidos à Federação Portuguesa de Futebol e ao V. Setúbal para adiarem a 2º mão dos 8-avos da Taça, em diligências que duraram 1 mês (desde que se soube que o Benfica era o 1º clube Português na história do futebol a ir à final da competição de clubes mais importante), ambos recusaram o pedido do Benfica.

      Facto: o Benfica, por uma questão de honra, não faltou ao jogo mas foi obviamente obrigado a jogar com os suplentes que tinham ficado em Portugal uma vez que à hora do jogo da Taça, os agora Campeões Europeus (José Águas, Coluna e companhia) ainda não tinham chegado a Portugal.

      Facto: quando finalmente a equipa do Benfica chegou a Portugal, já o jogo da 2ª mão dos 8-avos da Taça de Portugal tinha acabado tendo o V.Setúbal ganho por 4-1 às reservas do Benfica e passando assim a eliminatória por 5-4. Sendo na altura o V.Setúbal uma equipa de divisão inferior, era claramente mais fraca e foi eliminada nos 4ºs de final pelo resultado agregado de 2-4 frente ao Sporting, apesar de ainda ter conceguido ganhar a 1ª mão por 1-0.

      Facto: nas meias-finais da Taça, o Porto eliminou o Sporting no total por 5-3 e ironicamente, depois de tudo o que fizeram ao Benfica quem acabou por ganhar a final por 2-0 ao Porto e levar a Taça de Portugal de 1961 para casa foi o Leixões.

      Facto: para a história fica também a falta de carácter dos adversários do Benfica que depois do tal jogo da Taça, no dia seguinte ao Benfica se tornar o 1º clube Português campeão da Europa, festejaram e gozaram dizendo: "o V,Setúbal ganhou ao campeão Europeu".

      Aqui fica portanto uma contribuição (com facto e não argumentos) para ajudar a combater este mito que se formou recentemente por parte de certas pessoas de que o Benfica era beneficiado no tempo da outra senhora.

      Eliminar
    16. TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS
      PRIMEIRO REPRESENTANTE
      PORTUGUÊS
      …Foquemo-nos agora em Portugal, o 16º país convidado para a Taça dos Campeões. O Benfica foi o campeão nacional em Abril de 1955, mas são o Sporting e Partizan que entram na história do futebol europeu com o primeiro jogo na Taça dos Campeões.
      Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt
      Sporting e Partizan de Belgrado disputaram há exatamente 60 anos, a 04 de setembro de 1955, o primeiro jogo das competições europeias de futebol, assinala hoje a UEFA no seu sítio oficial na Internet.
      Os dois clubes deram início à “era das competições europeias de clubes”, com um empate 3-3 primeiro jogo da história da Taça dos Clubes Campeões Europeus, antecessora da Liga dos Campeões, a prova ‘estrela’ do futebol europeu.
      APESAR DE TER TERMINADO O CAMPEONATO ANTERIOR NO TERCEIRO LUGAR, O SPORTING FOI CONVIDADO para participar na edição inaugural da prova e o encontro realizou-se no Estádio Nacional, em Oeiras, uma vez que o Estádio José Alvalade ainda estava em construção.
      (6 - Os poderes públicos apoiavam tanto os “encarnados” que em 1956 escolheram o Sporting – por convite - para participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, apesar do campeão da época anterior ter sido o Benfica.)

      Eliminar
    17. Coloquei isto aqui não com o objectivo de criar confusões, mas sim com o objectivo de informar todos os que diziam: "o Benfica só ganhava por causa do Salazar!".
      Aqui fica a prova de que o Benfica não era o clube do regime e nunca foi beneficiado pelo mesmo..Bem pelo contrário foi inclusivamente perseguido! Ao contrário dos rivais que foram beneficiados pelo regime em vários aspectos:
      Citar
      - A ditadura ajudou o FC Porto a construir o já desaparecido Estádio das Antas, simbolicamente inaugurado a 28 de Maio de 1952, quase três anos após o início das obras (a 1ª pedra foi lançada em 1949).

      - As ligações do FC Porto ao poder permitiram-lhe incrivelmente nas épocas de 1939/40 e 1941/42 conseguir 2 alargamentos dos nacionais para evitar descer à 2º divisão.

      - O clube mais próximo da ditadura sempre foi Sporting, pois era o clube que tinha simpatizantes com maior peso na sociedade da altura, e mais tarde (na época do Almirante Américo Tomás)também o Belenenses.

      - A 16 de Dezembro de 1960, Eusébio chegou a Lisboa para jogar no Benfica, ficando cerca de uma semana fechado num hotel do Algarve sob vigia de Domingos Claudino, por se recear uma tentativa de rapto por parte do Sporting (clube fortemente apoiado pelo regime).

      Fonte: http://futeboltuga.com/comunidade/futebol-nacional/%28info%29-as-provas-de-que-o-benfica-nao-era-o-clube-do-regime-%27salazarista%27/

      Autor: Miccoli

      P.S. Obrigado ao blog avante p'lo Benfica por ter elaborado este magnifico dossier.

      Eliminar
    18. Olá amigo,

      Começo-me a apresentar como um árbitro da associação de futebol de Viana do Castelo e simpatizante do Benfica. Por isso, não quero que o que se passou recentemente fique em claro, como muitas outras situações já passaram. Como o nome da cidade já te deve inspirar alguma coisa (em termos de futebol e de arbitragem) esta é a cidade do famoso José Carlos Amorim Calheiros (mais conhecido na TAP por José Amorim) árbitro durante os saudosos anos 90.

      Mas para te dizer o que se passou, aquilo que não deves saber é que actualmente ele é VICE-PRESIDENTE da Associação de Futebol de Viana do Castelo desde 1997 (ano em que deixou a arbitragem), instituição de utilidade pública, e segundo ele, com as funções de servir de 'ponte' entre o conselho de arbitragem da dita associação e o seu presidente. Sim, já sei o que estás a pensar: se o Martins dos Santos sem cargos deste género por si só já fez o que fez recentemente (corrupto uma vez, corrupto para sempre), agora imaginemos o que o nosso estimado José Amorim faz ao abrigo daquelas funções.

      Ora, recentemente o presidente do conselho de arbitragem desta associação, de seu nome José Costa Valente (apelido que também inspira muita coisa), tio de Pedro Valente, árbitro da fpf que chegou a ser acusado de 2 crimes de corrupção no processo "Apito Dourado", convocou um plenário, uma espécie de reunião, com os seus árbitros dos quais eu faço parte, para entre outras coisas, limpar a sua imagem de situações recentes (compadrios, classificações de árbitros suspeitas, e outras situações pouco transparentes) e levou consigo o seu aliado nº1, o que na prática é o que o mantém no cargo, e quem é ele?

      CARLOS CALHEIROS! Este falou aproximadamente 2,5 horas e aquele falou 2 horas (!). Entre muitas coisas, entre as coisas banalidades, o Sr. José Amorim (como aparecia na factura) teve o descaramento de falar na sua prodigiosa carreira (provocou um sorriso em todos os presentes), mas excedeu-se. E porquê? Porque, num tom de indiferença e quase gozo, confessou a seu clubismo, a sua tendência para o FC PORTO, lamentando-se dos jogos em que com ele o dito clube não conseguiu ganhar. Perante isto, houve um árbitro das filas da frente que disse algo, num tom digamos meio a sério meio a brincar, que provocou o seguinte diálogo entre eles:

      - Então que inventasse um penalti!
      - EU INVENTAR, INVENTAVA mas a bola às vezes não entrava! (Calheiros)

      Eliminar


    19. - Então que inventasse um penalti!
      - EU INVENTAR, INVENTAVA mas a bola às vezes não entrava! (Calheiros)

      Pois, para bom entendedor meia palavra basta e caso para dizer também que pela boca morre o peixe e relembre-se que às vezes a bola entrava mesmo (o 3-3 nas antas, por exemplo) É que se em 1995 o Ministério Público arquivou o caso das 'viagens' porque alegadamente não conseguiu provar que o pagamento por parte do porto teve como contrapartida favores ilícitos, a verdade chegou tarde, mas chegou, foi dita publicamente por Calheiros que admitiu que beneficiava o porto deliberadamente para ter no final da época esse prémio generoso (uma viagem para si e para a sua família no valor de 760 contos).

      Para que fique claro, tais palavras foram proferidas no passado dia 12 de Agosto de 2013, entre as 20h30 e as 23h por José Carlos Amorim Calheiros no auditório da sede do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para uma plateia de aproximadamente 30 árbitros, após aquele ter chegado, diga-se ainda, num majestoso JAGUAR que é seu, mesmo sendo funcionário público (trabalha no hospital público de Viana do Castelo).

      Portanto, temos esta confirmação do que já sabíamos e, uma vez que tenho vergonha de ter como superior e conterrâneo tal indivíduo desprezível, gostava que isto fosse tornado público o mais possível para desmascarar um sem-vergonha como este. Espalhem tal facto, escrevam sobre isto usando palavras vossas com base na matéria aqui exposta que é rigorosamente verdade (pode ser atestada por várias pessoas) não só na blogosfera mas também nas redes sociais e orgãos oficiais do Benfica, editorial do Benfica e BenficaTV, porque tal não pode passar incólume.

      Saudações

      Eliminar
    20. Caniggia e a expulsão frente ao Sporting: «Foi bom provar-se que Coroado mentiu»
      Antiga estrela argentina não esquece o que se passou no Benfica
      Foto: Arquivo/José Lorvão
      Antiga estrela da seleção argentina e grande amigo de Maradona, falou em exclusivo a Record sobre a sua passagem pelo Benfica e a FAMOSA EXPULSÃO FRENTE AO SPORTING EM 1994/95

      R – Depois de tantos anos, já consegue encontrar uma explicação para aquela expulsão no dérbi com o Sporting?
      Claudio Cannigia:
      CC – A verdade é que não sei. Foi estranhíssimo. O jogo acabou por ser repetido e acho que nunca se tinha passado uma coisa dessas. As câmaras provaram que eu não disse nada ao árbitro [ndr: Jorge Coroado]. Eu estava muito tranquilo, ele é que devia ter algum problema comigo. De repente, puxou do cartão vermelho e veio dizer que eu o havia insultado. Uma barbaridade porque, na verdade, nada lhe disse.

      R – Não lhe disse mesmo nada?

      CC – Nada. Zero. FOI BOM TER-SE PROVADO QUE O ÁRBITRO MENTIU. Enfim, o dérbi foi repetido e esse episódio acabou por ficar para a história… (risos)
      Leia aqui a entrevista completa

      Eliminar
    21. Balakov isto não são os blogs do teu clube, aqui até andas de lado!! Lol!
      Porque não comentas antes o teu presidente hoje ter um jogo contra o clube da fruta e vir mas é falar do maior do mundo??
      Nem dormem!!!
      Isto tudo que se está a passar e o amor obsessivo que o teu presidente tem pelo nosso clube, Só mostra a Nossa grandeza!!!!

      Eliminar
    22. È so labregos a comentar,pensei que fosse exclusividade do FCPêgas mas labregos é como os chapeus..Há muitos!

      SL

      Eliminar
  20. Desengane-se quem acha que o LFV vai contratar alguém. Temos que contar com os que estão.
    Sendo assim, ou o RV volta ao esquema anterior e mete outro avançado (e será um retrocesso nos processos de jogo) ou mantém o esquema actual e entra um jogador pra posição do Krovi.
    O substituto lógico será o J.Carvalho, embora ache que não é a solução certa. É um jogador que dá profundidade, tem boa técnica mas falta-lhe jogo defensivo. Zivko tb seria uma ótima escolha (porventura melhor que a anterior) mas além de ser fraco na recuperação de bolas a meio-campo, não tem contado com a confiança do treinador, por algum motivo, e por isso, com certeza não será aposta. Rafa só como solução de voltar a jogar com dois avançados (tb não tem características, inclusivé físicas, pra ganhar bolas a meio-campo). Samaris, o que lhe sobra em capacidade física falta-lhe em qualidade técnica pra dar profundidade ao ataque e combinar jogadas ofensivas. Estaria fora da posição natural dele no campo.
    Uma solução interessante, e que tem potencialidades de êxito, seria avançar o Pizzi, fazendo entrar o Samaris, formando um triângulo com este e o Fejsa. Jogava no apoio ao Jonas, procurando as entradas dos extremos (Salvio e Cervi) nas costas das defesas adversárias.
    A solução que me agradaria mais seria a entrada do Gedson, que tem características técnicas e físicas excelentes pra jogar naquela posição. É forte no jogo defensivo, a recuperar bolas e ao mesmo tempo é rápido, direto, dá profundidade ao jogo, é bom tecnicamente e podia combinar bem com os jogadores mais avançados.
    Seja como for, que o RV acerte na escolha que fizer!

    ResponderEliminar
  21. OFF TOPIC

    CLUBE DA FRUTA VAI FICAR FORA DA UEFA

    De fonte muito segura (socio e accionistado fcp) que mais mes menos mes o fair play financiro vai excluir o fcp das competições europeias.o fcp ja vai nos 16 milhoes de prejuízos e so pode dar 20.

    Aguardemos as contas em Março

    Atenção CMVM

    Atenção UEFA

    ResponderEliminar
  22. Temos algumas hipóteses para a posição e para o esquema.

    Parto do princípio que o 433 é para manter, eu espero que sim.

    Samaris: muita gana, solidariedade a jogar mas não é particularmente distinto em nenhum aspecto do jogo. Penso que poderia render muito mais como central.
    Carvalho: é o mais parecido com o Krovi, a dúvida é se terá já estaleca para assumir a titularidade, parece-me que RV o irá escolher.
    Zivkovic: é o meu favorito para a posição. Sempre o vi com melhores características para jogador interior do que propriamente extremo. Poderia ser o nosso mini Iniesta. Cerebral, sempre de cabeça levantada e sem receio algum de assumir posse de bola.

    ResponderEliminar
  23. Fingindo que não sei que o Zivkovic já foi carbonizado pelo RV, eu punha o Zivkovic a interior direito (actual posição do Pizzi) e Pizzi a interior esquerdo (a posição que era de KroviModric).

    Como esta hipótese não é minimamente viável, defendo o João Carvalho no lugar do KroviModric, mantendo Pizzi a interior direito.

    Uma terceira hipótese seria o Cervi vir para interior esquerdo e o Rafa ocupar o seu lugar a extremo esquerdo.

    Zivkovic e João Carvalho são os jogadores cujas características mais se aproximam das de KroviModric: inteligência, inteligência, inteligência...que lhes dá excelente visão e leitura de jogo, mais técnica e criatividade para dar e vender.

    ResponderEliminar
  24. João Carvalho ou Zivkovic. Contudo, e apesar de gostar bastante do Gedson e acho que vai dar grande jogador, penso que o Benfica precisa de contratar mais uma opção. E aí acho que Gaitán merecia o esforço financeiro e é garantia de qualidade. Não teria problemas de ambientação e entraria na equipa em pouco tempo. Outras opções seriam Manuel Fernandes e João Mário.

    ResponderEliminar
  25. EXATO, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!
    Mas será que a imensa maioria dos benfiquistas está em posição de dizer que não deve? Como é que sabe se deve ou não? Não há suspeitas de gestão "habilidosa" no Benfica, mesmo da parte dos benfiquistas? Quanto a malabarismos jurídicos, sabes quantas empresas de advogados o benfica contratou por causa dos e-mails.
    Engraçada a teoria de alguns que aqui escrevem. Os dirigentes do benfica são uns mamões que vivem à custa do benfica mas esses mesmos mamões seriam incapazes de fazer o que quer que fosse que infringisse a lei ... SANTA PACIÊNCIA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso faz muito sentido, sem dúvida. Mas, já agora, como posso eu saber se os dirigentes do Sporting e/ou do Porto não são uns criminosos do pior se não divulgam as suas comunicações (e-mails, etc)?

      Eliminar
    2. Saraiva, vai lá vomitar para o teu chiqueiro.

      Eliminar
    3. O de Carvalho e o da Costa também vivem à custa das suas agremiações.

      E então?

      Eliminar
  26. moleculasdeamorpelavida24/1/18 19:05

    João Carvalho

    ResponderEliminar
  27. benfiquista de gaia24/1/18 19:05

    sera que ainda nao repararam que pizi e um zero a esquerda??..... aposto que nao vai aparecer um club que ofereça 1 euro por ele....o shadows tem razao quando afirma que o SLB melhorou a custa de KROVI..este sim nao engana ..e craque...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu insistes! Não há nenhum jogador no Benfica chamado pizi! Livra!

      Eliminar
  28. Zivkovic náo tem golo nem tem capacidade de drible no 1x1, além de não defender.
    Samaris é pior que pizzi em tudo. Perde ainda mais a bola que pizzi, não tem golo, faz faltas sobre faltas em zonas perigosas, não tem capacidade de drible....
    Admito que num jogo ou outro eles possam substituir o pizzi e o salvio mas só pontualmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos golos marcou Krovinovic nestes jogos todos em que transformou o nosso futebol tão drasticamente, para muito melhor??...

      Pois...para que a finalização tenha boas probabilidades de sucesso, é preciso jogar bem a montante desse momento do jogo - ligar com qualidade a construção com a criação e esta com a preparação da finalização, desorganizando a estrutura adversária com combinações ou condução dentro do seu bloco.

      E isso, meu caro, Zivkovic faria com qualidade muito semelhante à de Krovinovic pois tem tudo o que isso implica: inteligência de jogo que lhe dá critério na tomada de decisão, técnica de passe, recepção orientada e condução de bola, criatividade e capacidade de jogar em espaços curtos, vendo o jogo a 360 graus e decidindo sempre no sentido do que o jogo está a pedir naquele momento e contexto.

      Eliminar
  29. Gabigol :p , ou Taarabt .. é obvio que será Joao Carvalho!! , o próximo craque.

    ResponderEliminar
  30. A propósito do primeiro parágrafo, creio que os benfiquistas se deveriam preparar para que algo possa correr mal para o clube com toda esta campanha. Na verdade, começo a ficar muito desconfiado - e, por consequência, preocupado - quando vejo qualquer clube mais pequeno a colocar de imediato o insolvente no seu lugar quando este se atira para fora de pé, enquanto que a Direcção do Benfica continua sistematicamente calada perante todas as notícias e ataques dos dragartos. Começo sinceramente a pensar que isto não é só incompetência e pouco respeito pelo clube.

    ResponderEliminar
  31. Samaris e qualidade de passe na mesma frase? Por amor da santa!!! Obviamente que, no actual plantel, será o João Carvalho. Mas concordo que o Gaitán era top!

    ResponderEliminar
  32. A culpa não é tua, é de quem te deixa escrever neste blog.
    Eu sou o José ferreira de Vila Nova de Famalicão. Aparece por cá para a ver se tens esse tipo de conversa. Ja metes nojo. Nada esta bem,tudo está mal. Gostava de te apanhar aqui no tasco a ver se tinhas esta conversa que tens aqui no blog.

    ResponderEliminar
  33. benfiquista a serio25/1/18 01:09

    1.ª opção: andre horta
    2.ª opção: joao carvalho
    3.ª opção: voltar ao 4-4-2 com fejsa e samaris/gedson no meio campo e entrada do jimenez.

    ResponderEliminar
  34. Já tinha saudades de um post a bater no Pizzi e no Jonas :)

    "Mantenho o Jonas porque nem Jimenez nem Seferovic valem um chavo. Ao menos o Jonas marca aos clubes menores e tirando o classico e o derby, só jogaremos com equipas menores até ao final da temporada."


    Fazes-me lembrar alguns jornalistas cough*joaquimrita*cough que por estarem perto dos atletas pensam que percebem muito da poda, não é por ter visto os filmes todos do Spielberg, Tarantino e do Cameron que sou um grande cineasta, ou que percebo de fazer filmes.

    ResponderEliminar
  35. João Carvalho ou Gedson.



    Com Samaris (que acho que, à imagem de Lisandro, está há dois a mais no Clube) a probabilidade de não acabares o jogo com 11 é alta. Gosto da entrega e da coragem, mas só o vejo como suplente a entrar para segurar/equilibrar.



    Também acho que Pizzi está a subir de forma, fisica sobretudo, e por arrasto vem o resto. Se é suficiente para ser titular do Benfica? Talvez não, mas é o que temos, e dentro do plantel, com a capacidade de passe e visão de jogo só tens Krovi.



    Salvio, com todos os defeitos que tem, entre maus jogos que vai fazendo, tem sempre algo a acrescentar, capacidade técnica acima da média, e do nada é capaz de sacar uma da cartola.



    Já se viu que não há reforços, mesmo sem Krovi. Acredito em quem está seguro da aposta em João Carvalho e Gedson....e Keaton, porque não? O elo mais fraco, apesar de me estar a surpreender pela positiva, com defesas monstruosas, é o GR, mas neste momento ir buscar alguém que entre de de caras e tenha imediatamente rendimento desportivo não é fácil. Mesmo assim, com Varela chegará para sermos campeões, como eu espero e acredito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o melhor jogador do campeonato português na época passada não tem qualidade para jogar no Benfica está tudo dito.

      Eliminar
    2. Não disse que não tem qualidade. Apenas está a fazer uma época inferior. Mas ultimamente está a melhorar.
      Por outro lado, o facto de ter sido o melhor jogador da época passada não lhe garante titularidade esta época.

      Eliminar
  36. Caros,

    (Cuidado, é só a minha opinião enquanto adepto, sócio e apreciador de futebol e em 100 pessoas é impossível toda a gente concordar com tudo, mas somos todos benfiquistas)

    O sistema tático contrói-se à volta dos jogadores que se têm. Os plantéis compõem-se à volta do sistema tático que se quer implementar. Acredito que Rui Vitória teria na ideia, quando contratou Krovinovic, a implementação deste sistema que atrasou devido à lesão do início da época. Para mim, com a saída de Krovinovic, está posta de parte continuar com este esquema.

    Este esquema é um 4x3x3 diferente do normal. O 4x3x3 mais utilizado em toda a Europa, utiliza um destruidor, um box-to-box e um desequilibrador nas costas do ponta de lança. No nosso caso, fruto das caraterísticas dos jogadores que têm jogado, é um 4x3x3 completamente diferente, com Pizzi e Krovinovic longe de Jonas, muito encostados às linhas, a servirem para superioridade numérica nas triangulações atacantes. É normal ver Grimaldo, Cervi e Krovinovic a fazerem 3x2 frente ao lateral e extremo adversários. De igual forma que Pizzi, Salvio e André Almeida fazem o mesmo no outro flanco. Isto funciona porque Pizzi e Krovinovic sabem ter a bola nos pés, mesmo com Pizzi a não estar ao nível de outros tempos. Opções:

    -Para mim a mais lógica é mudar o esquema em função do jogador que Rui Vitória pretender lançar no lugar de Krovinovic no 11 base. Não vale a pena falarmos que todos são titulares e a equipa vai mudar todas as semanas. Com base nos poucos jogos que vamos ter, vai haver um 11 base e pouco mais. A opção mais lógica seria então incluir Jimenez e passar ao 4x4x2 que a equipa está habituada a jogar.

    -Apostar no mesmo sistema 4x3x3 apostando em João Carvalho, o jogador com as caraterísticas mais parecidas com Krovinovic.

    -Apostar em Rafa/Zivkovic para extremo e colocar Cervi na posição de Krovinovic.

    -Só para também agradar aqueles que estão sempre a pedir contratações. Empréstimo de Gaitan.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. João Carvalho no lugar do krovi e o Parks no de Pizzi, podem não ter muita experiência de 1a liga mas jogam muito.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking