O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Rui Gomes da Silva afinal estava certo... e Luis Filipe Vieira estará comprometido?

. 29 comentários
Há uns tempos Rui Gomes da Silva, antecipando a ausência dos vice presidentes nos momentos mais  complicados, dizia que pareciam taxis... quando eram precisos nunca apareciam. Semanas depois parece que afinal lhe reconheceram razão e não só José Eduardo Moniz apareceu, como lhe deu razão: "Vim também para ouvir e responder porque também temos de prestar contas sem medo. Não vamos tapar o sol com a peneira, dizendo que tudo corre bem." in Record


Já Luis Filipe Vieira - para alguns - começa a denotar alguns problemas estranhos de gestão, logo a área em que mais competências lhe são reconhecidas. Amanhã os blogs vão alimentar a questão : Qual é a sangria louca do Presidente em acabar com a dívida: "Antes do fim deste mandato sonho pagar a dívida do Benfica e hei-de conseguir" in Record

Pagar a dívida? Mas desde quando ter dívida é mau ou sequer motivo de obcessão? Vejamos:

Se o custos da dívida forem suportáveis, nomeadamente se houver receitas sólidas que cubram a dívida, não há qualquer problema em haver dívida.

Para fazer face às despesas, o Benfica tem dois caminhos: Ou utiliza capitais próprios (que deixa de rentabilizar mediante investimentos e/ou aplicações financeiras) ou contrai dívida (que fica sujeita a juros).

Faz sentido contrair dívida se o custo da mesma for inferior à rentabilidade obtida pelos capitais próprios. Caso contrário, se a rentabilidade dos capitais próprios for baixa e os juros altos... poderá ser um bom exercício utilizar parte desses recursos financeiros para abater a dívida bancária e acabar com o serviço dessa dívida (juros).

Ou seja, neste momento, se o Benfica vender um jogador por 30M e aplicar esse dinheiro, obterá rentabilidades muito baixas, enquanto continua a ter que responder por um serviço de dívida, por um capital muito superior, de 4 ou 6% ao ano. Ou seja, a rentabilidade obtida com os capitais próprios será "engolida" e superada pelo serviço da dívida.

Outra opção seria a remuneração / investimento no crescimento dos ativos. Neste caso podem assumir duas dimensões: Investimento em infra-estruturas de suporte à atividade/negócio (onde se insere o estádio, centro de estágios, alto rendimento, etc); ou Investimento em salários dos jogadores.

A primeira opção, que tem vindo a ser seguida, visa reforçar condições para os ativos gerarem valor, bem como gerar receitas (bilheteira, direitos televisivos, publicidade, merchandizing, transferências, etc).

A segunda opção visa efetuar um esforço na manutenção do plantel - pelo aumento dos rendimentos dos ativos. Essa opção tem um problema: Que jogador que jogar na Liga portuguesa quando se destaca? Ou seja, é um investimento que não tem retorno garantido, por dois motivos:


- apesar desse investimento, o sucesso desportivo não é garantido (vide Real Madrid) e desta foram o investimento de incremento de rendimentos não gera maior retorno na venda do ativo.

- os jogadores não se manterão na Liga portuguesa se tiverem oportunidade de sair e desta forma vendemos o jogador pelo mesmo (ou menos) dinheiro, apesar de o ter aumentado para ficar.

Se a primeira questão é indiscutivel, mesmo para quem gosta de criticar... já a segunda eu sei que não é unânime porque a generalidade dos adeptos ainda são "românticos" e acima de tudo interpretam o futebol pelos jornais e programas de tv.

Poucos sabem, mas apesar do que dizem para "inglês ver" nos jornais, a realidade é que - por exemplo - Lindelof e Semedo eram dois jogadores que tinham já dado nota no Benfica que não pretendiam continuar no clube porque tinham opção de sair para grandes ligas. Não há aumento que resista aos salários das grandes ligas e, além disso, jogar efetivamente nas grandes ligas ao lado de grandes jogadores...

... depois, claro, basta ler um jornal ou perceber o âmbiente do futebol nacional para perceber porque raio ninguém quer cá estar...

Sim, Luis Filipe Vieira -  numa dimensão financeira e de gestão com perspetiva sustentável - está correto em optar por canalizar as receitas para a amortização da dívida bancária.

Não confundam, abater dívida, com reduzir o passivo... são coisas diferentes. E aí sim, eu concordaria com os mais críticos, se o Presidente dissesse que queria acabar com o passivo, pois isso não só é irrealista, como indesejável num ponto de vista financeiro.

E sim, podem dizer que o Presidente poderia não abater a dívida, nem remunerar os ativos... mas sim comprar mais jogadores. Isso só dará origem a problemas maiores ainda e que caracterízam a falência das equipas portuguesas:

- nem abatia dívida e continuava a pagar juros
- nem renumerava ativos que continuariam a sair
- nem teria garantia de valorização de ativos caso não vencesse títulos
- nem teria uma exposição de valorização dos jogadores superior à que consegue agora.

Portanto...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Please volta BenficaEagle, mete ordem nesta casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso o mesmo cada vez que cá venho ultimamente... Desapareceu, se calhar fartou-se! Compreensível..

      Eliminar
    2. Do ponto de vista da análise estratégica e até financeira, o Benfica by GB esteve muito bem

      Mas também já tenho saudades do Benfica Eagle para uma análise financeira mais detalhada. Acabava num ápice toda esta especulação.

      O Shadows bem pode escrever 10 posts por dia, mas não acerta uma no que toca a contas, e pior - é desonesto nos comentários pois só escreve o que lhe interessa sempre com o seu ódio de estimação a LFV presente

      A questão agora é (salvo algum problema pessoal grave) porque desapareceu Benfica Eagle do NGB????

      Eliminar
  2. Benfiquista8/12/17 20:06

    Vamos lá a ver se percebo o que se passa.

    Andaram anos a atacar a direcção do Benfica, toda a fauna (os antis, os talibãs, os dragartos, os benfiqueiros, os haters, etc), porque tínhamos um dívida (passivo remunerado que é do que falamos aqui) muito elevada a 2ª maior da Europa, etc.
    Toda a propaganda inimiga ia nesse sentido. Fizeram-se dezenas de milhares de comentários com esse assunto e este blogue ganhou milhões deles à custa desse assunto que explorou até à exaustão.

    Agora, a direcção decidiu que já é tempo de acabar com o passivo (sim dívida é o mesmo do passivo remunerado que é do que falamos aqui), e de repente não pode fazer isso porque bla bla bla, uma dezena de razões que não fazem qualquer sentido.
    Faria sentido se o Benfica conseguisse um rendimento de 7% ou 8% em aplicações do exedente, mas não é esse o caso como toda a gente sabe.

    Será porque de repente acabou-se uma das maiores causas para a crítica? Ficam descalços?
    Ai não, já me esquecia, ainda há a má campanha na Europa e a venda de jogadores para se bater na Direcção!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto se abateu nos juros anuais a pagar?

      Dois cêntimos?

      A realidade está como o tempo: nublada e a ameaçar borrasca.

      Eliminar
    2. É isso mesmo Benfiquista.

      Um dos grandes argumentos de quem quer deitar esta direção abaixo está a morrer

      E assim fica mais difícil para concorrer às próximas eleições

      Se somarmos a isto a valorização da marca, internacionalização, aumento anual nas receitas, e ativos (estádio , museu, Seixal, CAR, BTV, Radio Benfica, hotel, escola, lar para ex-jogadores, etc....)

      Ficam com muito pouco....resta-lhes os resultados desportivos mas até aí está a correr mal

      É lamentável ver a ânsia de tacho e os ódios pessoais sobreporem-se ao Benfiquismo

      são os Azevedos do SEC. XXI

      Eliminar
  3. E quando não se faz nem uma coisa nem outra?
    Para onde foi o dinheiro das recentes vendas de Lindelof, Nelson Semedo, Mitroglu, Ederson?
    Para abater o passivo em 17 milhões?
    Para reforçar a equipa com jovens da formação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LFV o Grande Embuste, pelo menos o PDC e o JVA e o BDC sabemos muito bem o que são, agora este está rodeado de gente muito inteligente.

      Eliminar
    2. Porque é que não lês o R&C em vês de fazeres perguntas estúpidas?
      Achas que dinheiro se esfumou? Andas tanto por blogues lagartos que já tens os neurónios tão queimados como eles!!

      Eliminar
    3. Mas tu pensas que os jogadores são pagos a pronto?

      AHAHAHAHAH

      Só podes ser lagarto. Vives no mundo da alice.

      Eliminar
    4. O lucro contabilístico duma venda vai aumentar os capitais próprios ou reduzir o passivo. O balancete como o nome indica tem sempre dois pratos.
      Já paravam de falar sempre em vendas e passivo sem se saber o que se fala. Se disser que fizemos pouco lucro com vendas como o Ederson concordo. Agora esta lenga lenga de passivo já estava na hora de se informar melhor

      Eliminar
    5. Ou seja, está tudo bem e clarinho com as contas no ninho da águia. Mas serei só eu?
      Shadows 8/12/2017 às 21H30 (post LFV e JEM) "Não baixamos o passivo quase nada sendo Tetra campeões e recebendo centenas de milhões de euros em vendas de jogadores. Há milagres ou será que Vieira vai hipotecar os próximos 30 anos do clube?"

      Eliminar
    6. Porque, como lhe disse, o lucro foi para aumentar os capitais próprios. Se tem efectivamente interesse em aprender, leia atentamente o que escrevi. Se quer continuar a repetir chavões sobre o passivo continue.

      Eliminar
  4. Benfiquista, acreditas no Pai Natal!!, entendo, esse espírito pueril, é belo e salutar.
    Num ano em que vendes desde Janeiro cerca de 160 milhões de euros, vemos que quase metade desapareceu, o resto não sabemos e abatemos menos de 20 milhões. Haja respeito pela inteligência dos leitores, seus propagandistas de, nunca, NUNCA TEREMOS esta pedra no sapato removida com estas pessoas. Digo-te mais com esta fúria do betão, acredito que a dívida cresça, até porque os encargos desses investimentos serão mais uma fonte de prejuízos, o Centro de Alto Rendimento, a Rádio Benfica, a Universidade, tudo fontes de mais prejuízos que irão retirar a pouca capacidade de investimento no futebol.
    Até acredito que acabe substituindo a divida por empréstimos obrigacionistas, cambada.
    Todos os anos perdem-se quase 20 milhões em juros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lagarto burro, os jogadores são pagos Às prestações, em várias tranches. Como é que o dinheiro desapareceu se ainda não foi pago.

      Deixa de dizer asneiras e vai-te lá roçar e cuspir nos outros sapos.

      Eliminar
  5. Viva,

    Bom artigo e volto a repetir o que tenho dito em vários comentários, volta Benfica Eagle coloca artigos de forma clara e inequivoca.

    Seja como for não por este artigo mas pelas palavras do nosso presidente o caminho é claro que não exista duvidas, é por aqui que devem depois opiniar / ser oposição / criticar e por ai fora, mas com base no principal.

    Abraço

    Targarien

    ResponderEliminar
  6. Parece que afinal andam sem €€€€, pudera, com tantos gastos sem retorno de pessoal e infraestruturas não era de esperar, como também falta saber quanto ganham os "amigos" do Benfica!!
    Outra coisa que mete confusão é o Douglas num jogo é titular e noutro fica no banco...o Vitória é realmente um poço de coerência!
    Afinal a super estrutura anda mal....

    ResponderEliminar
  7. INCREDITAVEL que não haja qualquer reacção na comunicação social ao que se passou no Porto canal na passada Terça feira. Pela segunda vez este ano o Porto declara urbi et orbi que está na posse de informação muito comprometedora sobre vida intima dos arbitros e ninguém reage. Trata-se de uma forma encapuçada de ameaçar chantagem e assim pressionar os arbitros e as autoridades desportivas nada fazem. Ate o representante do Sporting no cm tv de ontem, um deputado reconhecido pela sua excelsa inteligência, percebeu que o Porto, alegando serem emails do Benfica, esta de facto de forma confessa a dizer aos arbitros que está em posição de os coagir.
    Se no caso dos emails do Benfica há que investigar, aqui não há já nada a investigar. Eles confessam ter esses elementos e as autoridades judiciarias nada fazem.
    Acreditando que o juiz é isento e competente o Benfica só perdeu a providencia cautelar por manifesta incompetência dos advogados. Não basta contratar um sociedade famosa e certamente cara de advogados se depois estes escalam advogados estagiários e incompetentes para tratar do caso.

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada8/12/17 21:27

    E continuam a querer tapar o sol com a peneira... Irra!
    O homem está desesperado e já não faz nem diz coisa com coisa! Andou anos com negociatas duvidosas, compras ao desbarato, vendas inenarráveis e o passivo?!... Mantém-se!...
    E agora que vê o rabo a arder e percebe que vai ser corrido, quer a toda a força liquidar o passivo! Para quê? Para poder esconder à vontade as trafulhices das engenharias nas contas! Pensa ele que não havendo dívidas, ninguém questiona! Esperto! Quem não o conhecer que o compre!
    O prazo expirou e só a máquina tão bem oleada ainda o mantém por lá!

    ResponderEliminar
  9. O LFV parece um vendedor de banha da cobra à moda antiga. Quem acredita que dentro da "arca" está a "cobra" que fornece a banha não é crente apenas. Também é anjinho.

    ResponderEliminar
  10. Eu só queria recordar que o BEnfica ainda tem a receber 93 milhoes dos jogadores já vendidos. Se adicionar-mos mais uns 15 milhoes da clausula de performance do Semedo e os milhoes da venda do Mitro para a China, estamos a falar de +\- 120 milhoes para receber.

    Se forem para abater o passivo, o que muito provavelmente vão ser, estamos a falar de um passivo de +\- 320 milhoes. Que só não o é JÁ porque o dinheiro AINDA NÃO ENTROU! Mas vai entrar...

    As pessoas do Benfica estarem sempre a falar que querem ter capitais proprios iguais ao capital social, penso que será pq querem fazer um aumento de capital, numa posição de solidez financeira, digo eu. Aumento capital = Dinheiro fresco para gastar.

    ResponderEliminar
  11. 17 milhões é só o MAIOR abatimento de dívida de sempre dum clube português!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de 160 milhões de euros em vendas é O Milagre.

      Eliminar
  12. É como tudo na vida a sempre uma DESCULPA...
    Com as obras todas baixar a dívida?
    Esperar para ver...

    ResponderEliminar
  13. mas a única coisa que ele pode almejar pagar até ao fim do mandato é a divida bancaria, que alias já nem é muita, mas pagar é neste caso mais um eufemismo que o que ele tem andado a fazer na realidade é trocar divida bancaria por não bancaria, empréstimos obrigacionistas.
    agora resta saber é se esta liquidação total da divida bancaria é uma estratégia ou se é forçada pelos bancos por razões alheias ao clube, ou sad no caso.

    ResponderEliminar
  14. Obcessão?! É mais obsessão.

    ResponderEliminar
  15. sem recuperar os ultimos relatórios e contas, recomendo a malta a prestar atenção à rubrica responsabilidades financeiras de curto prazo (julgo...) ou seja divida a pagar até 1 ano.
    se não me engano essa baixou 120M... certo que compensada com empréstimos obrigacionistas mas, julgo que a sad já quase que reuniu as condições para as amortizar no ano que vencem.
    Espero não estar a ser enganado mas, é por aí que vejo os sinais de "pagar a dívida"!
    Hoje é dia de campeonato, nada melhor para "limpar alguns demônios";)
    sempre um prazer ler-nos a discutir este assunto.
    abraço a todos

    ResponderEliminar
  16. sem recuperar os últimos relatórios e contas, se bem me lembro... recomendo a malta olhar para a rubrica responsabilidades financeiras de curto prazo, dívida a pagar até 1 ano, que este ano foi amortizada em 120M (+/-).Julgo que o Novo Banco até deixou de ser accionista porque pagou-se a grande maioria da divida.... sim pagamos o que devemos a bancos que custam muito dinheiro a cada português, mais alguém anda a fazer isso?
    Se bem me recordo, a grande fatia desse pagamento foi feito às custas da rubrica empréstimos obrigacionistas, problema nenhum aí... com o recebimento faseado das vendas + publicidade + tv, parece que a sad já reúne condições para liquidar esses empréstimos, no ano do vencimento (50M/cada?) e sem grande prejuízo para o dia a dia do clube, sem se penhorar o futuro.
    prefiro o "esforço consciente de pagar dívida" ao "sobreviver dia a dia", todas as vezes! quem não se lembra do Benfica quando durante a semana nao havia dinheiro para mandar cantar um cego e só um jogo na luz (bilheteira) nos salvava da bancarrota, semana após semana... mês após mês?
    É sempre um prazer discutir estes assuntos convosco, o futuro do nosso clube!
    Hoje é dia de campeonato... que se limpem alguns "demônios", todos estamos a precisar de ver um bom jogo!
    Saudações benfiquistas;)

    ResponderEliminar
  17. Já tínhamos um blog pessoal o do Hugo Gil

    Agora temos outro o do RGS

    se calhar é melhor mudar o nome para RGSBENFICA.

    Assim já toda a gente sabe ao que vem

    E ainda falam da ditadura Vieira

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking