O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Ainda as claques?! É que quem não cumpre a lei são FCP e SCP!

. 55 comentários

Já por 2 vezes abordamos o tema mas parece que até gente inteligente(alguns juristas) recusam ver o óbvio devido ao seu fanatismo.

Resumindo:

- Artigo 46 da Constituição Portuguesa: "3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela."

- Todos os ASSOCIADOS do Sport Lisboa e Benfica têm direitos. Um deles é ser apoiado pelo clube e usufruir de vantagens a que outros não têm acesso. 

- A PSP escolta todos os adeptos que se desloquem em maior número. No caso do SLB, o Comboio Benfica assegura uma viagem rápida aos sócios e permite que vão em grupo até aos jogos.

- A lei não diz o que é um "grupo organizado de adeptos" e não vão ser nem FC Porto nem Sporting que vão definir o que realmente essa expressão significa.

- O IPDJ se insistir neste tema vai ter que provar que cumpriu a lei no que diz respeito aos grupos registados e que são os únicos que estão sob sua alçada.

- O FCP e o SCP mantém um registo sistematizado e atualizado dos grupos organizados registados?

- Quantos elementos fazem parte das listas? É que se as listas têm 500 nomes não estão a cumprir a lei pois esses grupos têm sempre milhares de elementos presentes.

- O FCP ou o SCP enviam trimestralmente os registos atualizados dos grupos organizados?  

- Já agora, nos jogos de risco elevado, FCP e SCP cedem quantos bilhetes aos grupos organizados? Cedem em número superior aos filiados nesses grupos? É ILEGAL!

- São esses bilhetes cedidos aos grupos registados IDENTIFICADOS por nome?

Quem quiser ficar esclarecido pode consultar o post A resposta à possível interdição da Luz.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

55 comentários

  1. Anónimo8/8/17 17:09

    Resumindo onde é que o Sporting e o Porto não cumprem a lei, provado só mesmo no teu titulo do post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leste a lei? Leste as perguntas? Claro que não.

      Eliminar
    2. Anónimo8/8/17 17:27

      Lê mais devagar e pergunta (a alguém próximo) o significado de algumas palavras que desconheças. Qd terminares volta e comenta...

      Sabes quantos membros de claque estão registado (Porto e Sporting) no IPDJ? Sabes quantos bilhetes são em média cedidos à claques? Se souberes, é fácil aceder aos números, repares que são cedidos muito mais bilhetes do que o número de registados no IPDJ.

      André Jesus

      Eliminar
    3. Baltazar8/8/17 17:27

      Obviamente na cabeça do Shadows e apresenta como prova várias questões em vez de apresentar factos concretos.

      Porra, dantes confundiam factos com opiniões, agora confundem interrogações com factos.

      Assim não vamos lá.

      Eliminar
    4. Anónimo8/8/17 17:40

      Alguém me explica se os grupos organizados de adeptos do Sporting e Porto estão todos legalizados como sejam os casuals, os directivo ultra 21, etc...? É mesmo só o Benfica que tem grupos organizados de adeptos não legalizados em claques?

      Eliminar
    5. Anónimo8/8/17 23:10

      Li a lei e as perguntas. Provas para além do título do post tens?

      Eliminar
    6. Anónimo8/8/17 23:46

      Leste as leis, leste as perguntas, mas não percebeste nada, porque os teus pais são primos.

      Eliminar
  2. Anónimo8/8/17 17:28

    continuamos a assobiar para o lado e a desconversar qd o assunto é sério.

    eu como "associado do Sport Lisboa e Benfica" gostaria de invocar os meus direitos".
    nomeadamente a entrar no estadio antes das portas abrirem, a levar bandeiras gigantescas e não ficar privado de levar uma porcaria duma garrafa de agua, de ter uma sala no estadio para usufruto proprio e vá... dou de barato que não me patrocinem transporte. deixou isso para socios com menos condiçoes financeiras.

    no dia em que o Clube rejeitar apoiar claques ilegais... elas legalizam-se na hora.
    nenhuma claque sobrevive sem as regalias que os clubes lhes facultam... end of story.

    Portas de Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredites em qualquer coisa que contam. Mas tu queres levar uma bandeira grande para quê? Desde quando é que te revistaram e te impediram de levares uma garrafa no bolso? E o que é que a garrafa tem a ver com este tema, meu caro?

      A sala no estádio...outro mito.

      Os sócios têm várias formas de viajar com preços mais simpáticos. Inclusive o Comboio Benfica. Torno a dizer: não acredites em tudo o que debitam publicamente sobre este tema.

      O termo "claque ilegal" é incorrecto. Esse é logo o primeiro erro. Não há claques ilegais nem grupos organizados ilegais. A definicação de grupo organizado não existe na lei portuguesa e a definição de associado torna LEGAL qualquer apoio ou ajuda a qualquer grupo de sócios. E o SLB dá apoio a vários grupos organizados.

      Mas ninguém é obrigado a registar-se. Aconselho a que leiam a lei de uma ponta à outra para a entenderem e não se limitam a falar sobre bitates propositadamente errados.

      Eliminar
    2. Anónimo8/8/17 20:36

      Porque raio não havia de querer levar uma bandeira grande?!
      Mas os direitos nao são iguais para todos?!

      Impedir de levar garrafas?!
      Quantas vezes? Desisti de levar... ninguem me contou, basta ir ao estadio como eu vou.

      Nem vou falar em material pirotecnico e outras coisas mais que esses "socios com direitos especiais" levam e que mais ninguem pode levar.

      Portanto nao ha direitos iguais para todos... é Mentira! Estão aqui a falar para Benfiquistas, não vale a pena andarem a atirar areia para os olhos dos nossos adeptos, guardem isso para os "pedros guerras" da vida.

      Todos sabemos o que a direcção está a fazer... e é deprimente quererem fazer das pessoas parvas.

      Portas de Benfica

      Eliminar
    3. Anónimo8/8/17 21:04

      FAzias melhor figura ires pagar umas vmocs do que andares para aqui armado em benfiquista. Só estás a fazer figura de parvo..mas tens jeito.

      Portas de alcoshit.

      Eliminar
    4. Anónimo8/8/17 21:07

      O LFV usa as claques para ameçar os árbitros de morte?

      O LFV usa as claques para espancar deputados, ameaçar jogadores com tiros no joelho, vender bilhetes ou para partir o talho do pais doárbitro?

      O LFV usa a claque para assaltar velhotas ricas à mão armada?

      O LFV usa as claques para ir ameaçar os jogadores ao seixal?

      Então mete essa conversa onde o sol não brilha.

      José de Alvalade

      Eliminar
    5. Anónimo8/8/17 22:50

      já cá faltavam os miúdos com palas nos olhos e léxico limitado.

      é a vida, este clube é tão grande que tem espaço para todos... até para saloios carneiros que comem toda a propaganda que lhes dão.

      Portas de Benfica

      Eliminar
    6. O conceito de "grupo organizado de adeptos" tem uma definição na lei - é um conjunto de adeptos cujo objecto é o apoio ao clube. A questão depois é "o que é um conjunto de adeptos?". O facto de isto não estar definido não significa que a lei não seja válida mas apenas que cabe ao intérprete preenchê-lo. E o intérprete fá-lo por recurso ao que normalmente identificamos como "uma claque": um grupo de pessoas, com alguma organização e liderança, que se junta para praticar um conjunto de actividades que normalmente identificamos com o apoio a um clube (pintar faixas, preparar tifos, etc.). O "conjunto de adeptos" é como a pornografia - difícil de definir em abstracto mas todos sabemos o que é quando vemos.

      A partir do momento em que existe um grupo destes sem registo, o grupo (como um todo) existe em situação ilegal. Isto não viola o art 46 da Constituição: o que esse artigo confere é uma liberdade individual de associar ou não associar sem necessidade de autorização. Essa liberdade não é posta em causa por a lei exigir a constituição de uma associação para determinados fins - um bom exemplo disto são os bombeiros voluntários, que também só podem existir em associação.

      A partir daqui, é tudo claro: se o grupo existe sem registo o clube não pode apoiar o grupo de forma alguma. Se apoiar comete um ilícito.

      A lei não sanciona da mesma forma um clube que apoie um grupo registado ao qual se juntem pessoas que não estão registadas como membros do grupo. O que faz sentido: a partir do momento em que o grupo é uma associação legalmente constituída, o clube (e outros terceiros) têm uma entidade a quem podem exigir responsabilidades se houver problemas. É o que o Sporting faz há alguns anos, ao obrigar as claques a pagar algumas das multas em que a SAD é condenada pelo mau comportamento dos adeptos. Com os NN isso é impossível - iam pedir contas a quem? Por isso é que o registo não é inútil, mesmo quando possa haver gente que não está registada.

      Eliminar
    7. Anónimo9/8/17 00:27

      Iam pedir contas a quem? lol Por acaso os NN não são pessoas? Não são sócios? O B.I. não chega para identificar uma pessoa? O Benfica é obrigado a escolher uma das claques como a "reconhecida pelo clube" só porque o clube azul e verde quer?

      Os mustafás e macacos do Benfica respondem por si, não andam de braço dado com o presidente, nem são o seu braço direito para os trabalhos sujos.

      No estádio do ladrão é bolas de golf, são espancamentos e ameças de morte a jornalistas e quem quer que seja, os sapos incendeiam estádios. Alguém foi identificado?

      Tanto o mustafá como o macaco vivem em mansões, andam de porsche, ambos já foram apanhados nos mais variados crimes, nunca lhes aconteceu nada, entram em qualquer estádio. Até são a claque oficial do nandinho das facturas. O querido também costuma andar agarrado ao macaco. Até o safou quando foi apanhado a vender bilhetes falsos para o europeu em frança.


      Por acaso viste a claque do Benfica ontem na tv? Eu não vi nada. Aliás, nas tv´s já não se vê desde o 35.

      Bartolomeu

      Eliminar
  3. Anónimo8/8/17 17:36

    Incrível a quantidade de PROPAGANDA.. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Nunca mudem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar do Saraiva e do Azeite Marques?

      Eliminar
  4. As claques do Porto e Sporting tiveram 10 anos "ilegais", mas era um ilegal diferente. É como os emprestados, o Sporting empresta mais, mas os deles são diferentes.

    O outro disse que era uma tanga, concordo, é uma tanga termos que levar com o feno que os corruptos de contumil deitam cá para fora, para impedir que os gado do clube deles não vá outra vez com pás e foices cortar a estrada para o campo de treinos do contumil.

    ResponderEliminar
  5. Decididamente é branquear uma situação que só desprestigia o Benfica e dá azo a que o clube fique conotado com tudo o que de mais obscuro sobrevive com as claques.
    As ilegalidades das claques do Porto e Sporting trazem alguma alegria ou desculpam as restantes claques dos clubes nacionais?
    Não era interessante que as claques fossem o apoio e a festa como existem nos grandes clubes europeus?
    Porquê fazer esta figura estúpida de dizer desconhecer claques no Benfica? Será que não percebe que isto é notícia também fora do país e que verão o presidente do Benfica como um idiota?
    Como é que imaginam que os adeptos inteligentes do Benfica ouvem estas patetices? É prestigiante?
    Deixem-se de lavagens cerebrais e comecem a exigir mais vergonha e respeito pelo clube.
    Agora publiquem e digam que não tenho razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correndo o risco de parecer uma besta, diga um grande europeu com claque de flores festa e amizade

      Eliminar
    2. CJ, desculpa mas revelas total ignorância quanto à lei e à constituição. Lê primeiro e opina depois. A lei é bastante clara.

      Eliminar
    3. Deixe lá isso, aqui não há bestas.
      Não falei em flores e a festa a que me refiro são as coreografias, o colorido das pinturas corporais e faciais, os cânticos, as centenas de metros de tecido a cobrir as bancadas com imagens icónicas dos clubes!
      Barcelona, Real Madrid, Borussia de Dortmund, Bayern Munique, Liverpool(You Never Walk Alone), Atlético de Madrid, Inter de Milão, Galatasaray...

      Eliminar
    4. Não tem haver com lei o que ausência de lei. Tem haver com aquilo que são as claques e o "uso" que é feito das mesmas.
      O Shadows não me parece um "tolinho qualquer" que acredita nas histórias da carochinha.
      Um sócio dizia acima que não percebia por que era diferenciado em relação aos preços do bilhetes, transportes ou direitos de levar bandeiras e artefactos pirotécnicos e um sócio "normal" não poder entrar com uma garrafa de água! Pois é a lei...
      Areia para os olhos?

      Eliminar
    5. CJ, e onde é que tu te baseias para afirmares que: os bilhetes são mais baratos que para os outros ou que têm transportes à borla?

      Tens interesse em levar uma bandeira grande? Levaste e foi-te negada a entrada? Se sim fazes como qualquer outro: informa o departamento de sócios antecipadamente e será autorizado.

      Quanto às garrafas de água, o que isso tem a ver com claques? É só na Luz que há esse impedimento? Porque não se queixam a quem decidiu esse regulamento?

      Areia para os é a mistura de alhos e bugalhos e a afirmação como se fosse verdade de coisas que não existem na realidade ou na lei. Esses são os argumentos da Aliança Dragarta.

      Eliminar
    6. Anónimo8/8/17 20:05

      A aliança dragarta é o maior elogia que se podia fazedrf ao Benfica. O resto é conversa. Os adeptos azuis e verdes não percebem porque são uma cambada de tolinhos ceguetas. Só têm olhos para o Benfica mesmo.

      Obrigado cabeçudo azul e verde.

      Já agora, a arma que deu 3 tiros na nuca do vice presidente mesquita alves, em pleno estádio do peidão, já apareceu? Acho que foi alguém da claque que a escondeu. Essa legalização do crime deu cá um jeito...

      Eliminar
    7. Ninguem pode forçar os socios do Benfica a cadastrarem-se onde for, como ninguem pode impedir o Benfica de apoiar os seus sócios como bem entender.

      Tudo o resto é feno para os idiotas dos provincianos e dos viscondes. Se há BEnfiquistas que tambem comem feno temos pena.

      90% da claques em Portugal são "ilegais"
      As claques do Porto e Sporting tiveram 10 anos "ilegais", que moral tem?
      As claques do Porto e do Sporting "legais" são as que mais merda fazem, nem vou perder com listas de eventos dos ultimos anos, e não me venham com o outro que acabou debaixo do carro, que a culpa é de quem andava as 3 da manha no estadio do rival. Se Portugal invadir a espanha e morrerem uns milhares, teria dificuldade em culpar a espanha, mas isso sou eu. Já nem falo no badamerdas que anda há 4 anos a instigar o odio no futebol

      Eliminar
  6. Anónimo8/8/17 18:47

    Absurdo.
    Como Benfiquista, é ridícula a postura dos dirigentes máximos do meu clube.
    Por arrasto, surgem "opiniões" como esta.

    Venha o SC Braga!

    João Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/8/17 19:19

      lol És tão do Benfica como eu do clube azul e verde.

      Eliminar
    2. João, não te limites a um "absurdo". Leste a lei na totalidade? Onde é que não estamos a cumprir a lei?

      Eliminar
    3. Anónimo8/8/17 20:59

      Shadows, tens explicação para a "ocultação" das claques?
      Por que raio se dá benesses a "inexistentes" claques?

      Não atires areia. Tu e outros. Como benfiquista, e mais uma vez, fiquei envergonhado.

      João Lopes

      Eliminar
    4. Não comes benfiquista. O benfiquista é que te come a ti. À bruta. Ano após ano. Sem vaselina.

      Eliminar
    5. João Lopes, se frequentas o NGB sabes as vezes que critiquei a escumalha que rebenta petardos ou tochas. Não aprecio e especialmente os petardos acho vergonhoso.

      No entanto, não permito que usem isso para afirmarem que a lei 39/2009 é o que não é. Nem que lavem com lixívia SD's ou outra escumalha que não é controlada pelo IPDJ como devia ser.

      Eliminar
    6. Anónimo8/8/17 21:37

      No estádio dos lambe rabos morreram 2 putos de 18 anos, ainda nem tinham chegado à flor da vida. Não vi UM ÚNICO sapo azulado incomodado ou ecandalizado com a falta de sgurança, e muito menos com a falta de justiça, pois a culpa morreu solteira. No estádio novo quantos já morreram no fosso? Ninguém é responsabilizado porquê?

      Já parecem os corruptos, com 5 mortes por se fazer justiça, e 5 são só as que se sabem.

      Rui Patrício

      Eliminar
  7. Se o apoio ao grupo informal noname boys fornecido pelo Benfica é legal não há conversa. Gostava que garantisses isso, QUe não existe conflito com o legislado. Não havendo, o Benfica deve emitir um comunicado a terminar esta conversa de merda. Se o Benfica está dentro da lei é óbvio que ninguém pode obrigar os noname ou os diabos a registarem-se isso é óbvio. MAS QUE O BENFICA SEJA CURTO E GROSSO! JÁ!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lei está disponível no link que coloquei. Não há nada na lei que possa obrigar ninguém a registar-se contra sua vontade. É isso que os dragartos não querem entender.

      Eliminar
    2. De quem são os petardos e como entram no Estádio da Luz?

      Eliminar
    3. CJ, entram da mesma forma que em Alvalade, no Dragão, em Guimarães ou noutros locais e levados pelos adeptos locais.

      Nas mãos, nas costuras dos casacos, num involucro dentro dos sapatos...enfim. São pequenos e isso torna muito difícil que a Polícia os detecte. Precisas de mais explicações?

      Eliminar
    4. Estás tão mergulhado na tua "verdade" que deixaste a muito de raciocinar.
      Hoje és mais um instrumento de uma mentira que pretendem que os benfiquistas "comam".
      Mas há os que não são estúpidos e não gostam que lhes tomem por bacocos.
      Enquanto forem uma maioria podes estar descansado que dizem todos amén, mas mesmo estes um dia abrirão os olhos.
      Até lá, e como se lê aqui, há muitos que não pensam com a própria cabeça e para quem servirá que os rivais tenham pecados...

      Eliminar
    5. CJ, eu aponto e critico os "pecados" que se cometem no nosso lado. Isso não significa que alinhe com mentirosos que inventam interpretações à lei 39/2009.

      Eliminar
    6. Anónimo8/8/17 21:41

      No alvalidl morreram 2 putos de 18 anos, por causa de uma grade podre, incentivados pela própria direcção do sporting a receberem o adversário de forma hostil. Nunca vi Um ÚNICO sapo incomodado com a falta de justiça.

      Quantos já morreram na fossa patética do estádio mais horrível do mundo?

      Trata da tua casa ó sapo..e deixa a dos outros. preocupa-te com as vmocs.

      A direcção do teu clube não tem instrumentos da mentira lol Sabes porquê? POrque nem precisam, os adeptos são tão burros que nem precisam de os enganar, vocês tratam dessa parte sózinhos.

      Amaral

      Eliminar
  8. Anónimo8/8/17 20:31

    O Benfica está nitidamente a tratar este assunto sob uma perspectiva legal, e se for necessário ir pela inconstitucionalidade da Lei, se é que é uma Lei da República. Por isso o Presidente não pode sequer usar a palavra claques. Por isso está a dizer que não existem sob essa designação mas chamou-lhes Grupos Organizados de Sócios, não está a esconder nada. Aliás vê-se bem que existem muitos outros processos que estão ainda na fase inicial mas que aparecerão por aí não deve demorar muito.
    Quem não quer perceber isto e vem para aqui com falsos moralismos só para mandar umas bocas, que reflicta.
    E atenção que eu sou contra a existência de Claques sejam legais ou ilegais.

    ResponderEliminar
  9. Parece-me claro que o Benfica há alguns anos atras decidiu não condicionar o apoio informal que dá a alguns grupos de adeptos à obrigação de estes se legalizarem. E a decisão foi tomada com o intuito de não ficar "na mão" de alguém que objetivamente não consegue controlar. E eu estou de acordo com essa decisão. Até porque assim garante que não existem privilégios para ninguém.
    A pergunta que tem que fazer à campanha dragarta é se a legalização das claques do Sporting e Porto impediu que incendiassem o estádio da Luz ou o arremesso de bolas de golfe? Não, não impediu. Os Clubes ou essas claques foram castigadas? Não, não foram. A partir daí vale tudo.
    A prioridade da Direção do Benfica deve ser proteger e tratar bem TODOS os sócios e adeptos.... TODOS e não apenas alguns.
    Estou contigo Shadows.
    Rumo ao Penta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bora lá ao Penta! :)

      Eliminar
    2. Anónimo8/8/17 22:10

      A ideia dos azuis e verdes é mesmo essa, poderem fazer tudo, mas com o Benfica ser exactamente o contrário. Fazem as leis mas são só para aplicar com o Benfica. Eles podem dar cotoveladas na nuca sem bola, até podem agredir a cara e o agredido é que ainda é expulso..e penalty po porto.

      O que vai acontecer é que vão definhar. O futebol, a nível global, está a transformar-se, só os mais fortes sobrevivem e não é com patetices que cá ficam. É com trabalho e um rumo bem definido. E nisso, o Benfica está 10 anos à frente e eles 30 ou 40 atrás.


      Um tem um presidente do tempo dos dinossauros, o outro tem um dinossauro lipoaspirado, com uma garganta muito comprida, mas com um cérebro do tamanho de uma ervilha. É burro que doí, e isso, a um benfiquista, dá um gozo ver lol um labrego, burro que nem um calhau, à frente do cusporting, o clube mais panasca e com manias de grandeza e de dondocas, os pilares da moral e bons costumes lol é já um prémio por tudo o que sofremos com eles e as suas alianças. O karma já está a compensar o benfica há 4 anos, o que virá no futuro, vai ser muito melhor, o filho do pide é que tem razão..o melhor está mesmo para vir

      Só estão a distrair os adeptos para chuparem o que puderem até aquela merda rebentar. Se os adeptos percebessem que eles já perderam a guerra, acabava-se já o tacho.

      Se algum dos 2 tivesse a mínima hipótese de ombrear com o Benfica era isso que estavam a tentar fazer, focavam-se nisso em vez de labreguísses. A sorte deles é que só têm adeptos burros, em nenhum dos 2 há um blog sequer que tenha tomates. Está tudo completamente controlado.

      Aqui ao menos no NGB há espaço para todas as opiniões, mais fortes, mais burras, mais certas ou menos certas, aqui ao menos analiza-se um pouco de todas as perspectivas.

      Eu como Benfiquista, já me desiludi com o Ricardo Araújo Pereira, com o Simões, com o Toni, e com muitos outros, por serem demasiado duros com o Benfica de vez em quando, mas depois chego à conclusão que ainda bem que é assim, e agradeço por me fazerem ver as coisas de uma outra maneira, mesmo que não concorde no imediato, ou em definitivo. O importante é conseguir olhar parta um assunto de vários ângulos.

      No clube azul e verde só há 1 ângulo, em todos od sectores. Desde a blogosfera, à imprensa, adeptos, atletas e ex atletas, dirigentes ou ex dirigentes. NADAAA!

      O Baía levou um aviso que se mijou e calou, no lado dos verdes existe o tribunal do lidl, onde o gordo faz de juíz mas depois sai da sala a fazer birra porque perdeu o jogo que ele próprio inventou.

      É por isso que nem vale a pena um gajo chatear-se muito. Já perderam há muito tempo.


      Oceano

      Eliminar
  10. Anónimo8/8/17 21:53

    A lei 39/2009 define que:
    i) «Grupo organizado de adeptos» o conjunto de adeptos, filiados ou não numa entidade desportiva, tendo por objeto o apoio a clubes, a associações ou a sociedades desportivas;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno Figo8/8/17 23:11

      Ou seja, dada a péssima qualidade da lei, o normativo serve para quaisquer um dos universos abaixo:
      - eu e o meu pai quando combinamos para ir à Luz
      - eu e os meus amigos quando marcamos mesa para ver o jogo no Rui dos Pregos
      - toda a malta que estava no Marquês
      - a malta que foi para o Marquês no mesmo carro
      - os sócios com Red Pass na bancada BTV
      - os sócios com Red Pass na bancada Sagres
      - os sócios do Benfica (todos)
      - etc.
      - etc.
      - etc.

      Querem cumprir a lei? Façam leis cumpríveis.
      Querem resolver o problema da violência? Punam os indivíduos com mão pesada. E antes de criticar sem saber do que falam, estudem o que foi feito em Inglaterra, para acabar com o hooliganismo.

      Eliminar
    2. Anónimo9/8/17 12:11

      O Nuno Figo já atingiu, só com a definição legal de grupo organizado de adeptos, o problema que reside na lei. Mas que muitos licenciados em direito não conseguem atingir ou cerram os olhos de propósito.

      Independentemente do problema que reside com a existência das claques no futebol, a verdade é que a lei não definiu o conceito de CLAQUE! Podem correr, saltar, pular, fazer o pino, mas a lei que todos invocam como ladainha que corre solta na ponta da língua não definiu o conceito de claque.

      A lei decidiu definir o conceito de grupo organizado de adeptos - todos afirmarão que uma claque está abrangida por este conceito - mas a definição é tão geral e abrangente que a mesma abarca todo e qualquer adepto que num dia de jogo de futebol esteja a assistir ao espectáculo e tenha participado numa coreografia delineada pelo clube. Quando os clubes criam aquelas coreografias com todos os seus adeptos, bonitas de se ver para a câmara, estamos ou não na presença de um conjunto de adeptos - filiados ou não numa entidade desportiva - que têm por objecto o apoio ao clube do seu coração????

      E assim sendo, todos aqueles adeptos que compõem a plateia no estádio, são um grupo organizado de adeptos. Por isso, num estádio com lotação para 50 mil pessoas, quando este estiver cheio, obriga a lei que aquele conjunto de adeptos tenha que se formar em associação, quer eles queiram ou não pertencer a essa associação. Pergunta: como é possível concretizar a associação de um conjunto de 50 mil adeptos que têm por objecto apoiarem o seu clube do coração? E formada a associação, como irá a direcção actualizar o registo junto do IPDJ de 50 mil adeptos, quando muitos são apenas espectadores de um ou dois jogos, e não dos jogos todos?

      Por isso é que Vieira invocou não conhecer claques, mas somente grupos organizados de sócios - sócios que já convivem numa associação/clube que é o Benfica.

      Eliminar
  11. Eu tenho lugar na bancada dos NN, não sou nem nunca fui NN. Não bato em ninguém, não levo petardos, não sou um hooligan e também
    Não consigo entrar com garrafas de água, mas um amigo meu já se esqueceu de uma Mini no bolso e entrou com ela para o estádio na porta 10.. por isso sim.. petardos entram no estádio!

    Acho uma grande hipocrisia isto da legalização, se todos somos sócios, já estamos todos registados! Temos de dar dados e foto para ser sócios, quem se comporta mal devia ser expulso de sócio e banido dos estádios.. é muito simples á hora dos jogos tem de se apresentar na polícia, se não se apresenta tem multas e em casos extremos prisão com eles!

    Nem percebo qual é o problema! Existem milhares de câmaras no estádio, não chegam? Ponham mais!

    ResponderEliminar
  12. Reconheço que em outros assuntos tens sido uma voz crítica, mas, aqui, parece-me que estás simplesmente a defender a linha oficial. Grande parte das tuas perguntas é referente ao que se passa nos outros clubes. Ora, é-me completamente irrelevante o que os outros fazem quando nós não estamos a cumprir a lei. Naturalmente, se algum dia o viermos a fazer, termos todo o direito a exigir que os outros o façam igualmente.

    Contrariamente ao que dizes, a lei define "grupo organizado de adeptos"
    "Artigo 3
    Para efeitos do disposto na presente lei, entende-se por:
    (...)
    i) «Grupo organizado de adeptos» o conjunto de adeptos, filiados ou não numa entidade desportiva, tendo por objeto o apoio a clubes, a associações ou a sociedades desportivas;"

    Ora, é óbvio que os NN e os DV são um grupo organizado de adeptos para efeitos da Lei n.' 39/2009 (última versão - http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1326&tabela=leis). Assim sendo, o registo é obrigatório, devendo o Benfica cumprir os artigos 14 a 16 integralmente.

    Quanto ao argumento constitucional, o mesmo não colhe. Ainda que não considere que a situação se coloque sequer (a lei não obriga ninguém a associar-se ou a permanecer numa associação), a verdade é que, ainda que assim fosse, os direitos constitucionais não são absolutos e podem ser limitados por lei nos termos dos artigos 18(2) e (3) da CRP.

    O nosso comportamento nessa situação é lamentável. Infelizmente, acho pouco provável que algum sócio possa pedir esclarecimentos relativamente a este ponto numa AG, sob pena de ser (no mínimo) insultado por outros consórcios. Do mesmo modo, ninguém ousa criticar abertamente o que se passa na compra de bilhetes para jogos a eliminar, em que independentemente do período de espera, há sempre um grupo de pessoas que decide ultrapassar as filas e comprar os bilhetes que quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/8/17 17:30

      Ora, também é óbvio que os adeptos que se dirigem ao estádio da Luz, filiados ou não numa entidade desportiva, e que tem por objecto apoiar a sua equipa e o clube do seu coração, são um conjunto de adeptos. Logo, é óbvio que têm que ser enquadrados num grupo organizado de adeptos e qualificados como tal para efeitos da Lei. Assim sendo, o registo é obrigatório para todos esses adeptos e eles têm que se constituir e fazer parte da associação que decidam criar.

      E agora pergunto: como é que o Benfica, ou qualquer outro clube vai cumprir integralmente os artigos 14 a 16 da lei? Se usasses o tico e o teco verias que a redacção da lei é caótica e inexequível. Mas isso o que interessa, não é?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Caro Anónimo,

      Quanto ao primeiro parágrafo, não há grande coisa a dizer... Pior que quem não vê, é quem não quer ver. As questões são simples: os NN e os DV são ou não claques? Existe ou não diferença clara entre os NN / DV e o grupo de adeptos que refere? Caso não me consiga responder seriamente, tudo bem, ficamos por aqui.

      Caso reconheça que os NN e os DV são claques, podemos discutir as dificuldades em aplicar a lei. Quanto a mim, tal não será algo complexo. Das duas, uma: as claques cumprem a lei, têm os apoios que o clube entender; não cumprem e o clube sabe que não o fazem, os apoios não são dados / são retirados. Note-se que a lei não exige que o clube fiscalize detalhadamente a completude da lista. O acerto desta lista será acima de tudo uma responsabilidade das claques, as quais poderão ser objeto de controlo pelas forças de segurança e pelo IPDJ nos termos do artigo 16(1).

      Caso o clube venha a saber (por exemplo, em virtude de notificação pelas forças de segurança / IPDJ) que os dados estão incorretos, deverá exigir a sua retificação. Caso a situação não venha a ser retificada pela claque, o clube deverá suspender os apoios até que tal venha a acontecer. Atendendo a que a lei não impõe obrigações substantivas de controlo ao clube, onde estará a dificuldade em cumprir?

      Eliminar
  13. Muito se preocupam eles com as "claques" afetas ao Benfica... Já os super ladrões (canelas) e juvegays podem cometer crimes sem serem punidos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking