O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Alegadamente para poder dizer toda a merda sem nunca ser responsabilizado por nada

. 27 comentários
Estes são tempos difíceis para o jornalismo. O nível de credibilidade dos grandes órgãos de comunicação social anda pelas ruas de amargura. Ou estão ao serviço de alguém e deturpam a realidade em seu benefício, ou lançam mentiras cá para fora como verdades absolutas sem o mínimo cuidado em confirmar se aquilo que passam é verdadeiro ou falso. 

A concorrência é feroz, é preciso vender mesmo que isso custe a vida a alguém, ou mesmo que o que se lança para o ar tenha de ser desmentido no dia seguinte num quadradinho escondido na última página do jornal que ninguém vai ler.

Como dizia Denzel Washington numa entrevista recente: “Se não leres os jornais não estás informado, se os leres estás mal informado.” E de facto é isso que se passa hoje.

Estes são os tempos do “Alegadamente...”, e do “Segundo consta...”, ou os tempos dos Pedros Guerras, um ex-jornalista repare-se, que todas as Segundas-Feiras se permite lançar para o ar absolutamente tudo o que lhe apetece dizer, escudando-se sempre no “A informação que eu tenho é que...

E com o “Alegadamente...”, o “Segundo consta...” e o “A informação que eu tenho é que...” sempre na ponta da língua, estamos por assim dizer LEGALMENTE autorizados a dizer toda a merda que nos apetecer, sem sermos responsabilizados judicialmente por nada...

Alegadamente, o Shadows foi visto numa casa de banho de uma discoteca com o George Michael em posições comprometedoras... Mas Redmoon, viste lá o Shadows? Não vi, mas segundo consta há quem tenha visto... Então não podes dizer que o Shadows lá esteve, certo Redmoon? Eh pá, garantir garantir não posso, mas a informação que tenho é que o Shadows lá esteve, e eu acredito em que quem me contou. E quem é que te contou Redmoon? Obviamente não posso revelar a fonte, mas posso revelar que a fonte é de todo credível.

O que interessa pois é lançar o boato (o cabeçalho em letras gordas – SHADOWS FOI CHUPADO PELO GEORGE MICHAEL - a única coisa que as pessoas leem, depois o parágrafo acima dos “Alegadamentes” vem em letras miúdas na página 31 para as pessoas não lerem).

Que importa pois se o boato afeta ou não a vida do Shadows, que importa pois se o Shadows tem família e estas notícias colocam os seus filhos a ser vítima de bulliyng lá na escola, que importa até exigir-se, vá lá, um mínimo de rigor a jornalistas credenciados e a perder-se uns minutos sequer a tentar confirmar se o boato é ou não verdadeiro antes de ser lançado cá para fora e destruir algumas vidas? Eles, na verdade nem disseram nada, limitaram-se a dizer ALEGADAMENTE que...

E é por isso que o jornalismo morreu ou está para morrer, porque na verdade, e como diz o Denzel Washington, se calhar mais vale viver na ignorância de não ler, do que ler e passar a estar mal informado.

Hoje em dia, diga-se, há muita gente que prefere ler um blogue do que ler um jornal... Está certo que muitos blogues, também eles já estão corrompidos e já estão ao serviço de..., mas pelo menos na maioria, e no meu caso pelo menos, eu prefiro que alguém venha ler as porcarias que eu escrevo e me mande à merda porque não concorda comigo, mas ter a consciência absoluta de que o que escrevo representa apenas a opinião que tenho em determinado momento sobre um assunto em concreto baseado nos dados que tenho e obviamente sob a capa também do Benfiquismo que não escondo, do que vir para aqui com “Alegadamentes” inventar toda a merda que me apetecer para defender cegamente a minha dama.

O mal do jornalismo e dos jornalistas é que muitos já têm de vender opiniões ou boatos como notícias para sobreviverem, e que a muitos já não interessa o que escrevem, interessa sim é que têm de escrever algo que venda. E quem dentro do jornal lá chegar com sonhos de mudar o mundo e fazer a diferença pela sua independência, rapidamente regressa ao mundo real, são chamados à atenção, porque acima do jornalista está o jornal, e este já há muito está ao serviço de um qualquer interesse superior.

A maior parte do que se lê nos jornais hoje em dia é pois plantado. Importa é lançar a confusão, pôr as pessoas a comentar e a dar likes. Põe-se lá no meio uma publicidadezinha até e ainda se ganha um dinheirinho fácil à conta da ignorância das pessoas.

E é por isso que nos dias de hoje abre-se o jornal e 90% do jornal não são notícias mas sim os colunistas e os opiniadores. As notícias já ninguém lê porque já ninguém acredita. Até mesmo nos Telejornais, os grandes espaços passaram a ser os Miguéis Sousas Tavares ou os Marcelos Rebelos de Sousa a comentar a atualidade, porque tem mais credibilidade a opinião de alguém com quem nos identificamos de alguma maneira, do que a própria noticia que se comenta.

Aliás, eu prefiro ler no jornal um colunista assumidamente do Porto a ser faccioso a favor do Porto mas saber ao que vou, do que ter um Rui Santos ou um Freitas Lobo na SIC ou na SportTV a comentar o Benfica, a defenderem em suma as suas cores azuis ou verdes ao mesmo tempo que se pintam aos olhos do mundo como comentadores de desporto imparciais!

E é isto meus amigos, por aqui me fico, e o que vou escrevendo neste blogue são só opiniões, ok? Se virem num texto meu algum “Alegadamente”, por favor avisem, que talvez essa seja a hora de pendurar a caneta.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. A toda essa fauna de que falas, já desde há muitos anos que classifico de; Junta-letras, canetas de aluguer, papagaios e paineleiros amestrados!!!

    "Segundo consta, as fontes que tens e alegadamente ", só me vens dar razão!!!

    ResponderEliminar
  2. prepara-te para os ressabiados, da parte que me toca, muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Red, não tinhas um exemplo diferente para dar? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahah... pensei pensei e só deu esse :)

      Eliminar
    2. Porra pareço a rir praqui sozinho no restaurante. Até me cuspi todo. Gostei especialmente do uso do bold e das maiusculas lol

      Eliminar
    3. HAHAHA.... alegadamente... lol

      Eliminar
    4. Alegadamente o Shadows, o Jonas e o Pizzi entram num bar...

      Eliminar
    5. Vês Red que a sugestão do Paulo Duarte era bem mais sensata..., embora igualmente impossível de acontecer! :)

      Eliminar
    6. :))))) hahahah ao menos deu para rir um bocadinho

      Eliminar
    7. Além de que o exemplo do Red Moon invoca uma pessoa já falecida, não terá sido muito feliz. 😁

      Eliminar
    8. Redmoon, eu acredito na tua palavra. Ora essa.. O Shadows também não desmente. Mas foi antes de falecer ou depois? Senão estamos perante um caso de necrofilia. The plot thickens. jajajaja
      Boa malha.

      Eliminar
  4. Eu sabia que o Shadows era desses!

    ResponderEliminar
  5. Falar do Freitas Lobo e não sabem a cor do seu fanatismo é só estúpido...

    ResponderEliminar
  6. Porra, tinhas de meter o Shadows na ilustração?

    Pensei que fossem amigos...

    Punhas um dragarto, sei lá...
    o Fernando Madureira, ou o Mustafá...

    ResponderEliminar
  7. Já se fazem notícias com tweets e comentários de facebook, de anónimos, nem estou a falar de comentar Tweets do Trump, que por muito idiota que seja é o POTUS, e nem cheguei ao futebol, quando se passa semanas a discutir um lance que tem que ser analizado em super slow mo e recorrendo à tecnologia 3D e mesmo assim gera dúvidas estamos abaixo de CMTV's.

    ResponderEliminar
  8. Artigo que retrata globalmente os dias de hoje em que a imprensa e os jornalistas na sua quase totalidade estão dependentes de outros interesses para sobreviver. E para isso têm que mentir, especular ou fazer o 'joguinho' de alguém que impõe as regras. Afinal têm que viver todos os dias, têm família e têm que pagar as contas.
    Salva-se uma escassíssima minoria que através de um estatuto que adquiriu há muito, lhes permite agir de outro modo.

    ResponderEliminar
  9. Entre alegadamente e tirar conclusões de benfiquismo com base em fotos... Venha o diabo e escolha.
    Esses comentadores são como os jornais... Invenções atrás de invenções. Esses "disseram me que" são nojentos. Mas convém ter moral para criticar e um blog que tem bloggers que tentam passar imagem que tem inside information faz o mesmo... Diz que disse. Infelizmente estamos numa era em que não interessam os factos mas a narrativa.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, Red! Brilhante!
    Na "mouche"!...

    Já agora... força BENFICA!
    Objectivamente, hoje é para ganhar E VAMOS GANHAR!
    E não... "alegadamente"...

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  11. Está certo! Redmoon

    ResponderEliminar
  12. Alegadamente é algo que o shadows desconhece .. para ele tudo o que seja contra o Viera é prova

    ResponderEliminar
  13. Alguém viu esta vergonha do Hugo Gil? A dizer mal de nós aos lagartos!!! https://opolvoleaks.blogspot.pt/2017/02/aperitivo.html

    Abraço Benfiquista
    MD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alguém se interessa com as mentiras que os lagartos inventam sobre benfiquistas, porque são uns perdedores natos e não se conformam com a sua condição e com a inveja que sentem?

      Eliminar
  14. Muito bem RedMoon. Mas o que se passa é simplesmente o resultado da evolução (negativa) do nível dos "jornalistas". Ou aceitas ser a voz do dono ou és posto de lado. E os donos são o grupo de empresas proprietárias desses jornais ou TVs. Bateram no fundo, podes crer.
    E nada disto é exclusivo dos "media". Nas grandes empresas os és "bem comportado" ou estás feito, mesmo que sejas competente e cumpridor. É este o mundo em que vivemos.
    mlm

    ResponderEliminar
  15. Um excelente texto, de quem sabe escrever. Os meus parabéns, Lua Vermelha!

    ResponderEliminar
  16. Como diria o Presidente Donald Trump, que NÃO É idiota nenhum como querem pintar as elites e as vítimas de lavagem cerebral, os media são desonestos. E "very fake news".

    ResponderEliminar
  17. Benfica Sempres24/2/17 21:49

    Muito bem Redmoon

    Dois reptos a todos os Benfiquistas

    Deixar de comprar Record, A Bola e O jogo.
    Deixar de ver a Sic Notícias, TVI24 e RTP3, em particular os programas desportivos

    Não resolve tudo mas contribuirá em muito para que as administrações comecem a repensar

    ResponderEliminar
  18. Prezado Redmoon : Certeirissimo , parabens ! Nunca se dira melhor o que aqui foi
    dito , texto para " rebentar a escala " - 21 valores ( sobre 20... ) !

    Semper Aquila

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking