O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

As finanças: o ANTES, o AGORA e o DEPOIS!

. 35 comentários
Aproveito para manifestar mais uma vez a minha opinião sobre finanças, pelo facto de muitos comentadores me terem mencionado e referenciado no último post do Shadows, que abordou o tema das finanças (link)


A minha opinião é pública e conhecida!
A opinião do Shadows também é pública e conhecida!

Convergimos em alguns aspectos e divergimos noutros aspectos, e isso é resultado de este blogue ser livre e independente. 

Tentamos ser o mais rigorosos e factuais nas nossas opiniões ... que é algo que, por exemplo, Bruno de Carvalho tem dificuldades em entender. Se assim não fosse nunca nos teria tentado atacar como nos tem atacado nas últimas semanas. Somos um Blogue "rival" do Sporting e do Porto com muito gosto ... mas sempre livres, independentes, sérios e rigorosos, e acima de tudo "defensores" do Sport Lisboa e Benfica!

Os leitores mais recentes da Blogosfera Benfiquista talvez não saibam mas eu, "Benfica Eagle", já ando activo no mundo digital do Benfica há cerca de 10 anos!



Considero que o Benfica está MUITO MELHOR do que há 10 anos, em termos desportivos e também a nível financeiro, e considero que somos o clube mais bem estruturado nessas 2 vertentes dos 3 Grandes de Portugal.

Há 10 anos era "crítico" da anterior estratégia financeira e desportiva do Benfica, e assumi essas posições através de todas as formas a que tive acesso!
- As infra-estruturas já eram boas, mas ...
- Estavamos mal na Europa e no UEFA Rank.
- Estavamos mal a nível nacional, e os títulos eram quase uma miragem (fossem campeonatos ou taças). 
- Os planteis por norma eram fracos e a formação tinha pouca qualidade.
- As finanças andavam mal. Na altura o passivo consolidado rondava 6 vezes a facturação anual!



Passados 10 anos
- Continuamos a ter das melhores infra-estruturas da Europa (Estádio, Academia e Pavilhões), e ...
- Estamos no TOP 10 europeu do UEFA Rank, com 2 finais europeias da Liga Europa (2012/2013 e 2013/2014) e 2 vezes seguidas nos 1/8 de final da Champions League (2015/2016 e 2016/2017).
- Somos o clube Tri-campeão (2013/2016) e que neste momento tem as melhores hipóteses de conquistar o Tetra, além das inumeras taças (de portugal e da liga) e algumas supertaças conquistadas nos últimos anos.
Em termos de finanças:
- Facturamos mais de 230M€/Ano em termos consolidados (2015/2016). Aumentou 300% em 10 Anos!
- Tivemos mais de 50M€ de lucro consolidado (Clube + SAD) nas últimas 3 épocas (2013/2016).
- Temos uma das marcas mais valiosas do mundo (Estudo Football Brands - BrandFinance)
- Temos um dos melhores planteis da Europa (TOP 25 do Transfermarkt)
- Temos a melhor formação do mundo (Globe Soccer Awards 2015) e uma das melhores prospecções do mundo, onde pontificam vários dos jovens mais talentosos do mundo!
- Temos um dos clubes mais valiosos do mundo, avaliado em cerca de 300M€ (Estudo Football Clubs Valuations - KPMG) 
- Somos um dos clubes que mais factura a nível mundial (várias vezes referenciado no TOP da Deloitte Football Money League)
- O passivo consolidado neste momento representa 2,1 vezes o valor da facturação consolidada anual (495M€/236M€), e em termos de Passivo nem sequer estamos no TOP 10 europeu (Dados da KPMG - Football Benchmark). (Passivo é diferente de dívida, e Passivo é bem mais abrangente do que dívida). o rácio "Passivo Consolidado/Facturação Consolidada" baixou de 6 para 2, em 10 Anos.

Tudo o que menciono são FACTOS irrefutáveis, na medida em que fui apresentando a fonte de tudo o que fui escrevendo, fossem notícias, estudos de entidades credíveis e relatórios e contas dos clubes e SAD's.


É possível melhorar nos próximos anos? SEM DÚVIDA!

Espero que o Benfica chegue aos 300M€/Ano de facturação até 2022 (incluindo a facturação com a venda de jogadores). Nessa altura, Barcelona e Real Madrid já anunciaram que pretendem alcançar os 1.000M€/Ano!

Espero que o Benfica se comprometa a alcançar lucros superiores a 10M€/Ano até 2022, de forma a aproximar o Capital Próprio da SAD dos 100M€, sem maroscas, nem passivo escondido, nem Vmoc's.

Espero que o Activo da SAD estabilize abaixo dos 500M€, o Passivo da SAD fique abaixo dos 400M€, com o Capital Próprio da SAD a situar-se nos 100M€, e a "dívida" total a baixar para os 250M€ (representando menos de 1 ano de facturação, em 2022).
Espero que o Benfica continue a ter a melhor Formação do mundo e que o Plantel fique sempre no TOP 20 dos mais valiosos do mundo, e para isso acontecer é necessário reter durante 2 ou 3 anos os melhores jovens talentos que vão aparecendo no Benfica, não os vendendo prematuramente, mal surja uma proposta do Valência, do Mónaco, do Bayern Munique ou do Manchester United.

Espero que o Benfica continue a lutar pelo TOP 10 do UEFA Rank, e que continue a ser o clube mais bem sucedido a nível nacional.

No que diz respeito à UEFA, espero que o Benfica lute com determinação para ser presença regular nos 1/8 de final e 1/4 de final da Champions League, e quiçá, com um bocadinho de sorte ganhar a "orelhuda" até 2022!

Se tudo isso acontecer nos próximos 6 anos, o Benfica Eagle e o Shadows estarão quase 100% de acordo quanto à boa situação do Benfica a nível desportivo e financeiro!


Nos últimos 10 Anos fui das primeiras pessoas a defender:
- a forte aposta na "prospecção mundial" e a aposta na "formação".
- a diversificação e o aumento do financiamento para a contratação de jogadores, no que veio a resultar no Benfica Stars Fund e em outros mecanismos de financiamento.
- a revalorização dos direitos televisivos de 7,5M€/Ano para 40M€/Ano, num processo que após vários anos resultou nos "mega contratos" da NOS e da MEO fechados com os clubes portugueses, coincidindo com o final do monopólio da Olivedesportos.
... entre vários outros aspectos que tiveram menor mediatismo, mas que também foram muito importantes, como por exemplo o caso do processo de maior distribuição do "poder" no futebol português, retirando a "maioria absoluta" que estava concentrada nas Associações Regionais de Futebol.

Foram muitas as "lutas" em que defendi as minhas posições, e hoje posso assumir, por incrível que pareça, que estive quase sempre em "minoria" no início desses processos já que a "maioria" dos benfiquistas achava que essas ideias eram irreais ou absurdas!

Até a própria "estrutura"  nos últimos tempos manifestou-se inicialmente contrária às minhas posições no caso da NOS, financiamento do BES, nos casos das vendas prematuras do Bernardo Silva, João Cancelo e André Gomes, entre outros aspectos. Mais uma vez, acabei por não ser eu a mudar de opinião!

Se o Shadows considera que no Benfica deve existir maior transparência nas finanças e maior transparência nas transferências de jogadores, e também que o Passivo deve baixar ... que continue a lutar pelas suas posições, tal como eu sempre lutei pelas posições em que acredito!

Serei o primeiro a defender o direito, que qualquer Benfiquista tem, de emitir opinião ... sempre que a mesma seja séria, respeitosa e fundamentada.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Porra pah! Isto é um post! Óbvio que não estou de acordo com tudo, mas demonstraste bom senso, sem demagogias, racionalidade, inteligência, ponderação. Parabéns e... as expectativas aumentaram para as tuas próximas publicações!

    Saudações leoninas do estrangeiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogosr1, se tu e os teus colegas sportinguistas também utilizassem sempre de ponderação, educação e rigor nos comentários ... teriam muitas mais hipóteses de comentar e de trocar ideias comigo, e com outros comentadores.

      Infelizmente nem sempre é isso que se tem verificado.
      Fica à vossa ponderação!

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
    2. Sabemos bem de onde vem a demagogia, como o Benfica Eagle se tem encarregado de demonstrar, por muito que te custe a aceitar.

      Eliminar
    3. Este é o mesmo que te arrasa no Artista do Dia por não lhe passares os comentários, que segundo ele, desbloqueiam por completo as tuas teorias...enfim, pé atrás com estes, Eagle. É só para baralhar a cabeça.

      Eliminar
  2. Meu caro tu falas de factos e números. O Shadows de diz que disse e especulação barata. Não há convergência... O relógio estragado estar certo 2x ao dia não é convergência.

    Tanto barulho por números que já haviam sido comentados nos posts sobre o rc 2015! Vamos ver se para o próximo ano o relatório com os números de 2016 vão ter tanto a debater. O que interessa é a trajectória global e não uma fotografia de uma árvore (dívida) da floresta!

    ResponderEliminar
  3. Antónimo14/1/17 00:21

    Concordo com tudo e assino por baixo o comentário. Quanto ao Shadows, não estou nada de acordo, porque "sempre que ela seja respeitosa e fundamentada" não é cumprida já que ele não percebe nada de contabilidade, muito menos de gestão, já que tudo o que faz é atirar números e opinões descontextualizadas e algumas mentiras. Ora isso para além de não ser respeitoso para com o clube é ofensivo para os benfiquistas que gostam da verdade, sabem e percebem sobre os temas que ele ignora.

    ResponderEliminar
  4. que estamos melhor como dizes sem duvida, que temos vindo a melhor também e ainda bem.
    agora não estamos ainda bem, a sad, e estamos muito mal, o clube, e é isso que não podemos esquecer nem muito menos desvalorizar.
    e essa comparação com outros não faz sentido, primeiro porque o que conta somos nós, segundo porque a comparação é nivelada por baixo e não por cima.

    ResponderEliminar
  5. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO14/1/17 00:52

    só posso concordar
    não consigo acrescentar mais nada
    parabéns

    ResponderEliminar
  6. Parabens Benfica Eagle um post muito lucido e esclarecido eu nao percebo nada de finanças mas quando es tu a escrevelos nao perco um muitas das vezes nao respondo porque nao tenho argumentos suficientes para me envolver em assuntos olha muita areia para a minha camioneta mas que gosto de os ler la isso gosto e me tranquiza bastante parabens uma vez mais Benfica Eagle e viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Glorioso!14/1/17 01:24

    "Aproveito para manifestar mais uma vez a minha opinião sobre finanças, pelo facto de muitos comentadores me terem mencionado e referenciado no último post do Shadows, que abordou o tema das finanças"

    Bem eu fui um deles.

    Mas não foi a resposta que esperava. Foi ainda melhor :)))

    No entanto aproveito para dizer que TODOS os Benfiquistas gostariam que existisse mais transparência. É sempre possível fazer mais e melhor. Ainda há poucos anos não tinhamos informações sobre o investimento total num jogador, ou na renovação de um jogador.
    Hoje ainda não temos essa informação em relação a todos os jogadores é verdade, mas temos aqueles cujos investimentos foram mais relevantes.
    Contudo essa opinião em nada invalida o facto do Shadows "desprezar" as finanças do Benfica apresentadas através dos Relatórios e Contas, argumentando que é contabilidade criativa.

    Se o é, então os meus 2 cents para o Shadows e comecerei a desconfiar das previsões do Benfica Eagle pois são baseadas em contabilidade criativa, logo não passam de meras previsões criativas :)
    A opinião do Shadows pode ser séria, inclusivé respeitosa agora fundamentada ainda não percebi em quê. Em relação às transferências, que incluem fundos, totalmente de acordo. E aqui o football-leaks foi uma lufada de ar fresco.

    Já em relação ao passivo, todas as pessoas acham que se deve baixar o passivo. Eu também obviamente, contudo defendo que o passivo deve diminuir sem colocar em causa o Activo!!

    Anyway como tudo na vida o tempo acabará por dar razão a X ou a Y.


    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o comentário
      Abraço

      Eliminar
    2. Glorioso!14/1/17 13:43

      Eu é que tenho que agradecer as tuas análises , opiniões e sobretudo defesa da verdade !

      Eliminar
  8. Este post parece uma resposta ao anterior do Shadows que entrou em histeria com o documento da UEFA.

    Como o Benfica Eagle (BE) aqui bem explica, a dívida de uma empresa é diferente do passivo e pode ser analisada de diferentes perspectivas.

    A perspectiva que menos conta será o seu valor absoluto.
    Interessa sim o rácio passivo/facturação porque esse rácio é um indicador da capacidade do devedor em pagar as suas dívidas.

    Que importa que a Alemanha tenha um dívida pública que é 10 vezes a dívida pública portuguesa em valor absoluto? Interessa sim em % do PIB em que a da Alemanha representa 71% do PIB e a de Portugal 130%.

    O endividamento oneroso do Benfica está estável há vários anos. E as receitas têm crescido de uma forma sustentada.

    Ter uma equipa para lutar (com sucesso) pelos títulos nacionais e poder competir com os mais fortes da Europa custa dinheiro.

    Pode-se discordar da estratégia, mas esta direcção tem uma estratégia clara e está a dar resultado.

    Do documento da UEFA o que mais sobressai é a diferença entre as receitas das ligas dos chamados BIG 5 e as outras.

    Qualquer dos 20 clubes da Premier League tem receitas de TV superiores ao dobro da receita do Benfica no novo contrato com a NOS (nos 20 clubes que mais recebem há 17 ingleses).
    Para além das receitas de TV, as receitas de bilheteira e as de patrocínio são completamente desfavoráveis aos clubes portugueses.

    Para além destes 3 itens (TV, bilhetes e patrocínios) há ainda as receitas da UEFA. Mas para receber da UEFA é preciso ter-se boas prestações nas competições europeias.

    Além disso só se obtém receitas vendendo jogadores.
    É na venda de jogadores que a liga portuguesa ultrapassa todas as outras, sobretudo devido ao SLB e ao FCP.

    Não há outra forma de sermos competitivos!!!

    Entre diminuir o passivo à custa da competitividade da equipa, ou manter/aumentar a competitividade à custa dessa não diminuição do valor absoluto do passivo, prefiro esta 2ª hipótese.

    E não nos esqueçamos que os adversários estão no 2º ano de "all in".

    A estratégia dos adversários não me parece sustentada.
    A do Benfica parece-me sustentada, assente na formação e na valorização de jovens com valor.

    Mas certamente não faltará muito tempo para verificarmos quem tem e quem não tem sustentação.

    Saudaçoes benfiquistas,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glorioso!14/1/17 11:23

      De acordo.

      No entanto nao me parece que seja o segundo ano de" all in".

      O "all in "foi na epoca passada. Onde o porto fez um investimento de 70Milhoes E o sporting o maior da sua vida com 25M, ja sem falar na subida dos salarios e a contratacao do jj.
      E como tal tiveram prejuizos superiores a 90M.

      Esta epoca o sporting e o porto nao realizaram um all in na mesma medida e por isso estao a ter uma epoca que eu considero fraca, sem duvida nenhuma abaixo das expectativas.

      Porto:
      - fora da taca da liga
      - fora da taca de portugal
      - A 6 pontos do Glorioso
      - oitavos da LC gracas a um grupo/calendario favoravel

      Sporting:
      -fora da taca da liga
      - fora da europa
      - quartos da taca de portugal
      - a 8 pontos do Glorioso

      Reparem que os investumentos do porto esta epoca foram reduzidos em comparacao com outropas epocas. No ultimo jogo entraram para substituir Jota, Corona, oliver o Rui Pedro, o Joao Carlos e o Varela. So rir... o Oliver e o Diogo Jota apesar de serem caros, vieram emprestados.... o Porto ressentiu-se do que aconteceu na epoca passada e ja nem sequer teve capacidade de entrar em semelhante all-in.

      O sporting foi obrigado a venderos dois melhores criativos do plantel. É verdade que foram vendas avultadas, mas foi apenas contratado um jogador para os colmata-los o Bas dost. O gelson veio da formacao e o markovic veio emprestado (o Alan ruiz ja o contabilizei nos 25M da epoca passada).
      O sporting nao foi capaz de adicionar jogares de qualidade para quando alguem se lesiona ou para disputar 4 frents ao mesmo tempo.

      O all in dos dois na epoca passada , acabou por abrir alas para o nosso tetra.
      Temos todas as condicoes de terminar a primeira volta com mais uma vitoria e de terminar a segunda volta tetracampeoes!

      Eliminar
    2. Boas análises.
      Abraços

      Eliminar
    3. Contas & Contas14/1/17 13:49

      Não estou de acordo sobre os "all in" em relação ao Sporting, que investiu acima de tudo nos salários, duplicando-os em relação ao ano passado.
      Nem sempre se pode medir o investimento pelo dinheiro que se gasta na compra de jogadores. Os salários são uma melhor medida, aquilo o Porto tentou fazer nos últimos 2 anos, já que os melhores jogadores, comprados ou emprestados, exigem salários mais elevados.
      Foi o que fez o Sporting este ano, duplicando os custos salariais do plantel principal, com o aumento do JJ para o dobro. Com os resultados que estamos a ver.
      O "all-in" do Sporting, em desespero de causa, foi feito este ano. Agora está em queda, apesar de continuar a aumentar os salários já que para renovar e manter os jogadores é obrigado a fazê-lo. Irá tentar recuperar quando vender 2 ou 3 jogadores no verão.

      Quanto ao Porto, o "all-in" foi feito o ano passado. Tentou este ano manter os salários no mesmo nível elevado, os resultados serão um pouco melhores muito graças aos jogadores que não custaram dinheiro em investimento, Jota e Oliver, mas foram emprestados pelo AM.
      O Porto está em queda acentuada. Não pode comprar porque o fair play financeiro assim o exige enquanto não equilibrar as contas, o que será difícil atendendo ao nível elevados de custos correntes que acumulou.

      Eliminar
    4. Glorioso!14/1/17 14:33

      Concordo que o nivel de salarios do Sporting ainda tenha subido esta época em relação à época passada.

      E sim o perdao de juros da sua divida permitiu-os continuar a ter custos elevados, e suponho que permitirá continuarem a tê-los para os próximos 2 a 3 anos.

      Eliminar
  9. o BE nao digo que nao tente ser honesto e factual... agr o shadows... a cada post... apenas transfere o odio residente e faccioso, seja ao LFV como a tudo que é FCP

    ResponderEliminar
  10. Caro Benfica Eagle, ao dizeres: "Serei o primeiro a defender o direito, que qualquer Benfiquista tem, de emitir opinião ... sempre que a mesma seja séria, respeitosa e fundamentada"; estás a dizer(na minha opinião)que não defendes o direito a opinião "dum" Shadows.
    Basta ler o que os 2 escrevem, para perceber isso...Shadows reage às noticias(verdadeiras ou falsas), Benfica Eagle "dá" noticias(que presidentes de clubes rivais reagem)!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glorioso!14/1/17 11:24

      gostei da parte do reagir/dar ;)

      Eliminar
  11. Parabéns Benfica Eagle, sabes que já te conheço há alguns anos, sim é verdade que nem sempre estivemos do mesmo lado da "barricada", foste um contestatário da politica seguida,ás vezes concordava outras vezes( a maioria!) não, porém, agora concordo em absoluto com os teus posts, não só por eles estarem do lado que eu acho o certo,mas, pela coerência e acima de tudo pela verdade,racionalidade e seriedade com que os escreves.
    Continua meu caro,nós os BENFIQUISTAS precisamos de ti.
    Quanto ao Shadows, o problema dele não são as contas do BENFICA, esse é o lado para onde ele dorme melhor,o problema dele é o LUIS FILIPE VIEIRA.
    Cumpts

    ResponderEliminar
  12. Discordo em absoluto de pores ao mesmo nível a tua opinião e a do sombras.
    Ele ao contrário de ti não percebe nada de finanças e sendo assim a opinião dele tem valor reduzido.
    Mas alguém com dois dedos de testa porá por exemplo a saúde de um filho em risco seguindo a opinião dum qualquer sombras contra a opinião de um médico? Não pois não? Então porque valorizar a opinião do sombras sobre finanças?

    O problema das pessoas é confundirem o direito a opinião - direito que a todos assiste - com opinião fundamentada e po-las no mesmo patamar. Enquanto as pessoas não aprenderem a distinguir isto vão andar a formar opinião sobre qualquer assunto que apareça de qualquer individuo que a emita e a repeti-la como se também se tivessem tornado especialistas. E como bem sabemos o que não falta por aí são individuo que tudo sabem e sobre tudo têm opinião. Verdeiros sabichões ou melhor vendedores de banha da cobra, unica coisa em que são realmente especialistas.

    De resto os meus parabéns pelo nível que demonstras neste excelente texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RMC

      "Serei o primeiro a defender o direito, que qualquer Benfiquista tem, de emitir opinião ... sempre que a mesma seja séria, respeitosa e fundamentada."

      Sempre que considerar que alguém escreve algo de forma séria, respeitosa e fundamentada, esse texto terá o meu respeito.

      Sempre que considerar que alguém não escreve algo de forma séria, respeitosa e fundamenta, esse texto nunca terá o meu respeito.

      Isso é aplicado a qualquer pessoa, ao Shadows ou ao Papa.

      A mesma pessoa em determinadas alturas pode fundamentar e comprovar o que se escreve, e noutras alturas pode não o fazer. Eu tento sempre fazê-lo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Desde já subscrevo o comentário RMC.

      Quanto ao caro Eagle, compreendo a sua "necessidade" de o mais rápido possível, demarcasse da opinião e do anterior texto escrito pelo caro Shadows; é que o Eagle como é seu habito, escreve do que sabe, sobre factos e tenta como o disse ainda aqui, sustentar o melhor possível aquilo que escreve, ou seja, tudo ao contrário que o Shadows fez no seu anterior post. Em conclusão o Eagle tem uma credibilidade a defender e não a pode colocar em causa por muito que goste do Shadows; pois se assim o fizer, sabe bem que depois não tem nem moral, nem credibilidade para colocar os pontos nos is, como andou os andou a colocar nestes últimos dias em alguns dos blogues avençados dos lagartos ao serviço do Bruno de Carvalho. É bom perceber que o Shadows por exemplo como os lagartos, gosta falar muito em passivo, mas nunca o conjuga com activo, como não sabe que uma coisa é passivo e outra é divida entre outras tantas e tantas outras coisas que se devem saber e compreender para se emitir uma opinião séria, credível e fundamentada.

      LR

      LR

      Eliminar
  13. Obrigado Eagle.

    Há coisas que ninguém concorda, como certos negócios, há muitas dúvidas e acusações, mas o que se pode facilmente comprovar é que o Benfica de LFV e companhia, actualmente, mesmo com as dificuldades económicas que possui tem:

    - Melhores infraestruturas de sempre - Estádio, pavilhões, centro de estágio, museu, etc.
    - Melhores jogadores e equipa desde os anos 90 - com espirito de equipa, muitos jovens
    - Dinâmica vitoriosa em todo o clube incluindo as modalidades
    - Grande dinâmica e inovação no marketing e junto dos sócios
    - Vitórias no futebol e uma posição preveligiada para continuar na frente nos próximos anos

    Existe obra feita e acredito que o passivo é obra dos investimentos que tiveram que ser feitos e serão pagos dentro dos prazos acordados.

    ResponderEliminar
  14. RUI BENFIQUISTA14/1/17 13:30

    Parabéns pela milésima vez, mais um post de qualidade suprema, promete que tão cedo não vais para a china...promete !!!

    ResponderEliminar
  15. EQUIPA TIPO DO SLB:
    EDERSON
    SEMEDO---LUISÃO---LINDELOF---GRIMALDO
    FEDJA---PIZI---SALVIO---CERVI
    MITROGLU---JONAS

    EQUIPA SUPLENTE:
    J.CÉSAR
    ALMEIDA---LISANDRO---JARDEL---ELISEU
    SAMARIS---HORTA---ZIKOVIC---RAFA
    GUEDES---R.GIMENEZ

    CONCLUSÃO UM---ESTAS DUAS EQUIPAS DISCUTIRIAM O TÍTULO
    E PORVENTURA OCUPARIAM O PRIMEIRO LUGAR
    CONCLUSÃO DOIS---OS ATAQUES À ARBITRAGEM SÃO CORTINAS DE FUMO
    PARA ESCONDER ESTA REALIDADE
    CONCLUSÃO TRÊS---A COAÇÃO SOBRE OS ÁRBITROS É A ALTERNATIVA MAIS SIMPLES (E BARATA)
    QUE OS IMPOTENTES INVENTARAM PARA FAZER FACE AO PODERIO DO PLANTEL DO SLB. OU SEJA
    QUEREM GANHAR POR DECRETO

    O RESTO É TUDO MÚSICA DE VIOLINO
    MÚSICA PARA ADORMECER CRIANCINHAS

    ResponderEliminar
  16. Mais uma vez, com a boa informação elucidastes a família benfiquista. Agora vamos apoiar o nosso 11 em campo. SLB!

    ResponderEliminar
  17. A 10 anos, assusta até comparar. Dá medo voltar atrás, e ficar lá, dwelling, por um minuto.

    ResponderEliminar
  18. Primeiro: respeito pelo que és, pelo teu pensamento.

    Segundo: a lógica do crescimento infinito é aparentemente desajustada (observemos as realidades da maioria das empresas - só algumas multinacionais continuam a sua expansão mas um dia entrarão em colapso), contraponho com uma política agressiva de abate do passivo uma vez que temos na formação e no scouting O Alicerce para esta possibilidade. Paga rápido as tuas dívidas porque tens muitos lucros, aproveita num tempo posterior as mais valias para investir de forma sólida.

    Abraço.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking