HABITUEM-SE! O "novo" Benfica é assim... sem festas, sem capas, sem gente a falar nos jornais, sem alimentar conversas e polémicas, sem fazer propagandas... e com tudo tratado a tempo e horas.
Quase sem capas dos jornais, e as que houveram não foram alimentadas pelo Benfica, arrancou a nova temporada com o plantel praticamente na máxima força. Faltam os que estiveram em competição (Jonas, Raul, Lindelof, Eliseu e... Nagy) e, arrisco, Zivkovic cujo contrato com o antigo clube só terminou há dois dias. Todos os demais estão no Caixa Futebol Campus!
Na "porta de saída" estão Salvio - cuja sucessão de lesões pôs fim a uma caminhada de enorme dimensão e que deixou de se ajustar às ambições nacionais e europeias do Benfica - e Talisca - que em boa verdade nunca fez parte do plano de Rui Vitória. Não se esperam outras saídas, especialmente no nucleo duro da equipa, onde Lindelof e Ederson já deram conta ao SLBenfica que, não sendo financeiramente mandatório para o clube, ambos preferem ficar mais um ano, do que ir para suplentes num bom clube europeu, mostrando a imensa maturidade de quem sabe que com mais um ano sairão para ser titulares em qualquer equipa da Europa.
Com a manutenção de Jonas, Raul e Mitro, eventualmente apenas mais um poderá ficar e deverá ser um jovem, talvez Diogo Gonçalves, mas temos que ter em consideração que temos ainda Jovic e Saponjic, que já demonstraram ter qualidade, mas ainda "curtos" para o plantel principal. Um ataque fortíssimo!
Na linha média, Cervi ocupará a vaga de Gaitan, com Carrillo e Zivkovic (se chegar) para a vaga de Salvio. No centro, Celis é apontado à sucessão de Renato Sanches, sem esquecer André Horta (muito apreciado por Rui Vitória) e o (ainda) desejado Nagy, mantendo-se nas costas o super-Fejsa e Samaris. Nestas contas entram ainda Gonçalo Guedes, Carcela e Pizzi. Um meio campo de luxo!
Na retaguarda, com a baliza entre ao super-Ederson e a Julio Cesar que, acredito, aos 36 anos será o guarda-redes das taças nacionais e Paulo Lopes a continuar a contribuir para a solidez do balneário.
Na direita, Almeida e Semedo fazem uma lateral fortíssima e do lado oposto Eliseu poderá ao longo da temporada vir a ceder o lugar a Grimaldo que já começou a prometer, mas com Marçal integrado na pré-temporada a querer lutar por um lugar. Ao centro não mexe: Lindelof e Jardel devem ser os pilares do eixo, com Luisão a acompanhar Julio Cesar nas taças e Lindelof a segurar o modelo e as lesões, também aqui fica pouco espaço para Ruben Dias, João Nunes ou Lystkov, pelo que devem ser emprestados ou manter-se na B à espera do espaço de eventuais lesões ou outros problemas. Há eventualmente, espaço para a saída de Lisandro que poderá ter já o substituto no plantel, em Kalaica, João Nunes ou Ruben Dias - que acredito evoluirão os três na B.
Jonathan Rodriguez e Cristante já sairam, Taraabt vai seguir-lhes os passos tal como Ola John e Djuricic, todos eles sem qualquer espaço num plantel de altíssima qualidade. Por esclarecer ficará o papel que virão a desempenhar alguns dos jovens que Rui Vitória tem "debaixo de olho":
Bilal, Sarkic, Jovic, Saponjic e até Dalcio chegaram no ano passado, a quem se junta Nelson Oliveira entre os avançados que poderão não ter espaço na equipa principal e, para terem competição, talvez possam ser emprestados, o mesmo destino que deverá repetir João Teixeira que, por lesão, não teve o rendimento que desejava no Guimarães. Rebocho (Moreirense), Varela (Setubal) e Nuno Santos (Setúbal) já têm destino, sendo que o último com esperança que "volte a casa".
Já João Nunes, Guzzo, João Carvalho e Ruben Dias - os jogadores mais promissores entre os que "nasceram" no SLBenfica - pela idade ainda na casa dos 19/20 anos, deverão evoluir - acredito - na equipa B com vista à consolidação da qualidade que evidenciam.
Os casos por resolver são então, acima de tudo, entre os que não ficam no plantel, podendo o empenho destes na pré-epoca vir ainda a representar alguma surpresa. Seja como for, o plantel, no que diz respeito a entradas, está praticamente fechado (faltarão talvez Nagy e Zivkovic) e as saídas fulcrais talvez já tenham acontecido todas. Grandes notícias de uma pré-temporada à imagem de Rui Vitória.