O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 2 de julho de 2016

A Apologia de uma temporada "à Rui Vitória"

Avatar
 ●  59 comentários  ● 
HABITUEM-SE! O "novo" Benfica é assim... sem festas, sem capas, sem gente a falar nos jornais, sem alimentar conversas e polémicas, sem fazer propagandas... e com tudo tratado a tempo e horas.

Quase sem capas dos jornais, e as que houveram não foram alimentadas pelo Benfica, arrancou a nova temporada com o plantel praticamente na máxima força. Faltam os que estiveram em competição (Jonas, Raul, Lindelof, Eliseu e... Nagy) e, arrisco, Zivkovic cujo contrato com o antigo clube só terminou há dois dias. Todos os demais estão no Caixa Futebol Campus!

Na "porta de saída" estão Salvio - cuja sucessão de lesões pôs fim a uma caminhada de enorme dimensão e que deixou de se ajustar às ambições nacionais e europeias do Benfica - e Talisca - que em boa verdade nunca fez parte do plano de Rui Vitória. Não se esperam outras saídas, especialmente no nucleo duro da equipa, onde Lindelof e Ederson já deram conta ao SLBenfica que, não sendo financeiramente mandatório para o clube, ambos preferem ficar mais um ano, do que ir para suplentes num bom clube europeu, mostrando a imensa maturidade de quem sabe que com mais um ano sairão para ser titulares em qualquer equipa da Europa.

Com a manutenção de Jonas, Raul e Mitro, eventualmente apenas mais um poderá ficar e deverá ser um jovem, talvez Diogo Gonçalves, mas temos que ter em consideração que temos ainda Jovic e Saponjic, que já demonstraram ter qualidade, mas ainda "curtos" para o plantel principal. Um ataque fortíssimo!

Na linha média, Cervi ocupará a vaga de Gaitan, com Carrillo e Zivkovic (se chegar) para a vaga de Salvio. No centro, Celis é apontado à sucessão de Renato Sanches, sem esquecer André Horta (muito apreciado por Rui Vitória) e o (ainda) desejado Nagy, mantendo-se nas costas o super-Fejsa e Samaris. Nestas contas entram ainda Gonçalo Guedes, Carcela e Pizzi. Um meio campo de luxo!

Na retaguarda, com a baliza entre ao super-Ederson e a Julio Cesar que, acredito, aos 36 anos será o guarda-redes das taças nacionais e Paulo Lopes a continuar a contribuir para a solidez do balneário.

Na direita, Almeida e Semedo fazem uma lateral fortíssima e do lado oposto Eliseu poderá ao longo da temporada vir a ceder o lugar a Grimaldo que já começou a prometer, mas com Marçal integrado na pré-temporada a querer lutar por um lugar. Ao centro não mexe: Lindelof e Jardel devem ser os pilares do eixo, com Luisão a acompanhar Julio Cesar nas taças e Lindelof a segurar o modelo e as lesões, também aqui fica pouco espaço para Ruben Dias, João Nunes ou Lystkov, pelo que devem ser emprestados ou manter-se na B à espera do espaço de eventuais lesões ou outros problemas. Há eventualmente, espaço para a saída de Lisandro que poderá ter já o substituto no plantel, em Kalaica, João Nunes ou Ruben Dias - que acredito evoluirão os três na B.

Jonathan Rodriguez e Cristante já sairam, Taraabt vai seguir-lhes os passos tal como Ola John e Djuricic, todos eles sem qualquer espaço num plantel de altíssima qualidade. Por esclarecer ficará o papel que virão a desempenhar alguns dos jovens que Rui Vitória tem "debaixo de olho":

Bilal, Sarkic, Jovic, Saponjic e até Dalcio chegaram no ano passado, a quem se junta Nelson Oliveira entre os avançados que poderão não ter espaço na equipa principal e, para terem competição, talvez possam ser emprestados, o mesmo destino que deverá repetir João Teixeira que, por lesão, não teve o rendimento que desejava no Guimarães. Rebocho (Moreirense), Varela (Setubal) e Nuno Santos (Setúbal) já têm destino, sendo que o último com esperança que "volte a casa".

Já João Nunes, Guzzo, João Carvalho e Ruben Dias - os jogadores mais promissores entre os que "nasceram" no SLBenfica - pela idade ainda na casa dos 19/20 anos, deverão evoluir - acredito - na equipa B com vista à consolidação da qualidade que evidenciam.

Os casos por resolver são então, acima de tudo, entre os que não ficam no plantel, podendo o empenho destes na pré-epoca vir ainda a representar alguma surpresa. Seja como for, o plantel, no que diz respeito a entradas, está praticamente fechado (faltarão talvez Nagy e Zivkovic) e as saídas fulcrais talvez já tenham acontecido todas. Grandes notícias de uma pré-temporada à imagem de Rui Vitória.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Carta de um sportinguista a Renato Sanches

Avatar
 ●  27 comentários  ● 


Publicado no blogue "Camarote Leonino":

"Caro Renato Sanches,

Não nos conhecemos de lado nenhum mas queria dizer que desde ontem fiquei a gostar muito de ti.

Parabéns pela vitória e pela classe que mostraste (mesmo que ache que o melhor jogador do jogo foi o Pepe) e não foi só os golos que marcaste, foi essa maneira contagiante de jogares que o Fernando Santos diz fazer lembrar o Coluna mas que a mim me faz lembrar muito o nosso Oceano. Ainda tens bastante que aprender, especialmente a nível táctico, mas vais no bom caminho.

Ontem deste uma estalada de luva branca a todos os teus detractores, a começar no inenarrável Bruno Carvalho e nos seus "irmãos metralha" que para minha vergonha como sportinguista puseram em causa a tua honra.

Primeiro diziam não teres a idade que tens; depois que devias ter sido quase irradiado pela pancada que deste ao Bryan (ai sei que te excedeste e nem a tua exaustão e pressão do momento servem de atenuante, mas já deu para ver que não és maldoso e nessa noite também me apeteceu dar uma pancada ao Bryan depois daqueles falhanços dele :) );

depois diziam que não valias nada como jogador e que eras um produto da imprensa que nem convocado devias ser para o Euro. Felizmente ontem provaste que estavam equivocados e de que maneira.

Tal como o João Pinto fez numa época no Benfica, o Jardel no Sporting e o Quaresma no Porto, a época passada carregaste às tuas costas uma equipa rumo ao campeonato. E com a tua juventude! Para mim perdemos o campeonato pela nossa arrogância que vos espicaçou e também porque tu apareceste quase do nada.

Não me admirou nada teres ido parar ao Bayern e como sportinguista fico satisfeito por não ter que te enfrentar para o ano nas competições nacionais e como português contente pela evolução que certamente terás como jogador.

Boa sorte para o resto do Euro e para a tua carreira e peço-te que não confundas o Sporting e os sportinguistas com algumas pessoas sem nível e desportivismo que por lá passam.

Manda um abraço meu a todos os teus companheiros especialmente aos meus preferidos Patrício (que defesa ontem!!); João Mário (que confusão táctica ontem dá-me ideia que por tua culpa); William (gostei especialmente de o ver sacrificar-se pela equipa e levar aquele amarelo) e Adrien (que gostei de ver parecer ser bom amigo teu).

PS Hoje dia de anos do Sporting pensei em escrever também ao João Benedito mas vou fazê-lo pessoalmente só para ele porque até o conheço pessoalmente - custa-me mesmo muito ver sair mais uma das nossas referências mas faz sentido neste "novo Sporting" que está a ser criado e é também um dia complicado porque ainda estou revoltado com a confirmação da entrada do Carrillo no teu Benfica ainda com a esperança que ele não jogue lá."

NN Boys e Diabos Vermelhos juntos.

Avatar
 ●  24 comentários  ● 

Para a nova temporada as claques do Benfica, No Name Boys e Diabos Vermelhos, estarão juntas no topo sul do estádio da Luz.

Segundo parece, foi a pedido da polícia a fim de poderem ser controlados de forma mais eficaz à imagem do que já sucede em Alvalade.

Ora, espero que tudo corra bem mas na realidade tem tudo para correr... mal.

São públicas as escaramuças durante os jogos entre os vários grupos que compõem os NN.

Também nos últimos tempos têm aumentado o número de adeptos que deixaram de assistir aos jogos junto dos NN e juntaram-se aos DV devido às mesmas escaramuças.

Espero que tudo se harmonize e que quem lá estiver para outra coisa que não seja apoiar o Benfica seja expulso do estádio.

Gaitan foi empurrado para fora do clube

Avatar
 ●  130 comentários  ● 



A emoção de Nico Gaitan nos vários momentos que marcaram a sua saída do clube não passaram despercebidos a ninguém.

Mas esconderam muito mais do que os adeptos poderiam esperar. Gaitan escondia uma mágoa profunda por se ver obrigado a sair do Benfica e de Lisboa contra a sua vontade e da família.

Voltemos um pouco atrás. Mais propriamente a 23/10/2015.

Nico Gaitan recebia o Prémio Reconhecimento – Embaixada da Argentina 2015 pelo seu desempenho dentro e fora de campo ao serviço do Benfica.

Luis Filipe Vieira, presidente do Benfica, disse as seguintes palavras:

“É uma honra, como presidente do Benfica, estar presente nesta homenagem a Gaitan. É um verdadeiro fora de série. Ainda ontem nos deliciou com aquele enorme golo que marcou. É uma honra vestir a nossa camisola. De certeza que a vai vestir por muitos mais anos”, disse Vieira numa altura que se falava na renovação contratual do jogador.

Pois, como tantas outras promessas ou certezas de Vieira no passado, também esta não passou de uma mentira. Como a promessa de que o Benfica não precisaria de vender mais jogadores.

Nico Gaitan não queria sair do Benfica, mesmo abdicando de um melhor vencimento proposto pelo Atlético de Madrid.

O amor à camisola, o orgulho em vestir o equipamento do Glorioso é algo que pouco interessa ao presidente do Benfica, mais interessado nos negócios com os seus parceiros.

Se Gaitan fosse como Luisão, que com uma máscara de “amor” ao clube afinal reclamava aumentos anuais para não ir embora, provavelmente teria tido a oportunidade de ficar. Culambistas e mercenários são o tipo de gente apreciada neste Benfica camaleão.

Mas um jogador, com a qualidade de Gaitan, que implorou para ficar não serve.

Mas podemos falar também em Renato Sanches. O “puto” também não queria ir embora. E este europeu está a comprovar que a venda apressada antes do torneio foi tudo menos um muito bom negócio.

Outro jogador que está entre a espada e a parede é Talisca.
À boa maneira do FC Porto, o jogador brasileiro terá sido ameaçado de ser colocado na equipa B se não aceitar ir para a China. Métodos importados de Contumil pelo aprendiz que estava no círculo de confiança.

Não acho que Talisca tenha qualidade para estar no Benfica, mas daí a obrigar o jogador a ir para um sítio tão diferente sob ameaças de despromoção não é “à Benfica”.

Aliás, o clube que mantém nos quadros um jogador a ganhar 2.3M€/ano para não jogar não tem legitimidade para mandar qualquer outro embora. O empresário milagreiro que conseguiu vender miúdos desconhecidos por 15M€ não consegue colocar em lado nenhum Talisca? Ou será que consegue mas só na China onde estão os seus novos sócios?

É o Benfica de hoje. Com “supostas” receitas como nunca mas continuando a alimentar a máquina implacável das comissões enquanto o clube vai continuando com um passivo de quase 430M€.

É o Benfica camaleão que expulsa do seu seio quem não vive com os euros no coração.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Penalties!!

Avatar
 ●  44 comentários  ● 

Irrepreensíveis.

Parabéns!!!!!!!!!!

Aos 90 minutos...

Avatar
 ●  19 comentários  ● 

...Fernando Santos resolveu apagar o Renato na segunda parte encostando o miúdo à linha.

Nani uma nulidade. João Mário idem. Adrien já estava esgotado e com cartão amarelo. O Moutinho veio acrescentar zero. Ronaldo é uma anedota.

Salve-se o grande Patrício, o Pepe e o enorme Fonte.

Venha o prolongamento.

Ao intervalo...

Avatar
 ●  8 comentários  ● 

...Renato.

Portugal - Polónia.

Avatar
 ●  6 comentários  ● 

ONZE OFICIAL DE PORTUGAL: Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Eliseu; William, Adrien, João Mário e Renato Sanches; Nani e Ronaldo.

O "Record" errou...

Avatar
 ●  41 comentários  ● 

...quando só fala na Juve Leo ou nos Superdragays no apoio à selecção nacional.

A própria foto deixa evidente a presença dos NN Boys.

Certamente foi lapso que será corrigido. Fica a indicação.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Enquanto muitos continuam a olhar para os outros...

Avatar
 ●  42 comentários  ● 

... deste lado continua o martelar da história do Benfica sem qualquer rigor ou preocupação com a verdade.

Mas o que esperar de quem nem sequer é benfiquista?

O Alberto Miguens conta tudo no seu blogue. Nem é preciso dizer mais nada.

Depois do Brasil, a Argélia também avança no Euro

Avatar
 ●  49 comentários  ● 

A pré-época do Sporting já começou e Islam Slimani foi das ausências mais notadas. O argelino ainda não chegou a Lisboa e, apesar de ter regresso marcado para esta terça-feira, Slimani ainda está no seu país mas está devidamente autorizado pelo Sporting a apresentar-se mais tarde. 
in Noticias ao Minuto

Não há época do "Tolinho das Aldrabices" onde os jogadores mais influentes não se sintam... aldrabados. Este ano é o Slimani que, enganado pelo ex-gordo, está em rutura com o Sporting e se recusa a apresentar-se porque quer ser transferido para longe de AlvaLIDL.

Obviamente que o "Tolinho das Aldrabices" já garantiu que, tal como fez quando o Teo ficou na Argentina na praia em Janeiro, o Slimani está autorizado a chegar mais tarde para descansar da sua participação no Euro, onde a sua seleção irá à final com o Brasil, num jogo que só o Jesus vai ver.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Dias negros para os valores do benfiquismo.

Avatar
 ●  92 comentários  ● 

A escolha de Luis Filipe Vieira para substituir João Gabriel é mais uma decisão que coloca no lixo todos os valores que construíram o Sport Lisboa e Benfica.

Por isso é que a escolha de Luis Bernardo assenta como uma luva em Luis Filipe Vieira. O novo director de comunicação do Benfica é “cão que não conhece dono”. Quem paga(enquanto pagar) tem a sua lealdade.

Por isso é que já serviu Guterres, Sócrates, Seguro, Manuel Maria Carrilho, todos ligados ao PS, mas também ainda em Outubro “rasgava” António Costa do mesmo PS clamando pela sua demissão após as eleições e exaltando a coligação PSD/CDS num artigo no “Observador”. Curioso vindo de um militante do PS.

O DN de 08 de Abril de 2007 dizia que Luis Bernardo é incapaz de compreender o jornalismo sem o ligar a interesses. Normal em alguém que era jornalista na TVI. Um artigo curioso que descreve o percurso de Luis Bernardo como um típico assessor político.

Claro que “a cereja no topo do bolo” desta escolha é que Luis Bernardo até ao final de Maio era coordenador de comunicação e “public affairs” do Sporting, cargo que ocupava desde Fevereiro de 2015.

Ainda em Outubro passado andava a oferecer em Timor camisolas do Sporting autografadas por Bruno de Carvalho.  

A questão é: precisa o Sport Lisboa e Benfica de alguém com este perfil?

A minha opinião é que não.

Este senhor e a sua empresa foram responsáveis pela comunicação do Sporting durante toda a temporada passada.

Onde anda a indignação dos benfiquistas agora?

Tanto se revoltaram com os ataques do Sporting e agora nada dizem perante a entrada no nosso clube de um dos principais responsáveis por esses ataques?

Pela campanha que andou na comunicação social durante todo o ano?

Para que precisa o Sport Lisboa e Benfica de um assessor de polítiquices?

Isto não é mais do que confirmar que infelizmente o Benfica de hoje não se distingue em nada daquilo que se critica nos adversários.

Em vez de procurar um benfiquista, imparcial, e capaz de assumir a comunicação do Benfica com profissionalismo e com a noção do que é servir o Benfica, Luis Filipe Vieira mais uma vez traz para o nosso clube um mercenário como já o tinha feito quando trouxe o responsável da comunicação do Braga. Já só falta trazer o Rui Cerqueira para o círculo ficar completo.

Parece que em mais de 14 milhões de adeptos mais ninguém serve para ser presidente do Benfica ou sequer assumir um cargo de relevância no clube.  

Não me surpreende que Luis Filipe Vieira proponha no futuro a substituição da Águia no símbolo por um Camaleão. 

Arrancou a temporada 2016/2017!

Avatar
 ●  23 comentários  ● 




segunda-feira, 27 de junho de 2016

Finanças: Sporting e Porto com prejuizos de 70M€, dentro de 3 dias!

Avatar
 ●  96 comentários  ● 
Sporting e Porto, sem a vendas de jogadores até 30 de Junho, irão acumular mais de 70M€ de Prejuízos na época de 2015/2016.

Neste mesmo exercício, considerando o registo das vendas de Renato e Gaitan, o  Benfica poderá obter Lucros superiores a 30M€ na época 2015/2016.


O Sporting já tinha obtido 17,1M€ de prejuízos nos primeiros 9 meses da época, e o prejuízo anual poderá superar os -20M€! Este prejuízo, a concretizar-se, irá colocar o Sporting em maus lençóis com o acordo que assinou com a Banca, onde se comprometeu a apresentar lucros em cada época.

O Porto já tinha obtido 38,0M€ de prejuízos nos primeiros 9 meses da época, e nos 12 meses o prejuízo anual irá superar os -50M€. Este prejuízo, a concretizar-se, irá colocar o Porto em maus lençóis no Fair-Play Financeiro da UEFA.


De referir também que o Prémio de acesso directo à Champions League do Sporting, pelas regras da contabilidade, deverá ser registado no momento do licenciamento da UEFA, ou seja, no 1º Trimestre de 2016/2017. Espera-se que não exista "contabilidade criativa" em Alvalade ao tentarem registar o Prémio no 4º Trimestre de 2015/2016 ... tal como fizeram no passado com a "ausência" de provisão do caso Rojo/Doyen.


Quanto à situação do Porto, a concretizar-se este colossal prejuízo, é quase certo que o Porto "Clube" terá de aumentar o capital social da SAD para compensar os prejuízos acumulados, transferindo os restantes 53% do Estádio do Dragão (EuroAntas SA) para a Porto SAD, de forma a tentar convencer a UEFA a não penalizar o clube.


Por fim, é importante lembrar que Bruno de Carvalho tentou lançar insinuações falsas, em Março de 2016, de que o Benfica estaria supostamente "falido". 

A eterna tentação de destruir tudo o que faz de bom, por Luis Filipe Vieira

Avatar
 ●  12 comentários  ● 

Segundo o Correio da Manhã (pois, vale o que vale), o futuro substituto de João Gabriel, mais do que ex-assessor de José Sócrates, foi ex-consultor de Bruno de Carvalho na estratégia anti-Benfica levada a cabo pelo "Tolinho das Aldrabices".

Ou seja, não chegava andarmos a investir, alegadamente, 4M€ num jogador sem valor para o SLBenfica (Benitez), agora ainda vamos buscar para a comunicação um tipo que fez passado recente a achincalhar o SLBenfica a torto e a direito... recebendo como prémio a chegada à Luz?

Realmente, não sei quem anda a aconselhar o Presidente nestas decisões, mas sugiro a Luis Filipe Vieira deixar de ouvir essa gente, pois destruir tudo o que de bom tem estado a ser feito (e é muito), não faz qualquer sentido, apenas para poder comprar uma guerra com gente sem valor.

Vá lá, Presidente! Ainda vai a tempo de evitar estas asneiras. Deixe lá o rapaz adormecer todas as noites agarrado à sua fotografia e trate só do Benfica.

Não é vedeta quem quer...

Avatar
 ●  3 comentários  ● 

...mas quem se esforça para tal.

As vedetas que acham que basta jogar em grandes clubes e apresentar um vencimento de milhões para vencer jogos cada vez mais estão enganados.

Não são bons jogadores quem a imprensa quer.

Parabéns Islândia pois o vosso esforço e foco merecia isto.

O entreposto de jogadores não pára.

Avatar
 ●  66 comentários  ● 

" Ivan Zlobin , guarda-redes russo que o Leiria tinha cedido ao Benfica em janeiro - esteve no plantel dos Sub-19 e da equipa B dos encarnados - foi comprado à formação da cidade Lis, segundo revelou o presidente do clube, Alexander Tolstikv, ao jornal russo 'Sovsport'.

"O Ivan esteve emprestado ao Benfica nos últimos seis meses, onde provou ser um guarda-redes muito promissor nos encontros que disputou, tanto nos juniores como na equipa B."

Zlobin, de 19 anos, fez apenas dois jogos pelos juniores e foi convocado para seis partidas da equipa b, mas não saiu do banco de suplentes." - O Jogo.

domingo, 26 de junho de 2016

Benitez é para benefício de quem?

Avatar
 ●  52 comentários  ● 
Não se percebe porque motivo poderemos contratar Benitez. Ou é para satisfazer algum empresário ou pra satisfazer alguém que queira entrar na guerrilha de roubar jogadores ao Sporting, só porque sim.

Oxalá o Presidente resista a estas influências 

Mudança na equipa técnica do Benfica.

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

Afinal parece que não era só eu que achava que o Hugo Oliveira não servia.

" Luís Esteves é o novo treinador de guarda-redes do Benfica, assumindo o lugar que, até agora, era de Hugo Oliveira. A sucessão está a ser feita de forma pacífica no interior da SAD, faltando a Oliveira entender-se com os responsáveis encarnados em relação ao futuro. Com contrato válido por mais duas épocas, o técnico até pode continuar no clube, num outro projeto, mas esta questão não está ainda clarificada.

Certo é que Hugo Oliveira deixará a equipa principal. A partir de terça-feira é Luís Esteves quem se apresenta a Júlio César, Ederson e Paulo Lopes para treinar. O técnico, de 40 anos, trabalhou com Rui Vitória no V. Guimarães desde 2012/13, e acompanhou o treinador benfiquista durante três temporadas.

É um dos homens de confiança de Vitória, sendo normal, por isso, esta transferência para o Benfica. Com um vasto currículo para a idade, Luís Esteves esteve ligado ao V. Guimarães até dezembro último.

Com a chegada de Sérgio Conceição ao clube acabou por sair, e só agora volta ao ativo. Na cidade minhota, aquele que será o novo elemento técnico do campeão nacional assumiu a coordenação da academia de guarda-redes, um projeto do qual se orgulha, por ter sido uma aposta sua.

Miguel Silva, guarda-redes vitoriano e uma das revelações do campeonato, nasceu na academia de Luís Esteves, de onde apareceram outros nomes como Miguel Oliveira e Miguel Palha. A partir de terça-feira conhece outra realidade. 

Doutorado em Ciências do Desporto
Luís Esteves tem o doutoramento em Ciências do Desporto e o mestrado de alto rendimento em treino de guarda-redes. Antes de regressar ao V. Guimarães – foi ali que começou em 2003 nas camadas jovens – trabalhou na federação espanhola, nomeadamente nos sub-17, e teve passagens pelo Al-Samiyah e Al-Kuwait, ambos do Kuwait, e também pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Agora vai assinar pelo campeão português." - Record.

Esta equipa é para manter, Fernando Santos.

Avatar
 ●  34 comentários  ● 

Patrício teve uma falha mas continua a dar segurança.

Cedric muito acima de Vieirinha. Seguro a defender e a apoiar o ataque. Bom jogo.
Pepe finalmente fez um jogo limpo, concentrado e quando assim é torna-se num pilar da equipa. Talvez dos melhores em campo.

José Fonte impecável. Merecia esta oportunidade e justificou-a.

Raphael Guerreiro também ao seu nível. Onde andaram os olheiros dos grandes portugueses que não viram este jogador? Já sei, andavam na América latina.

William Carvalho foi novamente o pêndulo em frente à defesa. Falta-lhe soltar-se um pouco mais para fazer uso da sua capacidade de passe. Mas ter pela frente Modric e Rakitic não é fácil.

Adrien foi com Pepe e Renato doa melhores em campo. Tem um pulmão sem fim, corre o campo todo e liberta o outro médio para dar mais apoio ao ataque. Grande jogo.

João Mário não esteve tão bem mas tem feito todos os jogos e o cansaço pode ter sido determinante.

André Gomes é um grande jogador mas também o cansaço terá determinado que saísse mais cedo.

Nani continua a fazer bons jogos. Teve menos bola por o jogo ter sido muito calculista por ambas as partes mas como se viu no lance do golo está a jogar prático. E ainda bem.

Ronaldo também teve pouca bola. Exagera naqueles rodriguinhos e por vezes perde tempo de passe por isso. Ontem fez um jogo de sacrifício e merece ser destacado por isso.

Renato Sanches é fantástico. Ele entra e o proprio adversário fica com as marcações trocadas pois ele tem essa capacidade de fazer todo o meio campo. É dele parte da jogada do golo. Um dos melhores.

Quaresma foi igual a si próprio. Faz falta quando entra com a crença de que depende dele o resultado. Mereceu ser ele a empurrar a bola.

Danilo cumpriu o que FS lhe pediu. Segurar e refrescar a capacidade defensiva do meio campo.

Espero que Fernando Santos tenha aprendido a lição.

ranking