O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Rui Vitória e a coragem(ou falta dela).

. 91 comentários
Rui Vitória é o treinador e é nele que depositamos a confiança para que o Benfica não prossiga esta série de maus resultados.

Mas tem que mostrar o que vale, como disse e bem o Redmoon. É que o ano passado já lá vai e um treinador de um clube como o Sport Lisboa e Benfica tem que estar constantemente a provar o seu valor. É assim a pressão de estar num clube grande.

O momento é mau. O Benfica, além dos maus resultados das últimas semanas, tem vindo a apresentar nos jogos mais difíceis um futebol fraco, sem fio de jogo e com várias unidades em sub rendimento.

O Benfica tem falhado em 2 aspectos fundamentais: centro da defesa e meio campo.

Centro da defesa

Luisão não serve. Aliás, o brasileiro nem devia estar no plantel esta temporada. Nada desmerece o seu passado no clube, mas há um momento certo para sair e Luisão perdeu esse momento.

O Benfica deveria ter contratado um central com experiência e qualidade para entrar de caras e fazer dupla com Lindelof. Isso seria apostar numa temporada de maior sucesso. Não aconteceu.

Como bem exemplificou o “Fura-Redes”, Luisão desequilibra negativamente toda a defesa e claramente não consegue ser um referencial de estabilidade como já foi no passado.

Luisão já não tem aquilo que é necessário para ser titular e nem com a sua experiência consegue disfarçar isso.

Lindelof tem sido outro caso de menor produção embora por razões diferentes. O sueco é um central em evolução, jovem, de qualidade mas que tem sido prejudicado pela troca de posicionamento face à temporada passada e pelo “ferver em lume brando” que tem sido alvo com o mandato dado pela direcção ao empresário para o vender já em Janeiro. 

Não esperem que um miúdo com pouco mais de 20 anos e que ainda no ano passado estava na equipa B aguente tudo sem que o Benfica venha publicamente desmentir as notícias, como o fez em outras ocasiões.

O curioso é que estamos a ver novamente o mesmo filme que se passou com o Renato Sanches em que os fanáticos clamavam pela saída de Renato da equipa e depois de ele sair do Benfica clamavam pela sua utilização na Selecção. Como se Renato não tivesse sido ESSENCIAL para a marcha do tricampeonato.

Lisandro já fez um ou outro bom jogo mas confesso que esperava bem mais dele. Não me convence.

Meio campo

Talvez o maior problema da equipa. É no miolo do terreno que se bloqueia o acesso do adversário à defesa bem como onde se constrói o jogo atacante. A composição do meio campo do Benfica tem sido Fejsa e Pizzi. Não chega.

Fejsa não pode sozinho andar a tapar todos os caminhos. Muito menos sabendo que a condição física não é o seu maior forte e isso leva-nos a Pizzi.

Pizzi nunca foi nem será um Enzo Perez, um Renato Sanches ou um Witsel. Não sabe defender, não sabe posicionar-se para defender nem tem qualquer poder de choque ou “caparro” para esse lugar.

O 8 que o Benfica precisa e que não foi contratado tem que ter capacidade de construir jogo mas é fundamental que tenha pulmão e “músculo” para auxiliar na defesa. Não temos mas mesmo nos que cá estão Pizzi não é nem de longe o mais parecido com essa descrição.

Juntando ao facto de que Cervi, mesmo melhorando na ajuda à defesa, não tem poder de choque para ombrear com jogadores mais possantes, e Salvio é a nulidade que se vê jogo após jogo, os problemas acumulam-se e os jogos mais difíceis correm mal.

Daí que com equipas mais bem preparadas e com jogadores mais capazes o Benfica tenha falhado e deixe muitas dúvidas quanto ao que podemos esperar no futuro.

E Rui Vitória? Como fica o treinador?

Bem, Rui Vitória não está isento de algumas questões fundamentais e algumas delas graves:

- Tem receio de tirar Luisão da equipa titular?

- Qual a razão pela qual Jardel já está apto há um mês e continua de fora?

- Qual o motivo que leva a que Salvio tenha que ser sempre titular e muito dificilmente seja o escolhido para ser substituído, mesmo estando em sub-rendimento e com as dificuldades físicas que tem?

- Rui Vitória vê ou não que o meio campo não chega só com Fejsa a defender?

- Por que razão há uma série de jogadores no plantel sem utilização como Danilo ou Zivkovic?

- Rui Vitória não sabe jogar em mais que um esquema de jogo? A equipa não sabe?

São várias as questões para as quais Rui Vitória não pode continuar a fugir. 

Domingo joga-se uma cartada importante para o campeonato e para a crença dos adeptos no próprio Rui Vitória.

Eu continuo a acreditar de que o treinador tem capacidade para inverter o rumo dos últimos jogos mas…terá que ter acima de tudo CORAGEM. Será que a tem?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

91 comentários

  1. Caro Shadows,
    Não podia estar mais de acordo com a abordagem feita.
    Gostava sim, que alguém me explicasse como se fosse muito burro (que até posso ser) que esta analise com a qual concordo está errada.
    Relativamente às perguntas aqui vai a minha interpretação:

    Luisão: Medo que ele destablize o balneário e os seus copinchas (Ederson, Julio Cesar, Jardel... ) e vá fazer queixinhas ao Presidente e ele tenha que se chegar à frente com $ para o manter "calado".

    Danilo: Favor feito a Jorge Mendes e jogador com o qual RV não quer contar

    Zivkovic: Tapado pelos jogadores que tem obrigatoriamente que ser vendidos (Salvio, Carilho).

    Esquema Tático: Volto a reforçar as excelentes capacidades a nível motivacional que RV têm, mas a nivel tatico infelizmente nao as tem ao mesmo nivel que as anteriores referidas. Será que não sabe mais? Será que tem medo de arriscar e o peso da responsabilidade de ser treinador do Sport Lisboa e Benfica nao o permite ter coragem para correr esse risco? Sim, nós, os adeptos exigentes, queremos sempre mais e mais, somos exigentes e não darmos margem para que se erre.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma pergunta,

      Já alguma vez viste o Danilo a jogar?

      1 dica:

      Tem semelhanças com o Renato, um dos pilares do Tri...

      Eliminar
    2. O que temo é que RV não tenha coragem para enfrentar algumas primas donas...

      Eliminar
    3. Por acaso acompanhei jogos do Valencia na epoca passado por la estar o Enzo, Cancelo e Rodrigo e gostei do que vi do Danilo e por isso nao entender qual o motivo dele nem sequer nos jogos menos complicados (se é que isso existe) aparecer no 11 ou entrar ao intervalo.

      Eliminar
    4. Danilo esteve lesionado e demorou a iniciar os treinos tácticos. Conto ver uma segunda volta com mais utilização. Na minha opinião Danilo tem tudo para ser o nosso 8

      Eliminar
    5. Rv na 1ª entrevista ao HConduto disse que vinha trabalhar 2 sistemas.......... está na hora de experimentar o 2º que presumo ser apropriado para estes jogos.

      Eliminar
    6. RV a enfrentar que lhe deu a mão (LFV)deves... não estas a ver que sim!
      Estranho que no Benfica o jogadores demorem tanto a recuperar de lesões/paragens prolongadas.
      Não sei se viram os jogos de Zivkovic ao serviço da sua seleção.
      Adorava saber que sistema de jogo alternativo é esse que estaria (hipoteticamente) a ser trabalhado.

      Eliminar
    7. alerta vermelho7/12/16 22:04

      Até nem estás nada errado!

      Eliminar
    8. Nao se trata de estar ser certo ou errado mas sim de querer mais para o meu Sport Lisboa e Benfica. Sim, sou exigente!

      Eliminar
    9. O Danilo já jogou pelo Benfica a oito e foi uma nulidade. Pode ser um bom trinco mas muito fraco para ser um oito. So se estava num dia mau...

      Eliminar
  2. Não acredito que a equipa vá apresentar alterações no Domingo. A realizar será a partir de Quarta para a Taça!!!

    Também acredito que Rui Vitória esteja à espera desse mesmo jogo para começar as alterações, dando minutos a Jonas e Jardel.´

    Danilo e Zivkovic sofreram lesões graves no inicio do campeonato, por essa razão deixou-os de fora da champions e também acredito que a partir de agora comece a dar mais oportunidades!!!
    Não ia jogar com uns ao Domingo e outros à Quarta...

    Veremos como fica a próxima inscrição da Champions!!!

    ResponderEliminar
  3. benfiquista de gaia7/12/16 15:42

    POIS E..e tudo muito lindo ...MAS...a algo que se passa no SLB..e se RUI VITORIA nao tem tomates para tirar pizi (embora se saiba que o jorge mendes e seu empresario e por esse mesmo motivo tem que jogar.. mais e o NAO PODE FALAR (vieira) que nao pode ir aos jogos porque primeiro esta o casamento do jorge mendes..tambem e culpado...NOTA:.. ao rui vitoria...nao me conformo com alguns BENFIQUISTAS que ja comecem a dizer isto.....NAO A MAIS NINGUEM....qualquer jogador da b e superior ao pizi..os colegas ja teem medo de lhe passar a bola...e nao falo do valor que custou senao ainda fico doente....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NAO SEI PORKE O PIZZI BATE AS BOLAS PARADAS NUNCA DA GOLO!!!!!

      Eliminar
    2. Só podes ser cego...

      Eliminar
  4. Não vai ser no domingo que Vitória vá alterar o que quer que seja, essas alterações já deviam ter sido feitas depois do jogo na Turquia, o Sálvio tem que romper banco como os outros. O Jardel não joga porquê? Será a renovação do contrato?
    Espero estar enganado, mas no domingo levamos um cesto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levamos um cesto mas para emprestar ao Sporten.

      Zeca

      Eliminar
    2. alerta vermelho8/12/16 02:11

      Um cesto de uma equipa que perdeu com o Légia?

      Eliminar
  5. Não sejamos injustos, Vitória tem jogado com dois sistemas de jogo. (I) Em alguns jogos, jogando bem, noutros (II), os últimos, jogando muito mal.

    Zeca

    ResponderEliminar
  6. Tocas nos pontos fundamentais. Vamos ver como RV responde.

    ResponderEliminar
  7. Li alguns post´s na ressaca Napoles, e é curioso que uma grande maioria pede alterações no onze para o derby, seja a entrada do Jardel, ou do Grego Samaris para dar consistencia ao meio campo, ou a troca de Jimenez por Mitroglou (fez 3 golos em clássicos e derbys), ou ainda a entrada do Rafa para jogar no apoio ao P Lança, muitas duvidas, possiveis alterações que o Senhor Rui, pode ou não efectuar para o derby, mas a questão é, treinar em competição, e num derby novos processos?

    Em contraste, observo o Sporting, e sei desde já o onze do JJ para o derby : Patrício, João Pereira, Semedo, Coates e Marvin; William, Adrien e Bruno Cesar; Gelson, B Ruiz e Bas Dost, relativamente à temporada passada, apenas uma unidade nova o P Lança Bas Dost que chegou em Setembro, e em meia duzia de jornadas fez 7 golos.

    Depois, vejamos o momento actual de ambas as equipas, o Benfica a viver um mar de equivocos e com problemas no processo defensivo, o Sporting a subir de rendimento nos ultimos 3/4 jogos, depois, e ontem o JJ já deixou o lamiré, o Sporting hoje irá poupar 4/5 titulares para o derby...


    Perante os dados factuais que vos deixei, por exemplo, o onze do Sporting, e a enorme indefinição quanto ao onze do Benfica, não será fácil fazer um prognostico para o derby? Porque afinal o Futebol nem é uma ciência oculta, eu até desejava por razões clubisticas o empate, mas infelizmente não me parece que seja esse o resultado do próximo derby!

    Manuel Oliveira

    P.S. Impressão minha, ou ontem o Senhor Rui na Conferencia de Imprensa revelou uma invulgar arrogancia, com algum nervosismo inusitado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pareceu-me nervoso. O que pode não ser mau. Depende da forma como utilizar esse nervosismo.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada7/12/16 20:49

      O Sporting hoje, parece que joga com três centrais! Será ensaio para domingo? Se sim, que quererá dizer?

      Eliminar
    3. Masterpiece7/12/16 23:35

      " Depois, vejamos o momento actual de ambas as equipas, o Benfica a viver um mar de equivocos e com problemas no processo defensivo, o Sporting a subir de rendimento nos ultimos 3/4 jogos, depois, e ontem o JJ já deixou o lamiré, o Sporting hoje irá poupar 4/5 titulares para o derby..."

      Não é por nada, mas o zordem fez uma exibição do caraças ... pá !

      Só bolas pró pinhal...o prof. Karambola dá-te 10-0 !

      Eliminar
  8. Ambos os problemas têm solução numa alteração da disposição táctica. Sálvio subiria de rendimento e Cervi seria melhor aproveitado.
    Luisão têm lugar no plantel mas com Jardel recuperado e Lisandro disponíveis e com rotinas á esquerda, não faz sentido mantê-lo em Campo em todos os jogos mas somente numa situação pontual.

    Uma questão mais pertinente parece-me que será porque não são colocados a rodar e adquirir ritmo na B os jogadores que regressam de lesão? Não e essa uma das funções da mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A equipa B ninguém sabe para que serve neste momento. Se calhar só para dar emprego ao Helder porque de resto não há uma estratégia para a utilização de jogadores lá.

      Eliminar
    2. Bem já percebi, o Hélder deve ser mais um afilhado.
      A equipa B também serve para justificar mais umas contratações e assim pagar mais umas comissões aos parasitas que vivem à volta do Benfica.

      Eliminar
  9. A mim surpreendeu-me ( e preocupou-me) que o RV tenha visto um jogo que mais ninguém viu.
    O resto já lá vai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim preocupou-me que tenha utilizado aquele chavão gasto do "passamos e é isso que interessa". Seria assim se tivessemos tido só um mau jogo. Mas têm sido vários.

      Eliminar
    2. A boa Notícia é que por enquanto o Marco Silva está livre

      Eliminar
    3. É passar o professor Rui a psicólogo.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada7/12/16 21:01

      A mim, o que me preocupou foi a declaração de que sabendo que o jogo na Ucrânia nos era favorável e que por isso ficaram despreocupados! Fala tanto do Benfica e do seu prestigio, mas neste jogo mandou tudo às malvas... Inclusive o milhão e meio de euros!
      Esta postura, não pode nunca, repito, NUNCA, ser a postura de um clube como o Benfica. Mas mesmo que possa ser eventualmente, por motivos estratégicos, nunca poderá ser tornado público!
      Uma gafe, que achei muito infeliz do Vitória!

      Eliminar
    5. Masterpiece7/12/16 23:46

      " A mim, o que me preocupou foi a declaração de que sabendo que o jogo na Ucrânia nos era favorável e que por isso ficaram despreocupados! "

      Mas em que mundo é que vives? - Quem esteve lá tal como eu, deu para perceber que os jogadores do Benfica não iam à queima em jogadas de contacto, que estavam em contenção, e sobretudo em nitida poupança de esforços; e só aceleraram o jogo, após o 1-2, para tentarem chegar ao empate...
      Achas que sabendo que tinham a passagem aos oitavos garantida, não começaram a pensar no jogo de Domingo... só se fossem estúpidos !

      P.S. O Claudio Ranieri para o jogo com o fecepe, só SUBSTITUIU 10 dos habitais titulares porque tem um jogo importante no próximo sábado contra o M.City !

      Eliminar
  10. Shadows,
    na mosca! Concordo com a análise e ainda acrescento que AGORA, estamos a pagar a onda de lesões que assolou (e ainda assola a equipa desde o início da época), porque os que deviam vir do banco trazer frescura á equipa estão nas lonas e/ou a começar a pré-época nalguns casos. Enfim, mais uma época de equívocos sem explicação. O caso Danilo e Zivkovic são um......mistério!!.....

    Que os nossos alertas aqui desabafados sirvam para "alguém" abrir os olhos!

    Saudações Vermelhas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é verdade. Agora sim as segundas linhas estão a rebentar e não sei porquê ainda continuamos com lesões atrás de lesões como no caso de Grimaldo ou Eliseu.

      Eliminar
  11. tem coragem e vamos ganhar

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pela referência! Abraço

    ResponderEliminar
  13. A derrota até era previsivel e o apuramento estava em risco, comoe disse antes, salvou-se o mais importante o apuramento, mas perder daquela forma é mau demais, oportunidades nem vê-las, jogo jogado uma lastima, mas isso nao é de hoje

    Em relaçao a domingo, nao será num jogo destes que se fazem alteraçoes, ainda por cima para colocar a jogar jogadores sem ritmo e vindos de lesoes ou inactividade, penso que Mitro vai jogar, e talvez coloca-se Rafa no lugar do Gonçalo, puxar Pizzi para a direita e Samaris no meio com o Fejsa, o resto é mexer demais com as alternativas de momento, mas o Ziv tem que começar a entrar, portanto tirava o Gonçalo e o Salvio

    Quanto ao RV, nunca foi nao é e dificilmente será um grande treinador. E não é por ganhar um campeonato que será, sabe motivar e agregar os jogadores, aposta sem medo nos miudos, mas falta ali trabalho de treinador na forma de jogar da equipa, lê mal o jogo e nao toma ou tem tomado as melhores opçoes nas substituiçoes

    Vamos ver se domingos os fantasmas do ano passado e dos jogos com equipas do mesmo nivel não vêem ao de cima e se o Benfica consegue ganhar para manter alguma folga e desafogo pontual, e ver se a equipa melhora entretanto, mas se perdermos nao sei se nos levantamos mais esta epoca, 3 derrotas seguidas, mais uma com o Sporting e atras de um e com o outro em cima, deixam mossa da grande psicologicamente, é que não vamos ter sempre a sorte de Madrid, de Chaves e de Alvalade, o problema da maioria e concluir que quando se ganha está tudo bem, mesmo quando se ganha há sempre coisas a melhorar e a corrigir, já o dizia o Ayrton Senna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que vai ser um momento marcante para o resto da temporada. Mas mesmo confiando no RV, tenho algum receio que continue a insistir nos erros e que comprometa mais alguma coisa.

      Eliminar
  14. Já agora porque não tentar ver a disponibilidade do Marco Silva, para a proxima época?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É cedo para isso. O RV tem que ter mais tempo para mostrar se tem ou não capacidade para ultrapassar esta fase.

      Eliminar
    2. Se RV não mudar o figurino de jogo fico naquela, ele parece-me no entanto ser muito forte na motivação e nos aspectos psico-emocionais dos jogadores. Mas RV é um treinador absolutamente sintonizado com o clube e isso é algo que tem de ser muito ponderado. Acho possível que RV evolua tacticamente, é claro que se algo de dantesco acontecesse Marco estaria na linha da frente desde que aceite a filosofia do clube, falo da aposta na formação.

      Eliminar
    3. O professor Rui pode passar a psicólogo.

      Eliminar
    4. ahahahah MArco Silva??? ahah.. o comentador???

      Eliminar
    5. O Marco Silva como treinador não presta, não fez uma magnifico trabalho no Estoril? serviu para dar cabo de um campeonato e quem sabe de uma época que poderia ter ficado na história pelos melhores motivos e acabou por ficar pelos piores motivos.

      Mesmo no Sporting fez um bom trabalho, mesmo com o presidente a causar-lhe problemas, não ganhavam um titulo há alguns 8 anos

      No Olympiakos, limpou tudo e com varios records na história do Olympiakos e estiveram à beira de passar a fase de grupos da champions

      Na minha opinião que é apenas a minha é bem mais treinador que o Rui Vitoria, sem colocar em causa o que quer que seja no Rui Vitoria

      Eliminar
  15. Não sei porquê que o Benfica contratou o RV.
    O Shadows fazia muito melhor que ele.

    ResponderEliminar
  16. Com o devido respeito, Shadows, para mim tu estás com mais medo doque o R Vitória. E depois fazes críticas sem nexo, baseado na manipulação que nos +e imposta diariamente por tudo o que fala e escreve sobre futebol. O Benfica está em primeiro lugar isolado no campeonato, está nas duas Taças Nacionais e está qualificado para os oitavos de final da Champions League? Perdeu 2 jogos? perdeu mas tinha um capital de pontos suficiente confirtável para não o deixar "out of order" no que toca aos seus objectivos. Continua na Champs? Continua mas sofreu 10 golos, dizem os aziados, está mas só fez 8 pontos, continuam. O Porto ficou fora ano passado com 10, o Benfica de Jesus só sofreu 6 golos (fivcou em último nesse grupo, por acaso) O Benfica isto, o treinador aquilo. Sabes uma coisa? Deixa-o treinar e decidir. Ou não te chegou a lição que ele nos deu a todos quando foi a alvalade ganahr porque tinha de ganhar? E a propósito de ontem, esquece, pá. Não te deixes levar pelo que ouves e lês. É tudo puta, amigo. Tudo cheio de azia e tu tens obrigação de defender a equipa e o treinador. Que detestes o LFV e a Direção, estou como o outro, cada maluco sua mania. Agora a equipa tem de ser defendida e não é com estes achaques de cagufe que tu vais contribuir para que aquilo melhore. Se tens a solução, eu tb tenho. E a minha é simples: apoiar o treinador e a equipa, mesmo quando as coisas não saem tão bem, como foi o caso de ontem. Segunda feira não te esqueças de ver o sorteio da Champions League. Ou preferes estar mais atento ao da Europa League?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Torres Ferreira, apoiar não é fingir que está tudo bem. O Benfica passou mas não por mérito próprio. Precisou do resultado do Besiktas senão estava eliminado da Champions.

      Além disso, o que tenho escrito desde a pré-temporada já era nesta linha. Dar tempo a RV para trabalhar o novo plantel, sim, mas não esquecendo que as insuficiências do mesmo não tinham sido supridas.

      E sinceramente não vejo nada no RV que me faça estar optimista para Domingo. Não foi só ontem.

      Europa League para quê...para ver o Braga?

      Eliminar
    2. alerta vermelho7/12/16 22:13

      Isso mesmo amigo Torres Ferreira!

      Eliminar
  17. Ricardo Mendes7/12/16 17:19

    Shadows, eu disse-te que o Benfica não ganhava nenhum dos dois próximos jogos e que o Besiktas não passava em Kiev (só não contava com a goleada surreal). Não é preciso ser nenhum "expert" para perceber que estas fragilidades do Benfica já são da época anterior.

    Não tem nada a ver com lesões, o Benfica tem um bom plantel. Tem a ver com as limitações tácticas de RV.

    O gabinete de propaganda "Goebbeliano" de Guerra e Tadeus é que gostam de pintar um cenário exageradamente positivista. Os sinais destas fragilidades já estavam à vista de todos e nada fizeram para alterar. Domingo? O Sporting vem da Polónia mais fresco do que o Benfica com mais um dia de descanso. Vai ser mais do mesmo, queres apostar? ;)

    Noutro contexto, mais uma batalha legal perdida pelo Benfica nos tribunais que a CS, obviamente, tratou de abafar. Quando aprenderem que o caminho não é o dos Guerras e respectivos subservientes, talvez tenham um Benfica normalizado, outra vez.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Leitão7/12/16 18:17

      A dar lições de moral sobre processos perdidos em tribunal? A sério?

      Bruto de Carvalho é o campeão nacional do assunto.

      PS - Vai lá ajudar a retirar a carrinha do piso 0.

      Eliminar
    2. E já agora, qual é o resultado que vaticinas para hoje?

      Eliminar
    3. Águia Preocupada7/12/16 21:13

      A falares em propaganda? Olha, só te digo isto: "Diz o roto ao nu... Para que te vestes tu?"

      Eliminar
    4. Masterpiece7/12/16 21:53

      @ Ricardo Mendes 17:19

      Dobry wieczór pajac, cześć Champions League, cześć European League !

      Eliminar
    5. alerta vermelho7/12/16 22:15

      Hoje perdeste! Diz-me cá uma coisa: O teu clubezeco está em crise?

      Eliminar
    6. Ricardo Mendes7/12/16 22:32

      Alerta Vermelho, o meu clube não dependeu do Rebrov do D.Kiev para passar num grupo da 3ª divisão europeia, senão nem lá estavas.

      Sim, o Sporting ficou arrumado das competições europeias, mas tão inteligente que tu és, que nem percebes que isso não joga a favor do teu clube. Unicamente concentrados no campeonato e restantes competições internas. O desgaste será, portanto, menos. Ou achavas que o campeonato só tinha uma volta? Continua a festejar a eliminação do rival. No Domingo, venho cá ver o teu estado de espírito... se é que já não estás no Marquês. Isto, a avaliar pelo teu estado de espírito.

      Cumprimentos ;)

      Eliminar
    7. Águia Preocupada7/12/16 22:40

      Ah! Ah! Ah! Béu... Béu.. Béu... = Skanderbeu... Diz-te alguma coisa? Sempre na frete... Os primeiros a perder com uma equipa albanesa... Béu... Béu... Béu... Com o rabinho a abanar e tudo! Vocês são mesmo a comédia nacional! Não acabem nunca, por favor!

      Eliminar
    8. alerta vermelho7/12/16 23:01

      Ricardinho Mendes, eu não estou a festejar nada! Mas se pelos teus critérios o BENFICA por ter perdido ontem está em crise profunda, então o teu clubezeco também está. Ou foi uma vez mais azar? Como é afinal?

      Eliminar
    9. Masterpiece7/12/16 23:12

      @ Ricardo Mendes 22:32

      Queres que traduza... o meu cumprimento especial pela derrota do zobordem contra uma equipa que SOFREU 24 GOLOS na Liga dos Campeões !

      Quanto ao desgaste, era bom que lesses as declarações do Jasus que já está a desculpar-se com o atraso na preparação da equipa para Domingo !

      Tu andaste aqui armado em incendiário agora vais ter que ir para a cama curtir a dor de corno, porque mais uma vez o mui elogiado treinador com o maior umbigo do universo viu o comboio com os 16 apurados da Champions, passar sem parar junto ao WC do Campo Grande !

      E vê lá se deixas de ser criançola para há aqui pessoal que ainda tu borravas na cueca e já muitos iam à bola !

      Eliminar
    10. alerta vermelho8/12/16 01:40

      Pois é amigo Masterpiece, os BENFIQUISTAS são tão ingénuos que se andaram a deixar levar pelos Mind Games deles. Aliás, é com tristeza que digo que se deixaram levar que nem patinhos!

      Eliminar
    11. São tão "grandes" que também ficaram fora da Youth League. Ao contrário do Benfica e do Porto. Mas estava tudo pensado. É para se concentrarem no Campeonato...

      Eliminar
    12. Ricardo Mendes8/12/16 19:54

      alerta vermelho, houve um duplo penalty no mesmo lance a favor do Sporting que não foi marcado. Só isso dava para passar à Liga Europa. Qualquer clube europeu, só liga a essa competição caso cheguem às meias finais, factor motivação para disputar a final e alcançar um título. Só. O que vale mesmo, é a champions... e mesmo essa, é sempre feita a pensar nos tubarões. Dinheiro, portanto.

      Os próprios clubes Ingleses já nem ligam à Liga Europa nos moldes em que está organizada. Para nós, é uma espécie de Taça da Liga com equipas europeias.

      Masterpiece, estás a escrever para a pessoa errada. Ao contrário de ti, não sou fanático por bola. Não é um resultado negativo que vai condicionar o meu estado de espírito. De certa forma, estou até aliviado, porque tenho a noção que o plantel do meu clube é curto para tanta competição. Só que eu vivo na realidade e tu no mundo da propaganda. Diferentes, portanto.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    13. Ricardo Mendes8/12/16 19:57

      F.L. Já sabemos que o Benfica tem a melhor academia da galáxia, pelo menos a nível da propaganda. Tão grande, tão grande que a época passada precisaram de malas de dinheiro e Harramizes para evitar que a famosa academia descesse ao CNS. Por vezes, convém ler antes de publicares.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  18. Duvido que existam alterações muito relevantes para domingo

    Nem seria muito procedente , a equipe estava a jogar bem , ficou algum desconforto e falta de confiança da viagem á turquia onde não se conseguiu guardar os 3 golos de vantagem.
    Falta de confiança agravada pelo jogo frente ao Marítimo.
    E ontem as coisas estavam equilibradas , deveria ser um jogo que acabaria em empate se não fosse o resultado em Kiev que fez com que descontraíssem na 2ª parte pensando se calhar que o Nápoles faria o mesmo , o que não aconteceu.

    Neste jogo de Domingo eu a mexer seria na defesa com a saida de Luisão e a entrada do Lisandro , o Jardel voltou de lesão e não sabemos o seu estado fisico e Domingo não é dia de invenções.
    Seria Jogo para jogar com o meio campo melhor povoado , Fejsa e Samaris se calhar derivando o Pizzi para a direita saindo o Salvio da equipe. Na frente Guedes e Mitro que apesar de andar menos bem , mas dá muito mais luta dentro da area e abre espaços para o Guedes ou outro entrar.
    Pouco mais que isto , se o Grimaldo recuperar entraria directo na esquerda da defesa , se não houver nenhum

    Sobre a gestão do Plantel , naturalmente que há um entrosamento entre a direcção e o Rui Vitória sobre a gestão de possíveis vendas já em Janeiro.

    Luisão é falado na comunicação social do Brasil como podendo já em Janeiro regressar para os últimos 2 anos de contrato e terminar lá a carreira.
    Salvio sabe-se que se procura um bom negócio pois é dos mais caros do plantel.

    Seja como for , este plantel pode e deve fazer melhor , todos sabemos que o clube tem na venda de atletas uma boa fonte de rendimentos , mas isso também só acontece se formos ganhando pois se perdermos dinâmica vencedora lá se vai o negócio ao ar e ai nem Dinheiro nem títulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Seja como for , este plantel pode e deve fazer melhor , todos sabemos que o clube tem na venda de atletas uma boa fonte de rendimentos , mas isso também só acontece se formos ganhando pois se perdermos dinâmica vencedora lá se vai o negócio ao ar e ai nem Dinheiro nem títulos."

      Isso mesmo.

      Eliminar
  19. Tocas nos pontos todos.
    A questão é que o problema parte logo da forma como o Vitória predispõe as equipas para os ditos jogos grandes- Champions, Sporting e porto.
    Não é compreensível que em casa, não seja capaz de incutir um estilo de jogo mais ambicioso, de bola no pé, de querer mais que o adversário, de equipa grande, em suma. Ontem, seguiu-se o mesmo protocolo dos jogos contra o Besiktas e Dinamo Kiev. Jogo na expetativa, lá atrás, deixando o adversário construir desde o guarda-redes, progredir com bola e assim ganhar confiança, e depois fazer o que melhor sabe, que é procurar bolas nas costas. Tudo lances do livro, que o Vitória não soube evitar, o que a este nível é imperdoável.

    Com defesas que estão fartos de cometer erros quando pressionados- vejam o golo do Guedes lá e o do Jimenez cá-, o Benfica deixou o sector que arrisca mais, tranquilizar-se com bola, respirar, passa-la redondinha para quem realmente é perigoso, enquanto nós, estávamos lá atrás, com Pizzi colado aos centrais, com Salvio e Cervi colado aos laterais, com Guedes e Jimenez "com a pilha toda", mas que por ordem do treinador, teriam que recuar para o seu meio-campo porque em casa, com 60 mil adeptos, o Benfica must not assumir o jogo.

    Tudo inexplicável que juntando as peças todas, se torna um contra-senso total: Se se dá a bola ao adversário e procura-se juntar mais as linhas de modo a sair rápido para o contra-ataque, para quê Pizzi na posição de médio? Além de não ser um recuperador-bolas por natureza, não é jogador para furar linhas, com a bola em progressão, como tão bem fazia Renato e Enzo. Basicamente, não dá equilíbrio defensivo necessário, como se recupera a bola, tenta fazer o que melhor sabe( que necessariamente não é a melhor opção para este estilo de jogo), que é procurar um passo longo para as extremas, que em muitas vezes, estando tão recuados, recebem sob uma pressão muito grande. Renato, por exemplo, nestas circunstâncias, era capaz de se libertar da pressão de um ou dois médios, e depois passa-la limpa para o jogador na ala. Isto já não é para Pizzi que é um jogador que vive de bola e não de transições rápidas.

    Outro ponto, é Salvio e Luisão, hoje por hoje, jogarem pelo passado, e não pelo que fazem no presente. Como quer o Benfica ter jogadores em forma- como Carrillo e Rafa-, se basicamente nem calçam nos jogos mais acessíveis em casa, ou de resultado já feito?
    Sem tempo de jogo, não há confiança, sem confiança não há fio de jogo. Isto é muito simples. Neste momento, não há um suplente que esteja num momento de forma brilhante, e isso diz muito da tal qualidade do Vitória em lidar com os jogadores. Carrillo, por exemplo, teve que ir À seleção, para elevar os índices físicos.
    Do Luisão, já está tudo dito. Hoje por hoje, não dá segurança nenhuma. Foi engraçado que no 2 golo, é papado no lance, e logo a seguir bate palmas para incentivar os colegas, como quem diz, "eu não tenho nada a ver com isto". Só o vejo a armar-se em treinador, dando supostas lições táticas aos companheiros, quando ontem, passou o jogo a cometer erros. Carrossel para quem esteve atento.

    É óbvio que mais que jogadores, há um problema claro na forma como Vitória aborda este tipo de jogos. O Benfica em casa, tem que mandar no jogo( Jogar na red line é aquilo?). E para isso, terá que ter jogadores na frente com outro tipo de características, para que a equipa saiba respirar com bola, também no meio-campo adversário. Na frente de ataque, não temos um jogador que saiba jogar parado". Só se notam em campo, quando procuram acelerar, o que consequentemente nos faz perder muito rapidamente a bola, em muitos lances.

    Uma última nota. Luisão é sair no final da época. Coates está disponível por 5 milhões de euros. É aproveitar que me parece um excelente central. O Benfica que não se meta a dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar com o que apontas ás faltas de ritmo e entrosamento do Rafa e Carrillo, jogar dá confiança!
      Luisão e Salvio...também tenho de concordar, mas parece que há um iman que os prende ao 11 .
      Por outro lado, contra equipas ditas grds e da nossa igualha, com RV só nos safámos vestindo a pele de equipa pequena, seja em casa ou fora, excepção feita ao jogo com o porto o ano passado na Luz, em que fomos muito superiores mas nesse perdemos!
      É triste mas é vdd

      Eliminar
    2. tanta conversa para dizer que não temos meio campo

      Eliminar
  20. Bem escrito, conteúdo pertinente, análise perfeita e corajosa..........assino por baixo.

    Enviar por mail ao RV.

    ResponderEliminar
  21. E entretanto mais uma vez passas ao lado de mais de como o benfica domina todo i futebol fira das 4 linhas, ou seja, ja vimos esta época para não falar das outras, várias equipas a praticar antijogo e a perder tempo com simulações de lesões, tal como pir exemplo o benfica esta época no Dragão, mas bastou o clube benfica perdet um jogo e fazer barulho, para os esteios di futebol (fontelas) vir a terreiro defender a penalização contra o antijogo...
    Tenho é vergonha desta treta de futebol português... se alguém tem duvidas de quem domina os meandros do futebol português, só pode mesmo andar a dormir...

    ResponderEliminar
  22. As análises sempre lúcidas do Shadows (principalmente após qualquer desaire) deixam-nos sempre estarrecidos, o que revela a sua apurada argúcia. Valem o que valem e compete a cada um concordar ou não. Mas sendo pragmático, estranho, no global, que não se dê ênfase ao apuramento e se relegue para 2.º plano a exibição do Benfica (provavelmente a pior da época até ao momento), sem que com isso queira significar que não se possa (e deva) criticar desde que construtivamente. Será por ser em vésperas de 'derby'?
    Será para desanuviar o ambiente, para dar lugar à formiguinha de treinador que existe em nós, ou para descarregar as nossas próprias frustrações?
    António Guerra

    ResponderEliminar
  23. Vocês fulanizam muito a questão, o que é respeitável, claro. E até concordo que Luisão não é para todos os jogos, para este não era, precisávamos de centrais rápidos (gosto de Lisandro), quanto a Salvio está muito bem segundo a minha perspectiva. Pizzi é um excelente jogador mas que não tem o tal pulmão de 8.
    Tava aqui a pensar com os meus botões se trocar os laterais não seria uma boa ideia, Semedo joga com o pé esquerdo, Almeida não, podemos no entanto ficar sem laterais ofensivos, isto porque Almeida não é muito ofensivo, mas treinar a solução poderia ser interessante.
    O Benfica precisa de adquirir um 8 com poder e arte, nem que seja jovem. Danilo será que não dá para a posição?
    Não vejo um problema de liderança ou coragem, vejo um problema de modelo de jogo, não de sistema de jogo mas de modelo. E isso não se muda de um dia para o outro, isso tem que ser identificado como um problema e depois tem que ser trabalhado pela equipa técnica e os jogadores serem sujeitos a pequenos treinos de adaptação a outro modelo, de forma faseada porque não se pode mudar as coisas com o comboio em andamento. Acho ABSOLUTAMENTE impossível que RV e a equipa técnica não tenham capacidade de ver as falhas e mudarem para melhor. RV não é um tipo sem ideias ou neurónios como outros, observo nele outras capacidades.

    ResponderEliminar
  24. Quantos portugueses jogaram?Quantos jovens?
    Que competicão saiu rui vitória?
    Desculpa ou não és do benfica ou então, perdeste para o vice campeão italiano, ou não?
    Isto é só gaspar ramos, bons são os outros que só compravam rstrangeiros e espetavam com o benfica na liga europa, enfim eis o meu benfica

    ResponderEliminar
  25. O professor Rui não consegue ver que o meio-campo não tem consistência nem imaginação. Mas então não existe um director para o futebol?
    O presidente já sabemos que não pesca nada da matéria, mas então na "estrutura" não existe mais ninguém que perceba de futebol?

    ResponderEliminar
  26. Shadows, por falar em coragem, parabéns por teres tido a coragem de admitir o erro e retirar o pasquim neofascista da vossa barra lateral. Agora já posso voltar a irritar toda a gente com os meus comentários ;).

    Será que um dia também vais ter a coragem de admitir que erraste no valor que atribuiste a RV como treinador de futebol? Parece que já estiveste mais longe :)

    Concordo com muito do que dizes, infelizmente - excepção à questão Pizzi.

    Vou fingir que acredito que o treinador não é o problema essencial da nossa equipa - e deixar aqui os meus 'bitaites'. Para mim era assim:

    1. Clássicos, derbies e Champions: 4x3x3 com

    Ederson
    N Semedo, Lindelof, Jardel, Grimaldo
    Fejsa, Pizzi, André Horta (ou Danilo)
    Jonas, Mitroglou, Rafa

    2. Todos os outros jogos: 4x1x3x2 com

    Ederson
    N Semedo, Lindelof, Jardel, Grimaldo
    Fejsa
    Zivkovic, Pizzi, Rafa
    Jonas e Mitroglou

    Isto com os jogadores todos disponíveis, claro (pausa para gargalhada)...

    Mas não acredito que RV mude alguma coisa de substancial para domingo - vai ser outra vez um banho de bola e outra vez uma derrota, como habitualmente nos jogos com equipas fortes :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho7/12/16 22:19

      Chamas-lhes fortes?! Looooooooooooooooooooool!

      Eliminar
    2. Lol não tão fortes como o Legia de Varsóvia, esse histórico colosso do futebol europeu!

      Eliminar
  27. Shadows vê lá fazes um bom post a elogiar o eterno Pinto da Costa. Deixa de ser invejoso pelo menos vez uma vez nada vida.

    ResponderEliminar
  28. olha o génio da "bola" e do "contra-golpe". lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bateu o seu próprio record de pontos que vinha da época 2014/2015.

      Eliminar
  29. alerta vermelho7/12/16 22:22

    O sperding perdeu. Digam-me cá os profetas da desgraça: O sperding está em crise? Ou não? Se calhar não, o BENFICA é que tem que estar porque sim, não é velhos do Restelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver o BENFICA desde 19537/12/16 23:26

      Mas o Jasus cagão não conseguiu marcar um golo a uma equipa que tem o pior goal-average da Champions ?

      Onde estão os iluminados que dizem que o Jasus cagão é treinador que sabe ler o jogo ?

      Mais uma vez o São Patricio foi a tábua de salvação de um zbordem com uma defesa a meter água por todos os lados, e com um meio-campo "muita forte" mas perfeitamente incapaz de travar dois ou três avançados que tinham tanto de voluntariosos como uma infantiidade na hora de remate que até me deu vontade de chorar a rir !

      Eliminar
  30. Bom post. Para além do que foi referido a mim preocupa-me a falta de cruzamentos para a área. Quando temos a bola na esquerda ou direita raramente sai um cruzamento.

    ResponderEliminar
  31. boa noite a todos , tenho uma questão para colocar ao Shadows.
    qual a sua opinião de o benfica, poder jogar no domingo em 4*2*4 , com um ataque móvel tipo barcelona ou bayern de guardiola.
    sem ponta de lança fixo.
    mais ou menos com esta equipa (ederson,nelson,lindelof,jardel,andré almeida, fejsa,samaris. na frente com pizzi ,cervi,rafa,salvio ou carrillo ou guedes.
    com pizzi a fazer o papel de 10 e cervi ,rafa e outro em constantes movimentações com desmarcações.
    o que acha ? é muito descabido?

    e outra tática para quando o grimaldo estiver bom. 5*3*2 que se transforma qnd ataca 3*5*2 (GR, /3 defesas centrais/ DD semedo DE grimaldo /fejsa/ / um 8/ um 9/ e dois extremos a ir para o meio para que os defesas laterais subam .
    o que acha?
    atenciosamnete
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  32. também eu já à muito tempo reclamo uma mudança tactica neste jogos com equipa de maior valor.

    agora acho piada à maioria dos que agora critica o treinador por não produzir neste jogos mais complicados quando era no tempo do outro, que tinha neste aspecto os mesmos defeitos e os mesmos maus resultados, estavam caladinhos que nem uns ratos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...a coerência é uma treta !

      Eliminar
    2. Champions já rendeu 22,7 milhões de euros.

      certo é bom para os cofres do benfica, mas depois compra-se jogadores por 20 milhoes (rafa),20 milhoes (jimenez) 14 milhoes (pizzi), e 7 a 8 milhoes de comissões e prémio de assinatura (carrillo).
      para estarem no banco e qnd entram pouo ou nada acrescentam à equipa.
      a soma dos 4 é igual a 3 passagens aos 1/8 final da champions.
      visto que não é facil chegar aos 1/8 , não deveria haver contenção nos valores na compra dos jogadores?
      cumprimentos

      Eliminar
  33. Acabei de ver um onze interessante, introduzo um ajuste.
    Ederson; Almeida, Luisão, Lindelof, Semedo; Fejsa e Samaris; Pizzi, Rafa e Cervi; Mitroglou

    Saem Salvio e Guedes e entram Samaris e Rafa.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking