O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Prolongamento de dívida do Sporting vai ao Parlamento

. 13 comentários
No final do ano passado, o Sporting enfrentava uma situação complicada. Os 55 milhões de euros de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) que tinham sido emitidos em 2011, e adquiridos em partes iguais pelo então BES e pelo Millenium BCP (cada um com mais de 27 milhões), iriam converter-se em acções da SAD sportinguista a 17 de Janeiro deste ano, caso o Sporting não os pagasse. 

Esse cenário não agradava nem ao clube, nem aos bancos. Por isso, foi acordada a extensão do empréstimo até 2026, com um aumento de 0,5 pontos nos juros, para 4%. Ou seja, a dívida continua nos bancos. 

O cidadão Francisco Calado Cordeiro indignou-se com aquilo que considera ter sido um "perdão de dívida" do Novo Banco aos leões – o processo é especialmente sensível porque a instituição foi recapitalizada com dinheiro público – e redigiu uma petição que recolheu mais de quatro mil assinaturas, requisito necessário para ser discutida no plenário da Assembleia da República. 

Os peticionários exigem que o Sporting pague "uma taxa de juro de mercado" ou que "recompre os instrumentos ao preço facial". A discussão está marcada para amanhã à tarde. 

A petição, por si só, não terá qualquer efeito na operação de prolongamento de maturidades dos VMOC A, que agora apenas vencem em Dezembro de 2026. Depois da discussão, o assunto é arrumado e não há sequer lugar a votações. O que pode acontecer é algum partido apresentar uma iniciativa legislativa que responda a alguma das questões levantadas na petição. O que não é muito expectável. A maioria dos partidos ainda não definiu a sua posição, nem o que vai dizer nos dois minutos que vão ter para intervir. Já o PCP vai dizer que "compreende que ser accionista do Sporting não seja do interesse do Novo Banco", mas que "não se percebe porque é que os bancos decidiram comprar as VMOC", explicou ao Negócios o deputado Miguel Tiago. 

Sporting recusa ter sido beneficiado 

Ao Negócios, Carlos Vieira, vice-presidente do clube com o pelouro das Finanças, recusa "terminantemente" que o Sporting tenha sido beneficiado, e diz que os VMOC são uma "alternativa válida para apoiar reestruturações", que foi "analisada e aprovada não só pelo Banco de Portugal" como pela Direcção-Geral de Concorrênca da Comissão Europeia. E diz que o instrumento utilizado para recapitalizar a banca, CoCo, é similar. 

Ao abrigo da reestruturação acertada com a banca, "o Sporting tem ‘triggers’ de reembolso". Os proveitos com a ida à Liga dos Campeões ou a venda de jogadores são utilizados para amortizar empréstimos "e para constituir uma conta-reserva que posteriormente servirá para adquirir as VMOC", acrescenta Carlos Vieira. 

A Assembleia da República enviou pedidos de informação ao Banco de Portugal, Autoridade da Concorrência, Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), bem como ao ministro das Finanças e ao Fundo de Resolução. 

O Fundo de Resolução enviou os esclarecimentos do Novo Banco, que disse que existia um "compromisso formal" assumido pelo BES e pelo BCP em 2013 de subscrever uma nova emissão de VMOC. Como o Sporting "não dispunha de fundos disponíveis" para recomprar os 55 milhões que já estavam nos bancos, e como "não era do melhor interesse dos bancos" tornarem-se accionistas do clube, procedeu-se à extensão, em 10 anos, da maturidade da emissão. 

A CMVM lembrou que o BCP e o Novo Banco já tinham manifestado disponibilidade para alterar o prazo e condições da emissão em Novembro de 2014
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. O cidadão Francisco Calado Cordeiro que tenha calma que o comédia teve 60 milhoes de lucro em 3 meses! O comédia ainda vai comprar é o Novobanco.

    ResponderEliminar
  2. Não vai dar em nada mas serve de aviso para negociatas futuras.

    ResponderEliminar
  3. Red moon exelente post sobre esta situcao vergonhosa dos lagartos meus parabens ao cidadadao miguel tiago por fazer chegar esta situacao a assembleia da republica ja tinha comentado em alguns posts do eagle sobre este mesmo tema que pensava que a pressao publica como a que faz o sr miguel tiago e a melhor forma de fazer os caloteiros dos largartos pagarem o que devem e o que de todos nos pois os mesmos bancos foram intervencionados. Tambem acho que da parte da assembleia da republica poderao vir boas novos pois mais de 2 tercos dos deputados sao do nosso s.l.b e dos corruptos clubes que nao beneficiam das mesmas condicoes constituindo assim concurencia desleal.Melhor altura que esta para apresentar um iniciativa legislativa uma comissao de inquerito qualquere coisa etc. E aqui estou a falar dos deputados que abertamente se dizem adeptos do nosso glorioso . Espero que o vieira lhes tenha deixado as orelhas arder hoje amanha vou estar atento ao comportamento deles . Mesmo que nao de em nada esta discusao parlamentar ha que manter a pressao com mais acoes destas e com muito mais assinantes pois assim a assembleia da republica e os proprios bancos nao vao poder assobiar para o lado.

    Red1

    Exelente trabalho na defesa do nosso glorioso
    Continuem o bom trabalho na defesa do benfica

    ResponderEliminar
  4. Espero que também discutam a dívida do Benfica e de Lfv ao novo banco.
    Afinal de contas tambem e dinheiro dos contribuintes que esta em causa.
    Cada vez mais se comportam como os donos disto tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença caro fumador de cuspo, é que tanto o Benfica como o LFV pagam as prestações religiosamente com os respectivos juros. Já o pateting not lisbon e o seu gordo otário amestrado, não pagam, constroem pavilhões doyen com dinheiro roubado e ainda têm orgulho nisso. Para além de que pagam 8M a um treinador fanfarrão que passa a vida de joelho no chão.

      Já sei o que provocou o incêndio na luz. A carneirada estava muito agitada e os cornos de tanto rasparem uns nos outros, começaram a fazer faísca.

      Eliminar
    2. Ou amigo o Benfica e o LFV tiveram algum perdão? É crime ter divida ao banco? Crime é a maria e o manel não conseguirem pagar o que devem e o Banco ficare-lhes com a casa e o carro enquanto ao Zmerding perdoam-lhes a divida.

      O Benfica e o LFV e todos os que PAGAM o que devem, andam é a financiar com os juros que pagam, o perdão dos bancos ao Zmerding.

      Eliminar
    3. Oh burro calimero ou corrupto encornado, dragarto, o SLB paga juros pelos empréstimos acordados, o Sr. Presidente LFV paga juros pelos empréstimos acordados.

      Oh burro calimero ou corrupto encornado, dragarto, o SLB não tem perdão de divida, perdão de juros anuais á volta de 20 milhões de euros. O SLB não tem VMOCs que farão os bancos ficar com acções dos calimeros a valerem 1/4 do valor... significando perdas de cerca 100 milhões de euros. Absolutamente vergonhoso, bancos intervencionados fazerem estes negócios... ás claras...

      Pode ser que se fodam.

      Eliminar
    4. Vamos ignorar o facto de estares a misturar divida de um privado com a divida de uma instituição, e passemos logo à grande diferença entre as dividas, que é o facto de uma estar a ser paga e a juros de mercado, outra é a divida de uma instituição que não tem as mínimas condições de a pagar, nem a juros de amigo, de uma instituição que rasga contractos e se recusa a pagar mesmo quando condenada em tribunal, tendo os credores de recorrer a penhora de receitas.

      Os efeitos deste tipo de gestão de ser rico com dinheiro dos outros não dura para sempre e claro as osgas voltam passado um tempo a não te dinheiro para mandar cantar um cego, e são "grandes" e "candidatos ao titulo" só na 1a jornada.

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Será que não percebes a diferença entre dívida, com juros à taxa de mercado, e VMOC (com um Banco intervencionado a assumir parte do capital de um clube de futebol e o clube a pagar juros muito abaixo da taxa do mercado)? Donos disto tudo eram os Ricciardis desta vida, pá.

      Eliminar
    6. Coitadinho. Já não basta o melão que carregas, meteste-te aqui e levaste uma carga de porrada. Até parecia um jogo arbitrado pelo Jorge Sousa.. Mas ao contrário.

      Eliminar
  5. Mas o Benfica não paga juros à baca? Tem algum pagamento vencido em atraso?

    E é o Lfv que deve aos bancos ou as empresas em que ele é sócio? E não pagam juros? Têm pagamentos em atraso?

    És mesmo ignorante. Incha cabeça lagarto

    ResponderEliminar
  6. Vai ao parlamento e depois?
    Resolve o quê?

    ResponderEliminar
  7. A divida e os vmocs são duas coisas completamente diferentes. As dividas, desde que estejam a ser pagos os juros, são ativos dos bancos enquanto que os vmocs, sobretudo se não são de interesse estratégico do banco, são passivo dos bancos. Não havendo interesse estratégico do banco em ficar dono do Sporting e tendo este club ativos para pagar os vmocs(passses de jogadores) não se compreendem os vmocs. São um ato de gestão danosa do banco em favor do Sporting e um beneficio financeiro e desportivo (porque mantém os jogadores valiosos) . Por outras palavras: o Benfica esta como Portugal a pagar juros altos pela sua divida enquanto o Sporting esta como a Grécia que não pagou nem a divida nem os juros(e estes já de si mais baixos que o mercado em situação de favorecimento danoso para o banco) e recebeu um perdão de divida e juros mais baixos e prazos mais alongados. Trata-se evidentemente de uma situação descarada de favorecimento desportivo e financeiro de um clube em prejuízo dos acionistas do banco e do publico em geral já que os bancos estão a ser ajudados pelo estado de diversas formas. Os gestores do banco deviam ser chamados á responsabilidade pelas autoridades de supervisão e pela justiça.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking