O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Luis Filipe Vieira: sinceridade ou hipocrisia.

. 18 comentários
É o que veremos nos próximos dias quando se verificar qual o tipo de discurso de alguns comentadores de tv afectos ao Benfica.

Luis Filipe Vieira apelou no funeral de Mário Wilson a que os comentadores benfiquistas falem sobre o clube e não sobre os outros, no âmbito da escalada de declarações e ameaças que acontecem fora dos ecrãs de televisão.

Têm sido várias as vezes que escrevi no NGB sobre a batalha suja travada pelos departamentos de comunicação de Benfica e Sporting e em que não há inocentes! Em que a rivalidade sã e sem igual dos grandes de Lisboa tem sido conspurcada por escumalha sem respeito pela história dos dois clubes históricos.

Lembro que grande parte disto começou quando alguém no Benfica achou que para livrar Vieira das críticas ferozes dos próprios sócios e adeptos aquando da ida surpresa de Jorge Jesus para o Sporting tinha que enxovalhar de todas as formas a imagem de Jorge Jesus. 

Eu estou completamente à vontade para falar de JJ pois enquanto ele ainda estava no Benfica fui dos poucos que expôs as suas fraquezas e que o considerou sem nível para treinar o nosso clube. Os mesmos que nessa altura ladravam raivosos contra quem acusava o ex-treinador do Benfica de falta de classe e qualidade foram os primeiros a fazer esses ataques a JJ nos dias a seguir ao anúncio da ida de JJ para o Sporting. Quem tem falta de memória, que procure nos arquivos do NGB sobre a revolta que ía na nação benfiquista e o que se escreveu sobre Vieira e a sua decisão de não renovar.

Os comentadores são pagos para comentar. Se lá estão não podem abordar apenas parte dos temas e ficar calados noutros. Mas emitir uma opinião é algo diferente de entrar numa estratégia de acusações e de tomar a iniciativa de achincalhar os outros em especial para não se falar no que se passa no Benfica.

Eu ainda estou para saber porque é que pessoas directamente ligadas a Luis Filipe Vieira se preocupam em saber o que se passa nas AG's do Sporting ou se as contas do Sporting estão boas ou não! Se o dinheiro do João Mário vai para os bancos ou para a substituição dos azulejos do estádio de Alvalade! Como benfiquista, quero lá saber disso! 

Aliás, porque se preocupam tanto com as contas dos outros? Não deviam sim demonstrar essa mesma preocupação por o Benfica estar a caminho dos 500 milhões de euros?

Se Luis Filipe Vieira estava a ser sincero quanto a pedir moderação aos comentadores, então que comece pelo director de conteúdos escolhido por si para a BTV! Que comece por um dos dois responsáveis pelo movimento de recandidatura do próprio Vieira!

Se virmos mudanças nestes dois comentadores que se juntam todas as semanas para partilharem estratégias e carinhosamente se tratam por "primos", então teremos a certeza de que Vieira estava a falar a sério. 

Não quero acreditar que Vieira não estivesse a falar a sério quando profere este desejo no funeral de Mário Wilson. Como escrevi ontem, o "velho capitão" foi um exemplo quando apesar dos ataques de Pedroto que roçavam até o racismo e o insulto pessoal resistia a responder na mesma moeda e honrava os valores do Sport Lisboa e Benfica.

Veremos nos próximos dias se foi sinceridade ou hipocrisia.  
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. em vergonha na cara, oh benfiquista trasvestido com costeletas popoting.
    Até os gerenciadores do facebook selenciaram os carneiros e tu vens falar mal do Benfica, inacios, pinas, fernando mendes, dolberts é que são bons.
    A mim já não enganas, quando é fcp é só falar mal e quanto ao teu popoting já metes comentadores Benfiquistas ao barulho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, volta lá para as pocilgas onde costumas comentar. Não interessas nem à morte.

      Eliminar
  2. Na realidade, nem é preciso atacar ninguém. A humilhação pública alheia aparece naturalmente escarrapachada nos jornais e no horário nobre da TV. Até o Rui Santos já reconhece as tácticas manhosas, manipulatórias e de má vizinhança do arqui-inimigo . Contudo, acho que assiste fazer uso do direito de resposta assim que os ataques frequentes por infâmia, calúnia ou injúria continuem a ser despudoradamente usados como arma de arremesso. No entanto, também Fica Bem alguma humildade e auto-crítica quando os resultados positivos não acontecem.

    ResponderEliminar
  3. Nem uma crítica para o RGS?

    ResponderEliminar
  4. Alguém tem de por água na fervura o desporto não é isto que andamos a assistir qualquer dia anda tudo a porrada e os estádios vazios e que exemplo estamos a dar aos jovens e crianças deste país!? Nem devia ser o vieira a falar, não a um secretário de estado do desporto ou coisa assim, não a uma autoridade política que possa interferir quando existem pessoas que publicamente incentivam a violência !?

    ResponderEliminar
  5. Luigi SLB6/10/16 05:35

    Sombras acorda já é de dia.

    ResponderEliminar
  6. O sporting quer é lançar estas cortinas de fumo, que se fale destes não assuntos e tu mordes o isco feito parolo.

    ResponderEliminar
  7. Luís Filipe Vieira fala e o que vai escrever um Benfiquista ?
    Lançar polémica perguntando se ele foi sincero ou hipócrita....

    Oh shadows quando o Benfica felicitou o Guterres o Benfica estava a ser sincero ou hipócrita ?

    Acho que isso diz tudo sobre um clube...


    Hipocrisia é la prós lados dos lagartos.

    ResponderEliminar
  8. Hipocrisia vejo eu neste texto... Enfim... Queres é publicidade .

    ResponderEliminar
  9. Belo post Shadows. Foi exactamente essa questão que fiz a mim mesmo quando vi e ouvi as declarações de Vieira.

    Não quero acreditar que seja hipócrita no funeral de um dos maiores exemplos que devemos seguir, mas custa também muito acreditar como é possivel não haver uma estratégia concertada, suervisionada em última instância por Vieira, em relação à comunicação. Custa acreditar que Rui Gomes da Silva (o caso mais grave porque é vice-presidente do Clube), Guerra e Ventura, não sigam o que é decidido e autorizado por Vieira. Custa acreditar que, tendo Vieira dado indicações de contenção, que não são de hoje ou de ontem, neste caso, eles tivessem desobedecido.

    Os dirigentes e pseudo-comentadores dos clubes, que são uma escória, deviam seguir o exemplo de Mário Wilson, que tinha como lema de vida, ou um dos lemas de vida, respeitar para ser respeitado.

    ResponderEliminar
  10. Quem ainda tem o descaramento de tentar igualar a atitude do Sporting à do Benfica nesta suposta guerra de comunicação, das três uma:

    -É Sportinguista da espécie carneiro.
    -É um imbecil de primeira água.
    -É Sportinguista da espécie carneiro e um imbecil de primeira água.

    Em que categoria te enquadras tu? Cada vez tenho mais dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquadro-me na categoria dos que são só benfiquistas e que se preocupam é com quem andou 30 anos a roubar o Benfica e não com indios ou fala-baratos.

      Eliminar
  11. Shadows,

    Lemro-me de ainda muito jovem ler um livro de Erich Maria Remarque "A Oeste nada de novo" e da forma cruel como eram relatadas as relações entre humanos num ambiente de guerra.
    Esquecendo o conteúdo, lembrei-me deste titulo a propósito da tua fixação em LFV que penso desde à muito consideras a caixa de Pandora!!
    Num momento de pesar [ funeral de Mario Wilson ] e perante um cenário de insultos e difamação projectado pelo sporting e aqui e acolá respondido em tom parecido por alguns comentadores benfiquistas Luis Filipe Vieira intervei pedindo à nação benfiquista para deixar o Sporting a falar sozinho.
    Ao longo dos últimos anos LFV tem feito um percurso mais discreto e tem assumido cada vez mais uma postura institucional e verdadeiramente adequada ao cargo que ocupa ao contrário dos seus homólogos do Porto e Sporting que são verdadeiros incendiários.
    Acontece que 2 ou 3 comentadores do Benfica, incluido Rui Gomes da Silva que tu tanto elogias, têm feito o favor aos dragartos de responder a insultos não percebendo que no lamaçal todos ficam sujos e mais que na lama é que Bruno de Carvalho e Pinto da costa se sentem em casa.
    Importa porém não confundir a "batalha" que o Benfica protagonizou contra o Porto em que aquilo que esta em causa eram factos revelados à saciedade - Apito Dourado - com insinuações de energúmenos e incitação à violência! Aliás, se há coisa que o Benfica fez bem foi denunciar o apito dourado e desmascarar a quadrilha que roubou inúmeros campeonatos ao Benfica e Sporting.
    Ainda não te ouvi qualquer pensamento sobre Rui Gomes da Silva - a não ser elogios rasgados - mas gostava de saber o que pensas!!
    Mais uma vez considero que a forma de abordares este assunto é tudo menos coerente.

    ResponderEliminar
  12. "Como escrevi ontem, o "velho capitão" foi um exemplo quando apesar dos ataques de Pedroto que roçavam até o racismo e o insulto pessoal resistia a responder na mesma moeda e honrava os valores do Sport Lisboa e Benfica."

    Isto foi na altura em que o Porto ganhava muito e o Benfica ganhava pouco, certo?

    ResponderEliminar
  13. O Shadows é um Doente mental...da mesma estirpe do Bruno Paspalho...cura-te pá pois essa fixação anti-LFV já denota sinais de esquizofrenia...

    ResponderEliminar
  14. "Se lá estão não podem abordar apenas parte dos temas e ficar calados noutros. " e depois lemos: "por o Benfica estar a caminho dos 500 milhões de euros" O que é que está a caminho dos 500M? Se calhar para ser consequente convinha abordar a outra parte do tema! O ativo é superior ao passivo e o passivo até tem descido.
    "Como benfiquista, quero lá saber disso!" Em 1º lugar se os comentadores estão lá é para comentar o que lhes perguntam. Depois qual é a parte de que eles até nas eleições do Benfica se metem que não dás conta (em meios de comunicação oficiais)? O que têm eles a haver com isso? Insistes em colocar tudo no mesmo patamar. Não é tudo igual. Se nós temos o Guerra eles têm o Dolbet, se nós temos o André qq coisa eles têm o F. Mendes. Agora diz lá onde é que institucionalmente o Benfica tem a má criação (que existiu no post sobre o teu adorado RGS) ou anda ás bocas ao sporting? A questão é essa. Comentadores todos têm. Onde viste ataques institucionais do Benfica aos comentadores? Ou a vice presidentes? Ou comentários sobre as eleições? Etc etc etc. E não venhas com a conversa dos guerras porque guerras ou dolbts todos têm.
    Colocar tudo no mesmo patamar ou dizer que foi o Benfica que começou é argumentação deles! O ano passado até podem argumentar com o JJ, é mentira, mas dando de barato, justifica aquilo tudo que se passou? E este ano? O Benfica começou também, foi?

    ResponderEliminar
  15. Só espero dele verdade e sinceridade.

    ResponderEliminar
  16. E o Benfica já respondeu, oficialmente, a todos os tolos que querem misturar alhos com bugalhos!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking