O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 21 de agosto de 2016

Quanto tens 11 "é fácil"... e quanto tens 21?

. 36 comentários

Era uma "promessa" de Luis Filipe Vieira há muito tempo e até já tinha feito uma tentativa com Jesus há três anos, quando a final da Champions foi em Lisboa: Ter um plantel capaz de fazer boa figura na Liga dos Campeões, sem nunca por em causa a luta pela conquista de todos os títulos nacionais. Jesus não conseguiu.

Com o plantel do ano passado, que todos diziam ser bem mais fraco do que Jesus teve - sim, eu não me esqueço disso! - Rui Vitória não sou limpou todos os troféus (menos a Taça de Portugal), como igualmente mostrou ser possível chegar aos 1/4 da Champions.

Isso terá feito "sonhar" Luis Filipe Vieira que continua na luta para fazer chegar ao plantel mais dois reforços (além de Rafa que, recordo, ainda (?) não é jogador do Benfica). Pouco importa agora dizer quem são esses dois nomes que qualquer benfiquista irá gostar de ver entrar na Luz caso seja possível concretizar estes dois negócios que, à partida, têm tudo de improváveis... o que interessa é ver a capacidade que o SLBenfica tem para o fazer.

Muitos têm falado dos camiões de jogadores que chegam ao SLBenfica, mas esquecem-se que um clube não se gere pelos jornais ou pela estatística, como muitos gostam. Se assim fosse o Slimani não era alvo do Cristal Palace e do Everton, mas sim do City e do United.

O plantel do Benfica é também feito de seriedade no trabalho, lealdade com o clube com e com a equipa técnica e garantia de não prestar contas a adversários que pouca vergonha têm de assumir que jogam 50% do jogo fora de campo, enquanto o plantel do Benfica tem que treinar horas a fio no Caixa Futebol Campus para que sejam apenas os jogadores a decidir os resultados.

Essa seriedade e lealdade (ou falta dela) têm ditado algumas saídas do Sport Lisboa e Benfica e não vou aqui entrar em nomes porque pouco me interessa alimentar essas conversas, mas "um plantel tricampeão" não é necessariamente um plantel preparado para continuar a vencer se não for capaz de retirar as ervas daninhas que lhe limitam o sucesso que já de si vai ser complicado ao longo do ano com lesões e os tais 50% que uns decidem jogar fora de campo.

Olhando para o plantel do SLBenfica, temos uma baliza seguríssima, uma defesa que poderá ainda mudar mas que tem nos jogadores da formação, Lindelof e Semedo, o seus jogadores mais inegociáveis (se é que isso é possível). A par disto há experiência e qualidade em Luisão, Jardel, Lisandro, Eliseu, Grimaldo e Almeida, sem esquecer a juventude e potencial de Kalaica. Mas acredito que ainda poderão haver aqui alterações (saídas/entrada) que tornarão a defesa ainda mais forte.

Conclusão 1: Dificilmente poderemos dizer que há quatro titulares na defesa e mesmo na baliza. Acredito que muito acontecerá em função dos jogos, dos compromissos futuros, das lesões, dos adversários. Não há titulares!

No meio campo temos o melhor medio defensivo em Portugal, Fejsa, que tem em Danilo, Samaris e Celis (e ainda Almeida) três opções altamente válidas - mesmo que daqui ainda saia um. Na posição mais adiantada do meio campo 

Conclusão 2: Dificilmente poderemos dizer que há titulares no meio campo defensivo. Acredito que muito acontecerá em função dos jogos, dos compromissos futuros, das lesões, dos adversários e especialmente da condição variável de Fejsa. Não há titulares... mais uma vez!

Na posição mais adiantada do meio campo André Horta brilha alto, mas Pizzi não fica atrás e tem sido um claríssimo sinal de desequilíbrio dos adversários. Danilo pode também fazer esse lugar, tal como Samaris, caso permaneça na Luz.

Conclusão 3: Dificilmente poderemos dizer que há um jogador titular na posição 8. Dado que as opções são muito fortes e até polivalentes, acredito que muito acontecerá em função dos jogos, dos compromissos futuros, das lesões, dos adversários. Também na posição 8.... Não há titulares!

Chegámos ao novo brinquedo favorito dos benfiquistas: Há muitos médios-ala no Benfica. Então vejamos: 

- Rafa (caso chegue) é mesmo médio ala? Bom, se calhar será um erro "fazer-lhe isso", pois é claramente um jogador mais semelhante a João Pinto e todos sabemos o que lhe aconteceu quando tentaram fazer dele um médio esquerdo.

- médios ala puros temos Cervi e Salvio. Nem Guedes, nem Zivkovic, nem Carrillo são jogadores que só poderão jogar nas alas. Se Rafa é um caso que não deverá jogar nas alas, estes très são um caso que deverão jogador nas alas, mas podem perfeitamente não o fazer.

Ora, caso saia Sálvio, teriamos então um médio ala puro na esquerda (Cervi) e outro perto disso na direita (Zivkovic) e ambos são jogadores acabados de chegar à Europa, um, e a um clube de dimensão europeia, o outro. Eu diria que colocar em cima deles a responsabilidade de terem de render já imediatamente talvez seja injusto. 

"Sobram" Guedes e Carrillo. O primeiro tem rendido mais atrás do avançado... o segundo vem de uma paragem forçada, sem ritmo de treino nem de jogo, com mais de seis meses (ah! também Zivkovic está sem competir desde Dezembro!). Talvez por estas situações, andem a querer dizer que Pizzi é extremo no Benfica de Rui Vitória, porque na verdade... "inventam" extremos a Rui Vitória.

Portanto, no apoio ao ponta de lança fixo - que by the way só temos um, Mitroglou - temos então três lugares para serem ocupados por nove opções: Jonas, Jimenez, Jovic, Rafa, Cervi, Carrillo, Zivkovic, Guedes e Salvio.

Admitindo uma eventual saída de Salvio, não porque não tenha qualidade, mas porque fisicamente tem potencial (tal como Fejsa) para ter problemas físicos no contexto de jogo em Portugal e no Benfica, teremos então oito jogadores para três lugares. Admitindo também que Jovic terá mais dificuldades neste contexto, são sete opções para três lugares... Demais? Não creio...

O que nos leva à Conclusão 4: Rui Vitória tem, para o apoio ao ponta de lança, sete opções para três lugares, que irão variar bastante em função de adversários, condição física, capacidade de trabalho (e de recuperação), momentos do jogo e tipo de competição. Querem mais uma vez que vos deixe a minha perspetiva não é? Não há titulares!

Ou seja, Rui Vitória deixou de ter os 13/15 jogadores que Jesus tinha, deixou de ter os 8/9 jogadores que chegou a ter no ano passado, para passar a ter cerca de 21 jogadores que lhe oferecem garantias totais de titularidade na equipa em qualquer momento da época ou de cada jogo.

Se antes bastava termos um treinador - e com Jesus, tínhamos - seja com apenas 8 ou 9, seja agora com 21, precisamos de ter um gestor de recursos humanos que percebe à grande de treino de futebol.

Sinceramente (e desejo ainda a chegada improvável dos dois desejos da Direção, ainda que infelizmente impliquem a saída de três jogadores pelos quais tenho muita simpatía pelos anos no Clube), penso que Vieira cumpre - mesmo sem mais mudanças - a promessa de dar iguais ou melhores condições a Rui Vitória do que teve o antecessor e este cumprirá também o desejo de ver o Benfica dar dimensão e ambição nacional e europeia ao Clube.

E é isto! Agora é vestir o Manto Sagrado e sair para a Luz onde nos aguarda um jogo complicado e que teremos que ser muito fortes e competentes para superar.

PS- Neste período de férias chegámos à marca dos 20 milhões de visitantes, entretanto já superada em mais de 500mil. Obrigado a todos, mesmo aos invejosos que engrandecem os benfiquistas que nos visitam.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. VOU ARRISCAR ESSES DOIS JOGADORES:

    garay e bernardo silva

    mas nao vai ser facil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta parolice.

      Mas vamos à realidade quotidiana, ainda vamos na 3ª jornada e o Benfica B já está em lugar de descida. Onde anda o Harramiz?

      E o Rui Costa também já anda nervoso.

      Eliminar
    2. Outro lagarto infiltrado. Ficaste mal disposto com os nomes? Aqui fala-se da equipa A.

      Eliminar
  2. Totalmente de acordo!!!!! Que Grande plantel temos!! E para além disso, parece-me, que temos o homem certo no comando!!! O resto é conversa... carrega Benfica!!! Rumo ao tetra!!!

    ResponderEliminar
  3. quem são os 2 jogadores q o benfica quer ?
    bernardo silva e garay ?https://geracaobenfica.blogspot.com/logout?d=https://www.blogger.com/logout-redirect.g?blogID%3D2784209813496218744%26postID%3D4142242925404739836

    ResponderEliminar
  4. Rafa vai ser jogador do benfica e prova disso e que ele nao foi convocado e o peseiro confirmou que esta a caminho do benfica.. Quanto ao outro jogador que falas acredito que sera garay.. E ta mais que visto que o LFV quer mais que o tetra, arrisco-me a dizer que ele este ano quer a champions!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinhas dito que ele já tinha assinado. Se sim porquê a demora em anunciar?

      Eliminar
  5. Quando falas nos 50% que se jogam fora de campo estás a falar de que?. Dos vouchers??. Tu definitivamente não tens vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho21/8/16 18:42

      Pelos vistos hoje tiraste o dia para andares aqui nos blogs do GLORIOSO a dizer bacoradas!

      Eliminar
    2. Masterpiece21/8/16 18:53

      "O ex-vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão, foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão com pena suspensa no âmbito do processo Cardinal"

      "Quanto aos 35 árbitros também envolvidos no processo, com queixas apresentadas, Paulo Pereira Cristóvão foi condenado a pagar 500 euros a cada um, o que perfaz um total de 17.550 euros. No global, o ex-dirigente dos leões vai ter de desembolsar 57.500 para indemnizar os árbitros."

      Oh lagartácio, pinta a cara de preto, sai e não voltes !

      Eliminar
    3. Sem vergonha é a vossa inveja. Já estão assustados a pensar em mais um ano a chuchar nos dedos?

      Eliminar
    4. Caro Dark Shadow:

      Mais uma vez constata-se que adora omitir as palavras do presidente do Sporting e utilizar argumentos falsos que ainda não conseguiu provar a sua veracidade! Mas vamos por parte:

      O Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, veio recentemente informar que o treinador e os jogadores só valem 50 por cento de um campeonato e que as demais variáveis visam o controlo da arbitragem e da comunicação social ( dois factores que correspondem aos outros 50%), pelo que, pela perspectiva do mesmo, é objectivo do Sporting manipular e controlar esses outros 50 por cento. Eis o jogo de bastidores onde o Sporting entende ser necessário ser rei! Perante estas declarações, vouchers - que a Liga arquivou por entender que não se trata de corrupção - são meras prendas de valor simbólico, que o próprio Sporting, pela voz do seu presidente, também oferece - comida e umas camisolinhas no balneário Bruno de Carvalho Dixit!

      Por isso, tenha é V- Exa. vergonha na cara!

      Eliminar
  6. Eu muito gosto desta informação privilegiada "que só eu sei, mas não digo a ninguém"...muito gostam vocês de se armarem em Marinhos.:)
    O texto é bom, mas o Pizzi é extremo direito. Ponto. Não é médio porque aí não traz nada vantajoso para a equipa. Seria mediano. Onde realmente cresce e é importantíssimo para o equilíbrio da equipa, é a médio-direito, fazendo dele um key player.
    A 6 não há substituto para o Fejsa. É impossível. Se se lesiona, será sempre um problema. Ainda para mais, se for Samaris o escolhido.
    Os dois jogadores que possivelmente faltam só fazem sentido se for pela saída do Luisão-Os nossos defesas são propensos a lesões- e para batalhar com o Horta- Um Enzo, Bernardo, Hernanes... De resto não queria ninguém. Portas fechadas e siga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha-me o especialista das doenças dos dentes. O Fejsa passou o ano passado muitos jogos lesionado e não por isso que não ganhámos. Já te esqueceste?

      Eliminar
  7. rui benfiquista21/8/16 16:58

    Bom post, mas claramente um "8" faz falta a equipa, e penso que esse vai ser um jogador de qualidade, quanto ao resto, existem 2 regressos desejados que penso que se vão concretizar, mas tal como dizes 3/4 jogadores ainda vão sair.

    ResponderEliminar
  8. Caro Benfica By GB,

    Este é de facto um plantel muito interessante. Aparentemente parece-me demasiado extenso, mas há sempre o problema das lesões e também penso que ainda irão existir saídas.
    O segredo passa pela forma como possa ser gerido e nesse particular Rui Vitoria penso ser um treinador à altura.
    Agora é bom recordar que para lutar na Champions é necessário de facto ter um plantel de qualidade.

    Pedro R.

    ResponderEliminar
  9. Eu no lugar de Vieira faria o contrário, vendia: Salvio, Samaris, Luisão, Carcela, Talisca. Emprestava o Jovic, Guedes e Benitez. O plantel ficava mais fraco? Claro mas as finanças saiam reforçadas.
    Acho que este plantel é o exagero para a realidade do nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do nosso clube? Vai dar esses teus brilhantes palpites para o Brunistão porque é lá que estão a precisar.

      Eliminar
    2. Masterpiece21/8/16 19:29

      " Acho que este plantel é o exagero para a realidade do nosso clube."

      Mas tu conheces a REALIDADE do dia-á-dia do clube, ou vives o SLB através duma realidade social alternativa ?

      Eliminar
    3. Eu começava por vender o Vitória.

      Eliminar
  10. Boa análise. Muito boa análise mesmo! Raro aqui!

    ResponderEliminar
  11. Quem são os 3 que saem ? Luisão, Salvio e ... ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende de quem entrar. Se entrar. Mas Luisão é quase certo.

      Eliminar
  12. 007 Benfica21/8/16 18:56

    Não concordo com a tua opinião.

    Tens uma visão do plantel do Benfica muito florzinha, muito cor-de rosinha e pouco realista.

    Tens jogadores a mais para jogar a extremo e falta:

    No mínimo:

    Um box to box

    Um lateral esquerdo titular.

    Essas seriam as prioridades.

    Depois falta um Trinco.

    O Fejsa é o tipico Trinco à maneira antiga e um excelente jogador mas como tu sabes o Servio tem uma lesão crónica no joelho desde o tempo que jogava no Olympiakos.Ta mais tempo na enfermaria do que apto para jogar.Se em 50 ou 60 jogos que o Benfica faz por temporada o Fejsa tiver disponível fisicamente 20 jogos já é um milagre.Porque achas que o Olympiakos queria despacha-lo a todo o custo?Não era por falta de qualidade pois isso ele tem bastante.Na Grécia ficou tudo surpreso por o Benfica querer um jogador com esta limitação fisica.

    Na lateral direita o Semedo tem que evoluir muito.Não chega só atacar bem é preciso saber defender e o Semedo infelizmente tem sido uma via verde a defender.

    Neste momento o Almeida dá muito mais garantias.

    Mas como o Almeida não passa de um lateral direito bonzinho eu comprava um titular.

    No centro da defesa:

    Luisão não conta.Não tem velocidade para uma defesa alta como Rui Vitória gosta.

    Danilo é um jogador que eu gostei bastante de ver no Braga.Mas é mais 6 que 8.

    O problema é que é mais um negócio Vierano.

    Um jogador que nos últimos tempos nem para o banco do Valência ia vale 30 milhões de euros?

    Vale mais que Gaitán e quase tanto como o Renato que teve uma temporada fenomenal.

    É mais um negócio estilo Jiménez.

    Em que o jogador é comprado por 2 ou 3 vezes mais do seu valor real de mercado.

    Danilo tem a vantagem de tratar bem a bola ao contrário de Jiménez em que a bola nos pés atrapalha muito.

    Depois tens uma catrefada de extremos mas será que quantidade significa muita qualidade??

    O campeonato vai ser muito equilibrado.

    O Sporting mantém a base.Deve sair apenas o João Mário

    Depois se forem inteligentes e contratarem um lateral esquerdo,já que Jefferson não conta.Um avançado para fazer companhia a Slimani e mais um Extremo e outro central tem tudo para lutar pelo campeonato.

    O Porto penso que ainda vai trazer umas trutas.Se não chegarem à fase de grupos deverão chegar por empréstimo.

    Oliver???Mangala???

    Neste momento é a equipa que parte atrás.Aquele meio da defesa é mediano para ser simpático.

    Além disso falta-he um médio desiquilibrador e mais um Extremo jâ que Brahimi não conta.

    Se não o fizerem muito dificilmente lutarão realmente pelo titulo.

    Mesmo assim estão melhor que o ano passado.

    Para mim neste momento o Benfica ta superior no binómio quantidade/qualidade mas não tem o melhor onze base.Temos lacunas e algumas de anos que por incompetência da Sad nunca foram colmatas devidamente.

    ResponderEliminar
  13. Rui Vitoria não inventa. Salvio com oportunidade merecida de fazer lembrar aos mais esquecidos o craque que é.

    Arrebenta com eles @totosalvio
    https://www.youtube.com/watch?v=R0mILngMnA4




    ResponderEliminar
  14. O Salvio não vale mais que o Rodrigo ou o Lima da sua última época. Jogadores super overrated. Não toma duas boas decisões seguidas.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Vieira deves tar euforicon os teus clubes lideram a primeira Liga, este ano vais poder ser Campeão como nós benfiquistas fomos durante estes três!

    ResponderEliminar
  16. Que vergonha de arbitragem , lá está o pintinho a trabalhar de outra forma ...não jogamos bem é certo , mas esta arbitragem foi mesmo a descarada incrível tanta dualidade de critérios , não há memória de tal ...a corrupção já ganhou muito assim ...tenho dito

    ResponderEliminar
  17. Tanta merda e empatam o primeiro jogo em casa! Banho de humildade para o tonto que escreveu isto!

    ResponderEliminar
  18. rui benfiquista21/8/16 23:34

    Falta um #8#, este Benfica é o Benfica anterior ao Renato Sanches, meus caros , O Horta é Benfiquista e muito bom jogador mas nao é titular no Benfica e so marca a diferença se forem 3 medios, mas hoje nem isso.

    ResponderEliminar
  19. rui benfiquista22/8/16 00:01

    Uma adenda ao comentário anterior que fiz, o Rafa esta comprometido com o FCP, e se o milagre da champions ou Brahimi ser vendido , ele vai para o FCP, NAO HA ACORDO NENHUM COM O BENFICA E O SALVADOR ESTA A JOGAR COM ISSO

    ResponderEliminar
  20. Pah eu ate gosto do Horta, mas achar que o Benfica conseguiu acautelar bem a saida do Renato... Todos esses numero 8 juntos nao fazem um. Parafraseando o JJ, o Horta tinha de nascer 10 vezes para chegar aos calcanhares do Renato.
    Tiago Rodrigues

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking