O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Mudanças no formato das provas de clubes da UEFA a partir de 2018

. 25 comentários
Publicado: Sexta-feira, 26 de Agosto de 2016, 10.00CET
Os quatro primeiros classificados das quatro federações mais bem posicionadas no ranking vão ter entrada directa na fase de grupos da UEFA Champions League a partir de 2018, entre outras mudanças.
O formato para as edições da UEFA Champions League e UEFA Europa League de 2018/19, 2019/20 e 2020/21 foram confirmadas, sem mudanças no sistema das competições, mas um novo procedimento no que diz respeito a entradas na prova.
No seguimento de um extenso processo de consulta junto das várias partes do futebol europeu envolvidas, a UEFA propôs alterações que foram aprovadas pelo Comité Executivo da UEFA após recomendação por parte do Comité de Competições de Clubes da UEFA e da European Club Association.
Alterações
  • Os vencedores da UEFA Europa League vão qualificar-se automaticamente para a fase de grupos da UEFA Champions League (actualmente podem, potencialmente, ser colocados ainda no "play-off" da prova).
  • Os quatro primeiros classificados das Ligas das quatro federações nacionais mais bem posicionadas no ranking passam a qualificar-se automaticamente para a fase de grupos da UEFA Champions League.
  • Os detalhes completos da lista de acesso para ambas as competições serão anunciados no final do ano.
  • Um novo sistema para o coeficiente de clubes: os clubes passarão a ser avaliados apenas segundo os seus próprios registos (desaparece a partilha do coeficiente do país para o coeficiente individual do clube a menos que esse coeficiente seja mais baixo do que 20 por cento do coeficiente da respectiva federação nacional).
  • O sucesso histórico na competição também será considerado no cálculo do ranking (pontos atribuídos por anteriores títulos europeus, com um sistema ponderado para títulos na UEFA Champions League e UEFA Europa League)
  • A distribuição financeira para os clubes aumentará significativamente em ambas as competições.
  • Um novo sistema de distribuição financeiro com quatro pilares (prémio de entrada, desempenho na competição, coeficiente individual do clube e parcela de mercado) irá ditar uma melhor recompensa do desempenho desportivo, com a parcela de mercado a ser reduzida.
O que não muda
  • Prossegue o Caminho dos Campeões e o Caminho das Ligas na UEFA Champions League, garantindo que clubes de todas as federações poderão aceder à prova através das suas Ligas domésticas e qualificar-se para qualquer uma das competições.
  • A UEFA Champions League continuará a ter uma fase de grupos com 32 equipas, seguindo-se uma fase a eliminar com 16 clubes. Em paralelo, a UEFA Europa League continuará a contar com 48 equipas na fase de grupos.
Será criada uma empresa subsidiária para desempenhar um papel estratégico no determinar da gestão e do futuro das competições de clubes: a UEFA Club Competitions SA, na qual metade dos dirigentes serão nomeados pela UEFA e a outra pela ECA.
Em declarações sobre as mudanças acordadas para o novo ciclo, o secretário-geral interino da UEFA, Theodore Theodoridis, afirmou: "A evolução das competições de clubes da UEFA resulta de um amplo processo de consulta que abrangeu todas as partes envolvidas e levou em linha de conta uma vasta gama de conhecimentos e perspectivas."
"As alterações efectuadas irão continuar a garantir uma qualificação baseada no mérito desportivo, bem como o direito de todas as federações e respectivos clubes competirem nas principais provas de clubes da UEFA."
"Estamos felizes por ver que o futebol europeu continua unido segundo os princípios da solidariedade, da justa competição, da justa distribuição e da boa gestão."
 Fonte: UEFA
Algumas considerações: 

O facto de se qualificarem os 4 primeiros classificados das BIG 4 Leagues não muda muito o actual formato. Existia 1 clube de cada país que ia aos play-offs e por norma passam quase sempre à fase de Grupos. Tinham 11 qualificados directamente + 4 no play-off. As BIG 4 Leagues conseguiram 13 clubes em 15 possíveis nesta época, mais o vencedor da UEFA Europa League. A partir de 2018 terão 16 clubes qualificados. Quem perde 2 vagas é o 11º e o 12º país do Ranking que deixam de ter 1 clube qualificado directamente para a Champions League, e as pré-eliminatórias dos campeões perdem 1 vaga. Os países pequenos perdem 3 vagas.

Por outro lado, o novo coeficiente individual de clubes vai favorecer mais a meritocracia de cada clube e não tanto se é de um país grande ou pequeno. Isso é positivo para os clubes de países mais pequenos, como os portugueses, já que na maior parte dos casos o ranking do país deixa de influenciar o ranking de cada clube.

O facto de os clubes verem reconhecidos os seus títulos na Champions e Uefa League, para cálculo do coeficiente de clubes, também é positivo, e justo. Protege um pouco os clubes históricos face aos "novos ricos" que ainda não conquistaram nada. Benfica, Porto e até Sporting terão alguns pontos extra, no novo ranking de clubes.

A distribuição financeira aumentará para os clubes, e essas são também boas notícias. É expectável que no trinénio de 2018-2021 os direitos televisivos e patrocinios aumentem, e todos os clubes no geral sairão beneficiados. 

A distribuição financeira passará a ser considerada em 4 pilares (prémio de entrada + desempenho na competição + coeficiente individual do clube + market pool). A novidade é a perda de importância do market pool e o surgimento do factor "ranking do clube". Esta alteração é positiva porque um clube de um país rico era beneficiado independentemente do seu histórico ou performance, e recebia muito dinheiro só por ser desse país, mesmo tendo uma má performance. A partir de 2018 um clube de um país pequeno que tem bons rankings individuais e boas performances será recompensado. Benfica e Porto poderão receber mais dinheiro do que recebiam, e é mais do que justo que assim seja, atendendo a que têm conseguido estar no TOP 20 e até mesmo no TOP 10 do Ranking de clubes da UEFA.

O facto de não existirem clubes "convidados" é positivo. Esse rumor iria matar aos poucos a credibilidade das competições europeias e a própria importância das competições nacionais. Para os clubes se qualificarem têm de conseguir boas performances nos campeonatos nacionais.

Para já, a fase de grupos da Champions continuará com 32 clubes e a da Uefa League terá 48 clubes. Continua tudo como dantes.

A análise do futuro das competições terá sede própria (UEFA Club Competitions SA) e o poder será dividido entre a UEFA e os Clubes (ECA - European Clubs Association).

(Actualização)


A partir do 5º país no Ranking de Países, até ao 10º país, continuará tudo como dantes. 5º e 6º com 2 clubes qualificados directamente, e do 7º ao 10º 1 clube qualificado directamente.

Se Portugal se aguentar no 5º ou 6º lugar, poderemos continuar a contar com 2 a 3 clubes na UEFA Champions League, mas o 3º classificado irá lutar por apenas 2 vagas, quando antes existiam 5 vagas para o play-off de clubes não campeões, além de 4 clubes campeões de países abaixo do 11º lugar no Ranking.

Existindo apenas 2 vagas para o play-off de clubes não campeões faz sentido que os qualificados sejam o 3º classificado do 5º e 6º país + 2º classificado do 7º e 8º país, para existir apenas 1 eliminatória. No entanto esse aspecto apenas será conhecido no final de 2016.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. A primeira vista não parece, mas este novo modelo vem beneficiar Portugal e em especial os 3 grandes, desde que Portugal se consiga manter entre o 5º e 6º lugar

    É que até à data o 3º classificado do campeonato Português, teria de jogar a pré-eliminatória de acesso mas corria sempre o risco de lhe calhar uma equipa dos Big4 (Alemanha, Itália, Espanha ou Inglaterra), como este ano calhou ao Porto a Roma por exemplo

    Ora de agora em diante o 3º classificado do campeonato Português continuará a ir à pré-eliminatória mas já tem a certeza que não apanhará nenhuma equipa dos big4 (Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra), e portanto as probabilidades de passar a pré-eliminatória aumentam consideravelmente

    Portanto na teoria passará a ser normal vermos os 3 grandes na fase de grupos da Champions, pois quem ficar em 3º lugar será sempre favorito a passar a pré-eliminatória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, resta confirmar se esse play-off é entre 4 clubes, a disputar as 2 vagas, ou se vão colocar 8 clubes a disputar 2 vagas.

      No inicio da época e das competições não faz sentido obrigarem um clube a disputar 2 fases eliminatórias (4 jogos).
      Espero que o play-off seja entre o 3º classificado do 5º e 6º país + 2º classificado do 7º e 8º país, para apurar as 2 vagas.

      Quem perde mais são claramente os países abaixo do 10º lugar no ranking. Perdem 3 vagas.
      As outras 3 vagas são perdidas no play-off de clubes não campeões, mas por norma iam quase sempre para as BIG 4 leagues, que tinham equipas nesse play-off, por isso fica quase tudo igual.

      Eliminar
    2. A Alternativa poderá ser também uma pré-eliminatória do 2º classificado do 7º ao 10º país, e os 2 vencedores defrontarem o play-off com o 3º classificado do 5º e 6º país.

      Para Portugal continuará quase tudo como dantes.

      Os "pequenos" países a partir da 11ª posição é que perdem claramente 3 vagas.

      Eliminar
    3. Assim parece. Os portugueses têm quase sempre apanhado italianomou espanhóis....

      Eliminar
  2. "O sucesso histórico na competição também será considerado no cálculo do ranking (pontos atribuídos por anteriores títulos europeus, com um sistema ponderado para títulos na UEFA Champions League e UEFA Europa League)..."

    Aqui é que a porca torce o rabo ...

    O Sporting só ganhou no seculo passado uma T Taças, já o Benfica foi bi campeão europeu, tal como o Nottingham Forest, estes uma década depois!

    Os ranking´s UEFA irão sofrer grandes e profundas alterações, mas o Benfica irá continuar no top 10, sem qq duvida, sobretudo pelo enorme prestigio Europeu somado, afinal são já 10 finais Europeias, e as finais perdidas tem um culpado : Bella Guttmann!

    Baltazar (Cova da Piedade)

    ResponderEliminar
  3. Uma questão pois não li o texto de ponta a ponta, esse ranking é revisível? É que suponhamos que as nossas equipas conseguem fazer campanhas com saldo positivo na Champions durante x anos, por outro lado na Liga Europa as equipas portuguesas conseguem excelentes resultados durante esses mesmo x anos; em contrapartida os italianos por exemplo fazem campanhas miseráveis na Europa durante esses x anos; há revisão dos totais de equipas, ou isto é tipo para sempre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As ligas não têm posição fixa no ranking, como é óbvio. O que dita as posições no ranking de ligas são as performances dos clubas nas competições europeias, tal como acontece no ranking de clubes.

      Eliminar
    2. Neste momento Itália está em 4º. Pode melhorar ou piorar dependendo dos pontos que os clubes italianos façam nas competições europeias, no total de 5 épocas (a actual + 4 últimas épocas).

      Eliminar
  4. Não muda grande coisa e até sou a favor destas alterações.

    Mas, fiquei com duvidas, as 4º primeiras ligas não tenham direito a uma 5ª equipa no play-off? e caso os Campeões das duas competições da UEFA já estejam qualificados, como este ano o R. Madrid e o Sevilha as duas vagas vão para quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As 4 primeiras ligas trocaram lugar no play-off por lugares com acesso directo. isso creio que é óbvio.

      Se o vencedor da champions + liga europa forem classificados por via do campeonato nacional, não sei como farão. Existirão 2 vagas para atribuir a alguém :)

      Neste momento se o vencedor da champions também for vencedor do país, creio que atribuem mais uma vaga às pré-eliminatórias dos campeões.

      Eliminar
  5. Foi como te tinha dito, Eagle. Só assim faria sentido. Estou contente. Isto pode ser muito importante para o crescimento do Benfica se pelo menos conseguirmos ir a oitavos e quartos sucessivamente. O contrato com a NOS terá que forçosamente receber uns retoques para acompanhar os ganhos da Champions. Ainda dizia o CEO que não planeava ver grandes alterações no panorama dos direitos televisivos nos próximos 10 anos...bem, enganou-se. Se o Benfica em vez de 30, passar a ganhar 50, apenas por passar aos oitavos, seria algo fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A valorização do UEFA Rank e a menor importância do Marketpool é positivo.
      Valoriza o desempenho em campo e não tanto a dimensão do país de onde o clube é.

      Acredito que de 2018 a 2021 as receitas da UEFA Champions League possam voltar a crescer 30%, pelo menos.

      Se o Benfica recebe 30M€ por ter chegado aos 1/4final, poderá passar a receber 40M€ a 50M€, dependendo da importância do Uefa Rank em detrimento do market pool.

      É importante que Portugal continue no TOP 6, o que se afigura complicado já que a luta com a França e a Rússia vai ser grande, e até a Ucrânia é uma ameaça, atendendo aos pontos que andam a ser conquistados por cada país.

      Pode ser que o histórico de títulos europeus conquistados, a partir de 2018, nos dê uma ligeira vantagem face a esses campeonatos "rivais".

      Eliminar
    2. Se a Rússia e a Ucrânia se juntam e criam uma liga, será um problema. Para já, penso que juntamente com a França, temos o 5 e 6 lugar assegurados.

      Eliminar
    3. Atendendo aos problemas regionais que existem naquela zona, duvido dessa hipótese nos próximos anos.

      Eliminar
  6. Eagle

    Uma questão não sei sabes, já há valores dos prémios determinados? ou isso ainda esta em fase de estudo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso só se saberá quando forem negociados os novos contratos de TV e de Patrocínio de 2018-2021. Em breve devem começar as negociações.

      A expectativa é que cresçam pelo menos 25% a 30%, para o próximo triénio, seguindo a tendência que está a acontecer nas transmissões televisivas do futebol nos principais mercados.

      De 2012-2015 para 2015-2018 as receitas aumentaram de 1.002M€ para 1.257M€.

      http://www.bavarianfootballworks.com/2015/9/15/9326111/uefa-champions-league-prize-money

      O market pool chegou a representar 43%, e agora 38% das receitas.

      Espero que com a importância do UEFA Rank, o market pool reduza a sua importância para menos de 20% do total de receitas.

      Eliminar
    2. PS: Valores referentes às receitas de cada época

      Eliminar
    3. É imenso. 40 por cento é arrebentar com os clubes de países pequenos. Se baixar para os 20, já dou por vitória.

      Eliminar
  7. Caros Benfiquistas,

    Este é um tema da maior importância e é mais uma passo para transformar a Champions numa liga dos mais poderosos.
    Progressivamente os clubes dos 4 principais campeonatos vão ganhando terreno e marcando entrada directa na Champions que é tudo menos uma competição de clubes campeões, ou sendo preciso, também suporta o acesso a clubes campeões, embora para a sua grande maioria seja obrigatório realizar uma via sacra.
    Os clubes portugueses poderão beneficiar economicamente, mas a malha fica mais apertada entrando aparentemente no máximo 2 clubes.
    Definitivamente um clube de um pais fora do top 10 terá apenas ilusões de chegar à champions e despenderá as férias a jogar pré-eliminatórias absurdas.
    No caso do Benfica aquilo que importa é já esta época ser assegurada uma boa prestação na Champions para a próxima fase ser iniciada com um bom ranking.
    A clivagem está a ser prosseguida e só os mais ricos poderão singrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por um lado é importante que Portugal continue no TOP 6,
      Por outro lado, é importante que o Benfica seja o maior número de vezes campeão (tendo acesso directo) e depois consiga qualificar-se para os 1/8 de final da Champions, e quem sabe ir mais além.

      A Champions League é "Champions" de nome. Já há quase 20 anos que os principais países têm mais do que 1 vaga.

      Eliminar
    2. A tua análise é deveras inocente, não percebo se de forma propositada, se por desconhecimento, se por conveniência. O problema não são estas medidas em si. O problema é a mensagem que delas retiramos. Devemos ser honestos e ir directos aos assuntos: estas medidas deixam antever, de forma clara, que a Liga dos Campeões caminha a passos largos para ser uma competição fechada ou similar, ao estilo americano (NBA, NFL, etc, etc).

      O sinais são estes:

      - As novas medidas vêm concentrar, ainda mais, o filet-mignon dos direitos televisivos e comerciais nas 4 ou 5 principais ligas. Dê por onde der, são os clubes mais ricos e que mais investem e facturam que estão a ser protegidos e até reforçados. Um dos pretextos para as mudanças são as audiências da última fórmula made in Platini, que terão retirado interesse à competição por haver mais jogos entre equipas de pouca expressão. O motivo é ridículo, porque a Liga dos Campeões é capaz de ser também a campeã das audiências televisivas. Não entendo outras interpretações.

      - As decisões não são de cariz desportivo, ou seja, não são feitas para reforçar a competição e equilibrar o terreno de jogo. Estas medidas são apenas de carácter financeiro/económico e representam uma clara relação de poder e uma ideologia: manda quem tem mais dinheiro, os outros cumprem ou saltam fora. Sai reforçada a vertente do espectáculo e dos telespectadores do mundo inteiro, que em boa verdade estão-se perfeitamente cagando para o Benfica, o Sporting, o FCP, o Bétis, o Atlético, o Rennes, o Mónaco, o Legia, o Panathinaikos (99 por cento deles). Querem é ver os ingleses, o Barça, o Real e o Bayern. O resto, para estes 99 por cento, é tudo ruído.

      - A entrada de uma série de empresários americanos e chineses, sobretudo, indica que há promessas de maximização dos lucros por via das transmissões televisivas e de diferentes acordos comerciais. Os clubes europeus são máquinas pesadas de investimento e emoção, uma relação que será sempre muito complicada de gerir - e são deficitários, na maior parte dos casos. Os americanos, por exemplo, nunca investiram 1 dólar no futebol profissional europeu até há 10 anos atrás. Por uma razão muito simples. Por uma razão cultural, sobretudo: eles não entendem a parte do associativismo. Da paixão. Do amor que os adeptos têm pelo clube, seja qual for a situação. Até pode estar na última divisão amadora. Na NBA, se a equipa não ganha nada e não dá dinheiro fecha-se o negócio (a equipa), muda-se de bairro ou cidade e vende-se a franquia a outra empresa - isto na Europa é impensável, por enquanto. Por enquanto... Veja-se que há um investidor chinês que anda a falar de um modelo para a Liga dos Campeões que pode triplicar as receitas dos clubes. É um modelo fechado (por convite ou ranking), obviamente.

      - O facto da UEFA criar uma Sociedade Anónima para "análisar" bla bla bla parece-me uma das notícias mais relevantes deste processo. Eu acredito que é o primeiro passo para se vender a competição - ou algo do género - e para surgirem "parceiros/accionistas" na Liga dos Campeões. Chineses, americanos ou outros. Só têm de trazer a massa. Porque é uma Sociedade Anónima?

      Eliminar
    3. São bastantes sinais, na minha opinião. São sinais aterradores para a competição e para o desporto que é o futebol. Não pelas nacionalidades que referi, são apenas exemplos. Também há empresários de outras proveniências, europeus, a cheirar o rastilho dos dólares.

      A excessiva - sim, porque não há necessidade destas coisas, a FIFA e a UEFA são máquinas de dinheiro, seja qual for o conceito e o modelo de negócio em cima da mesa; eu sei que os clubes precisam de dinheiro, não fujo da realidade - mercantilização da minha paixão e do meu gosto pelas coisas é nojenta. Sobretudo para lidar com gente corrupta e que não tem outro objectivo que não seja encher os bolsos. E fazer coisas feias.

      A UEFA representa associações desportivas de interesse público, na maior parte dos casos. Não é uma coisa assim totalmente privada (juridicamente até será, mas nas outras dimensões já é menos). A Liga dos Campeões deve ser uma competição desportiva que premeia aqueles que ganham as competições internas. E que deve valer pelo mérito, não por quem tem mais dinheiro ou rende mais dinheiro. Esta ligação é fundamental, não pelo nome, mas pela força que dá às ligas e pela grande festa que são os jogos de futebol. E depois, tudo bem, não me escandaliza nada que abram as portas a outros "campeões". Como se faz há muitos anos.

      As mudanças deveriam servir para potenciar o lado desportivo, de participação de todos, dentro de uma ideia de sustentabilidade económica, de mérito desportivo e de boa gestão dos clubes (concordo e desejo que reforcem as chamadas regras fair-play, a NBA e a NFL também têm bons exemplos).

      Infelizmente, para mim, o caminho é outro. E ainda vamos ver a Shakira a dançar por cima da baliza, num holograma com uma marca qualquer, para que o Piqué a possa beijar sempre que evita um ataque adversário. Tão fixe.

      Eliminar
  8. Se antes já era importante ficar nos 2 primeiros classificados na Liga Portuguesa, agora tornou-se absolutamente crucial.
    Com estas alterações na Champions, entende-se perfeitamente o "all-in" que os grandes estão a fazer.
    Temos que tudo fazer para manter o nosso domínio recente. A médio prazo a clivagem financeira pode bem levar a que deixemos de ser um mercado de "big 3" para passarmos a "big 2".

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking