O Sporting anda desesperadamente a tentar vender João Mário, porque precisa de dinheiro para pagar à Doyen e aos Bancos!
Se João Mário for vendido por 40M€ (+ 5M€ objectivos):
- A Banca recebe 16M€ (Cláusula 5ª e 24ª do Acordo Quadro: Sporting, Novo Banco e BCP / 50% do Valor das Vendas acima de 8M€/Ano são para a Banca. 30% para amortizar empréstimos e 20% para fundo de reserva da Banca)
- O Fundo QFIL recebe 10M€ (25% do valor total da venda)
... Sobrariam 14M€ (40M€-16M€-10M€) na tesouraria do Sporting, mas ...
... a Doyen tem de receber 15M€ + juros ...
... e ainda tem de receber 1,8M€ do empréstimo do Nani!
(ver Link "Acordo Quadro: Sporting, Novo Banco e BCP" - Football Leaks)
(ver Link "Partilha de direitos condiciona venda de João Mário" - Record)
(ver Link "Doyen Diz-se credora do Sporting em 15 milhões de euros + Juros" - Mais Futebol)
(ver Link "Sporting tem de pagar 1,8 milhões por salários de Nani" - Desporto Sapo)
Sendo assim os 14M€ que "sobrariam" ao Sporting da venda de João Mário ... nem sequer chegam para pagar a totalidade das dívidas à Doyen!!
Não admira que Bruno de Carvalho ande desesperado a tentar forçar um aumento do valor da venda de João Mário, de forma a sobrar algum dinheiro na conta bancária do Sporting.
Só que a negociação está difícil e os italianos já estão a ficar "fartos" da atitude do Presidente do Sporting.
O Inter Milão já começou a analisar "alternativas" a João Mário!
É por isso que BdC quer primeiro "emprestar" a troco de 10 milhões verba essa que os bancos não tocariam. E interessa ao Inter tb por causa do fair play financeiro. O problema deve estar na restante parte do negócio. O Inter não deve querer ir além dos 30 milhões total.
ResponderEliminarMas essa opção tem outro problema, a UEFA pode não estar pelos justes e impedir o negócio feito dessa maneira! A UEFA gosta pouco de chico espertos!
EliminarE não é que é verdade?
Eliminar"E a UEFA, através do diretor de comunicação Pedro Pinto, confirma que o empréstimo com opção de compra obrigatória não serve para contornar as regras.
"A UEFA está em permanente contacto com os clubes para monitorizar o cumprimento das regras. De acordo com as regras do Fair Play Financeiro, uma transferência por empréstimo não pode ser usada para contornar as obrigações. O clube está ao corrente disto e, por isso, apesar da especulação, confiamos que não haverá nenhuma tentativa de violar o acordo que tem com a UEFA", esclareceu Pedro Pinto.
Eu conheço o Pedro Pinto. É benfiquista, é sério e não se deixa indrominar.
Caro Benfica Eagle
EliminarMais um excelente post como é seu apanágio.
O meu agradecimento por desmascarar esta gente, que anda a conspurcar o desporto.
Agradeço o comentário Anónimo!
EliminarEntão mas não era isso que evitava para já, sendo empréstimo?
ResponderEliminarBenficaEagle os meus parabéns pelo post, como é teu apanágio, mais um excelente artigo a desmascarar o Mundo de fantasia em que vive o clube dos pseudo condes e viscondes...
ResponderEliminarAgradeço o comentário. Abraço
EliminarDeixe lá ver se entendo este brilhante artigo. Vendendo o Joao Mario o sporting abate 40 milhoes no passivo de dividas à credores. E portanto isso é mau, certo? Era melhor fazer como o Vieira que ja leva o passivo nos 400 milhoes e que este ano nao voltara a abater nem um euro. É isso?
ResponderEliminarE qual o problema com o passivo nos 400 milhões? É que dizer que o passivo são 400 milhões quer dizer absolutamente nada. Qual será o passivo da Microsoft ou da Google? :)
EliminarO real madrid e o clube com um passivo astronomico,e por isso q desapareceu e deixou de ser um dos melhores do mundo??
EliminarLuisao
Mas nao sao os outros que andam desesperados para vender porque a SAD esta na falência e o Sporting esta super pujante???
EliminarA questão aqui nao e se o sporting paga o que deve... e, o SCP diz que os outros e que estão mal e que o SCP não precisa de dinheiro e por isso não precisa de vender!
Por isso, sim! Este esclarecimento e importante!
óbvio Luis Ribeiro!
EliminarO problema é que a "carneirada" tem raciocínio lento :)
Os 10 Milhões do fundo não abatem passivo.
EliminarPara começar não abate 40M do passivo, apenas à volta de 16M! Depois, o Benfica não tem nada a ver com isso, não é o Benfica que paga o passivo dos lagartos. No entanto o passivo do Benfica é de apenas 300M inferior ao do Sporting.
EliminarPara além disso, do prémio da Champions de 12M terão de pagar também 7M (5M+2M) do prémio da Champions de acordo com a cláusula 6ª e 24ª como está no Acordo Quadro.
Então mas não era o prémios da champions para pagar a Doyen ... Queres ver que se paga duas vezes! Esse Clube Sporting não paga nada aos bancos , vamos já fazer uma petição!! Então e agora a restruturação parece dizer que tem de pagar... Como é que ficamos? Vocês pensam que vivem no Pais das Maravilhas de Carnide , mas esqueçem-se que pertencem mais a História do capuchinho vermelho , onde no final acabam comidos pelo Lobo Mau " Vieira negociador implacável" Pedro Alves
EliminarO Sporting para além dos já referidos 50% do post terá de pagar, dos 12M, 7M aos bancos, assim como os 15M mais alcavalas à Doyen. É só fazer as contas!
EliminarMas eu faço-as, os 12M da Champions não chegam para pagar 7M aos bancos mais 15M + 1,8M à Doyen. E não estou a contar com a percentagem do jogador para o empresário (4M=10%?) mais outras alcavalas (1M?).
As contas do BE pecam por defeito.
Exacto Anónimo.. se juntarmos os 7M€ da Champions que vão para os Bancos... o "Buraco" ainda é muito maior.
EliminarNão quis melindrar em demasia os "carneiros" :)))
Eagle,
ResponderEliminarNormalmente concordo contigo e com as tuas análises mas tenho uma dúvida...
Os € da Doyen, não eram os da champions? ou estou a ver mal o filme?
Abraço e obrigado pelas excelentes análises que fazes aqui no blog :)
Até agora a Doyen recebeu ZERO!
EliminarPodem penhorar o que o Sporting receber primeiro ... João Mário, Champions, ou outra receita qualquer :)
Mas se o dinheiro do JM for para a doyen, então o dinheiro do champions vai para onde ?
EliminarEagle tenho ideia que nesse acordo com a Banca, contempla também parte dos Prémios da Champions. Confirmas?
EliminarSe calhar com um bocadinho de esforço ainda cheram a conclusão que o dinheiro do João Mário vai ser doado a fundação Benfica...
Eliminarvá... um bocadinho mais de esforço.
Por acaso da Champions ... o Sporting também vai ter de dar 5M€ à Banca, segundo o mesmo Acordo com o NovoBanco e BCP :)))
EliminarEu confirmo. E digo mais, Sei de fonte segura que até as mesadas dos putos do trinca-bolotas são menores porque uma parte também é para a banca.
Eliminar"Por acaso da Champions ... o Sporting também vai ter de dar 5M€ à Banca, segundo o mesmo Acordo com o NovoBanco e BCP"
EliminarPara isso o SPorting tem que empatar e ganhar jogos... Duvidoso, acho que neste caso a banca vai ter que esperar.
Xii que BOMBA! Meu Deus! Enfim... que teorias mais marteladas!
EliminarAndam todas as doidas com os negócios do Sporting... com um bocadinho de jeito, o Sporting também não vai receber NADA da ZON... HAHAHA
Os milhões da Champions estão congelados e, no recurso enviado para o Tribunal Federal Suico o SCP informou o mesmo que esse dinheiro ja estaria alocado para pagar a banca tal como o estipulado no acordo feito com a banca.
EliminarLuis Ribeiro, atenção que segundo o acordo com a Banca, o BCP e o NovoBanco têm de receber 5M€ desse dinheiro da Champions League ;)
EliminarMas o kumbu da Doyen não está já assegurado pela tão famosa "dupla almofada"!!!??? Ou isso também é mais uma para "carneiro" ver???
EliminarSónia Pereira
ehehehe, qual "dupla almofada"? :)))
EliminarPara existirem "almofadas" é preciso existir dinheiro!
E não é com o prejuízo da época passada que o Sporting conseguiu uma "almofada" :)
Essa foi mais uma mentira do "Presidente" do Sporting.
Ora bem.. então vamos por partes!
EliminarSporting "SE" vender João Mário terá os valores da venda já todos distribuídos.
Ok!!!
Pelos contratos, é plausível que assim seja.
Assim, isto quer dizer pelo menos que, a bem ou a mal, está a pagar o que deve e a trabalhar para o passivo não subir.
Agora, se o Sporting fez uma provisão (daí o resultado ter sido negativo) por causa da DOYEN, levam os princípios contabilísticos que deverá existir uma parte dessa verba disponível para pagar à DOYEN.
Mas mesmo que não exista liquidez, considerando o valor da venda, mais os prémios a receber da entrada na Liga dos Campeões (sim destes valores há uma taxa de 5M que é direta para a banca - cumprindo mais uma vez com o acordo que muitos diziam que não pagávamos nada aos bancos - e afinal...) penso que a questão da DOYEN fica resolvida paga.
Concluímos que a verdadeira BOMBA será :
- Sporting consegue baixar Passivo e paga a quem deve (mesmo que a isso esteja obrigado!)
Esta teoria é se o Sporting efetivamente vender o João Mário.
Se não o vender, como é que ficam estas contas?
Provisão não significa existência de verbas. Basta ver o último R&C do Sporting que refere contas a descoberto. Acredito que a venda do JM começará por cobrir esse descoberto.
EliminarPor outro lado, de segundo o acordo Quadro, os valores a pagar à banca, só seriam entregues daqui a quase 1 ano (30 dias após o termino da época).
Claro que a Doyen fica resolvida, de uma maneira ou de outra. A questão é saber onde o Sporting vai buscar o dinheiro que precisa? Não esquecer que o grosso das verbas da ZON só serão pagas no próximo ano.
PS: os 1,8M do salário do Nani não estão englobados nos 15M exigidos pela Doyen?
AntónioP
Da Champions o Sporting também terá de pagar não apenas 5M (cláusula 6ª), como também 2M (cláusula 24ª) para a conta de reserva da banca. Está no Acordo Quadro. Só têm de o ler e perceber o que está escrito.
EliminarBoa tarde a todos. Gostava só de informar o que me foi dito, e que é contrário ao escrito. Na totalidade da venda de João Mario ao Inter, o Sporting "só" ficará com 3 milhões de euros para contratar um ponta de lança. O resto é só, e só, para pagar uma parte do valor a descoberto da maluqueira do ano passado. Ao que parece, o Sporting precisará de 90 milhões de euros até ao final do mercado, correndo o risco de fazer nova reestruturação (como é lógico, uma instituição como o SCP nunca fechará nem os credores pedirão a sua insolvência, mas as coisas poderão de ter de acalmar um pouco, pois já começa a ser "milho a mais" para sustentar as ambições dessa instituição).
ResponderEliminarTeoricamente haveria um compromisso por parte de Bruno de Carvalho/ SCP que para além de João Mario, Slimani e mais os que fossem precisos fossem vendidos a perfazer o valor de 90 milhões de euros.
Em relação à Doyen, creio que será com o dinheiro da Champions, pois o valor da venda dos jogadores já tem todo destino.
Zéquinha
Zéquinha, não tenho dados para contrapor nada do que disseste, mas o Sporting não pode escolher onde é que usa que parte do dinheiro. Se está tudo penhorado, têm de pagar a quem estiver primeiro.
EliminarÓ Benfica Eagle deves estar a pensar que nós Sportinguistas comemos gelados com a testa! Se não sabes, deverias saber porque foi afirmado publicamente pelo presidente do Sporting que durante a época passada o Sporting rejeitou uma oferta de 80 milhões por um dos jogadores do plantel, logo como é fácil depreender, o Sporting não está vendedor, nem quer vender, como o Bruno Carvalho também já afirmou mais que uma vez publicamente e acrescentou; nós só vendemos a quem bater a clausula de rescisão. E não me venhas falar nos VMOCS e outras coisas que tais; achas mesmo que o Sporting alguma vez os vai pagar? O Bruno Carvalho não é parvo; se alguém tem um sério problema a resolver, não é ele, mas sim o BCP, BES e todos aqueles que estão arder pela a falência do mesmo.
ResponderEliminarViva o Bruno Carvalho
Lol nao pagamos! Cromo.
Eliminar"o Sporting rejeitou uma oferta de 80 milhões"
EliminarE a carneirada pelos vistos acredita mesmo que é verdade essa dos 80 Milhões...priceless
Só deixarei de acreditar no meu Presidente, se ele alguma vez vender o João Mário ou outro abaixo do valor da cláusula de rescisão. Mas se isso acontecer, eu serei o primeiro a chamar-lhe de ALDRABÃO.
EliminarViva o Bruno de Carvalho
Portanto, recebes uma proposta 50Milhoes acima da clausula de rescisao e nao vendes o cotovelos porque...? Ou sera', como se sabe, que esses 80 milhoes eram mas e' de amendoins chineses?
EliminarDiogo, não te canses. O João Mário tem uma cláusula de 60 milhões.
EliminarO carneiro escreveu o seguinte: «Só deixarei de acreditar no meu Presidente, se ele alguma vez vender o João Mário ou outro abaixo do valor da cláusula de rescisão. Mas se isso acontecer, eu serei o primeiro a chamar-lhe de ALDRABÃO.»
Não vai tardar muito...
O contrato do Slimani possuía, segundo informações vindas na comunicação social, uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões, que aparentemente foi abolida em Junho do corrente ano. Por isso, um clube chega com 80 milhões de euros, basta-lhe pagar a cláusula de rescisão e o clube nada pode fazer para impedir a transferência, somente o jogador pode recusar assinar novo contrato. É assim que funcionam as cláusulas de rescisão.
EliminarContudo, basta o mitómano dizer que tem o poder de recusar vender jogadores por 80 milhões e os adeptos acreditam nisto, e alegam que isso só mostra o poder financeiro do Sporting???? Tá bem abelha... eu acredito que o pai natal existe e que me vai oferecer a chave do euro-milhões pelo Natal! É por causa de adeptos assim que cada vez estou mais convencido que não vale a pena discutir futebol em Portugal: a cegueira clubistica admite qualquer parvoice e os argumentos mais estúpidos!
Exatamente como tu dizes...o. zbording rejeitou uma proposta 80 milhas por um jogador!
EliminarTal e qual como há muitos anos atrás em Frankfurt uma menina pediu -me 100 USD para mudar a água às azeitonas...e eu perguntei -lhe se dava direito a comer a família toda :-)
Anónimo não queiras fecundar a minha inteligência ! ! !
Realmente é uma grande bomba, pelas contas aqui apresentadas o Sporting vai abater uns bons milhões ao seu passivo!! Vamos ver quantos milhões vai abater o Benfica ao seu passivo depois de fazer os 200 milhões em vendas.
ResponderEliminarEntão e agora já não invejam o acordo que o Sporting fez com a banca?
Isso amigo continua a abater o passivo que o Benfica continua a ganhar campeonatos ok? De acordo?
EliminarOs inácios n chegam lá. O Benfica é o passivo enorme, sãos os mendilhoes, e sabe-se lá mais o que, mas foi o Sporting com o seu passivo pequenino que precisou de um restruturação financeira porque não tinham dinheiro para pagar o que deviam.
Há pois é os meninos pensavam que era só 150 milhoes sem juros, enganaram-se. Por isso é que Sporting não quer vender. Vender ou não vender é igual.
Claro que invejam a restruturação do Sporting, eles e todos os outros nossos adversários e não só. Se alguém tem um sério problema em mãos com a divida do Sporting e VMOCS, não é com certeza o Sporting, mas sim os nossos credores, Contribuintes, BCP, BES e respetivos lesados. O Bruno Carvalho só está a defender os superiores interesses do Sporting, não tem nada que estar preocupado com a falência do sistema bancário português, se o dinheiro dos contribuintes está ou não a ser desbaratado no clube e se há famílias a passar fome e em dificuldades por terem as suas poupanças no BES, o problema deles, pois não estão a cima dos superiores interesses do Sporting e do se presidente. O Sporting não é a Santa Casa da Misericórdia, nem Bruno de Carvalho o seu provedor.
EliminarViva a Bruno Carvalho
Portanto, os superiores interesses do Sporting é conduzi-lo para o precipício?
EliminarJá quanto aos superiores interesses do seu presidente, aí estou absolutamente de acordo contigo.
Os credores do Sporting, em última análise, tomam conta daquela trampa toda e vão buscar tudo o que der dinheiro e tu não queres cá estar quando o estoiro acontecer.
Contudo, vai ler o tal plano de restruturação do Sporting e presta bem atenção ao que lá vem escrito. Se tu pensas (desculpa a ofensa, pois pensamento é algo que não te assiste) que os credores vão ficar a arder, estás tão enganado, acéfalo. O Sporting vai pagar e vai pagar bem as maluqueiras dos croquetes e do pastor do rebanho.
Toma lá um gelado, mas desta vez tenta comê-lo com a boca.
Oh anónimo das 13:02:
EliminarDiz lá a verdade: estás em modo irónico, não estás? Acreditas mesmo que é do superior interesse do Sporting ser visto como um charlatão, um clube que não deve honrar os seus compromissos porque o problema é dos credores, dos contribuintes e da banca, e esses que se arranjem! Insinuas que se for do superior interesse do sporting não pagar, eles que façam outra reestruturação porque o interesse é dos credores e não do sporting?
Se for esse o sentido do teu comentário, agora acredito mesmo que os sportinguistas não têm neurónios!
Este acéfalo que diz viva o bdc acredita tanto naquilo que diz que nem assina os comentários. Dont feed the troll....
EliminarSe uma entidade ou instituição não honrar os seus compromissos com a Banca não tem necessariamente que desaparecer, nem sinceramente penso ou desejo que o Sporting desapareça, mas... Se o Bruno de Carvalho brincar demasiado com a Banca acreditem que quem vai pagar a maior parcela não vai ser ele mas sim o Sporting, que embora possa não desaparecer vai "minguar" imenso.
EliminarEle que continue a brincar com fogo a ver se o Sporting não se queima.
"Diz lá a verdade: estás em modo irónico, não estás?"
EliminarIsso era óbvio desde o primeiro comentário.
Eagle, acreditando que é verdade e que são 16M que seguem para banca para amortizar passivo, até nem é má noticia para o Sproting ou melhor para os seus adeptos. Já não parece muito claro misturar a Doyen, primeiro acho que os 15M + Juros já incluem o empréstimo do Nani depois, se for utilizado o valor que receberem do JM fica disponível na tesouraria o valor da champions.
ResponderEliminarGostava mesmo de ler uma analise tua ao facto do Benfica nos últimos anos ter realizado 263,85M em Vendas e 85,1M em compras, tendo por isso um saldo positivo de mais de 175M e não se verifica uma redução significativa do Passivo.
APP
APP lê as 2 notícias que deixei no post sobre o assunto
EliminarVerificarás que além dos 15M€ + Juros relativos a Rojo e Labyad... a Doyen ainda tem de receber 1,8M€ pelo empréstimo do Quaresma.
Quaresma????
EliminarERRATA: empréstimo do Nani pelo Man. Utd ;)
EliminarÉ uma excelente notícia o Sporting só abater passivo porque se os deixassem ainda enterravam mais o clube e os bancos...
EliminarFoda-se qual é a parte que não percebes, meu? Vai lá ver o valor do activo e do passivo do Benfica e do Sporting e depois chupa o gelado que quiseres. Nem uma conta simples consegues fazer, querem ver.
EliminarBenfica Eagle, o sporting ta a oferecer jogadores para saldar a divida com o Fulham.. Spordem Clude dos falidos xD
ResponderEliminarSegundo a clausula 5º nº 1 linha C,D do acordo do sporting e os bancos, o sporting tem dar ao bancos pela participação pela liga dos campeoes 5 milhoes de euros e na proxima esse valor passa para os 7 milhoes. realmente percebe-se o tipo de negociaçao com o inter pois o valor do premio da L.C esta retido pela uefa para pagar à doyen e é preciso algum noutro lado.
ResponderEliminarSegundo a clausula 5º nº 1 linha C,D do acordo do sporting e os bancos, o sporting tem dar ao bancos pela participação pela liga dos campeoes 5 milhoes de euros e na proxima esse valor passa para os 7 milhoes. realmente percebe-se o tipo de negociaçao com o inter pois o valor do premio da L.C esta retido pela uefa para pagar à doyen e é preciso algum noutro lado.
ResponderEliminarEagle esta ficou muito abaixo do padrão habitual. O que o Sporting receber do João Mário é dinheiro igual a outro qualquer.
ResponderEliminarqual dinheiro que o Sporting "receber"???
EliminarTens dificuldade em perceber português???
O Sporting recebe ZERO!
Quem recebe o dinheiro é a Banca + Fundo + Doyen!
O Sporting quanto a esse dinheiro irá ver "bola"!
Aqui escrevem-se factos.
Noutros lados andavam a escrever-se mentiras ;)
O problema e mesmo esse... o SCP recebe "bola" deste negocio. O dinheiro desta venda e todo para pagar dividas!
EliminarSobra 0 para reforço do plantel! Por isso, e se pretendem reforçar o plantel com mais 2 avançados e um central... terão ainda de vender mais jogadores.
É indiferente, não é? O Sporting recebe dinheiro, e os credores obrigam-no a ser sério e pagar parte da dívida em vez de gastar tudo em vinho. É uma boa notícia para o SCP, e para o Benfica também, porque reduz a "concorrência desleal". Estou mais preocupado em vez o que é que o SLB faz.
EliminarSr Ricciardo, compreendo a sua posição. É comum em todos os mortais haver uma espécie de defesa mental em relação à realidade. Mas essa realidade não muda só por nós a atacarmos ou não acreditarmos/ pensarmos nisso.
ResponderEliminarPor muito que lhe custe, a situação financeira do seu Sporting, tanto em termos de balanço como em termos de liquidez, é grave. Houve um trabalho interessante por parte desta direcção nos primeiros 2 anos de mandato, conseguindo reduzir custos, aumentar receitas e equilibrar a operação, algo que foi destruído o ano passado.
Não sei se o Sr tem experiência em termos de gestão de empresas, que pelo seu comentário parece-me que não, mas o passivo é algo normal. Só será um problema se não for sustentável. No caso do Benfica, e tendo em conta as receitas e os resultados operacionais sem vendas de jogadores, é sustentável. Seria melhor que reduzisse? Sim, seria, mas não é caso para alarme. Em relação às obrigações, o Benfica tem utilizado a emissão de obrigações para colmatar a "crise do crédito" ao futebol nacional. não esquecendo que 1/3 da nossa divida não é financeira, mas a fornecedores, logo não pagamos juros.
O caso do Sporting é bem diferente. Resultado operacionais negativos, muitas dificuldades de liquidez, pouca capacidade de fazer crescer a operação, um passivo reduzido a metade mas mesmo assim sem capacidade para cumprir o estipulado. E as VMOCS foi uma saída interessante, quase um perdão de divida sem o ser, mas tal não é suficiente para a sustentabilidade a curto/ médio/ longo prazo do SCP.
Veremos o que acontece nas próximas semanas/ meses, mas creio que o Sporting, embora haja eleições que têm de ser ganhas, terá de mudar de rumo, pois este é completamente insustentável.
Zéquinha
Correto a 110%
EliminarO unico passivo que o Benfica tem que diminuir é o passivo bancario, se o benfica baixar o passivo bancario e continuar com 400 milhoes de passivo devido a contratações de jogadores, otimo, é substituir passivo com custo adicionais, juros, por passivo sem custo adicionais.
Para ser o mais claro possivel é a diferença entre dever 100 euros a um banco, cartão de credito por exemplo, ou dever 100 euros ao Manel da mercearia.
Zéquinha,
EliminarPelo seu comentário calculo que seja gestor. Sendo assim coloca-lhe algumas questões:
1- Sabe qual era a situação financeira antes de BdC? Actualmente o Sporting está pior?
2- Já conhece as contas deste ano do Sporting? Em que se baseia para dizer que a gestão foi boa nos 2 primeiros anos e que neste foi má?
3- A nível de activos como considera a valorização do Plantel do Benfica e a do Sporting? Os capitais próprios como ficariam se houvesse mais rigor?
4- Onde posso recolher a informação que nos dá que sem venda de jogadores ou sem receitas extraordinárias a gestão do Benfica é equilibrada? Se assim é e com as vendas que normalmente o Benfica faz onde está o dinheiro?
5- Em relação a financiamentos. O que acontece se por exemplo o Benfica deixar de ganhar, acha que os financiamentos com obrigações se vão manter? Em tempos foi a banca que os comprou, agora não o faz como sabe.
6- Diz-nos que a operação do Sporting não cresce, quanto cresceu desde que o BdC lá está? Em igual período quanto cresceu o Benfica?
6- Depois das respostas este ultimo paragrafo é para manter? "terá de mudar de rumo, pois este é completamente insustentável"
Obrigado
Incognitus o Sporting antes de Bruno de Carvalho tinha 357,5M€ de prejuizos acumulados... e passados 3 anos continua com mais de 350M€ de prejuizos acumulados, ou seja, o BdC não está a ser o "salvador" que tentam apregoar :)))
EliminarE o problema é mesmo o dinheiro que vão ter de pagar à Banca + Fundos + Doyen!!!
Não há dinheiro!!!
Por isso é que nem para pequenos pagamentos ao Teo Gutierrez, Fulham, etc conseguem arranjar dinheiro.
Com esea argumento... Qual era o passivo no ano que o Vieira entrou? E agora?
EliminarQual era o passivo com o Ladrão do Vale Azevedo e agora? :)
EliminarMas este tipo continua a responder com o Benfica de há 15 anos como se isso resolvesse o problema do Sporting que é o clube que estamos a discutir e que tem os problemas actuais. Mas estes gajos o que têm dentro da cabeça? Farinha?
EliminarIncognitus,
EliminarBem desviado o tema, mas vamos lá falar um pouco.
Concordaremos que o valor do passivo por si só nada vale - apenas a sua constituição, equilíbrio e evolução, nomeadamente em função dos ativos e CP. De acordo, espero?
Concordaremos ainda que o objetivo fundamental de um clube é... Vencer. De acordo, espero?
Importará então ter equilíbrio financeiro apenas e só para poder vencer de forma sustentada. Continuo a contar que estamos de acordo... Certo?
Bom. Posto isto.
O Benfica é tricampeão. O Sporting não vence há x anos (desconheço quantos). Tem uma taça de Portugal.
O Benfica está no topo do ranking europeu de clubes. O Sporting está, creio, no pote 4 da Champions.
Concordaremos assim que o Benfica está a ter sucesso no que é fundamental. O Sporting não.
Estamos de acordo?
Nestas ultimas décadas, o Sporting endividou-se de forma assustadora e deficiente. Deficiente porque não teve retorno desportivo. Assustadora porque obrigou o clube (SAD) a um acordo com os credores que o deixa refem dos mesmos.
Ainda assim, um bom acordo! BdC tem o mérito de manter o Sporting vivo. E tem tb o mérito de se ter aproximado do Benfica... Mas sem vencer.
Os ativos do Sporting ter-se-ão valorizado, certamente, com o 2o lugar do clube na época passada. Mas, Naturalmente, não tanto como os ativos do campeão nacional.
Com isto vou então tentar responder...
Eliminar1 situação financeira do Sporting antes e depois de BdC. Melhor agora, mercê de um acordo com a banca. MAS com um custo não financeiro: a prioridade da aplicação das mais valias do Sporting serve para pagar aos credores. Este custo É altíssimo. Só depois da banca virão os reforcos!
2 não conheço as contas deste ano. Nem como as posso comparar com as passadas, em que não houve provisão do valor a pagar à Doyen... Depreendo que, sem Champions e sem vendas, não poderão estar boas.
3 evolução do ativo é positiva para ambos. Melhor para o Benfica, visto ser campeão. Tudo o resto são meras opiniões emocionais.
4 resultados operacionais do Benfica são públicos e saudáveis. Revelam bom equilíbrio e boa dispersão das fontes de receitas (cestos diferentes para os ovos). As vendas do Benfica pagam novas compras e lenta redução de passivo bancário. Podem-se questionar opções, mas não há caso para alarme... E mais, vários anos de tendência semelhante, que revelam estratégia e rumo.
5 clubes são emocionais. Marca Benfica é sólida. Receitas fortes e variadas. SE o Benfica deixar de ganhar, será mais difícil garantir as obrigações... sim. Há risco na estratégia. Mas alguma margem de manobra.
Então e se o Sporting deixar de (ou continuar a não) ganhar? Como pagará as suas obrigações? E qual a sua margem de manobra, tendo uma restruturação feita há 2 anos e um episódio de VMOC não convertidas?!?
6 não foi o que o Eagle disse. Ele falou em "dificuldades em fazer crescer a operação". Eu concordo. BdC teve mérito em fazer crescer "a onda verde", mas e agora? Sem capacidade de investir (com q dinheiro), com uma massa adepta menor q a do rival, para onde ir? Com a esmagadora maioria das receitas já vendidas para 10 anos... Não há muito mais a fazer
Nuno Figo,
EliminarEu não mudei o tema, questionei as opiniões do Zéquinha, prefiro ajudar as pessoas a encontrar respostas.
Mas vamos lá contraditar se o Eagle deixar, já que ele ou alguém é adepto da censura e não publica o que escrevo, sendo mais adepto da publicação de ofensas anónimas e dos yes man ignorantes que vem aqui dizer parabéns.
1- O passivo só não vale muito por si só se os activos forem maiores, Uma empresa soma todos os activos e subtrai-lhe todos os passivos. Se der negativo, a empresa está falida, com uma situação líquida negativa. Mas a empresa pode funcionar perfeitamente enquanto tiver liquidez, enquanto em cada dia o dinheiro que entra em caixa for superior ao que sai. Quando o dinheiro em caixa chega a zero, a empresa entra em rotura de liquidez. Nas SAD`s as coisas são um bocado diferentes existem formas de esconder a falência, uma delas é as obrigações tão ao gosto das SAD`s em Portugal, provavelmente por saberem que até bancos o fazem e depois deixam agarrados os obrigacionistas como aconteceu no BPN, BES e BANIF e como aconteceu no BCP, aqui de maneira mais soft.
No caso concreto do Benfica e do Sporting podemos começar pelos activos intangíveis. Qual a sua opinião sobre o valor inscrito pelo Benfica e pelo Sporting? Podemos ter até em atenção a recente avaliação do Transfermarkt. Dá vontade de rir certo? Se o valor desse activo fosse cientifico e não arbitrário como ficariam os CP?
Já agora como comenta e sem emoções a venda do melhor jogador do Benfica por 25 Milhões e a compra ao mesmo clube de um jogador vulgaríssimo por 22 Milhões? Trocava um Mercedes por um Fiat Uno? Até pode trocar, mas eu ia ter reservas. É o que tenho sobre as contas do Benfica, tenho reservas. Vendas de miúdos por 15 Milhões cada, Robertos por 8 Milhões... acho estranho, parece que o euromilhões sai sempre ao Benfica.
O objectivo dos clubes é vencer, a das SAD`s é também ganhar dinheiro, é isso que dizem os prospectos das ofertas publicas, ou os clubes andaram a enganar as pessoas.
As ultimas décadas do Sporting não são muito diferentes das do Benfica, há uma situação que fez a diferença, no Sporting faltou dinheiro na caixa. Também faltou no tempo do Jorge de Brito, até houve uma operação coração (as obrigações da altura) perderam todos o dinheiro. No Sporting entrava menos que aquilo que saia.
O Sporting estava morto antes de BdC, eu não pagava cotas há 7 anos, porque era evidente que aquilo ia por maus caminhos, se fosse sócio do Benfica tinha feito o mesmo. Acho que gestões assim, só nos podem levar mais rapidamente ao fim dos clubes. É por isso que eu estou contente com as VMOC`s e com a obrigação que o Sporting assumiu com os credores, vai custar mas se a ultrapassar ficará mais forte, podemos até nem ganhar nada, mas depois do equilíbrio ganhamos seguramente mais vezes.
Continuação:
Eliminar2- Em relação às contas vamos esperar por elas, discutir o que não existe não me parece boa ideia.
3- Os activos do Benfica (os intangíveis) são trabalhados, não existe o mínimo de rigor pelo que expus anteriormente. Há na minha opinião vendas e compras para compor balanço. Aliás nem era a primeira vez nas empresas do Vieira, é por isso que está sobre a alçada do BdP. O BES e a Parvalorem tinham balanços trabalhados.
4- Em relação os resultados operacionais eles não são positivos, não é por uma vez ou outra o serem que faz a tendência. A tendência temos no passivos que quadruplicou.
5- O maior exportador Português foi-o até ao dia que faliu, Estou a falar da Quimonda. Facturações não valem muito em analise financeira, se vender a metade do preço da concorrência, pode facturar muito mas acaba falido. O Sporting e todos os clubes devem gastar menos do que as receitas correntes, gastando mais que isso é pura sorte terem exercícios equilibrados, o Benfica tem tido sorte, mas a sorte comigo não dura sempre, com o Nuno calculo que também não. O melhor exemplo disso é o Porto. O Benfica vai passar pelo mesmo.
As VMOC são uma operação simples, ou o Sporting as resgata ou perde a maioria do capital no caso de não resgatar nada e fica como o Benfica com um Banco como sócio no caso do resgate parcial.
6- Esse é o tipo de questão que por defeito profissional não gosto de discutir a não ser que haja toda a informação. Se o Acordo diz que o Sporting tem de pagar X se não tiver liquidado a tranche Y e eu não sei de quanto é a tranche ou se foi liquidada. É um não assunto para mim.
ResponderEliminarDo dinheiro da Championjs...5 M vão para os bancos
São 7M, com 2M para a conta/fundo dos bancos.
EliminarZéquinha Foram 80 milhões em moeda chinesa looool
ResponderEliminarVejo aqui alguns comentários dizendo que não há problemas com a parte (de leão) que vai para a banca porque esse dinheiro é para abater passivo e portanto é bom para o clube (Sporting). Em parte é verdade, o passivo abate. Mas o problema dos clubes, como o problema de muitas empresas, é a tesouraria - euros para pagar os seus compromissos a horas. Uma empresa pode não ter passivo e ter gravíssimos problemas de tesouraria que a impeçam de funcionar. Por outro lado uma empresa pode ter um grande passivo (a EDP tem um passivo superior a 15 000 M€) e ter uma situação financeira saudável.
ResponderEliminarO Benfica com as vendas que tem efectuado não tem problemas de tesouraria (os negócios do do Jimenez e do Rafa confirma-o), e tem mais jogadores para vender.
O Sporting se levar avante o empréstimo por 10M€ faz uma jogada de mestre. Finta os bancos e o fundo que tem 25% do passe do João Mário. Eu aconselharia mesmo a que o empréstimo fosse por 30 milhões e a compra obrigatória dentro de 1 ano, de 10 milhões.
Com a venda imediata do João Mário pouco fica nos cofres do Sporting como o Benfica Eagle aqui demonstrou (há 2 valores extraordinários que não foram incluídos na análise: os 14 M€ que vai receber pela participação na liga dos campeões e os 5M€ que tem de dar à banca por essa participação, mas mesmo assim sobram "peaners").
Com o caso da Doyen e as condições draconianas impostas pela banca, o SCP precisa realizar bem mais que os 40 ou 45 M€ do João Mário para equilibrar a tesouraria.
O problema é que tem um treinador que já demonstrou que pode bater com a porta se debilitarem demasiado a equipa. E um presidente que tem eleições e cuja prioridade é a sua reeleição (como outros presidentes que nós bem conhecemos).
Vão ser movimentados e interessantes estes últimos dias de Agosto...
Saudações benfiquistas,
CP
Caro CP, o problema dessa hipótese sugerida, (ironicamente eu entendi), de emprestar o João Mário por 30M€ é que uma operação dessas levanta muitas suspeitas legítimas e quem intervier num negócio desses fica pelo menos "sinalizado", não sei se a Inter terá interesse em participar numa jogada dessas, implica muitos riscos futuros. Obviamente que há muitas maneiras de "se matar um porco", e eles lá no Sporting já devem ter pensado em todas, inclusive negociarem com os "ex mal-amados" fundos.
EliminarOs 2 primeiros parágrafos e o 5º estão corretos.
EliminarO 2º não está, o Inter e a UEFA poderão ter uma palavra a dizer sobre isso.
o 3º parágrafo está incorreto, o prémio da Champions é de 12M (que está cativo) e não são 5M, será 7M que têm de entregar aos bancos.
Penso que 7 milhões são apenas a partir da época 2017/18. Até esta época, 2016/17, são "apenas" 5.
EliminarCumprimentos,
CP
Não.
EliminarCláusula 24ª
1. O SCP e o Sporting SAD obrigam-se a creditar nas Contas de Reserva os seguintes montantes:
b)
No caso de participação na fase de grupos da Liga dos Campeões:
i) até ao termo da época desportiva 2016/17 e por época desportiva pelo montante de 2.000.000 Eur;
ii) após o tempo da época desportiva 2016/17 e com início na época desportiva 2017/18 e desde que (…) pelo montante de Eur. 2.000.000;
etc.
Para além dos 5M já referidos na Cláusula 5ª.
Errado e ridiculo!
ResponderEliminarO Sporting recebe 30 milhoes da venda mais 10 do emprestimo por 1 ano. Esses 10 entram já nas contas porque nunca irão para a Doyen visto já estarem , eventualmente , penhoradas as verbas da champions .
Paga 25% de 30 milhões ao fundo ou seja 7.5M , quando receber do Inter no proximo ano .
A venda só sera feita na proxima época 2017 , logo , o Sporting só tera a obrigatoriedade de pagar á banca no início da época 2018 ( como se pode ver no acordo com a banca ). O pagamento sera de 50% dos 75% da venda que cabe ao Sporting , ou seja 11,25 M € em Julho de 2018 .
Feitas as contas o Sporting recebe 21,25M€ e abate 11,25M € no passivo .
Mas se ficam todos mais felizes com as contas absurdas do post ....então força!!!
PS: o anonimo que assina Viva o Bruno de Carvalho devia era estar preocupado com os 600 milhões perdoados ao seu presidente que não foram para as tais familias que passam fome.
SPORTING19-08-2016 11:36
EliminarUEFA pode impedir o empréstimo de João Mário
Organismo que tutela o futebol europeu tem a opção de obrigar o Inter de Milão a avançar para a compra imediata em definitivo.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/08/19/uefa-pode-impedir-o-emprestimo-de-joao-mario
UPS!
Isto é o resultado de o sporting não pagar juros dos empréstimos,até deu lucro no passado antes de irem buscar o JJ.
ResponderEliminarAndaram a enfatizar uma excelente época onde ganharam BOLA.
O problema foi Portugal ter sido campeão europeu, vocês acham que o João Mário estava agora a fazer pressão para sair.
A estes truques de empréstimos para não pagarem à banca é que eles chamam transparência, os arautos da verdade suprema?
Venderem Montero por 5 Milhões para não passar os valores estipulados na reestruturação.
Vai haver dias dificeis para os lados do lumiar.
Que eu saiba perdões só os juros ao sporting...
ResponderEliminarFrankkk
Post do mês.
ResponderEliminarAgradeço o comentário. Abraço
EliminarO João Mário não vai é a lado nenhum:
ResponderEliminarhttp://m.abola.pt/noticia.aspx?id=626914
Opa... então quer dizer que já temos o guito da champions de volta?! É que andaram aí tantos papagaios durante meses a gritar aos 7 ventos que também não íamos ver nada da champions... que estava tudo penhorado (ahahahahah)... ou será que há duas doyens?! Vão inventar uma 3ª?!
ResponderEliminarE já agora... liquidar dívidas, abater passivo, isso não conta?! É que o carnide vende, vende, vende... ganha, ganha, ganha... recebe, recebe, recebe... e continua com o passivo a subir... e a contrair empréstimos para pagar os anteriores...
Por acaso, tinha o benfica eagle mais em conta...
Diz-me qual é o activo do Benfica e qual é o activo do Sporting.
EliminarBOMBA BOMBA BOMBA!!!! 1º Interessa ao Inter pagar agora por um empréstimo por causa do fair play financeiro e dps no ano que vem pagar o que resta.
ResponderEliminar2º Se n tou em erro o caso Doyen ainda não acabou havendo ainda mais um recurso.
3º E este ponto parece-me importante na minha opinião,a venda que o Sporting fizer e tiver de dar aos bancos sempre vai abatendo o passivo por muito que impossibilite a ida ao mercado, coisa que não acontece na gestão de LFV em que mesmo apos as vendas milionarias dos ultimos anos o passivo imagine-se não desceu só aumentou e isso é que é uma BOMBA!!!
Eagle as contas estão mal feitas. Passo a explicar partindo dos teus números e do Documento que referes que como sabes tem outras condicionantes que eu desconheço e que calculo também desconheças que podem por ainda mais em questão os teus valores.
ResponderEliminarValor da Venda 40 Milhões de euros
Passe do Jogador em propriedade do Sporting 75% ou seja 30 Milhões de euros.
Valor isento que fica no Sporting: 8 Milhões de euros. Sobram 22 Milhões (30-8)
Dos 22 a banca "leva" quando muito 11 Milhões e o restante fica no Sporting que vão somar aos 8 que já tinha, num total de 19 milhões.
Mais uma coisa, abater divida e constituir deposito para comprar VMOC`s ser considerado "não rende nada ao Sporting" é não leves a mal um disparate.
ERRADO!
EliminarA Banca recebe 50% do valor, acima de 8M€/Ano "liquido de comissões".
Não diz no acordo "liquido de fundos" :)))
A Banca leva 16M€ pela venda + 5M€ pela Champions.
O Fundo leva 10M€
A Doyen tem a receber 15M€+ Juros e ainda 1,8M€
Em termos de "TESOURARIA" o Sporting recebe "BOLA"!
Não interpretes como te dá jeito, temos lei em Portugal. O Sporting dispõe daquilo que é seu e não daquilo que é dos fundos. O Sporting vende (com os teus números) por 30 Milhões o que tem. O resto é matemática...
EliminarNão retiro um cêntimo aos números que dei (partindo dos teus) e ficava-te bem reconhecer o erro :)
Agora só conta a tesouraria? E o Passivo como fica? E a "compra" de VMOC`s já não interessa?
Já agora sabes quanto é a Tranche A, B, C e D referido no acordo? Sabes se já foi paga ou não? Sem saberes não devias afirmar o que que escreves neste Post. Muda significativamente os números.
Já agora se o Sporting paga à Doyen com o João Mário fica com o dinheiro da Liga do campeões :) parece que isso é esquecido no teu post.
"Valor da venda liquida de comissões".
EliminarEm nenhum lado está escrito "valor da venda liquida de comissões e de percentagens detidas por 3ªs entidades"!!!
A Tranche A, B, C e D... já foi paga???? foram pagas como foi pago o pavilhão!!!
Basta chegar aos balcões do Novo Banco e BCP e dizer "TÁ PAGOOO" ... e pronto a dívida fica paga :))))
Já agora, da champions vão 7M€ por ano para a banca e não 5M€ como tinha escrito anteriormente ;) São 2 componentes.
Não entendes que só podes negociar o que é teu? Que o Sporting só é proprietário de 75%.
EliminarBem mas fica com a tua que eu fico com a minha.
Pela tua resposta já vi que não sabes, aliás como calculava. Ou seja o teu post é baseado nos teus feelings. Contra isso não posso argumentar que eu baseio--me em factos, não em feelings ou noticias dos jornais que raramente sabem o que é um mais um e referi-me os económicos nem estou a pensar nos desportivos :)
Caro Eagle, acho que neste caso não tem razão.
EliminarAdmitindo que o J. Mário é vendido por 40M, a parte que cabe ao Sporting são 30, os outros 25% não são propriedade do clube. Desses 30 o Sporting fica com 8 e dá à banca 50% do ramanescente, ou seja 11M (admitindo que não há comissões de intermediação).
Mas estas contas são feitas, e o dinheiro pago, no final da época em curso. Qualquer valor de venda de passes de jogadores, mesmo que sejam valores recebidos durante esta época relativos a transferências em anos anteriores, entram para este cálculo.
Cumprimentos
A menos que o Sporting receba comissões para negociar pelo Peter Kenyon, nem entendo porque é que se está a descontar 25% ao valor da EVENTUAL venda ao negócio. Quando é que entendem que Sporting está a negociar os 75% que detêm no passe o JM!! Quem o quiser comprar tem assim de negociar estes 75% com o Sporting e os outros 25% com quem os detêm. Vá lá, não é difícil, é só tirar as palas!!
EliminarEste Incognitus nem interpretar português sabe. Lê o que está ESCRITO no Acordo!!! Não tem duas interpretações!
EliminarE nos cálculos do BE não estão as comissões do empresário (10%) assim como outras alcavalas.
Anónimo das 18:02
EliminarSeguramente que não há duas interpretações, mas para isso é preciso entender Português. Ontem já deixei de dar explicações aos anónimos. Desculpa.
Eu não preciso das tuas explicações para nada. Eu queria é que deixasses de atirar areia para os olhos das pessoas à míngua de argumentos para as tuas mentiras.
EliminarO facto de ter um nick anónimo as minhas palavras são menos válidas do que alguém que tem um nick tão anónimo como "Incognitus"? Só podes ser mesmo lagarto!
Exacto, anónimo das 18h02... se adicionarmos a comissão do empresário ainda são maiores os custos, e menor a margem líquida.
Eliminaro Acordo é muito claro ... "venda liquida de comissões". O Banco recebe 50% do valor da venda. Em lado nenhum é afirmado que a Banca recebe 50% da "MAIS-VALIA" do Sporting.
O Incognitus anda aqui a tentar aldrabar as pessoas, mas a verdade e os factos são muito claros :)))
Anónimo nem vou perder tempo a explicar o que é um registo no Google nem explicar que palas não é fashion.
EliminarEagle venda líquida de comissões quer dizer valor limpo descontando a comissão.
EliminarJá agora onde aldrabei? Incômodo estar aqui a clarificar as mentiras? Não quiseste a prova da aldrabice das alegadas empresas do BdC falidas porquê? É só ruído que queres ou queres a verdade baseada em factos?
"Eagle venda líquida de comissões quer dizer valor limpo descontando a comissão."
EliminarEna boa, ainda bem que não falo chinês.
É que em nenhum lado do acordo com a banca está "mais-valia" ou "venda liquida de comissões e percentagens de 3ªs entidades" ;)
o único a tentar mentir és tu ;)
Há algo que me diz que segunda feira o Pedro Guerra vai ao programa com esta mesma informação...
ResponderEliminarÉ natural.
EliminarAs "estruturas" de Benfica, Porto e Sporting costumam ler o que se escreve por cá ;)
Há muita gente a ler o que escreves Eagle, parabéns. Tens feito um trabalho muito interessante, nem nos jornais (desportivos ou económicos ou outros) há este nível de informação disponível. O que acaba por ser muito estranho (o silêncio dos media).
EliminarAgradeço o comentário.
EliminarQuanto ao silêncio dos media... a maioria dos jornalistas andam "comprados".
Abraço
Benfica Eagle, será que o Sporting não pode anular as provisão feitas nas contas anteriores? Se puder anular, visto que a transferência do JM paga a divida à Doyen, fica com esse valor disponível para outras coisas assim como fica com os dinheiros da Champions que estavam penhorados para pagamento à Doyen.
ResponderEliminarOu será que a Doyen vai receber 3 vezes, da provisão, do JM e da Champions. A almofada deixa de ser dupla e passa a ser tripla.
Não pode anular a provisão porque tinha entrar como custos.
EliminarOs custos tinham de ser reconhecidos naquela época em Resultados do Exercício.
Quando o Sporting pagar à Doyen deixa de constar no Balanço em devedores, mas para isso é preciso entrar dinheiro no clube :)))
Anonimo da 15:20, uma provisão não significa que exista o valor. A prova que não existe é o último R&C do Sporting referir contas a descoberto.
EliminarPonto importante que todos se estão a esquecer: o Sporting só tem que entregar as verbas aos bancos no final da época desportiva. Até lá pode gastar o dinheiro... depois logo se vê, quem vier atrás fecha a porta.
Anónimo, o dinheiro da Champions tem de ser entregue aos bancos até ao fim de Outubro (70%).
EliminarBeanfica Eagle, acho todos os teus posts bastante interessantes e que acrescentam valor ao blogue, principalmente os financeiros. Contudo apesar deste ser um post na mesma linha que nos vem habituando ( rigor e transparencia) acho desnessario pois nao esta relacionado com o Benfica.
ResponderEliminarEntendo o que prentendes fazer, alertar ( como ja fizeste anteriormente) a massa adepta Benfiquista e talvez a do outro lado para o estado das financas do Sporting que nem tudo e um mar de rosa como os seus dirigentes e acolitos dizem, mas para que dares te ao trabalho !?
Por vezes dou uma vista de olhos em blogs verdes e aquilo e mais um blog anti-Benfica, como o seu director de comunicacao, que um blog sobre assuntos do respectivo clube verde. Vamos tentar nao cair na mesma asneira e trtat apenas de assuntos relativos ao Benfica aqui.
Porque nao uma abordagem sobre a compra do Rafa ou do Jimenez ? Que impactos tera na nossa contabilidade ?
Wey
A partir do momento em que a própria Sporting TV arranja espaços dedicados ao Benfica para lançar mentiras, considero pertinente repor os factos quanto ao Benfica, e também para contar toda a verdade sobre o Sporting ;)
EliminarEngraçado é que o SCP tem uma possível venda e a comunicação social lembrou-se que é preciso pagar à banca. Nas vendas milionárias de porto e benfica vai tudo para o clube(quando têm um passivo superior ao do sporting). Depois até têm de penhorar a equipa toda como garantia...
ResponderEliminarJá para não falar das incríveis negociatas com atlético de madrid e Mónaco e afins (os clubes do mendes). Vendem o bernardo silva por 15 para comprar o rafa por 20. Isso sim são bons negócios.
O Sporting já tinha colocado de parte o valor que poderá ter de vir pagar à Doyen (e ainda não estão esgotadas as hipóteses de vir a evitar este desfecho), daí os resultados no R&C, onde está incluída essa verba.
ResponderEliminarEstar a usar o valor da dívida à Doyen várias vezes, não é muito honesto. É o impacto no R&C, é o dinheio da champions, é a venda do JM. Quantos 14M€ já descontaram ao Sporting neste tipo de posts? :)
Mas isso foi apenas uma operação contabilística. Não há dinheiro envolvido!
EliminarMoral da história, o Sporting tem de pagar para vender o João Mário.
ResponderEliminarSó mesmo o Benfica Eagle, eheheh!!!
Se ao menos a burrice pagasse...
EliminarNão o Sporting tem que vender o João Mário para pagar o que deve. Ao fundo ao empresário a banca a Doyen ....
E no final sobra uns tostões pro Sporting.
Não é assim complicado perceber que um clube que teve mais de 360M de prejuízos só nos últimos 20anos e que teve necessidade de reestruturar a sua dívida e contrair 135M em VMOCs tenha que vender e pagar o que deve a terceiros.
Se fosse uma empresta de informática ou de mobília ou ser etc... já teria vendido os seus activos para pagar o que deve.
Benfica Eagle,
ResponderEliminarAcho que parte do trabalho de investigação que teve está bem feito, isto é, a recolha documental.
Agora a parte interpretativa não está correcta, e passo a explicar:
- O assunto doyen não é para aqui chamado, pois o scp recorreu, e até se pode dar
o caso de nunca ter de pagar, porque a vida dá muitas voltas.
- Esqueceu-se de referir que o valor a pagar à banca será sempre no final da época,
logo só em Julho de 2017.
Portanto do valor que o scp receber agora, apenas será descontado o valor referente
aos 25% detidos pelo fundo.
Mas sabe, no fim disto tudo talvez o João Mário ainda continue por cá mais algum tempo.
O Sporting não recorreu nada. Não há recurso possível sobre matéria de facto. Quanto muito poderá existir recurso sobre questões processuais. Não invente!
EliminarO valor a pagar à banca não é apenas no final da época. Há várias alturas em que as verbas terão de ser pagas (leia o documento).
"O assunto doyen não é para aqui chamado, pois o scp recorreu, e até se pode dar o caso de nunca ter de pagar, porque a vida dá muitas voltas. "
EliminarSim se amanha um meterorito atingir a terra dando inicio a evento de extinção global, sim nesse é possivel.
"Não há recurso possível sobre matéria de facto. Quanto muito poderá existir recurso sobre questões processuais. "
Correto, quqlquer recurso terá que passar por 1, TAS não tinha jurisdição para deliberar o caso, 2, Que as regras processuais foram violadas, 3, Que houve uma violação do direito a uma audiência equitativa ou que o processo decorreu contra a norma pública. Sobre a decisão em si, recurso = BOLA.
BOMBA! Vindo de um escriba que se apregoa como grande entendedor de economia e de grande rigor, afinal parece acabado de sair da redaccao do CM. hehe Portanto, segundo o raciocinio do Benfica Eagle, o Sporting pode ficar praticamente com todas as receitas da LC, porque a venda do passe do JM pagaria a Doyen. Isso nao significa dinheiro para a tesouraria, independentemente de onde o dinheiro venha? Ou tera o Sporting de pagar a Doyen duas vezes? O que se sabe e que o dinheiro para a Doyen vira da LC. Parece mesmo que o CM esta a criar escola. So falta por uma galeria de fotos da Irina a dizer que "incendiou as redes sociais. hehe
ResponderEliminarO Sporting deixou-se chegar, infelizmente, a um estado economico muito debilitado, mas isso e mais que publico. Parece que descobriram a polvora. Para se levantar teve de assinar acordos com a banca e este e um dos precos a pagar. No entanto, mesmo assim, temos uma equipa competitiva, temos jogadores valorizados novamente e voltamos a ganhar trofeus. Portanto, se me perguntarem: valeu a pena fazer esta reestruturacao financeira? Ate ver acho que valeu muito a pena. Agora o mercado de jogadores e altamente especulativo e, portanto, anda muito a volta das percepcoes. Acham que se o Sporting andasse a dizer "Sim, sim precisamos mesmo de vender!" alguem daria 40 milhoes pelo JM? Acham que teriamos feito bem em negociar o JM antes do Euro e ter aceite os 35M do PSG?
O vosso problema e que ja perceberam que o Sporting esta competitivo outra vez, porque se nao, nao lhe dariam a importancia que lhe dao. Vai ser um caminho arduo e dificil, mas la nos levantaremos. O Benfica Eagle deveria antes preocupar-se porque e que o Benfica so vende jogadores sobre-valorizados ao Monaco/ Valencia e tem uma especie de conta-corrente com o Atletico Madrid com trocas espetaculares para o Benfica como Gaitan/Jimenez. Se calhar se pusesse todo esse auto-proclamado conhecimento em economia a favor do Benfica, talvez fosse mais util ao seu clube.
Tiago Rodrigues
Aponta ai. Mesmo que não venda JM, o Sporting terá de pagar do prémio de 12M da Champions (cativo):
EliminarBancos: 5M (70% até 31 de Outubro. 30% até 31 de janeiro)
Conta/fundo dos bancos: 2M (fim da época)
Doyen: 15M (a pagamento)
Nani: 1,8M (a pagamento)
Soma: 23,8M
Sem espinhas! E só o dobro do prémio da Champions!
E nao te esquecas de apontar ai os 2 euros a Tia Alzira do arroz que ela emprestou para fazer o almoco na Academia. hehe E so economistas de mercearia e, ao mesmo tempo, gente profundamente conhecedora das contas do Sporting. Ja do prprio clube... Mas agradeco a preocupacao :)
EliminarTiago Rodrigues
Tiago Rodrigues, os valores e os prazos que o Anónimo das 18h49 enunciou estão correctos.
Eliminar23,8M€ que terão de ser pagos à Banca + Doyen, e se João Mário for vendido ainda terão de pagar mais 16M€ à Banca e 10M€ ao fundo.
A conta já sobe para 49,8M€!!!
Exacto. Nao se esqueca entao de, depois de somar os 2 euros da Tia Alzira, somar tambem todas as despesas correntes do Sporting: salarios, manutencao de infraestruturas, etc ate que esta operacao pareca verdadeiramente dantesca!! Porque nao por todas as despesas de um lado e o passe do Joao Mario do outro? Isso nao so seria uma Bomba! como seria "un movimiento sensual!". Ou entao apregoar que o dinheiro todo do Joao Mario vai para pagar os ordenados ao plantel! O dinheiro todo do Joao Mario vai para pagar a banca! O dinheiro todo do Joao Mario vai para pagar a Doyen!
EliminarPercebamos uma coisa, a receita do Joao Mario, em conjunto com as outras receitas do clube, vao ser usadas para fazer face ao que tera de ser pago e para investir o que se puder. O Sporting ja tem uma equipa bastante competitiva (julgo que podemos concordar com isso), se sobrar dinheiro para bons jogadores nas 2 posicoes mais necessitadas atualmente (nao sera preciso comprar suplentes por 22 M) e se o resto for utilizado para cumprir com os compromissos que tem, qual e o problema? A distribuicao de receitas retira algum merito ao facto de se conseguir valorizar e vender um jogador da casa por numeros muito bons? Claro que nao! E triste que se tenha prestado a este deploravel espetaculo da Bomba!, apenas e tao so para desmerecer o trabalho feito noutro clube. Com o dinheiro do Joao Mario o Sporting da um passo seguro em frente na sua reabilitacao!! E isto que o "Estado Benfiquista" quer esconder.
Com a vossa invejavel saude financeira poderiam ter vendido o Talisca e o Salvio para equilibrar as contas, porque ao que consta iam dar 50 milhoes, facil! E talvez pudessem ter mantido o Renato mais um ano, ou entao ele estava tao sedento de sair com 18 anos que nao podia aguentar-se no clube mais uns tempos?
Tiago Rodrigues
Em resumo: receber entre 40-50 milhões, é mau. Não é preciso perceber muito do tema para perceber que isto não faz sentido nenhum.
ResponderEliminarO Sporting, para além de ter óptimas condivções na sua dívida, vai agora abater de uma assentada cerca de 5% do seu passivo, ou seja menos dívida e menos juros a pagar. Juntando a isso o novo acordo televisivo, vejo o Sporting a não pagar quase juros e a entrar dinheiro fresco que pode ser utilizado. Se isso é mau...
Peter Prospar
Menos juros a pagar??? é para rir certo???
EliminarO Sporting anda a ter um PERDÃO de JUROS que é uma completa vergonha!!!
O problema desta carneirada é q acham q a reestruturação da dívida do Sporting foi uma espécie de euro milhões.
EliminarMas não foi. Tem enormes custos, nomeadamente este: o pagamento da dívida bancária é prioritária. Está antes do reforço desportivo. Benfica pode optar como usar mais-valias, Sporting não!
Só um pormenor: se os VMOC não são passivo, as verbas que vão para o fundo de reserva destinado a comprar os VMOC, não abatem o passivo.
EliminarAssim sendo o passivo apenas abate em 30%.
AntonioP
qual dinheiro que o Sporting "receber"???
ResponderEliminarTens dificuldade em perceber português???
O Sporting recebe ZERO!
Quem recebe o dinheiro é a Banca + Fundo + Doyen!
O Sporting quanto a esse dinheiro irá ver "bola"!
Aqui escrevem-se factos.
Noutros lados andavam a escrever-se mentiras ;)
WTF mas quem é este palerma???vim descobrir um baita de um atrasado lampião ahahahah és linde!!!
Repõe então a verdade, se és o palerma que a sabe toda. É só escrever. Já perdeste uma oportunidade. Mas não te esqueças de, pelo menos, colocar os valores do activo e do passivo de Benfica e Sporting.
Eliminar"Não admira que Bruno de Carvalho ande desesperado a tentar forçar um aumento do valor da venda de João Mário, de forma a sobrar algum dinheiro na conta bancária do Sporting."
ResponderEliminarPresumo com estas palavras que no benfica seja tudo vendido à primeira oferta.
Ao menos faça bem as contas.
ResponderEliminarOs 50% a "dar à banca" que serve para abater passivo, é sobre o que o clube recebe. Neste caso 30 milhões e não sobre os 40.
Quanto à parte a pagar à doyen... Vá lá apagar os posts para trás onde refere que o dinheiro da Champions é para pagar à doyen...
Benfica Eagle,
ResponderEliminarEsclarecendo desde já que não tenho a tua preferência clubistica, parece-me que as tuas contas partem de uma base errada.
Não consegui abrir o link do Acordo Quadro, mas se como tu dizes a banca recebe 50% (30%+20%) acima dos 8M€ das vendas do Sporting, o valor que deves considerar de negócio é de 30M€. Isto porque o Sporting não vende 100% mas sim 75%.
Assim terás:
Valor de venda pelo Sporting: 40M€x75%=30M€
Valor a entrega aos bancos: (30M€-8M€)x50%=11M€
Fundos disponíveis do Sporting após pagamento à banca: 19M€ (e não os 14M€ que referes).
Esclarecido isto, acho que há 2 pontos a salientar: (i) a venda do João Mário é sem duvida uma boa venda (à semelhança do que já havia sido a do Renato Sanches); (II) infelizmente em termos de tesouraria pouco haverá disponível para investir no clube, mas pelo menos cumpre-se (ou tenta-se cumprir) os compromissos financeiros (também à semelhança do que acontece nos outros clubes grandes em que se paga os excessos e erros do passado - e também do presente).
Saudações leoninas
Estes gajos andam a falar de vendas e dívidas quando o que interessam são os pontos. Tristes!
ResponderEliminar