Na sequência do post do Shadows sobre a morte do futebol, lembrei-me de vir aqui partilhar o que vivi há umas semanas atrás:
O meu puto mais novo estava há algum tempo a pedir-me: “Pai, quero ir ao estádio do Benfica!”. Nesse fim de semana o Benfica não jogava na Luz, mas perante a insistência do miúdo pensei que seria uma boa oportunidade para fazer algo que eu já queria fazer há bastante tempo: ver um jogo das modalidades. Consultei a agenda no site do Glorioso e havia 3 jogos de seguida: Basquetebol às 15h, Voleibol às 17h e Hóquei às 19h. “Pimba! Tá feito!”, pensei eu…
n.d.r. antes que me insultem, uma nota só para esclarecer que eu, como bom pai, já levei os meus miúdos à Catedral algumas vezes, para ver futebol, e com um registo 100% vitorioso! Aliás, já está na altura de me subsidiarem os lugares para a família, tendo em conta que sempre que levo os miúdos à bola, o Benfica ganha…
Como os meus putos ainda são pequenos, apontei para assistir apenas a um dos jogos e perguntei-lhes qual queriam ver. Escolheram o voleibol e lá fomos nós assistir ao segundo jogo da meia-final dos play-offs do campeonato nacional, contra o Castelo da Maia.
O primeiro impacto positivo foi o preço dos bilhetes. Chega a ser ridículo os preços praticados, quando comparado com o que se vê no futebol. “São 4 bilhetes para o voleibol, se faz favor. Dois adultos e duas crianças.” E lá fomos nós.
Antes de entrar no pavilhão, reparei numa espécie de movimento migratório. Vinham famílias inteiras do jogo de Basquetebol, se bem me lembro vinham satisfeitos com mais uma vitória, e entraram no outro pavilhão para ver o voleibol, ao mesmo tempo que eu e a minha família. Achei isto espetacular…
3-0. Sem espinhas. Os miúdos fartaram-se de perguntar sobre as regras, sobre os jogadores, sobre o adversário. Enfim, o meu receio (justificado pela idade deles) de que se poderiam aborrecer desvaneceu-se rapidamente.
Mas o pavilhão estava meio despido de público, e sinceramente impressionou-me pela negativa ter que ser o Roberto Reis a bater palmas para que o público acordasse e incentivasse a equipa numa meia-final do campeonato nacional.
O ambiente é bem diferente do que se vive no Estádio. Tudo muito mais calmo, com poucos palavrões, mas com uma coisa em comum: aqueles velhos resmungões que não aceitam uma bola perdida e refilam com tudo e todos também lá estão. Desconfio que papam os jogos todos, e calhou-me um desses ao meu lado. Ainda tive para lhe dizer para se acalmar, mas pensei que não ia servir de nada. Aquilo está-lhes no sangue. Já não muda…
Quando o jogo acabou, o meu puto lá disse: “Pai, agora vamos ao hóquei!” e eu ri-me, mas as meninas não quiseram. Mas mais uma vez, houve muita gente que saiu do voleibol e seguiu para ir ver o hóquei.
Valeu pela experiência, pela vitória e principalmente por mais um ótimo momento em família.
Mas isto tudo para dizer o quê? Se o futebol está morto, o mesmo não se pode dizer das modalidades. Depois da época mais bem sucedida na História do Benfica, a época passada, as modalidades voltaram esta época em grande forma. O facto dos jogos serem programados para permitir aos benfiquistas assistirem a vários jogos e passar uma excelente tarde de sábado em família, ou com amigos, revela a boa organização do Clube. Tudo isto e o preço acessível dos bilhetes deveriam ser um chamariz para que os pavilhões estivessem cheios. Mas não estão. Só nos jogos ditos "grandes", contra o Sporting ou FCP é que se nota a diferença.
Se o futebol está morto no campo e nos bastidores, de acordo com o tal artigo do Expresso, apesar de estar bem vivo nas bancadas, nas modalidades acontece exatamente o inverso. O SLB respira saúde nas modalidades, mas infelizmente sem o apoio desejado pelos atletas…
Eu admito que fiquei fã. E faço um mea culpa por também só ter ido apenas uma vez apoiar o Benfica num dos Pavilhões da Luz. Nunca tinha ido e com as condições que temos, é mesmo uma pena não apoiarmos mais as nossas equipas. É certo que só me baseei na minha única experiência, e no que vejo através da BTV, para tirar estas conclusões. Mas penso que não ando muito longe da verdade.
Espero que este post possa abrir o vosso apetite pelas modalidades. Eles merecem!
Champions
Há 25 minutos
Parabéns, Excelente Post!
ResponderEliminarPortas de Benfica
Já pensei o mesmo, activaste o meu pensamento.
ResponderEliminarNão te esqueças de levar os miúdos a ver o Benfica vs Braga, precisamos mesmo de ganhar este jogo.
Bom post
Excelente texto.
ResponderEliminarTodas as modalidades do Benfica merecem casa cheia SEMPRE, em especial o Hóquei em Patins e Voleibol.
Somos os grandes favoritos ao titulo Europeu no Hóquei, mas não vai ser nada fácil, até porque à partida levaremos novamente com o Barça...e o VIC também lá estara
EliminarO Benfica caso agora elimine o Vendrell no fim de semana, bem que podia tentar organizar a final four
Sou assinante da BTV não perco um único jogo das modalidades, chega a ser confrangedor e até triste ao ver certos jogos das modalidades com os pavilhões quase às moscas, uma vergonha.
ResponderEliminarÁs vezes desabafo com o meu filho só tenho pena que o GLORIOSO não esteja situado em Viana do Castelo, porque vocês veriam o que é apoiar o GLORIOSO. Deviam ver o apoio que damos quando o hóquei vem a Viana do Castelo.
SAUDAÇÕES GLORIOSAS DE VIANA DO CASTELO
Só para recordar que hoje há um jogo de andebol importantíssimo!
ResponderEliminarSaudações Gloriosas
André
Correção:
ResponderEliminar"Depois da época mais bem sucedida na História do desporto em Portugal".
E parabéns pelo tópico. Finalmente alguma coisinha sobre as modalidades que tanto nos deviam orgulhar.
Grande post
ResponderEliminar