O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O primeiro momento chave da temporada.

. 54 comentários

Tem sido curioso verificar a mudança de discurso por parte de alguns adeptos do nosso clube face a Rui Vitória.

Aqui no blogue procuramos sempre ser claros nas nossas opiniões, sendo que são isso mesmo: opiniões pessoais.

Aquando da contratação de Rui Vitória, deixei claro que embora a minha escolha recaísse sobre Marco Silva(como defendi desde 2013), agora que RV tinha sido escolhido esperava que tivesse tempo e condições para realizar o seu trabalho.

As condições logo de início se percebeu que não as teria: jogar às 04h da manhã de segunda noutro continente e disputar no sábado seguinte a primeira final da temporada tinha tudo para correr mal. E correu. Culpa de RV? Não.

Em termos de plantel, as lacunas são evidentes e têm sido disfarçadas pelas escolhas de RV junto das camadas jovens e pelo seu trabalho de mudança de chip na cabeça do plantel.
Nem no mercado de Inverno as lacunas do plantel foram supridas: um central internacional experiente, um defesa esquerdo com experiência e titular “de caras” e um 8 eram e são necessidades do plantel. Continuam por colmatar.

Mesmo assim, não deixamos de pedir tempo para RV poder trabalhar.

Os mesmos que deram todo o tempo do mundo(3 temporadas sem títulos de campeão) a JJ agora queriam à força correr com RV porque não viam “fio de jogo”, “ideias de jogo”, “pressão alta” e outras tretas que aturamos durante 6 anos.

Surpresa das surpresas: chegamos a Fevereiro e afinal, com um plantel inferior, RV está em primeiro lugar no campeonato. E ainda na Champions.

O “mestre da táctica” já só tem o campeonato para poder justificar os 6M€/ano. Por menos 5M€/ano, RV só com a campanha da Champions já pagou o seu contrato.

Claro que todos tivemos alguma impaciência em alturas de Novembro ou Dezembro. Mas sempre deixei claro que se RV poderia fazer melhor em alguns aspectos, o principal responsável seria sempre Vieira por ter mentido aos sócios quanto às condições dadas a RV.

Chegados a esta semana, RV tem no encontro de sexta-feira um dos jogos chave da temporada, que poderá até dar a liderança isolada no final da jornada.

Um bom resultado(ou seja vencer!) poderá dar o tónico necessário para enfrentar outros 2 desafios vitais: Zenit e Sporting.

Daí que, por mais que sejam bonitos os vídeos motivacionais, por mais que os adeptos gostem muito desses bálsamos figurativos, na prática valem…pouco mais que zero.

Exige-se do treinador, dos adjuntos e do plantel concentração máxima nestas semanas.

Exige-se que os jogadores possam ter ao seu dispor informações precisas sobre os adversários, sobre as suas movimentações e esquemas tácticos e que possam estudá-las individualmente e com conjunto com o treinador.

Esse profissionalismo, essa concentração e empenho, aliados a uma cabeça limpa e confiança nesse mesmo trabalho, é que serão a chave para vencer não só na sexta-feira mas também nos encontros seguintes.

Por isso, na sexta-feira teremos que ter uma Luz cheia, pressionante, e uma equipa segura de si, preparada, conhecedora do adversário e ciente de que se trabalhar bem terá uma grande probabilidade de ter sucesso.
Eu acredito e lá estarei.

(Votem na poll do Eurosport: AQUI)   

 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

54 comentários

  1. Dou a mão à palmatória, como tu para mim era de caras o Marco, após ser apresentado RV andei á procura de sinais que me indicassem que ele era treinador para o Benfica, o livro que escreveu principalmente deu-me ilusões, depois veio um discurso redondo e uma equipa sem "fio de jogo", foram carvalhadas e mais carvalhadas... hoje! A equipa joga à bola ele conseguiu superar uma pré-época de merda e todas essas lacunas que enunciaste! acredito (acreditamos todos) que Porto, Zenit e SCP serão superados. Peço desculpa pela desconfiança mas a maneira como a equipa estava a jogar tudo indicava que a responsabilidade era do treinador, era lógica a presunção... digo eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A equipa joga à bola?! Equipa organizada que comece a fazer pressão alta logo no nosso meio campo e somos aniquilados. Jesus, sabe bem disso. A equipa está melhor, porque um miúdo de 18 anos resolveu mostrar à equipa bi-campeã o que é vontade de jogar à bola e porque Luisão se lesionou. O resto, começamos a avaliar a partir de Sexta-Feira.

      A.Martins

      Eliminar
    2. Que o Vitória nos cale a todos :)

      Eliminar
    3. Sim, até ao jogo com os lagartos.

      A.Martins

      Eliminar
  2. O tempo é o melhor conselheiro.Li tanta barbaridade acerca do nosso treinador que até dava nojo.

    ResponderEliminar
  3. Shadows, para mim o RV ainda nāo avançou muito relativamente ao início da temporada mas é o meu treinador e acho que vai evoluir bastante e fazer esquecer os precedentes. Mas o que interessa agora é que ele deu ânimo, e vontade, e vigor, à equipa, que está com uma dinâmica excepcional. Nāo tenho dúvidas que vamos destroçar aquilo nos primeiros 20 minutos e depois vai ser só baile. Com Semedo ou Almeida, Pizzi ou Carcela, aquilo vai ser o Baile do Campeāo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao avançou? Ninguém criticou mais o Rui Vitória do que eu, mas a equipa desorganizada a defender e sem soluções atacantes do início de época pouco tem a ver com a das últimas semanas.
      A equipa está mais compacta, reage melhor à perda, está bem ofensivamente e bem em defesa organizada. Se melhorar a transição defensiva, onde ainda está mal, fica no ponto. E tudo isto é trabalho de treinador.

      Eliminar
  4. Outra coisa. Sobre os teus últimos quatro (importantes) parágrafos. É EVIDENTE QUE SIM.

    ResponderEliminar
  5. Nem estava tudo mal quando esse fio de jogo não existia, nem está tudo bem agora.
    Os verdadeiros testes estão aí à porta.
    Independentemente de tudo e em boa verdade, o que faltava era tranquilidade no plantel e nos jogadores. Era sistematicamente noticias sobre os jogadores, sobre sms's, etc., etc. Os jogadores estavam a jogar sob a pressão de que não tinham tido mérito nas anteriores conquistas. O mérito teria sido todo do anterior técnico.
    Não foi assim, nós sabemos isso, e a grande virtude foi que, essencialmente desde o discurso em que o nosso treinador é desclassificado deste cargo, o balneário fechou-se e começou a aparecer a tranquilidade. Depois veio a qualidade (afinal Carcela já era bom e uma excelente contratação), vieram as boas exibições e veio o primeiro lugar.
    Julgo que será seguir este ritmo, até porque temos sempre que respeitar os adversários e reconhecer que têm qualidade, mas que também estamos na luta.
    A estratégia de um dos nossos rivais em sistematicamente tentar condicionar e influenciar as arbitragens, não é benéfica para ninguém, e reduz a excelente época desportiva que estão a fazer no campeonato.

    ResponderEliminar
  6. E insistem em dizer que não havia condições? Sai lima entra mitroglu que é melhor e mais novo. Sai maxi e fica Almeida. Ninguém tem culpa que o RV andasse a meter jogadores que tropeçam na bola como o Guedes e que só sabem correr como o Semedo.
    Carcela era classificado aqui como flop. Pizzi a classificado como invenção de JJ. Jonas era para ir para a bancada. Quando se diz que o melhor jogador do campeonato devia ir para a bancada é claro que se pode dizer qualquer disparate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guedes foi utilizado pq n tinhas mais nenhum, Almeida, pizzi, lisandro estao a jogar como nunca se pensou, Semedo n é só correr como dizes. Há que dar algum mérito ao Vitória

      Eliminar
  7. Tive a mesma visão que tu quando Jesus saiu. Marco Silva teria sido, como foi com Carrillo, uma jogada muito forte do Benfica(Não só por conhecer também o Sporting e o modus operandi de frente para trás). Tal não aconteceu. Rui Vitória começou horrivelmente mal, muitos jogos ganhos à base do talento formidável de certos jogadores. A coisa não estava nada boa de se ver e as críticas que se ouviam, faziam todo o sentido. Até que chegou o dia. O dia em que Jesus voltou a ser o mestre da sua tática e decide, por alto de toda a sua altivez, dar aquela épica conferência de imprensa. Benfica galvanizou-se. O que seria inesperado há uns tempos, tornou-se imagem de marca do atual Benfica: União como poucas vezes vimos nas últimas temporadas. Benfica completamente concentrado nos seus objectivos com jogadores num pico de forma que faz até com que individualistas como Gaitan possam ter dias menos bons, que o colectivo dá a volta por ele. Rui Vitória tem mérito, claro. Lesões, contratações inexplicáveis, aposta em miúdos da formação... é de facto um treinador meritoso. Mesmo que a época acabe sem ser frutuosa em termos de títulos, a verdade é que muitas bases foram criadas para as próximas temporadas. Por tudo isto, merecerá até ao final da temporada o meu apoio. É o mínimo que se pode fazer.

    ResponderEliminar
  8. Continua a mentira de que o plantel é pior do que o do ano passado... É certo que a presença do Enzo na primeira volta do ano passado dá essa ideia mas para a segunda volta é mentira.

    No entanto de acordo com o tempo (e espaço) que RV e qualquer treinador que no futuro venha para o Benfica precisam de ter para mostrar o seu valor: no mínimo 2 anos excepto em caso de desastre autêntico (que não deverá acontecer com os plantéis que temos tido).

    É certo que tal como em novembro não era para despedir RV, agora também não é o melhor só porque recuperou uns pontos. Mas que ele me tem conquistado, é verdade.

    Sendo campeão ou não, ainda temos de lhe dar tempo e espaço para continuar a crescer.

    ResponderEliminar
  9. Plantel mais fraco?? Mas continuas a insistir nessa mentira??

    E o tempo que muitos deram ao JJ foi devido ao que fez na 1ª época e porque estávamos há 4 épocas sem conquistar o Campeonato. Foi isso que deu "folga" ao JJ.

    ResponderEliminar
  10. Uma simples pergunta sobre o caso Pizzi, apanhado na discoteca às 3h da manhã, após o jogo com o Belenenses ao Benfica by GB, e... comentário censurado! Tratei-o educadamente por "estimado" e no fim disse "obrigado" (por eventuais esclarecimentos). Sempre tão solícito a comentar os lagartos e, já que está por dentro dos meandros do clube que realmente nos interessa, nem uma satisfação. É só para verem como trabalha a democracia de Cosme Damião, actualmente. Interessa a alguém saber da vida dos lagartos? Estou mais preocupado com o meu Benfica. Depois os vizinhos é que vivem em ditaduras. Serve para apresentar o Benfica by GB e o actual estado interno do Benfica, onde é proibido discutir assuntos internos.

    Shadows, relativamente a R.Vitória, mantenho a minha posição. Só a partir de Sexta é que vamos ter a primeira das provas de fogo... contra um portinho patético.

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te, ouve lá, pensas que enganas alguém? Vai lá para os blogs do teu clube, aqui toda a gente sabe que és um infiltrado ao serviço do gordo!

      O Pizzi foi apanhado às três da manhã? Estás tristinho, é? Mete rolhas. Se essa notícia é verdade, então que seja tratada INTERNAMENTE, como deve ser.

      Ah, só mais uma coisa. Os benfiquistas não se referem ao Clube como "meu Benfica", isso é cena de lagarto, ó triste.

      Eliminar
    2. o Benfica by GB é um garoto que acha que se faz homem a despejar posts, muitos deles meros comentários ao que lê no jornal.Já me deixei de comentar as imbecilidades que posta 90% do tempo porque censura sistematicamente uma atenção que sabe imerecida.
      É contra equipas com as mesmas aspirações do Gloriosos que se vÊ como está a equipa. Está melhor, mas continuao a não ver um fio de jogo que não se deva à qualidade dos jogadores.

      Eliminar
    3. Benfiquista Tripeiro, o teu nick assenta que nem uma luva ao vieira. Sou "mau Benfiquista", "lagarto" por não lhe beijar o traseiro e querer saber o que se passa no meu clube? Como sócio, não tenho esse direito? Milhões derretidos no menino, para ele andar nos copos? Isto não te preocupa? A sério, depois eu é que sou "mau Benfiquista". Não te ridicularizes mais.

      A.Martins

      Eliminar
    4. Joca, eu continuo a manter a minha opinião. Uma equipa organizada que comece a pressionar logo no nosso meio campo e voltamos ao início da época. As arrancadas de Renato Sanches são motivadoras, mas depois descompensam o resto quando perdemos a bola. Continua a não haver fio de jogo e a jogarmos de forma anárquica. Jonas e Mitroglou lá vão disfarçando. A partir de Sexta, ficamos com uma ideia melhor.

      A.Martins

      Eliminar
  11. O futebol é momento, e a verdade é que o Benfica chegou em determinado momento a ter a cabeça na guilhotina, e só não foi cortada, porque o Benfica melhorou e os outros pioraram e isso fez com que recuperassemos 7 pontos ao Sporting e 11 pontos ao porto (5 de atraso, mais 6 de avanço), ninguem imaginou que depois de termos aqueles pontos de atraso chegassemos a esta altura nesta situação, ainda bem e no momento actual as coisas estão quase viradas da cabeça para baixo em comparação com o que estavão há uns 2 meses, estamos melhor e os outros têm vindo a cair.

    Houve coisas que contribuiram para a melhoria, o tempo de trabalho do treinador com o plantel, melhor conhecimento dos jogadores, a aposta em 3 ou 4 jogadores da equipa B, N.Semedo numa primeira fase até à lesão, e G.Guedes, este baixou imenso de rendimento e é uma incógnita neste momento, mas convém não deixa-lo cair, digo eu, R.Sanches, que se mantém, e é dos factores de melhoria da equipa e por ultimo o Lindelof, que fez um bom jogo em Belém e veremos como se comporta no jogo mais difícil que o Benfica tem todos os anos no campeonato, desde há 40 anos a esta parte, convém não esquecer isso. Contra o porto jamais haverá um jogo fácil, poderá sê-lo apenas por aquilo que puder suceder no campo, mas antes jamais o será.

    Depois houve a melhoria de rendimento de jogadores como Lizandro, que substituiu Luisão, na minha opinião com melhor aproveitamento, neste momento Luisão valerá pela voz de comando e não tanto por aquilo que já produz.

    A.Almeida desde que se fixou na direita, tem feito uma excelente epoca, e não será facil N.Semedo recuperar o seu lugar no que falta jogar, merito para o André.

    Carcela foi importante na ausencia de Gaitan, e continua a ser uma opçao muito valida pois é um tipo de jogador que não temos mais nenhum, muito bom no um para um, excelente capacidade de drible e cruzamento, falta melhorar um pouco a defender.

    Mitrogolo, que finalmente conseguiu a titularidade, e tem feito uma boa dupla com Jonas, muitos golos os dois, veremos o comportamento deles nos jogos do próximo mês, contra Porto, Sporting e Zenit, apesar disso não acho que jogar com os dois seja o melhor na Liga dos Campeões, são outro tipo de jogos e contra equipas tão bem ou melhor apetrechadas que o Benfica, logo não temos equipa para jogar tu cá tu lá, há que ser inteligente, sem ser defensivo, que são coisas diferentes.

    Fejsa, assim que ganhou condição fisica, estabilizou a equipa defensivamente, é muito certinho a jogar e não faz muitas faltas, sendo muitas delas cirurgicas, pena nova lesão, pois estava a ser um dos esteios da equipa

    E por fim aquele que é um ou foi um dos mal amados, em parte por aquilo que pagamos por ele, noutra parte por duvidas do seu valor como jogador. Na minha opinião sempre foi bom jogador, se vale 14 milhões, é provável que não, mas hoje em dia qualquer jogador está inflacionado no seu valor, mesmo Messi e Ronaldo. Falo do Pizzi, foi o jogador que equilibrou a equipa e lhe permite em Portugal jogar com 2 pontas de lança, tem jogado muito, marcado golos e feito assistências, é talvez no momento o jogador mais importante da equipa

    ResponderEliminar

  12. Discordo Shadows de que precisemos no momento de um numero 8, Renato faz muito bem esse papel, além de bom jogador tem o que muitos não têm andamento de jogo, acelera o jogo e empurra a equipa para a frente, quando apareceu, penso que contra o Tondela, não gostei muito, depois melhorou um pouco em Astana e a partir dai impôs-se por mérito próprio e do treinador que soube apostar nele, a qualidade não tem idade.

    Agora Rui Vitoria se calhar não era tão fraco como se poderia pensar de inicio, eu particularmente não gosto dele como treinador, mas o mérito a quem merece, e ele merece por estar na posição onde está neste momento, e não será tão bom como agora querem fazer crer.

    Quanto ao resto de acordo, é continuo no Benfica assim que se ganham umas mãos cheias de jogos, de entrarem em euforias, gabarolices e fanfarronices, gozação, que nunca levaram o Benfica a lado nenhum e há conta disso, falando apenas dos últimos anos, passamos por grandes dissabores e grandes tristezas, sendo mesmo motivo de gozo da parte dos rivais e não só por isso, mas pelos vistos essa gente não aprende nada com os erros cometidos no passado. Por isso na 6ª feira que a equipa esteja concentrada, seja humilde, que não se esqueça que este é o jogo do ano do Porto, não por ser decisivo mas por ser contra o Benfica, nunca os subestimem, porque esse é sempre o primeiro erro de uma derrota, e vamos lá ganhar e arruma-los, como tantas vezes eles nos fizeram nas ultimas décadas, não tenham pena deles, e a partir dai passar para uma luta mano a mano com o vizinhos, algo que talvez eles não imaginassem, e muitos de nós tambem não aqui há uns 2 meses atrás quando empatamos com o união e ficamos a 7 pontos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aqui a questão do oito é ter uma opção em relação ao renato.
      eu até acho que ela existe , o samaris, agora ele quase nunca este ano ai foi utilizado até porque devido à pouca consistência física do fejsa ele tem sido quase sempre o seis da equipa.

      Eliminar
  13. PS: Conclusão, ou és pró Vieira, mesmo com toda a gestão danosa, ou és "mau Benfiquista", "Lagarto" e outros impropérios. É a democracia vigente na actual empresa do vieira e respectivo gabinete de propaganda.

    O Sport Lisboa e Benfica é isto?

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A critica construtiva é sempre bem vinda.

      A a perseguiçao cega a determinada pessoa é estupidez, ainda mais qd essa pessoa esta no posto em q esta por vontade da maioria......

      Se a pessoa X fez num caso um mau trabalho, tem q ser apontado o dedo, nao quer dizer q tudo q faça é mau, tem q se saber distinguir o trigo do joio.

      O Caro Martins ha muito mostrou q nao é adepto de democracia, é adpeto do falar mal, o q é bem diferente.

      Critique qd deve criticar e apoie qd tiver q apoiar.......mas nao se fique apenas pelo primeiro.

      Zé Moina

      Eliminar
    2. Ó A.Martins, ser pró-Vieira ou anti-Vieira, num clube democrático como sempre foi o Benfica, é um assunto fácil de resolver: é esperar pelas eleições e votar em quem achamos o melhor para ser nosso presidente. Agora tu achas que democracia é ter que concordar contigo, só porque sim...

      Eliminar
    3. Sim, é esperar pelas "eleições" e deixar os afiliados das casas do Benfica resolverem o assunto ao Vieira.

      A.Martins

      Eliminar
    4. A. Martins,

      O teu argumento das casas do Benfica ja esta gasto, nao sao as 230 e tal casas do Benfica com 50 votos q fazem ganhar as eleiçoes qd existem mais de uns 2.000 socios com 50 votos, sem contar os q tem menos.......

      Argumento falso de aziado.

      Zé Moina

      Eliminar
    5. Anónimo das 12:46,
      E tu sabes quantas casas do Benfica existem? E quantos votos representam elas? Eu respondo-te nem 1% do total dos votos dos sócios. Assunto mais que discutido e debatido no forum e esse mito urbano já morreu há muito, só quem é burro não percebe.

      Eliminar
    6. Anónimo avençado, uma mentira repetida inúmeras vezes não se torna verdade. Os parcos sítios onde se pode votar, elimina logo alguns Benfiquistas mais distantes. As casas do Benfica têm acesso ao voto em qualquer parte do país. Porque é que achas que o trafulha do teu patrão é capaz de não acompanhar o Benfica em jogos, mas a inaugurações não falha uma? Hum? Hum?

      Aqui não se come gelados com a testa!

      A.Martins

      Eliminar
  14. Shadows apenas uma correção, como já te disse uma vez em relação a este assunto.
    Plantel mais fraco é que não!
    Plantel com lacunas sim! tal como disseste, agora mais fraco? Isso não..

    ResponderEliminar
  15. Penso também que um dos momentos capitais da época foi aquela troca de palavras, quando o JJ disse que o RV não era treinador.

    Se no inicio por força dos graves erros cometidos pela "estrutura", a troca de palavras favoreceu o Sporting e desestabilizou muito o Benfica, e depois as 3 derrotas agudizaram ainda mais esse estado de espírito, ainda que na minha opinião a mudança tenha começado nesse jogo da Taça, ainda que perdido, mas já de forma diferente daquilo que tinham sido os dois primeiros, penso que as palavras quase injuriosas de JJ (tem uma boca e um ego do tamanho do mundo, tem muita falta de humildade, já era assim no Benfica) contra RV, tiveram o condão de unir o balneário, ou seja jogadores e treinador, com os jogadores a empenharem-se ainda mais para tentar reverter a posição da equipa no campeonato, e desde essa altura é o que se tem visto, ou seja aquelas palavras de JJ em vez de desestabilizarem o Benfica, uniram-no e fizeram ricochete direitinhas a Alvalade, na minha opinião é um dos pontos de viragem também, para completar o ramalhete é dar-lhes a estocada final, como sucedeu em 1994 e embalar então para o titulo, mas nunca esquecendo a Liga dos Campeões, que se passarmos esta fase e tivermos sorte no sorteio da próxima fase, Gent/Wolfsburgo, teremos uma oportunidade ímpar de alcançar as meias finais e depois são 2 jogos e logo se vê a forma da equipa e o que ela pode dar

    ResponderEliminar
  16. A equipa tem vindo a melhorar e ainda tem mais potencial, destaque para o ataque com 59 golos. Falta o salvio, que todos desejamos, para vermos todas as possibilidades da equipa. Nota- se outra confianca. Acredito no 35 e em ganhar ao porto. Com apoio dos nossos adeptos vamos conseguir.

    ResponderEliminar
  17. Shadows, acuso o toque relativamente aos críticos de RV. Sempre o fui, e a minha opinião ainda não mudou, mas reconheço-lhe uma coisa: percebeu que aquela forma de jogar dificilmente lhe traria sucesso e mudou, para melhor.

    Apesar de ofensivamente se estar a fazer coisas bem, coisas que anteriormente não existiam, muito do que produzimos é fruto da grandíssima qualidade individual dos jogadores que temos (ainda me lembro que havia que defendesse a saída do Jonas da equipa...) quando comparada com os adversários. Quanto a RV, acabou com os mil cruzamentos de qualquer lado e em qualquer situação; acabou com os 2 médios centro lado a lado; começou a explorar melhor o corredor central aproveitando o melhor jogador do campeonato - Jonas; fez a equipa jogar mais compacta e com mais pressão sobre o adversário no momento que perdemos a bola. Corrigiu algumas coisas que aqui lhe apontámos - não somos génios da bola, apenas observadores atentos - e só por isso mostrou que é um tipo inteligente. A inclusão do Pizzi e do Renato, que foram apostas dele, correu muito bem!

    Agora, estou curioso para ver a resposta da equipa em jogos de dificuldade elevada, como os que vamos enfrentar nas próximas semanas. Esses serão os testes de fogo para percebemos realmente o que vale esta equipa. Ofensivamente, deixa-me confiante que pode fazer golos, defensivamente penso que temos problemas - que o Fejsa ajudou a disfarçar.

    ResponderEliminar
  18. O plantel não tem de ser mais fraco. Basta entrarem elementos novos e não teres o mesmo treinador, logo o mesmo modelo de jogo, ideias, metodologias de treino, etc.
    Tudo isso aliado uma pré-época terrivelmente planeada e a um treinador 'verdinho' deu na má primeira volta que tivemos. Mas neste momento é inegável que estamos muito melhor que há uns meses. E por isso tenho zero dúvidas que (se mantivermos os níveis de Janeiro até ao final) vamos ser campeões nacionais. E não só.

    ResponderEliminar
  19. Concordo contigo, SHADOWS!
    Na generalidade, mas sobretudo na tomada de consciência mais assertiva para GANHARMOS na 6ªfª e no lamento pela não-supressão das lacunas do n/ plantel!

    Prioritariamente, desejo uma vitória por 2 golos ou, no mínimo, uma vitória mínima por 1-0!
    Se pudermos juntar à vitória uma boa jogatana, óptimo!

    BENFIQUISTAS,... ENCHAM A N/ LUZ E... FAÇAM REVIVER O INFERNO!

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  20. Shadows,

    Tens sempre que dar uma ferroada em Vieira, inacreditável !!!
    Vieira aguenta JJ e é Bi-ampeão mérito dos marcianos. Equipa é eliminada da champions na era JJ culpa de Vieira.
    A equipa é eliminada da taça e perde com o Sporting culpa de Vieira, a equipa passa a fase da champions e chega ao primeiro lugar do campeonato mérito de Rui Vitória.
    É pá ultrapassa de vez este trauma!
    Sobre as condições dadas a Rui Vitória o próprio LFV já admitiu que gostava de ter dado mais condições, mas é bom realçar que uma equipa que tem Jonas, Mitroglou e Jimenez no ataque nunca pode ser uma equipa qualquer.

    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "uma equipa que tem Jonas, Mitroglou e Jimenez no ataque nunca pode ser uma equipa qualquer."

      hahahahahah balhamedeuze. Meter Jimenez no lote de Jonas e Mitro... hahahahahahah

      Eliminar
    2. O Vieira não tem méritos...Dassssssssssssss

      Eliminar
  21. Sérgio Ferreira10/2/16 23:47

    Na minha opinião este jogo com o Porto é muito importante, além de ser um rival pode dar-nos a grande moral para os confrontos da Champions com o Zenit e os jogos até a ida á alvalade.
    Juntos somos mais fortes carrega Benfica.

    ResponderEliminar
  22. já há muito tempo que não concordava tanto com um artigo teu.

    só discordo na parte em que temos de dar tempo e depois exigimos centrais internacionais experientes. isso não é dar tempo, isso é exigir no imediato.

    Gostei das compras feitas neste mercado.

    o Grimaldo está a ser trabalhado e irá entrar na próxima época, se o contrato do Eliseu não for renovado.
    o Lindelof é o 4º central e em 2 jogos que fez, não se notou diferenças para o 1º ou 3º jogadores da defesa
    o Nelson pode entrar a qualquer momento para a lateral direita
    o Renato já é patrão no meio campo

    Acredito que estamos bem, estamos a rejuvenescer a equipa com jogadores baratos e que a curto prazo poderão ser opções muito muito válidas.

    ResponderEliminar
  23. Primeiro momento chave da época? O jogo em Braga foi o quê? E o jogo em Guimarães? Se um desses jogos tivesse sido perdido em que posição estaria hoje o Benfica? Em que condições psicológicas teria ficado a equipa e os adeptos?
    Se perder o jogo com o Porto ficará, na pior das hipóteses, a 3 pontos do líder e com 3 pontos de avanço em relação ao 3º. Claro que este jogo é muito importante em termos psicológicos. Uma vitória arruma 1 dos adversários e coloca muitas dúvidas no outro.
    Resumindo, é mais um momento chave. Mas não o mais importante da época já decorrida.
    CP

    ResponderEliminar
  24. Querem ver como se faz a verdade desportiva daquele clube em relaçao aos melhores adeptos? e so ver e ficar com uma ideia porque eles vao à frente. Enfim
    https://www.facebook.com/pequenolidergordo/photos/np.1455148986491872.100002313111042/522511101262105/?type=3&theater&notif_t=notify_me_page

    ResponderEliminar
  25. Um mau treinador nunca pode ser um bom treinador. E Vitória não deixou de ser um mau treinador.

    A equipa não joga à bola. Melhorou ligeiramente alguns aspectos de jogo que continuam praticamente iguais desde que o actual treinador chegou. Vale ao Benfica a grande arte e talento de jogadores como Jonas e Gaitán. Isto aliado a uma grande vontade e querer de Renato que, por mais que nos queram enganar, ainda não é jogador de equipa titular. Apesar de estar a dar lições a muitos mais velhos do que é vestir a camisola do Benfica. E ainda Mitroglou, que acabou por se afirmar como goleador e elemento extremamente útil na dianteira.

    Amanhã, não concordo que seja um teste de fogo, pois um porto patético nunca fará grande mossa... Existirão alguns testes de fogo este ano, como a ida a alvalade. Mas Fevereiro já ditará o futuro.

    PS: Os vídeos motivacionais do Benfica deviam ser algo semelhante a isto: http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/detalhe/dragoes-diario-responde-a-btv-com-finais-europeias.html

    Infelizmente, e por mais que nos custe, não são. E não vão ser. Pelo menos, enquanto vieira estiver no clube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo JotapÊ. Ele emendou a mão. Deixou de jogar com os médios em linha de contenção para jogar um à frente do outro, permitiu descer o trinco e abrir os laterais. Foi ele que aproveitou o Pizzi como interior direito e quando o Gaitan teve fora, soube aproveitar o Carcela, mais aberto e mais exterior.

      Agora jogas entre linhas, já não lateralizas o jogo e centras de qualquer lado. Além do mais também já não fazes lançamentos para trás da defesa adversária como ele exigia ao Guedes (isto eram as ideias de clube pequeno).

      Portanto se passou a ser bom? Não. Apenas aproveitou o que havia, ou seja soube emendar a mão.

      Quanto ao Porto é muito importante. Uma coisa é bater em pequenos, outra coisa é bater no Porto. Eles ganham uma UEFA num ano em que levámos 5-0, com uma equipa do JJ. Bater no rival é sempre ultra importante, estejam ou não na fossa.

      Eliminar
    2. Xô lagarto! Preocupa-te antes com a tua equipa, que já teve 7 pontos de avanço e já os perdeu. E isto tudo para uma equipa com um mau treinador (ou sem treinador, como diz o labrego que treina a tua equipa). Agora imagina que o Vitória era bom... já tínhamos as faixas encomendadas!

      PS: Já estás na Madeira para ver o jogo?

      Eliminar
    3. E um Lagarto Vasco nunca deixará de ser um imbecil que se deita a sonhar com o Benfica, sonha com o Benfica e acorda a pensar e Benfica e logo começa a chorar por ser um triste Lagarto Vasco... não é ó JotaPê.

      Jota aquele que não é Parvo

      Eliminar
  26. ALERTA VERMELHO

    Põe-te fino Benfica que eles andem aí...

    O sr Peseirinho com a lição estudada cada vez que abre a boca, só fala do golo
    anulado no seu jogo contra o Arouca que o impediu de só estar a três pontos do benfica

    Ora alguem diga ao sr Peseirinho que a anulação desse golo foi correcta
    porque na marcação de foras de jogo não contam os pés mas sim a parte mais avançada do corpo
    e por isso ele que vá ver as imagens

    Estar a três pontos do Benfica????
    Ó Peseirinho então e os pontos que fizeram no Nacional
    no Nacionalgate protagonizado pelo Sousa de Lordelo????
    E a derrota do Benfica em Arouca, roubadinha??????
    E a derrota do Benfica nas Antas com um golo marcado por um jogador
    que curiosamente desde esse jogo evaporou-se!!!!(deixou de comer a sopinha da avó???)
    jogo onde ficaram por expulsar Maicon e Maxi...curiosamente apitado pelo mesmo apitador
    que vai apitar amanhã na Luz. Aquele arbitro que nesse jogo teve visitas na sua cabine
    do ex-treinador do FCP e de um dirigente e ainda de Pedro Proença
    o famoso apitador do Penafielgate
    um apitador que toda a gente sabe que nunca deveria apitar slb e fcp
    um porque não e o outro porque sim...vocês sabem do que estamos a falar

    mas o alerta é este

    todo este repisar na arbitragem por parte da frutaria
    mais não é do que criar cortinas de fumo e condições favoráveis
    para uma atuação de Midas Soares Dias à moda de Penafielgate

    põe-te fino Benfica que eler andem aí
    e estão feridos porque já rodam pela calada pedidos
    de saída do velho fruteiro

    põe-te fino Benfica até porque tudo isso tambem interessa
    ao clube dos depósitos da madeira e do Tonel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há gente que tem cá uma imaginação...

      Eliminar
    2. como tramar o benfica sem dar nas vistas deve ser o dilema e o foco do estudo neste momento

      Eliminar
  27. Boas! Bom texto. Continuo com dúvidas relativamente ao Rui Vitória, mas temos estado bem. Não melhor, não menos mal, temos estado bem.

    Há claramente falhas, a defesa continua a ser um passador e eu até gosto de pessoas que emendam a mão (motivo pelo qual eu não gostava do JJ: teimosia).

    A ver se uma vitória contra o Porto, confirma o ascendente.

    Ps. A minha escolha seria sempre Paulo Sousa.

    ResponderEliminar
  28. Quem acha que o Benfica melhorou por causa de uma conferência de imprensa de JJ não deve jogar com o baralho todo.

    O Benfica melhorou porque o trabalho do treinador (e da equipa) começou a dar frutos. Muitos falam da pré época mas nem com uma pré época perfeita seria possível a RV mostrar trabalho antes de alguns meses.

    Jesus sendo um treinador top demorava sempre 4/5 meses a por o Benfica a carburar. Rui Vitória demorou um pouco mais mas está a surpreender muita gente.

    Confirmo: o plantel não é inferior. O Shadows irá repetir sempre isso porque lhe serve de desculpa para criticar LFV...

    ResponderEliminar
  29. O timoneiro percebeu finalmente que não há balizas nas linhas laterais...levantou a proibição do jogo interior, pôs o 8 à frente do 6 em vez de lado a lado, o Pizzi como 'falso extremo' e o Mitrogolo ao lado do Jonas. Agora temos a equipa muito mais junta, quem tem bola tem mais linhas de passe disponíveis, vamos às alas depois de atrair adversários no jogo interior...

    Depois realmente pressionamos mais alto e reagimos melhor à perda da bola, portanto a transição defensiva também melhorou muito.
    Acho que a organização defensiva ainda tem muito que melhorar, ao contrário dos outros momentos do jogo.

    Mas não esqueçamos que, mesmo quando não jogávamos nada, ganhávamos os jogos pequenos - à excepção de Arouca. E os jogos grandes da segunda volta são no próximo mês...até lá, da minha parte só há menos pessimismo - ok muito menos ;)

    Se ganharmos aos frutistas e aos comediantes involuntários do Lumiar, aí sim, dou a mão à palmatória de muito bom grado! Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  30. É impressão minha ou a votação é para o Sporting Lisbon?!?!

    Eterno 29!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking