O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O negócio Witsel e o milagre da multiplicação dos euros

. 35 comentários
Nada a opor ao desfecho do negócio: brilhante a todos os níveis.

Witsel saiu por 43 milhões de euros segundo o football leaks, desportivamente perdemos Javi e Witsel nesse ano mas surgiram Matic e Enzo e a competitividade da equipa manteve-se mas...

Se a informação do football leaks é verdadeira, dá para perceber (ou imaginar) a forma como certos negócios são feitos...

Repare-se:

O Benfica vendeu Witsel no último dia do mercado, depois de ter perdido Javi Garcia três dias antes, e a Direção justificou-se com: “Bateram a cláusula, nada podíamos fazer.”

Sempre aqui disse que era mentira, que bater a cláusula é pagar a pronto, coisa que o Zenit não fez. Ou seja, o Benfica só vendeu porque quis, até porque teve de haver uma negociação. Mas isto não é criticar a venda, é criticar a forma mentirosa como o negócio foi apresentado aos sócios. Por 40 milhões, obviamente tinha de ser vender...

Mas, e que negociação foi essa?

Segundo o Football Leaks, o jogador saiu no fim do mercado de Verão de 2012 por 40 milhões de euros, o Zenit compromete-se a pagar 20 milhões logo no início de Setembro e outros 20 milhões a 1 de Janeiro de 2013, ou seja, 40 milhões “batidos” no espaço de 4 meses.

Até aqui tudo certo, porque a cláusula de rescisão de Witsel era de 40 milhões de euros.

Mas o Zenit, pelos vistos não quis “só” pagar a cláusula. Achou que devia pagar ainda mais do que a cláusula, e então Luís Filipe Vieira ainda conseguiu sacar ao Zenit o seguinte:

Se o Zenit vendesse o jogador entre 50 e 60 milhões, o Benfica teria direito a 10% da mais valia, ou seja, se Witsel saísse por  60 milhões do Zenit, o Benfica encaixaria mais um  milhão.

Se Witsel saísse do Zenit por mais de 60 milhões, o Benfica encaixaria 1milhão de euros mais 50% da mais valia, ou seja, se saísse por 70 milhões, o Benfica encaixaria mais 6 milhões de euros.

Se calhar sou eu, mas tudo isto é para mim no mínimo estranho! Quer dizer, será que o Zenit não conseguiria o Witsel “só” pelos 40 milhões de euros da cláusula? Teve de se sujeitar a pagar ainda mais valia de vendas posteriores para além da cláusula?!

O Zenit gasta 40 milhões num jogador e sujeita-se a praticamente não ganhar nada num futuro negócio, isto mesmo que o jogador atingisse estatuto de estrela mundial?!

Mas há mais, em Abril de 2014, o Zenit pretende libertar-se destas cláusulas sobre as mais valias e chega a acordo com o Benfica para pagar ao Benfica três milhões de euros, ficando o Zenit detentor da totalidade do passe de Witsel.

Vamos lá a ver: Witsel tem neste momento o seu passe avaliado em 28 milhões de euros no Transfermarkt e já tem 27 anos! Também não percebo este negocio da parte do Zenit. Será que subitamente o Zenit achou que poderia vender Witsel por mais de 65 milhões de euros?! É que só a partir dos 65 milhões é que o Zenit começará a poupar em relação aos 3 milhões extra que QUIS OFERECER ao Benfica sem nunca ter sequer vendido o Witsel!

Pagar 3 milhões ao Benfica porquê?! Se o Witsel saísse do Zenit hoje por por exemplo 50 milhões de euros, o Zenit só teria de dar ao Benfica 1 milhão! Mas acabou por dar 3!! Era Natal na Rússia?!

Volto ao mesmo, que raio de negócio foi este para o Zenit?! Se fosse o Benfica a fazer isto o que diríamos nós?!

Então o Zenit sujeitou-se a isto tudo apenas porque não pagou os 40 milhões a pronto?! Mas que raio! Pagou 20 milhões no imediato e 20 milhões 4 meses depois! E teve de pagar ainda ao Benfica mais 3 milhões de mais valias (na realidade, juros) por causa dos 20 milhões que “só” foram pagos 4 meses depois?! Tudo isto por não ter pago os 40 milhões a pronto?! Porra!! Não havia juro muitíssimo mais baixo junto de um banco de modo a mandar as mais valias para o galheiro e pagar o jogador a pronto?!

Mas há mais, tudo isto se poderia explicar pelas cláusulas que o Benfica também deu ao Zenit aquando da venda de Witsel! O Zenit poderia vir buscar o Gaitan por 20 milhões de euros e o Nelson Oliveira por 30 milhões! Mas...

Nunca aconteceu! Nélson Oliveira entende-se facilmente mas, Gaitan não! Gaitan era um jogador muitíssimo apetecível no mercado, tinha uma cláusula de rescisão de 35 milhões, o Zenit poderia levá-lo por 20 (!!) mas, nunca levou!

E também aqui posso especular: O Zenit aceitou pagar a mais pelo Witsel por causa das cláusulas de opção? Mas que raio, se o Zenit quisesse o Nélson Oliveira por 30 milhões não o teria levado logo ali até por 20? E se estava interessado no Gaitan, por 20 milhões também não o teria levado?! O Zenit pagou tanto dinheiro a mais só para ter a opção?! Porra, é que essas coisas do direito de opção são muito bonitas no papel mas a aplicação prática é diminuta, já que estão sempre sujeitas à vontade do jogador! Se o Zenit tem a opção mas o jogador quer ir para Madrid, o que pode fazer o Zenit?!

O que isto me leva é a perceber melhor certas contratações, tipo Pizzi e Jiménez e os valores que se anunciam ao mercado . Tudo treta!

É que se Gaitan fosse por 20 para o Zenit, só prova que os 40 milhões do Witsel eram fictícios e que haviam chegado inflacionados já para compensar um valor mais reduzido para o Gaitan. Só assim se compreende o Zenit sujeitar-se a estas cláusulas todas.

O que se percebe (ou não) é que Gaitan nunca saiu pela pechincha de 20 milhões para o Zenit. Será que foi ele a recusar sair? Duvido mas não posso especular aqui...

O que se sabe também é que passado pouco tempo Garay acabou no Zenit quase de borla, o que, e agora aqui também a especular, faz-me imaginar que o que se pagou a mais pelo Witsel foi para compensar o Garay ir quase de borla para a Rússia e uma forma do Benfica deixar o Real Madrid a ver navios! E o Gaitan ainda cá está!

Negócio genial de Luís Filipe Vieira? Pelos vistos sim! Mas milagres não há, e muito haverá certamente no meio desta história que nunca chegou a ser dito! Acreditar na história dos comunicados à CMVM? Da minha parte, cada vez menos!

“A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que alienou a título definitivo a totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Axel Witsel ao Football Club Zenit, pelo montante líquido de euro 40.000.000 (quarenta milhões de euros), valor da cláusula de rescisão consagrada no contrato de trabalho desportivo que vigorava entre o referido jogador e esta sociedade"




Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. tanta asneira em tão pouca linha.
    1. O Zenit usou argumentos para se diferenciar da concorrencia. o Benfica tinha mais propostas
    2. O Zenit pagou há pouco tempo porque possivelmente ou tem perspetiva de receber mais dinheiro pelo Belga ou possivelmente (e já sou eu a especular) era dinheiro (os 3M) do Garay.

    Engraçado que o futeboleaks quando interessa é uma fonte de verdade, quando dá jeito são documentos "armadilhados".

    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ok, o Benfica tinha mais propostas mas aceitava vender o Gaitan por 20 quando a clausula era 35;

      Tinha perspectivas de vender o belga por mais dinheiro... Ok por quanto? É que só a mais de 65 compensaria os 3 que pagou.

      Dinheiro do Garay, pois, foi tambem a conclusão a que cheguei. Está no post, aqui estamos de acordo, embora somente a especular.....

      Fottball leaks fonte de verdade ou documentos armadilhados? "Quando dá jeito?" Não deve ser para mim certamente, nunca me pronunciei sobre tal coisa

      Eliminar
    2. Mas tu lês bem? Eu falei no Gaitan?
      Falei no Witsel

      Já agora, e está no mesmo documento do football leaks, os 20M da opção do Gaitan eram ONE SHOT e não o Benfica não tinha em 2013 propostas de 20M one shot pelo Gaitan.

      Quanto a vender o belga por mais dinheiro, como alguém também já explicou, pode TAMBÉM ter como justificação o facto de os 40M da clausula não terem sido pagos - como em tese seriam - "al contado".

      Eliminar
    3. Witsel? Olha que o comunicado do Benfica À CMVM foi a 2 ou 3 de setembro, quando os mercados na europa ja estavam fechados. ACHO que o Witsel saiu já em SEtembro.

      Quem é que ia levar o Witsel em Setembro? Concorrencia por valores de 40 milhoes com o mercado na europa fechado?!

      Quanto às tuas outras conclusoes, sugiro que leias o texto antes de comentar porque tambem la esta... Ok, podiam ser 3 milhoes por a clausula nao ter sido batida a pronto, mas pagam -se 3 milhoes de "juros" numa verba de 20 milhoes que foi paga 4 meses depois da transferencia?

      Que raio de "taxa de juro" foi essa?! Iam a um banco, pagavam o jogador a pronto, nao pagavam nem perto nem longe 3 milhoes de castigo, nem se sujeitavam a mais valias nenhumas

      Eliminar
    4. A questão é que o Gaitan em 2012, nem de perto nem de longe era o jogador que é hoje. 20 milhões pelo argentino naquela época, não seria um valor nada desfasado. E em relação aos 3 milhões pagos, o Zenit há uns tempos, chegou a ter a Juventus no encalço do jogador. Não me admirava que tivessem uma proposta de mais de 60 milhões de euros para o levar caso Pogba saísse. Algo que não aconteceu.

      Eliminar
    5. O negócio dos 3 milhões adicionais das cláusulas do Witsel (que dificilmente seriam activadas) foi feito em Abril de 2014, 3 meses apenas antes do anúncio da venda do Garay por apenas.. 6M€ (3M€ 50% para o Benfica).

      Juntem a isso ... a "Pressa" do Benfica vender Garay ANTES da "valorização" do Mundial! ;)

      É fácil perceber que o Real Madrid foi "comido de cebolada" e por isso mesmo é que desde então Florentino Perez não quer saber mais do Luis Filipe Vieira nem do Benfica para nada ;)

      Afinal os "rumores" que andei aqui a adiantar... confirmaram-se! ;)

      ... mesmo que alguns negassem as "negociatas" na altura :)))

      Eliminar
    6. (ironic mode) @Benfica eagle, então amigo negociatas??, kais quê! Tudo gente séria e os sócios completamente informados... tudo transparente... o passivo, os Veras, os Jimenez, os Garays, os Pizzis, siga pra bingo isto é o que interessa aos sócios do Benfica. LFV há 15 anus a ser transparente com os benfiquistas ;) :P , é o que nos convém!

      Eliminar
    7. Só para ajudar a esclarecer o que efectivamente se passou.

      A clausula de Witsel era como se sabe de 40 milhões de euros e esta só efectiva quando paga a pronto.

      O que aconteceu é que os Russos abordaram o jogador antes de efectivar oficialmente o interesse perante o Benfica e deixando o jogador de cabeça à roda com as condições apresentadas.

      Quando os Russos passaram a ter o jogador do "seu lado", avançaram por fim com os 40 milhões a pagar 2x20 milhões nos prazos que hoje são públicos.

      O Benfica ao se dar conta que o jogador a continuar não ia voltar a ter a cabeça no lugar, preferiu aceitar o pagamento da cláusula nas condições referidas, mas só na condição de o Zenit aceitar as condições que o Benfica acabou por acrescentar ao contrato e uma outra falada na altura que foi a contratação de Hulk por parte do Zenit.

      Estas foram as razões que levaram a que os Russos acabassem por aceitar o negócio, se não só tinham uma solução, pagar os 40 milhões a pronto.. e como na altura também tinham o interesse em garantir a preferência em Gaitan, como acabaram por o fazer, não tinham interesse nenhum em entrar numa guerra com o Benfica.

      O Benfica e bem acabou por aproveitar da melhor forma essa pequena cedência do não pagamento a pronto da cláusula como a realidade veio a confirmar.

      O valor dos 3 milhões que acabou por ser pago posteriormente, tudo se deveu a uma conjugação de factores que mais uma vez jogou a favor do Benfica e que a direcção soube mais uma vez aproveitar e bem a seu favor.

      Podem dizer o que quiserem, mas na verdade a direcção só fez o que deve sempre fazer acautelar os superiores interesses do Benfica de forma totalmente legal e legítima e sem atropelar ninguém, como alguns ainda pensam que foi o que aconteceu ao RM... mas estão absolutamente enganados; inclusive em relação a Garay o RM muito antes de este assinar pelo Zenit, já sabia o que estava acontecer, informado pelo Benfica e o próprio jogador.
      Mas isso são contas de outro rosário, que ficam para contar em uma outra oportunidade.

      RGS

      Eliminar
    8. Contas de outro rosário10/2/16 21:10

      RGS tem toda a razão. Garay foi vendido pelos 15M como foi anunciado em blogues e por outras pessoas. O RM não foi nada enganado e o Florentino não está zangado com ninguém do Benfica. Foi é comido de cebolada nos negócios Rodrigo, Garay e Javi, porque vendidos por tuta e meia. Mas a culpa é exclusivamente sua. O que prova a excelência do scouting do Benfica.
      Gaitan nunca aceitaria ir para a Rússia, se surgisse a hipótese, como se afirmou na altura. E não valia o que vale hoje.

      Eliminar
  2. E falta ainda salvio nessa equacao!!!

    luis borges

    ResponderEliminar
  3. Não percebo muito bem as tuas dúvidas. O Zénit aceitou pagar mais do que os 40 milhões pq não pagou os 40 milhões de uma vez. Teve que negociar, e nessa negociação teve que aceitar esses mais 3 milhões e restantes clausulas que falas. Não percebo o espanto.

    Se tudo é verdade não sei, não é isso que discuto aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ok, o jogador sai por 40 milhoes em setembro. O zenit paga 20 logo ali e os outros 20 4 meses depois... E o "juro" de pagar 20 milhoes 4 meses depois é 3 milhoes?!

      Se fosse a um banco buscar 20 milhoes por 4 meses nao pagava muitissimo menos em juro, pagava o jogador a pronto e nao se sujeitava a mais chatices?!

      Eliminar
    2. Alias, é 3 milhoes porque o Benfica negociou. Se nao negociasse e o jogador saisse do zenit por 70, o benfica recebia mais 6. Granda juro sobre 20 milhoes em 4 meses, hã?

      Eliminar
    3. A sério Red que não consigo perceber a tua dúvida. Cláusula de 40 milhões. Zénit não a bate, logo tem que encetar negociações com o SLB. A negociação foi 20+20+3 e/ou outras clausulas. Para o Zénit poder pagar faseadamente teve que pagar mais 3 milhões. Qual o espanto? Não percebo mesmo.

      Eliminar
  4. E esses 3M foram registados no Relatório de Contas? Essa é a questão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contas de outro rosário10/2/16 21:11

      Entraram juntamente com os outros valores.

      Eliminar
  5. Neste caso parece simples de explicar se juntarmos o negocio WITSEL + GARAY. +ou- 50M para os dois jodares parece razoavel.
    Os negocios com o Atletico ... isso e que e muito pouco transparente dado os muitos negocios desde muitos anos.
    Eu gostava muito de ver no futebol un sistema como nos Estados Unidos : un salary cap et direito a 1 ou 2 estrelas acima desse tecto salarial.
    acabavam as negociatas e ficava cada equipa com uma cabeca de cartaz.
    Fred.

    ResponderEliminar
  6. Honestamente, assumindo que a história não anda muito longe do que se especulou neste post, podia ser mais transparente? Podia... Mas não vejo problema algum, todos os problemas no mundo das transferências de jogadores profissionais de futebol fossem estes...

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa é pagar a clausula de rescisão, o que implica um depósito bancário na hora da totalidade do montante (salvo o erro mais impostos), outra coisa é fazer uma pagamento faseado que pode possivelmente ser negociado.
    Não concordo com contratações de Franciscos Veras ou Jimenez e outras Robertadas mas neste caso não há nada a dizer.

    joão silva

    ResponderEliminar
  8. Qual a relevância, a 3 dias de um clássico que pode ser decisivo, de vir com estas estorietas??
    Não ponho em causa os conteúdos, mas sim os timings.
    Cada vez me convenço mais que todos os que escrevem neste blogue andam a seguir uma agenda. E daquelas, que não olha a meios para atingir os fins.

    ResponderEliminar
  9. ....mais importante que tudo isto.....É OS BENFIQUISTAS ESTAREM ATENTOS....FALA-SE NA CIDADE DO PORTO,DO CONHECIMENTO DE ALGUNS BENFIQUISTAS,QUE SOARES DIAS TEM VINDO NAS ÚLTIMAS HORAS A SER AMEAÇADO....ALERTA BENFIQUISTAS......

    ResponderEliminar
  10. Isso das cláusulas de rescisão tem muito que se lhe diga!

    1.º ponto - acho que Witsel foi bem vendido e o Benfica fez bem em vende-lo por esse valor
    2.º ponto - os clubes tem as cláusulas de rescisão, se um outro clube paga esse valor por norma o jogador é vendido... Mas e se o jogador não quiser ir para o clube que está disposto a pagar a cláusula?! O Gaitan por exemplo não quis sair ... não conta só a vontade do clube mas também a do jogador!

    3.º ponto e para terminar ... o Benfica leva 11 vitórias consecutivas e o melhor ataque da... europa e por aqui, a dias de um clássico ha este tipo de publicações... sem nexo!

    É sabido que se o Benfica ganhar ao porto as publicações quanto ao jogo serão breves, mas se perder pontos voltam á carga para criticar a direção...

    Enfim,

    rumo ao tri/35

    DH

    ResponderEliminar
  11. Resumindo: O Zenit comprou Witsel mais caro para ter Gaitan mais barato...mas que nunca chegou a levar. Mas afinal foi com o Garay que ficaram a ganhar. WTF ???

    Demagogia, não se responde a nada, mas mete se a duvida em tudo.

    Os 83% sabem. LFV ad vitam aeternam

    ResponderEliminar
  12. O Zenit pensou ser um galáctico. Galácticos só vendem quando os jogadores não lhes prestam. Pagaram mais caro porque queriam a Champions logo e porque sabem que os jogadores só vão morrer para a Rússia se financeiramente valer a pena.
    Zenit tem obrigação de pagar mais se quiser jogadores.
    Deves pensar que os jogadores foram para o PSG por amor e historia do clube.
    PSG pagou em media mais 30% do preço dos jogadores aos clubes e teve de prometer fortunas para os jogadores aceitarem ir para o campeonato francês.
    Zenit não comprou com a ideia de tirar benefícios mas sim de ganhar logo.

    ResponderEliminar
  13. eu lembro-me bem do que o Vieira disse na altura - 'bateram a clausula de rescisao, ainda tentamos negociar renovaçao de contrato com o Witsel, nao conseguimos' - verifica-se que mentiu!
    se esses 3M€ de 'clausulas dificilmente activadas' foram pagos em Abril de 2014, ou seja, ja com o Garay contratado pelo Zenit, então verifica-se que o Benfica passou a perna ao Real Madrid (nada que ja nao soubessemos) e esses 3M€ ja eram relativos ao Garay.
    tudo isto é um nojo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou os 43 milhões são pelo Witsel e o Garay, tipo 30 mais 13!

      Eliminar
    2. Não mentiu! Os factos comprovam-no!

      Eliminar
  14. Ao dizeres que o Zenit pagou em 2 parcelas eh motivo mais que suficiente para entender que o Benfica jogou com isso. Nao pagando a pronto o Zenit teve que pagar juros, e pagou os juros com as percetagens de futuras vendas.
    Acho que eh claro.

    ResponderEliminar
  15. "40.000.000 (quarenta milhões de euros), valor da cláusula de rescisão"

    Nao vejo a duvida q existe, o texto é claro.

    O jogador nao foi acionada a clausula de rescisao, foi vendido pelo valor da clausula, é diferente mas so nao percebe quem nao quer. Algo falso no texto ???? Foi amplamente falado na comunicaçao social na altura q a venda seria paga em 2 tranches.

    O valor recebido corresponde ao comunicado, se houve ou nao verbas adicionais, ainda bem, mal era se houvesse desvios de dinheiro, ai sim ficaria preocupado.

    Boa venda, e o resto é musica, tomara q todos os anos entrasse um jogador por 8M e saisse no fim da mesma epoca por 40M.

    Zé Moina

    ResponderEliminar
  16. Redmoon:

    O Zenit paga 40 milhões a pronto e leva o jogador. Mas terá o Zenit 40 milhões para pagar de imediato? Provavelmente não, daí a negociação.
    A cláusula foi batida mas com facilidade de pagamento. Em troca dessa facilidade "há para lá umas cláusulas".

    Em relação ao valor de mercado do jogador, olha para os "negócios da china" que estão a ser feitos na... china. O Jackson vale 42 milhões? valorizou sem jogar? O Ramires vale 30 milhões? Poderia haver na altura uma jogada, uma proposta que entretanto caiu, não sabemos.

    ResponderEliminar
  17. O Lucho voltou ao Porto pq ainda n estava pago, o Hulg ainda esta por pagar, o Atletico quando vendeu o Falcao ainda devia metade do dinheiro ao Porto. Enfim vir pedir explicações da venda do Witsel é surreal. Ninguem compra a pronto. talvez o bola de berlim, pq toda a gente sabe q ele é diferente.

    ResponderEliminar
  18. a primeira parte do negocio, 20+20+opções é normal e razoável, já a justificação dada na altura era mentirosa alias como muitos o dissemos.
    já a negociação das opções e os 3M foi mais uma de chico esperto para ludibriar os espanhóis como te deves bem lembrar foi por muitos aplaudida mas um dia vamos pagas-las bem caro.

    ResponderEliminar
  19. Será que alguma parte não foi recuperada aquando da compra do Garay?

    ResponderEliminar
  20. Uma mais valia é o valor adicional aos 40M€, ou seja se o Zenit vender por 50M€ e o Benfica tiver 10% de uma mais valia apenas ganha 1 milhão (10% dos 10M€ adicionais a que a venda foi realizada). Logo, não têm de vender por 65 para dar lucro.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking