O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 7 de fevereiro de 2016

E agora Rui?

. 29 comentários

JOGAS TU OU JOGO EU? - Não dá para jogarem os dois?


Venho aqui lançar um tema que certamente nos tem preenchido o subconsciente de cada Benfiquista. Tem estado meio dormente graças ao excelente percurso que temos feito, com um nível que nos permitiu recuperar os índices anímicos e a esperança de que a época ainda poderá ser das mais inesquecíveis (pelos motivos certos) dos últimos tempos, por tudo o que significa, por tudo o que passámos, por todos os "achincalhos" que sofremos.

Ora bem meus amigos... Defesa direito : André Almeida ou Nelson Semedo?


Se no início de época, uma das coisas que mais nos permitia ter alegria era de que tínhamos ali jogador, um Nelson Semedo vindo da Academia, e que finalmente era o rosto das apostas do Benfica made in Benfica. Fruto da debandada do uruguaio, cujo nome não mais pronunciarei aqui, lançado ás feras, Nelson cedo imprimiu dinamismo e irreverência a uma ala direita enfraquecida por lesão de Salvio, e orfão de titulares. E quando as suas exibições já começavam a lançar o próximo negócio com Jorge Mendes, eis que uma lesão o atira para fora do 11, e com ele, as nossas crenças no futuro imediato ficaram uma boa cota mais pequenas.

A solução de recurso Sílvio não funcionou (nem podia, no meu entender, é um jogador que já estará na sua curva descendente, não pela idade, mas sim pelas lesões que o perseguem sem dó nem piedade, que encurtarão e muito a sua carreira ao mais alto nível), e Rui Vitória é então "obrigado" a apostar na solução que eu já há muito "exigia" - mesmo antes de Nelson Semedo se mostrar, sempre achei que seria o ano em que André seria dono da lateral - E o "bigodinhos" lá começou a encher a sua lateral, primeiro defensivamente, mostrando-se intransponível, e assim que a forma e confiança o permitiram, ofensivamente tem sido de uma contribuição enorme, com um óptimo entendimento com Pizzi. Rui Vitoria não tinha interesse em manter adaptações, e sempre deu a entender que o via apenas como trinco. E inclusive, quando apostou nele foi como 6, reafirmando essa ideia. Mas finalmente, percebeu que não era por o utilizar como Lateral Direito que ia seguir os ensinamentos de Jesus, mas sim que o ia colocar em patamares nunca antes vistos, com trabalho meritório da sua parte. 



E para mim, esta tem sido uma parte integrante do sucesso que o Benfica tem conseguido, a estabilidade que André Almeida trouxe á lateral direita, pois ele defende, fecha no centro, liberta o medio ala para trabalho mais ofensivo e ainda vai lá á frente dar uns "nós".

E agora, Nelson Semedo está de regresso, quer reclamar o seu lugar, o que levanta a seguinte questão: será que o lugar é seu? E esta é para mim a grande questão do momento. Quem deve jogar? André Almeida não deve sair, tem estado em grande e tirá-lo era partir-lhe a confiança. Mas Nelson Semedo e aquelas cavalgadas pela direita, juntando ao Renato Sanches, conferia á equipa dois puros sangues em campo! Que dilema... esta fica para tu responderes Rui!!

E vocês, o que acham? Quem acha que se deve apostar no Nelson? e no André? Eu dou uma sugestão: Que tal meter o Nelson de volta na lateral direita e trocar o André Almeida para a esquerda, sentando o Eliseu? Ah pois é.... para mim seria assim! Mas isso sou eu, que não sou técnico! Contras desta solução: Rui Vitoria é avesso a adaptações, ainda aceitou meter o "bigodinhos" a lateral direito, porque o seu melhor pé é o direito. Agora defender do lado esquerdo com o pé contrário... pois... e já se sabe que um lateral a defender o seu lado com o pé trocado é sempre mais permeável defensivamente.  Mas para mim, sentava o Eliseu, e não era por Grimaldo!

Digam de vossa justiça!


Quanto ao resto já sabem: CARREGA BENFICA, SINTAM A MÍSTICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Anónimo7/2/16 23:35

    Nelson vem de uma lesao, precisa de minutos para recuperar ritmo competitivo, nao deve ser neste jogo, se algo corre mal é enterrado vivo.

    Mais ainda, o Almeida tem estado em grande nivel, deve ser aposta para continuar.

    Zé Moina

    ResponderEliminar
  2. O meu comentário... Em equipa que ganha não se mexe. Por muito que me custe nelsinho vai ter de esperar e saber esperar. Ir aproveitando os minutinhos o ganhar ritmo e esperar a sua hora. Hora essa que pode muito bem ser contra o zenit em casa. Se correr bem pode vitória testar Almeida na esquerda. Mas para já... Em equipa quentinha não se mexe. Nem se vmdeve mexer...

    Jaime

    ResponderEliminar
  3. Nelson tem que esperar pela sua vez. A solidez defensiva demora jogos a ganhar-se. Colocar Semedo seria tirar o tapete a um jogador que tem estado muito bem.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/2/16 23:54

    Eu não mexia. O André e todos nós merecemos. Por outro lado o Rui merece e muito a minha confiança, logo se decidir mexer aceito.

    Ferreira Pinto

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/2/16 00:04

    Acho que em equipa que ganha não se mexe. Parece-me sensato.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada8/2/16 00:17

    Mexer na equipa num jogo destes de primordial importância, seria um suicídio. Além do mais, eles vem com o orgulho ferido e vão entrar em campo com tudo e não se pode facilitar. "Em equipa que ganha, não se mexe"... Não podemos esquecer as invenções do cérebro nestes jogos importantes que nos valeram pontos e até campeonatos... Não se podem imitar erros antigos, ou talvez não tão antigos, direi mais, anteriores!
    Que Victória não entre em euforias desmedidas e não mexa na equipa que está muito arrumadinha!
    Sentar o Eliseu em detrimento do Grimaldo? Mas que disparate? O Eliseu, com os seus defeitos e também com as suas virtudes, conhece o futebol português, conhece o clube adversário e conhece os jogadores que vai ter que enfrentar! Lançar Grimaldo, seria o mesmo que atirar ao mar alguém que não sabe nadar...
    Por favor, Rui Victória, não inventes!

    ResponderEliminar
  7. Na minha opiniao e deixar estar tudo como esta,equipa que ganha nao se mexe e Andre Almeida esta a dar conta do recado,o Nelsinho nao lhe faltara oportunidades,quanto ao Eliseu o patinho feio deste Benfica repito aqui no gb Eliseu nao e tao mau como o pintam.

    ResponderEliminar
  8. André Almeida deve manter a titularidade. Se ofensivamente Nelson mexe mais com o jogo, defensivamente Almeida é mais seguro e caso lisandro n esteja apto para esse jogo André Almeida será muito útil a nível defensivo.

    Caso lisandro estivesse apto e fosse fejsa o titular no meio campo (pouco provável visto estar lesionado) colocaria Nelson. Com fesja o meio campo é mais seguro.

    André Almeida é um jogador importante na equipa, não é um jogador fenomenal mas dá o que tem, cumpre, e isso às vezes é o mais importante. Esta é a sua melhor época ao serviço do Benfica. E já conta com 5 assistências para golo.

    Quanto ao Nelson brevemente regressará à titularidade, muito provavelmente contra o Zénit. Será preciso fazer muito bem a gestão da equipa, porque o campeonato ainda é longo, sem perder qualidade. Nelson Semedo, Grimaldo, Talisca... São jogadores para ir "rodando"

    Sexta-feira sem complicações e invenções e sem medo, é para ganhar.

    Rumo ao tri/35

    DH

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8/2/16 01:34

    Sentar o titular das ultimas épocas e fazer uma adaptação! Que inteligência rara!

    ResponderEliminar
  10. benfiquista a serio8/2/16 03:33

    COMO DIZ A VELHA MAXIMA:
    EQUIPA QUE GANHA NÃO SE MEXE

    ResponderEliminar
  11. Creio que o RV não irá tirar a titularidade ao André, ele tem estado mto bem e fazer isso ia destruir o jogador, além de que o Semedo ainda está a recuperar a forma, portanto o André é para manter!

    ResponderEliminar
  12. Neste momento nao se deve mexer, o Andre Almeida esta a cumprir muito bem e a combinar muito bem com o Pizzi, esta ligacao poderia ficar afectada se de repente pusessemos o Nelson, ainda para mais nesta fase importante.
    O Nelson podera voltar aos poucos assim que estivermos com jogos de grau mais facil em casa.

    Com a equipa em boa forma, nota-se tambem um crescimento do rendimento do nosso patinho feio Eliseu, mesmo com a pressao que tem levado e saber que a partida nao vao renovar contrato com ele, ter a reaccao que ele tem tido, acho que eh de louvar e merece a minha consideracao.

    ResponderEliminar
  13. Em equipa que ganha não se mexe.
    Ou melhor, só se mexe em caso de lesão do títular ou caso o substituto venha trazer valor acrescentado.
    Neste momento no Benfica, sem ser por lesão, só vejo uma possível alteração o Silvio pelo Eliseu. Gostei de ver o Silvio à esquerda e dá à equipa mais consistência defensiva.
    De resto, não alterava nadda.

    ResponderEliminar
  14. Redtiger8/2/16 09:46

    Penso que o Nelson Semedo poderia ter jogado ontem pela equipa B para ganhar ritmo e aumentar a sua própria confiança! Esteve muito tempo parado,ainda só fez 2 jogos depois que recuperou, para voltar ao nível a que já esteve esta época precisa de alguns jogos!

    Para já também não mexia na equipa. A solução que o Rolo Compressor apresentou, é uma possibilidade, mas a verdade é que o Eliseu não é tão mau quanto o pintam! Se devíamos ter um lateral esquerdo melhor? Claro que sim, mas de todos os jogadores que o Plantel têm, ele é a melhor solução neste momento, sendo O André Almeida a segunda melhor!

    ResponderEliminar
  15. André Almeida na esquerda não funciona tão bem como na direita.. A meu ver neste momento o André tem que ser o titular do S.L.Benfica. Está a corresponder muito bem, o Nelson irá ter a sua oportunidade pois temos vários jogos e competições pela frente mas neste momento era injusto tirar o André que tem estado a corresponder muitíssimo bem e para além disso se o Lisandro não jogar contra o Porto o André sempre dá outra estabilidade defensiva.
    Carrega Benfica!!! E Pluribus Unum!!!

    ResponderEliminar
  16. Jogarem os dois?!? Nunca! O AA não tem lugar neste Benfica..Simplesmente o crescimento do nível de jogo da equipa tem disfarçado as suas limitações..
    Este jogador, apesar do seu esforço e benfiquismo, não tem nível para um clube como o Glorioso.
    1904

    ResponderEliminar
  17. Para mim é muito simples, neste momento o lugar de ld está ocupado, Nelson terá que esperar pela sua vez.

    ResponderEliminar
  18. Por mim é manter a defesa tal como está. Não vamos mexer só porque o miúdo, do qual criámos afeto, já está recuperado da sua lesão. O André tem subido de rendimento jogo após jogo, e neste momento, é o nosso melhor Lateral direito. Semedo terá de saber esperar por uma oportunidade e quando está aparecer agarrá-la, assim se vê os grandes jogadores. Quanto ao lado esquerdo, é deixá-lo como está, se se tiver que mexer é dar oportunidade ao latetal-esquerdo que está a tentar agarrar o lugar, Grimaldo. Deixem-se de adaptações.
    Abraço a todos,

    ResponderEliminar
  19. O Andre Almeida dá mais segurança defensiva e é um jogador com mais cultura táctica, O Nelson é melhor a ir á linha e a criar desiquilibrios, não será contra o FCP que o Nelson vai regressar, mas é para ir rodando até chegar á forma ideal, se tiver de fazer uns jogos na B tambem não seria mal pensado.

    ResponderEliminar
  20. É de facto um problema (das boas) para o treinador. Por mim acho que seria injusto neste momento tirar o lugar ao AA. Mas aos poucos o Nelson Semedo deve conquistar minutos até AA for suspenso ou se lesionar - ai sim o Nelson pode recuperar o lugar e ser o titular.

    ResponderEliminar
  21. É de facto um problema (das boas) para o treinador. Por mim acho que seria injusto neste momento tirar o lugar ao AA. Mas aos poucos o Nelson Semedo deve conquistar minutos até AA for suspenso ou se lesionar - ai sim o Nelson pode recuperar o lugar e ser o titular.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo8/2/16 12:30

    Jogue quem jogar... É para ganhar !!!

    ResponderEliminar
  23. O André Almeida é um jogador regular. Não tem brilho, desenrasca, mas nunca será um jogador que faça a diferença. Estamos a jogar com dois laterais que não atacam... Felizmente, o ataque tem dado conta do recado e a coisa tem-se composto, mas lembrem-se de quantos golos tiveram origem nos laterais desde que o Nelsinho se lesionou!
    Para mim nem é assunto, pelo menos para jogos com equipas pequenas, tem de ser dele (nelsinho) o lugar. Admito que em jogos mais exigente um jogador tacticamente mais conservador, como o AA, seja melhor e mesmo aí tenho dúvidas. temos dois laterais que não atacam!

    ResponderEliminar
  24. Não é uma decisão fácil mas pessoalmente optaria por manter o Nélson no banco e o AA na lateral direita.
    Um dos grandes problemas do Benfica no início da época era a consistência defensiva. Tirando o Luisão e o Nélson, o Benfica ganhou (mesmo) muito.

    O Nélson pode fazer uns minutos aqui e ali, mas com a dificuldade dos jogos que se avizinham, penso que não vale a pena mudar de novo o 11, tirando um jogador que está a fazer um campeonato irrepreensível para meter uma aposta de futuro.


    Este é o nosso primeiro dilema.
    O segundo será daqui a algumas semanas quando o Salvio estiver pronto a entrar na equipa. Tiramos o Pizzi?

    ResponderEliminar
  25. Não sei se pensas nisso para este jogo ou a curto/médio prazo?

    Em relação a este jogo seria um autentico suicídio, lembra-te de um jogo há uns anos com o Boavista na Luz que o Souness resolveu inventar com o Gary Charles e com o Steve Harkmess e acabamos a levar 3 do Boavista e adeus luta pelo titulo.

    Não faz qualquer sentido mexer na equipa numa altura destas, primeiro porque seriam mexidas a mais, depois tenho muitas duvidas que o Nelson neste momento renda mais que o André, Nelson está sem ritmo e é pior a defender que o André, apesar de ser melhor a atacar, depois tenho duvidas que o André à esquerda faça melhor que o Eliseu, que de facto não é um grande jogador, mas é regular e é esquerdino ao contrario do André, para invenções dessas já bastou aquela do JJ no Dragão em que levamos uma chapada de 5.

    Nelson vai ter que esperar pela sua hora,e até lá fazia-lhe bem ir rodando na equipa B para ganhar ritmo, que é aquilo que ele mais precisa de fazer no momento

    Sinceramente não inventem agora que as coisas parecem ter estabilizado um pouco, mas atenção vêem ai os jogos onde falhamos rotundamente este ano, e caso suceda uma derrota, o Benfica apenas num jogo só, deita tudo a perder mesmo depois de tanta vitoria seguida, competitivamente e psicologicamente uma derrota deitará abaixo a equipa, algo sinceramente que espero que não suceda, é uma oportunidade de ouro para eliminarmos o Porto das contas do titulo, e não deve ser desperdiçada, mas atenção que jogar contra o Benfica é o jogo do ano para eles, não se esqueçam disso, e num jogo tudo é possível, há muitas variaveis, e como é costume vejo demasiada euforia, convencimento e fanfarronice nas pessoas e isso no Benfica sempre deu maus resultados, por isso humildade, concentração e vamos ganhar esse jogo que é muito importante para o que falta da época, os festejos deixem isso para depois da ultima jornada

    ResponderEliminar
  26. Anónimo8/2/16 15:59

    Gostaria de ver o Nelson Semedo a ser adaptado em alguns jogos a médio centro, um pouco à imagem de um dos maiores laterais direitos de sempre, o Javier Zanetti, que muitas vezes jogou no meio-campo.
    Permitiria ao Nelson Semedo ganhar uma polivalência que sempre é importante um jogador adquirir (como é o caso do próprio André Almeida) e acredito que fruto da sua capacidade técnica e física ser um bom substituto para em alguns jogos permitir o descanso do Renato Sanches.

    Afonso Peres

    ResponderEliminar
  27. Anónimo8/2/16 18:32

    Neste momento tirar o Almeida seria uma grave msg para o grupo. O Almeida não têm comprometido e a equipa deve ser a mesma, com um futebol apoiado tanto na ofensiva como defensiva tudo neste Benfica é improvável! Tudo!
    A jogar ao nosso nível, só o Barça. Hehe

    Red strump

    ResponderEliminar
  28. Pressupondo que o Nélson Semedo já tenha endurance física para 90 min., creio que RV deveria, no jogo em Belém, ter-lhe dado uns bons minutos, sobretudo depois do 3-0.

    Em condições normais, o Nélson tem uma capacidade de marcação e de recuperação de espaços muito superior ao André. Esta é uma verdade indiscutível e como falamos da posição de Defesa, é a condição mais do que suficiente para justificar a sua preferência.

    Se ao exposto supra ponderarmos a capacidade atacante, então aí, é abissal a mais-valia do Nélson, em velocidade, criatividade e capacidade técnica para fazer a diferença, dando uma acutilância simplesmente impossível ao André.

    Resumindo, desde que os níveis físicos estejam minimamente salvaguardados, o NÉLSON SEMEDO deve ser o titular, visto ser a garantia de acréscimo de QUALIDADE COM VELOCIDADE NA TÉCNICA, DA SEGURANÇA DEFENSIVA À CAPACIDADE OFENSIVA.

    Força BENFICA! 6ªfª vamos ganhar!
    (1-0 ou por 2 golos de diferença)

    Abraço Benfiquista,
    RSG


    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking