O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Eleições e locais de voto - explicação.

. 45 comentários

O companheiro de blogue Riccardo Zhora escreveu hoje um post pertinente sobre as eleições no Glorioso.

Levantava a questão sobre o número de votantes nas eleições e o número de locais ou forma de voto.

Ora, a fim de ajudar alguns benfiquistas menos esclarecidos, nas últimas eleições era possível votar nos seguintes locais:

- Pavilhão 2 no Estádio da Luz

- Casa do Benfica em Famalicão

- Casa do Benfica em Coimbra

- Casa do Benfica em Évora

- Casa do Benfica em Faro

Os sócios residentes na Madeira e nos Açores podiam votar através do site do clube, autenticando-se com número de sócio e pin remetido para o efeito.

Na altura, a propaganda associada a Vieira não hesitou em carregar na percentagem 83% e no maior número de votantes de sempre.

Na realidade, Luis Filipe Vieira não perde uma oportunidade de ir a uma Casa do Benfica, elogiar a informatização das mesmas, a venda de bilhetes em tantos lugares, mas se nos referirmos a eleições...já é outra coisa!

Com tanta propaganda sobre as Casas do Benfica, num dos dias mais importantes para o clube, cortam-se as pernas aos sócios.

Por isso é que partilho do lamento do Riccardo.

Devia envergonhar as estruturas do clube que APENAS pouco mais de 20 mil sócios votem!

O que deveria ser possibilitado era a todos os sócios correspondentes no estrangeiro poderem votar no site do clube assim como aos das Ilhas.

Quanto aos do Continente, a profusão de Casas do Benfica é razão suficiente para que todas possam ter uma mesa de voto.

Não sou adepto do voto electrónico no pavilhão e por isso não concordo com a sua implementação no Benfica, como sucedeu nas últimas eleições. Sem auditoria, sem controle de ninguém independente.

Será em 2016 que teremos umas eleições para todos os benfiquistas?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

45 comentários

  1. Cortam-se as pernas????

    Não há muitos anos apenas se podia votar na Luz!!!!!!!

    Agora tens esses locais todos para votar. Famalicão, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro. "Cobre" o país de Norte a Sul. É os sócios fazerem um esforço e deslocarem-se aos locais mais próximos. Antigamente tinham que vir a Lisboa....

    Sossega a pomba.

    Ass. Labreca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só podes estar a gozar... Então marcam-se eleições para um dia de trabalho e os sócios de Vila Real de Sto António têm que ir a Faro votar????

      Enfim...

      Eliminar
    2. Riccardo,

      Tens alguma razao, mas nao podes negar q esta melhor q qd se votava apenas na Luz.

      Obvio q as eleiçoes deveriam ser a um dia de fim de semana e no maior numero de pontos possiveis, sem esquecer q para ser uma mesa de voto seria tem q ser devidamente enquadrada por isso torna-se mais dificil qt mais mesas houver......mas q é possivel, acredito q sim.

      Zé Moina

      Eliminar
    3. O Labreca, vulgo, Anónimo Avençado, representa bem aquilo em que a instituição Sport Lisboa e Benfica, se tornou.

      Reparem bem na "grandeza" das palavras da personagem:

      "Agora tens esses locais todos para votar. Famalicão, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro. "Cobre" o país de Norte a Sul."

      Retirem as vossas conclusões... A "Grandeza" da instituição, para estes pobres coitados, avençados, resume-se a isto. Ai Gabriel e Guerra, que tão mau trabalho vai aí no Gabinete de Propaganda.

      Tenham vergonha de patrocinar... isto!

      A.Martins

      Eliminar
    4. Se é possível o voto electrónico para Madeira e Açores então que se abra o sistema a todos os sócios.

      Eliminar
    5. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

      Eu "acho" que devia poder-se votar por telefone.Fazia-se assim.Telefonava-se para o Estadio e dizia-se:-Eu sou o sócio nº tal e quero votar na Lista tal"...Demagogia é o que não falta.Então coloca-se mesas de votoem Faro e o menino de Vila Real queixa-se pq tem que se deslocar num dia de trabalho.Então e quando só se votava no Estádio
      deslocava-se ou reclamava que queria que fosse mais perto?
      Haja paciência e tb para este arrazoado do Shadows como é costume. Faz uma baralhada enorme e tentando esclarecer ainda lança mais confusão. Então Açores, Madeira e todo o MUNDO não votam utilizando a net?A utilização electrónica não está devidamente validada pela CNE que controla o voto na politica?
      Eleições ao fim de semana? Depois lá viriam as vozes discordantes falar que nesses dias há jogos e tem que se ir assistir aos jogos. É-se preso por ter cão e por não ter. Quem quer votar vota a qualquer hora/dia.
      Quanto aos sócios CORRESPONDENTES bem se percebe onde queres chegar pois ninguem se esquece do Bruno de Carvalho que queria contar esse tempo d sócio para concorrer a Presidente.

      Eliminar
    6. Dúvidas importantes:
      Nas últimas eleições no Benfica Então houve 22676 sócios a votar? Ou houve 22676 votos? (sabendo que há sócios que têm direito a mais votos)?
      E já agora sabem dizer-me que tipo de sócios têm direito a mais votos e a quantos votos?
      Obrigado
      Dean Saunders

      Eliminar
    7. Labreca, eu sou socio há 20 anos e para ir a Coimbra (casa mais próxima) percorro 360 km.Tenho uma casa com bilhetica a 20 km. Portanto épreciso um pouco mais que boa vontade. Quanto ao Marquês não deprecies os sócios correspondentes, porque esses pouco usufruem das vantagens do cartão de socio e pagam todo o ano. Tem respeito pelos socios correspondentes.

      Eliminar
    8. A.Martins,

      Qd se podia votar apenas na Luz a grandeza pelo teu raciocinio, era maior !

      Nao tomes a medicaçao nao.......

      Zé Moina

      Eliminar
    9. DEAN SAUNDERS

      Socios com menos de 5 ans têm direito a 1 voto
      De 5 anos até 20 (ou 25) têm 20 votos
      Com mais de 20 (ou 25) já são 50 votos (tenho dúvidas nos 20 ou 25)

      Todas as Casas têm direito a 50 votos.....mesmo que o seu Presidente que vote por ela, tenha um ano de sócio.

      Sócios correspondentes com mais de 20 (ou 25 anos) tinham direito a 50 votos mas, depois da GOLPADA dos estatutos apenas têm direito a 20 ...que é precisamente o meu caso. Por este exemplo podes verificar que os sócios correspondentes com menos anos de sócio que eu...nem aquecem nem arrefecem no resultado final,logo, não vale apena a deslocação ao local de voto mais próximo...são gastos desnecessários...

      Eliminar
    10. Muito obrigado pela tua resposta Viriato de Viseu!

      Mas há sócios cujo voto vale por mais do que 1 votos certo?

      Então na referida última eleição de Luís Filipe Vieira os 18139 sócios que votaram em Vieira corresponderam a quantos votos?

      E os 3744 que não votaram nele e sim noutro candidato corresponderam a quantos votos?

      Com estas questões, quero tentar perceber efetivamente com factos até que ponto as eleições no Benfica podem ser de facto controlados pelas Casas do Benfica "amigas" do Vieira ou não.

      Obrigado.
      Dean Saunders

      Eliminar
  2. Shadows,

    Eu pegaria em duas frases tuas que estão intimamente ligadas e que se complementam: "votar no site do clube" e "Sem auditoria, sem controle de ninguém independente".

    Votar num site em que quem gere é a pandilha, eu tenho muitas reservas... Assim, conhecendo-se como se conhece as actuais formas gestao dentro do clube, futuramente seremos sempre levados a levantar muitas suspeitas acerca dos resultados das eleições...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JotaPê ainda ontem falei de novamente de ti ao Sobrinho e incansável trabalho que realizado em nossa prol; fica sabendo que ele está a pensar dar-te algum daquele que foi desviado do BES.

      Agora tem atenção ao que dizes pois como bem sabes eu nas anteriores eleições em que o Godinho ganhou, não levantei suspeitas... afirmei que houve FRAUDE ELEITORAL... estou sempre mais à frente que os outros.

      Saudações lagartais

      Eliminar
  3. Sou absolutamente contra o voto electrónico.
    Uma sub rotina et voilá votos aldrabados
    _coal

    ResponderEliminar
  4. 50% dos sócios vive em Lisboa (pegue numa calculadora e faça as contas), mas a culpa é sempre a direcção, os benfiquistas nunca têm nada a ver com assunto.

    Onde é que se já se viu as pessoas terem que levantar o rabiosque da cadeira para votar uma vez de quatro em quatro anos? Roça a escravatura!

    Se o Vieira fosse uma pessoa séria tinha disponibilizado o autocarro da equipa para ir buscar os sócios a Cascais, Amadora, Lumiar, Loures, Alto dos Moinhos... Enfim, todos esses locais que ficam entre a China e a Mongólia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir buscar ao Alto dos Moinhos também é demais.
      Mexam o cu, preguiçosos! :)

      Eliminar
    2. 50% dos sócios vivem em Lisboa?!

      Outro mentiroso avençado!

      Nem sequer vou comentar isto com os meus amigos, onde eu vivo.

      Barbaridade. Tem vergonha na cara e desinfecta o meu clube! Que falta de respeito. Põe-te a andar daí para fora, deixa os valores da instituição em paz. Pobre coitado!

      A.Martins

      Eliminar
    3. " Nem sequer vou comentar isto com os meus amigos, onde eu vivo. ".

      Mas onde é que está a tua dúvida ? - só tens que provar que esse valor está errado;se não tens provas remete-te à tua ignorância !

      Eliminar
  5. "Os sócios residentes na Madeira e nos Açores podiam votar através do site do clube, autenticando-se com número de sócio e pin remetido para o efeito."
    Isto, juntamente com uma comissão independente (contratada para o efeito) era o ideal.

    E não me venham com merdas de falsificação. Por essa ordem de ideias, nunca ninguém é isento, nem aqui nem na política, e o mundo inteiro é corrupto.

    Volto a dizer, isto: "Os sócios residentes na Madeira e nos Açores podiam votar através do site do clube, autenticando-se com número de sócio e pin remetido para o efeito." + Comissão independente para as eleições = Solução ótima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia, não se chama falsificação. Basta desviar um número de sócio e alterar os estatutos para perpetuar o tacho.

      Desenrascado, portanto.

      A.Martins

      Eliminar
    2. Dúvidas importantes:
      Nas últimas eleições no Benfica Então houve 22676 sócios a votar? Ou houve 22676 votos? (sabendo que há sócios que têm direito a mais votos)?
      E já agora sabem dizer-me que tipo de sócios têm direito a mais votos e a quantos votos?
      Obrigado
      Dean Saunders

      Eliminar
  6. Bom post Shadows,

    Desta vez sem demagogias nem empolamentos.

    Folgo em ver q encontraste alguma utilidade as casas do Benfica.......ainda bem.

    Tb concordo q deveria ser alargado a mais casas, talvez na proximas eleiçoes, mas ainda bem q existiram no passado essas casas a permitir uma maior proximidade dos socios ao clube, nesta tarefa e noutras......e nao so a treta falsa e maldosa de papar votos.

    Zé Moina

    ResponderEliminar
  7. Vieira. Casas do Benfica. Priceless.

    Cosme Damião, nesta altura, anda às voltas.

    E, nós, parolos, a aplaudir os bandidos que se servem da instituição. Como os tempos mudaram. Sim senhor.

    Tenham vergonha de patrocinar o cadastrado, braço direito do papa da máfia do norte. o 43º homem mais rico de Portugal... como que por magia. Tenham nojo de vocês próprios. Compactuarem com esta podridão de valores.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  8. Não entendo estas críticas todas ao LFV, se não fosse ele, repito, se não fosse ele, onde é que estaríamos. Tanto património construido, a reabilitação do bom nome do clube, a passificação. Eu sugiro que "os Velhos do Restelo" canditasaem às proximas eleições com tantas ideias de democracia resolviamos tudo e democraticamente seríamos campeões todos os anos e em todas as modalidades.

    ResponderEliminar
  9. Para primeiro teste ter 4 casas onde se possa votar além do pavilhão da luz é bem bom... não se esqueçam que antigamente era na Luz e mais nada.
    Pior teria sido, a meu ver, criar mesas de voto em todas as casas, sem um teste prévio. Aí sim haveria ainda mais suspeição. Até porque nas mesas de voto têm de estar elementos dos vários candidatos.
    Nada impede que no futuro sejam ampliadas as mesas de voto a mais casas. É preciso fazer as coisas de forma pensada e nao de forma demagogica e em cima do joelho.
    Mas tudo serve para criticar...

    ResponderEliminar
  10. Compreendo a intenção de todos em alargar os locais de voto, porém é importante a consciencialização de que isso aumenta a complexidade do ato eleitoral, bem como o aparecimento de outras listas. Sendo o ótimo inimigo do bom.

    Confesso que desconheço as estatutos nesta área, mas se fizermos um paralelo com as eleições nacionais, em cada mesa de voto têm de estar presentes delegados de todos os partidos, para garantir e legalidade do ato.

    Deste modo, se pensarmos que já é difícil encontrar sócios que estejam em condições de formar listas e concorrer, vejo ainda mais difícil arregimentar pessoas, com disponibilidade de tempo para desempenhar este papel.

    É possível, mas temos de estar conscientes das dificuldades e aumento de custos.

    Relativamente ao voto eletrónico à distância, as minhas reservas residem não só na fiabilidade (ou falta dela) do sistema, bem como na capacidade para votar em consciência.

    Mais uma vez, fazendo o paralelo com as eleições nacionais, as cabines de voto servem para todas as pessoas terem condições de reserva para votarem em consciência, apesar de qualquer pressão, coisa que não acontece quando se vota, por exemplo, de braço no ar.

    Deste modo, como já escrevi vejo com muita dificuldade que exista alguém que tenha capacidade e condições estatutárias para se candidatar e ainda mais para formar uma equipa.

    Para além disso, a forma de fazer campanha é muito superficial, onde nem um debate com o Presidente incumbente existe e os candidatos são regularmente apelidados de oportunistas. Deste modo, quem é que está disponível para optar pela carreira de Presidente e abandonar o emprego? Sim, porque eu acho que o Presidente e a equipa tem de estar em exclusividade e ser remunerado por isso. Não entro em demagogias da gratuitidade.

    Os estatutos deviam prever, como já existe para a maioria dos cargos presidenciáveis no país, uma limitação de mandatos (3). Tenho a certeza que apareceriam candidatos capazes nessa altura!

    Sócio do SLB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

      "Deste modo, quem é que está disponível para optar pela carreira de Presidente e abandonar o emprego? Sim, porque eu acho que o Presidente e a equipa tem de estar em exclusividade e ser remunerado por isso. Não entro em demagogias da gratuitidade."

      Só escolhi esta parte pq ela é uma contradição. Vc fala que devia haver limitação de mandatos(3) e depois diz que deve abandonar o emprego e dedicar-se em exclusividade.Então se fizer isso deixa o emprego e depois que sair por perder ou por atingir o limite de mandatos volta para o emprego?Que emprego garante o regresso? Não está vc a fazer discriminação sobre os candidatos.
      Alem do mais não se pode remunerar membros dos Corpos Sociais do CLUBE pois só os da SAD podem ter remuneração.
      Mais haveria a comentar ao seu post mas fico por aqui

      Eliminar
    2. Por inerência o presidente da SAD tem sido o presidente do clube. Se é remunerado na SAD e não no clube, não me interessa, até se pode propor mudar os estatutos para que seja remunerado. Não faz sentido que um grupo empresarial que fatura 100.000.000 de euros ano, seja dirigido gratuitamente.

      Também podemos pensar em ter pessoas diferentes, mas isso na nossa cultura não funciona bem.

      Quanto à limitação e à inconsistência, isso não se verifica. Como é fácil de ver, qualquer diretor-geral, presidente, ou que lhe queiram chamar, de qualquer empresa tem o lugar à disposição dos acionistas. O presidente da EDP está lá hoje e amanhã pode estar noutro sítio qualquer, ou na rua, ele sabe isso à partida e durante todo o seu mandato, aliás chama-se mandato por causa disso. Tenho é certeza que se fosse sem receber, não estava lá.

      E reforço, a dedicação tem de ser exclusiva.

      Sócio do SLB

      Eliminar
  11. Quando se fala de algo, deveria ser obrigatório informar-se.
    Nas eleições, os sócios residentes no estrangeiro, podem votar, e votaram, no site. Estes foram os números que arranjei facilmente, com uma simples consulta no Google :

    "21.38 - Nova atualização: 21.202 sócios, dos quais 1.506 em Famalicão, 880 em Coimbra, 15.672 em Lisboa, 542 em Évora, 691 em Faro, 286 na Madeira e 315 nos Açores. Nos continentes, 20.955 na Europa, 188 na América, 10 na Ásia, 40 em África e 8 na Oceania."

    Parece que o Mitómano BdC, do Sporting, faz escola....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso são números de votantes nas últimas eleições? Ou de votos?
      (sabendo que há sócios que têm direito a mais votos)?
      E já agora sabem dizer-me que tipo de sócios têm direito a mais votos e a quantos votos?
      Obrigado
      Dean Saunders

      Eliminar
    2. São números de votantes, eu tenho 50 votos, tenho 34 anos de sócio , mas penso que todos o sócios com mais de 20 anos, têm 50 votos

      Eliminar
    3. Muito obrigado pela tua resposta Jack Kerouac!

      Então na referida última eleição de Luís Filipe Vieira os 18139 sócios votantes que votaram em Vieira corresponderam a quantos votos?

      E os 3744 sócios votantes que não votaram nele e sim noutro candidato corresponderam a quantos votos?

      Com estas questões, quero tentar perceber efetivamente com factos até que ponto as eleições no Benfica podem ser de facto controlados pelas Casas do Benfica "amigas" do Vieira ou não.

      Obrigado.
      Dean Saunders

      Eliminar
  12. Dúvidas importantes:
    Nas últimas eleições no Benfica Então houve 22676 sócios a votar? Ou houve 22676 votos? (sabendo que há sócios que têm direito a mais votos)?
    E já agora sabem dizer-me que tipo de sócios têm direito a mais votos e a quantos votos?
    Obrigado
    Dean Saunders

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada21/1/16 13:37

      a) Sócios com mais de um ano de filiação associativa
      e até cinco anos – Um Voto;

      b) Sócios com mais de cinco anos de filiação associativa e até dez anos – Cinco Votos;

      c) Sócios com mais de dez anos de filiação associativa e até vinte e cinco anos – Vinte Votos;

      2. Aos sócios efectivos com mais de vinte cinco anos de filiação associativa são atribuídos Cinquenta Votos.

      Eliminar
    2. Nao ha qualquer duvida, votaram cerca de 22.000 socios q valem X votos mediante os anos de filiaçao q possuem.

      Zé Moina

      Eliminar
    3. Muito obrigado pela tua resposta Águia Preocupada!

      Então na referida última eleição de Luís Filipe Vieira os 18139 sócios votantes que votaram em Vieira corresponderam a quantos votos?

      E os 3744 sócios votantes que não votaram nele e sim noutro candidato corresponderam a quantos votos?

      Com estas questões, quero tentar perceber efetivamente com factos até que ponto as eleições no Benfica podem ser de facto controlados pelas Casas do Benfica "amigas" do Vieira ou não.

      Obrigado.
      Dean Saunders

      Eliminar
    4. Então na referida última eleição de Luís Filipe Vieira os 18139 sócios que votaram em Vieira corresponderam a quantos votos?

      E os 3744 que não votaram nele e sim noutro candidato corresponderam a quantos votos?

      Com estas questões, quero tentar perceber efetivamente com factos até que ponto as eleições no Benfica podem ser de facto controlados pelas Casas do Benfica "amigas" do Vieira ou não.

      Obrigado.
      Dean Saunders

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. E como se monta e protege uma infraestrutura dessas ?

    ResponderEliminar
  15. “”ASSIM, E DO NADA SURGE UMA VOZ DE AROUCA!
    por BENFICA365, em 21.01.16
    Como se não bastasse só por si o asqueroso badocha a condicionar / pressionar constatemente a arbitragem para os jogos do Benfica...
    Aqui está do nada surge carlos pinho presidente do Arouca, e que a belo propósito veêm estas suas declarações, nas vésperas de ir à luz. Afirma que tem algum «receio» sobre a actuação do manuel mota, apitador nomeado para o jogo.
    «Tenho algum receio, mas não acredito que vá acontecer alguma coisa. Mas claro que as nomeações dos árbitros estão a condicionar alguns jogos dos pequenos....Estou atento»
    Não sei quais são realmente as cores do presidente do Arouca, talvez as cores de um dragarto encapotado, daqueles que só saem à rua quando jogam contra o Benfica, mas gostava de ouvir a opinião do ilustre "senhore" carlos pinho sobre a actuação do nuno almeida o boi apitador do jogo da primeira volta?
    Talvez preferisse o cosme machado? O apitador que defende as suas "cores".””
    DEPOIS DE LER ISTO SÓ APETECE PERGUNTAR A ESTE “”INTELIGENTE””
    -Quem lhe encomendou o sermão???
    -E SE ainda se lembra como o Benfica FOI ROUBADO na 1ª volta???
    ROUBADO NUM PENALTI SOBRE MITROGLU
    E NUM GOLO LEGALÍSSIMO DO JONAS QUE AINDA NINGUEM
    SABE PORQUÊ?
    Isto do Benfica estar a dois pontos do topo e 3 à frente dos amigos deste
    “”inteligente””, está a dar-lhes cabo da moleirinha.

    VAI VALER TUDO ATÉ AO FIM DO CAMPEONATO

    ResponderEliminar
  16. Anonimo Sem Blog21/1/16 16:57

    Não é possível montar um sistema de voto electrónico, o Jesus fugiu com o software

    ResponderEliminar
  17. Claramente ainda há muito por fazer.

    No entanto é evidente que já muita coisa tem vindo a ser melhorado. O sócio correspondente acho que é uma vantagem económica.
    Eu vivo na Belgica e não sou sócio correspondente. Apesar de ter possibilidade de o ser, sou um sócio normal. Como tal pago tanto de quotas como outros e posso muito bem votar electronicamente através do site oficial do Glorioso.

    Há aqui malta que se queixa que tem que se deslocar centenas de km para votar, o que de facto tem que ser melhorado mas nunca Li/ouvi ninguém queixar-se que tem que se deslocar centenas de km para ir à Luz ver um jogo. Quem for ver o jogo da liga dos campeões frente ao zenit vai-se queixar k tem que fazer centenas de km? Não tarda temos k fazer vários estádios da Luz plo país ehehe.

    Sinceramente não percebo nada disto e gostava que me explicassem uma coisa.
    Se há já várias casas do Benfica k permitem votar porque não há outras que o permitem? Claramente existe abertura do Benfica para que as casas dêem essa possibilidade. É necessário k as casas tomem iniciativa?
    Quais os procedimentos. E tanto KT sei as últimas eleições foram auditadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres ver que mudamos o Estádio da Luz para a tua porta, não?

      Há coisas que não se podem mudar... uma delas é a localização do estádio.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada21/1/16 19:53

      Pois! As contas também são auditadas...

      Eliminar
    3. Anónimo volta a ler o k escrevi k não percebeste nada do qu escrevi....ou então liga o teu mode ironic...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking