O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 31 de março de 2015

Vamos fazer mais um acordo com eles?

. 21 comentários

O clube que corrompeu árbitros, dirigentes e funcionários do futebol português conforme evidenciado pelas escutas nunca desmentidas foi o parceiro do Benfica na escolha de Luis Duque para a Liga de Clubes.

Segundo as palavras de ambos os presidentes,  Vieira e Costa, o futebol português precisava de ser salvo e foi por isso é que foi preciso esse acordo.

Pois bem,  então se estávamos entrar numa época de paz e harmonia, porque é que a mensagem do FC Porto é que o SL Benfica está a ser beneficiado pelos árbitros?

Se os clubes estão quase todos alinhados com a "nova ordem", qual o porquê de tanto Luis Duque como Fernando Gomes não virem a público defender a integridade do campeonato?

Se o FC Porto de agora já era sério para ser parceiro em negociações para as estruturas do futebol português, porque continua a agir com a mesma acidez para com o Benfica, conforme a imagem demonstra?

O que prende Vieira para não vir a público ameaçar as futuras negociações estruturantes para o futebol português que já estão  a decorrer, caso o comportamento do clube corrupto não mude?

Gramar este contínuo achincalhar do Benfica em silêncio não é ser superior. É ter o rabo preso.

Não há futebol português rentável sem o SL Benfica. Qualquer projecto sem o Glorioso vale zero.

Ou será que Domingos Soares de Oliveira não autoriza Luís Filipe Vieira a falar?

Um saloio burro. Eis o treinador do Fc Porto!

. 33 comentários

O treinador do Fc Porto deu uma entrevista ontem ao canal do clube.

Sinceramente, não me surpreende que o espanhol tenha atacado os árbitros da forma como o fez. É um típico saloio que fica todo excitado quando tem uma atenção de que nunca usufruiu no passado.

Mas o curioso é que o espanhol não entende que está a ser usado pelo FC Porto para tentar passar uma mensagem que todos sabem não corresponder à realidade. Já se percebeu que não tem inteligência para chegar lá.

Noutro país, mais civilizado e com estruturas imparciais, o saloio do espanhol seria severamente castigado.

Quem viu ontem as entrevistas realizadas a David Cameron e a Ed Miliband só pode lamentar não existir em Portugal esse tipo de jornalismo independente e que faz todas as perguntas, por muito incómodas que sejam.

Continuo à espera que algum jornalista de espinha direita pergunte ao espanhol numa conferência de imprensa se já ouviu falar no Apito Dourado.

O que vão fazer a FPF ou a Liga de Clubes quanto ao espanhol?
Vai ficar impune? Esta pressão aos árbitros não vai ter consequências?

Onde anda agora o tão competente Fernando Gomes?
Será que tem coragem de vir a público desmentir quaisquer influências estranhas no resultado do campeonato?

Ou será que vai rir disto tudo com os seus companheiros de mesa no Gambrinus?

segunda-feira, 30 de março de 2015

Os incompetentes estão a marimbar-se.

. 17 comentários

Quando a incompetência e o amor ao clube são nulos,  o nome do Benfica pouco importa.

Dois dias depois de termos exibido aqui o link e a imagem e da a mesma ter circulado pelos blogs e não só, continuam em destaque no sítio do SL Benfica, em "SLB nos media", nas notícias de 28/03/2015, as palavras de gozo de Pinto da Costa ao Benfica e ao treinador do clube.

Não se desculpem com feeds ou outras tecnicalidades.

Ter aquelas palavras em destaque no sítio do SL Benfica é um insulto.

Aposto que se o feed envolvesse os nomes de alguns já não tinha aparecido ou já tinham sido apagados.

Venceram, mas sem chama.

. 15 comentários

O jogo na Luz teve um grande ambiente mas um jogo muito nervoso e pouco entusiasmante.

Aliás, a falta de chama da maioria dos jogadores é evidente. Se não fazem questão de vir à selecção, então assumam. Falta de atitude é gozar com os milhares que foram ao estádio e pagam o seu bilhete.

O que interessava era o resultado e isso foi conseguido. Continuo no entanto sem perceber algumas opções de Fernando Santos.

O que faz Danny no onze,  com este esquema?
O que faz Bruno Alves a titular quando o José Fonte e bem melhor e está num grande momento da sua carreira?
Coentrão compensa tudo com a sua entrega e velocidade, mas é ele a solução para aquele lado?
O Bosingwa justifica a titularidade com base em quê?

A renovação da seleção, uma das razões para o despedimento de Paulo Bento, é uma mentira.

A continuar assim,  que jogadores vão ser escolhidos para França? Vão jogar se andarilhos?

Experiência sim. Manter jogadores só pelo nome ou empresário não.

Seja como for,  parece que desta não vamos sofrer até ao fim.

domingo, 29 de março de 2015

O CM e o Armando Jorge Carneiro...

. 14 comentários

Por falta de tempo não vim aqui antes falar deste tema, mas convenhamos que esta "perseguição" do CM ao Armando Jorge Carneiro já cheira mal. Não estamos a falar de um jornal qualquer, estamos a falar de um jornal sensacionalista, que vive de expedientes de pessoas que lhes "fazem chegar informação", mas que o que tem de "especial" é mesmo o facto de ser parceiro oficial do SLBenfica no seu canal de tv e, inclusivé, lá ter o director de conteúdos como "paineleiro".

Permitam-me a conclusão totalmente pessoal e limitada à leitura dos factos: é impossível que tanta insistência não seja alegadamente fomentada por alguém "farto" do protegido do DDT do SLBenfica. Pouco importa aqui julgar a pessoa e os factos que têm sido levantados pelo jornal que, segundo outras pessoas não são mentira. O que interessa é perceber porque o SLBenfica anda neste "jogo do empurra" a tentar criar mau-estar no Armando Jorge Carneiro de forma a tornar a sua presença insustentável.

A resposta a isto chama-se: Domingos Soares Oliveira, o DDT do SLBenfica. Mais uma vez não caiam na tentação de julgar a expressão em função da competência ou idoneidade dos envolvidos. O que está em causa aqui é que Domingos Soares Oliveira, já aqui o escrevi centenas de vezes, tem poder a mais no SLBenfica e um dos factores de poder que tem é liderar a formação. O homem que NADA tem que ver com o futebol, nunca teve... é que lidera a formação onde está um seu "protegido": Armando Jorge Carneiro.

Contudo, segundo parece pelas notícias e pelo acumulado de casos reportados pelos jornais, parece que ninguém no SLBenfica tem força para por fim a esta ligação contratual e partir para um novo ciclo na formação do SLBenfica, ponto fim a estas situações que têm vindo a público.

Caso se confirme esta minha leitura em que alguém no clube alegadamente usa os jornais para fomentar uma situação que não consegue resolver internamente, porque há um Administrador com demasiado poder e influência, tornando impossível impor-lhe uma mudança, isto sim é um caso que deve ser motivo de preocupação interna no SLBenfica.


O Administrador do SLBenfica deveria limitar-se ou ser limitado ao que ele já mostrou ser bom a fazer: gestão de empresas. O resto, que é o core business do SLBenfica, ele e todos deveriam incentivar a que se mantivesse na esfera de influência das pessoas... do futebol.

VOLEI: Benfica na Final da Challenge Cup

. 6 comentários

HISTÓRICO!

Aceitar o adiamento da Final da Taça da Liga, caso seja com o FCP?

. 19 comentários

03/04/2014 - Liga Europa
07/04/2014 - Liga Portuguesa
10/04/2014 - Liga Europa
13/04/2014 - Liga Portuguesa
16/04/2014 - Taça de Portugal
20/04/2014 - Liga Portuguesa
24/04/2014 - Liga Europa
27/04/2014 - Taça da Liga
01/05/2014 - Liga Europa
04/05/2014 - Liga Portuguesa
07/05/2014 - Final da Taça da Liga
10/05/2014 - Liga Portuguesa
14/05/2014 - Final da Liga Europa
18/05/2014 - Final da Taça de Portugal

Este foi o calendário do SL Benfica na temporada passada, aquando das grandes decisões. 
Fala-se agora, visto que o FC Porto seguiu nas competições europeias, em adiar a final da Taça da Liga para o final de Maio a fim de facilitar o calendário ao clube regional.

Na últimas temporadas nunca vi nenhuma preocupação com o calendário apertado do SL Benfica. Nunca li ou vi sugestões para facilitar o calendário ao nosso clube. Pelo contrário, na Liga Portuguesa é normal ver clubes adiarem jogos só para o FC Porto ter mais tempo de descanso entre partidas.

Se o SL Benfica aceitar adiar a final para Maio, caso seja com o FC Porto, será um acto inaceitável e que servirá apenas os interesses do clube de Pinto da Costa.

Não quero acreditar que chegaremos a isto. Certamente que os interesses do SL Benfica terão que vir em primeiro lugar.

sábado, 28 de março de 2015

Andam a gozar com os verdadeiros benfiquistas. Só pode.

. 58 comentários
Link para o site do SL Benfica

Só mesmo num clube cheio de portistas e benfiquistas de ocasião nos orgãos de decisão é que se permite que o site do Sport Lisboa e Benfica, na rubrica "SL Benfica nos media" coloque em destaque declarações de Pinto da Costa. 

E que declarações! 

"Não me posso esquecer do minuto 92 e Jesus a ajoelhar", diz Pinto da Costa.

A sério pah?!? O que veremos mais? Anúncios ao Porto Canal durante os intervalos na Luz?

sexta-feira, 27 de março de 2015

As Finanças dos 3 Grandes (2000 - 1ºSem.2015)

. 56 comentários

Fonte: (Dados obtidos dos Relatórios & Contas dos 3 Grandes de 2000 a 2015)
 
Nota 1: Desta Análise foi removido um Proveito Extraordinário de 65M€ da Sporting SAD, considerado em 2005, que foi anulado pelas normas contabilísticas IFRS em 2007, e que estava relacionado com a venda dos direitos televisivos de diversas épocas por parte da SAD a outra empresa do Grupo Sporting, e a consideração desse proveito numa única época na Sporting SAD.

Nora 2: Ainda falta considerar os resultados do 2º Semestre de 2014/2015 (Janeiro a Junho).

 
 
Análise dos 3 Grandes (2010 - 1º Sem. 2015*) (4 épocas e meia)
 
Benfica: A Benfica SAD é claramente a SAD dos 3 Grandes que mais factura em Portugal actualmente. Em 4 anos e 6 meses o Benfica já facturou 685M€ e até Junho deverá superar os 750M€ em 5 épocas, a uma média de 150M€/Ano.
 
Os Proveitos Operacionais devem subir dos 423M€ para 470M€ e os Proveitos com Atletas + Financeiros devem subir dos 262M€ para 280M€ (Considerando as vendas de Bernardo Silva e Franco Jara).
 
Em termos de Resultados Operacionais a situação tem melhorado imenso, e está praticamente equilibrada com -3M€ de Resultados acumulados desde 2010, recuperando dos fortes investimentos no início da década passada com as Infra-estruturas (Estádio, Pavilhões e Centro de Estágio).
 
Através desta análise percebe-se claramente que neste momento, com uma aposta na valorização comercial e patrocínios, direitos televisivos, presenças na Champions League e Mais-valias com venda de jogadores, o Benfica consegue ser o clube que mais factura em Portugal e que tem a situação mais equilibrada entre os proveitos e os custos.
 
 
Porto: A Porto SAD de 2000 a 2010 foi a SAD portuguesa que mais facturava, mas neste momento desde 2010 já é a 2ª SAD no ranking de facturação, estando 116M€ atrás da Benfica SAD (considerando 5 épocas). Sem venda de jogadores até Junho de 2015, a Porto SAD poderá alcançar os 100M€ de prejuízos nas últimas 5 épocas consideradas (2010-2015).
 
Em 4 anos e 6 meses, o Porto já facturou 569M€ e até Junho deverá superar os 620M€ (sem considerar vendas adicionais de jogadores), uma média de 125M€/Ano. Os proveitos Operacionais devem subir dos 364M€ para os 420M€ além dos 205M€ obtidos com Proveitos com Atletas + Proveitos Financeiros.
 
Em termos de Resultados Operacionais a situação tem-se agravado imenso, e se neste momento o prejuízo acumulado já vai em 64M€ de prejuízos, e até final da época os prejuízos poderão superar os 100M€, sem vendas adicionais até Junho de 2015.
 
Através desta análise percebe-se claramente que a Porto SAD já não consegue ser a SAD que mais factura em Portugal, mas ainda tenta ter orçamentos elevados, sem ter capacidade para tal, o que tem levado a prejuízos muito elevados, que colocam o Porto em risco no Fair-Play financeiro, situação que foi temporariamente resolvida com a passagem de 47% do Estádio para a SAD de forma a cobrir prejuízos.
 
 
Sporting: A Sporting SAD é claramente a 3ª SAD do Ranking financeiro, e a diferença de facturação face a Benfica e Porto tem-se agravado imenso, tendo já acumulado mais de 100M€ de prejuízos de 2010 a 2015.
 
Em 4 anos e 6 meses, A Sporting SAD já facturou 266M€, e até final da época deverá aproximar-se dos 300M€, a uma média de 60M€/Ano. Os proveitos operacionais devem subir dos 176M€ e para os 210M€ e os Proveitos com Atletas + Financeiros rondarão os 90M€, no período considerado (2010-2015).
 
Em termos de Resultados Operacionais a Sporting SAD é claramente a SAD dos 3 grandes em pior situação, tendo acumulado 225M€ de prejuízos desde 2000, e 110M€ de prejuízos desde 2010.
 
Através desta análise percebe-se que a Sporting SAD tem perdido imensa competitividade nas últimas épocas e a expressão “3 Grandes” começa a fazer menos sentido, já que cada vez mais existem “2 Grandes” em Portugal em termos financeiros. Apesar de nas 2 últimas épocas o Sporting ter baixado imenso o seu orçamento para estancar os prejuizos, a realidade é que a SAD apresenta um prejuízo acumulado brutal, e tem receitas muito baixas, já que o Porto obtém receitas 2 vezes superiores ao Sporting, e o Benfica obtém receitas 2,5 vezes superiores às do Sporting. Devido aos 110M€ de prejuizos o Sporting também está em risco no fair-play financeiro, e teve de ser “salvo” pela Banca com a emissão de 130M€ de VMOC’s que poderão levar à venda da SAD a terceiros.
 
 
 
Análise dos 3 Grandes (2000 - 1º Sem. 2015*) (14 épocas e meia)
 
Período 2000-2005: Este período ficou marcado pela “era Mourinho” que permitiu ao Porto tomar a dianteira financeira, com os prémios das conquistas europeias e as vendas-milionárias de jogadores que se seguiram. Nesse período o Benfica ainda tentava resolver os graves problemas do passado e investia a sua capacidade de investimento no novo Estádio da Luz, o que condicionou a sua capacidade de investimento no futebol. O Sporting era o 3º clube em termos financeiros, mas nessa altura estava muito próximo do Benfica. Em termos desportivos este período ficou marcado por grande equilíbrio (Porto 2 campeonatos, Benfica 1 campeonato, Sporting 1 campeonato, Boavista 1 campeonato).
 
 
Período 2005-2010: Este período ficou marcado pela “era Paulo Bento” no Sporting e aliança anti-Benfica, que tinha como objectivo impedir o Benfica de alcançar a Champions League, ficando de 2005 a 2009 o Sporting sempre em 2º lugar e o Porto em 1º lugar. Em 2009 dá-se o fim da “era Paulo Bento” e o início da “era Jorge Jesus” no Benfica. Apesar dessa aliança "Anti-Benfica", o Benfica conseguiu aumentar a sua facturação em cerca de 70% aproximando-se do Porto que ainda estava na liderança das finanças dos 3 Grandes. Em termos desportivos este período ficou marcado pela aliança Anti-Benfica (Sporting & Porto) (Porto 4 campeonatos, Benfica 1 campeonato).
 
 
Período 2010-2015: Este período ficou marcado pela “era Jorge Jesus” que foi também a era de fortes investimentos do Benfica no Plantel do futebol (devido ao Benfica Stars Fund e outros mecanismos financeiros) e o início da “era Benfica TV Premium” e o consequente final do contrato da Olivedesportos, tendo estes factores resultado num aumento de competitividade nacional e internacional do Benfica, que permitiu alcançar a dianteira financeira em Portugal. Até Junho de 2015 a Benfica SAD conseguirá duplicar a facturação (de 2010-2015) face à facturação que alcançou nas 5 épocas anteriores (2005-2010). Em termos desportivos tem existido um enorme equilíbrio entre Porto e Benfica (O Porto tem 3 títulos, o Benfica 1 titulo, sendo que 2 das conquistas do Porto foram alcançadas nas 2 últimas jornadas, e esta época o Benfica encontra-se na dianteira, sendo que o título também será disputado entre Benfica e Porto).
 
 
 
Como conclusão, comprova-se claramente que o poderio financeiro é uma enorme “arma” para aumentar a competitividade desportiva, e alcançar a conquista de títulos. Se o futebol português poderá estar à beira de uma mudança de ciclo isso deve-se claramente ao início da liderança financeira do Benfica, apoiada em 4 vectores (contratos comerciais e de patrocínio, mais-valias com transacções de jogadores, boas presenças europeias e a Benfica TV Premium com o consequente afastamento da Olivedesportos).
 
 
Perspectivas de Futuro (2015 a 2020): É expectável que o Benfica negoceie grandes acordos de patrocínio internacionais para as camisolas, estádio e centro de estágio, que continue também a valorizar jovens talentos mundiais com tem feito nas últimas épocas, e que continue com a BTV Premium (espero que longe da Olivedesportos), entidade que andou a prejudicar o Benfica nos últimos longos anos ao nunca pagar o justo valor pelos direitos televisivos. É expectável que nesse período o Benfica continue a ser o clube que mais factura em Portugal com receitas que poderão rondar os 900M€ a 1.000M€ no período de 2015 a 2020.

Fernando Gomes na UEFA é bom para quem?

. 33 comentários

Li comentários e textos demonstrando satisfação pela eleição de Fernando Gomes para a UEFA.

Alguns desses comentários elogiavam também a proximidade de Luis Filipe Vieira ao antigo director financeiro do FC Porto durante o período do Apito Dourado.

Provavelmente, alguns destes que elogiam este relação de proximidade e que se regozijam porque "agora temos alguém para nos proteger na UEFA" serão os mesmos que criticaram a mesma UEFA e Platini aquando da final com o Sevilha. Pois essa memória selectiva não se recorda de quem foi o Conselheiro Especial de Platini nos últimos anos, com honras de fotografia no site da UEFA? 
O mesmo Fernando Gomes.

Chegamos a um ponto em que há benfiquistas a elogiarem a proximidade ao FC Porto e a figuras ligadas a Pinto da Costa e a um passado de corrupção. Fernando Gomes estava no FC Porto no período retratado pelo Apito Dourado. É um facto. 
Apelidam isso de "inteligência". Nunca me pareceu "inteligência" estar a negociar com corruptos. Esses nunca mudam e tentarão sempre contornar as regras para seu proveito. Nunca fizeram outra coisa nos últimos 30 anos.

Fernando Gomes aparece nas escutas a oferecer bilhetes às "deusas" que mais tarde serviriam o propósito que se conhece. Querem que acredite que Fernando Gomes não sabia? Porquê então a linguagem que utilizou na escuta? Que não sabia qual era o papel de António Araújo?

Daí que a eleição de Fernando Gomes para a UEFA de Platini é um sinal de preocupação e não de regozijo. 
Se alguém com o passado de Fernando Gomes consegue atingir um dos lugares de topo da UEFA, mal vai o futebol europeu que não encontra nomes melhores para governar este negócios de muitos milhões. 

Ver benfiquistas felizes com estas ligações a membros do "FC Porto do Apito Dourado" é um péssimo sinal.

Fernando Gomes na UEFA é bom...para o próprio Fernando Gomes. Para o futebol português, duvido.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Benfica reage ao CM.

. 6 comentários

"Não se trata de especulação, ou de uma imprecisão, trata-se apenas de uma notícia falsa, sem fundamento e sem qualquer sustentação, o que é grave num jornal que é líder de vendas e de audiências. Mais grave ainda porque – sobre o mesmo tema – não é a primeira vez que seguem este caminho.

O Correio da Manhã titula hoje - com destaque de quem conseguiu uma “cacha” – “Nuno Gomes na frente para liderar a formação”. Acontece que a informação é falsa, como são falsos outros tantos artigos anteriores assinados pelo mesmo jornalista. Ou a fonte é má, ou simplesmente não há fonte. Para evitar equívocos desta gravidade, o mais fácil seria cumprir os deveres deontológicos e contactar o Sport Lisboa e Benfica.

O jornalista em causa desconhece por completo o trabalho que se fez nos últimos anos na Formação do Sport Lisboa e Benfica e o patamar de excelência que se atingiu no Caixa Futebol Campus, trabalho esse reconhecido e destacado além-fronteiras. O diretor da Formação é Armando Jorge Carneiro e continuará a ser ele a liderar este projeto."

Assim reza o comunicado do Sport Lisboa e Benfica.

Assunto resolvido? Não sei. Se o Correio da Manhã está a espalhar notícias falsas sobre o Benfica, o que lá faz o director de conteúdos da BTV?

Porque não se denuncia o protocolo de cooperação?

Curioso que quando Armando Jorge Carneiro foi acusado pelo mesmo CM ninguém veio a terreiro defender o senhor.

Será que as situações a que se referiu Rui Águas em 2011 já foram ultrapassadas?

Os próximos capítulos o dirão. Como é que é aquele ditado da casa em que não há pão...?

Nuno Gomes é a pessoa certa?

. 16 comentários

Luis Filipe Vieira depois de uma entrevista à CMTV

"Nuno Gomes está no topo da lista para assumir o cargo de responsável máximo pelo setor de formação do Benfica. O ex-jogador, de 38 anos, é atualmente diretor de relações internacionais do clube da Luz, mas o CM sabe que está bem posicionado para assumir um novo desafio. 
Segundo apurou o CM, a hipótese de mudança na estrutura da ‘cantera’ surgiu depois de o presidente, Luís Filipe Vieira, ter detetado falhas ao nível da prospeção. O líder dos encarnados tem dedicado muitas horas à Academia do Seixal e está agora muito mais identificado com o mundo do futebol jovem. 

Vieira, apurou também o CM, não gostou de saber, por exemplo, que o sub-17 Zidane, do Real Massamá, foi convocado para a seleção, após ter sido rejeitado pela prospeção dos encarnados. O episódio repetiu-se com o médio-centro Jardel, sub-18 do Barreirense, que também está na seleção. No passado recente, Gil Dias (sub-19 que trocou o Sp. Braga pelo Mónaco) e Pedro Delgado (ex-Portimonense, agora no Inter) também escaparam às ‘garras’ das águias. 

Razões suficientes para Vieira questionar a prospeção e lançar novas bases de trabalho." - CM.

O Correio da Manhã, jornal parceiro do Sport Lisboa e Benfica, publica hoje a notícia acima.

Pela quantidade de pormenores divulgados, duvido que seja apenas o CM a especular. 
Sendo verdade, será que Armando Jorge Carneiro, depois de 2 notícias do mesmo CM a colocar em causa a sua actuação, está em risco? Ou será alguém mais abaixo na estrutura o sacrificados?

É Nuno Gomes o nome certo ou será apenas uma operação de cosmética, aproveitando a popularidade do antigo jogador? 
Que qualidades tem Nuno Gomes para assumir um lugar de liderança na formação do Benfica?

Veremos. 

quarta-feira, 25 de março de 2015

Não invente credibilidade para quem não a tem, caro Luis Filipe Vieira.

. 56 comentários

"“A eleição do Dr. Fernando Gomes para o Comité Executivo da UEFA representa não apenas um sinal de reconhecimento em relação à capacidade e empenho do trabalho desenvolvido pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, mas acima de tudo um sinal da credibilidade e do crescimento do Futebol português no contexto europeu.

Os números da votação são inequívocos e expressam bem a avaliação que as federações europeias fazem do trabalho da FPF e do seu presidente. 

O SL Benfica deseja os maiores sucessos ao Dr. Fernando Gomes e espera que a sua ação no comité executivo contribua para o crescimento e afirmação do Futebol português. Estou seguro de que assim será!”

Luís Filipe Vieira
Presidente do SL Benfica"
- in SL Benfica.


Utilizar credibilidade e Fernando Gomes na mesma frase só mesmo se for por piada, e de mau gosto.

Fernando Gomes conseguiu o que realmente queria: ir para a UEFA. 

Foi por isso que passou os últimos 2 anos a "culambar" Platini.

Enquanto isso o futebol português não melhorou nada com Fernando Gomes. Pelo contrário.

Regressaram as piores suspeitas sobre as arbitragens. O que faz ou diz Fernando Gomes? Nada.

Houve uma espécie de golpe de estado na Liga de Clubes. O que disse ou fez sobre isso Fernando Gomes? Nada.

Na selecção nacional, a campanha no Brasil ficou marcada por situações mal explicadas quanto à utilização de jogadores lesionados, escolhidos para agradar a Jorge Mendes e que resultaram numa prestação medíocre.
Onde andou Fernando Gomes quando era preciso resolver todos estes temas no Brasil? Desaparecido. 

Que responsabilidades assumiu Fernando Gomes por uma campanha miserável? Limitou-se a ler um comunicado.

O que realmente fez de bom Fernando Gomes pelo futebol português? Podemos dizer que hoje o futebol português é mais credível do que era antes da sua chegada?

Antes dele, e nos últimos anos, Portugal organizou um excelente Europeu em 2004, quando Fernando Gomes ainda andava a "oferecer" bilhetes a António Araújo e às "deusas".
Já tinha organizado uma final da UEFA em 2005, em Alvalade.

O legado de Fernando Gomes, neste momento, passa pelo branqueamento do assalto à Liga de Clubes, pela subserviência a Joaquim Oliveira(que parece fazer do edifício da FPF na Alexandre Herculano o seu segundo escritório) e por ser totalmente incapaz para conseguir ser um líder.

Curiosamente, o grande legado de Fernando Gomes será uma obra de construção civil: a nova sede e cidade do futebol em Caxias, Oeiras.


Especulação?

. 32 comentários

"A SAD do Benfica aposta numa redução drástica de custos para a próxima temporada. Esta é uma meta da qual Luís Filipe Vieira não abre mão, mesmo sabendo que pode ter de vender jogadores que, agora, são fundamentais para Jorge Jesus. O passado recente deixa boas indicações neste campo, já que o líder das águias tem conseguido fazer bons encaixes todos os anos, minimizando os estragos na equipa.

Por isso, há jogadores que podem não resistir às investidas de mercado.Gaitán e Salvio ocupam uma espécie de pódio nos atletas com mais procura, situação que já vem de anos anteriores. Será, por isso, difícilà SAD segurar os dois argentinos na próxima temporada.

Naturalmente, as vendas só acontecerão face a propostas milionárias e que permitam abater o passivo encarnado. Gaitán renovou contrato esta época e baixou a cláusula para 35 milhões de euros, sendo este o valor que a SAD quer encaixar por um jogador que já mostrou vontade de experimentar outros campeonatos.

Já Salvio está em processo de renovação, mas ainda não chegou a acordo. O camisola 18 quer seguir Gaitán e baixar a cláusula, atualmente nos 60 milhões de euros. A ser vendido no final da época, será sempre por valores consideravelmente mais baixos.

Mas estes não são casos únicos.Maxi, por exemplo, ainda não chegou a acordo para renovar porque Luís Filipe Vieira quer baixar a massa salarial. O lateral também pode sair.

Contenção começou o ano passado
A estratégica de contenção da SAD começou o ano passado, com a venda dos passes de vários jogadores. Em janeiro de 2014, o Benfica negociou a venda dos direitos de André Gomes e Rodrigo. As transferências de Oblak e Garay concretizaram-se em janeiro e Enzo Pérez saiu na reabertura do mercado. Siqueira, esse, não ficou porque o Benfica recusou entrar em loucuras para o segurar.

Ponto da situação
Luís Filipe Vieira pretende fazer um bom encaixe financeiro, por forma a reduzir o passivo dos encarnados
Gaitán e Salvio são as principais joias da coroa e os elementos que podem possibilitar receitas significativas, no que a transferências diz respeito
Os argentinos podem não ser os únicos a sair. Há outros candidatos a mudar de ares, caso de Maxi, se não chegar a acordo para renovar." - Record.

terça-feira, 24 de março de 2015

Jorge Mendes a mexer os cordelinhos.

. 62 comentários

"O empresário Jorge Mendes está a tentar colocar Jorge Jesus no Barcelona ou no Paris Saint-Germain, revela o diário i na sua edição de terça-feira.

De acordo com o referido jornal, o treinador do Benfica não quer baixar o salário, como desejado por Vieira, e vai lançar-se à aventura no estrangeiro sendo Paris e Barcelona os destinos mais prováveis do técnico português que termina contrato no final desta época." - Sapo Desporto.

Os últimos 15 dias têm sido bastante animados quanto à situação contratual de Jorge Jesus.
O jornal Record foi o que mais insistiu no tema, afirmando até que os "notáveis" e a maioria dos adeptos queriam a renovação de Jorge Jesus.

O filme é o mesmo das últimas temporadas. "Agarrem-me senão eu fujo", parece ser a frase chave.

Não acredito que parta do próprio Jorge Jesus este tipo de raciocínio. Ele confia demasiado no seu próprio trabalho para estar preocupado neste momento com a renovação. O seu foco está no campeonato.

Quem sobra? Jorge Mendes. 
O empresário deve estar ansioso com o final de temporada pois o investimento feito no FC Porto esta época certamente não trará os dividendos esperados. 
Daí que resolver o dossier Jorge Jesus o quanto antes será a prioridade de Jorge Mendes.

Como a sondagem acima indica, as sensibilidades dentro do Benfica estão longe de ser unânimes quanto ao destino de Jorge Jesus. 

O treinador do Benfica até ao momento tem tido a postura correcta.
"Não interessa focarmo-nos na renovação. O foco é o Benfica não sou eu. Nem para mim nem para os adeptos isso deve ser a preocupação. Os nossos adversários e a nossa equipa é que são o mais importante". - Record.

A renovação(ou não) terá o seu tempo. Essa altura ainda não chegou.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Escolheria quem?

. 38 comentários

Artur ou Júlio César?

Eliseu ou Sílvio?

Jardel ou Lisandro?

Samaris ou André Almeida?

Talisca, Ola John ou alguém da B?

Pizzi, Cristante, ou outro?

São alguns exemplos.

Se pudesse trocar alguém no actual 11, quem mudaria?

Agradeçam ao Pedroto e ao PC isto não ser possível cá.

. 12 comentários


"Na partida frente ao Manchester United, de domingo, Mario Balotelli sofreu uma falta dura de Chris Smalling e ia reagir, mas vários adeptos agarraram o jogador e impediram o pior.

«Apesar de todo o nosso esforço, as coisas não correram como nós queríamos, mas uma coisa foi clara. Não estava sozinho no relvado. YNWA», escreveu Balotelli nas redes sociais."
- A Bola.

Os adeptos ingleses são assim.  Vão ao estádio para ver futebol e não para contribuir para transformar o jogo numa batalha.
A atitude dos adeptos foi evidente e exemplar.

Um futebol sem ódio em Portugal? Só na playstation.

A derrota na altura certa.

. 60 comentários

A derrota com o Rio Ave poderia ter tido consequências nefastas para as ambições de todos os benfiquistas: o bicampeonato.

Mas a estrelinha de campeão ainda não abandonou o nosso clube e por isso quando bateram as 12 badaladas de sábado a coisa não era tão má quanto poderia parecer umas horas antes.

No entanto, não tenham ilusões quanto ao seguinte: este foi o último erro que o Benfica poderia cometer sem consequências graves para o resultado final.

Quanto ao jogo, uma coisa salta logo à vista. A condição física dos jogadores na segunda parte degradou-se a olhos vistos, o que é incompreensível. 
O Benfica está fora da Taça de Portugal e da Champions já desde o ano passado e com o foco mental e físico apenas no campeonato, não faz sentido que a equipa perca a frescura nesta fase da competição.

Talisca depois daquele arranque ilusório é quase um jogador a menos em campo. 

Salvio tem pormenores fantásticos como a forma irrepreensível como recebeu a bola na jogada do golo, mas na minha opinião continua pouco objectivo demasiado tempo.

Ola John não acrescenta nada ao jogo e parece jogar com pouco enfoque. O que faz ele que outros não pudessem fazer? 

Pizzi, por muito que possa crescer por estar num grande clube, não tem a qualidade e consistência de jogo para actuar naquela posição num clube com a exigência do Benfica. Pede-se mais que um bom passe ocasional.

Mas o futebol é um jogo colectivo e toda a equipa esteve vários furos abaixo. 

Também Jorge Jesus esteve mal, quer a ler o jogo, quer depois do mesmo a dar desculpas esfarrapadas para justificar o resultado final.

Não chega o Benfica ter a sua ideia de jogo. Há que saber perceber quando os adversários estão em crescendo e a equipa não está a acompanhar, como aconteceu no sábado.
Jogar sem grande chama para confortar com mais um golo um resultado favorável é pedir, com o incentivo adicional com que jogam os adversários do Benfica, para correr mal.
A falta de atitude da equipa foi um reflexo claro do pensamento do treinador.

Daí achar que a derrota, face ao que aconteceu na Madeira logo de seguida, veio na hora certa.

Os erros e postura de Vila do Conde não se podem repetir. Este jogo e esta derrota são um aviso muito real para Jorge Jesus e para o plantel.

Os jogos que aí vêm não serão mais fáceis. Todos são obstáculos que tudo farão para complicar a vida ao Benfica.

Só meia dúzia de alheados da realidade é que não tiveram um "deja vu" quando o árbitro apitou para o final do jogo de Vila do Conde. 

Mas estamos bem a tempo de não repetir a entrega de um campeonato ao FC Porto.
Saibam a estrutura do Benfica, Jorge Jesus e o plantel lidar com isso e em Maio todos estaremos muito felizes.

É antes que se mostra a crença...

. 6 comentários
Vamos lá benfiquistas, já estivemos mais à vontade, mas a verdade é que somos os únicos a depender só de nós.

Quem está melhor para ser campeão?

domingo, 22 de março de 2015

Análise à arbitragem Rio Ave-Benfica

. 37 comentários

Análise do ex-árbitro Reborn

LANCES CHAVE

Min.9 - Hassan reclama falta de Luisão à entrada da área do Benfica. Como fica perceptivel nas imagens, Luisão ganha com o corpo a posição avançado egípcio, e este, ao sofrer um ligeiro toque na zona do peito, de imediato se atira para o chão à espera da marcação da falta. Esteve bem Marco Ferreira ao deixar prosseguir o jogo, pois o internacional brasileiro não cometeu qualquer infracção (decisão correcta)

Min.10 - Lionn do Rio Ave, entra completamente fora de tempo sobre Talisca, por trás de forma imprudente, pisando o pé direito de Talisca. Talvez por ser cedo no jogo, e tentar segurar ao máximo os cartões, o mesmo não foi como devia ter sido exibido. Mais tarde na segunda parte, rebentou com o critério todo, mostrando diversos cartões por faltas semelhantes a esta. Lionn deveria ter sido admoestado (decisão incorrecta).

Min.16 - Após cruzamento para o interior da área de grande penalidade do Rio Ave, Jonas ao tentar chegar a bola, que acabou nas mãos de Ederson, estava em posição irregular que o árbitro assistentes Sérgio Serrão deixou passar em claro. Jonas estava adiantado no momento do passe do uruguaio (decisão incorrecta)

Min.18 - Golo bem anulado a Del Valle por posição irregular após passe de Pedro Moreira. Como se comprova pelas imagens, o avançado vilacondense está adiantado ao penúltimo defensor do Benfica. Excelente decisão de Nélson Moniz (decisão correcta)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?23929

Min. 22 - Na zona frontal da área de grande penalidade do Benfica, e após tentativa de corte completamente falhada por Luisão, Jardel, o outro central, acaba por tocar de forma clara a bola com a mão. Ainda que pareça que o movimento não é totalmente intencional, o que é certo é que o braço do jogador do Benfica não está em posição natural estando completamente aberto, e a aumentar a amplitude do seu corpo de forma bem evidente evitando assim a passagem da bola. A infracção. que deveria ter sido assinalada, foi contudo fora da área de grande penalidade, e deveria ter sido movimento para a respectiva advertência ao central encarnado (decisão duplamente incorrecta)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?23930

Min. 27 - Quando Lima se preparava a meio do meio campo do Benfica, para sair numa jogada de ataque rápido pelo lado esquerdo, Marcelo, que tinha subido para um livre favorável ao Rio Ave, rasteira o brasileiro do Benfica por trás de forma imprudente, atingindo Lima nas pernas, sem qualquer hipótese de disputar o lance. Mais uma advertência que ficou no bolso de Marco Ferreira (decisão incorrecta).

Min. 43 - Fora de jogo mal assinalado a Lionn por Nélson Moniz mesmo junto a si. Contudo, o erro aqui esteve no próprio auxiliar. A bola acabou por sair do terreno de jogo antes de qualquer intervenção de Lionn, pelo que o auxiliar deveria ter esperado em vez de assinalar erradamente a posição do lateral vilacondense, quando o mesmo até estava em jogo (decisão incorrecta)

Min. 49 - Numa posição frontal á baliza do Rio Ave, cerca de 3/4 metros da entrada da área, Lima é nitidamente carregado de forma negligente pelas costas por Prince. O encosto é clarissimo, e consubstanciava-se num livre muito perigoso favorável ao Benfica. Marco Ferreira deixou seguir a partida, acabando por assinalar pouco depois falta de Tarantini sobre Sálvio. Prince não merecia advertência, mas a falta deveria ter sido assinalada, e não o foi (decisão incorrecta)

Min. 51 - Em lance que contribuiu para a posterior lesão de Eliseu, numa bola aérea, Ukra pontapeia de forma negligente o lateral esquerdo benfiquista de forma clara. Eliseu, que havia ganho a bola, é atingido na zona das canelas, o que o projecta de imediato para o solo, acabando mesmo por ter sido assistido na sequência desse lance. A falta de Ukra, por ter sido negligente, não era motivo de advertência, mas foi a cerca de 2/3 metros de Marco Ferreira, não se compreendendo a não marcação da mesma (decisão incorrecta)

Min. 55 - Abriu o livro dos cartões. Tiago Pinto rasteira de forma imprudente Sálvio quando este já se esgueirava rapidamente pelo lado direito do seu ataque. Marco Ferreira advertiu correctamente o lateral vilacondense, contudo, na primeira parte, já Lionn  havia cometido falta semelhante que passou em claro. Começou a falhar por completo os seus critérios neste instante (decisão correcta)

Min. 57 - Talisca, rasteira de forma imprudente Tarantini, em mais um lance em que a falta de pernas foi evidente do brasileiro foi evidente. Tarantini preparava-se para lançar um ataque rápido do Rio Ave quando foi rasteirado em falta (decisão correcta)

Min. 60 - Lionn, novamente, escapa á advertência. Talisca, junto ao banco do Benfica, quando se preparava para ultrapassar o lateral vilacondense, viu o mesmo cortar a bola com o seu braço esquerdo de forma clara. o toque serviu unica e exclusivamente para evitar que Talisca arrancasse pelo flanco esquerdo. Mais uma vez, Marco Ferreira, deixou passar a advertência a Lionn, que usou e abusou de lances faltosos (decisão incorrecta)

Min. 61 - Na sequência do lance anterior, apoós livre de Pizzi, alguns (poucos) jogadores do Benfica contestaram uma possivel mão de Villas Boas dentro da área de grande penalidade do Rio Ave. Efectivamente houve um contacto bola/braço, mas que foi legal. O defesa do Rio Ave tinha o braço junto ao seu tronco, não aumentando a amplitude da sua acção, tendo a bola batido no seu braço sem haver irregularidade em lance muito semelhante ao de Sálvio que se descreve mais à frente (decisão correcta)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?23933

Min. 64 - Ukra é bem advertido por ter entrado de forma imprudente sobre Samaris quando a bola já não se encontrava sequer no local da infracção. Decidiu bem Marco Ferreira (decisão correcta)

Min. 67 - Pizzi, numa falta inteligente, rasteira Ukra cortando um ataque prometedor do Rio Ave, mesmo junto ao banco do Rio Ave. a falta foi merecedora de cartão amarelo, que efectivamente foi bem mostrado. (decisão correcta)

Min. 72 - Decisão importante. Marco Ferreira, assinala e bem, grande penalidade favorável ao Rio Ave por mão despropositada de Samaris. Como as imagens comprovam, o grego utiliza o braço aumentando a amplitude da sua acção, aproveitando para cortar a bola que Tarantini havia cabeceado. Alguns jogadores da equipa da casa protestaram de forma veemente o cartão vermelho para Samaris, contudo, desta vez, Marco Ferreira decidiu bem ao advertir o grego. É literalmente impossivel prever se a bola de Tarantini ia, naquele emaranhado de jogadores, e com Julio Cesar na baliza, entrar nas redes encarnadas. É um lance aéreo, onde as condições para se consubstanciar o lance como destruição de clara oportunidade de golo não estão reunidas. Aceita-se a advertência de Samaris, uma vez que o grego não evitou um lance de golo, mas sim um potencial lance de perigo (decisão duplamente correcta)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?23937

Min. 77 - Os vilancondenses reclamam grande penalidade de Sálvio, por ter cortado a bola com a mão dentro da área de grande penalidade do Benfica. Neste lance, a apreciação é a mesma do lance de Villas Boas. É verdade que a bola toca no braço do argentino, mas o braço está colocado junto ao tronco, sendo que o argentino não parece ter intenção de cortar propositadamente o lance. Lance mais complexo que a jogada de Villas Boas, mas, uma vez que na semana passada foi aqui dado o beneficio da dúvida na acção Pedro Tiba, também aqui, e por a repetição induzir a não ter existido nenhuma acção irregular, Marco Ferreira merece o benefício da dúvida. (decisão correcta) (não encontrei video disponivel)

Min. 84 - Cartão vermelho bem mostrado a Luisão, que destrui uma clara ocasião de golo a Tiago Pinto quando este se dirigia isolado para a baliza de Julio Cesar quando o internacional brasileiro era o último defensor benfiquista antes de Julio Cesar. Luisão aceitou a decisão, que bem vistas as coisas, não merece grande contestação. (decisão correcta)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?23941

Min. 95 - Advertiu Del Valle por despir a camisola após o 2-1. Decisão de acordo com a lei (decisão correcta)

SUMÀRIO

Trabalho inconsistente de Marco Ferreira e seus auxiliares. Optou na primeira parte por deixar jogar, deixando os cartões no bolso, numa clara tentativa de resguardar a sua amostragem. Estava na cara que a segunda parte com um resultado apertado, seria completamente distinta, e levaria a que a amostragem de cartões tivesse mais tarde ou mais cedo de surgir, e, o que levaria inevitavelmente a falhas no seu critério. Permitiu que Lionn terminasse o jogo quando fez mais do que o suficiente para ser expulso (uma rasteira e uma mão claras, sendo que a rasteira foi semelhante a várias que deram advertência na segunda metade da partida). Errou na mão de Jardel, mas, na segunda parte, na mesma zona do terreno, acabou por poupar o Rio Ave a um livre na mesma zona do terreno de jogo. Deixou também Marcelo por advertir, sem grandes consequências porque o brasileiro se lesionou gravemente pouco depois.
Acabou contudo por verdade seja dita, acertar as decisões mais complicadas. A grande penalidade de Samaris, as supostas grandes penalidades de Villas Boas e Sálvio, e a expulsão de Luisão.
Tolerou algumas infracções dos vilacondenses, mas nada que pudesse influenciar o resultado do jogo. Considero que a falha mais grave acaba por ser as não advertências de Lionn. Foi mais por demérito do que por ele que o Benfica acaba por fazer um resultado negativo.
Os seus auxiliares cada um falhou por 1 vez, em favor do Benfica. Nelson Moniz apesar de tudo merece nota positiva pelo golo bem anulado ao Rio Ave.

PS: a partir deste momento serão apenas escrutinados os jogos do SL Benfica pela natureza desta comunidade. Não me parece coerente a menos que seja do interesse dos participantes analisar os lances de Sporting e Porto. Ainda assim, qualquer dúvida sobre algum lance de jogos dessas equipas, é só questionar na caixa de comentários, que com certeza terão um esclarecimento. 

sábado, 21 de março de 2015

Rio Ave-Sport Lisboa e Benfica

. 50 comentários
Nova etapa!

Bora lá caraças!!!!

sexta-feira, 20 de março de 2015

O palhaço do dia: presidente da CM Gaia

. 9 comentários
Como se já não bastasse esta Câmara andar a gastar o dinheiro dos contribuintes para oferecer quase a custo zero um centro de estágio ao FC Porto,  o presidente da CM Gaia ainda se dá ao luxo de fazer favores adicionais e falta ao respeito aos benfiquistas residentes em Gaia.

Mais um caso. Tiago Rodrigues.

. 46 comentários

Tiago Rodrigues, jogador emprestado pelo Fc Porto ao Nacional, dizia-se que não podia defrontar o clube mãe por ter atingido a marca de 5 cartões amarelos, alguns deles trazidos ainda do tempo do Fc Porto B.

Ora,  a FPF esclareceu anteontem que o jogador estava livre para jogar, de acordo com os regulamentos que englobam as equipas B.

Pois bem,  foi divulgada a convocatória do Nacional para o jogo com o Fc Porto e  afinal Tiago Rodrigues... ficou fora da convocatória por estar com uma gastroenterite.

Há azares do caraças.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Treinador do Bolton sobre Rochinha (SLBenfica)

. 58 comentários

Neil Lennon impressionado: 

"Esperámos por ele, fomos pacientes, mas ele esteve fantástico diante de uma equipa muito física. Por vezes ficamos preocupados em relação à questão da altura, mas ele acabou por ser um verdadeiro gigante, especialmente sendo alguém tão jovem. Ficou sem forças na fase final naquele que foi o seu primeiro jogo enquanto sénior, mas fiquei muito satisfeito pela forma como jogou e sei que virá algo mais da parte dele" 
in Record (com video)

O ataque às arbitragens do Benfica.

. 52 comentários

A pressão que o treinador do FC Porto continua a exercer sobre as arbitragens já passou todas as marcas.

A Liga de Clubes,  ou a Disciplina da FPF,  se fossem sérios,  já teriam agido e castigado a verborreia vergonhosa de Lopetegui.

Mais grave ainda é a completa ausência de queixas por parte do universo futebolístico português face a esta pressão do treinador espanhol.
Como se viu quanto às declarações de Rui Gomes da Silva, existem diferentes critérios para analisar declarações.

Certamente que os jornalistas de domingo que dedicaram programas a crucificar o vice do Benfica irão dar o mesmo tratamento a esta tentativa de condicionar os árbitros.

Já agora,  o jornalista que insistiu no tema, já perguntou a Lopetegui se conhece o processo Apito Dourado?

Um inimigo cobarde e traiçoeiro, esse Al.

. 4 comentários


Habituei-me a ouvir e admirar o jornalista Fernando Correia como admirava o jornalista Jorge Perestrelo, símbolos de um jornalismo desportivo apaixonado e isento mas sempre com opinião própria.

A "Bancada Central", nos anos 90 e então na TSF, era de escuta obrigatória. A forma como Fernando Correia moderava o debate era um exemplo de como gerir sensibilidades de vários quandrantes clubísticos. O que é certo é que Fernando Correia reunia no seu programa adeptos de todos os clubes e muitas vezes levava o programa a colectividades, clubes ou associações para promover o desportivismo e fair-play.

Fernando Correia tem mantido a mesma postura ao longo dos anos. Continua a granjear o respeito de todos os adeptos do futebol. Pelo menos dos que conseguem manter despida a camisola do fanatismo.

Acaba de partilhar através de um livro a sua terrível experiência de vida. 

Lê-se no livro:
"Pode um livro nascido da dor transmitir consolo e felicidade? Fernando Correia escreveu Piso 3, Quarto 313 para dar testemunho, com total compreensão pelos doentes e pelos familiares que sofrem, amam e tantas vezes choram, na impossibilidade de fazerem melhor. 

Fernando Correia apresenta-nos Vera, a mulher da sua vida, bonita, inteligente, lutadora, mãe-coragem de três filhas, que se transformou na habitante incógnita de um mundo sem memória, sem saudade e sem amor."

“Pode um livro nascido da dor transmitir consolo e felicidade? Fernando Correia escreveu ‘Piso 3, Quarto 313’ para dar testemunho, com total compreensão pelos doentes e pelos familiares que sofrem, amam e tantas vezes choram, na impossibilidade de fazerem melhor."

Mais que um ato de coragem, este livro é um ato solidário para com quem tem familiares doentes com esta terrível doença. 
Pode-se não conseguir inverter ou curar este mal, mas mesmo que eles não percebam, podemos continuar a dar-lhes a mesma dignidade, respeito e o amor que eles já sentiram no passado.
Hoje podem não se aperceber disso, mas amar alguém é mesmo isso. É dar, sem esperar nada em troca.

Um abraço ao Fernando Correia.  

quarta-feira, 18 de março de 2015

Caixa Futebol Campus: UMA VERGONHA!

. 68 comentários
O que se passou ontem no Caixa Futebol Campus deveria envergonhar cada benfiquista e mais ainda aqueles que não hesitaram em insultar o Romário Baldé.


O miudo, ainda junior recordo, errou? Claro que sim... mas bastou estar presente para ver que no momento em que tocou na bola, o Romário foi o primeiro a ter a dimensão do seu erro, o primeiro a ficar revoltado por ter falhado...

... seguramente que a última coisa que ele precisou naquele momento foi ter uma bancada a insultá-lo por ter errado aos 18 anos, por ter tomado uma decisão errada.

Curiosamente, esses que tanto o insultaram (e que vergonha alguns insultos!) seriam os primeiros a correr para as redes sociais e para os blogs a dizer que o Romário é um craque se o "panenka" tem corrido bem. Teria sido "a classe do Romário", mas como executou mal... foi insultado.

Não deixa de ter a sua importância também o facto de que na verdade o problema foi ele bater mal na bola, porque se tem batido bem, o penalty à panenka era mesmo golo.

Num segundo uma bancada esqueceu-se de tantos bons momentos que o Romário Baldé já teve com a camisola do SLBenfica e optaram por transformar o resto do jogo num pesadelo para o miúdo.

Estes que o fazem são os mesmos que dizem que os miúdos aos 18 anos não basta serem bons, têm que crescer para não errar e com isso poder prejudicar a equipa... mas quando erram aos 18 anos não podiam ter errado.

Temos no plantel principal jogadores que já tiveram falhanços clamorosos... mas o Romário aos 18 anos mereceu ir para casa envergonhado, achincalhado e humilhado pelos primeiros que o deveriam ter apoiado e ajudado.

Ele não decidiu mal... teve apenas a infelicidade de a execução não sair como ele tinha pensado, algo que acontece em 1001 lances durante um jogo de futebol.

Ontem fiquei envergonhado, valeu-me a atitude do Presidente do SLBenfica e de outros miúdos de 18 anos que foram muito mais adultos e benfiquistas que aquele que estavam nas bancadas e do que aqueles que correram para os blogs, foruns e redes sociais a criticar o miudo. O Renato Sanches deu uma lição a muito adulto... e basta correr o Instagram, por exemplo, para ver muitos outros, especialmente da equipa B e dos juniores, ao lado do Romário.

Eu também já tive oportunidade de lhe demonstrar a minha solidariedade e compreensão. Ninguém mais do que ele está triste e revoltado com uma falha de execução... porém infelizmente muitos conseguiram transformar isso num pesadelo para um menino, ao invés de numa vontade férrea de mudar já isso no próximo jogo.

Vocês que o insultaram são uma vergonha para o SLBenfica.

PS- Fica o repto para o Luisão sair a público também (já o terá feito em privado), para defender mas acima de tudo incentivar o nosso menino. Seria bonito e teria muita importância para o Romário.

Ainda juvenil era um herói quando fazia disto...



Para quem não o conhece:

terça-feira, 17 de março de 2015

Brilhante, Presidente!

. 27 comentários

“Quero deixar uma palavra de admiração em relação à nossa equipa Sub-19. 

Hoje tropeçaram, mas não caíram. Só cai quem desiste e quem não tem qualidade. Não é este o caso. São um grupo jovem, com muita atitude e muito talento, liderado por uma equipa técnica de méritos reconhecidos. O futuro vai demonstrá-lo. 

O Caixa Futebol Campus é hoje uma incubadora de jovens talentos que já conquistaram o respeito e admiração de todos. Isso não se perde nos penáltis. 

Tenho orgulho no vosso trabalho e grande certeza em relação ao futuro.”
Luis Filipe Vieira

Estou a exagerar?

. 30 comentários

A passagem do Mónaco aos quartos de final da Champions só me faz pensar qual foi a razão pela qual o Benfica foi eliminado das competições europeias.

Praticam melhor futebol? Não.

Têm melhores jogadores ou plantel? Não.

A exigência do campeonato francês é inferior à do campeonato português? Não.

Então se o Mónaco consegue,  porque é que o Benfica não consegue?

Se o Leonardo Jardim consegue gerir,  porque Jorge Jesus não consegue?

Teremos que sacrificar duas competições para conseguir um campeonato?

É um facto, há colinho!

. 19 comentários

Todos erram Romário...

. 11 comentários
... Mas há por aí muito burro que, ao contrário de ti, não aprende com os erros para ficar mais forte.

Força miúdo! Levanta a cabeça...

Gestão de ...!

. 9 comentários

Sempre tive simpatia pelo Belenenses.
Um clube da minha cidade,  com um estádio com a melhor vista possível e cuja história também contribuiu para a ascensão do futebol português.

Daí que ter sido com alguma pena que passei a ver regularmente Pinto da Costa a almoçar na Varanda Azul com dirigentes do Belém e passei a observar um clube ao serviço dos interesses alheios.

Não tiveram sorte pois o único presidente capaz e com amor ao clube, Cabral Ferreira, foi atraiçoado pela saúde e acabou por falecer.
Foi ele que renovou o Restelo. E teria feito muito mais.

Neste momento, uma das principais receitas do Belém, as piscinas, ao que parece estão abandonadas.

E o futebol está nas mãos de um dragão de ouro,  alguém cujo percurso está marcado por confusões, influências, e posições que servem vários interesses que não os do Belenenses.

O despedimento de Lito é uma evidência de que a performance pouco interessa. O treinador que salvou o clube da descida e que tinha colocado a equipa nas primeiras seis posições do campeonato, pelo visto não agrada a Rui Pedro Soares.

Parece ser mais importante ganhar dinheiro com transferências e outros expedientes.

Mais um clube nas mãos de patos-bravos do futebol português. Destroem tudo por onde passam e só conseguem criar valor para as suas carteiras.
É pena.

Regresso ao Nelson Oliveira...

. 34 comentários
Li este tópico sobre o Nelson Oliveira e lá terei que vir defender o rapaz novamente.

Parece que alguém considera que o Nelson Oliveira deveria:

- chegar à Premier League e impor-se ao Gomis, um avançado que o Benfica quis quando estava no Saint Etienne e que foi transferido por 15M€ para o Lyon de onde saiu a custo zero para o Swansea para fazer concorrência ao Bony que saiu para o City.

- ter marcado vários golos no Rennes, uma equipa que teve 30 empates e derrotas e apenas 16 vitórias. Marcaram 59 golos apenas em 46 jogos. Só para terem comparação, o SLBenfica em 25 jogos leva 62 golos e até o Sporting leva 46 golos em menos 20 jogos que o Rennes.

- era suposto também ter marcado muitos golos numa das piores épocas de sempre do Depor que foi último classificado com apenas 8 vitórias em 40 jogos.

- E continua a ser estranho não ter marcado muitos golos no Paços de Ferreira, que marcou 54 golos na época toda. 16 vitórias em 39 jogos... na primeira época de sénior.

Pegando agora na estatística do tópico referido no "Gordo, vai à baliza!": o Nelson depois de mais de seis meses sem competir é suplente utilizado no Swansea onde está há dois meses a jogar na sombra de um jogador cotado, que ameaçou sair se não jogasse mais a titular, mesmo com o Bony na equipa.


Antes no Rennes marcou 8 golos, praticamente todos até se lesionar, período a partir do qual não mais voltou a impor-se, coincidindo com o declínio também da equipa. Até se lesionar o Nelson Oliveira tinha 1/3 dos golos marcados pela equipa. Portanto trata-se de uma equipa onde um avançado brilha....

... por falar em brilho, 8 vitórias em 40 jogos do Deportivo era suposto representar o quê para o Nelson Oliveira? que fosse ele a marcar todos os golos das 8 vitórias?

Na primeira época de sénior em Paços de Ferreira, repito, primeira época de sénior, fez 31 jogos (nem todos completos claro) onde estava também, por exemplo, o Pizzi que o Benfica comprou por 12M€ (6M€ por 50%).

A pergunta que se coloca é:

- Porque não se empresta o Nelson Oliveira ao Guimarães, Marítimo ou ao Braga?

É facil! Porque o SLBenfica não procura um clube para o Nelson Oliveira jogar ou mostrar algo, o SLBenfica tem procurado clubes que paguem pelos empréstimos.

A estatística diz o que quiseremos que ela diga, dependendo da forma como queremos olhar para ela. É verdade que o rendimento não tem justificado qualquer aposta... mas não é menos verdade que nenhum jogador teria tido outro rendimento, não é menos verdade que nessas épocas não houve outros jogadores a render mais que ele na vez dele.

António Simões: o José Eduardo do Benfica.

. 31 comentários

O vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, comentou ontem a polémica dos últimos dias relativamente às declarações que produziu na semana passada.

Respondeu bem a tudo, embora se entenda um certo desconforto quando se trata de abordar a sintonia entre quem manda no clube e o próprio RGS. Continuo a achar que andam a tentar afastar RGS e se possível com a imagem afectada.

Mas quero destacar o nível demonstrado por RGS aquando da pergunta sobre as declarações de António Simões. Demonstrou um respeito e deferência pelo antigo jogador campeão europeu dignos de ênfase. 

António Simões acaba por sair mal desta situação. Esquece os anos em que foi director geral e depois desportivo do Benfica e em que os resultados e contratações foram miseráveis. 
Ele que preza tanto os valores e o respeito pelo Benfica, omite aquela altura em que forçou a saída para o Sporting com a ajuda do (então) jovem advogado Jorge Sampaio. 
Chamou mentiroso ao presidente do clube mas acabou por lhe dar razão e ficar no Benfica.

O ex-campeão europeu tem sido pródigo em declarações absurdas estilo papagaio nos últimos 10 anos, dando recados em nome de alguém.

António Simões merece o respeito por tudo o que fez dentro de campo, mas fora de campo tem sido medíocre.

Lembram-se do título deste post? 
Lembram-se dos elogios de BdC a José Eduardo após o mesmo ter atacado Marco Silva?
Então vejam agora se António Simões tinha ou não razões para falar em nome de LFV.

"O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai marcar presença, no próximo dia 27, na inauguração das novas instalações da Casa do Benfica de Loures. A comitiva liderada por Vieira será recebida na Câmara Municipal de Loures às 19 horas, sendo que a inauguração da Casa terá lugar 30 minutos depois. Para as 20 horas, refira-se, está marcado um jantar num restaurante da região.

Ao lado do líder benfiquista estarão os vice-presidentes Domingos Almeida Lima e Varandas Fernandes, assim como António Simões, ex-internacional português e campeão europeu pelo emblema da águia." - Record.

Sinal mais evidente que este não há.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Jesus: Teimosia da boa... e da má!

. 47 comentários

É indesmentível que Jorge Jesus é dos melhores treinadores do Mundo, porém dos que tem maior capacidade de auto-destruição.

A teimosia de Jesus fez com que ele, por acaso é certo, tivesse descoberto um lateral moderno como o Coentrão, porém que sempre se viu que muito incompleto a defender, motivo pelo qual não se consegue impor fora de Portugal. Foi Jesus também que "transformou" Enzo Perez, Matic e Pizzi, os dois primeiros já todos sabemos no que deram, o último está a revelar-se uma fantástica surpresa.

Notem que não estou a falar de ter transformado "merda em ouro". Desiludam-se! Isso não existe... talvez só mesmo o Mourinho e mesmo assim não consegue "enganar" muito tempo. O que Jesus fez foi ver o que mais ninguém viu e ajustar as características de um grande jogador a outro espaço / função no terreno e transformá-lo num jogador ainda melhor.

Estamos a falar de jogadores que acabaram por valer mais de 100M€ em transferências e que talvez nas suas posições de origem ainda hoje fossem apenas bons jogadores do SLBenfica.

Depois há a teimosia, também boa de se impor a adeptos como eu que nunca acreditaram que o Julio Cesar ou o Jonas viessem a demonstrar tamanha solidez, tamanha qualidade de jogo e influência.

Do lado da teimosia má, podemos falar da insistência em Ola John e Talisca (via-se a léguas que só se destacava enquanto estivesse com mais rodagem que os outros por vir de um campeonato já em andamento), da falta de aposta no Gonçalo Guedes, de não ter tentado pegar no Oliveira, Bernardo ou no Cancelo... enfim.

O saldo é claramente positivo, não tanto como o Jesus apregoa, é certo... mas muito mais do que muitos lhe reconhecem.

Vamos lá falar do caso Rui Gomes da Silva.

. 54 comentários

As declarações de Rui Gomes da Silva sobre a performance dos jogadores do Braga frente ao FC Porto tornaram-se o centro das atenções. Parece que não há nada a discutir no futebol português. 

Os empréstimos amputadores como o do jogador do Arouca que não jogou frente ao seu clube mãe, o FCP, os direitos televisivos e as movimentações da NOS e de Joaquim Oliveira para concentrem em si novamente toda a gestão dos mesmos, o desaparecido em combate que é Luis Duque, que passou de Messias a um fantasma.

Mas como parece que todos querem falar disto, vamos falar.

Começando por quem veio a público atacar o vice-presidente do Benfica. 
Não são nada mais que a pandilha que tem passado a mensagem de que o Benfica andava a ser beneficiado pelos árbitros.

Começando pelo presidente do Braga, passando pelo treinador(que me parece ter sido o único a ser genuíno na sua indignação), indo ao Dragão com o saloio do espanhol também a falar do que (não)sabe, e culminando ontem no azeiteiro ex-treinador que na SICN veio armar-se em virgem ofendida.

Só quem não era nascido ou não tem memória é que não se lembra das performances do azeiteiro ex-treinador azul de coração quando treinava equipas da Primeira Divisão. Contra o Benfica até a relva saltava, contra o FCP era uma auto-estrada. Portanto, se estamos a falar de seriedade, este está fora.

O treinador do FCP é um saloio pouco habituado aos holofotes. E por isso fica empolgado com as mensagens que o Cerqueira lhe passa para ler. Daí que de repente até sabia que RGS tinha sido ministro. Mas caro Lopetegui: sabe o clube em que está? Então esteja calado.

O Salvador é outro cujas motivações já se conhecem. Daí que ouvi-lo ou não é quase a mesma coisa. Tem o mesmo peso na opinião pública que o Luis Filipe Meneses. Zero. E por isso é que precisou de reforços como o treinador do Porto ou dos comentadores ao serviço da causa condenada por corrupção.

O que já não parece muito normal é a falta de resposta por parte dos camaradas de direcção do clube face aos ataques a RGS. 
Nem João Gabriel, esse benfiquista-novo, foi capaz de produzir umas palavras sobre o tema.

E isto leva-me às declarações de António Simões. Tão incisivas que foram que, na minha opinião, deixam mais um sinal claro de que há quem queira RGS afastado do Benfica e se possível com a imagem queimada. Logo António Simões, que ainda há-de explicar à malta o que fez de tão estrondoso após ter deixado de jogar à bola para ter tanta moral. 
Andou aos caídos a tentar ser treinador ou dirigente, com os fracassos que se conhecem.

O que RGS disse foi o que todos pensamos. É o mesmo que tantos disseram e escreveram tantos anos e que só foi tornado público por mérito do Apito Dourado.

Podia RGS ter-se resguardado? Podia mas essa não é a sua maneira de estar, ao contrário de muitos politicamente cobardes. E foi isso que o levou a ser o único comentador benfiquista aguerrido mas com nível nos programas desportivos. Longe das badernas dos Serrões, Guerras, Barrosos ou outros bandalhos.

Excede-se RGS algumas vezes? Sim e certamente que ele será o primeiro a entender esses momentos e a aprender com eles. Mas se excluirmos isso, RGS tem estado sempre certo nos seus vaticínios.

Lembram-se de quem deu a cara contra JO quando mesmo no Benfica ninguém o fazia?

Será uma coincidência que, noutro momento em que se negoceia com a Olivedesportos o futuro dos direitos televisivos, se queira silenciar ou afastar RGS da ribalta? 

Será uma coincidência que se tenha de deixado de ver RGS em muitas das comitivas do Benfica aquando dos jogos fora?

Será uma coincidência RGS ter-se excluído da SAD?  

Há temas mais importantes com que nos preocuparmos neste momento. 
As arbitragens dos jogos que aí vêm, a formula que JO quer impor no que toca ao futuro modelo de direitos televisivos, as finanças do Benfica e da BTV e em como isso pode condicionar o futuro, enfim.

Espero que este caso hoje fique encerrado. "O Dia Seguinte" de hoje vai certamente ter umas audiências do outro mundo.

Análise à arbitragem: jogos de Sporting e FC Porto.

. 7 comentários

Análise à arbitragem pelo ex-árbitro Reborn:

Marítimo vs. Sporting:
LANCES CHAVE

Min.4 - Fora-de-jogo mal assinalado a João Mário. No momento do passe, João Mário está atrás do penúltimo defensor maritimista. Erro de análise de João Silva. (decisão incorrecta)

Min.17 - Após falta normal de Marega sobre Jefferson, gera-se uma pequena confusão com o 4º arbitro a ter necessidade de entrar no terreno de jogo para acalmar os ânimos. Alega Marega que Nani o pisou. Efectivamente as imagens televisivas dão conta de uma pisadela de Nani, mas parece-me evidente que Nani pisou Marega de forma perfeitamente casual, e sem intenção de o agredir. Fez bem Rui Costa em não tomar nenhuma acção disciplinar (decisão correcta)

Min.30 - Quando já se encontrava dentro da grande área do Marítimo, Jefferson é nitidamente ceifado através de uma rasteira nas canelas praticada de forma imprudente por Raul, central maritimista. Raul, ao tentar cortar a bola, acaba por acertar nas canelas de Jefferson de forma bem visivel. Do lance resultou a advertência de Ruben por protestos. Não verifiquei se Raul foi advertido, mas senão o foi, deveria ter sido pela imprudência da sua acção. Grande penalidade, contudo, bem assinalada por Rui Costa. (decisão parcialmente correcta) 


Min.36 - Após remate de Cedric, Carrilo que havia ficado em fora-de-jogo, é atingido pelo remate do seu colega, mais uma vez João Silva, auxiliar de Rui Costa errou, desta vez ao nada assinalar. (decisão errada).

Min.37 - António Xavier reclama carga pelas costas de Cedric dentro da área do Sporting. Após lançamento de linha lateral, a bola vai parar a Xavier, que tenta controlar a bola, mas é tocado por Cedric que o agarra pela camisola. Contudo, as imagens permitem verificar que o agarrão é reciprocuo, estando também o maritimista a agarrar a camisola do lateral verde e branco, acabando por rematar torto e desiquilibrando-se em seguida. Rui Costa fez bem em deixar prosseguir o jogo, pois não se verificou nenhuma infração. (decisão correcta)

Min.54 - Alex Soares é bem advertido por ter rasteirado de forma imprudente o lateral sportinguista Jefferson quando a bola já nem sequer se encontrava passivel de ser disputada pelo maritimista. (decisão correcta)

Min.61 - Ewerthon tenta fazer um passe para Jefferson por cima de Edgar Costa junto ao banco da equipa do Maritimo. Edgar Costa, não só entra com o pé alto, como ainda corta a bola com o seu braço direito. Como deixou um critério largo nas advertências, Rui Costa acabou por não advertir o madeirense, contudo, devia tê-lo feito, pois Edgar Costa cortou nitidamente uma linha de passe entre dois jogadores com a mão. (decisão incorrecta)

Min.71 - Lance mais contestado do jogo. Após cruzamento para a grande área do Sporting, Xavier, mais vez, cai após contacto com Cedric. As imagens esclarecem que realmente o toque nas costas de Xavier por parte das mãos de Cédric é inegável. Não possuímos um medidor de intensidade para aquilatar da força do toque, contudo, parece que o movimento de Cedric não é suficiente para promover a queda de Xavier e respectiva grande penalidade. Parece mais um aproveitamento do toque, do que um empurrão merecedor de falta máxima. As mãos tocam nas costas, mas não se vislumbra qualquer gesto de empurrão ou impulsão nas costas de Cédric, uma vez que Xavier, inclusivamente cai para trás, e não no sentido oposto. Rui Costa, coerente, ou marcava a grande penalidade, ou advertia Xavier por simulação. Advertiu o maritimista por simulação, e na minha opinião, fê-lo de forma acertada. (decisão correcta)


Min.88 - Cedric é bem advertido após entrada por trás de forma imprudente sobre Edgar Costa. (decisão correcta)

Min.92 - Rui Patrício é advertido por retardar o recomeço de jogo num pontapé livre favorável ao Sporting. (decisão correcta)

SUMÁRIO
Adoptou um critério disciplinar largo. Ainda assim contou com a ajuda dos jogadores para não ter de fazer muitas advertências, falhando apenas na situação do madeirense Edgar Costa. Tecnicamente parece ter decidido bem nos 3 lances existentes dentro da área de grande penalidade. Merece por isso nota positiva.
Quanto aos assistentes, nada a obstar ao trabalho de Miguel Aguilar. Já João Silva, auxiliar do lado dos bancos, errou em duas situações, uma em desfavor e outra a favor do Sporting.

-----------------------

FC Porto vs. Arouca:

LANCES CHAVE

Min.5 - A primeira de diversas infracções de Casimiro. Ao saltar a um lance aéreo com Roberto, Casimiro atinge de forma imprudente, com o seu cotovelo direito a face do arouquense, ficando o mesmo estatelado no chão à espera de assistência. O árbitro marcou e bem a falta, mas devia, pela imprudência clara da situação ter advertido o brasileiro. (decisão errada)

Min.11 - André Claro é rasteirado no seu pé direito, pelo também pé direito de Fabiano quando seguia isolado para a baliza portista apenas com a oposição de Ricardo, e um seu colega do lado oposto. Jorge Tavares interrompeu de imediato o jogo e expulsou de forma correcta Fabiano. Ainda que se advogue que no momento da infracção, André Claro não seguisse completamente sozinho para a baliza azul e branca, a partir do momento em que o GR abandona os postes, e é ultrapassado, Ricardo, que está junto de André Claro passa a ser o último jogador entre o arouquense e a baliza portista, que ficou completamente vazia. Perante esta situação, mais não havia a fazer que não expulsar o GR Fabiano. O lance nem motivou grandes protestos dos jogadores portistas, naquela que foi uma boa decisão de Jorge Tavares, infelizmente, uma das poucas. (decisão correcta)


Min.26 - Dentro da grande área do Arouca, Quaresma, ao levantar a bola sobre Diego, e quando se preparava para a dominar de cabeça, vê o seu adversário levantar o pé em demasia, e atingi-lo em cheio na cara. O contacto é deveras evidente, e no momento em que existe contacto, o jogo perigoso do defesa, passa a pontapé, o que transforma um possivel livre indirecto, numa grande penalidade (nota: jogo perigoso com contacto é punivel com livre directo ou grande penalidade, apenas sem contacto deverá ser livre indirecto) clara. O árbitro errou ao deixar seguir o jogo. Deveria ter assinalado grande penalidade favorável ao Porto e advertido Diego Galo pela imprudência da sua acção (ERRO GRAVE)


Min.28 - Tomás Dabo é advertido. Sinceramente não percebi o motivo da advertência, pelo que não emitirei opinião.

Min.50 - Balliu agarra Ricardo Quaresma quando o mesmo já se esgueirava de forma rápida pelo lado direito do ataque portista. Ao ver-se ultrapassado, o arouquense apenas se preocupa em agarrar o portista de forma ostensiva. O arbitro marcou bem a falta, faltou contudo a advertência que se impunha. (decisão incorrecta)

Min.57 - Em lance que origina uma grande defesa de Helton, após cabeçada de um jogador arouquense, a bola acaba para sobrar para Miguel Oliveira que cruza para remate perigoso de André Claro. Contudo, no momento da cabeçada, as imagens são claras, demonstrando a irregularidade da posição de Miguel Oliveira. Fora-de-jogo que ficou por assinalar por parte de Pedro Ribeiro. (decisão incorrecta)

Min.60 - Novamente Casimiro. Após controlar a bola, Roberto, que estava a meio do meio campo portista, de costas para a baliza de Helton, endossa de primeira a bola para o seu colega Iuri Medeiros. Nesse instante, Casimiro, aproximar-se, e por trás, pontapeia de forma imprudente o jogador arouquense nas pernas, voltando, tal como aos 5 minutos de jogo, a fazer com que o jogador canário tivesse de ser assistido. Foi a segunda vez no jogo que Casimiro cometeu falta para advertência, e foi a segunda vez no jogo que Jorge Tavares deixou passaro brasileiro incólume. Não fosse pela falta em si, Jorge Tavares poderia inclusivamente ter advertido o portista pela persistência com que amiúde foi usando e abusando das infracções. Quando deveria estar a ser expulso, Casemiro ainda nem um amarelo havia levado (decisão incorrecta)

Min.67 - Fora-de-jogo mal assinalado a Iuri Medeiros após passe de David Simão. Mais uma vez Pedro Ribeiro a falhar, Iuri estava em linha com Martins Indi. (decisão incorrecta)

Min.68 - Advertiu, de forma errada, o jogador Balliu do Arouca. Tinha tido oportunidade para o fazer num lance clarissimo aos 50 min sobre Quaresma. Desta feita, novamente sobre Quaresma, Balliu, comete uma obstrução merecedora de punição técnica, pois efectivamente cometeu falta, contudo, a amostragem do cartão é um exagero tremendo do árbitro. Quaresma está rodeado de três jogadores arouquenses sem grandes probabilidades de criar perigo. Talvez pressionado pelos constantes assobios do público, Jorge Tavares acabou por advertir erradamente Balliu (decisão incorrecta)

Min.72 - Advertência correctamente efectuada por rasteira imprudente de Miguel Oliveira sobre Aboubakar, quando o camaronês se preparava para abrir o jogo no lado direito do ataque em Herrera (decisão correcta)

Min.83 - Em lance em tudo semelhante ao de Casimiro, Vuletich do Arouca, entra com o cotovelo sobre Alexsandro de forma imprudente, impactando na cara do portista. O árbitro e bem, assinalou a falta, mas tal como no lance de Casimiro, voltou a ser muito condescendente, e a não advertir o infractor pela imprudência da sua acção. (decisão incorrecta)

Min.88 - Fora-de-jogo mal assinalado a Brahimi. O argelino estava como as imagens comprovam, em linha com o penúltimo defensor arouquense. Erro de Luis Cabral (decisão incorrecta)

SUMÁRIO
Arbitragem muito fraca de Jorge Tavares. Ainda que tenha acertado no lance da expulsão de Fabiano, acabou por deixar uma grande penalidade favorável ao Porto por assinalar, e permitir que Casimiro terminasse o jogo dentro do terreno de jogo, quando o brasileiro fez pelo menos duas infracções passiveis de advertência. Fez no total 6. Conseguiu escapar ao amarelo. Não pecou disciplinarmente apenas com Casimiro, adoptando um critério disforme, onde acabou por ser benevolente com as cotoveladas, advertindo inclusivamente um jogador inadvertidamente, quando teve ocasiões muito mais claras para o fazer. Actuação deveras desiquilibrada do arbitro aveirense.
Contou também com pouca ajuda dos seus auxiliares, quer Pedro Ribeiro, quer Luis Cabral, falharam em demasiados lances (3), dois em desfavor do Porto, e um a favor do Porto. 
Em suma, um trabalho paupérrimo da equipa de arbitragem que viajou de Aveiro.

ranking