O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 27 de dezembro de 2015

Deram mais, por muito mais tempo e por menos dinheiro... fazendo parecer receberem mais!

. 55 comentários
O número que se fala: 457,5M€!
A conta que se faz: é mais que 400M

Então vejamos o que está nos dois contratos:

Direitos televisivos por 10 anos... mas só começa em 2018, portanto até 2028
vs
Direitos televisivos até 10 anos, com renovação de 3 em 3... a começar já na próxima época até 2027
(o único ponto do acordo com duração total igual ao do SLBenfica)


Neste ponto gostava de saber como é que o FCPorto contorna de deliberação da AdC que impede contratos de duração superior a 3 anos, pois comunica claramente que o mesmo é feito por 10 anos.

Direitos de exploração do Porto Canal por 12,5 anos... com efeitos imediatos até 2028
vs
Direitos de exploração da BenficaTV por 10 anos... a começar já na próxima época até 2027
(mais 2,5 anos de cedência do canal que o SLBenfica)

Agora vejamos o que NÃO está no contrato com a NOS que está no da MEO:

Direito de Exploração Comercial de Espaços Publicitários do Estádio do Dragão por 10 anos
vs
Direitos de Exploração Comercial de Espaços Publicitários do Estádio da Luz não incluidos
(cedência de receitas de espaços publicitários avaliados talvez em cerca de 7M€/ano - segundo o R&C da última época)

Publicidade na parte frontal das camisolas da Equipa Principal de Futebol do FC Porto por 7,5 anos
vs
Publicidade na parte frontal das camisolas da Equipa Principal do SLBenfica não incluida
(cedência de um patrocínio que anteriormente era avaliado em cerca de 4M€ no FCP)


Ora, feitas as contas, o FCPorto inclui neste contrato:
+ 2,5 anos de receitas de exploração do Porto Canal num valor mínimo de 5M€ (pelos 2,5 anos)
+ cerca de 70M€, no mínimo, de receitas dos espaços publicitários
+ perto de 30M€ de receitas da camisola.

Ora, feitas as contas o acordo do FCPorto, comparando com o SLBenfica como muitos já gostam de fazer é então:

457,5M€ - 5M€ - 70M€ - 30M€ = 352,5M€
"Maior acordo da história do futebol português"??? Yeah right! Bullshit

De que se riem estes patetas ao fazer um acordo por menos de 5M€/ano que o SLBenfica e entregando à MEO a cativação de quase todas as receitas comerciais que podem negociar até... 2028?

Aliás, se quisermos olhar para o valor do acordo do SLBenfica com a Emirates então falamos de uma cedência do FCPorto de cerca de 30M€ por 7,5 anos que é precisamente o mesmo valor que o SLBenfica obtém da Emirates em... 3 anos (link do Diario Económico) aos quais ainda podemos juntar os 3,2M€/ano das camisolas da formação - conforme R&C.

Ou seja, só na Emirates estima-se que o Benfica possa receber até cerca de 12 a 13M€/ano (com todos os objetivos cumpridos e não falamos de coisas inatingíveis - o deste ano já está cumprido) por ter negociado de forma isolada com um grande player mundial.

Ora, se aos 352,5M€ juntarmos os 30M que receberiam da camisola em 7,5 anos recebem 382,5M e se fizermos o mesmo exercício aos 400M do Benfica juntar 2,5x (3 anos x 2,5 = 7,5) 30M€ (por baixo) dá 75M€ mínimo. Portanto comparamos (sem actualização de valores) 382M com 475M, são "só" mais 92,5M€ em receitas que o FCPorto - mais os espaços comerciais que renderão mais outro tanto.

PS- Se o FCPorto precisou de vender todas as suas receitas e ainda quase incluir as receitas da atitvidade da Fernandinha com os jogadores para poder ter menos 30M€ que o Benfica... O Bruno de Carvalho já nem deve dormir por perceber que com eles vai ser ainda mais baixo...

... Para terminar uma dúvida: O FCPorto agora já tem dinheiro para pagar os 4 meses de salários em atraso a alguns jogadores - em especial os menos utilizados? É que o amigo Osvaldo diz que só sai para a Argentina quando receber o que lhe devem...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

55 comentários

  1. «De que se riem estes patetas ao fazer um acordo por menos de 3M€/ano que o SLBenfica e entregando à MEO a cativação de quase todas as receitas comerciais que podem negociar até... 2028?»

    Eu não percebo é a tua euforia por estes valores supostamente baixos, pois tendo em conta o que a malta toma aqui por verdade garantida, que o SLB corrensponde a mais de 60% do mercado, mutatis mutandis o FCP fez um contrato ao nivel do SLB. É uma vitória para eles. Na minha opinião é um tiro no pé da MEO pois ninguém paga para ver um clube regional. Devias ser mais objectivo e com memória nas tuas análises.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho uma piada do caraças quando estes desmiolados aziados falam do FCP como um clube regional quando eles é que são de clube de bairro...o FCP é clube de uma cidade...E se fosse regional? A azia ainda era mais acentuada...um clueb regional ter mais titulos internacionais do que o "grande , o glorioso, o maior"...triste pensamento...deves ser daqueles que se enfrascam de cerveja nos tascos e bate na mulher quando perde.

      Tiago Floreiro

      Eliminar
    2. Dude, que cena as tuas suposições.Gostei da forma como mencionaste apenas os titulos internacionais, pois cá no burgo 30 anos de corrupção não contam, como se desorganização e subalternização dentro de portas tivesse hipótese de ter sucesso lá fora. Está relacionado, o FCP tem mais títulos lá fora porque dominou o panorama interno, ergo não está dissociado da corrupção. O estereotipo que tens dos benfiquistas só vem provar o provinciano que és.

      Eliminar
    3. Desmiolados aziados? Estás a falar daqueles que nada ganham há 2 anos e dizem que são o melhor clube tuga de sempre? E esse super clube é o que tem mais títulos, títulos nacionais, de campeão, de taças de Portugal e de taças da liga? E a azia continua! Então imagino o que sofreram as mulheres dos portistas nestes últimos 2 anos. lol

      Eliminar
  2. Ui, o que foste dizer. Vais ser atacado pelo Quid/MVP Pinto/Recreativo de Cá e Lá, etc.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esses ataques não vêm dos apaniguados do clube do Gerente da Caixa?
      E achas que a nós Benfiquistas, esses zurros interessam?

      Eliminar
  3. Ricardo Neves27/12/15 13:57

    Alguém me poderá explicar o motivo pelo qual o Benfica não comunicou o valor do patrocínio com a Emirates à CMVM?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O principal motivo foi para tu teres oportunidade de vir cá, passado este tempo todo, e escreveres essa pergunta. Parabéns.

      Eliminar
    2. Porque não telefonas para a CMVM? Devem responder-te.

      Relativamente ao artigo, vai aparecer pessoal a bater nestas contas...mas a verdade, verdadinha está nos espaços publicitários :)

      Eliminar
    3. Ricardo, porque só tem que reportar valores garantidos superiores a 19M€ (se nao estou em erro). Tem que ver com receitas ou custos que representem mais de 5% (salvo erro) do capital social da empresa.

      Ora, o acordo da Emirates em parcelas garantidas nos 3 anos pode não chegar aos 19M, sendo que os restante pode ser associado a outros contratos (3,2M vêm da formação) e/ou objetivos de imagem - campanhas publicitárias, presença na Champions, etc.

      Eliminar
    4. alem disso a Emirates preza mundialmente por não divulgar oficialmente os detalhes, sempre que possível

      Eliminar
    5. valores superiores a 5% do activo que neste momento está acima de 400M.

      Eliminar
    6. Masterpiece27/12/15 18:29

      Tens toda a razão do mundo !
      Ninguém na CMVM soube que no dia 19 de Maio, a Sad do SLB representada pelo LFV e o sr.Tim Clark como representante da Emirates assinaram um contrato válido por 3 anos e que faz entrar nos cofres do Glorioso entre 8 a 10 milhões de euros por época ...há cada tanso que até doe !

      Eliminar
    7. Se o Benfica não o tivesse comunicado, quando o nalgas pediu à CMVM para lho mostrar, a CMVM em vez de lhe responder que não tinha direito a consultá-lo, talvez lhe tivesse dito que ainda não o tinha.

      Eliminar
    8. Não percam tempo com essas explicações. O que o androide quer é "cumbersa"

      Eliminar
  4. Bem... discussão de pilinhas e respectivo tamanho à parte... o negócio do porto tb é bem bom. No seguimento do mesmo não estou bem a ver é como os lagartos se vão safar.

    ResponderEliminar
  5. Contrato do Porto é até 2019.

    Isto faz-me lembrar a festa q foi feita quando o Sporting contratou o rojo. Contrato horrível, mas fizeram a festa na altura, roubaram um jogador ao Benfica.

    Isto é o mesmo, o Porto vendeu tudo o que tinha para poderem gabarem-se.

    Se a NOS garantir o Sporting, a meo passa a ser um operador regional.


    António Marques.

    ResponderEliminar
  6. 2026 e não 2027. Se um contrato entra em vigor na época 16/17, durante 10 épocas, logo será estendido para além da época inicial, por 17/18 (2) 18/19 (3) 19/20 (4) 20/21 (5) 21/22 (6) 22/23 (7) 23/24 (8) 24/25 (9) 25/26 (10). Logo termina em 2026. É matemática básica, ainda por cima em prejuízo nosso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em prejuízo nosso? Como? Se o contrato finaliza mais cedo, melhor para o Benfica que renegociará um contrato que provavelmnete já estará outdated.
      O facto do contrato acabar dois anos mais cedo que o do Porto é uma vantagem clara- Os valores serão muito superiores aos do Porto, forçosamente, no próximo contrato, durante dois anos.
      Mas a minha recomendação seria o Benfica, já daqui a 3 anos, pedir uma renegociação dos direitos porque não pode haver uma aproximação tão clara para os valores do Porto, mesmo com todas as atenuantes apresentadas pelo GB.
      Domingos tem a palavra.

      Eliminar
    2. No prejuízo no sentido, de seríamos prejudicados, se fosse como está aí, e se a diferença do terminus do contrato fosse apenas um ano como aí está. Assim sendo teremos sempre vantagem temporal de 2 épocas

      Eliminar
  7. A GUERRA DOS DIREITOS TELEVISIVOS ENTRE A MEO E A NOS, ou

    COM PAPAS E BOLOS SE ENGANAM TOLOS:

    Sem dúvida que o Contrato MEO/FCP é um grande negócio. 457 Milhões por 12,5 anos, mas não se compara ao contrato do Benfica, senão vejamos.
    O que incluiu o Contrato da MEO com o FCP:
    • Exclusividade Porto Canal por 12,5 anos
    • Direitos Televisivos dos jogos por 10 anos
    • Publicidade nas camisolas por 7,5 anos
    • Publicidade estática nas Bancadas por 12,5 anos
    • Teremos que somar a isto os cerca de 50 milhões que o Porto irá facturar com a Sport Tv nos próximos 2,5 anos até final do contrato em 2018
    Logo temos:
    457 do contrato MEO + 50 Milhões da Sport TV = 507 Milhões o que dividido por 12,5 anos dá
    = 40,56 Milhões/ano


    O que incluiu o Contrato do Benfica:
    • Direitos televisivos 10 anos
    • Exclusividade BTV 10 anos
    Por 400 Milhões total, logo 40 Milhões ano

    A isto tem que se somar:
    A- Publicidade nas camisolas não está incluída, teremos pois que adicionar 8 + 3 milhões/ano (8 dos seniores+3 dos juniores) …11 milhões x 10 anos = 110 Milhões
    B- A Publicidade estática nas bancadas não está incluída logo teremos que acrescentar:
    • Publicidade nos jogos 5 Milhões/ano = 50 Milhões em 10 anos
    • Sagres 3 Milhões/ano = 30 Milhões em 10 anos
    • Coca Cola3 Milhões ano = 30 milhões em 10 anos

    Contas redondas:
    400 Milhões Meo +
    110 Milhões Fly Emirates +
    50 Milhões Publicidade Estática nos jogos +
    30 Milhões Sagres +
    30 Milhões Coca Cola
    Total 620 Milhões, o que dividido or 10 anos dá:
    = 62 Milhões ano

    Mais, o contrato do Porto/MEO termina daqui a 12,5 anos, logo em Junho 2028, enquanto o do Benfica termina em Junho de 2026. Logo teremos que acrescentar mais 2 anos de receitas ás contas do Benfica o que tomando como exemplo valores actuais seriam mais 124 milhões

    Resumindo: O contrato do Porto/MEO termina daqui a 12,5 anos, logo em Junho 2028, enquanto o do Benfica termina em Junho de 2026. Logo teremos que acrescentar mais 2 anos de receitas ás contas do Benfica o que tomando como exemplo valores actuais seriam mais 124 milhões. Comparando períodos de 12, 5 anos teríamos 457 Milhões para o Porto e 744 Milhões para o Benfica no espaço temporal de 12,5 anos

    No meio disto tudo será interessante verificar a capacidade do Sporting e do seu aclamado Presidente para negociar, porque depois dos valores obtidos pelos rivais qualquer valor abaixo dos 30 milhões anos será um enorme fracasso

    Com a NOS a fechar negócio com o Benfica e a PT a fechar negócio com o FC Porto, ficamos agora a aguardar se sobra alguma fatia do bolo ou apenas as migalhas para o Sporting, Bruno de Carvalho está encostado ás cordas, os patrocinadores fogem do Sporting como o diabo da cruz e as dívidas vão chegando a cada dia que passa ao pátio das cantigas, estou curioso para ver quem é que os vai salvar da banca rota.

    FORÇA BRUNA ESTAMOS CONTIGO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo certinho.

      Eliminar
    2. Se realmente o Benfica recebe 3 milhões pela formação, é importante que o Benfica continue a fazer grandes carreiras nas competições internacionais como a Champions, e Premier LEague versão International. parece que não, mas dá valor à marca Benfica.

      Eliminar
    3. Agora vai mostrar essas contas ao shadows.

      Eliminar
    4. O Benfica recebe 3.5M da Emirates pela formação... mais 20M/Ano pelos patrocínios e publicidade. E nessa rubrica incluem-se a Coca-Cola, a Emirates (formação), a Sagres e a Adidas. E se não estou em erro são contratos de 3 anos... por isso fazer contas a 10 anos não é correcto.

      Ou seja, independentemente dos valores e do que foi cedido, este contrato do FCP é um bom negócio para eles. Isto porque eles estavam a facturar 15M ano de TV aos quais se juntam 6M ano de sponsorização e publicidade. Com este contrato duplicam esses valores.

      O que deve ser tido em conta é que o FCP foi apanhado na curva. Isto porque deixou passar o prazo para rescindir, sem custos para o clube, o contrato que os liga à Oliverdesportos Ou seja, vão andar mais 2.5 anos a ganhar entre 15M e 17M enquanto que o Benfica já estará a ganhar 40M.

      Fazendo as contas, a partir de 2016 o Benfica terá por um período de 2 anos receitas de valor entre 65M e os 70M podendo depois renegociar 28 desses milhões. Já o FCP está agarrado aos 45.7M ano durante 5,5 anos (quando acaba o contrato de publicidade e patrocínio de camisolas), a começar em 2018. Sendo que até sabermos pormenores deste contrato não se saibam valores exactos.


      Os 65M ano do Benfica são:

      40M ja anunciados de TV e canal (este é o valor médio)
      20M de patrocinio e publicidade (valores do ultimo relatório e contas relativo à época passada)
      8M da Emirates

      Tal como disse antes, estes 20M de patrocínio e publicidade mais os 8 da Emirates poderão ser negociados daqui a 3 anos, podendo fazer com que estes valores subam de forma considerável.

      Luis Ribeiro

      Eliminar
    5. Se fizermos bem as contas "à moda do Porto", são vinte milhões que o Glorioso embolsa a mais, anualmente.
      Mas temos que ser justos e dizer que o Padre das Antas fez um óptimo negócio. Nem precisou de incluir a NAUDINHA...

      Eliminar
  8. NAO INTERESSA MTO QUEM FEZ MELHOR NEGOCIO INTERESSA E QUEM VAI SABER APROVEITAR O DINHEIRO MELHOR. ESPERO QUE SEJA O NOSSO GLORIOSO
    BENFIQUISTA ALBICASTRENSE

    ResponderEliminar
  9. Grande contabilista!!!
    Dos 400 milhões do Benfica, quem paga os direitos do campeonato inglês, francês, italiano?
    O contrato televisivo do Porto nao presta, o vosso é que é bom, já sabem quanto recebem da emigrantes?
    Ganharam trem a coisinha maior!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade!

      É o caso do patrocínio da Emirates - todos falam em mais de 10 Milhões ano, ninguém viu o contrato, depois vamos ver o relatório de contas deste primeiro semestre e diz o seguinte:

      "A rubrica de patrocínios e publicidade inclui os rendimentos provenientes dos diversos contratos de patrocínio realizados pelo Grupo, sendo de destacar os contratos de main sponsor com a Emirates"

      Patrocinios e publicidade (todos incluidos) - 1º trimestre 2015/2016 - 4.532
      1º trimestre 2014/2015 - 4 790

      Ou seja, o benfica recebeu mais em patrocinios e publicidade no primeiro trimestre de ano passado do que propriamente este ano com o mediático patrocínio da Emirates.

      Com um main sponsor que supostamente paga mais do dobro vemos as contas e isso não corresponde à realidade - a emirates paga pouco mais do que pagava o main sponsor de 2014.

      Depois andam a fazer contas de merceeiro a atirar números para o ar, a incluir isto e aquilo, que a publicidade vale isto e aquilo, para tentar desvalorizar outros negócios.

      Eu sei que sabe bem atirar milhões para aqui e para ali numa tentativa de nos fazer sentir bem e melhores que os outros, mas antes de fazer isso, vejam as resposta nas contas do vosso próprio clube.

      Os 57 milhões em excesso para as camisolas do Porto durante 7 anos e exploração de espaços publicitários durante 10 é muito bom, porque? Porque não são contas de merceeiro e são isentas, quase 6 milhões época para camisolas e essa publicidade é ela por ela sobre o que o Benfica recebe.

      Agora se quiserem fazer as contas a mais de 10 milhoes da emirates, e a 15 milhões dos espaços publicitários no caso do Benfica é fazer contas imaginárias, vão ao relatório e contas e podem ver os números em questão.









      Eliminar
    2. Dizer mal sem saber do que se fala dá em figuras tristes como esta.
      O Benfica já não terá a Liga Inglesa a partir da próxima época... a PPTV pagou mais para adquirir esse produto.
      Aquando do contrato com a NOS, a NOS e o Benfica acordaram que a Liga Francesa, a Italiana e o UFC saem da esfera do clube passando a BTV a ser um canal exclusivamente de clube. Ou seja, apenas jogos da equipa B, formação, modalidades e programas relativos à vida do clube estarão na grelha do canal. Estes produtos que são "extra" Benfica terão de ser vendidos até final da época, e fala-se que serão vendidos a preço de custo.

      Da Emirates, são 24M num contrato de 3 anos.... mais o valor pago para ter o patrocínio nas camisolas da formação.

      Mais alguma duvida?

      Luis Ribeiro

      Eliminar
    3. Anonimo, para saberes os valores reais terás de esperas pelo final da epoca. Nessa altura voltamos os dois a este topico e mostramos o print dessa rubrica.

      O que os jornais falam é que a Emirates paga 24M + objectivos por 3 anos de contrato... mas certezas só no fim! Até lá não sabemos como está o Benfica a fazer a distribuição desses valores ou como estão os mesmos a ser pagos pela Emirates.

      Eliminar
  10. O somatório dessas receitas todas no Benfica equivalem a cerca de 600 milhões segundo o Luís Marinho que está por dentro destas questões, ou seja segundo ele o porto meteu a carne toda no assador.

    Fonte face do Luis Marinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer José Marinho

      https://www.facebook.com/Jos%C3%A9-Marinho-The-Media-One-290804777742455/?fref=ts

      Fonte José Marinho

      Eliminar
    2. O José Marinho do Živković?
      Dos 300m da Nos para o Fcp...
      Falem de gente séria!

      Eliminar
  11. Tens aí um erro. O contrato Benfica/NOS vai, no maximo ate 2026. Nao ate 2027 como falas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado. Comeca em 2016/2017 e acaba em 26/27

      Eliminar
    2. Faz as contas , vai até 2026.
      2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2024/25 2025/26
      1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

      Eliminar
  12. É um bom negócio embora as contas bem feitas demonstrem que não é um negócio excelente. Mas ainda assim é um bom negócio.

    ResponderEliminar
  13. Primeiro, o contrato é muito bom. Se compararmos os pesos relativos de Porto e Benfica, ainda me parece melhor. Qualquer tentativa de pintar este aspecto de modo diferente, não passará de cegueira clubistica.

    A tentativa de dizer que o contrato é de maior duração, é ridícula. 10 anos são 10 anos e a matemática não é uma batata.

    Agora, importa não olhar para os números em absoluto. Este contrato, por mais 57 milhões, implica mais contrapartidas do que o do Benfica, o que implica que o Benfica poderá ter uma receita maior, para o mesmo período:

    1. Este contrato implica o patrocínio das camisolas, o do Benfica não.
    2. Este contrato implica a venda da publicidade estática no Ladrão, enquanto o Benfica tem as receitas dessa publicidade fora do contrato.

    Portanto, o Benfica poderá assegurar uma maior receita. Admitindo os 8 milhões com a Emirates do Benfica, 7.5 anos são 60 milhões. Admitindo 7 milhões por ano de receitas da publicidade estática, isso daria 70 milhões.

    Assim sendo, em valores relativos ao que poderia angariar no mesmo período, o Benfica terá a possibilidade de receber cerca de mais 75 milhões de euros, tendo por bom o valor de 7 milhões / ano pela publicidade estática. É significativo? É.

    A verdade é que o Benfica terá de vender essa publicidade, o Porto não terá esse de fazer esse esforço. A diferença de valor, considerando os 75 milhóes, é de cerca de 16.5%, o que não parece muito para a diferença de mercado.

    Por isso, repito, o negócio do Porto parece-me um excelente negócio. Enquanto negócio isolado, é evidentemente o maior do futebol português, o que não significa que o Benfica não garantirá maiores receitas, mas fá-lo à custa de múltiplos negócios: NOS, Emirates e publicidade estática.

    Não vale a pena tentar diminuir o negócio deles. Claro que o negócio do Benfica abriu as portas, mas também é verdade que negociar depois, com um referencial estabelecido, talvez seja mais fácil. No entanto, repito, considerando o potencial de mercado, a corrupção fez um excelente negócio , melhor do que o que talvez se esperasse. O resto é cegueira clubistica, tristemente ilustrado pela facto de se negar que este é o maior negócio do futebol português. É-o, o que não significa, no entanto, que seja o MELHOR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Vilela27/12/15 15:55

      Excelente comentário, subscrevo na íntegra.

      Eliminar
    2. Rui, o seu comentário destoa pela positiva dos restantes comentários.

      Enferma contudo de um problema. Dá de barato que o contrato do Benfica com a FLY Emirates rende ao Benfica 8 milhões por ano. Ora este contrato com a Fly entrou em vigor em 1/7/15. Nos primeiros 3 meses desta época seria de esperar que os valores declarados subissem de uma forma expressiva dado serem superior aos valora do contrato anterior com a PT.

      Acontece que….

      Os valores baixaram:

      Patrocionios e publicidade
      1T14/15 4,790 milhões de euros
      1T15/16 4,532 milhões de euros

      Como é explica esta queda?

      Eliminar
    3. concordo com a conclusão. Apenas acrescento que o benfica tem uma receita mais nas camisolas (4 milhões/ano da Sagres) e com prazos mais curtos, o que pode ao mesmo tempo ser uma oportunidade ou uma ameaça na hora de nova negociação.

      Eliminar
    4. Bem dito. Não é ao diminuirmos o negócio deles que o nosso fica maior.

      Eliminar
    5. Joe, já ouviu falar em periodização de proveitos e despesas? É isso que o Benfica faz mas que o seu clube não faz.

      Eliminar
    6. Joe, esse diferencial tem a ver com a forma como o Benfica apresenta os valores.

      Ou seja, até à época passada esses valores eram divididos por 2 e agora passam a ser divididos por por 4. É apenas alteração na forma de mostrar a contabilidade. Por isso, e para se ter a certeza, é preciso esperar pelo fim desta época para se ter a certeza dos valores angariados em patrocínios e publicidade.

      Na epoca passada esse valor foi de 20M... esta época rondará os 25M a 30M.

      Luis Ribeiro

      Eliminar
    7. O anónimo já ouviu falar em periodização de proveitos e despesas mas pelo seu comentário perceb-se perfeitamente de que não faz a menor ideia do que isso quer dizer.

      É precisamente por causa dessa periodização que o valor no 1t 15/16 dveria ser superior ao do 1t de 14/15….

      Eliminar
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    9. Luis Ribeiro,

      Divididos por 2? Divididos por 4?

      As SAD’s do Porto e do Benfica são sociedades cotadas e como tal são obrigadas a publicar as contas de 3 em 3 meses.
      Esta obrigação não é de hoje. Sempre foi assim….

      O que afirmou no seu comentário não faz qualquer sentido…

      Eliminar
  14. Continuo a achar que foi um erro este acordo com a NOS, pois em minha opinião o caminho certo era o que estávamos a seguir, isto é, sozinhos com a nossa BTV o crescimento e a consolidação era uma certeza com a vantagem de enfraquecer os outros operadores conforme ficou provado nestes últimos 3 anos e consequentemente os corruptos e as osgas ficarem a uma distância grande dos nossos dividendos...assim com o negócio da NOS ( muito precipitado conforme está o mercado ), mais uma vez os nossos concorrentes vão ser beneficiados e de que maneira à nossa custa e isto é sim é o que deixa triste.
    Mais uma vez à nossa custa os corruptos fazem um grande negócio ( e as osgas também o irão fazer )e tudo porque foi o BENFICA a colocar o mercado a mexer, bastava não fazermos nada e o mercado nunca ofereceria estes valores a ninguém...resumindo o BENFICA salva os seus rivais.
    Carrega BENFICA.

    ResponderEliminar
  15. A MINHA LEITURA É OUTRA

    A MEO FEZ UM PÉSSIMO NEGÓCIO
    PORQUE DEU MUITO A QUEM VALE POUCO NO MERCADO

    VAMOS AGUARDAR PELAS AUDIÊNCIAS

    ResponderEliminar
  16. Porque é que há gente que insiste em chamar "Fly Emirates" à "Emirates"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para ver se eles também voam para o Jamor.

      Eliminar
  17. Vamos ver as contas a 12 anos (a contar a partir da próxima época) sendo que naturalmente alguns dos valores não serão exactos, porque desconhecemos os valores e porque não sabemos como decorrerão as negociações de alguns dos contratos.

    FCP:
    - Acordo Meo - 457,5M
    - Mais 2 anos de SporTV - 20,7Mx2 = 41,4M
    - 5 anos de patrocínio camisolas (o acordo com a Meo é só para 7,5 anos a começar já em Janeiro) - 5x7M (valor de referência) = 35M
    TOTAL = 533.9M

    Benfica:
    - Acordo NOS - 400M
    - 12 anos de patrocínio camisolas - 12x8,5M (valor de referência)* = 102M
    - 2 anos de direitos de transmissão televisiva - 2x45M (valor de referência)** = 90M
    - 12 anos de publicidade no estádio - 12x1M (valor de referência)*** = 12M
    TOTAL = 604M

    * O valor do patrocínio das camisolas é superior 1,5M no Benfica pois terá renegociação 5 anos antes do Porto e normalmente é mais elevado.
    ** tendo em conta que o último ano de contrato com a NOS corresponde a um valor de 44M pensar que os dois anos seguintes serão de 45M não me parece nada exagerado.
    *** Desconheço por completo se este valor é apropriado.

    Apesar desta contas já não se pode falar em cavar o fosso como muitos pensavam depois do acordo NOS/Benfica. Mas é certo que foi o contrato do Benfica que veio mudar as regras do jogo e dar mais condições aos grandes do futebol português.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking