O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ainda o negócio Benfica/NOS, segundo José António Lima

. 60 comentários
"Há histórias muito mal contadas. Como parece ser o caso desta que envolve a Nos, os direitos dos jogos caseiros do Benfica, a SportTV e a BTV. Porque ficam algumas perguntas muito mal respondidas. O que leva a Nos a substituir-se à SportTV na compra de jogos de futebol que só esta última pode transmitir?

O que levou o Benfica a recusar, em 2013, 23 milhões da SportTV pelos seus 15 jogos na Luz – avançando para a rutura e a aventura da BTV – e a aceitar, em 2016, 27 milhões por 17 jogos (praticamente o mesmo?) O que permitiu à SportTV ir perdendo conteúdos ao longo de três anos (ficou sem os desafios do Benfica ou sem a empolgante Premier League) e esvaziando a oferta aos seus assinantes sem ter baixado, correspondentemente, o elevado preço da sua assinatura?

Percebe-se que o marketing do Benfica tenha colocado grande parte da comunicação social a cantar hossanas a um suposto negócio das Arábias de 400 milhões (podiam até falar de 1.000 milhões, admitindo que o contrato se prolongue por 25 anos), um negócio que apenas tem validade segura por três anos e por valores inferiores aos inicialmente propalados.

Também se percebe que a imprensa afeta ao clube da Luz tenha feito de Luís Filipe Vieira uma espécie de Rei Midas e de águia dos ovos de ouro. Quando, de facto, Vieira terá somado perdas, de 2013 a 2016, de 15 milhões de euros com a brincadeira da BTV, em relação aos 23 milhões anuais que a SportTV lhe oferecia. Fazendo, ainda por cima, a BenficaTV regredir agora à pobre condição de canal residual e de audiências mínimas.

O que já custa mais a perceber é o que levará a comunicação social a omitir o grande vencedor deste negócio: Joaquim Oliveira, dono de 50% da SportTV (a Nos tem os outros 50%). Oliveira recupera tudo o que havia perdido para a BTV (jogos do Benfica, de Inglaterra e outros), não gastando, aparentemente, um tostão, pois a Nos chamou a si o encargo do investimento, dele dispensando o seu depauperado sócio (que já tivera que se desfazer da Controlinveste).

O que será ainda mais difícil perceber é um – já anunciado mas inaceitável – aumento da assinatura da SportTV em 2016, em troca dos mesmos jogos que oferecia há três anos. É preciso muito descaramento. E ganância." - SOL.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

60 comentários

  1. Sim porque o facto de a BTV estar a ser "alugada" completamente acima do preço não tem importância nenhuma... ??!

    Colocar o valor dos 27M€.. é uma mentira, apenas para o mercado!! Qualquer leigo percebe isso.

    Depois esse é apenas o valor do 1º ano, haverá aumentos.

    A BTV que garante 10M€ a mais no acordo... irá baixar os custos drasticamente, e com isso auto sustentar-se tal e qual fazia antes. O Canal é gerido pelo clube, mas um canal gera receitas para além das subscrições que vão desaparecer...

    Não precisando de criar lucro, não precisas das subscrições... e apenas gerar receitas identicas aos gastos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. O que é isso da BTV estar a ser "alugada"?

      Não precisa de criar lucro? Mas isto é a Santa Casa?

      Eliminar
    2. Custo com a BTV estimada no primeiro ano de contrato com a NOS é de 8M, com um retorno de 10M.....pelas minhas contas da um lucro de 2M fora publicidade q nao esta nas contas da BTV.

      Nao me parece bem uma instituiçao de caridade, mas percebo pouco do assunto.

      Zé Moina

      Eliminar
  2. Este fulano trabalha para o maior accionista dos lagartos, o suspeito por lavagens de dinheiro e vigarice no BESA, um tal
    sobrinho.
    Foi o suficiente para só ler os dois primeiros paragrafos e desligar.

    Zé das Iscas

    ResponderEliminar
  3. O lagarto José António Lima do jornal que irá fechar está aziado e faz o frete às agências de comunicação dos lagartos com um chorrilho de mentiras e de inverdades com um texto provavelmente escrito por elas.

    O post do BE da semana passada é claro e não dá lugar a segundas versões. Acho triste haver blogues benfiquistas a darem ouvidos e a servirem de eco a estas diatribes.
    1- O Benfica nunca recusou 23M porque nunca foi esse o montante oferecido pelo Oliveira. Além disso mais importante do que o valor era a independência de alguém que nos andou a chupar anos sem vergonha, a tirar dinheiro para dar aos outros.
    2 - De 2013 a 2016 a BTV nunca teve perdas, pelo contrário, teve dezenas de milhões de proveitos líquidos por ano, basta ler os R&C.
    3 - JO é o grande perdedor porque desapareceu como intermediário do negócio dos direitos televisivos como provam ainda hoje as notícias saídas hoje que já há clubes a fecharem contratos com operadores sem qualquer intermediação. JO já era.
    4 - O SOL irá fechar e essa é uma das boas notícias. O Benfica e a sua BTV também estão de parabéns porque também contribuíram para isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo Lopes15/12/15 20:32


      Pssttt, a Olivedesportos pagava mais do que o BTV gerava.

      Eliminar
    2. Não mintas lagarto.
      2011/2012 - 7,5M€ + 7,5M€ (15M€)
      2012/2013 - 7,5M€ + 8,5M€ (16M€)
      2013/2014 - 17M€
      2014/2015 - 18M€
      2015/2016 - 19M€
      2016/2017 - 20M€
      2017/2018 - 21M€
      TOTAL: 111M€ (Acréscimo em 2 épocas + 5 novas épocas)

      Eliminar
    3. "De 2013 a 2016 a BTV nunca teve perdas, pelo contrário, teve dezenas de milhões de proveitos líquidos por ano, basta ler os R&C."

      Se é assim e ainda ontem RGS reafirmou o sucesso da BTV que tem 300.000 assinantes, um simples aumento de 2 euros gerava um acréscimo nas receitas de quase 8M, levaria os resultados líquidos para valores incomparaveis com o negocio NOS.

      Eliminar
    4. E a SportTV já não é a mesma empresa, embora possa continuar com o mesmo nome.

      Eliminar
  4. zé do pito15/12/15 20:20

    Quem é esse senhor?

    ResponderEliminar
  5. O texto esta cheio de inverdades, ou de meias verdades convenientes.

    "23 milhões da SportTV pelos seus 15 jogos na Luz – avançando para a rutura e a aventura da BTV – e a aceitar, em 2016, 27 milhões por 17 jogos (praticamente o mesmo?)"

    23 nao é praticament o mesmo q 27, e omite no texto q serao o custo com a BTV decresce no tempo e o custo de venda aumenta, o q faz com q essa diferença de 4M cresca no decorrer do contrato.

    Engraçado como umas linhas abaixo, pra cascar no tal "midas", ja se fala em "perdas" com a BTV, entao era melhor continuar com as "perdas" ???

    "um negócio que apenas tem validade segura por três anos e por valores inferiores aos inicialmente propalados"

    Nao é isso q foi dito e publicado, so nao renova se ambas as partes nao quiserem renovar, se uma das partes pretender renovar, renova automaticamente.

    "Quando, de facto, Vieira terá somado perdas, de 2013 a 2016, de 15 milhões de euros com a brincadeira da BTV, em relação aos 23 milhões anuais que a SportTV lhe oferecia."

    Essa opçao foi feita com a concordancia dos socios, sabia-se q iamos facturar menos mas assim foi escolhido. Engraçado como este paraquedista agora critica o q todos aplaudimos ha uns anos atras.

    "Joaquim Oliveira, dono de 50% da SportTV (a Nos tem os outros 50%)"

    Será mesmo ? E a fatia dos 50% q o Jaquim teve q entregar ao banco ????? Sera q nao é a Isabel dos Santos a ter a fatia maior mesmo ?

    "Oliveira recupera tudo o que havia perdido para a BTV (jogos do Benfica, de Inglaterra e outros), não gastando, aparentemente, um tostão, pois a Nos chamou a si o encargo do investimento"

    Alguem no seu perfeito juizo acredita q os accionistas da NOS vao permitir q se "ofereça" a terceiros um investimento de 400M ?????? O Pai Natal é so dia 25 de Dezembro e nao é pra todos !

    Bom post a imagem do Shadows, vai buscar tudo q dê pra cascar, onde anda o post sobre o prémio da Academia ? Nao te da jeito Shadows ?

    Zé Moina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moina, tenho-te em melhor conta. Este texto sai aqui para que todos vejam o que se escreve por aí sobre o tema.

      Eu já escrevi e tornarei a escrever sobre este assunto. Desde quando é que preciso de bengalas para dizer o que penso?

      O que ninguém pode dizer é que desconhecia que se dizia na imprensa.

      Prémios? Para a Academia que ainda na temporada passada era desprezada pela mesma estrutura que agora quer colher todos os louros?

      Se houve sítio em que o trabalho da Academia do Seixal teve eco foi aqui no NGB.

      Eliminar
    2. O Shadows não vê a BTV. Devia de ter visto 6ª feira o Jogo Limpo. Talvez não fizesse este post. A não ser que dê mais crédito a este lagarto com medo de ficar desempregado, que a um benfiquista que está dentro do assunto até por razões profissionais

      Eliminar
    3. O Shadows vê o que lhe apetece. Mas prefiro falar com gente que tem opinião própria.

      Eliminar
    4. Shadows,

      Concordo com o proposito de ser abrangente e analisar o q se diz, agora tb convem verificar a origem da mensagem, existem outras pessoas cuja opiniao é mais credivel q este marmelo.

      Nao precisas de bengala, mas aproveitas tudo q possa atingir o teu proposito.

      Concordo com a critica, mas uma critica sustentada e positiva, aponta-se o dedo qd tem q ser, e aplaude-se e elogia-se o q merce ser-lo........falta-te a segunda parte, tu so criticas e nem sempre pela positiva.

      Sim o NGB tem sido SEMPRE um apoio a Academia, SEMPRE, mas falta o post a dar os parabens pelo prémio a toda a equipa de profissionais da Academia e a direcçao do Benfica por ter tido papel principal no alavancar do projecto........com cimento e passivo q muitos criticam e dp enchem o peito qd aparecem resultados (Semedo, Guedes, Renato....etc) ou prémios.

      A unica coisa q me incomoda mesmo aqui é a falta de coerencia, casca-se mas enche-se o peito, ja houve mais paciencia.

      Zé Moina

      Eliminar
    5. Zé Moina, se a Nnós detém 50% da Sport Tv como é que oferece a terceiros? Anormal seria criar um novo canal para concorrer contra a Sport TV cuja propriedade é também sua.
      Imagina que temos uma sociedade, 50% cada um, por exemplo uma equipa de formula um, durante uns anos andamos no top, ganhamos corridas e muito dinheiro de tal maneira que se quiséssemos vendíamos a sociedade com muito lucro e só não vendemos por meras questões burocráticas. Entretanto há inovações tecnológicas que não acompanhamos e agora os n/ carros arrastam-se pelo meio da tabela e em lugar de lucro, coleccionamos prejuízos. Entretanto, eu gastando muito dinheiro consegui acesso às tecnologias que os nossas carros necessitam para voltar às vitorias e aos lucros e o que é que eu faço, uma de duas coisas:
      - Ou aproveito a má fase da empresa que ocasiona uma baixa avaliação, para te comprar a tua parte se estiveres disposto a vender.
      - Ou cedo a tecnologia obviamente com mais valias, de forma a tornar o investimento de ambos, novamente lucrativo.

      A ultima coisa que faria, era criar uma equipa nova, pois significava alem de perder todo o investimento que tinha na equipa anterior, insolvência era o caminho inevitável. Para piorar a situação, alem do investimento que fiz na tecnologia ainda tinha de fazer mais um grande investimento na criação da estrutura da nova equipa.

      A maior duvida neste momento é saber qual a influencia actual do JO, já apareceram analises que dizem que ele já não controla nada, pois cedeu praticamente tudo ao BCP ou à Isabel dos Santos, duvido um pouco destas analises, pois tratam-se de empresas cotadas e estas coisas obrigatoriamente são comunicadas à CMVM, na minha sincera opinião, este negocio talvez tenha reerguido JO e as noticias da sua morte estão a ser claramente exageradas. Em que é que isso prejudica o Benfica, na minha opinião em nada, dado o interesse ser meramente financeiro e estas coisas tem mesmo de ser pagas nos prazos acordados.

      Eliminar
    6. Caro Anonimo,

      Respondeu a sua pergunta aqui : "Ou cedo a tecnologia obviamente com mais valias".

      Escreveu e bem MAIS VALIAS.

      Enquanto o autor do texto escreve :

      "Oliveira recupera tudo o que havia perdido para a BTV (jogos do Benfica, de Inglaterra e outros), não gastando, aparentemente, um tostão, pois a Nos chamou a si o encargo do investimento, dele dispensando o seu depauperado sócio (que já tivera que se desfazer da Controlinveste)."

      Reparou no NAO GASTANDO UM TOSTAO ???

      Eu tenho 100% de um negocio, e meto de borla numca sociedade onde detenho 50% ?????

      Entendeu a diferença ?

      Zé Moina

      Eliminar
    7. Zé Moina,

      Continuamos a divergir, dizes erradamente "tenho 100% de um negocio", quando tens apenas uma ferramenta que pode dinamizar um negocio cuja propriedade é tua em 50%. Repara o JO não gasta um tostão, porque a Sport Tv é que irá pagar as mais valias ao longo do contrato. Imagine a NOS paga 30M ao Benfica em 2016 e nessa mesmo ano recebe 35M da Sport Tv. JO não terá de investir nada, pois o grande investimento é do sócio NOS, alias isto apenas é uma inversão do que acontecia até aqui e poderíamos dizer a mesma coisa. JO através da PPTV é que fez o investimento nos jogos do Sporting, Porto e todos os outros, porque razão os iria meter na sociedade onde apenas detinha 50%???, Pelo mesma razão que a NOS agora fará exactamente a mesma coisa, pois o investimento apenas nos direitos não chega é necessário investir numa estrutura para os rentabilizar e essa estrutura existe chama-se Sport Tv.

      Eliminar
  6. Almost Shadows, por pouco não conseguias escrever o teu artigo de apoio antes de um jogo importantíssimo.

    Tens um benfiquismo que não entendo. Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso influencia? Muito me contas. Queres ver que os escritos do Shadows ainda vão servir de desculpa para maus resultados.

      Eliminar
    2. Não queria beliscar o teu ídolo. Sorry.

      Eliminar
    3. Padrinho, há tantos blogues com esses textos motivacionais de encher chouriços... Isso serve para quê?

      Eliminar
    4. Da Godfather, ídolos, só o meu pai, já agora a ti parece que não faltam, felicidades.

      Eliminar
    5. "Isso serve para quê?" sou bué parvo. A que serve apoiar ?
      Diz o Shadows que escreve em media 2 artigos difamatórios por dia sobre o nosso Presidente. E os teus artigos a que servem ? Dois por dia em X anos serviram te a que ? Nada, mas continuas.
      Mas o apoio uiiiiiiiiiiii ta quieto.
      Mas é verdade Shadows a que poderia servir 1 artigo de apoio num blogue que contabiliza mais de 15Mio de visitantes quando milhares de artigos difamatórios não serviram para népia.

      Eliminar
    6. Padrinho, e os teus comentários servem para quê? Onde está a a tua análise? A tua opinião informada sobre cada ponto?

      Eliminar
    7. Não entro nessa hoje Shadows. Gostaria imensamente que me explicasses essa visão tua que 1 artigo difamatório à 1h de um jogo importantíssimo é mais importante/fundamental que 1 artigo de apoio ?
      Como fazes para não entender que um blogue como o vosso com uma pincelada de positivismo poderia...fuck it.

      Sabes bem que este é sempre o ponto em que discordamos e que acabo por falar como um puto mal educado. ;)

      Eliminar
    8. @Anonimo: Thanks, idem :)

      Eliminar
    9. Da Godfather, no problem, percebi e louvo a intenção. Abr!

      Eliminar
  7. ...caro SHADOWS......sinceramente...tenho-te como pessoa inteligente....este teu texto, só faz sentido pelo ÓDIO(desculpa-me o abuso)que nutres por FILIPE VIEIRA......então basta um anti-BENFIQUISTA, um qualquer lagarto aziago e invejoso, lançar atoardas...e, pronto....tu acreditas......já li algures que o BENFICA, pagou o premio de MELHOR ACADEMIA DE MUNDO, que vai receber...também acreditas?????..abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdao pelo off-topic. Entao o penta campeao do galardao "agente do ano", nao e o mesmo das perolas por 15 milhoes?! E a Emirates o que tem a ver com isso?! Nada, obviamente. O premio Best Academy nem sequer esta anunciado no site... Enfim! Houve, no entanto, quem tivesse feito a estatistica de quais as academias que fornecem mais jogadores para as principais ligas da europa (portanto estamos a falar da actualidade e nao estamos a contar com jogadores como o Figo) e houve uma academia portuguesa que surgia em 4o lugar, sabe qual foi? E, nao, nao e so em numero, pois nao precisarei de explicar quem e CR7. Esta parece-me uma validacao do trabalho da Academia do Sporting com dados concretos e nao uma serie de premios muito dubios, onde Messi desde ha 4 anos nao tem jogado e onde ate, veja-se, Pinto da Costa e Platini ja foram premiados. Muito prestigiante, de facto.

      Eliminar
    2. Anónimo, onde leste que acredito ou subscrevo o que o artigo diz?
      Mas não deixa de ser importante verificar o que outros dizem sobre o tema. Até porque nem tudo é mentira.

      Eliminar
  8. Oh shadows faz-me um favor. Já que queres informar a Malta e dar opiniões diz lá qual é o passado desse Sr. E diz-nós também por favor se tem trabalho para os próximos tempos ou se a coisa está a apertar para os lados do sol?!

    Há diversos pontos do texto que terão a sua razão. Outros há que são não só uma pura mentira como também uma forma rebaixar o negocio que o clube dele não conseguiu fazer!

    Dá a tua opinião, aponta o que não gostas.... Mas não faças de caixa de ressonância de meias verdades!

    Há coisas no texto que até tu sabes que são falsas...e mesmo assim públicas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é importante que todos saibam o que se escreve? E consegues rebater tudo o que ele escreve ou falta-te a capacidade? Não chega dizer que é mentira.

      Eliminar
    2. Conforme escrevi antes não consigo refutar tudo porque há questões que são pertinentes! Portanto, é como não sou extremista não o posso fazer! Nem eu nem ninguém. Se a tua intenção fosse informar o que se escreve então tinhas a obrigação de limpar logo as petas! Devias até fazer o trabalho de casa e mostrar bem o que era certo e errado!

      Atendendo á pessoa que escreveu eu acho mesmo que não devias ter citado! Não merece emitir opinião sobre o glorioso!

      Esta não é uma questão de capacidades....mas sim de remar na direção certa!

      Eliminar
  9. Este remate do Guedes, com Pizzi completamente solto na direita, com Guardiola valia uma ida sem volta para a equipa B. Tem que ganhar jogo coletivo, o Guedes.

    ResponderEliminar
  10. 15 minutos e da-me a sensação que Jonas já está cansado....assim não.

    ResponderEliminar
  11. Pizzi, o único com rendimento satisfatório. Eliseu e Jardel na esquerda é de medo.

    ResponderEliminar
  12. Admiro-me que ele fale no que mais lhe convém, demonstrando que sabe qualquer coisa do negócio, mas não se pronuncie sobre o que não lhe convém e que suponho que também deve ter conhecimento. Além de alterar dados para nos enganar, se o negócio é enganador e não é bom para o Benfica, porque não vai ele demonstrá-lo ao nalgas, ao barroso, ao marta bombeiro, ao abrantes mendes e a outros cérebros sportinguistas que andam todos em alvoroço, a dizerem que não é legal, que iam consultar a lei, que é contra a centralização, prejudicial para os clubes, cria desigualdade entre os 3 grandes, que também têm direito aos 400M e outras baboseiras?! Escusavam os outros sócios e adeptos a andarem a demonstrar toda a sua dor de corno.

    ResponderEliminar
  13. Não entendo a razão do Renato estar a apoiar mais o lado direito-onde aí se encontra o Pizzi que faz praticamente o mesmo que ele- do que o lado esquerdo onde Fejsa não pode dar o apoio necessário. Não percebo esta sobreposição Pizzi/Renato.

    ResponderEliminar
  14. Shadows e o que dizer desta exibição do Benfica?

    ResponderEliminar
  15. Não temos largura com Eliseu e André Almeida. Eu apostava no Sílvio e tirava o Fejsa que praticamente é desnecessário para o jogo ofensivo da equipa. Puxar Renato para trás e colocar Talisca na frente do mesmo, seria interessante. O problema será o amarelo do miúdo...

    ResponderEliminar
  16. Mais uma vez o Sanches e o Guedes nao jogam nada nesta primeira parte na Madeira. Eles nao podem ser titulares.

    ResponderEliminar
  17. Esta equipa levou 6-0 do Paços!!!
    Alguém diga isso ao RV...!!!
    TRISTEZA!!!

    Margem Sul

    ResponderEliminar
  18. Estamos a jogar com três centrais, quando praticamente só precisamos de um. Não entendo Rui Vitória.

    ResponderEliminar
  19. Jonas já deveria ter sido substituído à 68 minutos.

    ResponderEliminar
  20. O Carcela é que é bom...

    ResponderEliminar
  21. Olhem que bola do Jimenez para o Pizzi...este gajo se a bola não lhe vai à cabeça, não há futebol.

    ResponderEliminar
  22. Precisou de 35 minutos para baixar Renato e colocar Talisca...és treinador.

    ResponderEliminar
  23. Responsabilidade total do Rui Vitória.

    ResponderEliminar
  24. Rui vitoria para a rua e se o presidente nao quiser vai para a rua tambem ja. Palhacada.

    ResponderEliminar
  25. E estava "Rui Vitória, os jogadores e a equipa a crescerem"..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Vitória está a crescer... PARA OS LADOS!

      SERGEY

      Eliminar
  26. Rui Vitória, serve para treinador da equipa B ou para adjunto. Isto hoje, foi muito mau. Não tem mãos para uma equipa tão grande. Que lance os miúdos, ficaremos agradecidos, e depois parta para mais um Paços ou Guimarães. Só sabe jogar, quando ter a bola não é objetivo principal. Isto hoje foi horrendo de se ver.

    ResponderEliminar
  27. Vergonha não jogam nada ....
    Eu aqui à espera deste jogo para ter uma boa festa e dá nisto haja paciência...
    Renato e Guedes deviam encostar um pouco ....
    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Vergonha...

    Mas agora ganhamos mais uns 3 ou 4 joguitos seguidos e fica tudo bem na mesma.

    Equipa sem ideias, sem fio de jogo, com jogadores que não têm qualidade para jogar no Benfica, etc.

    ResponderEliminar
  29. Como é possível que um blogue e um dos seus escribas que se diz Benfiquista, se preste a fazer de caixa de ressonância da estratégia da mentira, desinformação e manipulação levada acabo pela a agência de comunicação ao serviço do Sporting do Sobrinho de Angola contra o SL Benfica e os seus dirigentes!

    Sim, estou a falar do proprietário do semanário "O Sol" que paga um chorudo vencimento ao actual colaborador do jornal, José António Lima (com a nomeação da nova Administração deixou de ser director) que para quem o conhece como eu, sabe bem todo o seu ANTI-BENFIQUISMO PRIMÁRIO que se sobrepõe bastas vezes ao seu LAGARTISMO.

    LR

    ResponderEliminar
  30. Viva o paradigma! Aposta na formação é para equipa pequena ou falida.
    Guedes? para ser simpático, apenas um grande LOL!

    ResponderEliminar
  31. Guedes tantas vezes aqui elogiado pelo blog...um autêntico trapalhão parece irmão do capel sempre com a cabeça na relva e trapalhão que se farta...muito pouca categoria para um benfica...as tretas dos miúdos e prata da casa da nisto...mais um campeonato pelo canudo...

    Filipe Ferraz

    ResponderEliminar
  32. Este lima é um lagarto. É pago pelo sobrinho. E tu, shadows, também és um lagarto. Alias, qualquer pessoa que pense pela sua cabeça e não aceite os embustes vieiristas é um lagarto.
    A democracia no Benfica tornou-se numa coisa extraordinária...

    PS: giro vai ser ler as desculpas para mais um nojo de exibição e perda normal de pontos, hoje na madeira

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking