O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 12 de setembro de 2015

NN Boys - legalização ou extinção?

. 76 comentários

Ontem a claque NN Boys deu mais um exemplo de que permanecer ilegal só alimenta os grupos dentro da mesma.

A não resolução do problema dos petardos e das tochas e a violência dentro da claque só tem trazido problemas ao clube.

Sendo que a anarquia existente não pode continuar, qual o caminho a seguir?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

76 comentários

  1. limpeza. é tão simples quanto a PSP e o Benfica começarem a fazer o trabalho deles. Toda a gente próxima da claque sabe quem cria os problemas e quem entra com os engenhos pirotécnicos.

    Acham que isto (http://www.sol.pt/noticia/409494) só acontece no Norte?

    Se começassem realmente a preocupar-se e a impedir a entrada nos estádios de determinadas pessoas que estão identificadas, deixaria de haver estes problemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem não sabe o fenómeno das claques organizadas em portugal é desde há muitos anos monitorizado pelas autoridades judiciais, tendo em conta a violência a elas associado e ao conhecimento que têm das relações de alguns dos seus membros (em norma os mais influentes) com o mundo do crime, sobretudo ao tráfico de droga.

      E quando falo em monitorizado, não me estou só a referir ao habitual acompanhamento pelas forças de segurança, mas sim a elementos infiltrados regularmente da PJ e do SIS nas ditas claques.

      Se nada ou muito pouco é feito por parte das autoridades para colocar cobro a muitas dessas actividades criminosas por parte das claques, não é por falta de provas, mas se calhar porque lhes tem sido conveniente e útil para investigar e chegar a peixe bem mais graúdo e obter outro tipo de informação.

      Infelizmente nos dias de hoje as claques não são só muitas das vezes utilizadas por alguns dos seus membros para encobrirem as suas actividades criminosas, como estes membros por sua vez, são utilizados por associações criminosas para determinados fins tendo em conta a sua influencia que tem na claque e nos seus membros em geral.

      Muitas das vezes esses membros nem sabem bem ao serviço de quem realmente estão. Principalmente quando falamos em células terroristas. Claro que este é um fenómeno que não é exclusivo português, mas sim mundial, com maior incidência e preocupação por razões óbvias no espaço europeu.

      João

      Eliminar
    2. Uma claque que esquece os símbolos do Benfica merece é extradição e mais nada.

      Eliminar
  2. Eu pessoalmente nao vejo a relaçao entre uma coisa e outra.

    O facto de se legalizar as claques nao vai impedir de marginais se filiarem ou se encostarem na claque para criar disturbios.

    Bestas ha em todo o lado e vai continuar sempre a haver, com ou sem legalizaçao.

    Ramos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lógico, até no meio jurídico a lei das claques é gozada, tinha que ser um xadons a lembrar-se de dizer merda...

      Eliminar
    2. Errado. Legalizados passarão a estar identificados os dirigentes das claques e poderão ser responsabilizados pelo que acontece. Assim como a claque como coletivo.

      Eliminar
    3. Nao vejo o q ha de errado.

      O q me impede de vestir uma camisola do Benfica e me misturar com a claque fora do estadio e armar confusao ?

      E sinceramente nao vejo o q impede de identificar alguem q nao seja da claque, sao necessarios os mesmos meios.

      Ou vai pagar um dirigente de claque por qualquer penetra ?

      Ramos.

      Eliminar
  3. Todos nós sabemos o que representam as claques... Legalizar o quê?

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre fui contra grupos organizados.
    Porque acho que o fotebol como qualquer
    Outro espectaclo e para familias e nao para
    Grupos organizados.
    Porque e com grupos organizados e claques
    Que comessa o trafico de droga e outras bem
    Piores por isso devem acabar as claques.
    Espero que o meu comentario passe porque
    Nao ofendi ninguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que devia passar era um corrector ortográfico porque assim também é abuso.

      Eliminar
    2. Não, menos uso da tecla de retorno.

      Jorge Neves, há uma coisa: sem eles no estádio o ambiente não é o mesmo, ponto final. Imprescindíveis. É como estar à beira-mar ou à beira-lago: pode ser salgado e tudo o mais, mas sem o barulho das ondas não é a mes coisa...

      Eliminar
    3. É algo dentro dessa tua opinião, Jorge.

      Eliminar
  5. O caminho a seguir seria tu ires para o piso 0 da Sagres com uma t shirt a dizer: eu é que sou o shadows. Decerto aliviaria muita tensão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mau. é muito mau. mas ri-me tanto!

      Eliminar
    2. LOOOOOOOOOOL

      Eliminar
    3. Então fazemos isto: eu levo uma t-shirt a dizer Shadows para o piso 0 se tu levares uma camisola do Glorioso e entrares sozinho em Alvalade ou no Dragão. Sem as costas quentes dos teus amigos. Boa? Assim estarás ao meu nível, rapaz.

      Eliminar
  6. pronto mais um artista que não percebe nada de claques um petardo e lamentável mas uma tocha nunca ninguém morreu por isso a legalização ficas bem visto para o publico em geral as claques são todas iguais a malta vai la para apoiar o clube o que aconteceu ontem tem grande influencia no teu amigo vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca ninguem morreu por causa de uma tocha? Assim, de repente, lembrei-me do Jamor...

      Eliminar
    2. o que aconteceu ontem já aconteceu em Aveiro também. Não é um caso isolado e qualquer pessoa que vá à bola sabe disso

      Eliminar
    3. Jamor foi uma tocha? Santa ignorância!

      Eliminar
    4. Jamor foi um verylight, que não é mais que uma tocha com propulsão ;)

      Eliminar
    5. Ui! Vieira é cá um amigão meu!

      Eliminar
    6. Shadows era ironia o homem quer um braço armado...e pra isso faz tudo. o rapaz em cima uma tocha não mata um very light sim

      Eliminar
    7. Comparar uma tocha com um very-light? A sério??

      Eliminar
  7. E X T I N Ç Ã O !!!!!

    NÃO a esses arruaceiros !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Arruaceiros" é elogio a esta escumalha.

      J.

      Eliminar
    2. Se calhar muitos que lá andam fazem o dobro de ti, tanto pelo clube como a nível social, depois existe gente que não interessa a ninguém radicais assim como a tua opinião...

      Eliminar
    3. Acredito que façam o dobro sim, drogas, violencia e trafico...

      Eliminar
    4. Escumalha o caralho respeita quem avdica de horas com a familia de quem faz esforços financeiros ou profissionais para acompanhar o grande amor da sua vida. Gostam muito de falar do que veêm e ouvem na televisao mas a verdade e que poucos sabem os motivos de determinadas atitudes que sim por vezes sao exageradas mas aqui quem e que nunca reagiu a quente perante determinada situaçao? A legalizaçao nao e mais que um pretexto para se viver as custas do benfica, como se vê nos outros clubes a fazer, esses vi em do clube e nao para o clube.

      Eliminar
  8. Não te metas nisso oh sombras!

    ResponderEliminar
  9. NOT FOR SALE!

    Mats

    ResponderEliminar
  10. O símbolo NN invertido devia ser extinto, substituído por outro símbolo associado realmente ao BENFICA e não a nazis.

    Quanto à claque, dá muito e bom apoio, e só é preciso que os arruaceiros sejam identificados e impedidos de voltar a entrar em estádios de futebol.

    ResponderEliminar
  11. Criminosos não devem ser legalizados, este tipo de merdas foi resolvida na Inglaterra. Instalar câmaras e o pessoal que for apanhado não volta a por pés no estádio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que não é legalizado? sócios do Benfica em livre associação, Respeitem a constituição!

      Criminosos é na porta 18!

      Eliminar
  12. NN+simbolos do holocausto=derrota do Benfica
    em vez de
    No Name boys+simbolos do Benfica=Vitória do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já cá faltava o maluquinho do outro blog e as suas teorias esquizofrénicas.

      Eliminar
  13. Não nos podemos dar ao luxo de não ter uma claque que leva milhares de pessoas aos estádios enquanto que o outro grande e o ceporting têm essas mesmas claques. Por isso a única solução que vejo é legalizá-la, controlá-la , policiá-la e expulsar os membros infractores. Não me perguntem é como, para isso é que o nosso clube tem tantos ace$$ores.

    ResponderEliminar
  14. E um post sobre a ENORME vitoria de ontem???
    Será que alguem deste blog sabe que o Benfica jogou ontem contra o Belem e fez um BRILHANTE jogo, vencendo por 6-0???
    Ou a agenda não permite falar/escever sobre isso???


    Margem Sul

    ResponderEliminar
  15. Deviam extinguir todas as claques organizadas. Se quiserem coreografias e canções originais de apoio, as direcções dos clubes que se mexam.

    ResponderEliminar
  16. Acabem com todo o tipo de claque organizada. Se querem coreografias e canções as direcções dos clubes que as promovam.

    ResponderEliminar
  17. Águia Preocupada12/9/15 22:12

    Um jogo de futebol de alta competição sem claques não teria por certo o mesmo encanto e energia!
    As claques serão, a meu ver, um mal necessário, mas que deveria merecer mais atenção disciplinar de quem de direito.
    Todos, no meio deles, sabem quem prevarica e quem é prejudicial... Logo, não será difícil resolver a questão.

    ResponderEliminar
  18. se as claques legalizadas não fossem responsáveis por distúrbios o estádio da luz não tinha sido incendiado...

    a legalização até agora mudou muito pouco o panorama geral

    mas gostava mesmo de saber como se pode legalizar ou extinguir sem serem os próprios a tomarem essa decisão,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito simples. O Benfica pode forçar ambas as opções ao não deixar entrar símbolos dos NN ou DV no estádio. Bandeiras, tarjas, t-shirts, etc. Tudo o que tenha o símbolo de uma claque não entra. A médio/longo prazo acabará por haver uma debandada.

      Eliminar
    2. mas os dv fizeram o que? querem expulsar sócios com que direito?

      Eliminar
    3. SPIRIT OF '9214/9/15 01:07

      Jorge Vieira, interdição de simbologia dos grupos nas bancadas da Luz era o que estava em vigor desde 2007/2008. E o que aconteceu? Os dois principais grupos do Benfica seguiram o seu caminho, continuaram a crescer, a ser respeitados, a ser odiados e nunca perderam a identidade. E assim se foi seguindo até que um dos grupos cresceu de tal ordem que a questão da legalização e do fim dessa interdição foi discutida entre esse grupo e a direcção do Benfica.

      O Benfica forçou a legalização em 2007/2008, o que lhe valeu a hostilização aberta de um dos grupos (todos nos recordamos da famosa AG do "filhos da puta" ou da carga policial na casinha) e perdeu essa batalha. Agora, por motivos que não dizem directamente respeito à direcção do Clube, parece estar a ganhar a guerra. Parabéns a quem fez de um grupo único no panorama nacional, uma referência para aqueles, de TODOS os clubes, que não se revêem numa lei idiota e de constitucionalidade duvidosa que atenta o direito de livre associação e favorece as negociatas e o parasitismo. Preparem-se para ver Macacos e Mustafás no Benfica.

      Ilegais 1992

      Eliminar
  19. Luigi SLB12/9/15 22:56

    É me indiferente. É a minha opinião. Shadows nos Taxistas bates-te com força.
    Agora acobardas-te não emites opinião.
    Assim é mais confortável.

    ResponderEliminar
  20. Não falam do que não sabem.
    Quem quer legalizar a claque, é quem quer negócio, quer lucro fácil com a venda de cachecois, simbolos, quer borlas do clube....
    O BENFICA é por amor e dedicação e não negócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada13/9/15 00:03

      "O BENFICA é por amor e dedicação e não negócio."
      Humm! Vai lá dizer isso ao Vieira!...

      Eliminar
    2. mas isso já acontece no seio da claque, qual seria a diferença? Passava o SLB a ter esse lucro em vez de um qualquer macaco desta vida?

      Eliminar
  21. nao ha maneira de arrumar com este gajos?!

    ResponderEliminar
  22. PEÇO DESCULPA POR SER ASSUNTO FORA DO TEMA EM ANÁLISE
    MAS...

    convem não esquecer que os calimeros
    vão ser apitados amanhã em rio ave pelo mesmo apitador
    que no ano passado, no ultimo minuto colocou
    a barreira do Braga a 14 passos em vez de onze passos
    situação que terminou com a vitória calimera nesse livre

    É SÓ PARA NÃO ESQUECER

    ResponderEliminar
  23. Peço a equipa do NGB para lançar uma nova iniciativa: a ideia é seguinte: vamos mobilizar os benfiquistas do norte e pelo país inteiro para encher os campos dos adversarios do sporting. Assim podemos dar força aos adversarios dos lagartos e criar um abiente hostil para eles sempre que eles jogam fora de alvalade. Nos temos a capacidade disto. Deve começar amanha em Vila do Conde. Todos os Benfiquistas da Vila e da Povoa... que vao aos Arcos para xingar, assobiar, ennervar e intimidar os lagartos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luigi Slb13/9/15 05:26

      Isso é dar demasiada importãncia ao zborting.
      Sinceramente achas que eles merecem essa atenção da nossa parte.
      Ignora esses elitistas tesos.

      Notícia em primeira mão:

      Álvaro Sobrinho está a viver em Londres e não deve sair de lá tão cedo.
      Porque será?
      Mais um Vale e Azedo.

      Eliminar
    2. vou fingir que nem li isto.......

      Eliminar
    3. Isto escrito por um lagarto!

      Eliminar
  24. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    Conhecimento de causa convém, ali ninguém é ilegal, tudo sócio do Benfica!

    Hugo Ferraz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou contra qualquer desacato mas a sua opinião não deixa de ser interessante.

      Eliminar
  25. É um tema com pouco interesse para mim.
    Mas mesmo assim cá vai... Em Portugal existe o direito de livre associação logo se as pessoas se querem associar numa claque para apoiar determinado clube estão no seu direito. A criminalidade nas claques é igual a qualquer outro grupo que junte semelhante número de pessoas de semelhante perfil demográfico e social.
    Ou seja tudo normal e siga o Benfica a ganhar!

    ResponderEliminar
  26. Nao deves andar bem da cabeca.. Extincao? E que depois vais ao futebol e parece q estas no cinema.. Primeiro tensa saber o que se passa e depois fala.. Os NN so tiveram um lider e esse lider infelizmente ja faleceu.. Por isso mais ninguem vai conseguir liderar a claque.. Legalizacao para que? Pra ficarem gajos como o macaco ricos ha custa do clube? Secalhar o problema e mesmo esse uns querem ganhar dinheiro ha custa do benfica e os outros nao, nao deixam legalizar a claque..

    ResponderEliminar
  27. ALWAYS&ONLYSLB13/9/15 14:19

    Shadows, em primeiro lugar devias ter conhecimento de causa do que se passa.
    Em segundo lugar, e como o teu post está escrito demonstra que não sabes da missa a metade, devias ter cuidado com o que escreves porque estás numa posição em que muita gente lê o que escreves.
    Em terceiro lugar, informo-te que os problemas a que te referes, por incrivel que pareça, têm origem num grupo dentro dos NN que querem a legalização. Grupo esse liderado por um ex-fundador dos NN - Gonçalo Dias - que há uns valentes anos foi expulso da claque (ele, e outros) porque estava a apropriar-se de dinheiro da venda de material. Ex-fundador esse que já esteve detido por tráfico de droga. Esse ex-fundador, organizou-se nos últimos meses e rodeou-se de pessoas que nunca estiveram na claque e muitos dos que andam na claque há anos e anos, jamais os viram na bancada. São malta de músculo, de ginásio, que impõe a força só pela presença intimidadora que têm.
    Quarto, portanto quem quer a legalização e tomar o poder para deitar a mão ao dinheiro que isso geraria, são os mesmos que armam a confusão na bancada, que provocam e ameaçam quem quer apoiar o Benfica e, invariavelmente, acabam a agredir quem apenas se interessa pelo Benfica.
    Quinto, quem segue a página do facebook NN Boys - ultras desde 1992 pode ficar a perceber a estirpe e qualidade dessa gente, pois o gestor dessa página chega a dizer que "conheceu o Benfica através dos NN e não os NN através do Benfica". Para bom entendedor, isto diz tudo sobre essa gente.

    ResponderEliminar
  28. Shadows falar de claques é muito bonito mas convêm saber um pouco sobre o assunto.
    A legalização é patética. És sócio do SLB? Se a legalização das claques fosse aplicada ao associativismo clubístico seria o mesmo que eu fazer merda e tu pagares por isso. Parece-te bem? Concerteza que não. Mas, passados estes anos, é fácil ver, olhando para as claques legalizadas, que a lei pouco impacto teve pelo que os problemas que dizes que deixariam de existir continuariam por lá. Tochas, petardos, confusão, invasões de campo, confrontos com a policia, porrada na rua, etc. Tudo isto se passou com JL e SD, legalizados, e nada aconteceu. Se os NN se legalizassem a única coisa que acabava de imediato seria a repressão policial.
    Dento dos NN há uma facção que quer legalizar-se pq quer trazer de volta as faixas e bandeiras e isso só será possível legalizando-se, outra facção quer manter a honra de não ceder a uma imposição com a qual não concordam. É natural que com o tempo, com a idade a pesar, casamentos, filhos, a velha guarda vá deixando as bancadas abrindo espaços a grupos com outras ideias. Tudo normal num grupo que se quer maior que o individuo. E não ignoro as oportunidades de negócio que surgem dentro de uma claque, legalizados ou não. Espero que resolvam os problemas e consigam encontra uma solução que não parta o grupo.

    Estando legais volta a ser possível envergar, sem problemas, o simbolo da claque e isso abre porta ao negócio de "merchandising" como acontece nas outras claques e isso move muito dinheiro. E não tem mal algum pq uma claque tb tem custos com material, deslocações, etc. Mas sabemos que tb permite que alguem se sustente á conta da mesma. Como em tudo nesta vida há sempre duas visões.

    E na sexta o único exemplo dado foi, novamente, a incompetência das forças policiais que para resolverem uma pequena zaragata decide varrer uma bancada inteira. E para aqueles que todos ali são vândalos e merecem levar porrada concerteza que a senhora do bar que estava a arrumar as coisas mereceu todas as bastonadas que levou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SPIRIT OF '9214/9/15 01:19

      "Se os NN se legalizassem a única coisa que acabava de imediato seria a repressão policial."

      A repressão continua a existir em todos os estádios e a todos os grupos, legalizados ou não. Os grupos dos clubes às riscas levam para contar todos os anos, e são grupos legalizados. Os grupos do Benfica até nisso tinham uma vantagem, porque a PSP teve sempre mais cuidado na abordagem musculada. Um grupo não-legalizado com esta dimensão, com milhares de elementos em todo o país, não podia ser abordado de forma muito agressiva, caso contrário a PSP perdia o controlo e havia arruaças permanentes. A caminho da legalização já há cargas dentro do topo sul. Há quantos anos não se via tal coisa?

      "E não tem mal algum pq uma claque tb tem custos com material, deslocações, etc."
      Em 25 anos de actividade nunca os NN precisaram de vender a sua imagem para estar "sempre presentes". O que está aqui em causa é a vontade de parasitismo dentro do grupo. Como disse noutro comentário, vêem aí os Macacos e os Mustafás do Benfica.

      Ilegais 1992

      Eliminar
    2. Spirit, tens toda a razão mas tb é verdade que os NN não são conhecidos, nos tempos recentes, pelas suas coreografias. Acredito que se existisse margem financeira elas seriam mais frequentes. Se fosse possível comparticipar bilhetes e ou viagens iriam mais pessoas, menos sacrificio financeiro pessoal, etc.

      Sobre as cargas já não concordo ctg. Ao longo dos anos têm havido vários problemas com os robocops. Muitas delas no Estádio da Luz. Infelizmente vi várias. Até deu polémica com o responsável pela segurança do estádio a ser visado pelos elementos dos NN.

      Eliminar
    3. SPIRIT OF '9215/9/15 16:18

      Os NN nunca foram conhecidos pelas coreografias elaboradas. É intrínseco à identidade do grupo, que nunca se identificou com a escola italiana ou nórdica, de onde vêem as grandes coreos. Os tifos mais relevantes dos NN são feitos com panos gigantes (como os que cobrem todo o piso 0) umas faixas e umas bandeiras de maiores dimensões (como no 20º aniversário, contra o fcp em 2012) e a indispensável pirotecnia. E para isso nunca foi necessária a legalização. Nem para fazer cachecóis e outros adereços, nem para comprar pirotecnia. Tal como nunca foi necessária legalização nenhuma para estar presente em todos os campos.

      Cargas dentro do topo sul é uma raridade. Sempre as houve, sim, no exterior, seja no perímetro do Estádio ou nas zonas circundantes. O caso a que te referes tem uns anos e veio na sequência da guerra com a direcção a propósito da legalização. Houve problemas com esse indivíduo que foram resolvidos da maneira que todos sabem. Mas não estava directamente relacionado com cargas dos robocops.

      Eliminar
  29. Extinguir os NN obviamente.

    Podem apoiar o clube com cantorias, mas dão muito mais prejuízo com as multas devido aos petardos, pancadaria e até destruição de cadeiras do próprio estádio.

    Se defender o clube é isto, extinga-se o problema de uma vez.

    Basta fazer as contas aos prejuízos e às multas semanais...


    Jonas Thern

    ResponderEliminar
  30. Esse grupo apreciador da estética nazi, só na época passada, custou ao clube cerca de 180 mil €.

    ResponderEliminar
  31. Post ao lado. O mau ambiente deriva precisamente de quem, vendo o Benfica regressado às vitórias, procura uma oportunidade com a legalização. Uma oportunidade para recuperar a simbologia da claque, da qual os sócios presentes naquela bancada abdicaram conscientemente, baseando todo o apoio gráfico em símbolos do Benfica. Ea recuperação de faixas, bandeiras, etc, não se prende com qualquer questão sentimental, visa apenas recuperar o marketing de claque e a oportunidade de negócio. E assim temos uma legalização que alguns sectores do Benfica julgam ser essencial para pôr fim as problemas comportamentais e que, ironicamente, está a ser imposta pelo músculo criando permanentes momentos de tensão que alastram pela bancada.

    "Ilegal" com cartão de sócio do Sport Lisboa e Benfica e cartão de cidadão da República Portuguesa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então porque não seguem caminhos diferentes? um dos grupos forma outra claque. os que querem legalizar legalizam, os outros permanecem ilegais.

      Eliminar
  32. o que divide os NO NAME só tem 1 solução. um dos grupos tem de formar uma nova claque. os que se querem legalizar e os que não querem têm de seguir caminhos separados

    ResponderEliminar
  33. Anónimo5/7/16 12:46

    em vez de haverem varias claques do benfica, nao era mais facil se juntassem tudo, já que estamos todos a apoiar o mesmo clube?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking