O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ser Totó mas pensar pela própria cabeça...

. 32 comentários

A "vida" neste blog desde 2008 já me fez passar por diversas fases. Curiosamente, aqui o totó, foi dos que teve coragem de assumir as diferenças com as posições e com o totalitarismo de Luis Filipe Vieira, quando muita gente dedicava tempo a ler os Relatórios e Contas de Domingos Soares Oliveira como se fossem a bíblia da gestão.

Vinha aí o Benfica ao nível no Real Madrid, vinha aí a capacidade de gastar 40M€/ano em contratações e ainda pagar quatro, cinco, seis salários de 2,5M a 3,5M€/brutos por ano.

Os visionários aparecem pouco porque possivelmente ainda estão a espera que apareça esse Benfica, guiado pela pessoa que muitas vezes me atacaram por discordar. 

Um dia destes essa malta vai perceber que sem o BES, mais concretamente sem o beneplácito do Amilcar Morais Pires, esse Benfica não existe. Nem existe o Benfica que paga a tempo e horas. Nem existe o Benfica que paga o Estádio em 2010. Enfim... acaba-se o sonho dos que não são totós.

Curiosamente, agora todos avisaram de tudo... mas avisaram há quase um ano. Os totós andaram a avisar e a apanhar pancada durante vários anos. Bom, pensando bem, talvez por isso sejam totós... para quê avisar tanto tempo se podem vir "mandar uns sites e relatórios" no final e dizer "eu bem avisei"?

Eu, felizmente, não leio os Relatórios e Contas! Eu, felizmente, não costumo valorizar jogadores e transferências pelo que vem nos sites. Habitualmente prefiro usar a minha cabeça para, entre outras coisas, continuar a dizer que vendas e situações "ardilosas" como as coincidentes vendas de Cavaleiro, Bernardo e Cancelo por 15M€ são... banha da cobra vendida aos benfiquistas, pois duvido que algum deles (talvez na melhora das hipóteses o Bernardo) tenha rendido 15M.

Antes que no verão do ano passado começassem a levantar as questões sobre o BES e afins... há muito que eu aqui dizia que com os obrigacionistas sucessivos que eram subscritos maioritariamente pelo BES, tambem eu tinha dinheiro para tudo.

Não gosto de maquilhagem nem nas mulheres... e se os relatórios dizem coisas tão prodigiosas, então das duas uma: Ou temos um especialista em maquilhagem no SLBenfica, um engenheiro das contas, ou então alguém andou a viver à conta do BES durante muitos anos e agora tem que devolver tudo rapidamente antes que "algo mais" aconteça.

Vamos continuar a discutir que o Rui Vitória não tem reforços nem o investimento que Camacho, Santos ou Quique tiveram? Mas há quanto tempo os totós andaram a dizer que isso ia acontecer porque se tinha acabado o dinheiro do BES?

O que diziam todos? Nem pensar... o R&C e o Transfermarkt dizem que somos uma potência.

Vamos continuar a discutir que o SLBenfica estendeu a passadeira ao FCPorto e ao Joaquim Oliveira para recuperar o controlo do futebol nacional? Mas há quanto tempo os totós disseram que a Santa Aliança não foi mais que isso?

O que diziam todos? Nem pensar... Vieira está, magistralmente, a salvar o futebol nacional.

Vamos continuar a discutir as épocas de Jesus? Foram 10 titulos, dos quais apenas 3 foram de campeão nacional, mas quanto coroamos Jesus esquecemos sempre do que agora se explica: Uma média de 40M€/ano de investimentos e diziam então que sem Jesus não havia titulos...

O que diziam todos? Nem pensar... Só com Jesus se ganha! Curiosamente era Jesus que levava no lombo ha um ano de Arsenal e Valência (forte e feio!) até chegar um ou dois jogadores. Curiosamente foi Jesus que o ano passado não venceu um unico jogo ao Sporting e apenas um ao FCPorto.

Não está, nem nunca vai estar, em causa a tese dos que não são totós que uma equipa onde se investe 40M€ em 4 ou 5 jogadores de qualidade, terá sempre, mas sempre mais qualidade e potencial que uma equipa que tem que trocar de treinador, ir ao México receber 3,5M por uma digressão péssima para a preparação e isto com um investimento abaixo dos 10M€.

enfim, totós...

PS- Aproveitei-me do contexto do tópico do BenficaEagle, mas que fique claro que se trata de um dos bloggers que mais respeito na internet, ao lado de quem comecei nestas lides e de quem não tive nunca pejo em discordar, como o tempo mais tarde me deu razão... apesar de ele acreditar que lhe deu a ele. São opiniões.

Tal como ele referiu, a oratória nada tem que ver com medir a razão de cada um de nós, por favor não entrem por essa linha.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. "Geração", o post... "Guia para Totós: Custos com contratações e Valores das Vendas"
    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/08/guia-para-totos-custos-com-contratacoes.html

    ... é dedicado a todas as pessoas que não percebem sobre "finanças", não costumam ler Relatórios e Contas, que não sabem quais os custos envolvidos em contratações (além dos pagamentos a clubes) e que constantemente me perguntam para onde foi o dinheiro das vendas.

    Se as pessoas querem saber, têm o direito a uma explicação.

    Com esse post, está lá tudo explicado, por A+B. Já não preciso de mais explicações, apenas preciso de citar esse post. Quem quiser aprende, quem não quiser continuará a persistir em erros de análise.



    Quanto à ideia que transmitiste neste post de que o "Benfica forte" só existiu por causa do BES, desculpa lá mas isso sim é um erro enorme de avaliação.

    O BES "faliu".
    O Benfica é a SAD mais forte em termos financeiros em Portugal, neste momento, e se quiser consegue obter financiamento por empréstimos obrigacionistas, papel comercial ou empréstimos bancários noutras instituições financeiras. Espero que a "estrutura" não estrague o que foi alcançado nos últimos 6 anos.

    Quanto a contratações e vendas, vou-te dar uma novidade: Agora as SAD's vão ser OBRIGADAS a explicar os custos nas principais contratações e vendas, onde se inclui pagamentos a clubes + outros custos em cada transferência.

    Esse foi outro dos "alertas" que já deixei há mais de 1 ano, e finalmente as 3 SAD's ao que parece vão ser obrigadas a essa "transparência" nos R&C!! Sendo assim, se o Benfica cumprir com essa transparência, vais perceber se o Benfica de facto recebe os tais "15M€" :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se tu achas que é um erro, estás nesse direito.

      eu mantenho que sem BES, nao tens dinheiro. Está à vista alias.

      Ou consegues explicar de outra forma, olhando para o R&C, a politica de contenção?

      Eliminar
    2. eu ajudo:

      - ou Vieira é doido (pouco provável)
      - ou Vieira está feito com Pinto da Costa para o favorecer (terá que ser JÁ expulso do Benfica, pois isso é pior que Vale Azevedo)
      - ou Vieira tem os R&C "pendurados" em responsabilidades com o BES e que agora têm que ser repostos.

      Escolhe

      Eliminar
    3. Sem BES se calhar não haveria PROMOVALOR "forte"... mas isto é um Blog do Benfica, e a mim só me interessa um Benfica "forte ;)

      Segundo a tua teoria:
      - SPORTING (financiamento bancário de 300M€, apesar de ter 300M€ de capitais próprios negativos e 500M€ de passivo consolidado) ... tem apoio do BES/BCP!

      - BENFICA (Factura o DOBRO do Sporting, tem apresentado os melhores Resultados do Exercício dos 3 Grandes, tem 400M€ de Activos e 400M€ de passivo na SAD)... e segundo o que afirmaste "tem problemas de financiamento, e sem o BES o Benfica não será competitivo"????

      Desculpa lá, mas isso é uma "teoria" sem qualquer sustentação..

      Já escrevi há 1 ano.. o sistema financeiro financia "Empresas fortes/competitivas" e/ou "Gestores credíveis na Banca".

      Se afirmas que o Benfica tem problemas na Banca, e se é claro no R&C que o Benfica é uma Empresa "FORTE/COMPETITIVA", pergunto-te se algum dos Administradores da SAD tem problemas na Banca.

      Ou é um motivo ou é o outro.

      Se for esse o caso, de algum Administrador da SAD andar com problemas ou ter tido problemas na Banca, isso é um assunto que nada diz respeito à SAD, nem deve influenciar uma empresa credível como é o caso da Benfica SAD.


      PS - ANÁLISE COMPLEMENTAR:
      sexta-feira, 27 de março de 2015
      As Finanças dos 3 Grandes (2000 - 1ºSem.2015)
      Por: Benfica Eagle
      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/as-financas-dos-3-grandes-2000-2015.html

      Eliminar
    4. vou voltar ao mesmo:

      - se o Vieira tem problemas com o BES e para isso deu como compromisso devolver o financiamento do Benfica, estamos perante... um novo Vale e Azevedo. Já dizia o Veiga que um dia se veria que "ao pé de Vieira, Vale e Azevedo é um menino". Será?

      Se for o caso o que indicas, onde está a idoneidade de DSO para não bater com a porta e, pelo contrario, ser complacente? E dos demais Administradores da SAD? E Rui Costa? Ou o Benfica foi tomado de assalto pelo Vieira e agora é dele?

      Curiosamente tudo "questões" já aqui escritas pelo totó que foi logo apelidado de Judas por levantar isso.


      Eu, por agora, prefiro considerar que Vieira não é Vale e Azevedo e, com isso, simplesmente teve um acordo com o BES/NovoBanco para "fechar" o suporte destes ao Benfica.

      Quanto ao Sporting, o BCP e o NovoBanco - ao que julgo saber ;) - aceitou a reestruturação da divida, sob garantia de capitais estrangeiros que estão a financiar o Sporting. Fala-se em russos! Sim, Bruno está a fazer ao Sporting AINDA PIOR que o Vale (e aparentemente o Vieira) fizeram ao Benfica. Olha para o track record do Bruno e verás que nunca teve nenhum percurso empresarial que nao terminasse em falência/insolvência... mas sabe que com a "fachada" do Sporting é mais complicado tocarem-lhe. Tal como o Vieira e Pinto da Costa sabem o mesmo.

      Eliminar
    5. "Ou consegues explicar de outra forma, olhando para o R&C, a politica de contenção?"

      Respondi à tua pergunta:

      ANÁLISE COMPLEMENTAR:
      sexta-feira, 27 de março de 2015
      As Finanças dos 3 Grandes (2000 - 1ºSem.2015)
      Por: Benfica Eagle
      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/03/as-financas-dos-3-grandes-2000-2015.html


      Perante a evolução financeira dos 3 GRANDES que essa análise demonstra, não há qualquer justificação para que o Benfica esteja a desinvestir e o Porto e Sporting a investir!

      É uma "opção/motivação" da responsabilidade de Luís Filipe Vieira, assumida pelo próprio na comunicação social, e é ele que tem de responder pelas consequências de tal política.

      Eliminar
    6. mau! mas eu estou a escrever em chines? que é uma opção ja sabemos... o que está em causa é saber o motivo. So podem ser estes:

      - ou Vieira é doido (pouco provável)
      - ou Vieira está feito com Pinto da Costa para o favorecer (terá que ser JÁ expulso do Benfica, pois isso é pior que Vale Azevedo)
      - ou Vieira tem os R&C "pendurados" em responsabilidades com o BES e que agora têm que ser repostos.

      Entretanto, parece que em França dizem que este rapazinho fraquinho saiu nao por 15 mas por 3,5M. Fraquiiiiiiinho:

      http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/detalhe/cavaleiro-marca-primeiro-golo-oficial-pelo-monaco-e-que-golo-966822.html

      Eliminar
    7. queres recuperar também os meus (e teus) topicos a dizerem ha um ano que Vieira ia cair com Salgado?

      Eliminar
    8. Lembro-me bem do que escrevi:

      quinta-feira, 7 de agosto de 2014
      EXCLUSIVO: A "ligação" entre o BES, o Grupo Promovalor e o Benfica
      Por: Benfica Eagle

      "Perante estes factos (exposição da Promovalor e do Benfica ao BES), existem 2 soluções:

      - O Benfica arranja outra instituição que empreste dinheiro, para renovar o empréstimo bancário de curto prazo realizado pelo BES e os empréstimos obrigacionistas de curto prazo assumidos em grande medida pelo BES, num valor próximo dos 150M€.

      - Ou então o Benfica vende activos (jogadores) nesse montante e "hipoteca" o clube em termos desportivos.

      Esperemos que Luís Filipe Vieira supere os desafios que enfrenta no seu Grupo Empresarial Promovalor, no entanto os sócios do Benfica merecem explicações, atendendo às vendas massivas de jogadores que se têm observado de forma anormal e sem qualquer justificação.

      Após mais de 100M€ obtidos com a saída de jogadores, hoje saíram mais 3 jovens talentos do Benfica: Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro, alegadamente por "Empréstimo" a clubes próximos de Jorge Mendes (Mónaco, Valência e Desportivo da Corunha), depois de terem surgido notícias que deram conta da venda dos 3 jovens a um fundo de Jorge Mendes, por 30M€, que elevaria as saídas do Benfica para 130M€, estando para breve as vendas de Enzo Perez (Valência) e Gaitan (Mónaco ou Zenit) por verbas a rondar os 70M€. Nesse cenário, o total de vendas poderá chegar aos 200M€ "brutos", situação sem precedentes na história do futebol mundial.

      Atendendo a estes factos (com a devida referência para todas as fontes), é importante que as seguintes perguntas sejam respondidas:

      - Perante o momento “delicado” do grupo empresarial Promovalor, que foi colocado na "lista de supervisão" do Banco de Portugal desde 2013, e a posterior queda do BES e do GES, será que Luís Filipe Vieira perdeu margem de manobra no sistema financeiro?

      - Como é que a Benfica SAD com mais de 400M€ de Activos e 400M€ Passivos, e facturação anual de 170M€, aparentemente está a ter dificuldades em renovar empréstimos de curto prazo de 150M€ (num total de 290M€) e o Sporting Consolidado com 180M€ de Activos e 450M€ de Passivos, e facturação anual de 70M€ consegue manter e renovar empréstimos de 300M€ junto do Sistema Financeiro?
      - A redução da margem negocial do Benfica junto da Banca está relacionada com alguma situação desconhecida sobre o clube, ou a situação do Grupo Promovalor de Luis Filipe Vieira está a afectar negativamente o Benfica?
      - O que explica a aparente necessidade de o Benfica deixar sair jogadores, este verão, num valor que pode chegar aos 200M€?

      As respostas a estas perguntas deverão ser respondidas por Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira.

      É preciso no entanto lembrar que uma das grande bandeiras deste Presidente foi a restituição da credibilidade do Benfica junto da Banca.

      Esperamos e desejamos que essa credibilidade do clube não esteja agora a ser afectada por questões que nada têm a ver com o Sport Lisboa e Benfica."

      --- FIM DE CITAÇÃO ---

      Nunca afirmei que Vieira ia cair com Salgado, e isso não se confirmou.

      Questionei o que está nesse post que citei..
      Agora... se o "desinvestimento" continuar Vieira vai cair com Rui Vitória ;)

      Eliminar
    9. PS: O que me lembro é que há 2 meses estavas contente com o "novo ciclo" Rui Vitória + Aposta na Formação, e afinal agora já estás a mudar de opinião ... mas quanto a isso eu já tinha avisado para o que vinha a caminho ;)

      Fui 100% crítico com esta "mudança de ciclo".

      Rui Vitória recebeu um presente "envenenado", e só a muito custo e com muita pressão pública a situação poderá inverter-se até 31 de Agosto.

      E se calhar de ter a "sorte" de ganhar a Supertaça o cenário ainda se agrava para o Campeonato + Champions League porque o investimento poderá continuar limitado.

      Eliminar
    10. contente com a aposta em Rui Vitória? SIM, confere

      contente que a aposta na formação nao fique na gaveta por embirração? SIM, confere e mantem-se

      O que NUNCA defendi foi que se mudasse de treinador porque havia melhores que nao precisavam de reforços. Nem nunca defendi que a aposta na formação fosse em vez da gestão qualitativa do plantel. Aliás, nem eu nem o Rui Vitoria quando foi apresentado.

      Confundir as coisas é desonestidade intelectual que nao te caracteriza.

      Eliminar
    11. Eu que nunca escrevi neste blog já vou para o 4 post do dia mas aqui vai... (continuando um pouco a nossa discussão Benfica Eagle)

      i) Não passo carta branca ao LFV, mas como sou um jovem adulto que apanhou com a pior fase desportiva e financeira da história do nosso clube, não posso dizer que estou desapontado com a nossa situação actual. Com o que se lê em muito lado parece que LFV tem um plano diabólico para destruir o Benfica e entregar as chaves ao Oliveira.. Não concordo.

      ii) Mas como tenho escrito hoje, esta recuperação recente foi feita com aumento da nossa exposição bancária, por muito valor acrescentado que o JJ tenha feito dos nossos activos e por muito mais robustos que estejam os nossos proveitos, €310m de financiamento bancário na SAD é muita, muita fruta considerando a nossa capacidade de gerar liquidez pelos nossos meios próprios. Mas se calhar tinha de ser feito, porque o BENFICA NÃO É O SPORTING, e não podia passar muito mais tempo sem um período de sucesso desportivo, sendo o último nos inicios dos anos 90

      iii) BES faliu e o paradigma do sector bancário mudou. Não creio que as entidades bancárias estejam a fazer fila à nossa porta para nos dar financiamento, apesar de acreditar que a nossa reputação na praça não seja má. Se não porque razão estamos a recorrer a emissões obrigacionistas que são mais caras, correndo o risco adicional de, Deus queira que nunca aconteça, ter de explicar aos pequenos aforradores benfiquistas o que é uma reestruturação da dívida.

      iv) Estamos a entrar num penoso processo de desalavancagem. Por causa deste processo de redução de dívida mas também fruto de mudanças no mercado (aumento dos custo das jovens promessas, replicação deste modelo por outros clubes, etc), não vamos poder manter o modelo de negócios actual.

      v) Este processo pode ser mais ou menos lento, MAS TERÁ DE SER FEITO. Eu quero um Benfica GLORIOSO para os meus filhos, e acho que todos podemos concordar que sem esta brutalidade de dívida em cima, não é possível para o Porto ou o Sporting acompanhar o nosso potencial de investimento.

      vi) O GRANDE DESAFIO passa por efectuar este processo. sem destruir o que foi conquistado até agora, a recuperação da MISTICA e o apoio incondicional dos ADEPTOS. É dificil? É. Impossível? Não, e a resposta e está escrita no símbolo do nosso clube.

      Fico por aqui. Esta é a minha "opinião". Abraço

      Eliminar
    12. Benfica By GB, se estás tão contente com a actual situação... então estás descontente com o que??? :)))

      Eliminar
    13. Daniel, se está motivado para comentar, responde a isto, se souberes responder ;)

      - Como é que a Benfica SAD (actualmente) com mais de 400M€ de Activos e 400M€ Passivos, e facturação anual de 170M€, aparentemente está a ter dificuldades em renovar empréstimos de curto prazo de 150M€ (num total de 290M€) e o Sporting Consolidado com 180M€ de Activos e 450M€ de Passivos, e facturação anual de 70M€ consegue manter e renovar empréstimos de 300M€ junto do Sistema Financeiro?
      - A redução da margem negocial do Benfica junto da Banca está relacionada com alguma situação desconhecida sobre o clube, ou a situação do Grupo Promovalor de Luis Filipe Vieira está a afectar negativamente o Benfica?
      - O que explica a aparente necessidade de o Benfica deixar sair jogadores, este verão, num valor que pode chegar aos 200M€?

      PS: Chegou-se aos 200M€ em vendas no espaço de 12 meses, já que o Pack de formação e Gaitan são operações que estão a ser reconhecidas ao longo dos últimos 12 meses.


      Já agora explique também que "desalavancagem" é essa que é tão "necessária"... e vou-lhe dar um exemplo:

      - EMPRESA "XPTO"
      2009/2010: Proveitos: 96,3M€ / Passivo Total: 373,8M€ --> 3,9 ANOS de facturação equivale ao Passivo Total
      (...)
      2013/2014: Proveitos: 184,7M€ / Passivo Total: 449,1M€ --> 2,4 ANOS de facturação equivale ao Passivo Total
      2014/2015: Proveitos rondarão os 190M€ / Passivo Total: 400M€ --> 2,1 ANOS de facturação equivale ao Passivo Total

      Acho muito estranho essa empresa XPTO, ou qualquer outra empresa a NÍVEL MUNDIAL, com Resultados Liquidos do Exercício equilibrados, ser obrigada a uma desalavancagem apresentando esses indicadores no espaço de 5 anos!

      Ah ... a empresa "XPTO" é a Benfica SAD, se não sabia dessa "informação" ;)

      Eliminar
    14. começo a ficar preocupado.... ou eu escrevo de forma a que não entendas, ou tu nao les o que escrevo... ou sim, podes optar pela (incaracteristica) desonestidade intelectual.

      Eu disse que considerava Rui Vitoria boa alteranativa e que apostassem na formação quando o mérito o justificasse ao invés de ignorar a aposta na formação por casmurrice.

      Pelo contrario, parece usar-se Rui Vitória para "manso" de uma estratégia que beneficia alguém que não o Benfica, usando o jargão da formação para se esconder atrás.

      O que defendi sobre a formação é que jogadores como o Ivan ou Bernardo não fossem "dispensados" por Jesus, mas sim apostas do Benfica. Daí até considerar que o Benfica deva ter em Lindelof a alterantiva ao Jardel ou em Guzzo a opçao a Samaris...... vai uma grande distancia.

      Eliminar
    15. Rui Vitória só seria uma boa alternativa se tivesse um 11 TITULAR FORTISSIMO como Jorge Jesus teve na sua 1ª época (Quim era o único fracote; e depois havia Maxi, Luisão, David Luiz, Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola, Cardozo)

      A 1ª época é a mais difícil. Se calhar eu estava contra a MUDANÇA DE CICLO porque já sabia que vinha aí uma estratégia absurda e despropositada, e por considerar que JJ com poucos ovos consegue fazer omeletes ;)

      Quanto ao "peso" de Rui Vitória para IMPOR reforços é um facto que tem menos influência do que teria o "Treinador mais Vitorioso da História do Benfica" se tivesse continuado. Não podes levar a mal quem o afirma. É um facto.

      Aliás importa lembrar algumas citações, e eu fiz questão de dar "eco" há 1 ano:
      "Se saírem mais jogadores, vou eu também"
      "Não basta quantidade é preciso qualidade"
      Afirmações de Jorge Jesus em Julho e início de Agosto de 2014!

      Se vir o Rui Vitória a afirmar o mesmo em público nos próximos dias, aí sim direi que é um Treinador convicto, forte e com influência.
      Afirmações do género que aliás já vi Marco Silva a fazer em público durante a época passada no Sporting ... mas por algum motivo não foi escolha para esta época do Benfica ;)))

      Quanto à formação que tanto apoias, vamos lá ver se a promessa dos 5 jovens no plantel principal se vai cumprir. É que a "ESTRUTURA" já anda a avisar que afinal podem ficar apenas 2 ou 3 no Plantel e até incluem o Ederson para essas contas parecerem mais bonitas :)))

      Eliminar
    16. quanto a isso do numero de jogadores da formação, concordo com o Rui Vitória: se tiverem qualidade devem ficar e ter oportunidades. senao para quê ficar?

      Eu penso que pelo menos Nelson Semedo, Joao Teixeira e Gonçalo Guedes têm qualidade para ficar, sendo que admito que o João possa não ficar.

      O que lamento mesmo é a saida do Bernardo, Cancelo e Cavaleiro que entravam de caras no plantel como opções de qualidade aos titulares

      Eliminar
    17. Então pera lá... o Vieira escolhe um treinador para uma MUDANÇA DE CICLO, afirmação do próprio, que apostaria mais na formação e ele "garantia" 5 jovens da formação no Plantel antes sequer de anunciar o treinador.

      Depois vem Rui Vitória, e a pré-época, e afinal decide-se que só 2 ou 3 devem ficar no plantel, sinais que já tinha mostrado na pré-época apostando pouco nos 6 ou 7 (incluindo Ederson) que foram para estágio.

      Afinal se o ciclo não vai mudar, para que foi necessária a mudança de treinador???

      Quanto aos jovens... como já escrevo há muito, depois de 1 ou 2 épocas na B, é preciso 1 ou 2 épocas a rodar na Primeira Liga, para depois entrarem para o lote dos 18 convocados do Benfica. Apenas os mais talentosos, como o Gonçalo Guedes é que poderão ambicionar dar o saldo directo da B para a A, ou então em caso de lacuna evidente nos suplentes do plantel.

      Bernardo, Cancelo e Cavaleiro já tinham comprovado o seu valor na B e no Mónaco, Valência e Corunha, e por isso é que agora é quase unânime que teriam lugar neste plantel. Pois bem, lembro-me eu, e tu também te lembrarás, de muitos benfiquistas a criticarem alguns desses 3 jogadores afirmando que nunca valeriam grande coisa. Como sempre afirmei, se esses 3 rendessem 45M€ ao Benfica, em 3 anos seriam vendidos pelo dobro ou pelo tripo!

      Esta nova geração daqui a 1 ou 2 anos estará no "ponto" para entrar no lote dos 18 convocados (incluo nessa lista Gonçalo Guedes, Nuno Santos, Nelson Semedo, Lindelof, Guzzo, João Teixeira, Renato Sanches) ... se até lá não forem vendidos por falta de jogadores valorizados na equipa A ;)) ... Mas agora... com as actuais opções, e vários suplentes com mais experiência e que custaram muito dinheiro (e precisam de rentabilização) seria difícil ganharem esse espaço.

      Eliminar
  2. Há dinheiro ou não há dinheiro para investir na equipa de futebol?

    Por que é que SLBenfica não esta a investir?

    Parte-se do princípio que à partida não se investe por falta de dinheiro ou financiamento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre a perguntar a mesma coisa em todos os posts?

      Vai ao gabinete do Luis Filipe Vieira e pergunta.
      Parece que a "porta está sempre aberta". Dito pelo próprio.

      Eliminar
  3. So uma nota,eu nunca vi nenhum comunicado do clube a dizer que Cancelo e Cavaleiro foram vendidos por 15 milhoes,ja do Bernardo vi um de 15.75 milhoes.Outra coisa e criticar hoje o que se anda a pedir a anos(reducao de custos,aposta na formacao).E mais,alguns andam distraidos mas o Presidente anda a anos a dizer que temos de investir menos o que quer dizer que a actual estrategia foi planeada com anos de antecedencia.Por ultimo,nao que eu esteja preocupado mas vamos ver o que vai acontecer ao FCPorto daqui a um ano ou dois.

    ResponderEliminar
  4. Eagle e GB , deculpem a intromissão, mas eu por mim continuo com a minha ideia "fixa". Algo vai mudar na próxima administração do clube/sad. A redução do passivo e uma obsessão demasiado evidente para não estar relacionada com o próximo acto eleitoral. Já vi este procedimento antes , mas em operações que envolvem processos de angariação de capital ou fusões ou algo do género. Não faço puto de ideia como funcionária em SAD desportiva(estatutos associados). Mas que não parece inocente não parece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Vieira abandonar por sua própria iniciativa, o que duvido ... da actual "estrutura" José Eduardo Moniz e Rui Costa seriam as alternativas óbvias. Numa 3ª opção com menos hipóteses Rui Gomes da Silva também tem "ambição" de chegar ao cargo.

      Eliminar
    2. Aleluia , finalmente uma ideia que se aproxima mais daquilo que eu creio estar por trás deste aparente desinvestimento quando aparentemente não há razões para tal.
      Estes processos de angariação de capital e ou dívida podem ter ou não a ver com mexidas na próxima administração , que até podem de facto acontecer , mas podem estar a preparar uma nova fase de investimento ou eventualmente a expansão ou a participação noutros negócios directa ou indirectamente , e se for isto quase que aposto que terá a ver certamente com as transmissões televisivas e com as eventuais alterações que estão em cima da mesa....

      Eliminar
  5. Eu pessoalmente gosto de mulheres com alguma maquilhagem. Mas gostos nao se discutem :)

    ResponderEliminar
  6. Não lê rc! Mas faz criticas a vendas com base no record. Que credibilidade!
    O Benfica sem o BES não existe? Então uma entidade que paga a tempo e horas juros de mercado precisa do "beneplácito" de alguém? Se não se paga ao banco A paga-se ao banco B.
    A santa aliança (está de volta) que consistia no apoio ao duque confirma-se com a troca de apoio de metade dessa aliança! O duque ia fazer favores ao oliveira mas foi posto fora para ser colocado outro apoiado pelo oliveira... deve ser do grande trabalho do duque em prol do oliveira que ele apoiou a seu concorrente! A realidade contradiz o expert em quase tudo... mas os totós são os outros.
    Aliás o Benfiquismo de alguns está bem expresso na frase "Quem andou de olhos fechados a tudo o que aqui fui escrevendo que a pague."Preferem garantir que têm razão (mesmo que a realidade mostre o oposto), á conta daquilo que garantem ser mau para o clube, do que estar errados nas profecias e o clube ter sucesso. Quantos foram os posts sobre o titulo? Quantos já foram hoje?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A realidade talvez seja demasiado ambiciosa para alguém com as tuas limitações...

      O Duque, como sempre aqui foi escrito, era um trojen do Pinto da Costa e o proprio sabia disso ou nao achas esquisito a simplicidade com que acatou a falta de apoios e o desportivismo da derrota?

      Bom, mas nao vale a pena gastar latim com gente assim

      Eliminar
    2. A realidade do Benfica e do BES já te foi explicada acima por um companheiro teu de blog... No ano passado dizias que o Benfica ia cair com o salgado, este ano é com outro para o ano é com outro... Então quem paga precisa de favores?
      Eu já vi muitas eleições desde clubes até governos e sempre vi os derrotados aceitarem a derrota com desportivismo e felicitarem os vencedores... com o trojen ganhou o falido Benfica.
      Contigo vale bastante a pena gastar latim, pois alguém aquilo que dizes merece ser sempre desmascarado na sua demagogia, teorias de conspiração e mentiras.

      Eliminar
    3. Com o trojen, com o incompetente do lfv, com o bronco do jj, sem apostar na formação e falido o meu clube foi campeão... só me pergunto... de quem terá sido o mérito? Não houve mérito de ninguém? já sei... o duque estava atento a btv para favorecer a olivedesportos, o lfv para ajudar o oliveira ganhava as ligas inglesa, italiana e francesa para a btv, o jj mandava fazer uma coisa (que estava errada) mas como os jogadores eram tão fracos saia mal e como matematicamente menos vezes menos dá mais... resultava bem!

      Eliminar
  7. Oh GB eu acho que já todos percebemos as tuas "ideias" e a lengalenga da 'sangria do plantel por falta do guito do BES através do Amílcar' ou lá quem é o gajo mas o que toda a gente SABE (e quem ainda não saiba andará desatento ou tem a mesma fé rota como a tua) é que, com todas estas, chamar-lhe-ia, condicionantes económicas só havia uma forma de o Benfica continuar a ganhar: era continuar com Jesus ao leme! Assim? Só com muitas velinhas aos santos e rezar para que o Flopetegui invente para ver se conseguimos pelo menos o segundo lugar... Não estou apreensivo, já estou resignado!

    ResponderEliminar
  8. Enfiaste a carapuça. LOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking