"Eu conheci um estádio com aspetos terceiro-mundistas. Paguei 30 euros para me sentar numa cadeira que não via limpeza há meses.
Comprei refrigerantes num bar "de feira", a preços especulativos, sem controlo, pré-pagamento ou organização de filas. Na ausência de polícia ou stewards, levei para a bancada garrafas de litro, com rolha, potenciais projéteis supostamente proibidos.
Mantiveram-me fechado num espaço reduzido, mais de uma hora para além do jogo, com mais 5 mil pessoas, em ambiente caótico, sob uma temperatura de quase 30 graus.
Os adeptos do clube visitante ficaram todos juntos, famílias com crianças e claques de energúmenos, sem separação física. A simples presença de um adepto pacífico do clube visitante parece estar vedada nas restantes bancadas - os responsáveis do Vitória Sport Clube lá saberão porquê.
As claques do Benfica e do Guimarães comportaram-se como todas: de forma criminosa. Calhou à primeira a tarefa de destruir boa parte do interior do recinto. E o presidente do Benfica, em vez de condenar este comportamento, deslocar-se ao local, pedir publicamente desculpa e mostrar-se envergonhado, diz, arrogantemente, que paga tudo. Incentivando a reincidência impune. Porque o clube paga.
No ínterim, onde estava a polícia quando precisávamos dela? As imagens do CM TV mostram-nos onde: a espancar uma família inocente que tentava fugir do perigo. Porque se há bairros onde a polícia não entra, também há bancadas onde as autoridades não põem os pés.
Os contactos que, na qualidade de cidadão, tenho tido com a PSP, revelam uma polícia moderna, civilizada e competente. A imagem do agente barrigudo e prepotente deu lugar à do jovem profissional solícito, sereno e elegante.
Fico perplexo com os números da Amnistia Internacional e de outros organismos independentes, quando denunciam uma polícia pouco respeitadora dos direitos humanos e ainda mais quando esse "pouco respeito" se reflete em violência operada, sobretudo, a coberto das quatro paredes das esquadras, onde funciona uma espécie de "omertà".
Devemos ter tido uma amostra disso, domingo, ao ar livre. E precisamos de uma resposta política, não de um processo disciplinar, para aplacar a opinião pública, só porque "a televisão apanhou".
O que pode acontecer, agora, ao agente que perdeu a cabeça? É suspenso, expulso, responderá, ao menos, perante um inquérito disciplinar? E depois? Quando os seus camaradas forem chamados para intervir em situações de crise, onde o músculo seja requerido, como reagirão? Terão tempo para ajuizar se estão ou não a ultrapassar o emprego da "força necessária"? Pedirão aos "bandidos" que esperem um bocadinho, para que possam solicitar instruções ao chefe, "bato, não bato"? Mas alguém sabe o que é dispersar um motim?
Já vimos um pelotão da Polícia de Intervenção a aguentar duas horas de pedrada na escadaria do Parlamento. Conhecemos o discurso desculpabilizante do politicamente correto, quando os manifestantes são os chamados "indignados", mesmo que apedrejem os agentes ou destruam propriedade.
Pressionamos a polícia, retiramos-lhe a autoridade, escrutinamos o alegado abuso. Não temos a mesma tolerância para com os adeptos de futebol. É o ambiente ideal para aplicar os conhecimentos aprendidos na instrução: "Bate na zona dos rins, ou na boca do estômago; isso quebra a resistência e não deixa marcas." Um hooligan com farda ofereceu-nos uma demonstração. Foi você que pediu?"
- in Visão.
Concordo com quase tudo com o que escreveste. No entanto, na referência ao LFV, não concordo.
ResponderEliminarEu sei que não gostas do presidente, eu também não concordo com algumas/muitas atitudes e erros que eventualmente cometeu ao longo destes anos, mas incluíndo-o nesses eventos acho simplesmente que não é justo.
É apenas a minha opinião
RA
"As claques do Benfica e do Guimarães comportaram-se como todas: de forma criminosa. Calhou à primeira a tarefa de destruir boa parte do interior do recinto. E o presidente do Benfica, em vez de condenar este comportamento, deslocar-se ao local, pedir publicamente desculpa e mostrar-se envergonhado, diz, arrogantemente, que paga tudo. Incentivando a reincidência impune. Porque o clube paga."
ResponderEliminarNa mouche, nem mais. É inacreditável o comportamento errático e envergonhado de Vieira... Ou se calhar talvez tenha a ver com isto:
http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=1236213
Uma vergonha a forma conivente como o senhor Presidente do Benfica trata um bando de criminosos, que vive fora das leis gerais do país!!
Infelizmente, vieira não engana ninguém, além dos que gostam de ser enganados. O ("boato" do) pó nos pneus foi só o início...
EliminarMas afinal a responsabilidade foi dos adeptos do Benfica, ou pelo menos de parte deles?
ResponderEliminarQue de resto são apenas iguais a parte dos adeptos dos outros clubes, incluindo o meu (SCP).
É que quase fiquei com a ideia que a culpa era de uma besta do Sporting, algures na Suíça?
o que eu gostava era que o vieira disse-se EU PAGO TUDO.....agora o BENFICA paga tudo ...pede desculpas e ate manda grojetas..nao me admiro ..assim como ..volto a repetir..nem uma palavra para os milhares de BENFIQUISTAS ....(mulheres e crianças)retidos como criminosos..foi horrivel...eu sei que a relaçao do vieira com os BENFIQUISTAS do norte e de despreso ..mas ele nao nos engana...o BENFICA e nosso
ResponderEliminar"mas ele nao nos engana...o BENFICA e nosso"
EliminarA mim não engana. À maioria dos benfiquistas, sim, e eles gostam. O Benfica não é nosso, amigo. É dele. Pelo menos, foi essa faculdade que uma maioria de benfiquistas lhe permitiram, ao perpetuá-lo no poder até morrer...
Golpe dos estatutos diz-vos alguma coisa? "O Benfica é nosso!". Deixa-me rir...
Para mim, a Visão é uma publicação de credibilidade reduzida. Já estive diretamente envolvido em assuntos que eles relataram, erradamente. Foram comunicadas à revista e diretamente ao jornalista responsável os erros. Correção? Nem vê-la. De uma forma geral, infelizmente, a comunicação social está mais interessada nas vendas, nos interesses e objetivos próprios a atingir. Se a verdade colidir com isso, que se foda a verdade.
ResponderEliminarAssim, este relato vale tanto como o relato que me foi contado por alguém e que publiquei noutro comentário. Fazer um copy paste da Visão num post quer dizer exatamente o quê? Que foi exatamente assim que as coisas se passaram? Ah, já sei, lá pelo meio diz mal do Vieira que se prontificou a pagar os estragos. Se ele viesse dizer que o Benfica não se responsabilizava pelo que um bando de vândalos tinha feito iriam acusá-lo de só estar com os adeptos nos momentos bons.
Os acontecimentos de domingo envolvendo violência são um caso de polícia, de sociólogos, de políticos, de educação… Creio que a instituição Benfica fez o que tinha a fazer. Vamos focar-nos agora na última jornada da liga e em conquistar mais uma Taça da Liga.
Sim, há algo que falta fazer, e aí critico o SLB por ainda não o ter feito. Retirar da Luz os petardistas.
"Vamos focar-nos agora na última jornada da liga e em conquistar mais uma Taça da Liga."
EliminarGanho que está o campeonato, ainda não é altura de podermos expressar aquilo que consideramos errado? Ou estamos a desestabilizar os meninos e somos anti-benfica?
"a Visão é uma publicação de credibilidade reduzida"
EliminarAparentemente, qualquer orgão de comunicação que aponte o dedo aos dirigentes do clube, é de credibilidade reduzida. Agora é a visão, normalmente é o record ou a bola. Desde que apontem o dedo. Quando dizem bem, passam a orgãos de grande qualidade jornalística...
"Retirar da Luz os petardistas."
EliminarCompletamente de acordo. Mas porque havia vieira de querer livrar-se desta guarda pretoriana?
Bem, 3 comentários que vou responder em apenas 1.
EliminarQuantos posts são precisos sobre Guimarães e o Marquês? E sobre a vitória do bicampeonato, não há?
Os jornais desportivos que apontas são todos maus e nunca me viste a citar nenhum para fundamentar a minha opinião, por isso esse argumento comigo não pega.
Já todos sabemos que o teu presidente é o vale e azevedo...
Ghozé,
EliminarO meu presidente não é o vale e azevedo. Nunca me ouviste dizer isso.
Também não acho que vale e azevedo seja o culpado dos muitos insucessos de vieira.
O meu presidente é aquele que não seja aldrabão, não venda sonhos nem banha da cobra e que defenda intransigentemente os interesses do Benfica. Como sabemos, vieira não se enquadra em nenhuma das hipóteses.
Para mim, não é ganhar a qualquer custo... E a pimenta não é só boa no cu dos outros. Temos de saber ser auto-criticos. Senão não seremos maiores.
JotaPê, de acordo com o teu último parágrafo. Em desacordo quanto à caracterização de Vieira. Não que eu ache que ele é um santo, atenção. Todos nós temos qualidades e defeitos. Quando se trata de criticar o presidente do Benfica ou o treinador geralmente apontam-se os defeitos, esquecendo-se as virtudes. É na balança entre essas vertentes que nos devemos situar e nesse campo, qualquer deles tem muito mais virtudes do que defeitos. E quando aparecer alguém melhor, toca a mudar! Até lá...
EliminarSó te faltou dizer que o Estádio do VSC não tem uma gaiola para visitantes, pessoas, seres humanos. E já agora acrescentar que o Policia que agrediu é de Sintra e Benfiquista de pequenino, às tantas até, ex-membro dos D. V.
ResponderEliminarTiago Vidigueira