O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Sport TV ao fundo.

. 18 comentários

"Prejuízo da Sport TV aumenta para 6,2 milhões de euros em 2014

CATARINA MADEIRA

catarina.madeira@economico.pt

O resultado afundou cerca de meio milhão de euros, enquanto as receitas dos canais recuaram 12,5 milhões.

Os prejuízos da Sport TV voltaram a aumentar em 2014. A empresa detida em partes iguais pela Controlinveste de Joaquim Oliveira e pela NOS fechou o último ano com um resultado líquido negativo de 6,2 milhões de euros, quase meio milhão acima do registado em 2013.

São já cinco anos consecutivos em queda para a empresa que registou lucros pela última vez em 2011 (6,5 milhões de euros). Os canais ‘premium' de desporto têm sido penalizados sobretudo pela perda de subscrições, a sua principal fonte de receita. Em 2014, os proveitos da Sport TV caíram 12,5 milhões de euros, para 111,4 milhões de euros, o que prejudicou o resultado dos canais apesar do corte de 12 milhões nos custos operacionais.

Na base desta quebra está a diminuição do consumo privado e o aumento da pirataria - potenciada pela propagação da banda larga nas casas portuguesas -, mas também a entrada no mercado, em Julho de 2013, da Benfica TV ‘premium'. O impacto da concorrência será sempre o saldo entre o investimento que o canal deixou de fazer nos direitos de transmissão dos jogos realizados no Estádio da Luz - uma vez que o clube decidiu mantê-los em casa - e os assinantes que terá perdido.

Estes resultados são más notícias para a Sport TV que, já este ano, viu confirmada pelo Tribunal da Concorrência e mais tarde pelo Tribunal da Relação a condenação, aplicada pela Autoridade da Concorrência (AdC), por abuso de posição dominante no mercado nacional de canais de acesso condicionado com conteúdos desportivos ‘premium' durante mais de seis anos. A empresa terá agora de pagar uma multa no valor de 2,7 milhões de euros ou recorrer ao Tribunal Constitucional.

Entretanto, a Sport TV foi também alvo de uma acção popular, a primeira em Portugal, que pretende obrigar a empresa a indemnizar os clientes por alegadas práticas anti-concorrenciais. A iniciativa do Observatório da Concorrência, criado em Novembro do ano passado, pretende que, numa fase inicial, seja declarada a violação do direito da concorrência e a obrigatoriedade de ressarcir os clientes lesados para, mais tarde, definir o valor a pagar a cada um. Caso o Observatório vença a causa, será o tribunal a decidir sobre a indemnização.

Mas, os problemas com a Concorrência não se ficam por aqui. A Sport TV viu também impedida a operação que visava a entrada da Portugal Telecom (PT) no capital da empresa. A AdC considerou que aquela que ficou conhecida como Operação Triângulo criava entraves significativos à concorrência no mercado, decisão que também foi confirmada pelo Tribunal da Concorrência após o recurso apresentado pelas empresas.

A vida da Sport TV pode complicar-se ainda mais se a centralização dos direitos de transmissão avançar, tal como está a ser estudado pela Liga Portuguesa de Futebol. Na prática, este modelo de negociação colocaria o monopólio da negociação dos direitos nas mãos da Liga retirando margem de negociação aos canais de Joaquim Oliveira. Até ao fecho da edição não foi possível obter qualquer comentário da empresa que, actualmente, tem cinco canais nacionais em alta definição - Sport TV 1, Sport TV 2, Sport TV 3, Sport TV 4 e Sport TV 5 - e três internacionais - Sport TV África, Sport TV África 2 e Sport TV Américas." Económico.

---------------------

A Sport TV tem tudo na mão à excepção dos jogos na Luz.

Se com tudo na mão não tem lucro, ainda querem que acredite que qualquer modelo centralizado não será para salvar Oliveira? 

Que qualquer modelo centralizado terá obrigatoriamente de incluir os jogos na Luz?

E que não estou a ver SCP ou FCP aceitarem que o operador centralizado seja a BTV? Ou seja, teremos sempre de ceder os jogos em casa.

É esse o modelo que o DDT do Benfica, DSO,  está a preparar?

(obrigado ao Porteiro do Inferno pela dica)

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. O modelo centralizado é para salvar a SportTv...PONTO! Talvez seja tempo de outros operadores entrarem no mercado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que operadores? Em Portugal, e a não ser que surja alguém novo no mercado, só tens a Cofina.
      O grupo de A Bola não me parece ter capital para isso e o Pais do Amaral está mais interessado noutras áreas de negócio.

      Eliminar
    2. Anónimo7/4/15 14:47

      Se o modelo de centralização for similar ao de Inglaterra ou de Espanha por exemplo; haverá pacotes de jogos para serem leiloados tendo em conta as várias plataformas de transmissão, incluindo pacotes para TV paga, Pay per View e Free to Air. Logo não só a BTV ou Sport TV estariam em condições para adquirir jogos, como igualmente RTP, SIC e TVI para free to air por exemplo; já para não falar de algum canal ou plataforma ligada ao Grupo Cofina, que há muito ambiciona entrar de vez e em força do mercado de TV, ou mesmo algum canal financiado ou detido pelo grupo Altice (PT e MEO).

      Analista de Sistemas

      Eliminar
  2. Anónimo6/4/15 21:43

    Acredito que possam ser vendidos pacotes. Um pacote nacional, onde o Benfica fica com os direitos dos jogos em casa... e fora! E outro, Internacional, onde o Benfica cede os seus jogos.. tanto em casa como fora. Apenas dessa forma vejo o Benfica entrar na centralização dos direitospor parte da Liga. Isto tendo em conta que se o Benfica não quiser centralizar os seus direitos, ninguém poderá obrigar.

    Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma possibilidade. Mas e quanto valem os direitos lá de fora? Essa também é a questão.
      E porque deve o Benfica abdicar do seu valor para salvar a Sport TV?

      Eliminar
    2. Anónimo7/4/15 14:57

      Shadows, se a direcção souber defender como o tem feito os máximos interesses do BENFICA, nunca abdicará do seu valor, mas pelo contrário, acabará por o aumentar e potenciar. E aqui não vale muito apena entrar em discussões estereis, pois hoje seja LFV, Joaquim Oliveira ou outros, todos sabem que os Benfiquistas nunca perdoaram nem iram viabilizar nenhum modelo que coloque em causa aquilo que todos os BENFIQUISTAS sempre ambicionaram e que foi concretizado com o actual modelo da BTV, ou seja á independência económica e estratégica do Benfica em relação aos interesses de JO e da SPORT TV.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
  3. Anónimo6/4/15 22:20

    Salvar os amigos do croquete, isso sim, é o que importa a Vieira e seus pares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/4/15 14:59

      Mas não foi o Vieira ao retirar os jogos do Benfica em casa da Sport TV e a explorar os mesmos na BTV que ajudou e muito actual situação da Sport TV?

      Analista de Sistemas

      Eliminar
  4. Jorge Vieira6/4/15 22:30

    não sei até que ponto terá o Benfica de entrar na centralização de direitos. Do meu ponto de vista, o Benfica, tendo controlo sobre as suas emissões, só entrará nesse negócio de realmente quiser, principalmente sendo o clube com maior representação e importância no país.

    Não sou jurista, não sei a legalidade deste tipo de situação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/4/15 15:06

      Caro Jorge Vieira na realidade o BENFICA até poderá ter que se sujeitar mais tarde ou mais cedo á centralização dos jogos na Liga; mas nos tempos mais próximos para tal acontecer tudo terá que ser negociado e acordado com o BENFICA, mas também com a Sportinvest; pois enquanto os actuais contratos estiverem em vigor, estes só poderão ser alterados através um acordo com os actuais detentores do mesmo... ou então através de uma acção judicial e que implicará sempre uma elevada indemnização aos mesmos.

      Analista de Sostemas

      Eliminar
  5. Anónimo6/4/15 22:45

    O shadows lê mas não sabe interpretar.

    Sport TV tem prejuziso recorde e pelo 3 ano consecutivo e que assume ?


    Ah o Benfica ta a fazer todos os possíveis para salvar o JO hahahahahahah ahhhhh cm isto esta a centralizacao e inevitável e quem ta a fazer tudo pa salvar o oliveira ?e o benfica


    Hahahahahhqha oh shadows e se viera a empresa Cochinchina limitada comprar os direitos dá liga quem e o FCP e o SCP pa dizer k a cochichina e limitada não pode passar os seus jogos? A liga e dona deles. Portanto se for a BTV que vão eles fazer ? nada

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, ao contrário de países como a Espanha e Inglaterra, Portugal tem pouco público para assinar a Sporttv. Para piorar isso a maioria dele vê na pirataria. Para mim o principal problema da Sporttv é a pirataria. Nem eu nem quase todos os meus amigos assina o canal mas vemos os jogos. Hoje em dia com a proliferação dos Firstrows desta vida qualquer um vê online. Ainda há pouco vi o jogo do Porto num canal online (e havia dezenas) e só falhou uma vez e numa qualidade espectacular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/4/15 15:25

      Caro Hugo, o que todos estudos de mercado aos quais eu tive acesso, indicam é que o problema não é a falta de potenciais assinantes, mas sim o preço a que eles estão dispostos a pagar. O grande problema da Sport TV é que durante anos andou a operar como um monopolista de facto; onde não tinha qualquer tipo de concorrência, como comprava toda a espécie de conteúdos desportivos de forma a secar qualquer tentativa de aparecer um potencial concorrente; muitos desses conteúdos nem rentabilizados eram. Claro que este modelo era em muito alicerçado nos jogos do Benfica, que se goste ou não garante mais de 65% de potências assinantes e no preço elevadissimo cobrado pela assinatura e venda de espaço publicitario.
      Com o fim do dito monopólio e acima de tudo com a perca de metade dos jogos que eram garante da parte mais substancial de receitas para a BTV e mantendo os elevadíssimos precos de assinatura... só quem não quis ver é que não sabia o que iria acontecer.
      Já agora é sem entrar em pormenores, é bom que a BTV mantenha actual política de valor da assinatura, pois um aumento da mesma (+ 5€) mesmo com mais oferta e variedade de conteudos, a BTV arriscasse a ter muito menos lucro é claro assinantes, logo perderá valor por exemplo para os potenciais clientes de compra de espaço publicitario.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
    2. Anónimo8/4/15 09:11

      Senhor Hugo, o problema não é a pirataria, as pessoas que recorrem a websites como firstrow e outros métodos, fazem-no porque não têm dinheiro para pagar os preços exorbitantes SportTV e a crise financeira que se instalou desde 2008 ajudou muito a isso.

      Eliminar
  7. Anónimo7/4/15 00:46

    Caro Shadows,

    Não percebo a insistência em afirmares que é o Benfica e especialemnte esta direcção que estão a fazer tudo para salvar a Sportv e o JO.
    Qual é de facto o fundamento para tal afirmação?
    É por ter sido no tempo de LFV que o Benfica passou a transmitir os jogos na BTV, é por o Benfica ter ganho a Liga inglesa à Sportv ou é pelo facto de ter concorrido à Champions?
    Sinceramente, o que vejo é o Benfica a distanciar-se das tricas do dia a dia e a fazer o seu caminho de forma independente e com uma estratégia bem delineada.
    Será que estou a ver mal?
    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira7/4/15 09:24

      chama-se entrelinhas, Pedro. Infelizmente só o Shadows é que as consegue ler. Realmente as acções do Benfica nos últimos anos têm prejudicado imenso a SportTV e isso é um facto, mas lá bem no fundo das entrelinhas, o LFV e o Benfica querem é ajudar o JO.

      Eliminar
    2. BENFIQUISTA DE GAIA7/4/15 14:25

      ou nao fossem grandes amigos de negocios

      Eliminar
  8. Anónimo7/4/15 09:48


    independentemente do jogo já estar resolvido com 2-0 às leis do jogo são para se cumprir durante os 90 minutos, mas parece que são apenas para ser aplicadas quando é a favor do FC. Porto, se às mesmas são infrigidas pelos seus atletas não se passa nada, toca de assobiar para o lado e o circo continua.

    Hoje o Flopetegui só vai dizer bem da arbitragem, apesar de não estar em causa a vitória, foi ainda possível inventar um penalti(falta fora da área), um golo em fora de jogo e a cereja no topo do bolo uma falta mais do que evidente sobre o jogador do Estoril para o Quaresma selar o resultado final, esperemos que não seja o goal average a decidir este campeonato.

    O xistema já se encontra em aquecimento para o último terço do campeonato preparem-se.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking