O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Extra futebol. A liberdade de expressão num cartoon e num comentário.

. 11 comentários


"Se um negro é ofendido, isso é racismo
Se um homossexual é ofendido, isso é homofobia
Se um judeu é ofendido, isso é antissemitismo
Se um muçulmano é ofendido, isso é defesa da liberdade de expressão.”

- CARTOON E COMENTÁRIO RETIRADOS DE "HenriCartoon".


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários


  1. O problema, a questão não são os pretos, brancos, castanhos, amarelos, ciganos,
    judeus, muçulmanos, hindus.... o problema é a ignorância, a intolerância, a imbecilidade
    humana que, como dizia Einstein são infinitas!!

    Nunca se deve julgar, deve-se sempre procurar compreender!!

    E até no futebol há, existem (como vemos aqui nio Blogue) imbecis, fanáticos,
    facciosos, hipócritas.

    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL Olha quem fala! E os do o anti-lampião?

      Eliminar
  2. Anti-Hipócrita13/1/15 14:16

    Engraçado que a hipocrisia que tentam denunciar com este post é exactamente igual à que demonstram quando fazem as críticas que fazem à direcção e ao treinador do clube que dizem defender. Os hipócritas são todos iguais! Ajustam-se conforme os seus interesses pessoais!

    ResponderEliminar
  3. Gonçalo Mano13/1/15 14:37

    Epa péssimo, porque o negro, o gay e o judeu não pega na metralhadora e mata o cartoon mau!

    Apenas usa os canais ao seu dispôr, seja tribunais, redes sociais ou, pura e simplesmente, não compra a publicação.

    Confundir estes conceitos é perigoso....

    ResponderEliminar
  4. O problema desse argumento é que mistura crenças com condições. Ninguém é negro porque assim o decide.. quanto aos judeus, nem esses nem os cristãos escaparam à crítica do jornal, apenas porque o Islão vive uma turbulência muito maior do que as outras religiões, com um extremismo mais acentuado. A solução não é deixar de criticar o que se acha estar mal, é sim criar condições para que possamos criticar tudo o que acharmos que deve ser melhorado sem temer represálias - o que se chama de tolerância..

    ResponderEliminar
  5. Mas quem e que ofendeu os Muculmanos?Porque Charlie Ebdo nao foi de certeza.Satiras a todas as religioes nao e ofender quem as pratica.Se calhar gostavas que te fuzilassem por estares sempre a vomitar postas de pescada,mas nao te preocupes que os Benfiquistas a serio sao gente de paz e democracia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Paiva15/1/15 15:31

      Meu amigo vai-me dizer que isto:

      http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/charlie-hebdo.jpg

      e isto :
      http://atheisme.org/ch1.jpg

      não é ofender muçulmanos e já agora também cristãos ?

      Qualquer dia fazem uma caricatura do Cosme Damião na cama todo a mostrar as nadegas e vens para aqui com o discurso Satiras a todos os clubes não é ofender os seus sócios....

      Enfim liberdade de expressão não se trata de ofender, insultar, fazer desenhos abusivos etc etc

      Eliminar
  6. Se o Salazar cá estivesse os cartonistas como os do CH estariam presos. É um jornal satírico de extrema-esquerda. Uma das coisas que os caracteriza são os cartoons ferozes contra a Frente Nacional e a atitude persecutória da polícia francesa contra os imigrantes. Alguns exemplos que não têm aparecido na imprensa cá do burgo podem ser vistos aqui.

    O CH fez cartoons quase pornográficos com o papa para criticar posições da igreja católica e cartoons com judeus para criticar fundamentalismos e a política de Israel. Os que os mataram não o fizeram para se vingar de racismo mas do facto de terem usado desenhos de Maomé para criticar o fundamentalismo islâmico.É uma publicação muito difícil de apreciar não sendo francês (e mesmo nesse caso é preciso não ser de direita, não ser católico fervoroso, judeu ortodoxo ou muçulmano devoto) pois cada cartoon se refere a um tema que era atual em França na altura mas que para quem está de fora muitas vezes escapa.

    O cartoon acima até faria algum sentido sem o comentário idiota logo abaixo.

    ResponderEliminar
  7. Qd a primeira pagina do jornal é satira a religiao Catolica nao ha stress, qd é sobre a religiao Judaica sem stress,se for sobre a religiao Musulmana cai o carmo e a trindade.........
    Mais grave ainda é q o tais criticos nem sao propriamente os residentes em França mas sim os dos confins.
    Eles até q sao o exemplo mesmo da tolerancia, querem ter os seus locais de culto espalhados pelo mundo mas nos paises deles ter uma igreja esta completamente fora de questao.......
    Olhem mas é pro espelho q ja tem muito q melhorar, nao querem ler, nao comprem, alias a publicaçao nem esta a venda no pais deles, so q como sempre têm q mandar no pais dos outros.
    Se querem realmente rotular a publicaçao entao sera antisemita, racista, homofobica.....etc etc....resume-se no fundo a humor.

    Nelson.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking