O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 4 de janeiro de 2015

À Trapattoni...

. 29 comentários

Convenhamos que jogar com Ola John não é o mesmo que ter Salvio, Talisca não é o mesmo que Enzo a 8, aliás Talisca a 8 não nada! Luisão (hoje) não se notou, mas faz muita falta. Não é menos verdade que o Penafiel foi um adversário muito macio...

Porém, há dias em que se não consegues jogar bem, o importante é conseguires ganhar. A equipa do Benfica jogou com o controlo total do jogo e garantindo "risco zero" na abordagem ao mesmo, ou seja, acreditando que sendo competentes o golo aparecia e o adversário nem sequer lá chegava à baliza. E assim foi.

Vi um jogo muito pachorrento, sem chama nem determinação... mas muito competente. Entendo que devemos e podemos ver isso pelo copo meio cheio. O resultado foi muito melhor que a exibição que, até à expulsão justa do Tony fazia sempre pairar o fantasma de uma bola parada que pudesse dar o empate e depois era vê-los todos "no buraco".

Porém também percebo aqueles que vêem o copo meio vazio e dizem que perante este Penafiel fraquíssimo, as segundas escolhas do Benfica têm a obrigação de fazer muito melhor.

Agora, há duas questões em que não consigo perceber Jorge Jesus hoje:

1. Substituições feitas a menos de 10' do fim?
Com o nível exibicional claramente baixo, com Talisca e Ola John "fora de jogo" (ou seja, não estou a dizer que jogaram mal, mas que pouco contribuiram com algo relevante), não era de tentar mexer na equipa na segunda parte, quando muitos já estavamos a ver o que aconteceu naquele lance (bem) anulado?

Com Pizzi no banco e com Sulejmani ou Guedes, Jesus, na minha opinião, não tem qualquer justificação para a falta de confiança nos jogadores que tinha ao seu dispor. Mesmo Jonas ou Lima poderiam ter sido candidatos à saida para subir Talisca, mesmo sabendo nós que desde o início de Novembro que o medio está num momento menos bom - que o golo hoje não disfarçou.

2. Gonçalo Guedes aos 90'?
Quem não se lembra das entradas de André Gomes (NDR: que jogão fez hoje contra o Real) a 2 e 3 minutos do fim durante a primeira metade da época passada, algo que só mudou quando foi vendido?

O Jesus desta forma não só impediu o Gonçalo de jogar hoje, como amanhã contra o Sporting B, o que é absolutamente ridículo!

Gabo-lhe a tranquilidade com que alerta que o rapaz ainda tem idade de junior e que só foi convocado porque há muitos lesionados, mas que desta forma também vai formando jogadores?

DESCULPA? Desta forma? Não! Teria sido um etapa da formação deste brilhante jogador se ele não tivesse saído do banco e este jogo tivesse servido para se entrosar na equipa... mas depois lembramo-nos que o Presidente disse que ele deve sair agora em Janeiro. Então se não foi para isso, era para jogar (num contributo que justificasse não jogar amanhã com o Sporting B)... mas não! Não serviu para absolutamente NADA!

Se isto é apostar na formação... então não queremos, pois nem ganham os miudos nem ganha a equipa principal!


Enfim...
Valeu pela vitória... pelos três pontos... por mantermos a distância para o FCPorto nos 6 pontos! Por termo-lo feito com a consciência plena do trabalho competente que estávamos a fazer.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Rufo ao 34...
    Rumo queria dizer...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/1/15 22:01

    jogo controladíssimo... adversário com 10 desde a 1ª parte... substituições aos 89 minutos? Vai gozar com o crlh!!!

    É QUE NÃO ME APETECE ESCREVER MAIS NADA, JJ VAI GOZAR COM O CRL!!!

    EMI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/1/15 22:30

      Onde é que te dói?

      Eliminar
    2. Anónimo4/1/15 22:56

      Oh bronco de merda, o Tony por acaso só foi de vela aos 65 minutos de jogo, mas até devia ter ido mais cedo !
      Benfiquismo e honestidade intelectual, não fazem o teu género ... vai e não voltes, mas não te esqueças do gelo !

      Eliminar
  3. Vão nos valendo desde há alguns jogos as vitórias e os 6 pontos de avanço sobre o Porto, muito por culpa das pinceladas de virtuosismo de alguns dos nossos intérpretes, mas também temos apanhado adversários que, valha a verdade, são manifestamente macios. Como é o caso do nosso oponente de hoje, Penafiel. E mais uma exibição muito frouxa na 1ª parte, mas a expulsão «matou» o jogo a nosso favor.

    De destacar pela positiva: Mais um golo para a conta pessoal de Jonas, em mais um jogo em que confirmou que é um verdadeiro achado termos sacado a custo 0 um atleta deste quilate. Maxi sempre a somar nas assistências e a merecer claramente a renovação, é o jogador mais «à Benfica» dentro do plantel. Cristante, os pés parecem ter GPS, e se tivesse mais intensidade defensiva que se exige a um bom trinco e seria um elemento fulcral no nosso meio-campo. Vejam bem, até marcámos golo num lance de canto, e surpresa das surpresas, da autoria do Jardel !

    Pela negativa: Ola John...um gajo que até tem bastante qualidade técnica, mas a calanzice e falta de empenho fazem mandar para a pia o investimento de 9 milhões no holandês, e mais um jogo a confirmá-lo, pese embora tenha assinado algumas boas jogadas. E Talisca, pese o golo, não dá para o baiano jogar a 8, posição essa que exige uma intensidade defensiva que ele ainda não a adquiriu, e é manifestamente criminoso manter um jogador ofensivo (segundo avançado, ou 9,5, «à lá JJ») longe da baliza. Como última palavrinha, JJ mexeu pela 1ª vez aos 88 minutos, não só desgastando a equipa titular como goza com a moral daqueles que necessitam de minutos para regressarem em força à alta competição (Sulejmani, e o Sílvio deveria ter sido lançado). Nem falo no Guedes, para o JJ, ele está destinado a fazer de André Gomes 2.0...

    ResponderEliminar
  4. Quem é que foi expulso na 1ª.parte??
    Devo ter passado pelas "brasas"que não dei por nada.

    ResponderEliminar
  5. GB, que me dizes da promessa da subida do Rui Fonte à equipa principal, feita pelo JJ?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/1/15 22:36

    Porque é que o Gonçalo não pode jogar amanhã pelos B se jogou apenas 3 minutos? Já aconteceu anteriormente. A mania que as pessoas têm de falar sem saber.

    O André Gomes hoje não é o mesmo jogador de há um ano. Como há um ano não era o mesmo jogador (nem nada que se pareça) de há 2 anos.

    Aliás, afirmo com toda a convicção que a diferença do André Gomes de há 2 anos para o ano passado é igual à diferença de há um ano para este ano. E sabem porquê? Porque o André Gomes, ao contrário da maioria dos jogadores, teve uma evolução invulgar, evolução tão rápida que se vê raramente em jovens jogadores. Foi por isso, por alguém ter visto essa capacidade de evolução no jogador, que o André Gomes foi vendido por 15M + 25% quando nem sequer era titular no Benfica.

    Essa é a diferença entre pessoas competentes em questões de scouting. Essa é a razão pela qual fomos buscar o Talisca que está a ter uma evolução parecida com o André Gomes. E podíamos dizer o mesmo do Cristante (quem o foi buscar foi o Rui Costa).



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. falar sem saber? tá bem:

      - Tem de haver um intervalo de 72 horas na utilização de um jogador na equipa principal e na equipa B.

      http://segundaliga.com/2a-liga/regulamento-da-2a-liga/

      Eliminar
    2. melhor:
      página 104:
      O jogador que, no âmbito de qualquer competição organizada pela Liga, tenha sido
      utilizado na equipa principal só pode ser utilizado na equipa B decorridas que sejam
      72 horas contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo

      http://www.ligaportugal.pt/media/6772/regulamento-competicoes.pdf

      Eliminar
    3. queres mais?

      Do JJ:

      "Dei oportunidade ao Gonçalo Guedes, como também poderia ter dado ao João Teixeira, que só não jogou porque amanhã a equipa B joga com o Sporting e, como vocês sabem, se jogar um minuto hoje não poderá jogar amanhã",

      Eliminar
  7. Estou a ver o trio de ataque e o palhaço do jornalista está ha meia hora às voltas com o facto de LFV ter dito que o JJ não quis renovar....
    O Benfica vende muito, pá

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/1/15 22:44

    Substituições a 10 minutos, sobretudo quando temos jogadores que vem de longa paragem e nestes jogos podiam ganhar ritmo competitivo... Não se entrado.

    Mas sobre a entrada de Gonçalo Guedes, mesmo que para jogar três minutos.. Que mal tem??
    O puto quer la saber do jogo de amanhã com o Sporting B.. o Benfica B não é para ganhar campeonatos é mais um processo de formação e integração de jogadores. É muito mais importante para o jovem esta de a jogo com a equipa principal do que ser convocado para aquecer banco...
    Com isto não quero dizer que não que não me importe com os resultados do Benfica B, obviamente que me importo e que espero uma vitória, mas mais jogadores estão lá para se mostrarem e crescerem para no futuro nos darem alegrias!

    Sábado é para homenagear o rei com mais uma vitória.
    Rumo ao 34!

    DH

    ResponderEliminar
  9. Se fosse a Trapattoni, tínhamos perdido 1-0 se não me falha a memória.
    Enfim ganhamos 3-0 num jogo onde faltaram Enzo (infelizmente para sempre), Samaris, Eliseu, Luisão e Sálvio, mantendo os 6, pontos de vantagem sobre o Porto e 10 sobre o Sporting e os destaques vão para as substituições aos 80´ e a entrada aos 89´ do Guedes.
    Á serio que vocês são realmente benfiquistas??

    PS: O Talisca inauguro o marcador mas para os entendidos não fez nada de relevante.

    ResponderEliminar
  10. quando o essencial não pode ser criticado...

    ResponderEliminar
  11. Gostei do Cristante... o Ola John tem tudo para ser um bom extremo... talvez um pouco de paciência por parte dos adeptos... já vai tomando aqui e ali boas decisões... creio que começa a perceber que é isso que as pessoas querem... e de que maneira... talvez mais palmas e zero assobios...

    ResponderEliminar
  12. Adormeci a ver o jogo.Jogamos tão mal mas tão mal que já é a 5ª vez esta temporada que adormeço a ver os jogos do nosso Glorioso.Valeu a vitória que o resto do que vi foi mau demais para ser verdade.Esta equipa mais parece com todo o respeito o Benfica de Castelo Branco e não o Sport Lisboa e Benfica.Equipam com o simbolo do Sport Lisboa e Benfica mas estão a léguas de ser Sport Lisboa e Benfica.Parecemos uma miragem super distante do clube que já fomos.Sinto-me humilhado com este futebol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se adormeceste a ver o jogo como é que sabes que jogámos mal, mas tão mal? Vai dar banho ao cão.

      Eliminar
    2. Pablito Aimar5/1/15 01:02

      Guedes não foste o único.Cá em casa adormeceu o meu filho eu e a minha mulher.E olha que nunca me tinha acontecido.Mas a jogar pastoso como andamos temo que me vai acontecer mais vezes.Não jogamos nadinha.Parecemos aquelas equipas dos jogos solteiros vs casados q se juntam uma vez por ano para jogarem futebolOs nossos jogadores treinam?É q não conseguem fazer dos passes seguidos certos.

      Eliminar
  13. Anónimo4/1/15 23:19

    Este assunto das substituições chega a ser ridículo!!!!

    O que interessa são os 3pontos e não se o jogador A ou B joga 2 ou 10 minutos!!!!

    O 2º golo só apareceu aos 78 minutos!!!!!!!!

    Aos 83 minutoso Sulejmani estava pronto para entrar, mas só deupara entrar aos 88 em conjunto com o Derley.

    O Guedes entrou 2 minutos depois como prémio!!

    E além do mais, em relação ao Guedes, o JJ confia bastante no miúdo e vai ser aposta do JJ. Agora tenham lá calma que a aposta vai ser gradual e bem pensada.

    Apenas uma nota final para dizer que esta conversa da aposta na formação já mete nojo. O Benfica é um clube vencedor acima de tudo. Mais que formar há que vencer! Os jovens que tiverem qualidade vão ser aposta de JJ, sejam eles portugueses, sérvios, argentinos ou indianos.

    Labreca

    ResponderEliminar
  14. Não jogamos nadinha.Nem contra um fraquissimo Penafiel mostramos alguma coisa de jeito.Não acredito que sejamos campeões.Podemos ir na frente mas a jogar assim qd apanharmos equipas melhorzinhas que Penafiel tamos fodidos.O Braga foi só um exemplo.Apanhamos 1 equipa melhorzinha e perdemos logo.Sem Enzo e com Talisca no lugar dele simplesmente não temos meio-campo.Talisca estar lá ou não é a mesma coisa.O futuro do Benfica ta negro.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/1/15 08:48

    O FCP é pior que o Penafiel, porque apanharam 2 na seu proporio covil. O Ola Jones não foi pior que o Gaitan no jogo de ontem, na 1ª parte esteve bem melhor, cheira a embirração. Concordo que o Talisca devia ter sido substituido mais cedo, logo que o Penafielficou reduzido a 10. O maior problema vai ser substituir o Max no próximo jogo contra o melhor futebol do campeonato, o Guimarães.

    ResponderEliminar
  16. BENFIQUISTA DE GAIA5/1/15 09:48

    vala que so roubaram 1 golo ao penafiel.....temos que ser corretos foi assim que me ensinaram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/1/15 14:56

      Temos que ser corretos??? Pois temos. A começar por ti.
      Então "roubram um golo ao Penafiel"? Vai ao Oftalmologista pah. Consta que há 2 bons: 1 em Contumil e outro para os lados do Lumiar. Ou então Gorosan.
      É que nem os Anti dos paineleiros chegaram a esse ridículo... Enfim!
      Ele há ca um...
      Chama Imensa

      Eliminar
    2. Anónimo5/1/15 15:12

      Ensinaram-te bem: temos que ser corretos. Mas a tua capacidade de aprendizagem é muito deficitária... Não aprendeste nada do que te ensinaram.

      Eliminar
  17. Anónimo5/1/15 10:13

    Cambada de adeptos do cu pá, todos dormem durante o jogo, blá, blá,blá, mas no fim todos querem festejar a pála do Benfica, vocês são mesmo adeptos ou são do contra?
    O Campeonato é longo e durante a prova acontecem muitas coisas o que é normal, o Benfica continua a ganhar e vocês a dormir, continuem suas bestas.
    MM

    ResponderEliminar
  18. Anónimo5/1/15 13:58

    Só gostava de perceber porque é que a expulsão do Tony é justa e a do Maxi Pereira não é?!

    Ah... pois, espera aí... o Maxi Pereira não foi expulso.

    Ah, pois, mais um jogo a jogar 14 contra 10.

    Assim é fácil ir em 1º e levar 6 de avanço.
    Joguem bem ou joguem mal, ganham sempre!!

    Paulo Pereira



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/1/15 14:33

      Oh bronco de merda, as dores de corno provocam-te lapsos de memória?
      O Fóculporto estava a ganhar 10-0 ao Gil quando o Jander foi expulso?...E depois ainda vem para aqui grunhir!

      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
    2. Anónimo5/1/15 15:03

      Ó besunto, e porque é que o Maxi deveria ter sido expulso? Só porque tu querias?
      E que jogo contra 14? O que foi agora? Deixa ver, o árbitro assitente estava mal colocado no golo do Talisca e embora tenha sido legalíssimo deveria tê-lo anulado por estar mal colocado... Vai dormir a siesta, anda.
      Não inventes pá, ao menos no nosso jogo foi expulso aos 65m, não foi ainda na 1ª parte. E vai ver as regras sobre comportamento anti-desportivo ter que ser sancionado (agarrou as pernas do Jonas, certíssimo 2º amarelo).
      Tem visto os jogos "limpinhos" do Indi e do Casimiro, os mestres do pau?
      Vai beber uma bejeca ao tasco de Contumil, Pá.
      Chama Imensa.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking