O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 8 de novembro de 2014

O que se está a preparar no Seixal?

. 21 comentários
Não, não estou a falar da saída do Armando Carneiro depois das última escandaleiras que o Correio da Manhã deu conta. Podia ser, mas não é.

Também não estou a falar de o futebol de formação deixar de estar sob a alçada de Domingos Soares Oliveira e passar para, por exemplo, Rui Costa. Podia ser, mas também não é.

Ainda que comece por aqui, também não vou pegar na lista do BenficaEagle sobre os formados no SLBenfica, sobre isto vou apenas dizer qual tem sido a evolução dos REALMENTE formados no Benfica, desde que Luis Filipe Vieira concretizou (e continua a melhorar) o Caixa Futebol Campus:


Não deixa grandes margens para dúvidas, pois não?

Bom, mas adiante... isto, para os mais atentos também já não é novidade, como igualmente não é novidade que estão praticamente concluídas as importantes obras de ampliação do Caixa Futebol Campus (e também não é disto que vos venho falar, mas partilho, ainda assim duas imagens para quem não tem acompanhado a evolução nos foruns):



O Caixa Futebol Campus está, pois, a tornar-se numa das Academias de maior dimensão e qualidade da Europa e até, arrisco, do Mundo. Os resultados, como puderam ver acima, estão à vista e ou Jorge Jesus começa a mudar aquela mentalidade obtusa, ou eu arrisco dizer que este comboio que vem do Seixal vai atropelar o treinador do SLBenfica e mandá-lo para fora do clube. Evitável...

O que realmente está a mudar é outra coisa, que para uns é ainda um mistério, mas para outros parece um dado adquirido. Eu não tenho quaisquer dados sobre este tema, mas estou tremendamente entusiasmado com a hipótese que tem sido falada. Atentem na foto abaixo:


Tem cerca de dois anos esta foto. Reparem que lá atrás, por trás do campo 1, não há qualquer infra-estrutura. Havia ali um campo de 7, salvo erro... contudo, agora há isto:


De acordo com algumas noticias como aquela que está abaixo e que apareceu, salvo erro, n'A Marca em Espanha, o SLBenfica será pioneiro em Portugal a apostar na "Footbonaut". Será?:


Vejam abaixo alguns exemplos desta plataforma absolutamente fabulosa e que serve de complemento ao treino dos jogadores, especialmente já adoptada na Alemanha em clubes como o Dortmund, Hoffenheim e até na Selecção Alemã:





Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Excelente... sempre a evoluir no treino dos nossos jogadores. Nem todos precisam de nascer 10 vezes para se tornarem bons jogadores, a máquina pode corrigir defeitos. JJ já não é deste tempo.

    EMI



    ResponderEliminar
  2. mas só agora é q te apercebeste disto????

    ResponderEliminar
  3. Gostei do que vi, obrigado GB. Também fico entusiasmado. Mas apenas uma provocação ( não leves a mal...): Em que lugar está o Dortmund? "Quem é" o Hoffeneinm? Já sei que a seleção alemã é campeã, mas não será o futebol para quem tem talento nato??
    Ainda assim, partilho do teu entusiasmo.

    ResponderEliminar
  4. Agora estive a ver melhor as imagens e vou começar a criticar:
    Não será uma máquina pra treinar "só" posição 6?
    Não andará o jogador depois em campo, inconscientemente, à procura de quadrados verdes para passar a bola? (é que quadrados verdes em campo só no zbordin. Ainda passa a bola ao quadrado do mauricio ou do nabo sarr)
    Bem sei, que talvez haja melhoramentos que mostrem imagens de jogadores a aparecer em vez dos quadrados
    Por último, o som dos apitos também não será muito indicado para a realidade que depois vão encontrar em estádio.
    Mas continuo a achar boa ideia, embora me pareça que o Jesus será mais conservador nos métodos de treino. mas admito estar enganado.

    ResponderEliminar
  5. Só mais uma coisa. Não entendi nadinha do que foi dito nos videos.

    ResponderEliminar
  6. Já viste o artigo na bola de hoje sobre a formação scp?

    ResponderEliminar
  7. Rui Victoria!!! é por ele vai passar o futuro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que não. Prefiro o Paulo Fonseca!

      Eliminar
  8. Xavier Reis8/11/14 15:12

    Sistema que permite uma das coisas mais importantes no futebol, recepção orientada, seguida de rápida percepção do espaço e respectivo passe! Grande iniciativa

    ResponderEliminar
  9. Sobre o artigo em si, acho que é uma ajuda esse Footbonaut mas...
    Quanto ao tema mais quente dos últimos meses, a formação do SLB, acho e mantenho que o Jesus não irá apostar muito nos jovens valores.
    É teimosia? É imposição? Não sei, mas a verdade é que a aposta não é grande.
    Neste momento dominamos as convocatórias das seleções jovens, até sub-21. Será um sinal de que a Caixa está a funcionar? Penso que sim!
    Temos jovens de grande valor formados no clube que poderiam ter as mesmas oportunidades que outros jovens contratados têm por parte do Jesus. O Talisca, por exemplo, se fosse da nossa formação será que seria aposta? Não iria ter as mesmas exigências que um jovem formado no Benfica tem neste momento? Perguntas que ficam no ar.
    Ao longo destas 5 épocas e meia, mais ou menos, Houve jovens com valor que não foram apostas de Jesus e que depois de sairem do Benfica pouco evoluiram: Miguel Rosa, Luis Martins, David Simão, Nelson Oliveira (que retornou mas "está a mais"), Miguel Vitor, Roderick, e outros mais. Tudo jogadores com talento na altura em que apareceram, mas que com o avançar de não aposta estagnaram e em clubes de baixo nivel em comparação com o Benfica não evoluirão mais do que já são. Agora pergunto: Será que O Rosa, o Martins, o Simão, o Nelson (ainda tem hipotese, se souber esperar a oportunidade), o Miguel não evoluiriam nas mãos do Jesus como Di Maria (visto como um flop antes de Jesus), Coentrão, Matic e outros? Acredito que sim, e digo que só o Roderick, e ficou provado, é que nunca mostrou grande coisa, mas ironia das ironias foi o que em Jesus mais apostou.
    Penso que, como já li em alguns blogs, nem todos chegarão à equipa principal e será noutros clubes que irão evoluir ou estagnar.
    Há mesmo muito talento na Caixa e com calma, tranquilidade e aposta muitos poderão ser jogadores para a equipa principal.
    Alguns jogadores que acho que podem ser para a equipa principal dentro de 1, 2 anos:
    - Bruno Varela
    - Thierry Graça
    - Pawel Dawidowicz
    - Fábio Cardoso
    - Hélder Costa
    - Gonçalo Guedes
    - Ruben Pinto
    - Rui Fonte
    - Lindelof
    - João Teixeira

    Alguns dos juniores que já mostram algo:
    - Yuri Ribeiro
    - Romário Baldé
    - Renato Sanches
    - Hildeberto
    - Gilson Costa
    - Kevin Oliveira
    - Buta

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  10. Como tenho dito e escrito inúmeres vezes o Benfica está a construir o futuro no Seixal.
    O projecto da formação do Benfica é o projecto que permitirá a afirmação consistente do clube a nível nacional e o crescimento internacional.
    Claro que os resultados não são imediatos, e por vezes até aparece o deslumbramento [o Benfica a época passa deslumbrou-se e não ganhou o campeonato de Juniores e Juvenis, quando tinha de longe as melhores equipas] e com ele algumas derrotas, mas o caminho traçado é óbvio e correctissimo.
    É importante que também nos sénior a evolução da equipa/clube não se traduz numa linha recta e há recuos para depois se voltar a avançar na época seguinte.
    A existência de uma estratégia adequada e de uma estrutura qualificada é que permitirá que em 2018-2020 o Benfica esteja num patamar muito mais elevado nacional e internacionalmente.
    Viva o Benfica!
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  11. Muito bom artigo!
    Parabéns GB!

    ResponderEliminar
  12. NauBenfica8/11/14 18:28

    Mais uma vez a inovar!
    BENFICA! BENFICA! BENFICA!

    ResponderEliminar
  13. Não é o JJ q é atropelado. E o CFC q atinge finalmente o nível de excelência exigido pelo JJ. Não é com David Simão, Danilo Pereira, Luís Martins, yartey, etc q a equipa A fica servida.

    Xe

    ResponderEliminar
  14. Superleão9/11/14 14:01

    Os jogadores desvalorizam-se nas selecções.

    ResponderEliminar
  15. Sim muito lindo para gastar uns bons euros!! As grandes equipas não precisam disto, os atletas precisam de rigor, disciplina, orientação, competencia, coragem e acima de tudo paixão pela competição e não pelos euros, infelizmente não há isso no Benfica!

    ResponderEliminar
  16. É bem gb,do meu ponto de vista será muito bom sermos pioneiros nisto em portugal,o benfica na vanguarda a apostar na inovação e qualidade de treino.ficarei contente se isto for possível e execuivel.depois das 3 batatas do Sérgio Conceição a alemanha mudou o paradigma da formação no pais vê se o resultado e a qualidade doa jogadores jovens,eles já têm isto há algum tempo,espero que isto seja possível mas sinceramente será para formação não para jogadores de equipa a contudo.miguel gomes

    ResponderEliminar
  17. Olha o grande critico aos investimentos no betao anda distraido.......entao ?

    ResponderEliminar
  18. Jorge Vieira10/11/14 15:47

    Parabéns pelo artigo realmente informativo, sem opiniões de euro e meio! A evolução do BENFICA no futebol português e até europeu é inegável. Podemos discutir se é lento ou rápido, se a estratégia é correcta ou não (a nível de endividamento) mas se há algo que não é passível de discussão é a real discussão.

    Para quem foi malandro demais para ver o gráfico no início do post, eu coloco de outra forma

    ÉPOCA = TÍTULOS
    06/07 = 2
    07/08 = 3
    08/09 = 4
    09/10 = 4
    10/11 = 4
    11/12 = 5
    12/13 = 6
    13/14 = 7

    Reparei que desde 2006/2007 o Benfica tem vindo SEMPRE a ganhar mais! A hegemonia na formação nacional não é teórica, existe mesmo e cada vez vemos mais condições para fazer mais e melhor. Incrível!

    ResponderEliminar
  19. ÉPOCA = TÍTULOS
    06/07 = 1
    07/08 = 2
    08/09 = 3
    09/10 = 2
    10/11 = 3
    11/12 = 3
    12/13 = 5
    13/14 = 3

    o futebol de 7 não é jogado nos pupilos?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking