O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O mito de que só a SportTV tem capacidade para ter os direitos televisivos.

. 32 comentários

É o mito que interessa propagandear. 

No entanto, esquecem que existem:

- Grupo Cofina: CMTV, Jornal Record e a ambição de criar uma alternativa sendo que são sem dúvida o grupo com maior capacidade financeira para investir.

- SIC e TVI: 2 canais que se afastaram das transmissões do futebol nacional devido ao inflacionamento de preços que o grupo de Joaquim Oliveira fazia. Sem dúvida que qualquer um destes canais, que emitem em sinal aberto e abrangem muito mais gente que a Sporttv serão interessados em comprar direitos televisivos a preço justo. Têm neste momento mais saúde financeira em sequência dos resultados das linhas de valor acrescentado.

- Bola TV: Nunca foi escondida a ambição deste canal em aumentar os seus conteúdos. Dessa forma já têm transmissões de alguns desportos e poderão ser um 'player' ao adquirirem transmissões de clubes com menos expressão e ao alcance da sua bolsa.

Estes são apenas alguns exemplos de que o universo que pode transmitir jogos está longe de estar limitado à SportTV e à BTV. Basta que os preços não sejam inflacionados, que os pacotes de jogos sejam diversificados e feitos de forma a que possam ser adquiridos por vários operadores. Ganha o mercado e ganham os clubes.

O futebol é o produto mais apetecível do universo televisivo português. Se os direitos forem realmente negociados de uma forma honesta e justa, o público sai beneficiado e o mercado funcionará de forma sustentável. 
O que a SportTV tem feito foi inflacionar os preços de forma a que fossem incomportáveis para os outros, visto que eles beneficiavam de fundos sem limite. Isso acabou.

Vão dar mais desculpas para o facto do Benfica estar a salvar a Olivedesportos?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Porque motivo Pais do Amaral teve de abandonar a ideia de criar um canal desportivo???
    Por causa dos actuais contratos (e respectivas clausulas) que a Olivedesportos tem com os clubes ;)

    Só com a centralização "pura" na liga é que isso acabaria, só que nesse caso também o Benfica perderia os seus direitos.

    A resposta foi dada e gradeço "feedback" a estes factos ;)

    Por último, a Olivedesportos vai ter de ceder os seus direitos de tv a alguma entidade (tentaram a SportTV com ZON e MEO, mas tal não foi possível. A estrutura accionista ou o veículo empresarial terá de ser outro). A "salvação!" que apregoam é ele conseguir pagar à banca o que deve, ficando sem os direitos televisivos. Acho engraçado chamarem a isto "santa aliança" :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Benfica Eagle! Abraço

      Eliminar
    2. Mas porque raio é que o Benfica perde seja o que for?

      Já alguém se deu ao trabalho de ler as regras?

      Os direitos são dos clubes e cabe aos mesmos a sua cedência e respectiva receita.

      O Benfica só cede os direitos se quiser

      Eliminar
    3. Os direitos dos são dos clubes agora.
      Não se sabe quais serão os estatutos amanhã. Não se sabe quais serão as regras de inscrição na liga para as próximas épocas.
      Ninguém aprende com o que aconteceu aqui há uns anos com o andebol.
      Essa do Benfica só ceder os direitos se quiser é um dogma com pés de barro.

      Eliminar
    4. B.E., tens a certeza de que o Pais do Amaral queria mesmo lançar um canal próprio? Ou será que não queria era tomar uma posição dominante num canal já existente...? Ah pois é, meu caro. Um dia essa história também será esclarecida.

      Meu caro, a Olivedesportos cederá o necessário para que aguente até à revisão da lei. Quando for tudo regulamentado à sua medida, verás quem afinal precisa de quem. E quem até lá aguentou a Olivedesportos à tona será o principal entalado.

      Eliminar
    5. Algum governo alguma vez irá regulamentar uma lei anti-Benfica TV????
      Nesse dia o governo iniciaria a sua queda do "poleiro".. seja o Passos Coelho ou o António Costa ;)

      A continuidade da BTV como pay-per-view é IRREVERSIVEL.. porque num cenário de "retrocesso" também Luis Filipe Vieira sabe que cairia do poder ;)

      Hoje à noite Rui Gomes da Silva, no Dia Seguinte, assumiu que a continuidade do projecto BTV é algo que o Benfica não abdica. E a posição do Benfica nem poderia ser outra.

      Em última instância 33 clubes negoceiam os direitos de forma centralizada na Liga e o Benfica fica fora dessa situação, tal como alguns dos principais clubes gregos têm feito.

      Eliminar
    6. B.E., ninguém diz que será uma lei anti-Benfica TV. Chama-lhe antes uma lei... pró-sistema.
      Achas que um governo cairá por isto? Se não cai retirando directamente valores aos vencimentos/reformas dos portugueses, vai cair por uma decisão que grande parte dos adeptos nem vai entender a sua total abrangência?

      O que entendi das palavras de RGS é que ele não acredita que o Benfica abdique do seu projecto. O que vindo dele não me surpreende pois as suas posições foram sempre pró-Benfica e anti-Olivedesportos.

      Mas infelizmente não é RGS que decide nem sequer participa na decisão. Quem decide tem outras ideias e é isso que me preocupa.
      Não acredito que ESTE Benfica vote em sentido contrário, mantendo-se este status quo.

      Eliminar
    7. Tu GB, não aprendes, nem mesmo a esfregarem-te o regulamento nos olhos. Os direitos só são do Benfica enquanto o Regulamento de Competições da Liga disser que os direitos são dos clubes. Uma qualquer maioria de clubes pode mudar isso amanhã. Ponto final. Arre, que é cego!

      Eliminar
    8. Os direitos de imagem do Benfica é uma coisa os direitos de imagem da 1ª Liga é outra, se a Liga Portuguesa resolver vender os direitos de emissão da principal competição nacional a alguem, o Benfica só tem que comer e calar.....porque lá está a competição é da Liga não é do Benfica

      Eliminar
    9. Rui e Pedro mas no dia que a Liga quiser vender os direitos de forma centralizada; terá que indemnizar todas as equipas que tiverem contratos com outras entidades; seja a BTV ou com a Olivedesportos por exemplo. Como dificilmente sem o apoio financeiro dos clubes, nunca poderá indemnizar por exemplo um contrato a 5 anos de muitos milhões de euros ao Benfica, mais um de muitos milhões até 2018 ao FCP e outro ao SCP... facilmente compreenderás que sem dinheiro não há palhaços. Só se entretanto aparecer um interessado por detrás que avance com esses muitos milhões e mesmo,assim tem que haver conivência por parte dos clubes... e sem o consentimento do SLB tudo é bem mais difícil. E atenção que um assunto destes a nível jurídica ultrapassa em muito a jurisdição desportiva e nacional; a UE tem a palavra final.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
    10. Analista,

      A centralização só faz sentido se todos os clubes assegurarem maiores receitas do que no modelo actual e essa é a promessa de quem a propõe. Se for assim, as indemnizações não são um problema.
      Tens toda a razão quando dizes que a UE tem a palavra final, mas há precedentes que indicam que, desde que determinadas condições sejam cumpridas, a UE não levantará problemas. A Champions é um excelente exemplo disso. A UEFA teve de assegurar que não existiriam prejuízos financeiros para os clubes como resultado da venda centralizada dos direitos da Champions e, se por acaso, para algum clube, não fosse assegurado um retorno mínimo, os clubes nessas circunstâncias teriam a possibilidade de encontrar um operador que assegurasse esse retorno. Portanto, num cenário em que os proveitos de todos os clubes aumentem (e essa é a promessa da centralização) e com garantias dadas aos clubes, é improvável que a UE mude o comportamento que tem tido até agora e impeça a venda centralizada dos direitos. Essa venda centralizada, aliás, já acontece em muitos países da UE.

      Eliminar
    11. "A centralização só faz sentido se todos os clubes assegurarem maiores receitas do que no modelo actual..." Correcto; mas só cada clube caso a caso é que sabe o que é realmente assegurar melhor receita; por exemplo os jogos do Benfica na BTV asseguram uma receita directa e uma indirecta; em que a segunda tem uma margem de progressão muito maior em termos de % ; pois é um manancial de receita em termos de publicidade directa e indirecta, outras plataformas de exibição e exploração etc... Em conclusão a centralização de direitos por parte da liga e tendo em conta que tinha que cobrir e até ultrapassar a possível receita futura do Benfica; deixava muito pouca margem para aumentar receitas a todos os outros clubes.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
    12. Se a centralização deixa pouco margem para os outros, isso é um problema dos outros. Um dos aspectos mais relevantes da centralização é que dele não pode resultar um atropelo às leis da concorrência, o que aconteceria se o Benfica fosse obrigado a "perder" receitas com a centralização. Quanto maior for a facturação com a BTV, melhor será a posição do Benfica em termos de centralização e,no limite, até a poderia por em causa sem consequências negativas para o próprio Benfica.

      Já escrevi aqui, noutros comentários, que acho redutor, no entanto, olharmos só para as receitas que o Benfica pode daí retirar. A centralização trará a independência dos pequenos clubes relativamente a qualquer Olivedesportos, o que me parece muitissimo importante em termos de diminuir a influência do famoso sistema. Essa deveria ou não ser um outro factor relevante a considerar?

      Eliminar
    13. Analista mas que contrato tem a Benfica TV com a Benfica SAD???
      Sabes se é anual Bianual ou Trianual????

      Não Não Não Não....a Benfica TV tem um acordo com a Benfica SAD por ser parte integrante desta empresa, uma fornece as imagens a outra divulga e no fim os lucro divide-se...

      Logo não haveria grande direito a indemnizações ao Benfica, quanto aos outros, se a Sport TV "falir" os contratos deixam de ter validade logo deixa de haver direito a indemnizações...

      Eliminar
  2. A santa alianca Benfica by GB e Shadows e pior que os pasquims. Andam a forca toda a tentarem convencer que a Sport tv so existe devido a boia de salvacao Benfica e BTV com algumas opinioes e perguntas mas sem factos concretos. Ainda tentam apresentar umas fontes tao crediveis como o mano oliveira.

    Enfim o Benfica anda a trabalhar bem e depois de acabar com o monopolio sabe muito bem para onde ir. Se o shadows e o benfica by gb veêm a sport tv a afogar.se em prejuizos e so por uma razao BENFICA ! e mais nenhuma e agora fazem crer que a direccao do Benfica e a culpada por ainda existir sport tv, como se pudessem fazer magia e acabar com uma empresa que tem receitas de cerca de 175M receitas gracas aos cerca de 400mil assinantes e contratos de publicidade sem falar doa contratos abusivos com os outros clubes.


    Meus amigos o casamento nem teve namoro e santa alianca so foi inventaa para dividir os benfiquistas e espalhar rumores. So cai quem nao tem o olho aberto. e por isso que so vejo shadows e benfica by gb a falar em aliancas mas no porto ninguem fala sequer nessa hipotese. Queria ver o portista a falar sobre uma suposta alianca com o Benfica. Eles odeiam.nos tanto como nos odiamo-los a eles e nc aceitaram isso tal como nos. No entanto aqui e o unico sitio onde isso se discute....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, já te perguntaste porque é que no Porto não falam da aliança? Porque sabem quais os motivos do que estão a fazer!
      Aliás, permite-me duvidar do benfiquismo de quem defenda qualquer entendimento com o FC Porto ou com Joaquim Oliveira.

      A Marca Benfica vale mais que esta gente toda junta. Não precisa da ajuda de ninguém para se promover nem precisa de ser muleta para ninguém.

      Eliminar
  3. Shadows, por muito que repitas uma mentira ela não se torna verdade.

    O Benfica não está a salvar a Olivedesportos. O Benfica está a defender os seus interesses.

    ResponderEliminar
  4. Sobre o pioneirismo da BTV, opinião sobre conflito de interesses?

    Desde imagens ampliadas, a outras branqueadas?

    As famosas "linhas obliquas" da BTV, determinam uma realização séria e isenta?

    A SportTv tem uma linha Editorial conotada com o FC Porto? Pedro Henriques e Freitas Lobo, vestem a camisola do FC Porto como comentadores?

    E na BTV os comentários do Calado, do Rola e afins, são 100% isentos e sérios?

    Como será num sumarissimo, tendo como interveniente um jogador do benfica na Luz?

    Será normal e natural, um Clube poder negociar direitos televisivos com clubes que disputam Campeonatos profissionais, Ac Viseu e Farense?

    Nesse processo negocial com outros clubes, poder o benfica ceder direitos desportivos de um qq dos 105 jogadores vinculados, não poderá ajudar a desempatar batalhas negociais de direitos televisivos? Será essa uma prática concorrencial leal?

    O que dizer sobre promiscuidades? Onde começa o clube, e acaba o Operador televisivo?

    Esta ideia inovadora porque será que não tem na Europa ou no Mundo de Futebol outro exemplo analogo?

    O que terá a UEFA/FIFA para dizer sobre estas questões? Irão essas Entidades que tutelam o Futebol preservar e defender a verdade desportiva?

    Qual o papel da Liga de Clubes neste processo? Já alguém ouviu o q quer que seja, por parte dos responsaveis da Liga sobre este assunto!

    E a ERC, Reguladora para a Comunicação Social, irá também "engasgar" tal como acontece quando os nossos politicos tem protagonismo?

    Será que este processo nada sinuoso chegará às Instancias Europeias, e com responsabilidades na regulação dos media?

    Será que os Tribunai Civis irão intervir?


    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda me estou a rir com a questão: "Se o Freitas Lobo veste a camisola do fcp?" Dasss!! Ele não veste a camisola ele veste o equipamento todo e ainda leva o cachecol!!

      Eliminar
    2. a UEFA e a FIFA são entidades que pretendem imitiar a agremiação do porto ! o problema é que têm todo o mundo a olhar para eles, no entanto de vez em quando lá conseguem meter um mundial no Catar . corrupção é o que abunda naquelas bandas.

      o Ac Viseu nao tem contrato com a benfica

      podemos garantir que os comentarios do porto e do sporting na 2 liga sao 100% isentos e serios ?

      O sumarissimo está a falar aquele do Enzo com a mao a dizer ja fomos roubados ?

      Tribunais civis ? ai minha nossa senhora que isso ainda dava azo a um ataque cardiaco ao pinto da costa, com medo que o apito dourado passasse para os tribunais civis. ja imaginou tb os processos do hulk fucile helton etc nos tribunais civis ? os tuneis nos civis seria algo gravissimo.

      enfim nem vale apena continuar

      Eliminar
    3. A sério que o Freitas flop é Portista? Creio que Portista será mesmo o Calado, esse sim é um poeta. E depois aprecio o Pai do "nomeações" o Rola, este já nomeou oara Coimbra pós Russia, o Esteves, quem é o Mota da Margem Sul, ou o Duarte Calabote?

      A SportTv tem o logotipo do FC Porto, a BTV a sua imagem faz.nos recordar o Sport Lisboa e Saudade!

      Manel Carroilas

      Eliminar
    4. Dizer que a BTV tem linhas e um postura enviezada e não dizer o mesmo da Sporttv mostra bem qual a sua posição no desporto e em particular no futebol... "para mim tudo, para os outros nada".
      Deve estar esquecido das linha obliquas da sporttv ou até mesmo da falta de imagens de lances determinantes... passando pela exaustiva analise a lances do Benfica e a pouca ou nenhuma analise aos lances dos restantes. Eu sei que o Benfica vende muito, e isso doi-vos mais do que perder campeonatos... pois mostra que em 30 anos de roubos não chegaram onde queriam e continuam "piquininos".

      Eliminar
    5. Caro Luis Ribeiro,

      Campeonatos Democraticos o FC Porto ganhou 22, em 40 Edições, perdeu muito poucos. Em igual período, conquistou nos ultimos 27 anos: 4 T Europeias (com 1 L Campeões), 2 T Intercontinentais, e 1 Supertaça Europeia. Neste século;, 3 T Europeias e IntercontinentaI, e com o beneplacito da UEFA e do Platini, e com as ajudas dos Skominas. Em contraste, o Sport Lisboa e Saudade conquistou 2 T Campeões "só" há 52 anos, isto é, o "pequeno" FC Porto, conquistou mais do dobro de Taças Internacionais, que o Sport Lisboa e Saudade!

      Todavia, os Portistas revelam sempre um latente complexo de inferioridade, nunca o FC Porto atingirá as 8 Finais Europeias perdidas, isso seguramente não é para todos...

      Manuel Carroilas

      Eliminar
    6. Oh bruxo paneleiro, a mim não me enganas! Volta lá para o relvado.pt para vomitares essa caganeira mental!! Provinciano complexado de merda!

      Eliminar
  5. Bruno Paiva17/11/14 20:54

    Essa conversa toda sobre os direitos televisivos e sport tv e Benfica tv com 4 posts do Geracao Benfica num só dia !!! só existe por uma razão:

    1- Porque existe Benfica TV. Sem ela não estariamos aqui a discutir eleições da Liga ou santas alianças ou mitos ou boias de salvação ou direitos televisivos.

    e quem é que está por detrás da Benfica TV ?

    2- As mesmas pessoas que a CRIARAM e que estabeleceram a sua estratégia a médio/longo prazo.

    Acho que depois destas 2 perguntas com as respectivas respostas está esclarecido de onde viemos e para onde vamos no que diz respeito as direitos televisivos e interesses do SL Benfica. Mas não posso deixar de dar a minha opinião:

    3- Engraçado que apenas oiço esta teoria em especificos blogues benfiquistas. nem sequer ouvi falar em teorias semelhantes em blogues dos nossos rivais, ou noutros forums/blogues/etc ou mesmo comentarios de pessoas em sitios desportivos a darem 3 vivas à Benfica TV por andar a salvar a olivedesportos...Todos falam contra a Benfica TV e como veio terminar com o status quo!!!

    4- A razão para também não acreditar em nada disto é que ainda não saiu nenhum comunicado do bruno de carvalho (achei bem acabar com um pouco de humor :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabaste com bom humor!! :)

      Quanto ao resto, nos outros clubes já estão habituados ao pensamento único, ao discurso oficial obrigatório.
      No que depender deste blogue, a liberdade de opinião continuará a ser defendida.

      Eliminar
  6. Shadows estás a esquecer de referir o factor mais forte e essencial desta equação; nenhum projecto de TV implementado em Portugal hoje em dia; seja este de iniciativa nacional ou internacional poderá ter sucesso se não conseguir transmitir os seus conteúdos nos dois operadores de TV por subscrição em Portugal; NOS e MEO e dentro de condições que as viabilizem; por isso é que muitos canais de grandes players a nível Mundial não são transmitidos em nenhumas das plataformas existentes em Portugal de TV paga. Quando falas nos projectos do Grupo Cofina e Bola, se tivesses melhor informado saberias que há muitos anos eles queriam lançar estes projectos e não foi por falta de meios ou recursos económico-financeiros que levaram mais de 7 anos depois de os idealizarem que acabaram por ver a luz do dia; e aconteceu porque simplesmente a partir de determinada altura o Grupo PT acabou por lhes dar as condições necessárias que eles há muito pediam para poderem transmitir sem perigo de se afundarem rapidamente e isto porque foi do interesse estratégico para a PT em determinada altura em diversificar a sua oferta de canais em português na MEO; mas como podes constatar nem um nem outro para muita pena deles está na plataforma NOS. A BTV só apareceu porque em determinada altura a PT percebeu que era a melhor forma de começar a roubar assinantes á ZON e uma forma de compensar a falta de controlo em relação á Sport TV; só por isso é que o Benfica conseguiu lançar o seu canal, financiado na altura anualmente pela PT directamente em 6 milhões de euros; hoje felizmente para o Benfica são os operadores que necessitam mais de BTV para fidelidade clientes do que a BTV necessita deles; só assim é que levou finalmente a NOS a ceder aquilo que a BTV pedia, mas tb aquilo que a MEO exigia á NOS em relação ás condições de transmissão da Sport TV na sua plataforma. Portanto como podes constatar o problema não é tanto de garantir os direitos de TV, mas sim como os rentabilizar a seguir e para isso tem que haver acordo com os dois maiores players nacionais de TV paga, pois só assim é possível de os rentabilizar; pois as soluções apresentadas pelos operadores free to air não conseguem originar nem de longe quanto mais de perto o montante de receitas que a TV por subscrição proporciona. Por isso é que já te expliquei em outro local que o assunto dos direitos de TV do jogos de futebol em muito que extravasou o mundo do futebol e hoje são outros interesse e muito mais poderosos que se movimentam para os controlar da melhor forma possível para eles... o Benfica felizmente tem a vantagem única de ser o único clube em Portugal que por si só consegue rentabilizar os seus jogos, para mais quando é o único que detém os seus direitos; logo está numa posição privilegiada de exigir condições que os outros não podem exigir e de ser pro-activo nas negociações de uma qualquer solução que possa potenciar e beneficiar os interesses do Benfica e a exploração dos seus direitos de TV ... enquanto todos os outros não têm voto na matéria e são sujeitos passivos em qualquer que seja a solução encontrada.

    Analista de Sistemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Analista, concordo com grande parte da tua cronologia mas discordo quanto ao facto de precisarem dos 2 maiores players em posição de inferioridade. Assim como todos os operadores tiveram a necessidade de ter a BTV para poderem fidelizar os seus clientes, todos os operadores precisarão de ter 2 canais que já marcaram a sua posição.

      Aliás, a CMTV estando só na MEO consegue ter mais audiências que muitos outros disponíveis em todas as plataformas.

      O que interessa é o conteúdo dos canais e se é ou não apelativo para atrair audiências/assinantes.

      Eliminar
    2. Shadows, mas quem pensa ou fala que o Benfica poderá estar a negociar em posição de inferioridade és tu. O que acontece é que o Benfica só tem perder em não negociar directamente ou indirectamente com os dois maiores players a nível nacional; pois como sabes um qualquer negócio que envolva uma parceria de facto como é o caso de um qualquer canal de subscrição e o operador onde ele é emitido é bom para ambos que haja o maior consenso possível e pontes entre as partes; pois o sucesso também depende das sinergias criadas entre eles. Mas atenção; e por isso é que tenho chamado atenção em relação de este assunto á muito ter extravasado os poderes e interesses menores do mundo do futebol; basta por exemplo o Grupo Altice vir a controlar a MEO e novos dados terão que ser lançados; ou nomeia que a Vodafone tenha uma penetração no mercado semelhante á NOS e á MEO; e os players que actualmente dominam o mercado sabem disso muito bem, dai as movimentações; e espero que por esta mesma razão o Benfica saiba tirar o máximo rendimento e benesses da possibilidade deste cenário se vier a concretizar.

      Analista de Sistemas

      Eliminar
  7. Miguel Pereira17/11/14 22:26

    uma pergunta para o criador do blogue:

    o que é melhor :

    - Benfica TV no primeiro ano com direitos dos seus jogos, do Farense, MLS, Liga Grega, Premier League, e pouco mais com 17 milhoes de lucros
    - Benfica TV no primeiro ano com os mesmos direitos mais da F1, da NBA, da Liga espanhola e Bundesliga, mais a Argentina e o Rally e os desportos radicais, e mais a Eredevisie, etc ... e lucros de 1 ou 1.5 ou vá 2 milhões ?

    Afinal a Benfica TV é um meio para dar um boost às receitas do clube ou é somente para andar a "matar" a sport tv como se diz aqui ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel a sua questão não só faz todo o sentido, como é o grande "buraco" actual da Sport TV a quantidade enorme de custos de investimento que fez para açambarcar tudo que havia no mercado de forma anular uma qualquer tentativa de aparecimento de um canal concorrente; deu para aguentar enquanto funcionou em monopólio de facto, o que lhe levou a alcançar perto de 700.000 assinantes, e enquanto detinha os direitos dos jogos do Benfica a preço de saldo, que lhe originava brutais lucros, que dava para cobrir os custos enormes do açambarcamento, para mais ajudados pelos políticos, que não parava de lhes conceder licenças de transmissão para escoar e rentabilizar o possível a nível de publicidade todos esses conteúdos; pois de outra forma ficavam a ganhar pó na prateleira e os custos ainda eram maiores. Depois é o que sã sabe sem estarem minimamente preparados o Benfica tirou-lhes a teta da boca e rapidamente ficaram sub-nutridos. Se calhar passa por aqui a solução; emagrecer a sua carteira de conteúdos e baixar preços de assinatura... Pois do seu actual universos de assinantes, pelo menos cerca de 50% são Benfiquistas... Imagine que metade destes acabam por deixar de ser... nunca vão conseguir compensar essa perda com adeptos de outros clubes... Dai terem que negociar com o Benfica numa posição sub-alterna; e prontos a ir de encontro aos desejos do Benfica.

      Analista de Sistemas.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking