O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Temas da moda: Vamos falar de "Transições"

. 16 comentários
Ah espera, o que está na moda são as transições que o mister Jesus faz no campo... as que eu vou falar são as transições do mister Tralhão para o mister Cristóvão e do Cristóvão para o mister Jesus.

Olhemos à equipa da Final da Youth League:

Thierry Graça, Rafael Ramos, João Nunes, Alexandre Alfaiate, Pedro Rebocho, Estrela, Gilson Costa, Rochinha, Romário Baldé, Gonçalo Guedes, Nuno Santos. Jogaram ainda Hildeberto Pereira e João Gomes. O Raphael Guzzo não jogou porque estava castigado.

Destes, há excelente potencial já nesta idade no Thierry Graça, Rafael Ramos, João Nunes, Raphael Guzzo, Rochinha, Gonçalo Guedes e Nuno Santos.


Estranhamente, o Rafa acabou dispensado/cedido ao Orlando City, depois de ter sido escolhido como o lateral direito da equipa ideal da Youth League a par de João Nunes, Rochinha e Gonçalo Guedes, ao lado de jogadores como Adama Traoré e Munir El Haddadi (ambos do Barcelona, este último já se estreou na equipa principal e foi convocado para a selecção principal de Espanha a substituir Diego Costa).

Destes todos subiram à equipa B. O Thierry não jogou ainda nenhum jogo, o Rafael foi então dispensado, o João Nunes tem jogado muito pouco na "sombra" do Marcos Valente e do Lindelof e o Nuno Santos esteve lesionado e regressa agora. O Rochinha é um "estranho caso de eclipse" que se diz estar associado à sua recusa em ir para o Orlando City com o Rafael e o Estrela (este chegou onde podia por ser... "catanado") e o Guzzo saiu para o Chaves.

Algo está a falhar nesta transição! De treze (14 com o Guzzo que estava castigado) jogadores que actuaram na final, sete são de grande qualidade e quatro deles foram eleitos como os melhores da competição jovem pela UEFA... e apenas um tem tido espaço efectivo na equipa B, o Gonçalo Guedes.

Bom, se já nem para a segunda divisão os nossos jovens que se destacaram na Youth League têm qualidade de ser aposta segura, bom então... algo está mesmo errado!

Admito perfeitamente, ainda que considere inaceitável face à qualidade e investimento feito na formação, que o processo de transição para a equipa principal esteja deficiente. Agora dos juniores para a equipa B?

De todos os casos, há questões que não se percebem e outras compreensíveis:

O Guedes está n caminho certo! O João Nunes tem muita qualidade, mas tem apenas 18 anos ainda. O Fábio, o Marcos e Victor têm 20 anos e já um ano de experiência de profissional. Entendo que possa "ir entrando". O Nuno Santos obviamente que percebo a ausência pela lesão, mas pela sua qualidade, vai rapidamente dar uma luta feroz ao Helder Costa.

Mas depois não se percebem outras situações:

- Empréstimo do Guzzo ao Chaves?
Para jogar o João Amorim que já leva 22 anos e ainda não justifica mais que a equipa B?

- Dispensa do Rafael Gomes?
E ficarmos apenas com o Nelson Semedo? Esta época já vi o João Nunes a jogar ali...

- A "seca" do Thierry Graça?
A movimentação tardia dos guarda-redes na equipa A impediu que o Varela "vá jogando" pela B e obrigou o Varela descer para a B. Assim, temos o Bruno que tem muito valor e tem que jogar com regularidade e o Thierry que tem muito valor e... tem que jogar com regularidade, mas não joga. Ou seja, o Bruno deveria ter sido emprestado a uma equipa da II Liga para dar espaço ao Thierry também, dado que não iria ser terceiro guarda-redes da equipa A. Esperemos que não seja uma época perdida na B.

- O "eclipse" do Rocinha?
O que se passou para o Rochinha simplesmente não jogar 1 min desde o início da época? Será verdade que foi "castigado" por não ter aceite ir para Orlando? Será isso boato (algo que não estranharia)? Bom, seja como for, foi a par do Bernardo um jogador que foi uma aposta do Benfica numa renovação de longo prazo e que num ano crítico parece... eclipsado. Caso estranho.

Ou seja, entre a triagem já feita entre os principais que jogaram a Youth League, a tal onde fomos exemplo e finalistas, apenas estão a jogar regularmente na B um jogador (outro veremos se depois da lesão lá chega). Há dois casos compreensíveis e... o resto não se percebe.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. O Benfica B começa a ser um cemitério de jogadores que ainda não têm potencial para subir à equipa principal em vez de uma fase de transição para os Juniors ganharem estaleca e mostrarem que têm qualidade.
    É que para juntar aos Juniors ha tambem os jovens recem contratados e que enquanto não têm ritmos/ideias de jogo de Portugal.
    Ha jogadores que dava para ter equipa C!
    Era hora de fazer empréstimos a equipas da 1ª de jogadores como Lindelof, Ruben Pinto, Fabio Cardoso, Bruno Varela.

    ResponderEliminar
  2. eu não entendia é se isto acontecesse no fim da época... mas como a época mal começou...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/9/14 19:01

    É natural que não se entenda. Não trabalhamos com os jogadores, não os conhecemos sequer como pessoas, não conhecemos a sua personalidade e o seu carácter, apenas de os ver jogar dentro do campo amalhas de distância, não conhecemos os números dos seus desempenhos físicos e as estatísticos dos treinos e dos jogos, etc., etc.

    Especular sobre algo que desconhecemos totalmente acho descabido e fora de tempo. Mais inteligente é confiar nos PROFISSIONAIS que trabalham com eles todos os dias e esperar. Porque a maturidade física, mental, psicológica e técnica de cada jovem é diferente de jovem para jovem especialmente nestas idades.

    Vejam o exemplo do Ruben Neves que tem 17 anos mas parece que tem mais 10 anos, nunca passou pelo juniores nem nunca foi aposta dos treinadores. Porquê? Porque está ANOS à frente dos outros. E PORQUE TEM TALENTO! O talento não se consegue com dinheiro nem como resultado de apostas, nasce com a pessoa!

    De quem é a culpa? Dos pais!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa passar mais um joguitos e vais ver a MAGIA (fabricada pela CS amestrada) esfumar-se.

      Ainda ontem na seleção mostrou a sua verdadeira Magia.... ZERO.

      Jeremias Lopatêgo

      Eliminar
  4. Anónimo9/9/14 19:50

    Já puseste a hipótese de o único com verdadeiro potencial para chegar à equipa A ser o Gonçalo Guedes? E no patamar seguinte virem o Rebocho e o Nuno Santos, com potencial para fazer carreira na 1ª Liga? João Nunes, Alfaiate e Rochinha vêm no patamar seguinte, mas os dois primeiros têm de modificar a sua atitude competitiva, o que acredito que vá acontecer após passarem esta época toda sem jogar! De todos os outros nem vale a pena falar. Daqui a 5 anos estamos cá para nos rirmos de quando existiam adeptos do SLB que pensavam que o Thierry, Rafael Ramos, Estrela, Gilson, Romário e Hildeberto iam ser jogadores de futebol...

    ResponderEliminar
  5. Eu já desisti de entender. O que me parece antes de mais é que as transições de jogadores dos juniores para a B e da B para a A, estas transições não estão solucionadas e mais parecem um embaraço para a estrutura directiva que não sabe o que fazer com os jogadores. Também eu já estranhei a ausência do Rochinha. Um dos jogadores mais promissores nem para o banco é escolhido. Guzo, um dos melhores, foi para o Chaves porquê? O Chaves está na 2ª Liga tal como o Benfica B. E o convénio, ou acordo, com a tal equipa americana, para que serve senão para despachar jogadores? E o Ruben Pinto e o João Amorim o que estão a fazer na B? Com a idade que têm ou deveriam subir à A ou serem dispensados/emprestados. Este fluxo de bons jogadores vindos da formação está a embaraçar a estrutura e a criar a maior confusão. Isso parece-me nítido e nem o Mendes consegue dar vazão a tanto "material".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confusão e da grande, vai na tua mona. E de quem pensa nessa onda.

      Benjamim Confucio

      Eliminar
  6. Anónimo9/9/14 19:53

    Gonçalo Guedes é o único com potencial para equipa A. Rebocho e Nuno Santos vão fazer carreira na 1ª liga. Rochinha, Guzzo, Alfaiate e João Nunes estão um pouco abaixo, mas se modificarem comportamentos e atitudes de meninos mimados podem chegar lá... Daqui a uns anos, todos nos vamos rir de quando existiam adeptos do SLB que achavam que o Thierry, Rafael, Estrela, Gilson e Hildeberto iam ser jogadores de Futebol... Em que planeta vives???
    Ass: MS

    ResponderEliminar
  7. NauBenfica9/9/14 19:55

    Acompanho a maior parte destes jogadores, desde que existe a Benfica TV (vejo praticamente todos os jogos realizados no Seixal). Tenho assistido com agrado ao seu crescimento como indivíduos e como atletas. Ao longo do tempo fui-me convencendo de que, num futuro próximo, alguns deles integrariam a equipa principal. A Youth League foi a confirmação internacional do valor que estes miúdos vêm patenteando cá dentro. Estranharia muito se não começássemos a aproveitar, já, esta valiosa prata da casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/9/14 22:48

      A Youth League foi boa para medir a competência da formação do Benfica e dos profissionais que lá trabalham. Mas os jogadores jogaram contra miúdos da sua idade. Nunca nos podemos esquecer disso. Jogar contra adultos (ou contra miúdos da mesma idade mas mais adultos) é totalmente diferente. Notou-se isso quando jogámos com o Barcelona.




      Eliminar
    2. Para se ver o aproveitamento da nossa valiosa prata da casa, proponho à NAUBENFICA e a todos os passageiros que nela navegam, bem como de toda a sua tripulação, que se sentem, não vá a longa espera agravar penosamente as varizes...

      Eliminar
  8. Anónimo9/9/14 22:25

    ai agora já se pode dizer que o estrela era catanado? há lá mais...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/9/14 22:43

    Alguém se esquece ou então não sabe para que serve a equipa B num clube! A equipa B antes de mais é uma equipa que serve de municiadora quando necessário a necessidades da equipa principal e de dar competição se caso necessário a elementos menos utilizados da equipa A; vide casos da época passada de Oblack, Jardel, St. Vitória, André Gomes e de Ivan Cavaleiro por exemplo; em segundo serve para começar a lançar jovens jogadores em competição mais exigente, preparando-os para outros patamares competitivos e em ultimo para começar a integrar em termos de treino e de minutos de jogo os jovens mais promissores vindos dos juniores, não para começarem a serem titulares só porque sim. Claro que haverá sempre uma excepção que confirma a regra pela qualidade no momento demonstrada... caso de Gonçalo Guedes.

    JJ

    ResponderEliminar
  10. alexandre pato9/9/14 23:34

    GB espero mesmo que nunca te cales com este assunto da formação, se for preciso faz um post todos os dias sobre isso! É preciso lembrar a alguns adormecidos que a fabulosa formação do Benfica é uma falácia que só serve para atirar areia para os olhos dos adeptos DO FUTEBOL PORTUGUES e um atentado á inteligencia de alguns, enquanto um Talisca tem por parte da direção e da maior parte dos adeptos uma grande dose de paciência, otimismo, reconhecimento de uma qualidade que ainda nao mostrou, quer no Benfica quer nos videos do Youtube, e leio aqui que jovens benfiquistas da casa e portugueses (nada contra os estrangeiros, mas quem é do Benfica de outros tempos sabe do que falo) com provas dadas ainda nao estão prontos para substituir Bébés e companhia e deveriam ser até emprestados (que barbaridade) algo esta mal no ADN e na exigência ao Benfica!
    Gonçalo Guedes em nada é inferior a Ruben Neves e no entanto o ultmo joga na Champions, Gonçalo Guedes mete o Mané num bolso, um Jara nem se fala, o menino defesa direito que deram ao Orlando é melhor que Cancelo...enfim, infelizmente ter qualidade não chega em Portugal, é preciso um bom "agente"! Por enquanto vamos assistindo ao pseudo aumento de qualidade do Talisca e outros sentadinhos e até pode nao dar nada mas tentou durante um ano, vamos ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh alexandre pato nao te esquecas disto que te vou dizer.
      esta epoca vais ja ver o Goncalo Guedes alinhar algumas vezes na primeira equipa, no entanto ele vai ser decisivo para nos sagrar-mos campeoes da segunda liga...vamos esmagar por completo.
      Para o ano sim o Goncalo estoira a serio na primeira equipa e meu amigo depois nao vai haver clasula que o aguente por ca...estamos perante o futuro melhor jogador do mundo.
      podes crer que todos esses records do cristiano ronaldo vao ser superados. A formacao do Benfica vai comecar agora a carburar.

      Eliminar
  11. Eu também gostava que se dessem oportunidades aos miudos que saem das nossas camadas jovens. Pelo menos as mesmas oportunidades que se dão aos jogadores estrangeiros. Assim podiamos dizer que os milhões que se investem no seixal são um desperdicio, ou pelo contrário são uma mina de ouro. Mas desses 14 vierem a jogar um ou dois na equipa principal já será muito bom. Embora em diferentes escalas, a formação, faz-me lembrar os miudos que na 'nossa rua', fintavam toda a gente, que todos diziam que tinham qualidade e eram craques, mas que quando iam jogar para os clubes da terra ou para os chamados 'grandes' vinham recambiados, ou acabaram por fazer carreira em clubes pequenos.
    VR

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking