O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Sabemos formar... só falta saber aproveitar!

. 23 comentários
No tópico anterior já deixei a minha opinião sobre esta temática, mas regresso a esta questão a propósito da distinção da UEFA feita à presença do Benfica na Youth League:


"A UEFA considerou que Benfica utilizou esta competição de uma forma exemplar como uma plataforma de desenvolvimento para complementar os seus programas de formação e treino", revelou o Benfica. 


De acordo com a UEFA, o Benfica "honrou os valores desta nova competição, disfrutando da mesma e dando prioridade aos aspetos em torno do desenvolvimento e crescimento dos seus atletas". 

O clube português recebeu a distinção do organismo europeu de futebol, num seminário que reuniu os 32 participantes da segunda edição. "A UEFA Youth League veio ocupar um espaço competitivo importante e nós encarámos com toda a seriedade e humildade esta prova, encontrando na mesma um espaço privilegiado no desenvolvimento dos nossos atletas e treinadores", salientou Armando Jorge Carneiro, diretor-geral do Centro de Formação e Treino do Benfica

in O Jogo

A UEFA Youth League é uma competição que teve a sua primeira edição na última época, colocando em prova o escalão júnior dos clubes representados na edição da Liga dos Campeões. Na última época o Benfica teve no plano desportivo uma grande montra, ao chegar à final depois de golear o Real Madrid (4-0) e na qual acabaria como vice-campeão, perdendo então para a formação do Barcelona.


Entretanto, desta equipa que venceu o SLBenfica, nas duas primeiras jornadas o Barcelona já estreou Munir El-Haddadi e Sandro Ramirez e na calha diz-se que está também o Adama Traoré.

Ora, é aqui que reside a grande diferença entre o SLBenfica e o Barcelona, por exemplo, no aproveitamento do trabalho fantástico que é feito nos escalões de formação. Tal como referi no tópico Será por isto que Jesus não aposta na formação? aparentemente o grande problema do SLBenfica poderá estar, segundo as informações que vão sendo dadas a conhecer na imprensa, na preparação destes jovens para os desafios físicos e mentais de transição para a equipa principal.

A verdade é que quem viu o Munir e o Sandro a jogar neste início de temporada pelo Barça, nem notou que acabaram de sair de idade de junior, sendo que ambos já jogavam, apesar da idade junior, na equipa B do Barça, o que desmente claramente a "conversa" do Jesus sobre as etapas.

O SLBenfica tem tido diversas distinções e visitas de grandes clubes e até com tradição na formação de jogadores para falar com os nossos treinadores, com palestras e organização de colóquios sobre a temática do treino e da formação. Neste aspecto, o SLBenfica tem "dado lições" de bem fazer a diferentes clubes.

Se calhar está na hora de passarmos agora à fase de ouvir mais e melhor o trabalho de quem tem sido capaz de passar da boa formação de atletas ao... bom aproveitamento dessa formação. Não está aqui em causa se esses clubes aproveitam jogadores de classe mundial, se depois os vendem ou se têm capacidade para os manter ou ainda se depois não os "tapam" com craques de largos milhões (por terem essas posses).

O que está realmente em causa é: COMO TRANSITAR DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO PARA AS EXIGÊNCIAS DAS EQUIPAS DE TOPO?

No tópico anterior já referi a minha opinião e acho que o problema pode mesmo estar na organização que não está preparada para isso... desde o topo.

- Talvez Jorge Jesus e Rui Costa devam ter a liderança técnica e de topo, respectivamente, neste processo. Talvez Armando Jorge Carneiro deva estar na linha de reporting de Rui Costa e não de Domingos Soares Oliveira (WTF??!).

- Talvez deva haver um planeamento integrado que começa nos juvenis e termina só na equipa principal e para isso o treinador principal tem que ter uma palavra a dizer no tipo de atletas que pode e quer receber para a sua estratégia táctica, de treino e de jogo.

- Talvez a liderança de topo comum possa influenciar a política técnica do treinador no sentido de, reunidas as condições na formação, ele seja mais incentivado e pressionado a privilegiar essa via.

- Talvez a questão da responsabilização seja fundamental e tenha que se por fim a uma "luta de galos" entre quem diz que forma muito bem e quem diz que potencia como ninguém, mas não potencia quem é formado com a excelência que se anuncia.

Eu já fiz a minha parte e já deixei algumas ideias de como isso pode ser feito... 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Anónimo5/9/14 17:19

    Com todo o respeito ,
    Não percas mais tempo com ideias e teorias
    Conforme escrevi num comentario no outro post , investiga e descobre porque a formação é uma farsa !!
    Não se trabalha bem na formação porque podes obter comissões na compra e nunca na venda .
    Os jogadores da formação dos tres grandes sabem que nao vao ter chances !!!
    Os do Braga e do Guimaraes lutam, trabalham e ja estão na equipa principal e a jogar a titulares porque sabem que podem ter essa chance, os nossos podem ser muito bons mas depois vem um imbecil dizer que lhes falta fisico , e como o imbecil manda em tudo , o Rui Costa come e cala ficamos todos contentes e vaidosos com o que a UEFA diz .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Santos5/9/14 19:29

      Epá, o imbecil como tu lhe chamas já ganhou 2 campeonatos e atingiu duas finais da Liga Europa e quando ele diz que os gajos da formação não servem é porque não servem mesmo.

      Quem é o guarda-redes da formação que vai tirar lugar ao Júlio César?

      Há algum central da formação superior ao Luisão?

      E quem do meio-campo da formação que tira lugar ao Salvio, Enzo ou Gaitan?

      Os anti-JJ e os anti-LFV têm que calar e comer.

      Eliminar
    2. Anónimo5/9/14 22:56

      Tás a falar dos corruptos ou da agremiação de alvalixo?

      Brunalgas Peidoso

      Eliminar
    3. Jorge Vieira6/9/14 12:39

      Braga e Guimarães? A sério? Mas esses clubes estão na Champions? Na Liga Europa? O Guimarães é tão bom exemplo que ainda há uns anos foi fazer um estágio para a segunda divisão e o Braga acabou pertinho do Sporting há bem pouco tempo. Se queres comparações, compara com equipas de topo, que lutem por 4 a 5 troféus todas as épocas.

      Eliminar
  2. Acrescento eu:

    - Talvez se o clube tivesse um presidente conhecedor do futebol, conhecedor do Benfica e menos interessado nas negociatas pessoais, a formação não fosse sequer um assunto...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/9/14 18:27

    O ideal é continuar a pagar 5, 6, 7, 8, 9, 10... milhões por miuditos de 18 ou 19 anos que depois são emprestados para rodar e quando voltam são vendidos ou terminam contrato, ficando o SLB de prejuízo...
    2 exemplo muito prático...
    Quanto custou o Olah John? Que idade tinha?!? Seguramente vamos vende-lo por 5M num futuro próximo...
    Quanto custou o Djuricic? Que idade tinha?!? Seguramente vamos vende-lo por 3M num futuro próximo...
    E já agora esperemos no proximo ano não estar a falar mal do Cristante!
    Aqui conta é a guerra de empresários, e valor de comissões!!!!

    O resto são "peaners"...

    Duriense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias informar-te antes de falar. Pelo menos no caso do Ola John, a percentagem do passe que é do Benfica é reduzida. Essa questão do prejuízo cai logo pela base. Quanto ao Djuricic não tenho a certeza se também foi adquirido com parceria, mas mesmo que não tenha sido, aposto o que quiseres em como não vai dar prejuízo, qualquer pessoa que perceba alguma coisa de futebol vê que o jogador tem qualidade, simplesmente não esteve enquadrado no estilo de jogo da equipa. É um internacional sérvio, e foi um dos melhores jogadores na Holanda jogando num clube mediano como o Heerenveen.

      Devias pesquisar e perceber quantos milhões foram gastos nesse tipo de jogadores e quanto recebemos nas vendas dos que já saíram, para perceberes que tem sido altamente vantajoso, já para não falar do que jogaram no clube.

      Eliminar
  4. É muito bonito!!!!!
    Mas escamotear a verdade é muito feio!!!!!
    Esqueceste(porque te interessou)que esses jogadores se estrearam e desapareceram porque o Barça tinha uma série de jogadores lesionados.
    Já agora!!!!
    Diz-nos por onde andam os supra-sumos da formação do Barça,nos "só" 6 anos,não é preciso mais.
    Vê lá se descobres algum em Portugal e onde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira6/9/14 12:42

      o problema do milagre da formação é que só se lembram dos casos de sucesso. e basta um ou dois; olhemos para o Sporting, não se calam com a formação, que são dos melhores, etc etc. Quem é que formaram nos últimos 5 anos que esteja hoje a dar cartas no futebol? Pois, mas são sempre exemplos, apesar de ficarem em 7º no campeonato e estarem na falência.

      Do Barcelona lembro-me claramente do Jeffren, Bojan e outros tantos assim.

      Eliminar
  5. Já enjoa a conversa da aposta e não aposta na formação. As apostas em jogadores jovens que são contratados e depois vendidos têm dado frutos, tanto a nível desportivo como financeiro, e mesmo assim questiona-se a opção.

    Não são vocês a definir se eles têm qualidade ou não para jogar na equipa principal, é o treinador. E podem tentar insinuar todo o tipo de teorias para apostar em fulano A ou fulano B, que o treinador do Benfica terá sempre o meu benefício da dúvida, pelo simples facto de que nunca se acertou tanto como nestes últimos anos.

    Antigamente para quem se lembra, eram às carradas de contratações e aproveitava-se um ou outro, neste momento embora seja impossível acertar em todos, os que se acerta valem bem a pena e compensam largamente as falhas.

    Por mim podem continuar a contratar jovens de 7, 8 ou 9M€ desde que sejam de qualidade indiscutível e sejam do agrado do treinador, porque sei que futuramente a probabilidade de dar muito dinheiro a ganhar ao clube é enorme, para além dos benefícios desportivos imediatos.

    Era o que faltava a equipa ser orientada de fora para dentro, fossem adeptos, sócios, ou mesmo dirigentes a indicar quem joga ou deixa de jogar.

    Vocês querem um clube com meninos benfiquistas, cheios de amor à camisola (até surgir a proposta do estrangeiro), nem que isso custe lutar pelo 4º lugar. Esqueçam isso, enquanto o modelo funcionar, o caminho não será esse.

    Sportinguização do Benfica, não, obrigado!

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  6. ola jonh um jogador com potencial tarda em render, talves se jj aposta-se em ola jonh como avançado quem sabe nao rendia bem.
    mas a extremo nao.
    cavaleiro e bem melhor que ola jonh como extremo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/9/14 22:10

      Eu acho que o JJ devia testar e apostar no Ola a guarda redes. Se não der, a defesa direito, pois o Maxi já está velho e precisa de substituto!

      Eliminar
    2. Jorge Vieira6/9/14 12:45

      Cavaleiro é o quê? aahahahahhh porra!! acho que tens todas as credenciais para escrever neste blog, envia um email a quem manda nisto, com essas ideias vais ser recebido de abraços abertos!

      Eliminar
  7. Se o Benfica tem jogado a final com jogadores da equipa B como fez o Barcelona não tinha respeitado o espírito da competição. O Barcelona tem tido nos últimos anos muitos craques que aparecem e logo desaparecem... Mais uma vez é usado um exemplo de circunstância que não se sabe no que vai dar... Há quem ache que tarot é ciência...

    ResponderEliminar
  8. águia atenta5/9/14 20:03

    Alguém sabe pq q o nuno santos não foi inscrito na lista b do Benfica para a champions?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/9/14 10:43

      Não foi porque, quem sabe o que ele vale achou que ainda não era tempo.
      Tu deves conhecer melhor a situação do jovem acabado de sair de uma lesão.

      Deves estar atenta a coisas que se dizem irresponsavelmente, mas pelos vistos tambem germinas com a confusão.

      Josué Rolando e Quaresma

      Eliminar
  9. Anónimo5/9/14 20:04

    O Seixal está a evoluir... primeiro não dava nada, depois deu Roderiks e Davides Simão e Diogos Rosas que já eram jogadores de equipas de 1ª Liga, a seguir já deu jogadores para lançar na 1ª equipa e até para exportar para a Europa.
    Se mantiver esta evolução não será nada mau... mas longe de mim sonhar, como os do lado errado da 2ª circular,que um Benfica poderoso tem de vir da formação. De que me lembre isso só aconteceu 2 vezes nos últimos 20 anos (Barcelona e MU) porque de resto se queres qualidade tens de fuçar por esse mundo fora.

    ResponderEliminar
  10. Que rico exemplo!!
    O Ola John?
    Custou ao Benfica 1.8Milh~oes de euros por 20% do passe.
    Os restantes 80% são de um fundo.
    Só o empréstimo ao Hamburgo quase pagou os 20%
    É só entendidos!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/9/14 22:12

      Ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah! É tudo o que me resta dizer!

      Eliminar
    2. Será assim OMG? o que vem na imprensa é que OJ vem patrocinado pela Doyen em 50%, e que este fundo tem opção de venda ao final da terceira temporada por 6 milhões. Ou seja o SLB ou vende o passe no final deste ano por 12 milhões , ou paga mais seis à Doyen para ficar com a totalidade do passe. Não sei se é verdade, mas esta em mais que um jornal.

      "Sociedade" Gaitan & Lima na frente e OJ no lugar de Gaitan? veremos.

      http://www.noticias-do-futebol.com/content/nova-oportunidade-para-ola-john

      Eliminar
    3. Anónimo6/9/14 13:04

      Atenção!!
      Custou ao Benfica 8 milhões + 1 milhão por objectivos (à data 3º jogador + caro da história do Benfica), depois anunciaram que 80% do passe havia sido vendido, alienado, oferecido, o que quer que fosse à Doyen, e, que apenas detinha 20%, no entanto esses valores estão envoltos em neblina, apenas existem suposições.
      As tuas contas estão mal feitas, se o Benfica apenas detém 20% do passe, o empréstimo ao Hamburgo também apenas rendeu 20%!!
      Os 80% da Doyen valem quanto? Isto é mais um esquema e contratação mal explicada!

      Também me pareces ser muito entendido...



      Eliminar
    4. Anónimo das 13:04, parece-me que estás enganado.
      Não há informação correcta sobre Ola John. Quando foi comprado ao Twente, "falou-se" que foi por 9 Milhões, mas não há certezas.
      Semanas depois, a Doyen anunciou no seu site que chegou a acordo com o Benfica e ficou com 80% dos direitos económicos do OJ.
      Uns tempos depois, no R&C seguinte do SLB, vinha anunciado que temos 50% do passe.
      Se fores hoje ao site da Doyen, refere que a percentagem que eles têm do OJ é de 50%. Portanto são tudo situações mal explicadas.

      Em relação ao empréstimo ao Hamburgo, também não tenho a certeza se será assim. O SLB reparte com a Doyen os Direitos Económicos do jogador, mas é detendor da totalidade dos Direitos Desportivos. Logo, pela cedência temporária desses Direitos Desportivos ao Hamburgo (não houve nenhuma venda dos Direitos Económicos) parece-me que é o SLB que recebe a totalidade da verba do empréstimo.

      Eliminar
  11. Ou não sabes ler ou fazes que não sabes!!!!!
    O empréstimo ao Hamburgo quase que pagou os 20% que o Benfica detém!!!!
    Obrigado por me dares razão!!!!!
    Quanto a contratações mal explicadas,é para os teóricos das conspirações que por aqui abundam!!!
    Quanto o ser muito entendido ou pouco(irrelevante)é o suficiente para não ser "comido"como papalvo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking