O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 6 de setembro de 2014

LFVieira ou Jesus: Quem "ganhará"?

. 32 comentários
Há dois dias, no tópico O Dia em que Nelson Oliveira "morreu" para Jesus... eu referia algo que foi, porventura, desvalorizado por muita gente:

"Jogador morto, jogador ressuscitado? Veremos... para já parece que um "telefonema do gabinete" terá passado o jovem avançado para a frente do argentino Franco Jara que parecia ser posicionado na frente dele. A última vez que isso aconteceu, um "telefonema do gabinete" a reforçar a posição de um jogador, acabámos a vendê-lo por 30M€ ao Real Madrid."

Hoje o Jornal O Jogo traz isso mesmo à capa:

Jonas é, aparentemente, um "desejo" de Jorge Jesus para substituir o Rodrigo. Tal como referi sobre Samaris e Cristante, não dizer que um jogador dispensado do Valência não serve para o Benfica, simplesmente porque não o conheço.

Mas o Presidente, e muitíssimo bem, parece mais focado em "impor" ao treinador que os reforços que ele pretende estão já no SLBenfica: Nelson Oliveira e Gonçalo Guedes. O primeiro é um ponta de lança de raiz (um claro substituto para a vaga de "homem de área" de Cardozo) e o segundo, à semelhança de Rodrigo, pode jogar nas alas mas também nas costas do ponta-de-lança.

Bem sei que muitos defendem a tese que Jesus "matou" definitivamente o Nelson Oliveira. Eu, sinceramente, também acho que sim, mas alimento uma esperança que tal assim não seja. Por outro lado, custa-me muito a acreditar que o Jesus deixe no banco um outro seu pedido, Derley, e um seu fetiche, Lima, para apostar num jogador que "odeia" e noutro que terá dificuldade em dar confiança por não ser produto da sua "visão", na verdade o Guedes parece ter sido descoberto por todos antes do Jesus, e o mestre não gosta dessas coisas.

Quem "ganhará"? Se o Presidente se quiser impor e não contratar o Jonas (ou o Hugo Almeida, LOL, que também está livre) então o que fará Jorge Jesus?

Vai "esticar" o Lima como unica opção do ataque? Vai jogar com dois avançados usando dois jogadores semelhantes (Lima e Derley) e quando tiver que mudar passa para um sistema só de um avançado? "Promove" o Jara novamente apesar da pré-época ter mostrado que é muito inferior?

... Ou será que "se rende" ao Presidente, arregaça as mangas e se transforma no verdadeiro "formador" do Nelson Oliveira, retirando-lhe os "tiques de vedeta" à lá Ibrahimovic e dando-lhe dimensão futebolítica que ele sem sem qualquer dúvida, como aliás o treinador assumiu?

... Será que Jesus percebe que o Gonçalo Guedes, com ainda muito para evoluir (vai ser fenómeno, este puto) é já, possivelmente, a melhor opção que Jesus tem para apoio ao avançado, o tal "9,5"?

Há muitas questões que os próximos meses se vão encarregar de esclarecer. Para já, Luis Filipe Vieira parece irredutível na defesa dos jogadores da formação, aliás o Ivan Cavaleiro já tinha dado a entender essa mesma informação quando saiu.

Fica, desde já, a minha vénia para o Presidente pela coragem neste tema. O Presidente está, na minha opinião, carregado de razão. Só lamento que não tenha havido a mesma para "segurar" o João Cancelo (e talvez não fosse preciso ir buscar outro 6, porque o André Almeida quando puder jogar ali com regularidade vai ser um caso sério), o Ivan Cavaleiro (que continuo com a opinião que é melhor alternativa ao Salvio e Gaitan que qualquer das opções que o Jesus actualmente tem) e o fantástico Bernardo Silva (que sem dúvidas é mais jogador hoje e, acredito mesmo que, também no futuro do que será o Talisca naquele espaço do terreno).

Mais até do que no caso do Gonçalo Guedes, o Presidente estará a "forçar" a questão em torno do aproveitamento do Nelson Oliveira. A propósito da posição do Jesus relativamente a este jogador volto a recordar este tópico: E este, Jesus? Vale Milhões... ou não te sentes capaz?

Muita gente diz que o jogador deixou de ser aposta pelo que disse nas entrevistas nos anos seguintes a sair da Luz para equipas de fundo da tabela de Espanha e França.

Depois há os que dizem que ele deveria ter marcado "100" golos em cada época nessas equipas que, pobres coitadas, mal marcavam golos quanto mais pedir que o Nelson os marcasse e esses também ainda não me responderam a isto: Quem fez o que Nelson Oliveira não fez?

Ora, se Jesus não é vingativo em relação ao lance com o Chelsea (ver tópico  O Dia em que Nelson Oliveira "morreu" para Jesus...) então porque o jogador fez uma época positiva, palavras do treinador, e acabou dispensado? Isso tudo que lhe apontam foram reacções de mágoa depois de ter sido dispensado no final dessa boa época.

O PRESIDENTE ESTÁ CERTO E ESTÁ A DEFENDER OS INTERESSES DO BENFICA AO VALORIZAR AS APOSTAS NO NELSON OLIVEIRA E NO GONÇALO GUEDES.
ESTOU COM O PRESIDENTE NISTO!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Anónimo6/9/14 14:45

    O nelson tem 131 jogos 20 golos. Nestas épocas todas não marcou o que o cardoso marcou numa, o derley no ano passado numa equipa que marca poucos golos como tu dizes marcou 18...portanto por amor de deus para de insistir que ele é o substituto do cardoso, e sê imparcial em vez de andares sempre a pregar apenas por ser portugues.

    Vou ignorar o teu comentario em relação ao ivan, que até agora só mostrou que sabe correr e mais nada..

    josé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como vou ignorar todo o teu comentário. Comparar o Cardozo que jogou 7 anos no Benfica com o Nelson a jogar em equipas que se calhar juntas num ano não marcam tantos golos como o Benfica, é no mínimo desonestidade intelectual

      Eliminar
    2. Anónimo6/9/14 16:12

      Derley marcou 18 golos numa época no maritimo.
      o bebe no mesmo paços em que o nelson teve marcou 11 golos no ano passado. (eles têm um ano de diferença, pq não defendes o bebe?)
      rafael martins marcou 15 golos em 28 jogos pelo setubal.
      Até o cepo do steven vitoria marcou 11 golos em 27 jogos.

      Em vez de acusares desonestidade actual os outros arranja argumentos para o melson oliveira ser o substituto do cardoso sem ser o facto de ser portugues! Alem do potencial da época de estreia no Benfica não ha nada neste momento em que te possas basear para provar o contrário! No ano passado começou a época e acabou na equipa b, a culpa é do jesus é do benfica? O rodrigo foi emprestado e voltou do bolton mais jogador, e o nelson está farto de ser emprestado e vem cada vez pior.

      E dou.te um dado mais um dado ainda:
      o pizzi que tem um ano de diferença para o nelson, esteve no deportivo no mesmo ano que o nelson oliveira e marcou o dobro dos golos que ele, qual é a desculpa agora? E o pizzi é extremo. Achas que o ivan vai fazer igual?
      Tu nem defendes bem os Portugueses, defendes única e exclusivamente os jogadores formados no Benfica..mesmo contra factos que provam que estás errado.

      José

      Eliminar
    3. O Anónimo comparou o Derley com o Nelson, não com o Cardozo. E acho uma comparação bem válida.
      A desonestidade intelectual tá é do teu lado, Benfica by GB.....

      Eliminar
    4. Anónimo6/9/14 20:54

      eu já pus vários exemplos válidos. a questão é defender apenas portugueses formados no benfica, se fosse portugueses tinha o mesmo comportamento defendendo bebe, pizzi, eliseu por exemplo.

      jose

      Eliminar
  2. Não creio que Jonas, aka o detonador, seja obstáculo a afirmação de jovens como GG ou NO. E um jogador que não precisa de provar nada a ninguém e quer no Brasil, quer no Valência tem grande eficácia (nas ultimas épocas marcou sempre cerca de 20 golos e faz muitos jogos, logo poucas lesões). Duvido é que venha,e provavelmente ja esta a ser preparada uma desculpa? Para mim , são os Jaras e Derleys da vida que são obstáculo aos talentos da formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas a brincar?
      Então o Jonas é dispensado por ter o quê? Qualidade a mais?

      Eliminar
    2. O Jonas é dispensado por terem excesso de extra-comunitarios no plantel, e já terem o ataque recheado com :
      - Pablo Piatti - 25 anos - Argentino
      - Paco Alcácer - 21 Anos - Espanhol - "Canterano" do Valencia que já chegou à Selecção A Espanhola
      - Rodrigo Moreno - 23 Anos - Espanhol - dispensa apresentações
      - Alvaro Negredo - 28 Anos - Espanhol - idem

      Eliminar
    3. O Jonas é dispensado porque não pertence ao Mendes e é estrangeiro

      Eliminar
    4. O Saviola, o Aimar, o Garay, o Javi foram ou quê? Não vás por aí ó GB...

      Eliminar
    5. GB, so agora vi o coment. Epah, o Jonas é jogador que encaixa muito bem no estilo do Benfica do ano passado e substituir o Rodrigo , em termos de rotinas , não é dificil para ele. se ores ver as estatísticas dele nos últimos 2 anos no valência , verificas que jogou sempre, e em todas as competições, marcou golos na champions e é um jogado dinâmico que marca em média 10/15 golos na La Liga por ano. Antes disso no Grémio, era o "detonador" - melhor marcador de sempre do clube - e teve épocas de 30 golos se n me falha a memória. Não é um Alvaro Negredo, tem salário proibitivo e é extra comunitário (já alguem acima respondeu) , mas acho claramente um jogador que , desde q não tenha alguma lesão que esteja escondida, pode perfeitamente fazer 20 golos no campeonato português e ser muito importante para o ataque ao campeonato nacional. Como te digo, não é Jonas Oliveira que vai tirar lugar aos nosso craques made in seixal. Só os vai ajudar. Os derleys da vida é que empatam...

      Eliminar
    6. Anónimo6/9/14 20:19

      Nem vale a pena levar a serio o Geração. Gostava que ele tivesse a coragem de vir aqui dizer quantos jogos do Jonas viu.

      Mauro

      Eliminar
  3. Anónimo6/9/14 15:23

    Mete nojo
    ... e muito.

    Nuno Peidoso

    ResponderEliminar
  4. Só a pré-época não chega para dizer que um jogador é inferior. Não percebo a recente mania de atacar o Jara, parece que ninguém se lembra da sua época de estreia no Benfica. Acontece que quando percebeu que ia figurar no onze base na sua segunda temporada começou a acusar a pressão e a querer fazer tudo sozinho, muito nervoso. O seu problema está na cabeça, este ano está a suceder o mesmo. Tivesse marcado um golo na pré-época e começava a sair tudo bem, deixava de ser tão individualista pois já tinha mostrado serviço e jogava descontraído.
    Não vou apoiar mais o N.Oliveira só porque é português, para mim o Jara é melhor (em forma e a jogar com cabeça era o titular ao lado do Lima) e para JJ também, mas ele não pode mandar em tudo.
    Deixo aqui um vídeo para quem não se recorda da primeira época do Jara no SLB: https://www.youtube.com/watch?v=ONutwFFHn6E

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mas o Nelson não é avaliado pelos golos??? Mas nesse caso o registo do Jara é ainda pior...

      Ja agora, queres um vídeo com o BEST OF do Nelson e que é ainda melhor que esse? Os vídeos dos melhores momentos são optimos

      Eliminar
    2. «para mim o Jara é melhor (em forma e a jogar com cabeça era o titular ao lado do Lima)»

      É esta a exigência que os benfiquistas têm hoje em dia...Jara ganhou muito hype na 1ª época devido aos espalhafatosos vídeos que tinha no youtube e a ter marcado uns golinhos, de resto, burro, fução, demasiado trapalhão, e com problemas de finalização. É para mim dos jogadores mais overrated na história recente do Benfica !

      Eliminar
  5. Anónimo6/9/14 15:34

    O Ivan Cavaleiro não oferece absolutamente nada à equipa. Só sabe correr. Decide sempre mal. Sempre. E o Nélson Oliveira, até agora, só demonstrou ser bom jogador a jogar contra os miúdos da idade dele naquele Mundial em que Portugal chegou miraculosamente à final. Eu também gostaria de ver jogadores da formação na equipa A, mas só se esses jogadores tiverem qualidade, o que não é o caso de Ivan Cavaleiro ou, outro exemplo, de André Gomes. Foram bem despachados. Os outros, logo se verá. Claro que certas alternativas são incompreensíveis (Jara é uma delas, Talisca é outra), mas isso não implica que os miúdos da formação, só porque são da formação, sejam necessariamente melhores. Concordo com a necessidade de lhes dar oportunidades, mas isso não fará deles necessariamente grandes jogadores.

    Cumprimentos,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessa é criticar!
      Uns dizem que o Ivan só corre... Outros que não sabe correr. Brilhante!

      Eliminar
  6. Anónimo6/9/14 15:43

    Só uma pequena dúvida: não foi o JJ que no fim da época passada disse que havia um jovem jogador (Gonçalo Guedes) que poderia ter uma oportunidade no plantel principal? É por isso que acho que ele poderá apostar no puto sem esse estigma de parecer ter sido descoberto por todos antes dele. Vamos ver como o mister resolve esta questão.

    ResponderEliminar
  7. JJ odeia-o? A sério, não façam filmes, odio e uma palavra muito forte. Nem o comparem com Cardozo. Cardozo era um jogador de equipa, tabelava com os médios, servia os alas e ainda finalizava como ninguém. No processo ofensivo era fundamental, mas nunca foi verdadeiramente o primeiro defesa do Benfica. Avaliar avançados pelos golos, neste caso, não interessa. Nem vale a pena lembrar a deselegância de NO, que diminuiu Cardozo publicamente. NO andou perdido, espero que saiba usar agora a sua massa cinzenta. O tempo passa depressa, quando ele der conta já passou a carreira. O presidente está a lavar as suas mãos, não conseguem ver isso? Ou então, está o nojo a virar treinador contra presidente, um clássico.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/9/14 15:49

    Antes do mais, és um parvalhãozito igual ao teu comparsa "shadows".

    Quanto à formação e aos formandos vai para a puta que te pariu com eles atrás de ti.

    És um pateta sem categoria nenhuma. Não fales daquilo que não sabes.

    Mas porventura, o Nélson é teu amante ou pretendes pedi-lo em casamento?
    Olha que o gajo já tem namorada.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/9/14 15:58

    BbGB, eu fico impressionado convosco. Se não querem comentários negativos, ou críticas, fechem a caixa de comentários. Interessa é criticar? As pessoas dão a sua opinião, como vocês dão a vossa e, pelo que já percebi, sabemos mais ou menos todos o mesmo de futebol. O Ivan Cavaleiro é bom porque tu decidiste que ele é bom? O Nélson idem? Não gostas das opiniões que te deixam aqui, tens bom remédio: vai perguntar aos tipos do Lateral-Esquerdo, por exemplo, ou do Posse de Bola. Gente que não discute as politiquices, só os jogadores e que lida com jogadores e com futebol diariamente. Pergunta-lhes o que é que eles acham do fabuloso Ivan Cavaleiro ou do fantástico Nélson Oliveira e tens aí a tua resposta. Depois não te esqueças de vir dizer que o que interessa é criticar.

    João

    ResponderEliminar
  10. Eu também sempre achei o Nelson um talento que prometia muito mas não concordo que o Jesus o tenha queimado. Ele é que se queimou infelizmente! Com a mesma idade e tínhamos um menino estrangeiro que nunca veio para os jornais exigir minutos e durante anos a única coisa que ouvi(li) dele e do empresário foi que queria continuar a treinar e evoluir. Pode não significar nada mas o facto é que o Rodrigo sempre trabalhou e se esforçou pacientemente até ganhar um lugar enquanto que o Nelson parece que não tem paciência e quer o lugar só porque tem talento. Os golos são apenas um dos factores que se pode usar para avaliá-lo nos últimos anos mas os números nem são maus, mas porque é que na última época ele na 2ª volta desapareceu? Ou o mesmo no Corunha? Isto de se esforçar no início e depois relaxar faz lembrar o Reyes que fez o mesmo quando esteve cá, parece coisa de jogador vadio ou pouco auto-motivado, para mim. O Jesus exige dedicação e ninguém lhe pode apontar proteger quem não se esforça, por isso penso que a questão aqui será se o Nelson se encontra preparado para ser jogador ou se ainda acredita que basta ter o talento que as coisas vão acontecer...
    Pegando no que escrevi, reconheço que já faz tempo que não vejo uma entrevista dessas do Nélson, espero que seja indicativo de alguma mudança de atitude da sua parte! Seria muito positivo ter um Nelson com ganas a ser desenvolvido pelo Jesus, mas mais uma vez, não culpo o Jesus se tal não acontecer....

    ResponderEliminar
  11. Mais uma pérola do GB, não conhece mas diz que o jogador não presta. Grande credibilidade que tu tens.

    Foi dispensado porque o clube preferiu apostar em Negredo, Paco Álcacer (Internacional A Espanhol) e Rodrigo, como o Jonas já não é um jogador de muito futuro preferiram não lhe pagar o ordenado a ter que o pagar para ele se sentar no banco.

    Isso não faz dele um mau jogador, em Portugal seria muito bom e ainda por cima está habituado a jogar como segundo avançado em 4-4-2. A custo 0 e com salários aceitáveis (cerca de 1,5 milhões/ano) seria uma grande aquisição.

    Em 3 anos de Valência marcou 52 golos e fez 23 assistências, emfim é um grande jogador.

    Um jogador por ter sido dispensado de um clube não faz dele mau... Nani é um bom exemplo.

    Mas quem diz que o Cavaleiro é melhor que o Ola John, Suljani e Pizzi, mostra todo o seu conhecimento.

    Eu acho bem que o Jonas venha, faz-nos falta um jogador que garanta entre 15 a 20 golos por ano. Também gosto muito do Gonçalo Guedes, mas ainda tem algumas arestas a limar. Colocaria-o a jogar numas partidas mais fáceis (Taça e Taça da Liga) e se mostra-se estar á altura teria mais oportunidades.

    O Oliveira não faço ideia como estará, já não o vejo jogar á muito tempo, mas melhor que o Jara deve estar.

    ResponderEliminar
  12. https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10500390_418595504939289_3328176976473367488_n.png?oh=ec12e9c73d8d7344b7998b73ae36b696&oe=54935837&__gda__=1418887915_ecb112a12b9d80387571ed0efb95938a

    Porque é que vocês não falam disto, em vez de estarem sempre a querer arranjar problemas dentro do Benfica?

    ResponderEliminar
  13. Olha quem fala... Até parece que é isso que este blog faz todos os dias, a toda a hora, sempre com a mesma conversa que já mete nojo! É um ano com o mesmo! Tanto atacam o JJ como o Veira, como defendem um, para atacar o outro... Querem fazer à força toda do Nélson Oliveira um craque, só porque é português, e formado no Benfica, como se isso fosse um estatuto. Um jogador que ainda não se afirmou em lado nenhum... Deve ser culpa do JJ...

    ResponderEliminar
  14. continuo sem saber aonde foste desencantar que o nelson passou pra frente do jara.
    respondendo à tua pergunta o treinador vai teimar "esticando" o lima como o fez o ano passado e no outro, alias nunca foi o cardozo que impediu a afirmação do rodrigo mas sim o lima, repara que o lima esta neste momento há 10 jogos sem marcar já leva 834 minutos sem molhar a sopa, isto sem contar com os jogos particulares e ai são muitos mais, e continua a ser aposta inequivoca e vai continuar a ser.

    ResponderEliminar
  15. O jornal O jogo a prestar serviço a Luis Filipe Vieira, que lindo! A campanha nunca pára, e o GB "bebe" dela que nem um anjinho.
    Se LFV estivesse preocupado em apostar nos jovens tu GB nao estarias a postar tanto sobre a formaçao!

    ResponderEliminar
  16. Metam os miudos da formaçao a jogar e ja agora despachem os da equipa principal o Valencia aceita-os todos.algum tempo a esta parte este blogue insiste muito com a formaçao do Benfica mas temos o exemplo do Sporting a equipa Portuguesa com mais jogadores da formacao no plantel principal o que tem ganho nada nadinha nestes ultimos anos eu ate gostava que se aposta-se mais na formaçao mas se o Porto fize-se o mesmo se formos so nos a fazelo o Porto dispara por ai fora chega aos 50 titulos nao tarda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/14 16:34

      Finalmente leio algo decente.....ahahah e so bananas a achar que que futebol e um mais um....futebol nao tem segredos quem tem os melhores ganha mais vezes :)

      Eliminar
  17. Anónimo7/9/14 13:34

    Só para dizer, uma vez mais, que a esses nomes há que juntar RUI FONTE!

    E sobre isto "Muita gente diz que o jogador deixou de ser aposta pelo que disse nas entrevistas nos anos seguintes a sair da Luz" - não faz sentido, se não nem o Ruben Amorim tinha voltado ao Benfica nem o Silvio.

    DH

    ResponderEliminar
  18. Anónimo7/9/14 16:25

    Esta ideia de que se deve apostar na formacao e tao mas tao ridicula que ja nem perco tempo a ler tudo o que se opina sobre a mesma...
    Formacao num clube da dimensao do Benfica nao beneficia em nada o slb...se as pessoas fossem minimamente inteligentes punham os olhos no sporting e tiravam as devidas conlusoes...pfffhh mas enfim e perda de tempo tentar explicar o q e tao obvio.....
    O benfica e um clube grande muito grande.............. fica a dica :)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking