O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 10 de agosto de 2014

O Clube ou um Líder: um dia terão que escolher!

. 31 comentários
Muitos de vós pensam que não percebo o "culto do líder" que tomou conta de muitos, quase todos os benfiquistas, levados por essa "inveja" do FCPorto que nos levou a acreditar que tinham um grande líder responsavel por uma imensa hegemonia.

Durante muitos anos ouvíamos benfiquistas dizer "se tivéssemos o Pinto da Costa", como que pensando da mesma forma que criticam os portistas, ou seja, "que se lixe a forma como o faríamos, mas iríamos ganhar muito".

Infelizmente, esse grande líder nunca apareceu, pelo contrario apareceram vários que se aproveitaram dessa situação para resolver a vida pessoal. Até que chegou Luís Filipe Vieira e começou a "música do coitadinho"... Eram os abutres que faziam mal ao Benfica por dentro, era o trabalho dele que estava a ser prejudicado, eram os sócios que não o apoiavam e que assim ficava difícil chegar ao sonho, eram as ameaças de que se não fosse assim seria o caus, enfim... Ano após ano repetiam-se as lamúrias enquanto se montavam duas operações: 1) Imobiliária - com o estádio e o centro de estágio; 2) Financeira - com o BES para ter uma espécie de cartão de crédito com um plafond grande para ir brincando as equipas de futebol.

Nasceram os mitos da recuperação financeira, dos dream teams, de sermos maiores que o Real Madrid, de sermos os únicos a ganhar em Portugal, dos mandatos desportivos... Bastava apenas ser o líder, aceitar tudo o que o líder dizia, era simples.

Nasceu o culto do líder sem vitórias...

O clube não tem dinheiro, mas não faz mal porque o Presidente.........
O clube não tem tantas vitórias como o rival, mas não faz mal porque o treinador.......

Deixamos de ser um clube para ser um culto de pessoas. Hoje em dia os comentários dos blogs e as principais notícias de jornais não são sobre o Benfica, são sobre a liderança de Luís Filipe Vieira, o mestre do futebol Jorge Jesus, a referência do Benfiquismo (quando dá jeito) Rui Costa e o brilhantismo da gestão financeira de Domingos Soares Oliveira.

O Benfica deixou de ser um clube para passar a ser o resultado do que fazem (ou se propagandeia que fazem) quatro pessoas, sendo que uma delas é apenas usada quando é preciso limpar a imagem de outras duas.

Tanto quisemos ser iguais ao FCPorto de Pinto da Costa (e Reinaldo Teles e Fernando Gomes) que nos tornamos nisso mesmo... UM CLUBE DE BAIRRO, que é o que o FCPorto consegue ser, por muitos títulos que ganhem, não são o FCPorto, são o clube do Pinto da Costa, são um clube de bairro.

Pinto da Costa, com vitórias, e Luís Filipe Vieira, sem elas, conseguiram muito mais e melhor (para eles) que os grandes donos de clubes ingleses: não tiveram que comprar os clubes, mas os clubes sãos deles.

Pinto da Costa, com vitórias e Luís Filipe Vieira, sem elas, conseguiram uma "protecção divina" para os seus negócios e para as suas relações pessoais e profissionais através da liderança dos respectivos clubes. O primeiro sem o escudo do FCPorto já estaria preso e o segundo sem o escudo do SLBenfica nunca teria sido o empresário imobiliário da dimensão que se tornou com investimentos de largos milhões - o início com o Alverca e a Obriverca parecem hoje um brinquedo de criança para Luís Filipe Vieira.

Na quinta-feira lá teremos mais uma vez o Presidente não a ser chamado a responsabilizar-se pelo desbaratar da equipa, mas a limpar a sua imagem. O objectivo é que no final da entrevista todos confiemos mais nele e não que confiemos mais nas vitórias e numa nova grande equipa,

Se Luís Filipe Vieira tinha como plano "ser o Pinto da Costa do Benfica", parabéns! Está conseguido! Da minha parte, enquanto sócio (com mais anos que ele) não era isso que eu esperava dele quando votei nele para o primeiro mandato. E nunca será isso que quero dele ou de qualquer outro Presidente. Quando quiser ter um Pinto da Costa faço como fez Vieira e faço-me sócio do FCPorto.

Quanto ao FCPorto não sei, não conheço a sua história, mas respeito-a integralmente até aos anos 80. Mas no que diz respeito ao Benfica, nunca fomos, até à inveja ao regime presidencial do FCPorto, um clube de culto de líderes, mas sim um clube de dimensão ímpar, onde o que seguíamos incondicionalmente... Era o clube.

O "culto" mais próximo que conheço do que foi o Benfica até termos querido ser o FCPorto são clubes como o Barcelona ou Liverpool que independentemente de quem os lidera, especialmente o clube inglês, mantêm uma identidade que é assente no clube e nos valores principais do clube. 


Um dia teremos que escolher entre continuarmos a seguir um líder no rumo que mais lhe convém a ele, ou obrigar quem liderar o clube a seguir o caminho que mais convém ao clube que amamos.

Dou "um doce" a quem conseguir, sem se preocupar em ser obtuso, ler este texto sem lhe atribuir uma crítica ao Presidente, é só porque o texto não é sobre o Presidente, é sobre nós... os benfiquistas. Tentem, só por esta vez deixar a vossa criatividade seguidista de parte...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários

  1. Tu es um fraco Benfiquista de Benfiquista nao tens nada criticar o Presidente que salvou o Benfica nestas horas?? es um cobarde um fraco enfim devias ter vergonha na cara se o LUIS FILIPE VIEIRA nao aparece se o Benfica nao existia sim o Benfica nao existia apoia e o clube e para de escrever coisas sem sentido SILVA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *hic e mais uma cerveja *hic bibó bieiasaz dfbdbfsvsdc *hic

      Eliminar
  2. na mouche o culto da personalidade hoje ta mais doido ke nunca mais doido ke no japao ou china é Ronaldo acima Ronaldo abaixo é messi acima messia abaixo é Guardiola acima Guardiola abaixo é mourinho acima mourinho abaixo no benfica a mesma coisa é jorege jesus acima Jorge jesus abaixo é lfv acima lfv abaixo fogo o ke é demais enjoa não se fala dos clubes ou é raro falar dos clubes é o benfica de vale e Azevedo é o benfica de vieira é o benfica de eusebio ora o benfica não e de ninguém ate o ferguson acabou no man United os clubes tem uma historia com altos e baixos e o que importa e falar disso não adorar pessoas as sads deram cabo disso tudo farinha pronto o ke kero é ke o benfica clube ganhe a supertaça o resto da sad ke se lixe são tantos egos borrabotas lambecus nessas sads todas vicente silva

    ResponderEliminar
  3. BbGB, fazes uma grande confusão entre criticar opções apontando alternativas viáveis e vantajosas e um discurso oposicionísta demagogico, que muitas vezes revela um ódio cégo e primario a quem lidera o clube e outros que o servem.
    Apoiar as lideranças faz-se no apoio a candidaturas que uma vez eleitas merecem o respeito de serem criticadas como parte integrante do clube.
    Todos dévem contribuir através da critica construtiva mas também através do apoio e unidade que aumenta a força do clube, sobretudo nos momentos difíceis.
    Criticas falaciosas seja a que parte do clube, apenas procuram a desunião e enfraquecem o clube, até uma criança percebe isto.

    Exemplo:
    Jaime Antunes, ontem na CMTV em programa dedicado à "crise no Benfica", em plena mudança do discurso dos ultimos dias(tal como os seus colegas de programa e más linguas inveterados) e ao sustentar que a crise não era desportiva mas financeira afirmou algo do género.
    -Existe um grave problema de tesouraria no Benfica, nos ultimos anos a SAD tem registado constantemente prejuizo.

    Sabendo o resultado dos dois ultimos exercicios, aumentos de receitas várias e contabilizando todas as receitas extraordinárias desde o inicio de 2014 é de desonestidade atroz afirmar isto em publico, sobretudo quando se é economista.
    É a este tipo de critica que me reporto quando considero alguns benfiquistas pouco benfiquistas.
    Os da critica desonesta que apenas prejudica o clube, não a liderança em particular.
    Mas isto os responsáveis pelo destilar de ódio também sabem, por isso serem injuriados é apenas uma parte do que merecem!
    Defender um mínimo de verdade logo de benfiquismo a quem opina em publico, não é a meu ver defender apenas o presidente do Benfica ou o Manuel, é defender o clube.

    Por isto entendo falhas por excesso de fervor como as do Pedro Guerra muito melhor do que as mentiras e meias verdades de gente que ora mete apenas nojo, ora é ridícula no desespero que demonstra ao tentar esconder um ódio e inveja latentes.

    A escolha que referes entre clube e presidente(direcção) é no acto eleitoral, que até pode ser antecipado desde que devidamente justificado. Mas lá está, alguns andam há anos à procura de canetas para então reunir assinaturas!; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que falou em eleições ou escolha de líderes?

      FONIX tenho que começar a escrever em Mandarim para ver se entendem...

      O que escrevi não foi só O líder mas sobre o CULTO ao líder em vez de ao clube.

      Argh... Limitação intelectual ou desonestidade?

      Eliminar
    2. O Jaime Antunes é um incompetente, percebe tanto de gestão como eu de mandarim!
      Se há problema que o Benfica não tem, ou não tem tido nos últimos anos é falta de liquidez. Só uma pessoa muito ignorante que nem ler sabe pode fazer afirmações dessas. Sendo economista é ainda mais grave. Só pode estar de má fé.

      Eliminar
    3. Tens de começar a levar no focinho. Nâo vais lá de outra maneira Tomás...

      Daniel

      Eliminar
    4. Amigo Fernando Santos Tomás Guerra,

      E o campeonato, como prognosticava na semana passada, será um mero "passeio"?

      Si Oporto en la última temporada no tuvo un buen rendimiento en Portugal y todo Europa, está vez saldrá con todo. Es por ello que los azul y blanco han salido de compras para asegurarse los mejores jugadores, la mejor platilla.

      Fernando, el Oporto es un equipazo? Entonces hay que intentar el passeo, no?

      Candido

      Eliminar
    5. Daniel ou anónimo ou la que e o teu nome, que eu saiba o Benfica e um clube plural e com variedade de opiniões. Continua a ter a mania que és mau que pode ser que um dia percebas a forca do Benfica.

      Sócio Sempre

      Eliminar
    6. LOOOL Lá veio este demente por joanetes bruxoempatafada comentar! Este dragay passa a vida aqui e no relvado! Não tem mesmo vida!

      Eliminar
    7. Continuo a não compreender como se publicam comentários como o do daniel. Ainda por cima em resposta a um comentário sem insultos ou ofensas do Fernando Tomás. Já sei que muitos não gostam do que ele diz, mas como contra-argumentação... a ameaça. Depois não gostam do rótulo taliban...

      Eliminar
    8. Este Daniel é o mesmo que comenta em blogues portistas a elogiar textos mentirosos e falsos que fazem parte de uma campanha contra o Benfica. Este foi no Tribunal do Porto:

      ANÓNIMO
      “Sou Benfiquista mas estao ai muitas verdades sobre o vigarista do nosso presidente que ja merecia uma estatua no dragao por tudo o que vos tem dado...

Cumprimentos

Daniel”


      Um benfiquista exemplar, portanto! Prefiro mil vezes o Pedro Guerra, esse pelo menos é Benfiquista.


      Eliminar
    9. O que mais gostaria era de poder ouvir pessoalmente os argumentos de totós como o Daniel mas como são maricas escondem-se em vez de apresentar argumentos nos locais proprios. Ou ninguém lhes assina um requerimento de assembleia geral!
      Por alguma razão o Bruno de Carvalho foi com seguranças votar, é que são desonestos e maricas.

      BbGB, tu e alguns maus perdedores é que cofunde defesa da verdade e bom senso com culto do líder, criticas construtivas com tretas sem qualquer aplicação pratica.

      Eliminar
    10. "Todos dévem contribuir através da critica construtiva mas também através do apoio e unidade que aumenta a força do clube, sobretudo nos momentos difíceis."

      Na resposta peço desculpa se não é aqui ;)

      Benfica Todos Tempos, até de baixo de água, boa noite

      Eliminar
    11. Candido só percebi metade porque o castelhano não é o meu forte mas cada vez mais estou confiante no passeio.
      Basta acompanhar os jogos da concorrência para ver o descalabro que espera os lagartos e os lopeteguis.
      Vai ser giro de ver quanto tempo demora a rebentar a bronca nos corruptos, eu aposto que é logo após a segunda mão com o Lille, depois de corridos e com quaresma no banco começa o cabaret!

      Eliminar
  4. qual é a diferença.
    não podem coexistir a duas.

    ResponderEliminar
  5. Essa de dizerem um clube ou um líder é de ir às lágrimas! Como se pudéssemos diferenciar uma coisa da outra. Um clube está dependente dos líderes que tem de quem escolhe para dirigir o clube e das suas competências! Não se podem dissociar! Nunca!

    Vocês nunca ganharão as eleições por mais que se matem com calúnias, mentiras e teorias conspiratórias!

    Agora pergunto, o que faz um post destes a poucas horas da final da SuperTaça? Qual é a verdadeira intenção? É a de unir os Benfiquistas para mais facilmente ganhar o jogo?

    Esqueci-me que já tinham dito que não trabalham para o bem do Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cabala. O plantel vem cá ler isto e recusa-se a jogar.

      Eliminar
  6. Quanto ao FCPorto não sei, não conheço a sua história, mas respeito-a integralmente até aos anos 80.
    Gostei essencialmente desta frase.
    Coincidencias.
    Antonio Ferreira

    ResponderEliminar
  7. Isso assim não vale ó GB... um doce!!!... mas isto é pa meninos?!
    Fdx!
    "um arroz de marisco", ou como diz o Simão Escuta, uma mini e um prato de tremoços, vá lá... eu mereço esse "doce".

    Não sei se em termos globais de massa associativa estaremos já no lugar do 'culto ao líder', mas em termos de massa que comenta nos posts, o 'culto ao líder ' já está enraízado. Preocupante!
    Veremos na próxima comunicação do Grande Líder (lol) como é que ele se está a 'cultivar'.

    AH!: estava a esquecer-me desta: "Comentários sem nome ou sem assinatura serão eliminados."
    ...

    ResponderEliminar
  8. Harvey Dent10/8/14 14:57

    Tanto Pedro guerra.... ganhem vergonha e parem de defender este incompetente que dá pelo nome de Luís Filipe Vieira. Um indivíduo que optou pelo culto da personalidade, que se pode comprovar pela campanha sócio a 0 euros! um tipo que faliu o Alverca. Que era amigo pessoal de PdC! que enriquece à conta do Benfica! que rebentou com empresas. No dia que esse tricolor sair do Benfica e Se descobrir tudo vocês ir-se-ao esconder, sem admitir que apoiaram este bandalho! quanto a mim não apoio um gajo que em 13 anos de Benfica é avesso a cumprir uma única promessa. Talibans são vocês, que fazem tanto mal ao nosso amado clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazemos tanto mal como tu e os teus apaniguados que só gabam o vosso papa corrupto e flatulento.

      Eliminar
  9. "Hoje em dia os comentários dos blogs e as principais notícias de jornais não são sobre o Benfica, são sobre a liderança de Luís Filipe Vieira, o mestre do futebol Jorge Jesus"

    Exacto, como se faz aqui...

    ResponderEliminar
  10. Eu pessoalmente nunca fui apologista de cultos de personalidade, muito menos dentro do meu clube, o glorioso SL Benfica; então quando alguns falavam em termos de comparação do culto da personalidade do velho peidoso senil e criminoso do Pinto da Costa, ainda menos compreendia e aceitava; pois o Benfica não é nem nunca será uma associação criminosa com o Fruta Com Putas. Agora sei bem, porque conheço muito bom Benfiquista que pensa como eu, que hoje quando está a defender o bom nome do Benfica o faz defendendo o bom nome de LFV e de JJ; tudo porque hoje em dia os Anti-Benfica aproveitando a onda de uns poucos Benfiquistas que destilam ódio ao Presidente e ao treinador, até porque na sua ideia caindo um cai o outro, aproveitam os ataques destes últimos á honra pessoal de LFV e JJ, para em ultima análise dizer e fazer mal ao Benfica e aos Benfiquistas em geral. Logo é normal que os Benfiquistas protejam LFV e JJ desses ataques pessoais, pois eles são feitos com intenção de atingir e só o Benfica. Se querem exemplos basta ler o que o Shadows escreve neste blogue e ficamos logo a perceber do,que é que estou a falar.

    João Santos

    ResponderEliminar
  11. Olha GB parabéns... um abraço! apertado... viva o Benfica...

    ResponderEliminar
  12. Rapazes Sem Nome, Vivas ao Benfica !!!

    O Povo tem que exigir, a Instituição Sport Lisboa e Benfica é a Maior de Portugal !!

    Estão a matar as novas Gerações com a Mentalidade profissional pelo negócio. O Benfica é um Clube Desportivo !!

    nota: vou-me vestir a rigor para ganhar com este ou aquele temos que Mentalizar uma Alternativa , "enquanto é tempo" !! Quando é que já escrevi isto...

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  13. Benfica Eagle e eu pensava que o senhor era uma pessoa seria! Infelizmente não o é e vamos a factos que comprovam o que eu acabo de afirmar, e só não coloco aqui os vários links das notícias, porque é fácil a qualquer um ir confirmar o que vou escrever. As possíveis e efectuadas vendas que afirma que foram feitas tendo em conta o que aconteceu com o BES, são falsas; todas elas já há muito que eram faladas excepto a de Oblack. Então vamos a factos 1: durante e mais ainda no final da época de 2012/13 que o Benfica era assediado para vender um lote de jogadores, onde se incluía Enzo, Gaitan, Garay, Cardozo, Matic e Salvio por exemplo, devido essencialmente á excelente campanha realizada na Europa pela equipa do Benfica; como se sabe o Benfica na altura só não vendeu porque depois da hecatombe desportiva no final da época em todas as provas em que o Benfica estava inserido, LFV apostou em não vender e sim em voltar a investir na equipa para assim o Benfica poder ganhar tudo o que tinha estado perto de conseguir ganhar nessa época e poder ao mesmo tempo sonhar com a presença na final da LC na Luz; mas também deixou o aviso entre linhas que depois tudo tinha de voltar ao normal, ou seja vender e investir só parte das mais valias realizadas; assim aconteceu até á venda a meio da época de Matic, após o Benfica já estar afastado da LC; ainda com a época a decorrer forma vendidos os direitos económicos de Rodrigo e André Gomes; também é sabido que jogadores como Lisandro / Garay, Fejta / Matic, Markovic / Salvio, Sulejmani / Gaitan ou Farina / Enzo vieram para o Benfica no início da época de 2013/2014 para fazer frente ás possíveis e respectivos saídas. Portanto tudo muito antes de acontecer o caso BES. Entretanto ainda a época não tinha acabado e começaram os rumores que o Benfica tinha apalavrado com Lim e J. Mendes a venda de t crês jovens da formação por 45M, valor inacreditável, por tão elevado que é tendo em conta o actual valor dos jovens jogadores que juntos nem os 10M valem. Mas lá está, estes rumores começaram ainda a anterior época estava a decorrer. Markovic, também é público que só estava cá de passagem, pois havia uma cláusula que desde que fosse adicionada o SLB, nada poderia fazer se não encaixar uma pipa de massa, ou seja 50% do valor de 25M; termos esses que foram negociados mais de um ano antes de rebentar o escândalo BES. Oblack é o que sabe e é público; a décima maior venda de um GR em toda a história do futebol europeu. Em conclusão nenhuma das vendas que foram realizadas ou que se podem vir a realizar há muito que eram faladas e quase impossíveis de evitar... e já me tinha esquecido do caso Cardozo; portanto querer correlacionar as vendas com o caso BES é no mínimo abusivo e de falta de conhecimento... e olhe que até para mim nenhuma destas vendas ou possíveis vendas foram novidade para mim excepto a de Oblack, eu que saí de Portugal no dia 5 de Julho de Portugal e só regressei a semana passada e estive completamente incontactavel numa ilha em Bora-Bora, nem a internet consultava. Portanto deixe-se de demagogias baratas e não faça figuras tristes de adivinho de vão de escada. Quanto ás ditas garantias dadas por LFV a serem verdade só posso ficar agradecido como Benfiquista, é que se a sua direcção ou outra futura falharem com o cumprimento do estipulado é aos bolsos dele que vão buscar o dinheiro; mas não só não acredito que isso tenha acontecido, isso era prática na velhinha banca e não na actual; e muito menos acredito que LFV pusesse a sua cabeça no cepo, pelo Benfica.

    João da Neves

    ResponderEliminar
  14. O culto ao líder é uma característica marcantemente portuguesa. Vejamos, o país em crise há largos anos e a maioria da população, com muito respeitinho perante ministros, forças militares, primeiros ministros, presidentes da república, banqueiros, presidentes de clubes. Por esses espécimes todos terem poder e influência, nem uma crítica da populaça, é calar e deixar o líder trabalhar, ele sabe o que faz...

    ResponderEliminar
  15. no dia que lfv sair do benfica
    iremos ver as verdades escondidas de varios carradas de asuntos carradas de negocios e carradas de situaçoes
    iram ser revaladas verdades sobre tudo
    mas nao tenham duvidas caros benfiquistas que os vieiristas iram todos desaparecer sem admitirem que sempre apoiaram esse sujeito,
    mas deviam admtir que o apoiaram.

    ResponderEliminar
  16. Mas qual clube de bairro? O fcp é um clube mundial e tem uma imagem superior a qualquer clube em portugal e isso nota-se até nas pequenas coisas vejam a forma como apresentaram os seus equipamentos...o benfica ultima vez que me lembre apresentou o seu avental no centro de estagio em frente a um placar da sicasal.

    Vejam a pagina do facebook do fcp a imagem que tem, e depois comparem com a do benfica e já agora o numero de seguidores das respecticas paginas é semelhante mas esqueçam a pagina basta sair de casa andar por esse lindo portugal fora o fcp é um clube enorme tem adeptos de norte a sul tem claques muito melhores ás do benfica muito mais organizadas fazem melhores e maiores deslocações e todos os anos renovam também a sua imagem o benfica é todos os anos a mesma merda.

    ResponderEliminar
  17. Eu escolhi um clube. Nunca escolhi um líder... e muito menos um culto.

    Há uns que querem continuar a cavar umas trincheiras e querem colocar à força os benfiquistas nelas... não obrigado!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking