O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 17 de maio de 2014

Onde estão os jovens experientes e bons?

. 24 comentários
Se eu tivesse dinheiro e um clube com ambições e quisesse contratar jogadores-certeza para lutar por títulos, ou seja, daqueles jogadores que sabem lidar com ambição, pressão e necessidade de saber lidar com os momentos decisivos... não há muitos clubes "vendedores" onde os ir buscar, mas um desses clubes é o SLBenfica.

O SLBenfica tem jogadores (e um treinador) de elevadíssima qualidade que serão uma certeza em qualquer onde venham a jogar. Não seguirão exemplos de Villas Boas ou de Paulo Ferreira, Bruno Alves, Meireles, Quaresma, Cissoko, Guarin, Rolando, entre muitos outros que saíram inflaccionados e nunca confirmaram a qualidade que justificasse os investimentos.

Jogadores como Enzo Perez, Garay, Gaitan ou Rodrigo são duas vezes finalistas da Liga Europa e nos últimos 4 ou 5 anos estiveram sempre nos 1/4 final das competições europeias. Juntemos a estes jogadores que já este ano estiveram nas grandes decisões como Markovic, Oblak André Gomes, Ruben Amorim ou Lima, sem esquecer Cardozo teremos mais de 10 jogadores apetecíveis para o top 20 das melhores equipas da Europa.

O SLBenfica, como a generalidade dos clubes abaixo dos colossos mundiais (que são cada vez menos) ou dos detidos por magnatas russos ou árabes, não está em condições de reter jogadores mais que um ano. Um ano depois da explosão é o limite máximo que conseguimos segurar jogadores e segurar muitos... só representa uma coisa: ter que vender muitos ao mesmo tempo.

Com isto, cai imediatamente um argumento: As clausulas de rescisão! Um jogador em Portugal vale o que derem por ele e a capacidade que o empresário e o clube têm de promover o jogador entre diferentes interessados de modo a funcione a lei da oferta e da procura.

Outro mito que podem esquecer é dos jogadores quererem ficar por dedicação ao Clube ou aos adeptos. A carreira dos jogadores termina cedo e eles irão sempre procurar jogar nos melhores campeonatos e receber os melhores ordenados. Portugal (e o Benfica) não lhes pode oferecer nem uma coisa, nem outra.

Dito isto, não podemos olhar como anormal ou má gestão perante a possível (e no que me diz respeito - ESPERADA) saída de vários jogadores este ano e veremos se o treinador não sairá também.

Garay, André Gomes e Rodrigo são quase uma certeza que sairão... e acredito que será muitíssimo complicado segurar o super-Enzo e o mágico Gaitan. Veremos se fica por aqui ou se o Marko e/ou o Salvio serão possíveis de segurar... esses acredito ser possível se sairem os outros.

No caso de Jorge Jesus, na minha opinião é absolutamente legítimo se, ao cabo de 5 anos e quando entra nos 60 de idade, quiser ir experimentar um clube de uma grande liga que queira lutar por títulos e tenha capacidade, que o Benfica não tem, de ter um projecto de dois/três anos com jogadores de elite. Fala-se no Milan, quem não gostaria de "recuperar" o Milan!?

O desafio que se colocará a Luis Filipe Vieira nesta situação é uma obra de grande importância, a começar no lugar do treinador. Se Jesus, aos 60 anos, ficar no SLBenfica, eu defendo que seja "à Arsenal", ou seja, para um contrato de mais três ou quatro anos, pois sabemos que não vai ganhar sempre, que vai falhar, mas que é dos melhores, ao mesmo tempo que o treinador sabe que na idade que terá dentro de um ou dois anos já não vai sair do Benfica para ligas melhores... talvez para as Arábias ou para uma selecção.

Por outro lado, se Jesus sair... isso irá voltar a por a nu muitas das fragilidades da estrutura do SLBenfica (sim! continuo com a mesma opinião e as vitórias "não fazem milagres") e o senhor que se segue é impossível ter a mesma amplitude de conhecimento da Liga e do Clube que Jesus acumulou em 5 anos, pelo que será fundamental pensar também num líder para o futebol. Será desta, Rui Costa?

Quanto ao possível substituto de Jesus... é um quadro complicadíssimo, porque os melhores portugueses estão comprometidos: Mourinho, Marco Silva, Leonardo Jardim... etc. Sobrarão, porventura, estrangeiros e se tivermos que seguir o caminho de substituir Jesus (que prefiro que não aconteça) penso que deveriamos apostar num treinador Holandês e as minhas preferências vão para Frank De Boer ou Guus Hiddink - mas estou longe de ter o conhecimento para ter uma opinião numa escolha tão importante.

Já no que diz respeito aos jogadores, não outro caminho senão seguir o rumo até agora de aposta em mercados emergentes e ainda pouco inflaccionados, onde seja possível contratar jogadores de elevado potencial, jovens e com elevada margem de progressão em curto prazo e com isso realizar mais valias financeiras a dois/três anos. Ao mesmo tempo, integrar jovens da formação que reunam essas mesmas característas oriundos da formação e dos jogadores emprestados do SLBenfica.

Em resumo, não esperemos milagres. Tem que entrar dinheiro, porque é assim que funciona e é esse o modelo de gestão. Por outro lado os melhores jogadores, mesmo que politicamente correctos digam o contrário, ambicionam melhores campeonatos e melhores contratos. O treinador está numa fase de sim ou sopas... sendo que para ser "sopas", tal como ele vai dizendo, seria interessante ele ter algumas certezas que não anda de bestial para besta em função da bola que entra ou não na baliza num determinado ciclo de jogos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Paul Gardner - socceramerica.com diz verdades que gostava de ver espetadas na cara dos porcos da uefa.

    ResponderEliminar
  2. o silvio e o siqueira não são do benfica e também sairão... sinceramente acho que da equipa principal vai sair:
    Artur - visto que sera suplente e aufere 1 ordenado exagerado
    Garay - visto ter uma clausula imagine-se de 20 milhões
    Silvio e Siqueira - estão os 2 por emprestimo
    Gaitan - seguramente a melhor época e quer outros voos
    A.gomes e Rodrigo - vão para o Valencia e ja não são nossos
    Cardozo - esta na hora de sair

    Para 2014-2015
    Preciso contratar 1 gr, 2 de, 1mc,1 md e 1 avançado
    Estes vão fazer parte do plantel:
    Gr:Oblak, P.lopes
    DD:Maxi, Cancelo, A.Almeida
    DE:
    MDF: Fejsa
    MC:Enzo, Amorim e Farina
    ME: Pizzi, Cavaleiro
    MD: Salvio, Sulejmani
    MOF: Djuricic e Bernardo
    AV: Lima, Nelson Oliveira

    Apostaria no Ederson do Rio Ave para a Baliza, Danilo Pereira do Maritimo para o meio campo, Evandro do Estoril para o meio campo, para o ataque apostaria no tão falado Michy do liege, e num avançado por emprestimo como o chicarito caso o Gaitan ou garay saiam para o MU, visto o MU não ir sequer ás competições europeias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganda plantel para lutarmos com o Estoril e Braga pelo 4ª lugar da próxima temporada.Percebes tanto de futebol como eu de pesca do Peru.lol

      Eliminar
    2. Tu és Benfiquista?lol.Ou sabes o que é o Benfica.Porra ainda percebes menos de futebol que o LFV.O que eu achava que era impossível.Mas que raio de plantel é esse.Queres andar a lutar para descer de divisão e levar uns 10 bananos de PSG e companhia por jogo.Porra eu a pensar que o LFV era quem percebia menos de futebol em Portugal e apareces-me tu.Ganda anedota o teu comentário.Sinceramente.Vai mais é a uma consulta no Júlio de Matos

      Eliminar
    3. GB by Benfica desde quando o Benfica é um clube vencedor.É por vencermos 1 campeonato de 4 em 4 anos?Já fomos um grande clube Europeu e o melhor clube em Portugal.Infelizmente no presente no mundo real não somos uma coisa nem outra.Em Portugal o melhor clube é o Porto (clube que mais títulos tem em Portugal) e na Europa somos despachados na primeira fase por Olypiamkos e outros clubes de meia tigela.Só na competição dos clubes pequeninos Europeus (Liga Europa ) é que mostramos alguma coisa.Falta-nos mentalidade vencedora.Basta ver 1 jogo do Atlético de Madrid para ver o que é mistica e desejo de vencer.Nos últimos 13 anos de LFV nunca visto isso.Nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.Nunca viste essa vontade essa garra de querer vencer.Mas sim só desculas desfarrapadas para os nossos incomtaveis faracassos.Ou é a relva , ou é a chuva ou é o arbitro ou é o sol ou é.Um clube vencedor lol Isso é uma piada de mau gosto Benfica By Gb.Somos sim 1 clube dos quase.Quase temos 1 Presidente que é Benfiquista.Quase temos 1 Presidente que se podia candidatar às eleições do Benfica.Quase passavamos a 1ª fase da Liga dos Campeões.Quase ganhavamos o campeonato.Somos o clube dos quase.13 anos , 3 campeonatos.Temos jogadores , e uma equipa tecnica que são muita bons com Rios Aves (pudera) mas depois qd apanha equipa medianas perde sempre.Falha sempre nos momentos que não pode falhar.Mas qd se tem 1 Presidente como LFV o que podiamos esperar.Já fomos 1 grande clube , sim já fomos , mas agora não passamos de 1 clube da 4 divisão europeia.Não passamos de 1 clube simpatico , que tem a mania que é o maior , sou basófias mas em campo perde sempre , e somos 1 clube que vende tudo muitas vezes ao desbarato como foi a venda do Matic.E mesmo vendendo tudo o passivo cada vez aumenta mais , já vamos em 500 milhões.A mistica , a garra , o querer sempre vender morreu , LFV matou isso , os valores do Benfica , os seus principios , os seus valores foram mortos do Benfica.A liberdade dos sócios do Benfica foi morta por LFV com o seu bando da seção de boxe e outras coisas mais.Temos 1 treinador que tem 1 tactica fracassada.Não podemos jogar na europa com boas equipas naquele 4-4-2 em que o nosso meio-campo nao existe.Uma equipa sem meio campo está sempre perto é de perder do que ganhar.E tu gostas disso.13 anos , 3 campeonatos.Só o Sevilha tem mais titulos Europeus em 10 anos que nós campeonatos nacionais em 13 , então se formos ver o curriculo do Porto coramos de vergonha.Só um bebado é que pode dizer que o nosso Benfica é 1 clube vencedor.Ah espera tu contas com a classificação do ranking.Essa bela vitória que levou todo o Mundo ir festejar para o Marquês de Pombal.E o museu está cheio de papelinhos a dizer quase ganhavamos este jogo.

      Eliminar
    4. Manuel realmente é dificil escolher quais dos tres percebem menos de futebol , LFV , Benfica By Gb ou o mpcp.Que venha o Diabo e escoolha que eu não sou capaz.Cada vez que escrevem e LFV abre a boca é uma ode de burrice desportiva

      Eliminar
    5. Ahahahaha.Peço imensa desculpa mas nao sou capaz de escrever + nd depois de ler este comentário hilariante do mpcp.Andas danado para voltarmos a levar 5 secos do Porto.Ai andas andas.

      Eliminar
    6. la andam os iluminados... os que criticavam o fejsa, os que criticavam o a.almeida, os que criticavam enzo inicialmente, os que diziam que o rodrigo nunca mais dava nada depois da entrada assassina, esses são agora os espertos do futebol que aqui vejo!
      Os jogadores que enumerei muitos ja disseram publicamente que ja lhes foi dito que o benfica conta com eles na nova temporada! Os saloios que tanto falam são os que não vêm potencial num danilo pereira ou num evandro mas saceiam -se com os descalabros sucessivos de cancelo na equipa B e da supervedeta que foi apenas o pior em campo da final europeia, que enumero de CEPO GOMES! Tantas mentes brilhantes e nenhuma perde tempo a explicar o porquè de tanta ideia descabida! O benfica com 1 titular este ano com 5 reservas e 5 suplentes conseguiu perder no dragão com 1-0! E um farina, um pizzi, ou 1 nelson oliveira para os saloios são piores que os CEPOS GOMES, CAVALEIRO E CARDOZO! alias os que vem já são nossos!

      Eliminar
    7. O LFV é o tal que vos saciou este ano! muitos dos betinhos como manuel, jaime e o kekas deve ter ficado em casa em vez de apoiar a equipa em amesterdão e em turim, esses é que são os benfiquistas! os que tem bilhete com outro nome e ficam lá até entrar não são os que opinam sem argumentos, os babacas do sofá!

      Eliminar
    8. quando esses gajos todos que falas somados marcarem dez por cento daquilo que cardozo já marcou então ai podes chamar saloios a quem acha que esses gajos nem vão sentar o cu no banco quanto mais jogar

      Eliminar
    9. cardozo então á que mante-lo no benfica até os 40!

      Eliminar
    10. @paulo ou é pouco inteligente ou faz-se, uma coisa é se o cardozo ter ainda qualidade para o nosso clube seu acho que tem existe que não ache não concordo com a opinião mas respeito outra completamente diferente e sem sentido é dizer que é cepo nunca o foi nem agora o é.
      também diziam isso do nene e ele andou a encavar golos até aos 36 ou 37 anos mas bons bons eram o lima e yuran esses é que eram.

      Eliminar
  3. @ Manuel...não temos esses jogardores...temos o "manel"...desculpe, queria dizer o Manuel....ou será que consegues fazer melhor que o Jorge Jesus...?

    ResponderEliminar
  4. António Cordeiro17/5/14 20:24

    Lá vêm eles com a especulação sobre saídas de jogadores e de treinador antes de mais uma final. Tem sido sempre assim. Um departamento de comunicação inimigo era o que faria.

    ResponderEliminar
  5. Mas vocês acham que se JJ ficar (como eu espero ) ele se contenta com jogadores do nosso campeonato ? Hão - de vir 5 ou 6 sul americanos e esperemos que se acerte em 2 , já não era mau .
    Agora uma coisa posso confessar : fui às 2 últimas finais da liga europa e espero que se voltarmos a estar perto de uma final que sejamos eliminados na meia final , pois não aguento tanto sofrimento e desilusão .

    ResponderEliminar
  6. Preparem-se para o Fernando Santos..

    cumprimentos

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joe Detecta Tótós17/5/14 23:50

      Carneiro, vocês preparem-se para mais um ano a apanhar bonés, mas desta vez ficam em 4º e nem à Champions vão.

      Eliminar
  7. SE O JESUS SAIR
    ENTRARÁ FERNANDO SANTOS

    MAS PESSOALMENTE QUERO QUE JESUS CONTINUE

    ResponderEliminar
  8. Acredito que Jesus fique.

    Quase de certeza que vamos levar uma razia no palntel, (Garay, Gaitan, Enzo Perez, André Gomes, Rodrigo), apostava na “prata” da casa e nalguns jogadores que pudessem ser “trabalhados”.

    Sport Lisboa e Benfica - Plantel 2014/2015

    Guarda-Redes:
    - Oblak
    - Artur
    - Bruno Varela

    Defesa/Ala-Direito:
    - Maxi pereira
    - João Cancelo

    Defesa/Ala-Esquerdo:
    - Siqueira
    - Sílvio

    Defesa-Central:
    - Luisão
    - Lisandro Lopez
    - Jardel
    - “Esteven” Vitória ou outro contratado na reabertura de mercado

    Medio-Defensivo/Trinco:
    - Fejsa
    - André Almeida (com o facto de puder fazer várias posições)
    - Outro contratado na reabertura do mercado (Danilo Pereira, por exemplo)

    Medio-Centro/Box-to-Box/Nº8:
    - Ruben Amorim
    - Ruben Pinto (bom jogador que rodava na equipa principal e na B)
    - Outro contratado na reabertura de mercado

    Medio-Ataque/Nº10:
    - Djuricic
    - Bernardo Silva

    Extremo-Direito:
    - Sálvio
    - Markovic (podendo jogar como avançado)

    Extremo-Esquerdo:
    - Sulejmani
    - Ivan Cavaleiro (que faz ao dois lados)

    Avançado/Ponta-de-Lança:
    - Cardozo (já não vale a pena vender)
    - Lima
    - Nélson Oliveira (tem de perder a mania que é estrela, e a não convocação para o mundial tem de lhe abrir os olhos para isso)

    ResponderEliminar
  9. NauBenfica18/5/14 12:03

    O pessimismo do costume!
    Quero falar de basquetebol, porque pra mim o Benfica está muito longe de ser apenas e só o futebol. Assisti ontem à noite, na BTV, a um grande jogo: as nossas meninas jogaram lindamente contra outra boa equipa, ganharam e conquistaram a subida ao escalão maior do basquetebol feminino. Grande vitória da nossa formação, que em dois anos subiu da 3º à 1ª divisão - a formação no Benfica dá cartas em todas as modalidades.
    Voltando ao futebol, o Glorioso continuará a sê-lo, na próxima época, e em todas as modalidades.

    ResponderEliminar
  10. Para treinador português: Rui Vitória. Está á anos a fazer milagres no Guimarães. E também fez grandes coisas no Paços.

    ResponderEliminar
  11. Excelente análise! !

    Se Jesus sair que se tente novamente o rui faria. ..quem sabe será desta..

    ResponderEliminar
  12. Excelente análise!

    Caso Jesus saia que se tente novamente rui faria

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking