O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 19 de abril de 2014

Cheira bem...

. 20 comentários


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Peço desculpa, isto é o verdadeiro DISPARATE. O SLB é um clube nacional, de todos e em todos os cantos deste país, para não falar na diáspora e do espaço da lusofonia. o SLB, embora tenha Lisboa na sua designação completa, a sua grandeza consubstanciou-se e está na sua descentralização. Foi isso que fez a sua grande aceitação e a universalidade do SLB. Não é um clube de emproados/"viscondes" nem de uma cidade nas margens de um rio! A abrangência nacional/lusófona começa no exemplo que está na fotografia enviada por adeptos de Reguengos, provavelmente será replicada por esse país fora. Portanto, entendo que este simbolismo do apresentar esta canção, revela uma "pequenez" que o SLB não tem e não merece. Aliás, quando esta canção entoa no estádio, sobretudo em jogos (contra o Porto ou o Braga... cá está: cidades!) acho que é uma afronta aos que vieram desse pais fora para verem o seu SLB. Sim, porque provavelmente a maioria dos que estão no estádio, só uma minoria será de Lisboa e não vêem o seu SLB circunscrito só a "aldeia maior". De facto, só se percebe a dimensão deste clube quando se sai desta "aldeia maior" que é Lisboa. O SLB está em qualquer lugar e o seu cheiro não se circunscreve... não tem limites! Viva o GLORIOSO slb.

    ResponderEliminar
  2. Perfeitamente de acordo! Para se ter a noção da grandeza do SLB tem que se sair de Lisboa . Só quem vive no Norte, no Centro ou no Sul é que percebe porque "esmagamos" os outros....

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, desde já obrigado por partilhares o teu ponto de vista.

    Vamos a ver se nos entendemos: eu sou lisboeta, alfacinha de gema, e prefiro mil vezes que um clube da minha cidade tenha sucesso ou vença que qualquer outro de qualquer lado.

    O Sport LISBOA e Benfica tem o nome da cidade e tem origem e sede em Lisboa. Por muito que isso não agrade a todos. E a sua matriz universal não diminui nem retira a sua matriz lisboeta.

    Esse facto não diminui em nada a grandeza do nosso clube nem despreza qualquer outro lugar do país ou do mundo. Por exemplo, na bela cidade do Porto, existem muitos benfiquistas que certamente gostarão muito da sua cidade também e terão as suas preferências secundárias por clubes mais perto de si.

    Essa coisa de usar o gosto que cada um tem pelo local onde nasceu e vive para exacerbar regionalismos ou diminuir seja o que fôr é que é pequenez.

    Volto a dizer, e repito, sem querer desprezar qualquer outro local, mas hoje 2 clubes da minha cidade, Lisboa, garantiram os 2 primeiros lugares do campeonato nacional. Para mim é motivo de alegria. Pode não ser comum a todos, quer encarnados quer verdes, mas isso é para o lado que durmo melhor.

    E a música é muito bonita! Cheira bem, cheira a Lisboa! :)
    Amanhã será um dos dias em que cheirará mais a Lisboa! Ao Sport Lisboa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algum dia tinha de concordar contigo a 100%,pois esse dia chegou lol.Para mim amar Lisboa (eu chamo-lhe Lisa) nao significa odiar outras cidades e claro esta com Lisboa vem tambem o Sport Lisboa fundado em Belem que e onde nasceu o meu avo e a minha mae.O Sport Lisboa e Benfica e de todo o Portugal mas esta na cidade mais linda do mundo.

      Eliminar
    2. Algum dia seria! :)

      Eliminar
  4. Meu caro, pois é! São visões do mundo! e quando o mundo (leia-se o Geral em oposição ao particular) é entendido dessa forma... está tudo dito. Também sou de Lisboa mas isso, nesta matéria de ser sócio (34 anos de efetivo!) e indefetivel do GLORIOSO slb, não me leva a ter uma visão e uma atitude "paroquial". Lamento e a maioria dos benfiquistas lamentarão que assim veja o "nosso" GLORIOSO - apenas circunscrito ao nome da sua designação. Claro que a sua origem, sede e estádio estão em Lisboa e ainda bem que assim é. No entanto, foi a sua "apropriação" feita pelo portugueses que o universalizou. Quantas casas do SLB estão espalhadas pelos "quatro cantos do mundo"? Nessas casas está também a presencialidade do SLB. Quando joga por esse país ou mundo fora, veja-se quem enche os campos e estádios! Contudo, respeito essa visão, mas devido à universalidade e grandeza do "nosso" SLB, peço desculpa, mas não é aceitável. E amanhã vamos ser campeões, o 33º campeonato, mas duvido que cheire muito a Lisboa. Até o treinador é da Amadora!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa não exclui a outra, meu caro!

      Na sua universalidade, nas Casas por esse mundo fora, o Sport Lisboa e Benfica é um clube de Lisboa. Como o é de Luanda, Maputo, Rio de Janeiro, Toronto, Paris e tantos outros sítios onde se festejará este campeonato nº33.

      Eu festejo o SLB na sua universalidade, mas também numa das suas características mais antigas: Lisboa.
      Ou será que só fora de Lisboa é que se pode ser bairrista? Essa agora!
      Não foi e é Lisboa, na suas características únicas, terra bairrista mas também ponto de multiculturas? Ponto de chegada e partida de tantas nacionalidades?

      Olhando para o fenómeno futebol, é com muito agrado que verei o SLB campeão e o Sporting em segundo. Cheira bem, cheira a Lisboa, meu caro!

      Eliminar
    2. Porra, pá, custa assim tanto dar o braço a torcer e dizer que fizeste um mau passe? Para quê todo esse argumentário, que a chuteira, que a relva, que a posiçāo do pé, mais o vento e o sol... porra, chutaste para canto e ponto final. O próximo passe será para golo, e pronto, nāo se fala mais nisso. Susceptibilidades... pfff

      Eliminar
  5. Eu tanto se me da que cheire a Lisboa ou outra coisa qualquer,o que eu quero mesmo e que o Benfica clube que tanto amo ganhe amanha e possamos festejar no mundo inteiro,,amanha por todo o Canada somos milhares e milhares nas ruas a festejar mas para isso a que ganhar primeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo!!
      Se quiseres mandar umas fotos aí da festa para o endereço do blogue, teremos muito gosto em mostrá-las!

      Eliminar
  6. Shadows, respeito a tua opinião e entendo-a...mas como nortenho e benfiquista da cidade do Porto, o que distingue o nosso clube é mesmo a sua universalidade e o seu sucesso enraizado em todas as partes do país, desprovido de qualquer bairrismo antiquado! Concordo que essa música quando entoada no nosso estádio não tem quaquer sentido, somos mais que uma cidade, somos mais que um clube, somos Sport Lisboa e Benfica de coração e de alma, e somos a conjugação de todos que partilhámos este afecto clubístico. Por isso é que somos GRANDES e o FC Porto está longe de o ser! Quando vou à LUZ sinto-me em casa, porque essa é a casa de todos os benfiquistas, o nosso santuário sagrado, e não me cheira a Lisboa! Eu sei que as pessoas te estão a interpretar mal, mas de qualquer modo também lhes dás azo para isso! PS: O Sporting há uns anos atrás tirou do símbolo a designação Sporting Lisboa, e mesmo nos sorteios da UEFA a designação Sporting Lisbon, e sabes porquê, porque chegaram á conclusão que o Sporting é de Portugal, como o nome o indica! Se o Benfica fosse só de LIsboa era muito pequenino...acredita!!!Rumo ao 33:)!!!

    ResponderEliminar
  7. Nos Açores vivemos com tanta ou mais paixão o Benfica do que em Lisboa. Bairrismos da porra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa lá, mas nāo acho que seja bairrismo. É exactamente o mesmo se ele entoasse "Porto Santo" ou "Lourenço Marques" ou "New York". Esse prazer de enfiar pela goela abaixo aos grunhos as velhas piadas sobre a segunda circular é legítimo, e louvável, mas apenas em dois locais: num site deles ou num comentário aqui -- como post, artigo principal, nāo; é desadequado. E ė tudo, quanto ao mais está-nos a cheirar MUITO BEM a nós todos.

      Eliminar
  8. Meus amigos vivas ás tradições :)
    -Canta Amália. A tua voz atravessou fronteiras com o teu aroma Bem Português.
    Agora todos ;) Oh Sport Lisboa ...e Benfica , o Campeão. Mostra a tua raça...
    https://www.youtube.com/watch?v=GSQVCQlnLEw

    B T T

    ResponderEliminar
  9. O Sporting vai ser campeão? Ou vai ser o Atlético? Não...deve ser o Belém! Que provincianismo foi este de colocar uma música de Lisboa? Lisboa é linda pá mas pequena de mais para o Benfica!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. O que distingue o Benfica do porto, por exemplo, é de facto o nosso universalismo... e por isso mesmo, que cidade mais universal que Lisboa, pela sua historia, pela sua cultura? Não existe contradição nenhuma entre o universalismo do Benfica e a associação a Lisboa, porque uma coisa é indissociavel da outra.

    Não sou lisboeta, mas não tenho problema algum com este "Cheira bem". Até porque Lisboa cheira ao mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem. Estou em total acordo mas ainda assim gostaria de meter uma farpa. Ou seja, eu preferiria chamar-lhe clube "planetário" que usar o incorrecto adjectivo "universal". Por uma questão de exactidão, portanto. Mas quanto mais não seja pelo desplante (que aliás é mais uma cópia) dos que estão instalados na avenida da República e que no dístico puseram "clube universal", pobres pedantes. Devem ter muitos adeptos é na Lua, ou em Saturno... porque no planeta Terra têm tantos como em Alguidares de Baixo.
      Porque o Benfica é de facto um clube planetário -- basta ver os festejos exuberantes por esse mundo fora sempre que o Benfica é campeão.

      Eliminar
  11. Benfiquista de Gaia20/4/14 12:23

    Só tenho uma música, agora e sempre, pelo universalismo do Benfica, e contra os fascistas!

    https://www.youtube.com/watch?v=HcGQSDlHzco

    Avante, Avante p`lo Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que alguém fala nisto. Não sei porque é que alguém decidiu trocar um hino por uma cançoneta para ser a música do Benfica. Porque este é, na sua forma, um verdadeiro hino (e ainda por cima heróico) enquanto o "Ser benfiquista" é, na melhor das hipóteses, uma marcha.
      Os democratas não gostam da palavra "Avante" que os próprios salazaristas toleraram (porque estava num hino deles)? Então troquem por "Em frente", que tem as mesmas sílabas e quanto a direitos de autor já devem ter expirado.

      Eliminar
  12. Facto: Benfica é maior que portugal.

    Lisboa, Porto, Faro ou S. Marinha do Zêzere são muito pequenos para o Benfica...

    O BENFICA, não é só onde nasceu ou onde fica o seu estádio. Benfica é isso tudo e todos os cantos do mundo, onde existe um adepto do glorioso. Onde existe uma Casa do Benfica. Onde existe 1 TV ou 1 Rádio a levar a esses locais os ecos de um jogo do Benfica. Jogo de futebol, de hóquei, ou de carica em pista coberta...

    Shadows, num dia como este consegues atingir os teus objectivo do costume: Ser polémico (ou parvo, dependendo do ponto de vista), e ter posts muito comentados...

    De qualquer forma, ao contrário do que ja alguém escreveu por aqui, por mim (e eu não mando, dou só a minha opinião) não ficas à porta. Tu e todos os que quiserem, estão convidados para a festa do 33... Esperemos que essa festa aconteça e que seja já hoje...

    Não invadam o campo. Deixem-nos (quem nao vai estar na catedral) apreciar...

    CARREGA BENFICA



    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking