O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A defesa do futebol como espectáculo e a verdade desportiva.

. 15 comentários


O que se assistiu ontem em Aveiro, na corrida aos bilhetes para o jogo com o Arouca não foi surpresa para ninguém. Benfiquistas e não benfiquistas. A direcção do Arouca contava com isso e saiu-lhe o jackpot.

Também não foi surpresa nenhuma as vozes que se levantaram contra a transferência do jogo para Aveiro. Dizia ontem Rui Santos no 'Tempo Extra' que esta alteração coloca em causa a verdade desportiva. Como a constante evocação da alteração do jogo com o Estoril para o Estádio do Algarve.

Para quem tem memória, estas mudanças de estádio não foram inventadas hoje. Pessoas como Rui Santos têm a obrigação de lembrar as vezes que por exemplo o Salgueiros não jogou em Vidal Pinheiro e transferiu os seus jogos para a Maia, quando defrontava o Benfica. Ganhava na receita e por vezes ganhou dentro do campo também.

Na minha opinião, esta mudança de estádio não afecta a verdade desportiva, e segundo o que li pode até favorecer é o Arouca. Como?

As dimensões do relvado do Arouca são as mesmas da Luz: 105x68.
As dimensões do relvado am Aveiro são inferiores na largura do campo: 105x64.

4 metros é pouco? Não sei se será assim tão pouco.

O Estádio do Arouca estaria sempre cheio de benfiquistas assim como Aveiro estará. O que interessa é o que se passará dentro do campo e esse campo será mais pequeno. Não me parece que um campo mais reduzido beneficie quem quer ganhar como o Benfica.

A verdade desportiva é defendida com espectáculo. Com justiça nas decisões dentro e fora de campo. Não se pode defender que as pessoas voltem ao futebol e depois achar normal limitar a poucos a possibilidade de assistir ao vivo.

Os fãs de futebol e dos clubes estão longe de estar só em Lisboa, Porto, Évora ou Faro. Estão em todo lado. E por isso, o futebol tem que os procurar e dar-lhes possibilidade de verem os seus clubes.

Quantos clubes têm esse dimensão em Portugal? Benfica e Sporting, sem dúvida. Joguem onde jogarem, se estiverem relativamente bem, terão sempre uma massa de gente atrás de si.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. bem dito. gostava de ouvir esses palhaços quando o porto em vez de ir à caixa de fósforos de olhão jogou no estádio do algarve... e o benfica teve que ir à caixa de fósforos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/4/14 12:03

    A única diferença é que nas últimas 3 jornadas não pode (deve) haver alterações, assim como os jogos das equipas que lutam pelos mesmos objetivos tem (devem) começar à mesma hora. Mas em Arouca ou em Aveiro o Benfica ganha na mesma.
    Um portista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O arouca não é um desses 3 jogos finais, assim sendo e como já disse noutro tópico, não vejo motivo para que o jogo não se possa realizar em aveiro.
      Outra coisa importante é a receita que isso levará aos cofres do arouca. E para termos noção disso basta estar atento ás declarações dos seus dirigentes em que os mesmos referem que 15000 bilhetes vendidos é equivalente a metade do que foi vendido esta epoca... tendo em conta que aveiro leva 30000 e vai estar cheio, quem pode condenar o arouca por querer mudar de recinto e com isso fazer a receita da epoca!?
      Mais uma vez se mostra que qd o Vieira, e bem, pediu para que os benfiquistas boicotassem os jogos fora sabia o que isso significava e a divisão que isso pode trazer no meio das equipas que suportam o sistema e precisam destes piões para votarem ao lado deles nas assembleias. O sistema não gera assim tanto dinheiro que possa pagar semana após semana estádios vazios.
      A verdade desportiva tb se joga na capacidade e independencia financeira dos clubes... mas essa não interessa a quem todos sabemos. E assim podem continuar mais uns tempos, e por esse mesmo motivo a BTV tb atrapalha muita gente e estão a tentar acabar com ela.

      Eliminar
    2. Quando faltam 3 jornadas mas ao que parece faltam 4.

      Eliminar
  3. NauBenfica9/4/14 13:04

    O Arouca só tem a ganhar (como o Estoril teve) com a mudança: a receita, só possível num jogo com o Glorioso, que é um clube nacional e tem tantos adeptos no norte como no sul, vai salvar-lhes a época. Se não é legal a mudança, as instâncias que não a permitam.
    Quanto aos Ruis e aos aziados desta vida, chupem Renis, para não dizer outra coisa! O que vos incomoda a todos, seus merdas, é o 33º - TRIGÉSIMO TERCEIRO!!!

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada9/4/14 13:35

    Sobre este tema, o que penso é que em termos desportivos a verdade não é mínimamente beliscada.
    Afinal, um jogo de futebol é jogado dentro de um rectângulo relvado igual para os dois contendores.
    Depois, sendo o jogo de futebol um espectáculo, precisa de espectadores... Quantos mais forem melhor será o ambiente e a motivação tal como num espectáculo de teatro em que os actores se ultrapassam e excedem quando têm sala cheia!
    Rui Santos gosta muito de meias verdades... Falou no jogo com Estoril, mas esqueceu-se de mencionar as finais da Taça de Portugal no antro sendo o clube corrupto um dos contendores... Claro, não convém lembrar para agradar ao dono!
    Poderei aceitar que éticamente não será o mais bonito... Mas quem garante que esta alteração não foi por interesses do Arouca?! Está na cara que sim... Logo...
    Os detractores tentam sempre arranjar desculpas para os sucessos do Benfica em vez de justificarem os seus próprios insucessos!
    Deixá-los l...drar!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/4/14 13:47

    Ainda faltam 4 jornadas para o fim... sr.portista!!
    Clan1904

    ResponderEliminar
  6. paranóico9/4/14 14:30

    É obvio que o Benfica não beneficia nada. Isto é apenas para os atrasados mentais que ainda falam do estoril no algarve falem no arouca no futuro. Um campeonato ganho com todo o mérito e justiça. O que se vai ouvir é que ganhamos por causa do arouca.

    O que importa é continuar forte e para o ano destruir o sistema de novo. Se sou paranóico é porque já vi muita merda no futebol. Não facilitem.

    ResponderEliminar
  7. As ultimas 3 mas faltam 4 jornadas.

    ResponderEliminar
  8. Isto é mesmo coisa para estarmos à beira-mar;) Caiu para a segunda e já está em mãos estrangeiras. Dividas amarelas lá para o norte Com uma "trouxa" amarela, lá vão uns sujeitos buscar dinheiro À Força do Benfica ;)
    Manda-se umas bocas para o ar e sadicamente vejo históricos a regressar no dia 1 de abril. É fantástico que na foto apresentada ,não há um cascol , um boné do Glorioso... Mas o sentimento está lá no espírito de cada um. O Povo não pode esquecer nem o estoril , nem o arouca. Os amarelos acumulados dão expulsão. Nas estruturas, alarga-se a merda (houve proveitos) feita por "outros" e o Povo paga.
    O arouca veio empatar à luz, tal como o belém. Ambos sem novidades registaram a melhor receita com o Benfica.Respeitando o arouca , basta uma goleada por um golo, mas se repetiram a vingança do restelo, são 3 pontos e não se fala mais nisso ;)

    B T T

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é um cascol ?

      Se é aquilo que estou a pensar, trata-se de um adereço de origem francesa que serve para esconder o pescoço ..." cacher le cou " o que portuguesmente falando é o mesmo que ... CACHECOL !

      P.S. é só tretas e mais tretas e não passa do mesmo ...


      Eliminar
    2. O cou é bom mas é sempre o mesmo:)"cascol" é porque tenho nariz entupido, como diz o outro, saiu :)

      P.S. tretas ...o mesmo, deste lado é sempre Sport Lisboa :)

      M de ... ;)

      B T T

      Eliminar
  9. Essa do terreno de jogo é de bradar aos céus. Fazer um jogo num campo que estão habituados a treinar é diferente de fazer um jogo noutro campo qualquer, ainda que com as mesmas dimensões. Dizerem, que é igual, jogarem em casa ou em casa emprestada, mesmo que com as mesmas dimensões do terreno, sinceramente não acredito que pensem assim.

    Imaginem que isto acontecia com outros clubes, obviamente que criticavam igual. Por exemplo, ano passado o último jogo do Porto em Paços de Ferreira, eu estive horas na bilhateira e não consegui bilhete. Fui para lá às 5 da manhã... Imaginem que o jogo ia por exemplo para o estádio do Braga ou Bessa por exemplo... O estádio encheria claramente e o Paços ganhava um balúrdio. Que diriam vocês?
    Isto foi uma claramente uma chico espertice do presidente do Arouca, que agora dá a desculpa do conflito com a câmara. Quer dizer, o conflito já existe há meses e agora no jogo com o Benfica é que decidem mudar de estádio... lol Obviamente que vão fazer muito mais dinheiro mas isto é mau para a verdade desportiva. Aqui não está em causa o Benfica ganhar ou não, o Benfica ganhará certamente, mas era evitável e evitava estes falatórios.
    Podem crer que esta situação vai ficar, como a do Estoril, na história. No meu entender sem necessidade nenhuma.

    PS: Parabéns ao Benfica pelo campeonato. É mais que justo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada9/4/14 17:43

      Ficará na história? Tal como ficaram as finais das Taças disputadas no vosso antro...LOL!
      Aqui sim, a verdade desportiva esteve em causa... Vamos ser sérios e não depreciemos a inteligência dos outros!
      Claro que éticamente não será o mais bonito! Mas só isso, nada mais!

      Eliminar
  10. Não percebo porque é que os Ruis Santos da vida nunca se preocuparam com o FACTO de o Porto e Sporting nas temporadas 2012/2013 e 2013/2014 terem jogado no Estádio do Algarve e o Benfica ter jogado no José Arcanjo! Coerências ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking